Publicado por: Djalma Santos | 24 de outubro de 2010

Testes de sistema digestivo (1/3)

01. (FATEC) O gráfico a seguir registra a integridade química do alimento (sanduíche feito de carne, alface e pão) ingerido, em relação aos órgãos do aparelho digestivo que ele percorrerá.

01

A = ponto no qual o alimento está quimicamente íntegro.

B = ponto no qual o alimento foi degradado em sua maior porcentagem.

Analise a alternativa que relaciona o gráfico com o alimento.

a) I – amido do pão; II – celulose da alface; III – proteína da carne.

b) I – proteína da carne; II – celulose da alface; III – amido do pão.

c) I – celulose da alface; II – proteína da carne; III – amido do pão.

d) I – amido do pão; II – proteína da carne, III – celulose da alface.

e) I – celulose da alface; II – amido do pão; III – proteína da carne.

02. (FGV)

PARA DEMONSTRAR A AÇÃO DA SALIVA NA ETAPA INICIAL DO PROCESSO DIGESTIVO, UM PROFESSOR DE BIOLOGIA REALIZOU O SEGUINTE EXPERIMENTO:

Em um tubo de ensaio (tubo I) adicionou uma solução de água e amido. Em outro tubo de ensaio (tubo II) fez o mesmo, mas adicionou ao tubo um pouco da saliva de um dos alunos. O professor informou aos alunos que manteria os tubos à temperatura ambiente por 30 minutos, após os quais pingaria em cada tubo uma gota de iodo, o qual é capaz de identificar a presença de amido na solução tornando-a roxa. Enquanto aguardavam os 30 minutos, o professor solicitou aos alunos que discutissem o experimento. Marcelo disse que, após pingar o iodo, a solução do tubo I continuaria incolor, e a do tubo II ficaria roxa. Paulo, contudo, disse que ocorreria exatamente o contrário. Mirela disse que, como o dia estava frio, se, ao invés de se manter os tubos à temperatura ambiente, estes fossem mantidos a 37 ºC, não seria necessário esperar 30 minutos para concluir o experimento. Renato discordou de Mirela, argumentando que, tal como ocorre na boca, a 37 ºC o amido se degrada, assim, não seria possível observar qualquer diferença entre os tubos I e II. Carlos disse que o professor deveria adicionar ao tubo II algumas gotas de uma solução básica, uma vez que, na boca, a digestão do amido acontece em pH bem acima de 7. Patrícia discordou, informando que a digestão sempre acontece em pH ácido, como o do estômago, e por isso, no tubo II, também deveriam ser colocadas algumas gotas de uma solução ácida.

Pode-se dizer que estão corretos em suas observações os alunos

a) Paulo e Mirela.

b) Paulo e Renato.

c) Paulo, Renato e Carlos.

d) Marcelo, Mirela e Carlos.

e) Marcelo, Renato e Patrícia.

03. (UFCG) Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua integridade metabólica. Os seres humanos extraem essa energia dos alimentos pelo processo da digestão, através do qual as grandes moléculas orgânicas são transformadas em compostos mais simples de forma a serem assimiladas pelo organismo. Do ponto de vista da morfologia e fisiologia humana, analise as assertivas abaixo e marque as corretas:

I. O trato gastrintestinal é completo, pois é constituído de boca e ânus. Esse tipo anatômico de aparelho não é restrito apenas no homem.

II. A digestão é exclusivamente extracelular, ou seja, todo o processo de digestão se processa fora da célula e no interior de cavidades dos organismos.

III. A digestão dos nutrientes é processada por substâncias orgânicas específicas, as enzimas, que atuam sobre elas e as transformam em compostos mais simples, por exemplo, o amido em glicose pela amilase.

IV. Na digestão estão envolvidos os mecanismos de mastigação, deglutição e movimentos peristálticos dos segmentos intestinais.

V. A digestão ocorre inicialmente na boca, por meio da mastigação e insalivação, onde se situam as estruturas anexas como a língua, os dentes e as glândulas salivares (parótidas, submaxilares e sublinguais).

Estão corretas as assertivas:

a) I e V.

b) II, III e IV.

c) I, II, III, IV e V.

d) V.

e) II e V.

04. (UEPG) O sistema digestório tem como funções básicas a ingestão e a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes e a eliminação dos restos não digeridos e não absorvidos. A respeito desses processos, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – A água e os sais minerais não sofrem digestão. Eles são absorvidos juntamente com os produtos do processo digestório.

1  1 – Os movimentos peristálticos são observados exclusivamente no intestino grosso e no intestino delgado.

2  2 – A mastigação e os movimentos peristálticos constituem processos físicos da digestão, ao passo que a ação das enzimas digestivas constitui um processo químico da digestão.

3  3 – O alimento é ingerido pela boca, onde se processam a digestão física e a digestão química. Depois ele é levado pela faringe e pelo esôfago para o estômago, onde recebe enzimas digestivas. Do estômago, o alimento segue para o intestino, onde só ocorre absorção de água e nutrientes.

4  4 – A digestão nos vertebrados é extracelular e envolve fenômenos físicos e químicos.

05. (UEL) Ao ingerir um lanche composto de pão e carne,

a) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se no duodeno, onde as proteínas são quebradas, com a ação da bile.

b) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação da pepsina.

c) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.

d) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão.

e) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.

06. (UNISA-SP) O esquema a seguir apresenta um conjunto de órgãos, numerados, do aparelho digestório. As funções de absorção de água e produção de bile são realizadas, respectivamente, por:

06

a) V e I.

b) IV e I.

c) II e III.

d) V e II.

e) I e II.

07. (UEPB) Com o slogan “Bode Rei – Ano XI – Faça chuva ou faça sol, em Cabaceiras, o bode não perde a majestade”, Cabaceiras, conhecida como a “Roliúde Nordestina”, apresenta a XI Festa do Bode Rei – Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, com o objetivo de congregar todos os agentes produtivos da cadeia da caprinovinocultura. A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade, onde o turista poderá tornar-se um exímio entendedor do universo bodístico. Desde a identificação da grande variedade de raças nacionais e internacionais, até degustar pratos típicos da culinária bodística como buchada e picado, pizza de bode, bodioca e linguiça de bode. A buchada é um dos pratos mais tradicionais do evento feito com as vísceras do bode. Acerca dos componentes deste prato, assinale a alternativa correta:

a) As “tripas” correspondem ao intestino do animal. Nele ocorre a digestão e absorção apenas de proteínas.

b) No rume ocorre a digestão dos carboidratos.

c) O “bucho” onde são colocados os miúdos corresponde ao estômago do bode, o qual se divide em rume, barrete, folhoso e coagulador.

d) A língua desempenha a função de mastigação e produção de amilase salivar.

e) O fígado é uma glândula anexa ao sistema digestório que lança sua secreção no intestino grosso.

08. (FURG) Considerando a fisiologia do sistema digestório de seres humanos, é correto afirmar:

a) A absorção de nutrientes (aminoácidos e carboidratos) é realizada no intestino grosso.

b) Os lipídeos ingeridos são totalmente digeridos por lipases secretadas no estômago.

c) Carboidratos são digeridos somente por enzimas produzidas no pâncreas.

d) A bile, que é produzida pelo fígado, possui sais biliares que digerem as gorduras.

e) A digestão de proteínas é iniciada no estômago, após a conversão da pré-enzima pepsinogênio em pepsina.

09. (UFRP) A tabela abaixo apresenta uma relação de hormônios relacionados ao sistema digestório.

HORMÔNIO

LOCAL DE PRODUÇÃO

ÓRGÃO-ALVO

FUNÇÃO

Gastrina Estômago Estômago Estimula a produção de suco gástrico.
Secretina Intestino delgado Pâncreas Estimula a liberação de bicarbonato.
Colecistocinina Intestino delgado Pâncreas e vesícula biliar Estimula a liberação da bile pela vesícula biliar e a liberação de enzimas pancreáticas.
Enterogastrona Intestino delgado Estômago Inibe o peristaltismo estomacal e a produção de gastrina.

Supondo que seja possível, através do uso de medicamentos, o controle da produção dos hormônios apresentados acima, que remédio pode um médico receitar para tentar reverter uma situação de um paciente que apresente gastrite?

a) Inibidor da produção de enterogastrona.

b) Indutor da produção de secretina e colecistocinina.

c) Inibidor da produção de gastrina.

d) Indutor da produção de hormônios que tenham o pâncreas como órgão-alvo.

e) Indutor da secreção de qualquer dos hormônios produzidos no intestino delgado.

10. (UFV-MG) O esquema abaixo apresenta cinco órgãos envolvidos na digestão nos seres humanos.

10

Quanto ao processo de digestão associado a esses órgãos, indique a alternativa correta:

a) O suco pancreático é produzido pelo órgão IV, sendo constituído pelas enzimas ptialina, pepsina e tripsina.

b) O suco pancreático, produzido pelo órgão I é lançado no órgão V, é constituído por várias enzimas digestivas.

c) A pepsina, produzida pelo órgão III, é uma enzima que atua em meio ácido digerindo carboidratos.

d) O órgão I produz bile, que é armazenada no órgão II e que, após lançamento no órgão V, facilita a digestão de gorduras.

e) Os produtos da digestão, ocorrida no órgão V, são transportados para o órgão III, onde são absorvidos.

11. (FUVEST) O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao

a) produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carboidratos.

b) produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.

c) produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.

d) produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.

e) absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.

12. (UNEMAT) Os animais obtêm materiais e fonte de energia para suas células por meio dos alimentos. E até que eles estejam disponíveis às células, precisarão ser ingeridos, digeridos e absorvidos, através de processos que envolvem órgãos do sistema digestório. Com relação à digestão e sistema digestório humano, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A presença de alimentos na cavidade bucal estimula a liberação da saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, que atua na digestão do amido.

II. No estômago, o bolo alimentar deglutido se mistura com o suco gástrico produzido por glândulas da parede desse órgão.

III. O intestino delgado apresenta 3 segmentos, o duodeno, onde ocorre a digestão dos componentes do alimento que ainda não haviam sido digeridos, e o jejuno e o íleo onde ocorre a absorção de nutrientes.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Todas estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

13. (UFRN) No rótulo de muitos alimentos industrializados, pode ser encontrada a seguinte informação: CONTÉM GLÚTEN. O glúten é um composto proteico presente em derivados de alguns cereais. Em decorrência da ingestão desse composto, pode ocorrer, nos indivíduos sensíveis ao glúten, atrofia das vilosidades intestinais, causando, por conseguinte,

a) redução dos movimentos peristálticos e da reabsorção de água e sais.

b) liberação de suco pancreático, o que promove a formação de úlceras.

c) baixo aproveitamento dos nutrientes na porção terminal do intestino grosso.

d) perda de peso, devido à menor capacidade de absorção dos nutrientes.

14. (COVEST) Na figura ilustra-se parte do aparelho digestivo do homem. Com relação aos órgãos assinalados, analise as proposições a seguir.

14

1. O alimento em (A) sofre a ação da enzima pepsina, iniciando-se a digestão das proteínas.

2. Um suco rico em bicarbonato, secretado por (B), é lançado no duodeno (C) para neutralizar a acidez do alimento transformado em quimo.

3. As enzimas do suco produzido por (D), uma amilase e uma protease (pepsina), garantem uma boa absorção das vitaminas dos alimentos no duodeno.

4. No duodeno (C), ocorre a liberação da bile, que atua na emulsificação de gorduras contidas no alimento e é armazenada na vesícula biliar (E).

Estão corretas:

a) 2 e 4, apenas.

b) 1, 2 e 4, apenas.

c) 3 e 4, apenas.

d) 1, 2 e 3, apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

15. (UEPB)

LEIA O FRAGMENTO DE TEXTO ABAIXO, EXTRAÍDO DO LIVRO “DESCOBERTAS ACIDENTAIS EM CIÊNCIAS”, DE ROYSTON M. ROBERTS (PAPIRUS, 1993) E ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR.

“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que essa apresentava excesso de açúcar”.

I. O pâncreas é uma glândula mista, apresentando uma região endócrina, representada pelas ilhotas pancreáticas, que produzem hormônios relacionados ao metabolismo da glicose e uma região exócrina, cujas secreções formam o suco pancreático.

II. O suco pancreático é composto pelas enzimas digestivas (amilases, proteases, lípases e maltases) e por bicarbonato.

III. A redução da taxa de glicose no sangue estimula a liberação de glucagon pela porção endócrina do pâncreas, o que ocasiona a quebra de glicogênio no fígado e a liberação de glicose no sangue. Esse estímulo faz com que a secreção de glucagon diminua e a taxa de glicose retorne ao normal.

IV. O aumento do nível de glicose no sangue estimula a liberação de insulina pelo pâncreas, tendo como resposta fisiológica o aumento do transporte de glicose para as células do corpo, nos hepatócitos e nas células musculares ocorre o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, acarretando a redução do nível de glicose. Essa redução faz com que a liberação de insulina diminua e o nível de glicose retorne ao normal.

V. O texto acima descreve um caso onde os cães submetidos à remoção cirúrgica do pâncreas são fenotipicamente diabéticos, mas não insulino-dependentes.

Dentre as proposições acima, estão corretas as que compõem a alternativa:

a)II, IV e V.

b)I, III e V.

c)I, IV e V.

d)I, II e III.

e)I, III e IV.

16. (UFU)                  OBSERVE A FIGURA ABAIXO

16

Adaptado de CESAR e SEZAR. São Paulo: Saraiva, 2003, v. 2.

Essa figura mostra um segmento do sistema digestório humano. No interior dos retângulos, os números correspondem a hormônios ou a outras substâncias produzidas por componentes desse sistema. Assim, os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, à

a) colecistocinina, gastrina, bile e secretina.

b) gastrina, bile, secretina e colecistocinina.

c) secretina, colecistocinina, gastrina e bile.

d) gastrina, bile, colecistocinina e secretina.

17. (UEMS) No ser humano o sistema digestório compõe-se de boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Durante o processo da digestão, há uma variação do pH ao longo do sistema digestório. Considerando essa variação podemos dizer que:

a) Na boca, o pH é neutro; no estômago e intestino, é ácido.

b) Na boca, o pH é ácido; no estômago, é ácido e, no intestino, é alcalino.

c) Na boca, o pH é alcalino; ácido no estômago e alcalino no intestino.

d) Na boca, o pH é neutro; é ácido no estômago e alcalino no intestino.

e) Na boca, o pH é ácido; alcalino no estômago e no intestino.

18. (UNESP) O sanduíche que João comeu foi feito com duas fatias de pão, bife, alface, tomate e bacon. Sobre a digestão desse sanduíche, pode-se afirmar que

a) os carboidratos do pão começam a ser digeridos na boca e sua digestão continua no intestino.

b) as proteínas do bife são totalmente digeridas pela ação do suco gástrico no estômago.

c) a alface é rica em fibras, mas não tem qualquer valor nutricional, uma vez que o organismo humano não digere a celulose.

d) as vitaminas do tomate, por serem hidrossolúveis, têm sua digestão iniciada na boca, e são totalmente absorvidas ao longo do intestino delgado.

e) a maior parte da gordura do bacon é emulsificada pelo suco pancreático, facilitando a ação das lípases.

19. (UNIMONTES) A figura abaixo mostra de forma esquemática a digestão do amido pelo organismo humano. Analise-a.

19

 

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) As menores unidades representadas na figura são denominadas maltoses.

b) O destino final das subunidades do amido é a produção de ácido lático e ATP.

c) A amilase é essencial para que ocorra a etapa de absorção pelas células.

d) A absorção do amido ocorre na porção final do intestino por transporte ativo.

20. (UMESP)

O enxadão da obra bateu onze horas

Vamos simbora João, vamos simbora João

Quê é que você troxe na marmita, Dito?

Truxe ovo frito, truxe ovo frito

E você, Beleza, o quê é que você troxe?

Arroz com feijão

E um torresmo à milanesa

Da minha Tereza

(Torresmo à Milanesa – Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro)

A digestão da refeição de Beleza requer a ação predominante de:

a) amilase salivar, carboidrases e lipases pancreáticas; menos intensamente pepsina e tripsina.

b) pepsina e tripsina; menos intensamente amilase salivar e carboidrases e lipases pancreáticas.

c) tripsina e amilase salivar; menos intensamente carboidrases e lipases pancreáticas e pepsina.

d) pepsina e lipase pancreática; menos intensamente amilase salivar, carboidrases e tripsina.

e) amilase salivar e pepsina; menos intensamente carboidrases e lípases pancreáticas e tripsina.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09

10

E

A C VFVFV E A C E C

D

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

D

D D B E D D A C A
Anúncios

Responses

  1. Professor,por que a 4 afirmativa 3 está errada?

    • 04. (UEPG) O sistema digestório tem como funções básicas a ingestão e a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes e a eliminação dos restos não digeridos e não absorvidos. A respeito desses processos, assinale o que for correto.
      I II
      0 0 – A água e os sais minerais não sofrem digestão. Eles são absorvidos juntamente com os produtos do processo digestório.
      1 1 – Os movimentos peristálticos são observados exclusivamente no intestino grosso e no intestino delgado.
      2 2 – A mastigação e os movimentos peristálticos constituem processos físicos da digestão, ao passo que a ação das enzimas digestivas constitui um processo químico da digestão.
      3 3 – O alimento é ingerido pela boca, onde se processam a digestão física e a digestão química. Depois ele é levado pela faringe e pelo esôfago para o estômago, onde recebe enzimas digestivas. Do estômago, o alimento segue para o intestino, onde só ocorre absorção de água e nutrientes.
      4 4 – A digestão nos vertebrados é extracelular e envolve fenômenos físicos e químicos.
      AFIRMATIVA 3 3 (“O alimento é ingerido pela boca, onde se processam a digestão física e a digestão química. Depois ele é levado pela faringe e pelo esôfago para o estômago, onde recebe enzimas digestivas. Do estômago, o alimento segue para o intestino, onde só ocorre absorção de água e nutrientes.”) – FALSA
      – No intestino delgado ocorre a digestão entérica ou intestinal.
      Djalma Santos

  2. Professor, por que a 18 letra c está errada?

    • 18. (UNESP) O sanduíche que João comeu foi feito com duas fatias de pão, bife, alface, tomate e bacon. Sobre a digestão desse sanduíche, pode-se afirmar que
      a) os carboidratos do pão começam a ser digeridos na boca e sua digestão continua no intestino.
      b) as proteínas do bife são totalmente digeridas pela ação do suco gástrico no estômago.
      c) a alface é rica em fibras, mas não tem qualquer valor nutricional, uma vez que o organismo humano não digere a celulose.
      d) as vitaminas do tomate, por serem hidrossolúveis, têm sua digestão iniciada na boca, e são totalmente absorvidas ao longo do intestino delgado.
      e) a maior parte da gordura do bacon é emulsificada pelo suco pancreático, facilitando a ação das lípases.
      ALTERNATIVA C (“a alface é rica em fibras, mas não tem qualquer valor nutricional, uma vez que o organismo humano não digere a celulose.”) – INCORETA
      – Conquanto o sistema digestório humano seja incapaz de digerir as fibras, em função de não possuir enzimas capazes de realizar esse processo, elas estão relacionadas, inclusive, com a melhoria do transito intestinal, tendo, de certa forma, valor nutricional.
      Djalma Santos

  3. Professor , a 19 d está errada, logo eu pergunto , a absorção de no intestino delgado é feita por transporte passivo?

    • AFIRMATIVA D (“A absorção do amido ocorre na porção final do intestino por transporte ativo.”)
      – Não ocorre absorção de amido.
      – Sugiro que revise fases da digestão.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: