Publicado por: Djalma Santos | 17 de outubro de 2010

Testes de sistema circulatório (1/3)

01. (UEL) Analise a figura abaixo.

01

(ASTRAND, P.O. et al. Tratado de Fisiologia do Trabalho: Bases Fisiológicas do Exercício, 4ª Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p.126)

Com base na figura e nos seus conhecimento sobre o tema, considere as afirmativas abaixo.

I. O ciclo cardíaco é uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração. O início do ciclo é marcado pela diástole dos átrios, que bombeiam sangue para o interior dos ventrículos, que estão em sístole.

II. A circulação é organizada de tal modo que o lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões, fenômeno chamado de circulação pulmonar, e o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo, fenômeno chamado de circulação sistêmica.

III. O coração propriamente dito consiste em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios estão separados dos ventrículos pelas valvas mitral e tricúspide, que impedem o refluxo do sangue para os átrios quando os ventrículos se contraem. O refluxo de sangue da artéria pulmonar e da aorta para os ventrículos é impedido pelas valvas pulmonar e aórtica.

IV. Os principais tipos de vasos sanguíneos são as artérias, as arteríolas, os capilares, as vênulas e as veias, os quais são constituídos por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. Esses vasos sanguíneos são inervados por fibras nervosas parassimpáticas.

Assinale a alternativa correta.

a) Se somente as afirmativas I e IV são correta.

b) Se somente as afirmativas II e III são correta.

c) Se somente as afirmativas III e IV são correta.

d) Se somente as afirmativas I, II e III são correta.

e) Se somente as afirmativas I, II e IV são correta.

02. (UFPel) A anemia pode ter várias causas, como, por exemplo, baixa quantidade de hemoglobina,alimentação pobre em ferro ou a origem hereditária,como acontece na anemia  falciforme. Analise a figura:

02

Com base no texto, é correto afirmar que a anemia é uma doença relacionada com

a) os glóbulos brancos (1), que possuem mais de um núcleo por célula.

b) as plaquetas (2), que fazem parte do tecido epitelial de revestimento; portanto, uma consequência da anemia pode ser a hemorragia.

c) os leucócitos (3), que também são responsáveis pelas defesas do nosso corpo.

d) o plasma (2), que é uma solução aquosa, em que o componente que predomina são as imunoglobulinas.

e) as hemácias (3), que são anucleadas apenas nos mamíferos; nos demais vertebrados, elas possuem núcleo.

03. (UTFPR) Sobre o funcionamento de um coração sadio, assinale a alternativa incorreta.

a) Consiste basicamente em movimentos coordenados de contração (sístole) e dilatação (diástole) dos átrios e dos ventrículos.

b) Durante a sístole auricular, os átrios se contraem simultaneamente e impulsionam o sangue para os ventrículos, que se encontram em diástole.

c) Uma vez que a sístole auricular e a diástole ventricular terminam, o processo se inverte, ou seja, os átrios entram em diástole e os ventrículos em sístole.

d) O sistema de válvulas, bicúspide e tricúspide ou mitral, permite a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos correspondentes, impedindo o movimento em sentido contrário.

e) O miocárdio funciona sem estímulo direto do sistema nervoso, que pode, entretanto, aumentar ou diminuir o ritmo cardíaco.

04. (UNIVAS) Com relação ao coração dos mamíferos, analise as afirmações seguintes.

1. Entre o átrio direito e o ventrículo direito, existe uma válvula denominada bicúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, uma válvula denominada tricúspide.

2. As válvulas bicúspide e tricúspide impedem que o sangue impulsionado com força e pressão pelos átrios, retorne para os ventrículos, e possa então ser levado para todas as partes do corpo.

3. Os batimentos cardíacos obedecem ao ritmo de impulsos oriundos de uma região especial do músculo cardíaco, denominada nó sino-atrial.

4. o movimento de contração do coração é denominado sístole, enquanto o movimento de relaxamento é denominado de diástole.

5. os batimentos cardíacos são regidos por um mecanismo próprio, o nó sino-atrial, não havendo mecanismo regulador relacionado com o sistema nervoso autônomo.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) 1, 2, 3 e 5.

b) 3 e 4.

c) 3, 4 e 5.

d) 1, 2 e 3.

e)

05. (UFPR) O esquema representa, de modo simplificado, o trajeto do sangue por alguns órgãos de um mamífero:

05

Pode-se afirmar que os órgãos I e II representam, respectivamente,

a) cérebro e baço.

b) cérebro e fígado.

c) pulmão e baço.

d) pulmão e fígado.

e) pulmão e bexiga.

06. (UTFPR) Com relação ao sangue, é incorretoafirmar que:

a) o sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma sanguíneo e por três tipos de elementos figurados: hemácias, também chamadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos, leucócitos, ou glóbulos brancos e plaquetas.

b) o plasma sanguíneo é formado por água e por diversas substâncias dissolvidas, principalmente proteínas, sais, nutrientes, hormônios, gases e excreções.

c) as hemácias, assim como os demais elementos figurados do sangue, formam-se na medula dos ossos.

d) a função dos leucócitos é defender o organismo contra microrganismos e outros agentes invasores, que conseguem penetrar nele.

e) as plaquetas são pequenas células anucleadas, formadas na medula óssea, a partir da fragmentação de grandes células. São responsáveis pela coagulação.

07. (FGV) Em condições normais de saúde e repouso, o número de pulsações de um homem adulto é da ordem de 70 por minuto. Após um abundante almoço ou jantar, em que se ingerem carnes, conservas, pães e doces, o que se espera em relação ao número de pulsações por minuto é que

a) haja aumento desse número, devido à atividade cardíaca que se acelera em razão da diminuição da temperatura interna do corpo.

b) haja aumento desse número devido à maior necessidade de irrigação sanguínea dos tecidos do trato digestivo.

c) haja redução desse número, uma vez que a temperatura do corpo sofrerá pequena redução e, com isso, a atividade cardíaca diminui.

d) não haja qualquer alteração, uma vez que os alimentos ingeridos sofrerão digestão no estômago e intestino, sem qualquer interferência com a atividade cardíaca.

e) não haja qualquer alteração desse número, mas que haja aumento da pressão sanguínea em decorrência da quantidade de sal ingerida.

08. (CEFET-MG) O esquema abaixo representa o rompimento de um vaso sanguíneo.

08

Quanto aos eventos decorrentes dessa lesão, é correto afirmar que

a) a vitamina A participa da produção de protrombina.

b) a fibrina é formada durante a fase inicial do processo.

c) o tampão plaquetário origina-se na região de rompimento do vaso.

d) a secreção da tromboplastina, pelas plaquetas, promove a vasodilatação.

e) a formação do coágulo é inibida pela presença de íons de Ca++no plasma.

09. (UPE) O exame de sangue representa um mecanismo de averiguação da condição fisiológica de uma pessoa em vários aspectos. Em tempos de Olimpíadas, Copas do mundo e grandes jogos, o exame antidoping dos atletas passa a ter uma atenção especial por parte das comissões organizadoras. Através da análise do sangue, é possível detectar várias drogas utilizadas como doping. Doenças também são detectadas além das necessidades de nutrientes ou desequilíbrios na composição química sanguínea. Sobre o tecido sanguíneo, sua composição natural, características e produção no organismo humano, analise as afirmativas.

I. É uma variedade de tecido conjuntivo. A sua matriz extracelular é o plasma. Dentre os íons dissolvidos no plasma, temos: sódio, magnésio, cloro, cálcio, potássio e bicarbonato.

II. A anemia é uma doença do sangue proveniente de causas diversas. A siclemia ou anemia falciforme é hereditária, causada pela mutação do gene codificante da cadeia β da hemoglobina. Há substituição de um ácido glutâmico da hemoglobina normal por valina, na hemoglobina siclêmica.

III. Na coagulação sanguínea, os íons Ca++ e K+ agem conjuntamente com a tromboplastina e catalisam a reação de conversão da trombina (inativa) em protrombina (forma ativa da enzima), que representa uma das fases do processo coagulatório do sangue.

IV. As substâncias naturalmente transportadas pelo sangue incluem: glicose, aminoácidos, vitaminas, hormônios, amônia, uréia, oxigênio e gás carbônico.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas III e IV estão corretas.

d) Apenas I, II e IV estão corretas.

e) Apenas a IV está correta.

10. (PUC-RIO) Os esquemas I, II, III e IV, abaixo, mostram o Sistema Cardiovascular de Vertebrados.

10

Assinale a alternativa falsa.

a) O esquema I é característico de animais pecilotérmicos aquáticos.

b) O esquema IV permite completa separação do sangue arterial e venoso.

c) Nos animais com o esquema II e III ocorre mistura de sangue arterial e venoso.

d) Os esquemas I, II e III são característicos de uma circulação dupla e completa.

e) O sistema circulatório dos mamíferos é simbolizado no esquema IV.

11. (PUC-RS).

RESPONDER ESTA QUESTÃO COM BASE NAS INFORMAÇÕES PRESENTES NO TEXTO A SEGUIR.

Através de evidências como a ausência de movimentos oculares e de circulação encefálica, foi confirmada a morte cerebral de uma jovem vítima de um acidente automobilístico. Após a família haver concordado com a doação de seus órgãos, um grande e organizado esforço da equipe de saúde resultou no encaminhamento, para transplante, do fígado, das córneas, do coração, dos rins e dos pulmões.

Durante o transplante do coração, o órgão foi posicionado no paciente receptor tomando-se muitos cuidados anatômicos. Entre esses, cuidou-se para que as _________ provenientes dos pulmões fossem ligadas ao _________.

a) artérias… átrio esquerdo.

b) artérias… átrio direito.

c) artérias… ventrículo esquerdo.

d) veias… átrio esquerdo.

e) veias… ventrículo direito.

12. (COVEST) O sangue levado a todas as partes do corpo, além de substâncias necessárias à manutenção de uma vida saudável, pode, num determinado momento, conter produtos tóxicos ou, ainda, algumas substâncias em excesso ou em escassez. A excreção possibilita a remoção de diferentes substâncias presentes no sangue. Com relação a esse tema, analise as proposições abaixo.

12

1. O átrio direito recebe sangue venoso trazido pelas veias cava (A e B), e o átrio esquerdo recebe sangue arterial pelas veias pulmonares (C e D).

2. Quando o sangue chega aos ventrículos, esses se dilatam. A contração dos ventrículos, direito e esquerdo, garante a saída do sangue, respectivamente, para a artéria pulmonar (E) e para a veia aorta (F).

3. O sangue venoso que sai dos rins é levado ao átrio direito do coração pela veia cava inferior (B), e a veia aorta (F) traz para os rins (e para outros órgãos) o sangue arterial.

Está(ão) correta(s):

a) 1, apenas.

b) 2, apenas.

c) 3, apenas.

d) 1 e 2, apenas.

e) 1, 2 e 3.

13. (UNIRIO) Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugerem que o uso de estatinas, substâncias utilizadas no combate ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artérias.

As artérias dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas (pressão alta, diabetes, colesterol alto…) e têm hábitos desaconselhados (tabagismo, pouca ou nenhuma atividade física…) envelhecem em um progressão mais acelerada do que o resto do corpo. As células das artérias mais “envelhecidas” não funcionam tão bem quanto as mais jovens. Por isso, são menos capazes de combater a ruptura dos depósitos de gordura, chamados de placas arterioscleróticas, o que pode bloquear as artérias e causar ataques cardíacos e derrames. De acordo com estudos, ao aumentar os níveis da proteína NBS-1, as estatinas aceleram a recuperação do DNA das células, aumentando o tempo de vida das artérias e prevenindo seu envelhecimento prematuro.

http://www.bbc.co.uk

Em nível estrutural, os vasos sanguíneos aos quais o texto se refere diferenciam-se das veias porque

a) nas artérias, o sangue circula mais lentamente por estar sob baixa pressão.

b) as artérias possuem paredes mais espessas e ricas em fibras elásticas.

c) em geral, as artérias são bem mais visíveis e superficiais que as veias.

d) nas artérias, o fluxo do sangue é impulsionado pela contração da musculatura estriada.

e) as artérias só transportam sangue arterial, rico em oxigênio.

14. (UPE) A figura abaixo representa etapas do processo de coagulação sanguínea. Na etapa final, a fibrina produzida forma uma rede entrelaçada que retém as hemácias e interrompe a hemorragia.

14

Identifique a alternativa cujas palavras correspondem aos espaços de números 3, 4 e 6 da figura.

a) 3 – íons cálcio, 4 – protrombina e 6 – fibrinogênio.

b) 3 – íons sódio, 4 – protrombina e 6 – plaqueta.

c) 3 – íons cálcio, 4 – leucócito e 6 – hemácia.

d) 3 – íons potássio, 4 – leucócito e 6 – fibrinogênio.

e) 3 – íons sódio, 4 – trombócito e 6 – protrombina.

15. (UDESC) Associe a primeira coluna com a segunda quanto à circulação nos vertebrados.

PRIMEIRA COLUNA

( 1 ) circulação completa

( 2 ) diástole

( 3 ) circulação incompleta

( 4 ) sangue arterial

( 5 ) lado direito do coração

( 6 ) sístole

SEGUNDA COLUNA

(   ) relaxamento do coração

(   ) anfíbios

(   ) sangue venoso

(   ) contração do coração

(   ) peixe

(   ) aorta

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 234651.

b) 635421.

c) 2 16534.

d) 235614.

e) 615234.

16. (PUC-RIO) O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

a) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.

b) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

c) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.

d) As paredes internas do coração permitem certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.

e) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

17. O esquema simplificado abaixo mostra a circulação em um tipo de vertebrado aquático. Assinale a alternativa correta:

17

CIRCULAÇÃO VERTEBRADO NO CORAÇÃO PASSA
a simples ave somente sangue arterial
b dupla mamífero sangue venoso e arterial
c simples peixe somente sangue venoso
d dupla ave sangue venoso e arterial
e simples anfíbio sangue venoso e arterial

18. (UFLA) A figura abaixo indica três espécies de invertebrados.

18

Em relação aos sistema circulatório, é correto afirmar que:

a) O animal A apresenta sistema circulatório aberto, com hemocianina no sangue.

b) O animal B apresenta sistema circulatório fechado, com hemoglobina no sangue.

c) O animal C apresenta sistema circulatório aberto, rico em hemoglobina no sangue.

d) O animal C apresenta sistema circulatório fechado, com hemoeritrina no sangue.

19. (UNIMONTES) Abaixo está relatado um experimento feito para estudar a circulação em animais de duas classes diferentes. Analise-o.

19

Em qual grupo de animais o aparecimento de radioatividade pulmonar poderá ser detectado mais rapidamente?

a) No grupo do camundongo, porque o sangue arterial se mistura com o venoso.

b) No grupo da tartaruga, porque há mistura de sangue venoso com arterial.

c) No grupo do camundongo, porque o ventrículo possui separação completa.

d) No grupo da tartaruga, porque o sangue venoso vai direto aos pulmões.

20. (CEFET-GO) O esquema representa uma visão interna do coração de um mamífero.

20

No coração dos mamíferos, há passagem de sangue:

a) do átrio direito para o ventrículo esquerdo.

b) do ventrículo direito para o átrio direito.

c) do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.

d) do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo.

e) do átrio direito para o átrio esquerdo.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09 10

B

E D B D E B C D D
11 12 13 14 15 16 17 18 19

20

D A B A D B C B B

C


 


Anúncios

Responses

  1. Olá professor Djalma. Fiquei em dúvida na questão 3. Pra mim, a afirmação incorreta seria a de letra ”c”, e não a ”d”. Se puder me esclarecer , eu agradeço.

    No mais , excelente site! Um abraço

    • Prezado Mourão
      – A alternativa D está realmente incorreta. O certo seria bicúspide ou mitral e tricúspide.
      – A alternativa C está correta. A diástole dos átrios mencionada ocorre para que o sangue penetre no coração e “ciclo cardíaco” seja reiniciado.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Olá! Por que a D da 16 está errada?

    • Prezada Rafaela
      Abaixo a resposta ao seu comentário
      Por definição, artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue a partir do coração em direção a diferentes partes do corpo, e veias são vasos que retornam com o sangue em direção ao coração. Geralmente, nas artérias, circula sangue rico em oxigênio (arterial), e nas veias circula sangue rico em gás carbônico (venoso). A exceção de dois vasos: da veia pulmonar, que sai dos pulmões com sangue oxigenado e entra na aurícula esquerda, e da artéria pulmonar, que sai da aurícula direita com sangue venoso, indo para os pulmões. A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é importante para impulsionar o sangue arterial e não o sangue venoso. As válvulas do coração não só não permitem como também impedem o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante a sístole e não durante a diástole. O coração não é oxigenado durante a passagem do sangue por ele. A separação das cavidades do coração impede a mistura de sangue venoso e arterial e permite o maior controle do volume sanguíneo circulante.
      Um abraço
      Djalma Santos

  3. Sou sua fã!
    Adoro demais seu blog, professor! Sensacional!

  4. obrigada professor… me ajudou muito

  5. Professor, seu blog é muito bom, eu diria excelente. Estou estudando para o concurso do SEEDUC aqui no Rio de Janeiro e este blog me ajuda muito tirando dúvidas e me exercitando. Um abraço Elias Eduardo.

  6. Olá prof. Djalma Santos! Quero agradecer ao Sr. pela disponibilidade do teste em prol a enriquecer nosso conhecimento. Saiba que o meu aprendizado soma cada vez mais ao visitar o seu blog. Ademais, um abraço e muito obrigado.

  7. Olá prof Djalma, poderia me explicar o erro III da questão 09?

    • ALTERNATIVA CORRETA: D (“Apenas I, II e IV estão corretas.”)
      – AFIRMATIVA I (“É uma variedade de tecido conjuntivo. A sua matriz extracelular é o plasma. Dentre os íons dissolvidos no plasma, temos: sódio, magnésio, cloro, cálcio, potássio e bicarbonato.”) – CORRETA
      TECIDO SANGUÍNEO
      O sangue, principal veículo de circulação interna nos animais, é um tecido conjuntivo fluido complexo, constituído por uma parte líquida denominada plasma, onde se encontram dispersos os elementos figurados, representados por células e fragmentos celulares.
      I. Plasma sanguíneo
      A maior parte do plasma sanguíneo, mais de 90%, é água. O restante é representado, principalmente, por proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excretas. Dentre as proteínas plasmáticas destacamos: as albuminas (responsáveis pelo transporte de ácidos graxos livres, pela viscosidade do plasma e pelo potencial osmótico sanguíneo); as imunoglobulinas (atuam como anticorpos, defendendo o organismo de microrganismos e substâncias orgânicas estranhas) e proteínas (protrombina e fibrinogênio) relacionadas com a coagulação do sangue.
      II. Elementos figurados do sangue
      IIa. Hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos)
      Nos seres humanos elas são enucleadas, discoides, bicôncavas, repletas de hemoglobina (pigmento vermelho que possui ferro em sua molécula) e especializadas no transporte de gases respiratórios.
      IIb. Leucócitos (glóbulos brancos)
      São células de diferentes formas, tamanho e funções. Seu núcleo pode ser simples, bilobado ou trilobado e seu citoplasma pode se apresentar hialino, transparente ou conter finas granulações, cujo conteúdo varia de acordo com o tipo de leucócito. A histamina (vasodilatadora, que participa das reações alérgicas) e heparina (anticoagulante), por exemplo, são encontradas nos granulócitos. No que diz respeito aos agranulócitos, há dois tipos [os linfócitos (B e T) e os monócitos]. De acordo com os tipos, os leucócitos apresentam diferentes funções, tais como: (a) fagocitose de elementos estranhos, inclusive bactérias; (b) anticoagulante: (c) vasodilatadora e (d) produção de anticorpos. Os neutrófilos e os monócitos, tipos de leucócitos, apresentam a propriedade de atravessar as paredes dos capilares sanguíneos (diapedese) e se deslocam em diferentes tecidos, emitindo pseudópodos, importantes na fagocitose de corpos estranhos de natureza diversa, inclusive microrganismo.
      IIc. Plaquetas (trombócitos)
      Fragmentos citoplasmáticos (não apresentam núcleo) que se originam na medula óssea vermelha a partir de células denominadas
      – AFIRMATIVA II (“A anemia é uma doença do sangue proveniente de causas diversas. A siclemia ou anemia falciforme é hereditária, causada pela mutação do gene codificante da cadeia beta da hemoglobina. Há substituição de um ácido glutâmico da hemoglobina normal por valina, na hemoglobina siclêmica.”) – CORRETA
      * Na siclemia (anemia falciforme) há, realmente, a substituição, na cadeia beta da hemoglobina, de um ácido glutâmico por uma valina (ver TIPOS DE MUTAÇÕES GÊNICAS em MUTAÇÃO GÊNICA, matéria publicada neste blog no dia 15/04/2011).
      – AFIRMATIVA III (“Na coagulação sanguínea, os íons Ca++ e K+ agem conjuntamente com a tromboplastina e catalisam a reação de conversão da trombina (inativa) em protrombina (forma ativa da enzima), que representa uma das fases do processo coagulatório do sangue.”) – INCORRETA
      * Ao contrário do que consta nesta afirmativa, trombina é a forma ativa e protrombina é a forma inativa da enzima.
      – AFIRMATIVA IV (“As substâncias naturalmente transportadas pelo sangue incluem: glicose, aminoácidos, vitaminas, hormônios, amônia, ureia, oxigênio e gás carbônico.”) – CORRETA
      * Glicose, aminoácidos, vitaminas, hormônios, amônia, ureia, oxigênio e gás carbônico, dentre outras substâncias são transportadas naturalmente pelo sangue [ver tecido sanguíneo (plasma sanguíneo), na afirmativa I].
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: