Publicado por: Djalma Santos | 13 de maio de 2011

Testes de biotecnologia (3/5)

01. (UEL)          LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ESTA QUESTÃO.

Doping pode ser compreendido como a utilização de substâncias ou método que possa melhorar o desempenho esportivo e atente contra a ética esportiva em determinado tempo e lugar, com ou sem prejuízo à saúde do esportista. Em uma época em que as ciências do esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhoria do desempenho esportivo dos praticantes de esporte de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de metodologias biomoleculares e substâncias em suas mais amplas aplicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. A questão que se coloca consiste em indagar se o recurso obtido com tecnologias biomoleculares se choca com a ideia de espírito esportivo, essência do Olimpismo, pautado pela busca do equilíbrio entre corpo, mente e espírito

                                                              (Adaptado de: RAMIREZ, A. ; RIBEIRO, Á. Doping genético e esporte.)

Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta.

a) A utilização de terapias genéticas em atletas, por se assemelhar a uma dotação genética, não intencional, similar à da natureza, pode dispensar pressupostos éticos.

b) Por desconsiderar a utilização de drogas químicas, o uso do doping genético é eticamente aceitável no esporte, já que implica o aprimoramento genético da espécie.

c) O fato de um atleta ter sido submetido à terapia genética rompe com as condições de simetria entre os competidores, pressuposto ético básico das atividades esportivas.

d) A ideia de igualdade entre os atletas nas competições representa uma ficção, já que a vitória é a demonstração da real desigualdade entre eles, fator que legitimaria, do ponto de vista ético, o doping genético.

e) A igualdade dada pela indisponibilidade da natureza é fator ético que proíbe novas possibilidades genéticas, inviabilizando o grau de aperfeiçoamento moral que o ser humano poderia alcançar.

02. (UFU) A biotecnologia — entendida como o conjunto de técnicas que permitem adaptar organismos vivos às necessidades do homem — permite, por exemplo, que o gene responsável pela síntese de insulina seja isolado das células do organismo que a produz e inserido num plasmídeo (pequeno segmento circular do DNA de bactéria). Este plasmídeo, com gene estranho, pode ser reinserido na bactéria, que passa então a produzir insulina. Da mesma forma, pode-se obter albumina humana, hormônio do crescimento e fatores de ativação do sistema imune. Essa técnica utilizada, conhecida como do DNA recombinante ou engenharia genética, tem várias outras aplicações, por exemplo, na produção de vacinas de segunda geração, como a da hepatite B: a substância imunizante (antígeno) é produzida por engenharia genética e não a partir de plasma de portadores de vírus da hepatite. Outra técnica é a fusão nuclear, que permite unir características de dois tipos de células em uma célula híbrida ou hibridoma. Por exemplo, a união de células produtoras de anticorpos com células tumorais resulta em hibridomas que sintetizam anticorpos que retêm a capacidade de células tumorais crescerem indefinidamente.

                                                                                                                                              (Adaptado de Ciências Hoje, nº 42).

De acordo com o texto e com seus conhecimentos biológicos, assinale abaixo a alternativa incorreta:

a) A insulina é uma proteína secretada pelas ilhotas de Langerhans do pâncreas.

b) O hormônio do crescimento, no homem, é produzido pela hipófise, que é uma glândula endócrina.

c) O “plasmídeo” da bactéria localiza-se no núcleo, que é envolvido pela membrana nuclear.

d) A produção de vacina da hepatite B por engenharia genética reduz o risco de contaminação da AIDS.

e) Como as células cancerosas têm grande capacidade de multiplicação, uma das aplicações de hibridomas pode ser no combate a esta doença.

03.  (UFRGS) Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de transgenia.

a) Incorporação e expressão de gene humano que codifica insulina por bactérias.

b) Desenvolvimento de um organismo completo a partir de uma célula somática.

c) Organismo que apresenta tanto estruturas reprodutoras masculinas quanto femininas.

d) Gene que sofreu mutações, originando múltiplos alelos para um mesmo lócus.

e) Organismo mais vigoroso, com muitos genes em heterozigose, resultante do cruzamento de duas variedades puras distintas.

04. (UFG) A geneterapia é uma técnica promissora utilizada para substituir ou adicionar nas pessoas portadoras de doenças genéticas uma cópia de um gene alterado. Nesse sentido, os cientistas podem tirar proveito da capacidade que têm os vírus de infectar células humanas, substituindo genes virais causadores de doenças por um gene humano terapêutico. Para que a geneterapia seja realizada com sucesso, após a tradução do RNAm, é necessário que ocorra:

a) A inserção do gene em um vetor.

b) O contato do vetor com a célula.

c) O transporte do vetor até o núcleo da célula.

d) A transcrição do gene clonado.

e) A ação da proteína formada.

05. (UEFS) A biologia molecular deu mais um passo extraordinário na última semana, ao produzir o que vem sendo chamado de primeira célula sintética. Há algum exagero na designação. A base do artefato biotecnológico foi um organismo natural, espécime da bactéria Mycoplasma mycoides. De imediato, o experimento contribui para compreender o genoma e seu papel no controle da vida celular. A médio prazo, o programa de pesquisa do Instituto J. Craig Venter quer criar microrganismos úteis e patenteáveis.

                                                                                                                                                        (A BIOLOGIA molecular…, 2010).

A partir da análise do texto, do conhecimento sobre o tema e do impacto gerado por esse tipo de experimento na sociedade em geral, pode-se afirmar que:

a) Se trata essencialmente de uma nova etapa da engenharia genética por manipular e acrescentar genes exógenos no núcleo de uma determinada espécie de bactéria.

b) Esse novo microrganismo sintético já é capaz de produzir energia limpa a partir do hidrogênio como consequência dos genes nele introduzidos.

c) A coleção de genes projetada em computador e enxertada no organismo procarionte pela equipe autora da pesquisa não encontra equivalente na natureza.

d) A possível má utilização de pesquisas nessa área justifica o cancelamento imediato dos projetos em desenvolvimento, independente dos benéficos que possam trazer à humanidade.

e) A pesquisa em engenharia genética é limitada à manipulação de organismos simples, ou seja, de padrão organizacional procarionte.

06. (UECE) Ao mesmo tempo em que o genoma de uma bactéria estava sendo alterado artificialmente, produzindo uma nova bactéria geneticamente modificada, o biólogo cearense, Dr. Francisco Linhares Ferreira Gomes, professor de Genética e Evolução da Universidade Estadual do Ceará, divulgava o seu feito entre os colegas da UECE: o trabalho científico “Computational prediction of neural progenitor cell fates”, do qual GOMES é um dos primeiros co-autores, que foi publicado na prestigiosa revista Nature Methods (fator de impacto > 15), no mês de março de 2010.

Veja como Gomes se expressou na sua comunicação:

“esta pesquisa surgiu da observação do movimento que células-tronco retinianas fazem quando são cultivadas in vitro. Como as células-tronco da retina dão origem à 7 tipos de neurônios nos olhos de mamíferos quando elas se dividem e como eu percebi que as células-tronco realizavam “danças” diferentes antes de se dividirem, eu tive o insight de que provavelmente nós poderíamos prever que tipo de divisão a célula-tronco realizaria baseado em nuances particulares de cada “coreografia” celular. Meu orientador Dr. Michel Cayouette acreditou na minha intuição e engendrou uma colaboração com dois especialistas em análise de imagem por computador, os Dr. Badrinath Roysan e Dr. Andrew Cohen dos USA” (GOMES, 2010).

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente e nesta ordem, o tipo de divisão ao qual as células-tronco retinianas são submetidas e o tipo de tecido do qual as células diferenciadas farão parte.

a) Mitótica e tecido nervoso.

b) Meiótica e plasma germinativo.

c) Mitótica e plasma germinativo.

d) Meiótica e tecido nervoso .

07. (UEMG)                                   LEIA O TRECHO, A SEGUIR.

“As mais versáteis são as células-tronco embrionárias (TE), isoladas pela primeira vez em camundongos há mais de 20 anos. As células TE vêm da região de um embrião muito jovem que, no desenvolvimento normal, forma as três camadas germinativas distintas de um embrião mais maduro e, em última análise, todos os diferentes tecidos do corpo.”

                                                                                                                                      “Scientific American Brasil”, julho de 2004.

Com as informações contidas nesse texto, juntamente com outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só é possível afirmar corretamenteque:

a) As células-tronco embrionárias (TE), anteriores ao embrioblasto, são totipotentes, isto é, capazes de se diferenciarem em qualquer uma das células somáticas do indivíduo.

b) A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias, porque a constituição brasileira considera que o zigoto já é um novo indivíduo e tem que ser protegido.

c) As três camadas germinativas distintas a que o texto se refere são os folhetos embrionários epiderme, derme e hipoderme.

d) Entre os tecidos do corpo, o tecido nervoso se origina a partir do folheto germinativo ectoderma, enquanto o tecido muscular se origina do endoderma.

08. (UFPB) A insulina foi a primeira proteína humana produzida por Engenharia Genética em células bacterianas aprovada para uso em seres humanos. A figura abaixo, ilustra as principais etapas utilizadas nessa técnica de clonagem molecular: um segmento de DNA humano, contendo o código para a síntese da insulina, é ligado a um plasmídio e introduzido em uma bactéria a partir da qual são obtidos clones capazes de produzir o hormônio em questão.

08

Analisando a figura de acordo com os conhecimentos acerca das técnicas de clonagem molecular, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

(  ) A letra A indica a representação da enzima de restrição.

(  ) A letra B representa um plasmídio recombinante.

( ) A letra C indica as moléculas de insulina humana sintetizadas a partir de informação dada pelo gene humano induzido a funcionar na bactéria.

( ) A letra B representa a estrutura que após ser introduzida na bactéria hospedeira impede o funcionamento do nucleoide.

A sequência correta é:

a) VVVF.

b) VVFV.

c) VFVF.

d) FVVF.

e) FFFV.

09. (UFU) Organismos que recebem e incorporam genes de uma outra espécie são conhecidos como transgênicos. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à produção dos transgênicos.

I. A técnica de transgenia consiste em extrair o DNA plasmidial de um microrganismo e injetá-lo no núcleo da célula, animal ou vegetal, que se deseja transformar.

II. Quando o organismo transgênico se reproduz, os genes incorporados são transmitidos aos descendentes.

III. Por meio da transgenia, foram produzidas plantas resistentes a herbicidas e ao ataque de insetos.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e III são verdadeiras.

b) Apenas I e II são verdadeiras.

c) Apenas II e III são verdadeiras.

d) I, II e III são verdadeiras.

10. (UFOP) Sobre os modernos testes de paternidade, assinale o que for correto.

a) A probabilidade de erro nos testes de paternidade pelo exame do DNA, segundo alguns cientistas afirmam, é de cerca de 1 caso em 5 bilhões. Na prática, portanto, o exame pode ser considerado 100% seguro.

b) O mais moderno e preciso teste para determinar a paternidade é feito a partir do RNA do indivíduo.

c) Os únicos materiais utilizados para um teste de paternidade são o sangue e o esperma.

d) A comprovação da paternidade pelo exame do DNA é feita comparando-se as “impressões genéticas” dos pais e do filho. Caso as faixas de DNA do filho que equivalem às faixas da mãe forem idênticas às do suposto pai, comprova-se a paternidade.

11. (PUC-CAMPINAS)     Para responder esta questão de considere o texto abaixo.

TRIO VENCE NOBEL DE QUÍMICA POR PROTEÍNA BRILHANTE

Dois norte-americanos e um japonês venceram o prêmio Nobel de Química de 2008 pela descoberta de uma proteína brilhante de águas-vivas, como a de Aequorea victoria.

“Essa proteína se tornou uma das ferramentas mais usadas na biociência moderna, pois com sua ajuda, os pesquisadores desenvolveram maneiras de observar processos outrora invisíveis, como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou como as células cancerígenas se espalham”.

O forte tom de verde da proteína da água-viva aparece sob as luzes azul e ultravioleta, o que permite que os pesquisadores iluminem tumores cancerígenos em crescimento e mostrem o desenvolvimento do mal de Alzheimer no cérebro ou o crescimento de bactérias nocivas.

                                   http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid256033,0.htm, acessado em 08/10/2008

O desenvolvimento de células nervosas é um exemplo do processo de diferenciação celular, pelo qual as células de um organismo tornam-se especializadas em forma e função. Em cada linhagem celular diferenciada ocorre:

a) Duplicação dos genes nucleares funcionais.

b) Perda diferencial de material genético.

c) Expressão de genes específicos.

d) Produção de linhagens ribossomais diferenciadas.

e) Condensação da cromatina não funcional.

12. (UNIMONTES) Para o diagnóstico pré-natal de anemia falciforme (doença autossômica recessiva), é utilizada a técnica Southern blotting. São usadas duas sondas para testar o DNA fetal: uma complementar à sequência do gene normal, na região da mutação, e outra complementar à sequência do gene mutado. Através dessa técnica, é possível distinguir se o DNA isolado do feto contém ou não o gene mutado. A análise é feita verificando-se se ocorreu ou não hibridização com as sondas complementares. Quando isso ocorre, a sonda fica visível numa membrana de nylon. A figura abaixo representa o esquema de um exame de três bebês. Analise-a.

12

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) Todos os pais dos bebês analisados são normais.

b) O indivíduo 1 apresenta pais heterozigotos.

c) O indivíduo 2 apresenta hemácias normais.

d) O indivíduo 3 é heterozigoto para a anemia falciforme.

13. (UFMS) “Em abril de2008, aUniversidade do Kansas publicou um estudo que demonstra, após analisar a produção do setor cerealista dos Estados Unidos durante os últimos três anos, que a produtividade dos cultivos transgênicos (soja, milho, algodão e canola) foi menor do que na época anterior à introdução dos transgênicos. A soja apresentou uma diminuição de rendimento de até 10%. A produtividade do milho transgênico foi menor em vários anos e em outros igual ou imperceptivelmente maior, dando um resultado total negativo quando comparado a variedades tradicionais. Também mostram menor rendimento a canola e o algodão transgênicos, segundo dados levantados em períodos de vários anos. (E em todos os casos as sementes são mais caras que as convencionais, ou seja, que a margem de lucro dos agricultores também é menor)”.

Silvia Ribeiro – “Quer ter menos produção? Use transgênicos!”.

                                               Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br&gt;

Considerando o resultado indicado pelos estudos da Universidade do Kansas expresso em “Que ter menos produção? Use transgênicos!”, avalie as possíveis implicações decorrentes daí, colocando V (verdadeira) ou F (falsa) nos parênteses.

(   ) O enunciado indica uma preocupação bioética.

(   ) O enunciado indica que o cultivo de cereais deve considerar a qualidade dos alimentos.

(   ) O enunciado pressupõe uma relação entre fins e meios.

A sequência correta é:

a) V V F.

b) V F V.

c) F F – V.

d) F V V.

e) F F F.

14. (UNIRIO) Em um teste de paternidade, são analisados, nos genes, determinados alelos para a comparação entre prole e progenitores. Em caso positivo, os alelos homólogos:

a)São os cromossomos idênticos entre a prole e os dois progenitores.

b)Analisados na prole devem ser idênticos aos mesmos alelos homólogos nos dois progenitores.

c)Analisados na prole devem ser encontrados separadamente um em cada progenitor.

d)São centrossomos idênticos encontrados nos dois progenitores e na prole.

e)São centrossomos idênticos encontrados apenas no progenitor e na prole.

15. (UEPB) Os personagens Níquel Náusea e Fliti, do cartunista, biólogo e veterinário Fernando Gonsales, estão conversando sobre engenharia genética, cromossomos, e coisas correlatas. Após a leitura da tirinha, analise as proposições formuladas, indicando se são V (verdadeiras) ou F (falsas).

15

( ) A Engenharia Genética corresponde ao conjunto de técnicas que permitem a manipulação do DNA, sendo por isso também denominada tecnologia do DNA recombinante.

( ) A tirinha refere-se à transferência de genes entre espécies diferentes, resultando nos chamados organismos transgênicos.

( ) Cromossomo é a sequência de trincas de bases nitrogenadas da molécula de DNA capaz de determinar a síntese de um polipeptídeo.

( ) O código genético é um código de tríades, sendo considerado degenerado, já que um aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca ou tríade.

( ) Os cromossomos são sequências de genes, com cada gene comandando, via de regra, a manifestação de uma característica através da síntese de um polipeptídeo.

A alternativa que contém a correspondência correta é:

a) V F F V F.

b) V V F V V.

c) F V F V V.

d) F F F V V.

e) V V F F V.

16. (UFMG) No Brasil, travaram-se, recentemente, intensos debates a respeito das pesquisas que envolvem o uso de células-tronco para fins terapêuticos e da legislação que regulamenta esse uso. Assinale, entre os seguintes argumentos mais frequentemente apresentados nesses debates, aquele que, do ponto de vista biológico, é incorreto.

a) O blastocisto a ser utilizado em tais pesquisas é um emaranhado de inúmeras células sem chance de desenvolvimento.

b) O comércio de embriões assemelha-se muito àquele que põe à venda órgãos de crianças.

c) O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo.

d) O início da vida ocorre quando, a partir da fusão do óvulo com o espermatozoide, se forma o zigoto.

17. (UEL) Com base nos conhecimentos sobre biotecnologia, considere as afirmativas abaixo.

I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos, como, por exemplo, bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente melhorados, podem funcionar para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.

II. Organismos transgênicos caracterizam-se pela capacidade de produzir em grandes quantidades a proteína desejada, sem comprometer o funcionamento normal de suas células, e de transferir essa capacidade para a geração seguinte.

III. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis; já a engenharia genética mistura todo o conjunto de genes em combinações aleatórias por meio de cruzamentos.

IV. A engenharia genética compreende a manipulação direta do material genético das células, sendo que o gene de qualquer organismo pode ser isolado e transferido para o genoma de qualquer outro ser vivo, por mais divergentes que estes seres estejam na escala evolutiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

18. (PUC-SP) Uma década depois de a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas ter sido isolada nos EUA, o Brasil conseguiu reproduzir a técnica (…). Após 35 tentativas frustradas, o grupo percebeu que uma das linhagens de células cultivadas em gel estava se reproduzindo e mantendo a “pluripotência”.

                                               “Folha de S.Paulo”, 1 de outubro de 2008 – Artigo: “Brasileiros obtêm células-tronco de embrião humano”

Células-tronco embrionárias:

a) São obtidas de embriões em estágio de nêurula.

b) Não podem ser obtidas de embriões em estágio de blastocisto.

c) Não são capazes de se diferenciar em células adultas.

d) Apresentam o mesmo potencial de diferenciação que as células presentes na medula óssea vermelha.

e) São capazes de se transformar virtualmente em qualquer tipo de tecido humano.

19. (CEFET-PI) Os pesquisadores norte-americanos George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1930, demonstraram a regulação pelos genes da produção de proteínas e enzimas e a consequente intervenção nas reações dos organismos dos animais. A partir dessas pesquisas, teve início o progresso de descoberta da estrutura genética humana. Sobre a Biotecnologia e Engenharia Genética analise as proposições abaixo e marque a alternativa correta.

I. Enquanto a Engenharia Genética procura estudar o gene, a Biotecnologia têm como objetivo a aplicação de técnicas que envolvem organismos vivos para a obtenção de um produto viável.

II. Organismo transgênico é aquele organismo que recebe genes de outro ser, porém da mesma espécie que a sua.

III. A geneterapia ou Terapia Gênica corresponde ao tratamento de doenças humanas por meio da transferência de genes sadios para o organismo.

a) Apenas I está incorreta.

b) I e III estão corretas.

c) II e III estão corretas.

d) Apenas II está correta.

e) I, II e III estão incorretas.

20. (UFF) O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doençasatualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquertipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo dedegeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formadospor aproximadamente 200 células.De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como:

a) Zigoto.

b) Mórula.

c) Gástrula.

d) Nêurula.

e) Blástula.

21. (CEFET-S. Paulo) No dia 20 de abril de 2007, o Superior Tribunal Federal (STF) abriu suas portas ao público, pela primeira vez, em 178 anos de história. O motivo foi o debate sobre o uso de células-tronco embrionárias nas pesquisas para desenvolver curas de doenças que matam ou incapacitam milhões de pessoas. No dia 29 de maio de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu um julgamento histórico e liberou o uso de células-tronco de embriões humanos em pesquisas científicas. Em relação às células-tronco são feitas quatro afirmativas:

I. O potencial de terapias usando células-tronco é enorme, tratando doenças que causam a degeneração de tecidos com a reposição de células saudáveis.

II. Doença de Parkinson, diabetes e traumas na medula espinhal, são algumas das doenças que poderão ser tratadas utilizando estas células.

III. Células-tronco são células com a capacidade de gerar cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

IV. As células-tronco são extraídas de embriões humanos com aproximadamente 200 células.

Em relação às frases pode-se afirmar que:

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

b) Apenas II e III são verdadeiras.

c) Apenas I e III são verdadeiras.

d) Apenas III e IV são verdadeiras.

e) I, II, III e IV são verdadeiras.

22. (UFRN) As técnicas de engenharia genética possibilitaram a produção de grandes quantidades de insulina por bactérias que receberam o gene humano para esse hormônio. Tal feito só foi possível pelo emprego das enzimas de restrição, que agem:

a) Traduzindo o gene da insulina para o código genético da bactéria.

b) Ligando o pedaço do DNA humano no DNA da bactéria.

c) Identificando os aminoácidos codificados pelo gene.

d) Cortando o DNA da bactéria em pontos específicos.

23. (PUC-MG) Uma criança do sexo masculino pertencente ao grupo sanguíneo AB e com síndrome de Down foi curada de uma leucemia, após receber transplante de medula óssea proveniente de uma mulher com cariótipo normal, do grupo sanguíneo O, mas diabética. Com relação ao texto, é correto afirmar, exceto:

a) No sangue dessa criança, circularão células com diferentes constituições cromossômicas.

b) Após o transplante, a criança apresentará leucócitos com cromatina sexual.

c) A criança deve tornar-se diabética, desenvolvendo hiperglicemia.

d) Após o transplante, a criança terá alterado seu grupo sanguíneo.

24. (UFPB)

   LEIA O TEXTO, A SEGUIR, REFERENTE À ENGENHARIA GENÉTICA.

As técnicas de Engenharia Genética permitem transmitir genes de indivíduos de uma espécie para indivíduos de outra espécie. Assim, sequências específicas de pares de bases da molécula de DNA podem ser cortadas, de uma forma controlada, por enzimas bacterianas que atuam como tesouras moleculares (1). Pela ação dessas enzimas, o DNA plasmidial pode ser cortado e emendado em um outro segmento de uma molécula de DNA. As moléculas assim produzidas (2)‚ podem ser introduzidas em bactérias hospedeiras e passarem a multiplicar-se juntamente com elas, gerando bilhões de bactérias idênticas. Por essa tecnologia, é possível introduzir genes humanos em bactérias que recebem e incorporam genes de outra espécie e o transmitem à sua proleƒ (3).

No texto, os termos em destaque, (1), (2)‚ e (3) ƒ, correspondem, respectivamente, a:

a) Enzima de restrição / DNA recombinante / plasmídeo.

b) Enzima transgênica / DNA recombinante / plasmídeo.

c) Enzima de restrição / DNA do plasmídeo / clone genético.

d) Polimerase do DNA / DNA recombinante / organismo transgênico.

e) Enzima de restrição / DNA recombinante / organismo transgênico.

25. (FUVEST)

TESTE DE DNA CONFIRMA PATERNIDADE DE BEBÊ PERDIDO NO TSUNAMI

Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como “Bebê 81″ por ser o 81o sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes.

                                                              “Folhaonline”, 14/02/2005 (adaptado).

Algumas regiões do DNA são sequências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são “uma impressão digital molecular”. Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai. Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados a seguir, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

25

26. (UFMG) Um pesquisador injetou RNA mensageiro (mRNA) de vírus em ovócitos de anfíbios. Após certo tempo, verificou que esses ovócitos, além de suas próprias proteínas, produziam, também, proteínas virais. Esses dados sugerem que:

a) O DNA dos ovócitos foi impedido de se expressar.

b) O mRNA se integrou ao DNA dos ovócitos, comandando a síntese da proteína viral.

c) O material injetado nos ovócitos foi capaz de se autoduplicar.

d) Os ovócitos foram capazes de interpretar a informação contida no mRNA viral.

27. (UFOP) Pesquisadores da Universidade da Geórgia, em Atenas (Grécia), inseriram dois genes bacterianos na Arabidopsis thaliana, uma espécie de agrião, e criaram uma planta que não tolera solos contaminados.

          (Texto adaptado da pesquisa publicada na revista “Nature Biotechnology”)

Com relação ao texto, é correto afirmar:

a) Os pesquisadores fizeram um melhoramento genético, e, além da qualidade desejada, qualidades indesejáveis não foram transferidas porque, invariavelmente, a planta resultante é forçada a trabalhar com a informação genética herdada.

b) Os pesquisadores criaram essa planta por cruzamento natural, onde o próprio ar ou os insetos realizam a troca do pólen contido nas flores das plantas.

c) Os pesquisadores fizeram um cruzamento entre duas plantas para obter uma terceira, com características desejadas para a resistência ao arsênio.

d) Os pesquisadores fizeram uma transformação genética e, como não houve cruzamento entre duas plantas, apenas o gene de interesse foi transferido, resultando em uma planta transgênica.

28. (UFC) Um cientista americano pretende produzir em laboratório a primeira forma de vida artificial. A ideia é formar um cromossomo a partir de fragmentos de DNA coletados de diferentes espécies de bactérias. A técnica visa selecionar somente os genes necessários à sobrevivência de diferentes espécies de bactérias e encaixá-los em um só cromossomo, formando uma nova espécie desse organismo. Sobre o experimento citado no texto, é correto afirmar que:

a) A técnica utilizada pelo cientista é conhecida como clonagem de DNA e consiste na multiplicação de cópias dos plasmídeos bacterianos.

b) As enzimas de restrição são bastante empregadas nesse tipo de experimento, uma vez que são capazes de cortar o DNA em pontos específicos.

c) Para unir os segmentos de DNA de diferentes bactérias em um só cromossomo, é utilizada a enzima DNA polimerase, ferramenta muito útil na engenharia genética.

d) A criação dessa nova espécie em laboratório, a partir de fragmentos de DNA, é análoga ao processo de crossing-over, que acontece naturalmente nas células eucarióticas.

e) Para se obterem apenas os segmentos de DNA necessários à sobrevivência de uma bactéria, é preciso excluir os segmentos de DNA não codificantes, que correspondem a 97% do genoma bacteriano.

29. (PUC-MG)                   UMA CÉLULA QUE MUDOU DE TIME

O biólogo Jerry Borges relata um surpreendente resultado obtido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá: eles mostraram que gametas femininos podem ser formados a partir de células da pele. Publicado na Nature Cell Biology, o estudo desafia um pilar da biologia do desenvolvimento.

                                                 (Fonte: “Ciência Hoje online”, 21 de abril de 2006.)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.

a) A técnica descrita poderia ser útil para a produção de gametas em mulheres que não possuem ovários.

b) Os gametas femininos originados de células da pele de um mesmo indivíduo devem apresentar um mesmo patrimônio genético.

c) O sucesso do processo descrito dependeu da indução de meiose em uma célula somática.

d) Em condições normais, as crianças do sexo feminino apresentam, em seus ovários, ovócitos no início da primeira divisão meiótica.

30. (UEPG) Com relação ao uso de células-tronco na biotecnologia, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.

1 1 – São exemplos de células-tronco as células da medula óssea vermelha, que produzem as células sanguíneas (os linfoides produzem os linfócitos e as mieloides dão origem aos demais leucócitos e às hemácias). Elas também podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso terapêutico pelo doador, no futuro.

2  2 – As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião. Elas têm maior capacidade de diferenciação, são totipotentes e podem originar todos os tecidos corporais.

3  3 – As células-tronco podem ser usadas em vários procedimentos de neoformação de tecidos em órgãos com degenerações, necrose e lesões. Para isso, precisam receber tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.

4  4 – Em 2005, foi aprovada no Brasil a lei da biossegurança. Ela permite o uso, mediante autorização dos pais, de embriões de até cinco dias que estejam congelados há mais de três anos, considerados inviáveis em termos de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, descartados pelas clínicas de fertilização.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

C

A

E

C

A

A

A

C

A

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

C

D

C

C

B

A

D

E

B

E

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

E

D

C

E

C

D

D

B

B

VVVVV

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 258 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: