Publicado por: Djalma Santos | 19 de setembro de 2010

Testes sobre citoplasma

01. (UFPR) Para se descobrir a função das estruturas celulares, uma via experimental usada pelos cientistas é a remoção da estrutura celular que se quer estudar e a posterior verificação do que acontece à célula na ausência da estrutura. O uso de organismos mutantes é uma alternativa para a obtenção dessas células modificadas. Embriões de sapos formados por células sem nucléolos (anucleoladas) foram comparados a embriões normais. O desenvolvimento a partir do zigoto acontece de forma semelhante nos dois casos, mas no momento da eclosão do girino os mutantes anucleolados morrem. Paralelamente a isso, a principal alteração observada nas células de indivíduos normais foi um aumento significativo na concentração de ribossomos no citoplasma, o que não ocorreu nos mutantes anucleolados. Com base nessas informações e nos conhecimentos de Biologia Celular, considere as seguintes afirmativas:

1. Nos indivíduos mutantes anucleolados, a eclosão do girino não acontece, por falta de alimentação adequada do embrião, o que leva a sua morte.

2. O nucléolo é o responsável pela produção dos ribossomos, que, por sua vez, são responsáveis pela síntese das proteínas necessárias ao processo de eclosão dos girinos.

3. A eclosão do girino só acontece na presença de uma grande quantidade de energia, na forma de ATP, que é obtida por meio dos ribossomos.

4. Os indivíduos mutantes anucleolados sobreviveram à fase embrionária por já contarem com ribossomos prontos, presentes no óvulo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

02. (UEPB) Observe o esquema da célula abaixo, em seguida complete o texto tornando-o correto.

02

O grande desenvolvimento do _____ indica que esta célula tem intensa atividade de _____, e a presença de um _____ em intensa atividade de liberação de _____ indica tratar-se de uma célula com função _____, pois se percebe o processo de _____ em sua porção apical. Poderíamos citar como exemplo de célula deste tipo as dos _____.

Assinale a sequência que completa corretamente o texto acima.

a) Retículo endoplasmático rugoso; síntese proteica; complexo golgiense; vesículas de excreção; excretora; clasmocitose; ácinos pancreáticos.

b) Retículo endoplasmático rugoso; síntese proteica; complexo golgiense; vesículas de excreção; excretora; clasmocitose; epitélios intestinal e da traqueia.

c) Complexo golgiense; síntese de carboidratos; retículo endoplasmático liso; vesículas de secreção; secretora; exocitose; ácinos pancreáticos e epitélio da traqueia.

d) Retículo endoplasmático liso; síntese de substâncias mucosas; complexo golgiense; vesículas de secreção; secretora; exocitose; epitélios intestinal e da traqueia.

e) Retículo endoplasmático rugoso; síntese proteica; complexo golgiense; vesículas de secreção; secretora; exocitose; ácinos pancreáticos.

03. (UNEMAT) Há dois tipos de retículos endoplasmáticos, o rugoso e o liso. Ambos transportam substâncias no interior das células, mas há diferenças morfológicas e funcionais entre eles. Sobre as funções dessas estruturas, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

II. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

III. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente das funções heterofágicas e o Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente das funções autofágicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Apenas I e II estão corretas.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas II está correta.

e) Apenas I está correta.

04. (UFMS) As informações sobre nossos ancestrais podem ser desvendadas pela análise do DNA. Uma das técnicas utilizadas baseia-se no DNA mitocondrial. Assim,

I. as mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

II. o DNA mitocondrial humano é herdado exclusivamente da mãe.

III. o DNA mitocondrial não sofre mutações, portanto seus genes não são responsáveis pelo aparecimento de doenças humanas.

IV. uma criança, ao nascer, possui 50 % das suas mitocôndrias herdadas do pai e 50% da mãe.

Estão corretas

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) apenas I e IV.

d) apenas II e III.

e) apena III e IV.

05. (MACK) As células produtoras de saliva retiram do sangue as substâncias necessárias para a síntese dessa secreção. Essas substâncias são, inicialmente, transferidas para __ I__, em que ocorre a __ II__. Em seguida, são encaminhadas para __ III__ de onde são secretadas. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas I, II e III.

a) as mitocôndrias; produção de ATP; o retículo endoplasmático liso.

b) o retículo endoplasmático liso; produção de proteínas; o centríolo.

c) o complexo de Golgi (complexo golgiense); produção de carboidratos; as mitocôndrias.

d) o retículo endoplasmático granular; produção de enzimas; o complexo de Golgi (complexo golgiense).

e) os centríolos; produção de carboidratos; o complexo de Golgi (complexo golgiense).

06. (UEPB) Observe o gráfico abaixo que relaciona a concentração de certo grupo de enzimas com a regressão da cauda do girino. Em seguida, analise as proposições apresentadas.

06

I.A regressão da cauda dos girinos se dá pela autodestruição de células pelas enzimas lisossômicas. O material resultante da autodigestão da cauda entra na circulação sanguínea e é reutilizado.

II. A função dos lisossomos é a digestão intracelular, que ocorre nos vacúolos digestivos. Estes podem resultar da fusão dos lisossomos com fagossomos ou pinossomos, ou podem ser formados por lisossomos que englobaram partes desgastadas da própria célula, o que permite reaproveitar seus componentes. Na espécie humana encontraremos apenas o primeiro processo de formação de vacúolos digestivos.

III. O girino é a fase larval aquática dos anfíbios de ordem Anura. A metamorfose é marcada pelo desaparecimento da cauda e das brânquias; aparecimento dos pulmões; transformação do coração; encurtamento do intestino e surgimento das pernas; dentre outras alterações.

Está(ao) correta(s) a(s) proposição(ões):

a) I, II e III.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, apenas.

e) I e III, apenas.

07. (UNINOEST) Analise as descrições (I, II e III) dos constituintes celulares abaixo e suas funções, e assinale a alternativa que representa a ordem correta destes constituintes.

I. Organela com membrana dupla, com função ativa na fosforilação oxidativa (transporte de elétrons).

II. Organela com membrana dupla com função na fotólise da água e produção de açúcares.

III. Sistema de endomembranas que se comunicam, com função de armazenar, transportar e sintetizar compostos orgânicos.

a) Mitocôndria, cloroplasto, membrana plasmática.

b) Mitocôndria, retículo endoplasmático, cloroplasto.

c) Mitocôndria, cloroplasto, retículo endoplasmático.

d) Vacúolo, cloroplasto, membrana plasmática.

e) Cloroplasto, membrana plasmática, mitocôndria.

08. (UFRR) Uma das características das células eucarióticas é a abundância de membranas formando bolsas e canais citoplasmáticos, denominados organelas, que desempenham funções específicas no metabolismo celular. Com relação a essas organelas, é incorreto afirmar que:

a) o aparelho de Golgi (complexo golgiense), formado por bolsas membranosas achatadas e empilhadas, tem como uma de suas funções a glicosilação de proteínas e lipídeos.

b) o retículo endoplasmático liso é uma rede de canais e vesículas que participam da síntese de proteínas destinadas ao meio extracelular.

c) os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir a grande maioria das substâncias orgânicas normalmente encontradas nas células.

d) as mitocôndrias são organelas delimitadas por duas membranas e responsáveis pela produção da maior parte da energia nos organismos aeróbicos.

e) os cloroplastos são organelas delimitadas por duas membranas e possui DNA, RNA e ribossomos próprios.

09. (UNIVASF) O gráfico abaixo ilustra um experimento no qual um feixe de células musculares estriadas, mantido em cultura sob condições ideais, foi submetido a várias séries de contrações e relaxamentos, por dez dias consecutivos, seguindo-se um período de repouso (sem exercício) de seis dias. Durante os 16 dias foi quantificado um aumento do número de certa organela citoplasmática nessas células. Tal organela é reconhecida como:

09

a) Centríolo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo de Golgi (complexo golgiense).

e) Glioxissomo.

10. (UFAM) Com base nas descrições a seguir (I a V), que correspondem a organelas e estruturas celulares (A a E),

I. Organela delimitada por membrana, presente em células eucarióticas, contendo enzimas digestivas, as quais são tipicamente mais ativas em pH ácido.

II. Finas projeções cilíndricas, recobertas por membrana, existentes na superfície de uma célula animal promovendo aumento de área superficial.

III. Organela delimitada por membrana, com o tamanho aproximado de uma bactéria, que executa a fosforilação oxidativa.

IV. Pequena organela delimitada por membrana contendo algumas enzimas que produzem e outras que degradam (catalase) o peróxido de hidrogênio.

V. Sistema de filamentos proteicos no citoplasma de uma célula que confere a forma celular e a capacidade de movimento direcionado.

A) Citoesqueleto

B) Mitocôndrias

C) Peroxissomos

D) Lisossomos

E) Microvilosidades

Assinale a correspondência correta:

a) A-V; B-III; C-IV; D-I; E-II.

b) A-II; B-IV; C-II; D-III; E-V.

c) A-III; B-V; C-I; D-II; E-IV.

d) A-V; B-IV; C-III; D-I; E-II.

e) A-V; B-III; C-IV; D-II; E-I.

11. (UFRR) Há algum tempo os biólogos vêm pesquisando a origem das organelas celulares e sugerem que os dois tipos básicos de organização celular dos dias atuais são heranças de um passado remoto. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica está relacionada às associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres. Com base no exposto e em seus conhecimentos sobre as células procarióticas e eucarióticas, em relação às afirmativas abaixo, é correto afirmar que:

I. Esta hipótese, chamada Teoria Endossimbiótica, é muito improvável porque a simbiose é um evento raro na Natureza.

II. A membrana que envolve as mitocôndrias e os cloroplastos é dupla, o que sugere que bactérias endossimbiontes foram fagocitadas por uma célula proto-eucarionte.

III. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos têm DNA próprio e por isso podem realizar divisão autônoma.

a) II e III são verdadeiras.

b) I, II e III são falsas.

c) I e II são verdadeiras.

d) II e III são falsas.

e) Apenas III é verdadeira.

12. (UEFS) A figura abaixo ilustra um corte transversal de determinada célula juntamente com o detalhe de sua parede celular.

12

Em relação ao padrão de organização da célula ilustrada, é possível considerar que

a) a presença de mitocôndrias no citoplasma caracteriza a célula como pertencente a um organismo animal aeróbio.

b) a diversidade de organelas no citoplasma foi uma inovação evolutiva associada a um aumento das funções exercidas pela célula, tal como o advento da fotossíntese e da respiração celular no mundo vivo.

c) a presença de um núcleo definido possibilitou que o organismo unicelular passasse a realizar a transcrição e a tradução do código genético de forma simultânea em um único compartimento.

d) esse padrão celular eucariótico permitiu uma maior eficiência na realização das funções metabólicas e favoreceu o desenvolvimento da pluricelularidade ao longo da evolução dos seres vivos.

e) a presença de um padrão procariótico garante ao organismo representado ser autótrofo e realizar reações de oxidação completa de matéria orgânica na obtenção de energia para atividades celulares.

13. (UFJF) A sinusite crônica pode ser causada pela falta de movimento dos cílios do aparelho respiratório. Molecularmente, a afirmativa abaixo que melhor explica esse mau funcionamento é:

a) excesso de ribossomos.

b) falha na despolarização das membranas celulares.

c) aumento da síntese de proteínas.

d) falha no funcionamento dos lisossomos.

e) falha no funcionamento do citoesqueleto.

14. (UEPB) Constituída basicamente por um sistema de membranas, pelo citoplasma e pelo núcleo, a estrutura da célula eucariótica é resultado de um longo processo de evolução, onde as partes que a constituem adaptaram-se morfo-funcionalmente, gerando um todo harmonioso e complexo, capaz de auto-regulação. Relacione corretamente as informações abaixo sobre a estrutura celular e assinale a alternativa correta.

1. Responsável pelo armazenamento, modificação e transporte de substâncias para outras regiões da célula ou para o meio externo, além de originar lisossomos e, nos espermatozoides, o capuz acrossômico.

2. Tem por função atuar nos processos de digestão intracelular.

3. Complexa rede de bolsas e tubos membranosos tem por função o transporte de substâncias pelo citoplasma, sendo também sede da síntese de fosfolipídios e, quando apresenta ribossomos aderidos a sua superfície externa, síntese de proteínas.

4. Formado por dupla membrana, sendo a externa lisa e a interna forma dobras para o interior da organela, constituindo um complexo sistema membranoso. É a sede do processo de fotossíntese.

5. Formada por duas camadas de fosfolipídios, nas quais se encontram mergulhadas, total ou parcialmente, moléculas de proteínas. É uma estrutura dinâmica, fluida, que delimita a célula, permitindo seletivamente a entrada e/ou saída de substâncias.

A. Membrana plasmática

B. Complexo golgiense

C. Lisossomo

D. Retículo endoplasmático

E. Cloroplastos

a) 1-B; 2-C; 3-D; 4-E; 5-A.

b) 1-A; 2-E; 3-B; 4-C; 5-D.

c) 1-C; 2-A; 3-E; 4-D; 5-B.

d) 1-E; 2-D; 3-A; 4-B; 5-C.

e) 1-D; 2-B; 3-C; 4-A; 5-E.

15. (UNEAL) Os lisossomos são organelas celulares responsáveis pela digestão intracelular. Sobre o assunto e observando a figura abaixo, podemos afirmar corretamente.

15

a) Células que fazem fagocitose, englobando pequenas gotas de líquido, possuem certos tipos de proteínas receptoras na superfície da membrana celular, que selecionam o que interessa para a célula capturar.

b) Nos organismos unicelulares a fagocitose está relacionada com a defesa do organismo contra a invasão por bactérias e vírus.

c) As bolsas originadas pela fusão do aparelho de Golgi (complexo golgiense) com o fagossomo ou o pinossomo são denominadas vacúolos digestivos.

d) Todas as células praticam autofagia, digerindo partes de si mesmas com o auxílio de seu retículo endoplasmático.

e) Os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas.

16. (UNEAL) Os plastos são orgânulos citoplasmáticos encontrados nas células de plantas e de algas. Os cromoplastos apresentam pigmentos em seu interior como, por exemplo, o cloroplasto, que apresenta clorofila, pigmento responsável pela coloração verde, estando suas moléculas localizadas nas membranas dos tilacoides. Dadas as afirmações sobre os cloroplastos e observando a figura abaixo:

16

I. Os cloroplastos produzem substâncias orgânicas por meio do processo da fotossíntese, quando a energia luminosa é transformada em energia química.

II. Os plastos surgem por diferenciação de proplastos. No interior dos proplastos são encontrados ribossomos, enzimas, moléculas de DNA, tilacoides e clorofila.

III. A capacidade de multiplicação dos plastos e suas semelhanças bioquímicas com os seres procariontes atuais sugerem que essas organelas tiveram como ancestrais bactérias fotossintetizantes primitivas que, há centenas de milhões de anos estabeleceram uma relação de cooperação com células eucarióticas. No decorrer do processo evolutivo, esses organismos ficaram tão dependentes ao ponto de perderem a capacidade de viver isoladamente.

verifica-se que

a)apenas a I está correta.

b) apenas a II está correta.

c)apenas a III está correta.

d)todas estão corretas.

e)I e III estão corretas.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07

08

C

E E A D E C

B

09

10 11 12 13 14 15

16

B

A A D E A E E

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: