Publicado por: Djalma Santos | 14 de junho de 2012

Testes de sistema nervoso

01. (IFBA) [Apareceu-me no consultório um estranho caso, poderia tratar-se de uma variante da cegueira psíquica ou da amaurose, mas não consta que tal coisa se tivesse verificado alguma vez. Que doenças são essas, a amaurose e a outra, perguntou a mulher. O médico deu uma explicação acessível a um entendimento normal, que satisfez a curiosidade dela, depois foi buscar à estante os livros da especialidade, uns antigos, do tempo da faculdade, outros recentes, alguns de publicação recentíssima, que ainda mal tivera tempo de estudar. Procurou nos índices, a seguir, metodicamente, pôs-se a ler tudo o que ia encontrado sobre agnosia e a amaurose, com a impressão incômoda de saber-se intruso num domínio que não era o seu, o misterioso território da neurocirurgia, acerca do qual não possuía mais do que umas luzes escassas.[…]. Se o caso fosse de agnosia, o paciente estaria vendo agora o que sempre tinha visto, isto é, não teria ocorrido nele qualquer diminuição da acuidade visual, simplesmente o cérebro ter-se-ia tornado incapaz de reconhecer uma cadeira onde estivesse uma cadeira, quer dizer, continuaria a reagir correctamente aos estímulos luminosos encaminhados pelo nervo óptico].

                           Adaptado de: SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 29 – 30. 16

Nesta obra ficcional de Saramago, personagens sofrem de distúrbio visual inexplicável e metafórico em escala crescente, causando vários desdobramentos. Na vida cotidiana, há também alterações de ordem neurológica/sensorial que implicam em limitações diversas. Sobre coordenação nervosa e ação sensorial, julgue as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Na hipermetropia, o globo ocular apresenta eixo mais alongado que o padrão, o que causa dificuldade de visualização de objetos distantes do observador.

b) O sistema nervoso periférico (SNP) é formado por doze pares de nervos cranianos e trinta e um espinhais ou raquidianos, que partem do cérebro e da medula, respectivamente.

c) A catarata é uma doença caracterizada por um aumento da pressão intraocular, podendo causar danos à retina com diminuição da capacidade visual.

d) Os nervos e gânglios do SNA simpático sofrem ação da acetilcolina, sendo suas fibras chamadas de colinérgicas.

e) O bulbo, formado por dois hemisférios, está relacionado com as funções de equilíbrio e tônus muscular.

02. (CEFET-MG) A imagem seguinte mostra o esquema do arco reflexo.

02

Fonte: Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/&gt;.

Acesso em: 02 set. 2011.

Sobre esse fenômeno, e correto afirmar que:

a) Ocorre de forma voluntária.

b) Resulta na formação de memória.

c) Relaxa a musculatura representada.

d) É controlado pelo sistema nervoso central.

e) Necessita de informações vindas do cérebro.

03. (PUC-CAMPINAS)

Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.

Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo. Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais.

(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)

Pesquisadores demonstraram que estímulos químicos provenientes da urina de machos de camundongos desencadeiam alterações no comportamento reprodutivo de fêmeas. Essa resposta é produzida quando a membrana de neurônios receptores do órgão vomeronasal capta os estímulos químicos e desencadeia um impulso nervoso. Sobre esse fenômeno é correto afirmar que:

a) A bicamada lipídica é a responsável por captar os estímulos químicos e por desencadear o impulso nervoso através do fluxo de Ca2+.

b) As proteínas integrais captam o estímulo químico enquanto o glicocálix controla o fluxo de Na+ e K+ desencadeando o impulso nervoso.

c) A camada externa de lipídios da membrana celular capta os estímulos químicos enquanto as proteínas a ela associadas desencadeiam o impulso nervoso.

d) As proteínas periféricas da membrana captam o estímulo enquanto a bicamada lipídica controla o fluxo de Na+ e K+.

e) As proteínas presentes na membrana são responsáveis por captar os estímulos químicos e promover o impulso nervoso controlando o fluxo de Na+ e K+.

04. (UECE) De dentro para fora, uma fibra nervosa é revestida pelos envoltórios de tecido conjuntivo denominados:

a) Epineuro, endoneuro e perineuro.

b) Perineuro, endoneuro e epineuro.

c) Epineuro, perineuro e endoneuro.

d) Endoneuro, perineuro e epineuro.

05. (UEFS) Os animais recebem vários tipos de informações internas e externas ao seu corpo. Essas informações são recebidas e convertidas, ou transduzidas, por células sensoriais em sinais elétricos que podem ser transmitidos e processados por neurônios. (OS ANIMAIS recebem…, 2006. p. 773).

Em relação ao processo de propagação da informação neuronal, é correto afirmar:

a) A liberação de neurotransmissores, através da fenda sináptica, ocorre quando o potencial de ação atinge o axônio terminal de uma célula nervosa.

b) Proteínas carreadoras, presentes na superfície das células nervosas, permitem a constante estabilidade do potencial de repouso celular necessário à propagação do estímulo nervoso.

c) O processo de despolarização de uma célula nervosa corresponde ao momento em que a superfície interna desta se torna momentaneamente mais negativa que a externa.

d) Axônios recobertos por mielina apresentam a velocidade de condução do impulso nervoso reduzida, acentuando, desse modo, a eficiência da transmissão da informação neuronal.

e) A repolarização ocorre a partir da difusão de íons de sódio para o meio extracelular, permitindo, assim, o restabelecimento do potencial de equilíbrio iônico da célula nervosa.

06. (URCA) O impulso nervoso é responsável por todas as nossas ações no dia a dia. Sobre esse fenômeno biológico, é verdadeiro que sua natureza é:

a) Elétrica.

b) Eletromecânica.

c) Mecânica.

d) Química.

07. (CEFET-MG) O quadrinho seguinte mostra uma determinada situação.

07

Pela ativação e inibição dos diversos sistemas, vísceras e glândulas, o SNA controla, autonomamente, todo o meio interno do organismo em uma circunstância como ilustra a figura acima. Se essa situação fosse real, então, em cada indivíduo do quadrinho, haveria um decréscimo na (o)s:

a) Pressão arterial.

b) Circulação periférica.

c) Batimentos cardíacos.

d) Frequência respiratória.

e) Oxigenação do organismo.

08. (UNIMONTES) A fosfatidilserina é um fosfolipídio constituinte da lecitina de soja, que toma parte na formação das membranas celulares, permitindo uma melhor absorção de nutrientes. O seu uso em humanos tem sido indicado como potencializador de memória por apresentar um efeito fluidificante das membranas neurais. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que pode justificar o uso da fosfatidilserina.

a) Acelera a transmissão dos impulsos nervosos.

b) Diminui a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica.

c) Aumenta a espessura da bainha de mielina.

d) Diminui os níveis de ATP no cérebro.

09. (PUC-PR) Os neurônios são células extremamente especializadas do sistema nervoso. Cada neurônio é formado essencialmente por:

a) Dendritos, corpo celular e axônio.

b) Dendritos, sinapses e axônio.

c) Sinapses, dendritos e corpo celular.

d) Axônio e sinapses.

e) Dendritos e axônios.

10. (UECE) O sistema nervoso central (SNC) é uma das divisões do sistema nervoso, sendo composto das seguintes partes:

a) Medula espinhal e gânglios.

b) Encéfalo e nervos.

c) Nervos e gânglios.

d) Encéfalo e medula espinhal.

11. (UEM) Com relação ao tecido nervoso, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Os axônios mais calibrosos e com presença de mielina conduzem os estímulos com velocidade superior àqueles de menor calibre e sem mielina. Ao percorrer uma distância de 150 cm, o estímulo conduzido por um axônio com mielina à velocidade de 50 m/s chegará 270 milissegundos antes do estímulo conduzido por outro axônio, sem mielina, à velocidade de 5 m/s.

1  1 – As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características e comprimentos. Apesar disso, todas possuem a função de recepção e transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais elétricos.

2  2 – Na condução do estímulo nervoso, a comunicação entre os neurônios ocorre por “ligações” chamadas sinapses, com a participação de substâncias químicas conhecidas como neuro-hormônios, mediadores químicos ou neurotransmissores. Entre os neurotransmissores, a acetilcolina é um dos mais importantes.

3  3 – Lesões provocadas nos corpos celulares dos neurônios, em seus dendritos ou axônios, não permitem que haja regeneração, levando à morte celular e à substituição do espaço por tecido de cicatrização.

4  4 – No corpo celular do neurônio, ocorre a síntese proteica e está localizada a maioria das organelas citoplasmáticas e o núcleo da célula.

12. (IFSEP) Quando cortamos a maioria dos nossos órgãos (fígado, baço, osso, músculo) para exame morfológico (macroscópico e microscópico), verificamos que possuem uma arquitetura e estrutura interna homogênea. Isto não ocorre com o tecido nervoso central (cérebro, cerebelo, medula espinal). No tecido nervoso podemos identificar zonas mais escuras e zonas mais claras onde se acumulam, respectivamente, corpos celulares e prolongamentos ou fibras celulares (axônios). Estas camadas são conhecidas como:

a) Elementos figurados e substância intersticial.

b) Substância cortical e substância medular.

c) Medula vermelha e medula amarela.

d) Substância escura e substância reticular.

e) Substância cinzenta e substância branca.

13. (PUC-CAMPINAS)

Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.

Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo. Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais.

(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)

De acordo com os resultados descritos no texto, é verdadeiro afirmar que:

a) Os camundongos transgênicos seriam capazes de detectar predadores e também áreas onde há fogo.

b) Os resultados mostram que o órgão vomeronasal detecta especificamente a presença de naftaleno.

c) O experimento não é conclusivo a respeito da capacidade de camundongos, normais e transgênicos, conseguirem detectar naftaleno.

d) O experimento traz evidências de que o órgão vomeronasal detecta odores específicos de predadores.

e) Os camundongos transgênicos têm capacidades olfativas idênticas às dos camundongos normais.

14. (UFPB) O encéfalo humano, plenamente diferenciado, é constituído pelas seguintes partes: cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, cerebelo e medula oblonga. Considere uma pessoa com lesões encefálicas que afetaram parte dos movimentos dos braços e pernas e a orientação da postura corporal. Na hipótese de que essas lesões possam ser corrigidas através de técnicas que utilizem células-tronco, essas intervenções deverão privilegiar as regiões do(a):

a) Medula oblonga e cerebelo.

b) Cerebelo e cérebro.

c) Cérebro e hipotálamo.

d) Hipotálamo e tálamo.

e) Tálamo e medula oblonga.

15. (MACK) A respeito da sinapse representada abaixo, é correto afirmar que:

15

a) Só está presente no sistema nervoso central.

b) O impulso nervoso passa de 2 para 1.

c) A liberação das substâncias presentes em 3 determina a passagem de impulso de um neurônio para outro.

d) As substâncias presentes em 3 são produzidas exclusivamente nas células desse sistema.

e) É possível haver contato físico entre 1 e 2.

16. (UFMS) Os nossos neurônios comunicam-se entre si através da união do axônio de um neurônio com os dendritos do outro. A região de “contato” entre dois neurônios é conhecida como:

a) Bainha de mielina.

b) Intercalar.

c) Sinapse.

d) Célula glial.

e) Repolarizada.

17. (IFAL) O curare, um veneno indígena, mata porque bloqueia a passagem do impulso nervoso para os músculos esqueléticos. Uma pessoa, que recebeu uma flecha envenenada por ele, morre por:

a) Paralisia dos membros.

b) Paralisia respiratória.

c) Paralisia dos músculos voluntários.

d) Paralisia do miocárdio.

e) Paralisia dos músculos lisos.

18. (UFRN) A ingestão de bebida alcoólica provoca muitos efeitos no sistema nervoso central, pois o álcool interfere na comunicação entre as células. Algumas das consequências são o enfraquecimento dos centros inibidores do comportamento e a inibição da secreção do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa se torne mais falante e produza mais urina. Considerando-se as alterações mencionadas anteriormente, é correto afirmar que as áreas afetadas pelo álcool são, respectivamente:

a) O cérebro e o hipotálamo.

b) O cerebelo e o córtex cerebral.

c) O bulbo e o mesencéfalo.

d) O encéfalo e a medula oblonga.

19. (UECE) Os neurônios que conduzem o impulso do sistema nervoso central para o órgão que efetua a resposta que pode ser uma glândula, são do tipo:

a) Sensitivo.

b) Associativo.

c) Misto.

d) Motor.

20. (COVEST) Acerca da coordenação e regulação das funções dos corpos dos animais, pode-se afirmar que:

I  II

0 0 – A reação imediata de  um  vertebrado a um estímulo nocivo, depende diretamente do sistema nervoso.

1 1 – Os atos reflexos ou  involuntários, são  comandados  pela substância cinzenta do cérebro.

2 2 – Os nervos  motores  transmitem mensagem dos centros nervosos para os órgãos.

3 3 – Os dendritos atuam  como receptores  de estímulos, e os  axônios como condutores de impulsos nervoso.

4 4 – O controle das funções viscerais é exercido pelo sistema nervoso autônomo.

21. (UFSC) Em relação à condução do impulso nervoso e considerando os desenhos a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

21

I   II

0  0 – As regiões I, II e III do desenho representam, respectivamente, o axônio, o corpo celular e o dendrito.

1  1 – A região V do desenho é o local onde ocorre a Sinapse.

2  2 – A região VII do desenho mostra que aquela parte da fibra está em potencial de ação.

3  3 – A propagação do impulso nervoso em um neurônio ocorre sempre no sentido III, II, I.

4 4 – A região IV do desenho representa um nódulo de Ranvier. Tais nódulos são vistos somente nos neurônios mielinizados e são responsáveis pelo aumento da velocidade do impulso nos mesmos. Como a inversão da polaridade na fibra ocorre somente nesses nódulos, o impulso se propagará “saltando” de nódulo em nódulo e aumentando sua velocidade na fibra.

22. (UEA) A inversão de polaridade que ocorre ao longo da membrana do axônio está associada à:

a) Entrada passiva de K+.

b) Entrada passiva de Na+.

c) Entrada ativa de K+.

d) Entrada ativa de Na+.

e) Saída ativa de Na+.

23. (MACK) O esquema abaixo representa alguns órgãos que constituem o sistema nervoso central.

23

As funções de controle da coordenação motora e equilíbrio; controle da tireoide e controle dos ritmos cardíaco e respiratório são exercidas, respectivamente, por:

a) 5, 1 e 2.

b) 4, 2 e 4.

c) 3, 1 e 2.

d) 5, 2 e 3.

e) 5, 3 e 4.

24. (U. F. Uberlândia) É correto afirmar que na transmissão de impulso nervoso:

a) A diferença de potencial ao longo do axônio é causada pela entrada de íons Mg.

b) O estímulo caminha no sentido axônio → corpo celular → dendrito.

c) Os nervos aferentes ou sensitivos conduzem os impulsos do sistema nervoso central para os músculos.

d) A acetilcolina atua como mediador químico nas sinapses.

e) A fibra nervosa encontra-se no potencial de repouso quando está conduzindo o impulso.

25. (COVEST) Sobre o Sistema Nervoso do homem e suas funções, é correto afirmar que.

I  II

0  0- Hipotálamo é importante para a homeostase corporal.

1  1 – O equilíbrio corporal é controlado pelo bulbo raquidiano.

2 2 – Os atos de pensar, evocar lembranças e falar dependem da integridade do córtex cerebral.

3  3 – Os atos reflexos ocorrem no âmbito da medula espinhal.

4  4 – O ato de andar de bicicleta é coordenado pelo cerebelo.

26. (UFPI) O encéfalo de um animal vertebrado é responsável por muitas das suas atividades. Associe corretamente as partes do encéfalo, citadas na coluna 1, às suas respectivas funções, enumeradas na coluna 2.

COLUNA 1

1. Telencéfalo (ou cérebro).

2. Diencéfalo.

3. Mesencéfalo.

4. Metencéfalo (ou cerebelo).

5. Mielencéfalo (ou bulbo).

COLUNA 2

(  ) Controla a respiração e a digestão.

(  ) Relativo ao centro da visão; nos mamíferos está mais relacionado à audição.

(  ) Coordena as funções motoras, como a locomoção.

( ) Nas aves e mamíferos, está relacionado à memória e aos centros sensitivos; nos demais vertebrados, é basicamente o centro do olfato.

( ) Controla as muitas atividades musculares e glandulares, além da consciência, o sono, o apetite e as emoções.

Indique a alternativa que contém a sequência correta:

a) 1, 2, 3, 4 e 5.

b) 2, 5, 3, 4 e 1.

c) 5, 3, 4, 1 e 2.

d) 2, 4, 1, 3 e 5.

e) 5, 4, 3, 2 e 1.

27. (FUVEST) O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana.

27

O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de;

a) Audição.

b) Equilíbrio.

c) Olfato.

d) Paladar.

e) Visão.

28. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Utilize o texto abaixo para responder esta questão.

Bagualino é uma criança diferente, quando tinha dois anos sua maior diversão era acampar na praia com os pais, coletando caranguejos, tatuís e algas. Com o passar dos anos suas expedições aumentaram e incluíam passeios na restinga de Maricá para coletar cajus, andanças a cavalo e o jardim zoológico. O amor pela biologia era uma semente que caso fosse regada plenamente poderia originar um bom biólogo, talvez ecólogo, nos anos vindouros.  Você tem agora a feliz missão de responder ao Bagualino observações que ele tem feito.

O que é o bocejo? Ajude Bagualino a entender processo tão comum e curiosamente “contagioso” na sala de aula de professores chatos.

a) O bocejo é resposta involuntária promovida pelo bulbo encefálico à falta de oxigenação do encéfalo.

b) É um aviso adaptativo que sua periferia é constante, logo você deve aumentar sua movimentação para gerar mais calor corpóreo.

c) É um processo que promove a renovação do ar residual pulmonar favorecendo a redução do metabolismo corpóreo.

d) É a carência de mucopolissacarídeos de origem endógena (interna) que pode ser obtido a partir da degradação da celulose do papel ou algodão colocados com ptialina (saliva) na testa.

e) É resposta a falta de umidade da córnea, favorecendo a atividade das glândulas lacrimais.

29. (UFRN) As alterações elétricas que ocorrem na superfície do neurônio quando esse é estimulado são causadas pela entrada de:

a) K+ e saída de Na+.

b) Na+ e saída de K+.

c) Ca++ e saída de K+.

d) K+ e saída de Ca++.

e) Na+ e saída de Ca++.

30. (UFU) O esquema a seguir representa o reflexo patelar, que é uma resposta involuntária a um estímulo sensorial.

30

Com relação a esse reflexo, analise as afirmativas a seguir.

I. Nesse reflexo participam apenas dois tipos de neurônios: 1) o sensitivo, que leva o impulso até a medula espinhal; 2) o motor, que traz o impulso medular até o músculo da coxa, fazendo-a contrair-se.

II. Em exame de reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os dendritos conduzem o impulso até à medula espinhal.

III. Se a raiz ventral do nervo espinhal for seccionada (veja em A), a pessoa sente a batida no joelho, mas não move a perna.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.

a) II e III.

b) I e II.

c) I e III.

d) I, II e III.

31. (FMIt-MG) Responda esta questão com base na figura a seguir:

31

I  II

0  0 – No  esquema  está representado um arco-reflexo simples com apenas dois neurônios.

1 1 – A estrutura indicada  por d é um  neurônio motor e é aferente em relação sistema nervoso central.

2  2 – O órgão efetuador no esquema pode ser um músculo liso.

3 3 – No órgão efetuador ocorrem tecido epitelial estratificado e terminações nervosas correspondentes a axônio.

4  4 – O nervo representado por k é misto.

32. (UPE) Nos animais pluricelulares, a grande variedade de atividades orgânicas requer a presença de um sistema coordenador que garanta a correspondência e a harmonia entre os diversos elementos do corpo do animal. Desse modo, surgiu, nesses animais, o sistema nervoso que junto com o sistema hormonal estabeleceram uma integração capaz de controlar as mais diversas atividades fisiológicas do animal. As características abaixo são de uma das partes do sistema nervoso central, analise-as.

I. É considerado um centro vital.

II. Controla a respiração e a digestão.

III. Determina alterações nos batimentos cardíacos.

IV. Exerce influência em certos atos-reflexos, como a deglutição e a tosse.

Assinale a alternativa correta.

a) Tálamo.

b) Bulbo raquidiano.

c) Ponte.

d) Cerebelo.

e) Mesencéfalo.

33. (UFPE) Nas células nervosas existem dois tipos de prolongamentos, um deles é denominado axônio e apresenta as seguintes características:

a) Conduz o impulso nervoso em direção ao corpo do neurônio a que pertence.

b) São prolongamentos muito curtos e numerosos.

c) Pode apresentar ou não uma bainha, denominada bainha de mielina.

d) Apresenta a mesma velocidade de condução do impulso nervoso, quer possuam ou não bainha de mielina.

e) Conduz o impulso nervoso mais rapidamente quando amielínico.

34. A propagação de um impulso nervoso, isto é, da alteração elétrica da membrana plasmática de um neurônio, é causada pela rápida:

a) Entrada de íons sódio na célula.

b) Entrada de íons cloro na célula.

c) Entrada de neurotransmissores na célula.

d) Saída de neurotransmissores da célula.

35. “Em relação ao potencial de repouso de um neurônio a superfície interna da membrana em que está ocorrendo um potencial de ação terá (1) concentração de íons sódio e será (2) em relação à superfície externa.”

Qual alternativa contem os termos que substituem corretamente os números (1) e (2)?

a) 1 = maior; 2 = negativa.

b) 1 = maior; 2 = positiva.

c) 1 = menor; 2 = negativa.

d) 1 = menor; 2 = positiva.

36. (UFMS) É correto afirmar, quanto ao sistema nervoso nos humanos, que:

I   II

0  0 – o sistema nervoso central (SNC) compreende toda a rede de nervos que percorrem o organismo.
1  1 – o sistema nervoso autônomo funciona sem a consciência do indivíduo, e, portanto, necessita de um mecanismo auto-regulador.
2  2 – todo o sistema nervoso central (SNC) possui envoltório ósseo e membranas chamadas meninges, que têm por função protegê-lo.
3  3 – os sistemas simpático e parassimpático são grupos de nervos do sistema nervoso central (SNC).
4  4 – uma das membranas (meninges) do sistema nervoso central (SNC) recebe o nome de pia-máter.

37. Com relação à figura abaixo.

37

I. A seta 1 aponta para o bulbo que, nos mamíferos, funciona como um centro de controle dos processos homeostáticos.

II. A seta 5 aponta para uma parte do encéfalo que funciona como centro de retransmissão de impulsos que vêm dos órgãos dos sentidos para os hemisférios cerebrais.

III. A seta 3 aponta para o hipotálamo, órgão controlador dos hormônios da hipófise, que produz alguns hormônios que são armazenados na neurohipófise.

Assinale corretamente:

a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) Se todas as afirmativas estiverem incorretas.

c) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

d) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

e) Se apenas as afirmativas II estiver correta.

38. (UNIRIO) O vestibular é um momento decisivo na vida do estudante, que pode apresentar uma certa ansiedade antes e durante as provas. Nesse momento, o organismo sofre intensas alterações fisiológicas. Como um exemplo de alteração estimulada pelo sistema nervoso simpático, pode-se citar a(o):

a) Contração da bexiga.

b) Contração da pupila.

c) Diminuição da pressão sanguínea.

d) Aumento da frequência cardíaca.

e) Aumento da peristalse intestinal.

39. (FUVEST) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?

a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.

b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente.

c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto.

d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.

e) Preencher uma ficha de identificação.

40. (PUC-SP) Ao localizar sua presa, um animal apresenta taquicardia, dilatação de pupila e tremor geral do corpo. Esse fato se deve à liberação de:

a) Adrenalina, pelo sistema nervoso simpático.

b) Adrenalina, pelo sistema nervoso parassimpático.

c) Acetilcolina, pelo sistema nervoso simpático.

d) Acetilcolina, pelo sistema nervoso parassimpático.

e) Acetilcolina, pelo sistema nervoso central.

41. Com base no esquema abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

41

I   II

0  0 – As células A e B apresentam excitabilidades diferentes.

1  1 – A excitabilidade da célula A é maior que a da célula B.

2  2 – Um estímulo de intensidade 3,2 é capaz de provocar uma resposta aparente na célula A, porém, não o faz na célula B.

3  3 – Um estimulo de intensidade igual ou inferior a 3, 1 será ineficaz tanto na célula A como na célula B.

4  4 – Quanto maior a excitabilidade, maior será o limiar de excitação.

42. (MACK) Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

1. Cerebelo.

2. Bulbo.

3. Córtex cerebral.

4. Medula espinhal.

I. Controle das funções respiratórias e equilíbrio térmico.

II. Envolvido(a) no arco reflexo.

III. Controle do equilíbrio.

IV. Responsável pelos sentidos como a visão, a audição e a atividade intelectual.

a) 1-IV; 2-III; 3-II; 4-IV.

b) 1-III; 2-I; 3-IV; 4-II.

c) 1-II; 2-IV; 3-I; 4-III.

d) 1-III; 2-IV; 3-II; 4-I.

e) 1-I; 2-III; 3-IV; 4-II.

43. (UFJF) O “Crack” é uma droga que atua no cérebro, alterando a fisiologia das sinapses nervosas, o que pode levar a paradas cardíacas e convulsões. Sobre as sinapses entre neurônios é incorreto afirmar:
a) Possuem mediadores químicos responsáveis pela transmissão do impulso nervoso entre dois neurônios.
b) Possuem receptores moleculares específicos na membrana pós-sináptica, onde se ligam os mediadores químicos.
c) Correspondem a locais onde há continuidade do citoplasma de um neurônio com o citoplasma de outro.
d) Possuem mediadores químicos denominados neurotransmissores que ficam
armazenados em vesículas.
e) Podem diferir quanto ao tipo de neurotransmissor presente.

44. (FCMSC-SP) O esquema abaixo representa dois neurônios “ligados” por uma sinapse. São dendritos apenas?

44

a) III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) II e IV.

45. (FUVEST) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso.

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

II. Neurotransmissores não liberados pelas extremidades do axônio.

III. O impulso se propaga pelo axônio.

IV. O impulso se propaga pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?

a) V - III - I - IV II.

b) I - IV - V - III II.

c) I - IV - III - II V.

d) II - I - IV - III V.

e) II - III - I - IV V.

46. (COVEST) O corpo, como uma organização complexa, descobriu mecanismos de controle e regulação de suas atividades através de 2 sistemas complementares: o nervoso e o endócrino:

I  II

0 0 – Há diversas atividades musculares que  se realizam  independentemente da nossa vontade, realizadas por músculos lisos ou pelo estriado cardíaco e sob influência de um conjunto de gânglios e nervos que constituem o sistema nervoso autônomo.

1 1 – Na parte central da medula, encontram-se os corpos celulares de neurônios associativos que se comunicam com o encéfalo, enquanto na substância branca predominam os axônios, que podem levar ou trazer as informações do cérebro.

2 2 – O sistema nervoso autônomo  é diferenciado, dependendo da localização do gânglio nervoso, em parassimpático (gânglio próximo à medula) e em simpático (gânglio distante da medula).

3 3 – A relação entre os dois sistemas reguladores pode ser exemplificada pelo controle da secreção de hormônios da adrenal por substâncias produzidas pelo hipotálamo.

4 4 – Um indivíduo, após  sofrer um  acidente  que causou uma lesão no bulbo, provavelmente, terá problemas de manutenção do tônus e coordenação muscular, como equilíbrio, regulação no caminhar e falar.

47. (UDESC) Os animais possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem relacionarem-se com o meio ambiente. Esses órgãos podem ser classificados de várias maneiras. Um dos sistemas de classificação os situa em categorias de acordo com o tipo de estímulo a que são sensíveis. Relacione cada órgão dos sentidos de acordo com o estímulo a que é sensível:

I. Quimiorreceptor.

II. Mecanorreceptor.

III. Fotorreceptor.

IV. Termorreceptor.

1. Tato.

2. Calor.

3. Odor.

4. Luz.

Assinale a alternativa correta.

a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4.

b) I – 4; II – 1; III – 3; IV – 2.

c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2.

d) I – 3; II – 4; III – 1; IV – 2.

e) I – 4; II – 2; III – 4; IV – 1.

48. (COVEST) Com relação à constituição do sistema nervoso em diferentes grupos de animais, mostrados na figura abaixo, é incorreto afirmar que:

48

a) Os poríferos (I) possuem sistema nervoso ganglionar (a).

b) Em planárias (II) (platelmintos), o sistema nervoso é constituído por gânglios cerebrais (b), dos quais partem dois cordões nervosos, nos quais há gânglios menores.

c) Em crustáceos (artrópodos) (III), o sistema nervoso (c) consiste de um par de gânglios cerebrais que se conectam a um cordão nervoso ventral.

d) Os cefalópodos (IV) são moluscos que apresentam sistema nervoso mais desenvolvido; seus gânglios agrupam-se compondo um “cérebro primitivo” (d).

e) No homem (vertebrado) (V), o sistema nervoso é dorsal, e o encéfalo e a medula (e) são protegidos por estruturas ósseas.

49. (CESGRANRIO) As duas células nervosas representadas no esquema constituem os componentes de um arco reflexo simples. A célula (a) foi excitada e as setas indicam a direção de passagem do impulso nervoso.

49

Sobre o funcionamento deste dispositivo nervoso, são feitas três afirmativas:

I. Pela direção do impulso nervoso, verifica-se que o neurônio (a) é sensitivo e o (b) é motor.

II. Se a excitação fosse realizada no neurônio (b), a direção do impulso seria invertida e passaria de (b) para (a).

III. A direção da passagem do impulso nervoso de uma célula para outra depende da sinapse. No mesmo arco reflexo esta direção pode ser modificada de acordo com as necessidades funcionais das células envolvidas.

Assinale:

a) Se somente I for verdadeira.

b) Se somente II for verdadeira.

c) Se somente III for verdadeira.

d) Se I, II e III forem verdadeiras.

e) Se somente I e II forem verdadeiras.

50. Tendo por base a figura abaixo, que representa um neurônio, é correto afirmar:

50

I   II

0  0 – A letra A indica a célula de Schwann.

1  1 – A bainha de mielina está indicada pela letra B.

2  2 – A letra C indica o axônio.

3  3 – Os telodendros estão indicados pela letra E.

4  4 – F indica o pericário.

51. (PUC-SP) Ao liberar acetilcolina, a fibra nervosa:

a) Simpática promove aumento do ritmo cardíaco.

b) Parassimpática promove diminuição do ritmo cardíaco.

c) Simpática promove diminuição do ritmo cardíaco.

d) Parassimpática promove aumento do ritmo cardíaco.

e) Simpática e a parassimpática não alteram o ritmo.

52. (U. F. Uberlândia) O frasco 1 contém solução nutritiva, que, após banhar um coração colocado no recipiente 2, vaza para o recipiente 3, banhando outro coração.

52

Estimulando-se o nervo vago do coração do recipiente 2, espera-se que, após algum tempo, o coração do recipiente 3 tenha sua frequência:

a) Diminuída pela liberação de acetilcolina no recipiente 2.

b) Aumentada pela liberação de acetilcolina no recipiente 2.

c) Aumentada pela liberação de adrenalina no recipiente 2.

d) Diminuída pela liberação de adrenalina no recipiente 2.

e) Aumentada pela liberação de noradrenalina no recipiente 2.

53. (URCA) Qual a parte de nosso cérebro é considerada um centro vital responsável pela respiração, digestão e batimentos cardíacos?

a) Diencéfalo.

b) Cerebelo.

c) Mesencéfalo.

d) Bulbo.

e) Hipotálamo.

54. O esquema adiante representa, de maneira simplificada, as inter-relações do sistema nervoso.

54

Assinale a alternativa correta em relação à análise desse esquema:

a) 1 representa uma fibra sensorial do sistema nervoso somático.

b) 2 representa uma fibra motora do sistema nervoso simpático

c) 1 e 4 representam fibras motoras do sistema nervoso autônomo.

d) 3 e 4 representam fibras do sistema nervoso autônomo.

e) 3 representa uma fibra motora e 4 uma fibra sensorial.

55. (UEA) Um pesquisador, ao dissecar um rato, observa que da coluna vertebral do animal partem filamentos brancos e resistentes cujas trajetórias são específicas e se dirigem aos vários órgãos do corpo. São nervos que se originam na medula espinhal. A análise microscópica desses filamentos permitirá identificar:

a) Somente axônios.

b) Somente dendritos.

c) Somente axônios e dendritos.

d) Somente corpos de neurônios.

e) Corpos de neurônios, axônios e dendritos.

56. Os esquemas a seguir representam 2 tipos de sinapses que podem ser encontradas no sistema nervoso.

56

Baseado nas figuras e nos seus conhecimentos é correto afirmar

I   II

0   0 – Os esquemas representam uma sinapse química (tipo 1) e outra elétrica (tipo 2).

1   1 – A transmissão do impulso nervoso na sinapse 2 não necessita de mediador químico, uma vez que os íons movem-se diretamente entre os neurônios através das junções aderentes (c).

2  2 – Entre os mediadores observados em “a”, encontramos os esteroides noradrenalina e acetilcolina.

3   3 – O tipo de “comunicação”, observada na figura 2, é encontrada também em outros locais como o miocárdio, por exemplo.

4  4 – A transmissão do impulso nervoso nas sinapses do tipo 2 é extremamente rápida, evitando a perda de tempo que se observa nas sinapses do tipo 1.

57. Com relação à figura abaixo.

57

I. A seta 1 aponta para o bulbo que, nos mamíferos, funciona como um centro de controle dos movimentos respiratórios.

II. Na parte apontada pela seta 4, há centros nervosos que controlam a pressão do sangue e a produção de suor; nas aves e mamíferos, a temperatura.

III. A região do encéfalo, apontada pela seta 2, está relacionada com o controle das emoções, do prazer, do sono e do apetite.

Assinale corretamente:

a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) Se todas as afirmativas estiverem incorretas.

c) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

d) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

e) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

58. (VUNESP) Imagine as seguintes situações:

1. Você vai tomar uma injeção e fica com o braço distendido, recebendo a picada da agulha sem nenhuma reação.

2. Você estava distraído e alguém lhe picou o braço com um alfinete, a reação foi um salto.

Os órgãos do sistema nervoso que controlaram a primeira e a segunda reação, respectivamente:

a) Medula e cérebro.

b) Cérebro e córtex.

c) Medula e hipotálamo.

d) Cérebro e medula.

e) Cérebro e neurônio.

59. (UFRS) No esquema a seguir, 1, 2 e 3 são, respectivamente, neurônios.

59

a) Motor, associativo e sensorial.

b) Sensorial, motor e associativo.

c) Sensorial, associativo e motor.

d) Motor, sensorial e associativo.

e) Associativo, sensorial e motor.

60. (UFPR) Numa situação de perigo, um animal fica em estado de alerta (defesa). O comportamento apresentado depende de uma série de reações que envolvem diversos sistemas orgânicos. Com relação a esse estado, é correto afirmar que:

I    II

0   0 – O sistema nervoso terá papel decisivo no preparo do animal para enfrentar o perigo ou realizar a fuga.

1   1 – Haverá liberação de adrenalina, ocorrendo aumento da pressão arterial e maior irrigação dos músculos e do cérebro.

2  2 – A frequência respiratória aumentará, pois o animal necessitará de mais oxigênio para o seu metabolismo.

3   3 – A reação imediata do animal frente ao perigo dependerá diretamente do sistema linfático.

4  4 – A frequência cardíaca aumentará para melhorar a irrigação sanguínea dos tecidos.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

B

D

E

D

A

A

B

A

A

D

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

VFVFV

E

D

B

C

C

B

A

D

VFVVV

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

FVFFV

B

D

D

VFVVV

C

B

A

B

C

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

VFFFV

B

C

A

B

FVVFV

E

D

E

A

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

VVVVF

B

C

A

B

VVFFF

C

A

A

VVVFF

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

B

A

D

D

C

VFFVV

C

D

A

VVVFV

 

About these ads

Responses

  1. Professor Djalma, se der explique a questão 52.
    Obrigado!

    • Prezado Felipe
      – Ao estimular o nervo vago do coração contido no recipiente 2, houve liberação de acetilcolina, que ficou contida na solução desse recipiente. A acetilcolina atua no sistema cardiovascular provocando vasodilatação, diminuição da frequência cardíaca, redução da força de contração cardíaca e diminuição de condução nervosa no nodo sinoatrial e nodo atrioventricular. Dessa forma, ao banhar o coração contido no recipiente 3, com a solução oriunda do recipiente 2, a acetilcolina, presente nesta solução, provocou a diminuição da frequência do coração contido no recipiente 3.
      – A acetilcolina foi identificada pela primeira vez em 1914 por Henry Hallett Dale para as suas ações em tecido cardíaco. Confirmou-se, posteriormente, como um neurotransmissor por Otto Loewi. Esses dois pesquisadores receberam o Nobel de Fisiologia e Medicina em 1936.
      – A acetilcolina, neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo, é inativada pela acetilcolinesterase, uma enzima que hidrolisa a acetilcolina em metabolitos inativos de colina e ácido acético. Assim sendo, essa enzima, presente na fenda sináptica elimina rapidamente dessa fenda a acetilcolina liberada na sinapse. Esta ação da colinesterase é essencial para o adequado desempenho da função muscular.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Toda vez que estimula o nervo vago há liberação de acetilcolina ?

    • Caro Felipe
      Veja a citação abaixo.
      Tratado de Fisiologia Médica – Guyton & Hall.
      “…..as terminações nervosas finais do sistema nervoso parassimpático todas ou virtualmente todas secretam acetilcolina…..”
      Espero ter respondido a sua questão.
      Djalma Santos

      • Caro professor gostaria de tirar uma dúvida a respeito da quetão 19!
        Não seria certo considerar que o impulso ao deixar o centro nervoso, seguiria até um órgão ou glândula efetuador(a) por uma cadeia de neurônios associativos para daí sim ao motor?
        Minharesposta foi (b)

      • Prezado Fred
        Veja, a seguir, algumas considerações envolvendo o neurônio associativo, para que você possa conhecer melhor o assunto e ter sucesso no vestibular, pois creio que você deve ser um “fera”.
        – Neurônios associativos ou interneurônios estabelecem ligações entre os neurônios sensitivos e os neurônios motores e aparecem no encéfalo ou na medula espinhal.
        – Neurônios associativos ou interneurônios, localizam-se nos centros nervosos e fazem a conexão entre o neurônio sensitivo e o neurônio motor.
        – As terminações das fibras sensitivas que penetram na medula fazem sinapse com pequenos neurônios chamados de associativos. A função desses neurônios é estabelecer a relação entre as fibras sensitivas (ou aferentes) e as fibras motoras (ou eferentes). As fibras motoras que partem da medula conduzem o impulso até os órgãos efetuadores.
        – Interneurônios ou neurônios associativos constituem a maior parte dos neurônios. São todos aqueles que estão entre um neurônio aferente e eferente. São responsáveis pela decodificação e gerenciamento das informações provenientes dos neurônios aferentes, assim como todo o processo de tomada de decisão que eventualmente será comunicada ao neurônio eferente.
        – Em um ato reflexo atua um órgão sensorial – pele, olhos, ouvidos,… – ligado a neurônios sensoriais ou aferentes que o comunicam com a medula espinhal por uma raiz dorsal e, no interior desta, fazem sinapse com neurônios associativos que, por sua vez, fazem sinapse com neurônios motores ou eferentes cujos axônios saem da medula por uma raiz ventral, comunicando-a com um órgão efetor que executa uma resposta ao estímulo recebido – como músculos ou glândulas.
        – Os neurônios comunicam-se entre si formando uma rede que chamamos de circuito nervoso. Nesse circuito, identificamos um neurônio sensorial que detecta as informações do meio ambiente, um ou mais neurônios associativos que processam os sinais nervosos que se situam dentro do Sistema Nervoso Central (SNC) e os neurônios motores que comandam as funções dos órgãos efetuadores. Conforme, a complexidade do circuito podem ocorrer milhares de neurônios associativos entre os neurônios sensoriais e motores que elaboram os comandos nervosos.
        – Os interneurônios estão presentes em todas as áreas da substância cinzenta da medula (nas pontas dorsais, nas pontas anteriores e nas áreas intermediárias entre elas). Essas células são numerosas (cerca de 30 vezes mais numerosas que os neurônios motores anteriores). São pequenas e altamente excitáveis. Têm muitas interconexões umas com as outras, e muitas delas inervam diretamente os neurônios motores anteriores. As interconexões entre os interneurônios e os neurônios motores anteriores são responsáveis pela maioria das funções integrativas da medula espinhal.
        Um forte abraço
        Djalma Santos

  3. porfavor ressposta da 39 alguem teria?? obrigado

    • Tiago
      A resposta correta é E, como consta no gabarito desta matéria.
      Djalma Santos

  4. PROFESSOR, DEPOIS DE MUITO TEMPO, TENHO A HONRA DE LHE INFORMAR, QUE HOJE SOU BIOLÓGO, GRAÇAS AOS CONHECIMENTOS QUE TIVE COM O SENHOR, ESTOU AGORA FAZENDO ZOOTECNIA AQUI NO RECIFE, ESPERO UM DIA OU VARIOS PODER O ENCONTRO E AGRADECER PELOS ENSINAMENTO PASSADOS PARA TODA A TURMA E PRINCIPALMENTE A MINHA PESSOA.
    MUITO OBRIGADO!!!!!!
    ASS: SEU EX ALUNO JESUS!!!!!!!!!

    • Prezado Ednilson
      Desejo-lhe muito sucesso como biólogo.
      Um forte abraço
      Djalma Santos

  5. Professor a resposta da questão 44 seria a letra C, não?

    • Prezada Márcia
      * A alternativa C (“I e III”), está incorreta. I está indicando axônio e não dendritos.
      Um abraço
      Djalma Santos

  6. Perdão pela insistência, professor. Mas fui olhar a questão novamente e tem sim uma sinapse entre os dois neurônios. Pode haver sinapse entre dois dendritos? Se não, I seria o dendrito do primeiro neurônio, não?

    • Marcia
      A sinapse pode ser: interneural (neurônio-neurônio), neuroglandular (neurônio-célula glandular) e neuromuscular (neurônio-fibra muscular).
      Um abraço
      Djalma Santos

  7. Olá ,gostaria que o professor me explicasse a questão 30,pois para mim a alternativa I é incorreta e a II é correta ;)

    • Prezada Georgia
      O reflexo patelar, tema desta questão, envolve dois neurônios: um sensitivo que recebe a batida e leva o impulso até a medula espinhal e outro motor que traz o impulso medular até o músculo, fazendo com que ele se contraia. Portanto, correta a afirmativa I.
      Os dendritos são prolongamentos especializados na recepção de estímulos de outros neurônios ou de células sensoriais. O axônio, por seu turno, transmite os impulsos nervosos dos dendritos e do corpo celular para outras células (neurônios ou células musculares, principalmente). Assim sendo, os dendritos dos neurônios sensitivos recebem o estímulo e a condução é feita pelos axônios. Portanto, incorreta a afirmativa II.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 259 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: