Publicado por: Djalma Santos | 26 de setembro de 2010

Testes de divisão celular

01. (UNESP) O gráfico representa as mudanças (quantitativas) no conteúdo do DNA nuclear durante eventos envolvendo divisão celular e fecundação em camundongos.

01

Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a

a) replicação, meiose II e mitose.

b) meiose I, meiose II e replicação.

c) mitose, meiose I e fecundação.

d) mitose, meiose I e meiose II.

e) mitose, meiose II e fecundação.

02. (FGV) Em tempos modernos, doamos agasalhos, óculos, e até óvulos… – exclamou uma personagem de novela diante daamiga que cogitava a doação de suas células não fertilizadasque restaram de um procedimento de inseminaçãoartificial.Supondo-se que as células a serem doadas tenham sido coletadasda tuba uterina da doadora e mantiveram-se exatamentena fase em que se encontravam quando da ovulação,pode-se dizer que estavam em metáfase

a) I e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.

b) I e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.

c) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.

d) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.

e) II e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.

03. (UFJF) Sequências de DNA, codificantes ou não, têm sido muito utilizadas no melhoramento genético vegetal e animal para marcar um gene de interesse. Uma das vantagens desses marcadores moleculares é que eles acompanham o gene de interesse ao longo de várias gerações. Essa vantagem baseia-se em uma das leis de Mendel. Qual é essa lei e qual sua relação com a meiose?

a) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase I.

b) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Metáfase I.

c) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Anáfase II.

d) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Anáfase I.

e) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase II.

04. (CEDERJ) Meiose e Mitose são diferentes mecanismos de divisão celular importantes para o crescimento de seres vivos, regeneração de tecidos e formação de gametas. Analise as afirmativas sobre estas divisões.

I. A mitose ocorre apenas nas células vegetais.

II. A meiose ocorre tanto nas células eucarióticas quanto nas células procarióticas.

III. A mitose ocorre para formar gametas haploides.

IV. A meiose permite o aumento da variabilidade genética.

Assinale a alternativa verdadeira.

a) Uma afirmativa está correta.

b) Duas afirmativas estão corretas.

c) Três afirmativas estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão erradas.

05. (UESPI)O câncer é uma doença que causa grande mortalidade em várias partes do mundo. Considerando que células cancerígenas geralmente dividem-se em grande velocidade produzindo tumores malignos, aponte a alternativa correta.

a) Células cancerígenas duplicam seu DNA na fase G1 e S do ciclo celular.

b) Na fase G1 ocorre intensa atividade biossintética e formação de organelas.

c) A interfase precede a meiose propriamente dita de células cancerígenas.

d) Na prófase podem-se observar os cromossomos na região central da célula.

e) Após a citocinese a célula cancerígena para de se dividir.

06. A figura abaixo representa uma célula no processo de divisão. Trata-se de:

06

a) uma célula 2n = 4 em metáfase I da meiose.

b) uma célula 2n = 2 em metáfase da mitose.

c) uma célula 2n = 4 em metáfase da mitose.

d) uma célula 2n = 2 em metáfase I da meiose.

e) uma célula 2n = 8 em anáfase I da meiose.

07. (UNEMAT) Uma célula animal, diploide, com 20 pares de cromossomos, vai passar pelo processo de divisão celular chamado meiose. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à fase da meiose com os números de cromossomos dessa célula.

a) Na fase Paquíteno, a célula terá 80 cromossomos.

b) Na fase Metáfase I, a célula terá 20 cromossomos.

c) Na fase Anáfase I, a célula terá 20 cromossomos.

d) Na fase Anáfase II, a célula terá 40 cromossomos.

e) Na fase Telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.

08. (UFRR)O período S (na interfase) e a Mitose são importantesprocessos biológicos do ciclo celular, pois permitem queo número de cromossomos de uma célula permaneçaigual e com a mesma informação após o processo dedivisão celular. Com relação aos eventos desses doisperíodos, é incorreto afirmar que:

a) Uma mutação que ocorra no período S será transmitida às células filhas, através da divisão mitótica.

b) No período S se duplica o conteúdo de DNA, porém com a mesma sequência de bases nitrogenadas.

c) Nos dois processos ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, facilita a cópia do material genético.

d) A principal característica da mitose é que no final desse processo ocorre a formação de duas células filhas com a mesma informação genética da célula mãe.

e) O processo que acontece no período S é semiconservativo, ou seja, a nova dupla fita de DNA tem uma fita velha e uma nova.

09. (UFPB) Um estudante, ao observar ao microscópio células em processo de divisão, fez a seguinte afirmação: “Em algumas das células observadas os quiasmas estão bem evidentes”.

De acordo com essa afirmação, é correto dizer que o estudante observou células em

a) prófase mitótica.

b) prófase meiótica.

c) metáfase meiótica.

d) metáfase mitótica.

e) anáfase meiótica.

10. (UNEMAT) Analise o gráfico a seguir que representa a variação da quantidade de DNA no ciclo de vida de uma célula.

10

Assinale a alternativa correta.

a) As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula encontra-se em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7 são características da célula em divisão mitótica.

b) A célula representada no gráfico é uma célula diploide que teve a quantidade de seu DNA duplicada na fase 2, chamada de período de interfase e, posteriormente, passou pela divisão celular, originando células filhas idênticas a ela.

c) As fases 2, 4 e 6 representam, respectivamente, os períodos S da interfase, metáfase I e metáfase II da meiose, pois todas têm como característica a intensa síntese de DNA.

d) A fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto, essa fase representa uma célula durante os períodos de G2 da interfase, prófase I, metáfase I e anáfase I da meiose.

e) A fase 2 é caracterizada pela duplicação do material genético da célula, conhecida como período S da interfase, e as fases 4 e 6 mostram a posterior redução da quantidade de DNA, através da separação dos cromossomos homólogos na anáfase I e das cromátides irmãs na anáfase II da meiose, originando na fase 7 células filhas haploides.

11. (UDESC)Assinale a alternativa corretaquanto à mitose na espécie humana, referente à fase da anáfase (1), da prófase (2), da telófase (3) e da metáfase (4), respectivamente:

a) (1) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (2) Ocorre a separação das duas cromátides irmãs. (3) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. (4) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem.

b) (1) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. (2) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Ocorre a separação das duas cromátides irmãs.

c) (1) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. (2) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (3) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (4) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico.

d) (1) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (2) Ocorre a separação das duas cromátides irmãs. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico.

e) (1) Ocorre a separação das duas cromátides irmãs. (2) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico.

12. (UFPI) A meiose, um tipo especial de divisão celular, envolve um ciclo de replicação dos cromossomos, seguido de dois ciclos de divisão celular, para produzir as células germinativas haploides, a partir de uma célula pré-meiótica diplóide. O esquema abaixo, adaptado de Lodish et al. (2005), demonstra e caracteriza os dois ciclos, meiose I e meiose II. Considerando que a célula pré-meiótica tem duas cópias de cada cromossomo, identifique os principais eventos e marque a alternativa que contempla somente as proposições corretas.

12

a) 1) Cromossomo replicado (4n), durante fase S; 2) Sinapse e recombinação, em metáfase II; 3) Anáfase I; 4) Células-filha na metáfase I; 5) Anáfase II, sem segregação das cromátides e citocinese; 6) Células germinativas haploides.

b) 1) Cromossomo não replicado (2n), durante fase M; 2) Sinapse sem recombinação, em metáfase I; 3) Anáfase I; 4) Células-filha na metáfase I, com um número haploide de cromossomos; 5) Anáfase II, sem segregação das cromátides e citocinese; 6) Células germinativas haploides.

c) 1) Cromossomo replicado (4n), durante fase S; 2) Sinapse e recombinação, em metáfase I; 3) Anáfase I; 4) Células-filha na metáfase II; 5) Anáfase II, com segregação das cromátides e citocinese; 6) Células germinativas haploides.

d) 1) Cromossomo replicado (2n), durante fase S; 2) Sinapse e recombinação, em metáfase II; 3) Anáfase I; 4) Células-filha, na metáfase I; 5) Anáfase II, sem segregação das cromátides e citocinese; 6) Células germinativas haploides.

e) 1) Cromossomo replicado (4n), durante fase M; 2) Sinapse, sem recombinação em metáfase I; 3) Anáfase I; 4) Células-filha, na metáfase II; 5) Anáfase II, sem segregação das cromátides e citocinese; 6) Células germinativas haploides.

13. (UNESP)Um pesquisador analisou células em divisão das gônadas e do trato digestório de um macho de uma nova espécie de mosca. A partir de suas observações, fez as seguintes anotações:

– Nas células do tecido I, em uma das fases da divisão celular, vêm-se 8 cromossomos, cada um deles com uma única cromátide, 4 deles migrando para um dos polos da célula e os outros 4 migrando para o polo oposto.

– Nas células do tecido II, em uma das fases da divisão celular, vêm-se 4 cromossomos, cada um deles com duas cromátides, 2 deles migrando para um dos polos da célula e os outros 2 migrando para o polo oposto.

Pode-se afirmar que as células do tecido I e as células do tecido II são, respectivamente,

a) da gônada e do trato digestório. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 2.

b) da gônada e do trato digestório. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 4.

c) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 8.

d) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 2.

e) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 4.

14. (UEPB) Analise a figura abaixo:

14

Ela mostra

a) um caso de interação gênica, onde um par de cromossomos homólogos é portador de dois pares de genes não alelos durante a meiose.

b) a segregação de um par de cromossomos genotipicamente distintos, portadores de genes não alelos durante a meiose.

c) a segunda Lei de Mendel.

d) um caso do polialelia, onde um par de cromossomos homólogos é portador de um par de genes alelos durante a meiose.

e) a segregação de um par de cromossomos homólogos portadores de dois pares de genes alelos durante a meiose, evidenciando-se o processo de permutação.

15. (FGV-SP) Sob condições experimentais adequadas, é possível fazer com que certos tipos celulares se dividam por mitose. Para isso, tais células são colocadas em frascos contendo meio de cultura e outras drogas necessárias à indução da divisão celular. Com o objetivo de obter células para observar a mitose, um laboratorista adotou o seguinte procedimento: colocou uma amostra de sangue humano tratado com anticoagulante em um tubo de ensaio e, em seguida, centrifugou o tubo para precipitar os elementos mais “pesados”. Ao final do processo, observou-se o conteúdo do tubo e verificou-se a existência de três frações bem-distintas. As hemácias, mais pesadas, ocupavam a fração 1 do tubo. Acima dessas, uma fina camada de linfócitos formava a fração 2. A fração 3 era constituída pelo plasma sanguíneo. Para observar células em divisão, o laboratorista deverá adicionar aos frascos de cultura:

a) apenas a fração 1.

b) apenas a fração 2.

c) apenas a fração 3.

d) a fração 1 mais a fração 3.

e) qualquer uma das três frações.

16. (UFTM) Analise a figura abaixo.

16

A figura representa uma célula de um mamífero em uma fase da gametogênese. Suponha que essa célula chegue ao final da divisão celular e origine os gametas A e B. Pode-se concluir que

a) se a célula B for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia ou monossomia.

b) se a célula A for fecundada por um gameta cromossomicamente normal será formado um indivíduo com trissomia.

c) a célula A apresentará um par de cromossomos homólogos, e a célula B, um representante de um homólogo duplicado.

d) a fase desenhada corresponde à anáfase I da meiose com uma não disjunção das cromátides-irmãs.

e) a fase desenhada corresponde à anáfase II da meiose com uma não disjunção dos cromossomos homólogos.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07

08

C

D D A (IV) B A E

C

09

10 11 12 13 14 15

16

B

E E C E E B

B

 

Anúncios

Responses

  1. Bom gostaria de saber sobre a questão 7, não consegui compreender o porque da resposta.

    • 07. (UNEMAT) Uma célula animal, diploide, com 20 pares de cromossomos, vai passar pelo processo de divisão celular chamado meiose. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à fase da meiose com os números de cromossomos dessa célula.
      a) Na fase Paquíteno, a célula terá 80 cromossomos.
      b) Na fase Metáfase I, a célula terá 20 cromossomos.
      c) Na fase Anáfase I, a célula terá 20 cromossomos.
      d) Na fase Anáfase II, a célula terá 40 cromossomos.
      e) Na fase Telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.
      Cara Poliana
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“Na fase Telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.”)
      – A meiose, simbolizada por R!, é um tipo de divisão que forma quatro células filhas, com metade do número de cromossomos presentes na célula mãe, sendo por isso considerada, ao contrário da mitose, uma divisão reducional. Nela, ocorre apenas uma duplicação de DNA, para duas divisões celulares, denominadas meiose I (divisão I da meiose) e meiose II (divisão II da meiose). A primeira divisão é reducional (reduz o número de cromossomos à metade) e a segunda, a exemplo da mitose, é equacional (o número de cromossomos das células formadas é o mesmo da célula que iniciou a divisão II). Assim sendo, a partir de uma célula diploide (2n), por exemplo, formam-se, após a meiose I, duas células haploides (n). Cada uma dessas, após a meiose II, produz duas células haploides.
      – Telófase II: nesta fase, ocorre desespiralização dos cromossomos, bem como reorganização do nucléolo e da carioteca, formando dois núcleos filhos, em cada célula. A telófase II termina com a segunda citocinese, levando à formação de duas células filhas, para cada célula que iniciou a divisão II.
      – Dessa forma, na telófase II, após a citocinese (segunda citocinese), que corresponde o final da meiose, formam-se células com a metade do número de cromossomos da célula inicial.
      – Considerando que a célula diploide apresenta 20 pares de cromossomos (40 cromossomos), como consta no enunciado (“Uma célula animal, diploide, com 20 pares de cromossomos, vai passar pelo processo de divisão celular chamado meiose. …”), ao final do processo (“ … Telófase II, após a citocinese, …”), as células terão 20 cromossomos, metade do número presente na célula inicial, como consta na alternativa E (“Na fase Telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.”)
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Professor, sobre a questão 3, pq a resposta é 1ª lei de Mendel? Não é na segunda lei que ocorre a segregação independente dos alelos?

    • ALTERNATIVA CORRETA: D (“Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Anáfase I.”).
      – A primeira lei de Mendel, realmente, afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos.
      – Os pares de alelos se separam independentemente na formação de gametas na Anáfase I (ver ANÁFASE I, em MEIOSE, matéria publicada neste blog no dia 21/08/2015).
      Djalma Santos

      • Entendi, obrigada!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: