Publicado por: Djalma Santos | 26 de setembro de 2010

Testes sobre biotecnologia

01. (UFRR) A “impressão digital do DNA” ou DNA fingerprinting, tem sido muito usada na medicina forense para aidentificação de vítimas, criminosos e na confirmação depaternidades. Esse exame baseia-se na identificação detrechos do DNA cujas sequências repetidas denucleotídeos são exclusivas para cada pessoa etransmitidas de pais para filhos de acordo com herançamendeliana. O resultado do teste, representado a seguir,contém padrões dessas marcas para uma determinadafamília.

01

Com base nesse resultado assinale a alternativa, incorreta:

a) III é irmão biológico de I.

b) III não pode ser filho biológico deste casal.

c) II não é filho deste pai.

d) I é filho biológico do casal.

e) I, II e III possuem a mesma mãe.

02. (UFT)Biotecnologia é a aplicação de conhecimentos da biologia para a produção de novas técnicas, materiais e compostos de uso farmacêutico, médico, agrícola, entre outros de interesses econômicos, ecológicos e éticos. Sobre tecnologia de manipulação genética é correto afirmar que:

a) A tecnologia de DNA recombinante baseia-se na troca de pedaços de genes entre organismos de mesma espécie, formando um ser recombinante.

b) A base da clonagem é a tecnologia de transplante de núcleo, onde o núcleo de uma célula diploide é implantada em uma célula reprodutora haploide nucleada da mesma espécie, produzindo uma cópia genética do outro individuo.

c) Enzimas de restrição são especializadas em cortar fragmentos de DNA em sítios aleatórios da molécula.

d) A tecnologia de amplificação de DNA, ou PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), fundamenta-se na produção de muitas cópias de uma região específica do DNA (região alvo).

e) Plasmídeos são moléculas circulares de DNA, de função desconhecida, presente no material genético de algumas bactérias.

03. (PUC-RIO) A ovelha Dolly, primeiro clone animal oficialmente declarado, após adulta foi acasalada com um macho não aparentado. Desse cruzamento resultou o nascimento de um filhote com características “normais”. Esse filhote:

a) é geneticamente idêntico à sua mão, a ovelha Dolly.

b) é geneticamente igual à sua avó, mãe da ovelha Dolly.

c) não tem nenhum parentesco genético de seu pai.

d) tem todo seu patrimônio genético herdado de seu pai.

e) tem parte do material genético de seu pai e parte de sua mãe.

04. (UFAL)Dois cientistas americanos e um japonês ganharam o Nobel de Química em 2008, por suas pesquisas com a proteína fluorescente GFP (Proteína Verde Fluorescente), presente em uma espécie de água-viva. Os genes dessa proteína já foram expressos inclusive em camundongos, que ficaram verdes e fluorescentes. Considerando esse fato, é correto afirmar que esses camundongos:

a) são clones.

b) apresentam RNA recombinante.

c) tiveram seus cromossomos retirados e substituídos pelos genes para proteína GFP.

d) são transgênicos.

e) ficaram verdes porque foram injetados com a proteína GFP.

05. (UFT) Muitos cientistas consideram a engenharia genética como uma simples extensão dos cruzamentos seletivos, pois ambas as tecnologias juntam o material genético de diferentes origens para criar organismos que possuem novas características. Entretanto, apesar da engenharia genética e do cruzamento seletivo possuir uma semelhança fundamental entre si, eles também possuem importantes diferenças, mostradas na figura a seguir.

(Fonte: KREUSER, Helen e MASSEY, Adrianne. “Engenharia Genética e Biotecnologia”, 2a Ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2002).

05

Sobre a engenharia genética, podemos afirmar que:

I. A possibilidade de transferência de genes é ilimitada entre organismos de diferentes espécies e até mesmo de diferentes domínios e filos.

II. Faz-se a transferência de um gene conhecido, enquanto que no cruzamento seletivo, essa transferência ocorre ao acaso.

III. Há barreiras taxonômicas à transferência de genes, ou seja, só pode ocorrer se limitada à troca entre organismos da mesma espécie.

IV. A transferência do gene de um organismo para outro ocorre através de um pequeno fragmento de DNA chamado vetor, que pode ser um vírus ou um plasmídio.

V. Cientistas alertam para os riscos ambientais da Engenharia Genética, especialmente porque esta nos permite criar super-homens para atuarem como soldados em guerras e controle da sociedade em regimes totalitários.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.

a) II, IV e V.

b) II e V.

c) I, II e IV.

d) III e V.

06. (UFPR) Em 1981, pela primeira vez cientistas conseguiram transferir genes de um animal a outro. Fragmentos de DNA de coelho contendo genes de hemoglobina foram transferidos para células-ovo de camundongos. Isso teve como consequência o aparecimento da proteína hemoglobina do coelho nas hemácias dos camundongos. Os descendentes desses camundongos (F1) também apresentaram hemoglobina do coelho em suas hemácias. Com relação a esse conhecimento, considere as seguintes afirmativas:

1. O fenômeno descrito no enunciado é o da criação de organismos transgênicos.

2. O gene da hemoglobina foi incorporado somente nas hemácias dos camundongos, mas não nos demais tipos celulares.

3. Tanto camundongos machos quanto fêmeas podem ter transmitido os genes da hemoglobina aos seus descendentes.

4. Para que a hemoglobina de coelho seja expressa em F1, é necessário cruzar dois indivíduos parentais portadores do gene.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

07. (UNIVASF) A produção de certos hormônios da espécie humana já tem sido possível em laboratório, graças ao desenvolvimento da biotecnologia e da engenharia genética. Para tal produção, é seguido um roteiro experimental, como mostrado na ilustração abaixo, seguido do isolamento e da purificação do produto. O resultado indicado de 1 a 5 é denominado:

07

a) sondas genéticas.

b) DNAs complementares.

c) sondas de RNA.

d) clones.

e) DNAs fingerprint (impressões digitais)

08. (UFPel)A maioria dos antibióticos em uso hoje é fabricada pelaspróprias bactérias. Na natureza elas servem como uma forma dearsenal químico contra adversários. Outras dessas armas naturaispodem ser descobertas ou modificadas para se tornarem mais úteis,com o uso de técnicas para escaneamento de genomas e manipulaçãode genes.

Scientific American Brasil, n.87, agosto de 2009.

Com base nos textos, sobre biotecnologia é correto afirmar que

a) para cortar o fragmento de DNA desejado em pontos específicos, são utilizadas polimerases do DNA.

b) a ligação do fragmento de DNA desejado no DNA do organismo mais cooperativo é realizada através da ação de enzimas de restrição.

c) a expressão dos genes de interesse, no organismo transformado, ocorre a partir da união de aminoácidos de acordo com sequência de códons definida pelo RNA transportador.

d) para cortar o fragmento de DNA desejado em pontos específicos, são utilizadas enzimas de restrição.

e) para cortar o fragmento de DNA desejado em pontos específicos são utilizadas polimerases do RNA.

09. (UEL) Com base nos conhecimentos sobre biotecnologia, considere as afirmativas a seguir.

I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos, como, por exemplo, bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente melhorados, podem funcionar para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.

II. Organismos transgênicos caracterizam-se pela capacidade de produzir em grandes quantidades a proteína desejada, sem comprometer o funcionamento normal de suas células, e de transferir essa capacidade para a geração seguinte.

III. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis; já a engenharia genética mistura todo o conjunto de genes em combinações aleatórias por meio de cruzamentos.

IV. A engenharia genética compreende a manipulação direta do material genético das células, sendo que o gene de qualquer organismo pode ser isolado e transferido para o genoma de qualquer outro ser vivo, por mais divergentes que estes seres estejam na escala evolutiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10. (UEPA) Constituinte básico na alimentação das populações da América do Sul e África, a cultura da mandioca destaca-se por agregar importante valor econômico e social. Ao longo de muitos anos de cultivo e melhoramento genético, foram geradas inúmeras variedades da mandioca. A fim de atender às necessidades do setor produtivo, determinados indivíduos foram reproduzidos por técnicas de clonagem. Essa técnica consiste em retirar fragmentos da planta-mãe para formar novos indivíduos por mitose. Nesse sentido, é correto afirmar que esses novos indivíduos:

a) apresentam números cromossômicos diferentes do da planta-mãe.

b) permanecem com seus números cromossômicos constantes, idênticos ao da planta-mãe.

c) foram formados por processos cromossômicos não-conservativos.

d) apresentam o dobro do número cromossômico da planta-mãe.

e) apresentam metade do número de cromossomos da planta-mãe.

11. (UEA)                                                                         Leia o texto.

O SÊMEN DE PROVETA

Na semana passada, um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle, Inglaterra, liderados pelo biólogo iraniano Karim Nayernia, anunciou uma nova utilização para as células-tronco embrionárias na medicina. Com elas, a equipe conseguiu criar esperma humano em laboratório. No experimento, células-tronco masculinas deram origem a células progenitoras do espermatozoide, com conteúdo genético completo, ou seja, 46 cromossomos. Após um processo de maturação e meiose, a divisão característica da formação das células sexuais, cada célula deu origem a espermatozoides com 23 cromossomos. Os espermatozoides são idênticos aos criados naturalmente pelo sistema reprodutor masculino, com cabeça, cauda e proteínas capazes de ativar um óvulo durante a fertilização.

(Veja, 15.07.2009.)

Admitindo-se que a meiose em questão seja similar àquela que ocorre in vivo, se os espermatozoides obtidos no experimento fossem usados para fertilização e reprodução, pode-se dizer que

a) só nasceriam meninos.

b) só nasceriam meninas.

c) poderiam nascer meninos e meninas.

d) as crianças seriam geneticamente idênticas entre si.

e) as crianças seriam geneticamente idênticas à célula-tronco que deu origem aos espermatozoides.

12. (UEFS) A figura abaixo ilustra uma técnica utilizada pela engenharia genética na produção de insulina humana.

12

A respeito do conhecimento pertinente a essa técnica, é possível afirmar:

a) A técnica ilustra o processo de formação de organismos clones a partir da introdução do núcleo de células somáticas em óvulos previamente enucleados.

b) A técnica objetiva destruir bactérias parasitas a partir da introdução de genes letais que impedem os processos de transcrição e tradução do material genético bacteriano.

c) O plasmídeo vetor é utilizado nessa técnica para ativar a tradução do material genético introduzido e, consequentemente garantir a produção da proteína bacteriana.

d) O material genético presente no nucleoide bacteriano comanda a síntese de insulina humana a partir da replicação de porções específicas da sua molécula de DNA.

e) A transgenia produz DNA recombinante que, ao ser introduzido no organismo hospedeiro, comanda a formação da estrutura primária de cadeias polipeptídicas específicas.

13. (UNIRIO) As doenças genéticas são doenças incuráveis, sendo que algumas têm tratamento (…). Essas doenças trazem consigo alguns dilemas éticos: é eticamente adequado diagnosticar doenças sem cura? (…) A alternativa mais promissora para o tratamento dessas doenças é a terapia gênica, a partir de técnicas de Engenharia Genética.

http://www.ufrgs.br/bioetica/biogenrt.htm

A terapia gênica ainda apresenta uma série de limitações, mas a Engenharia Genética já dispõe de uma série de conceitos e técnicas que são comumente mencionados nos meios de comunicação. Dos conceitos apresentados abaixo, identifique aquele que está incompatível com sua definição.

a) Enzimas de restrição ou endonucleases de restrição são proteínas produzidas nos núcleo das células que “picotam” a molécula de DNA sempre em determinados pontos.

b) Eletroforese em gel é uma técnica que permite a separação e a visualização dos fragmentos moleculares de DNA produzidos pela ação das enzimas de restrição.

c) A tecnologia do DNA recombinante permite a multiplicação de determinados fragmentos de DNA, com a intervenção de plasmídeos.

d) A técnica do PCR – reação em cadeia da polimerase (do inglês polymerase chain reaction) faz cópias de um trecho de DNA sem o uso de bactérias para clonar os fragmentos.

e) Os exames de paternidade usam a amplificação da amostra de DNA pela técnica do PCR e da eletroforese em gel para a produção de imagens que serão analisadas e interpretadas.

14. (UNIMONTES) Os dois “personagens” apresentados na figura abaixo exemplificam situações de utilização de ferramentas para a resolução de determinados problemas na área da saúde. Analise-a.

14

 

De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que não representa uma complicação no organismo de I que poderia ser resolvida pela ferramenta implícita na sua colocação.

a) Leucemias.

b) Diabetes.

c) Escorbuto.

d) Doenças cardiovasculares.

15. (UFES) Com o avanço das técnicas de engenharia genética, a expansão da produção de soja se deveu à introdução do gene de resistência a herbicidas (malatiol) na soja, gerando organismos geneticamente modificados (OGMs). Sobre o mecanismo genético envolvido na produção e funcionamento do genoma de OGMs, considere as seguintes afirmações:

I. O gene de resistência ao malatiol, inserido em pequenas moléculas de DNA bacteriano, é usado como molde por uma enzima polimerase e para a produção de um polipeptídio.

II. Ribossomos e RNAs transportadores, utilizados no processo, são de origem bacteriana.

III. Uma mutação que altere a sequência do gene de resistência ao malatiol, correspondente ao códon de parada, acarretará a perda da resistência ao herbicida dos indivíduos afetados.

É correto o que se afirma em

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) I, II e III.

d) II apenas.

e) III apenas.

16. (UNESP)Empresa coreana apresenta cães feitos em clonagem comercial. Cientistas sul-coreanos apresentaram cinco clones de um cachorro e afirmam que a clonagem é a primeira realizada com sucesso para fins comerciais. A clonagem foi feita pela companhia de biotecnologia a pedido de uma cliente norteamericana, que pagou por cinco cópias idênticas de seu falecido cão pit bull chamado Booger. Para fazer o clone, os cientistas utilizaram núcleos de células retiradas da orelha do pit bull original, os quais foram inseridos em óvulos enucleados de uma fêmea da mesma raça, e posteriormente implantados em barrigas de aluguel de outras cadelas.

(Correio do Brasil, 05.08.2008. Adaptado.)

Pode-se afirmar que cada um desses clones apresenta

a) 100% dos genes nucleares de Booger, 100% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.

b) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% do genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

c) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais de Booger, 50% do genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.

d) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares da fêmea pit bull e 100% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

e) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares e 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

 

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07

08

B

D E D D D D

D

09

10 11 12 13 14 15

16

D

B C E A C C

A

Anúncios

Responses

  1. professor, sou ex-aluno do nap, e gostaria que o senhor postasse aquela ficha de radicais gregos ou enviasse para o meu email, perdi a minha semana passada. Grato

    • Caro Pedro
      Enviei para o seu e-mail.
      Boa Sorte
      Djalma Santos

  2. ooi, não entendi muito bem…. Mais a ovelhinha Dolly morreu rápido por causa da clonage,? se fizer o clone de um humano ele envelhece rapido tbm? vlww

    • Prezada Alice
      Os telômeros (ver matéria publicada neste blog no dia 16/09/2011) têm sido alvo de intensa pesquisa no ramo da clonagem. É sabido que nas clonagens feitas através de transferência nuclear, o ser vivo clonado morre muito precocemente. Exemplo disso, é a ovelha Dolly que envelheceu e morreu muito rapidamente. As células de um clone gerado por transferência nuclear, como no exemplo citado, são cópias de uma célula já adulta, cujos telômeros já se encontram bastante reduzidos. Assim sendo, a ovelha Dolly, ao ser gerada, tinha, biologicamente, a idade da ovelha que a originou, fato que diminuiu drasticamente a sua expectativa de vida. Em cada divisão celular, os telômeros, as partes mais externas de um cromossomo, formam um anel protetor que vai ficando menor à medida que a mitose avança. Esse anel sofre redução progressivamente, até o ponto em que deixa de proteger a célula que para de se dividir ou morre. Para conhecer mais sobre o assunto sugiro que acesse “TELÕMERO”, matéria publicada neste blog no dia 16/09/2011.
      Um forte abraço
      Djalma Santos

  3. Oii não entendi muito bem, mas o senhor pode explicar passo a passo a questão 1 ?

    • Larissa Helena
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ATENTE QUE A QUESTÃO PEDE A ALTERNATIVA INCORRETA (“ … assinale a alternativa, incorreta:”).
      ALTERNATIVA INCORRETA: B (“III não pode ser filho biológico deste casal.”).
      JUSTIFICATIVA
      ALTERNATIVA A (“III é irmão biológico de I.”) – CORRETA
      – Comparando os trechos de DNA mostrados, pode-se deduzir, sem grandes dificuldades, que I e III são filhos do casal em lide, logo são irmãos biológicos.
      ALTERNATIVA B (“III não pode ser filho biológico deste casal.”) – INCORRETA
      – Conforme o descrito para a alternativa A, III pode ser filho do casal em foco, contrariando a alternativa B.
      ALTERNATIVA C (“II não é filho deste pai.”) – CORRETA
      – Com base nos dados apresentados, percebe-se, facilmente, que nenhum trecho de DNA mostrado em II, tem correspondente no referido pai, não sendo, portanto, seu filho.

      ALTERNATIVA D (“I é filho biológico do casal.”) – CORRETA
      – Ver justificativa apresentada para a alternativa A.
      ALTERNATIVA E (“I, II e III possuem a mesma mãe.”) – CORRETA
      – Em relação a I e III, ver justificativa contida na alternativa A.
      – Em relação a II, pode-se deduzir, sem grandes dificuldades, que ele é filho da referida mãe, embora não seja do pai em foco (ver justificativa da alternativa C).
      – Sugiro que você faça uma revisão sobre “IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS ATRAVÉS DE FRAGMENTOS DO SEU DNA (DNA fingerprinting)”
      – Nível da questão: fácil.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: