Publicado por: Djalma Santos | 7 de novembro de 2010

Testes de sistema nervoso (1/4)

01. (UFCG) A unidade funcional do sistema nervoso é uma célula excitável, altamente especializada, o neurônio. Os neurônios, normalmente, apresentam três regiões principais: o corpo celular, os dendritos e o axônio. Observe as estruturas indicadas em 1, 2, 3, 4 e 5 da figura abaixo e assinale a alternativa correta.

01

Figura. Ilustração esquemática de uma célula nervosa humana.

a) 5 – dendrito, 3 – corpo celular, 2 – axônio, 1 – botões sinápticos, 4 – terminações axônicas.

b) 1 – corpo celular, 2 – dendritros, 3 – axônio, 4 – telodendro, 5 – terminações axônicas.

c) 3 – axônio, 2 – corpo celular, 1 – dendrito, 4 – botões sinápticos, 5 – telodendro.

d) 2 – corpo celular, 3 – dendrito, 1 – axônio, 4 – telodendro, 5 – terminações nervosas.

02. (UEPB) Um indivíduo sofreu uma queda e desmaiou, sendo socorrido e conduzido ao hospital onde foram feitos exames e o mesmo ficou sob observação. Após algum tempo despertou, afirmando que não estava enxergando. O médico explicou à família que o trauma deve ter atingido.

a) Os lobos temporais, situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, que controlam a visão.

b) Os lobos occipitais, situados na parte traseira da cabeça, eu controlam a visão.

c) Os lobos parietais, localizados nas regiões laterais superiores da cabeça, que controlam a visão.

d) O lobo frontal, localizado na porção anterior de cada hemisfério cerebral, que controla a visão.

e) Os lobos localizados na parte inferior do cérebro, responsáveis pela visão.

03. (MACK) Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que

a) ocorre no axônio de um neurônio.

b) provoca a destruição dos neurotransmissores.

c) como consequência, não há impulso nervoso no neurônio pós-sináptico.

d) atrasa a condução de um impulso ao longo de um neurônio.

e) provoca a diminuição permanente da produção de ATP no neurônio pós-sináptico.

04. (UFRPE) O encéfalo humano origina-se do desenvolvimento embrionário de cinco vesículas dispostas em linha; onde a quarta vesícula origina o cerebelo. Se X corresponde ao número que indica o cerebelo, na figura, e Y corresponde ao papel por ele exercido no organismo desse homem, é correto afirmar que:

04

a) X = 1 e Y = sede da inteligência.

b) X = 2 e Y = sede da audição.

c) X = 3 e Y = sede da memória.

d) X = 4 e Y = coordenador do equilíbrio corporal.

e) X = 5 e Y = coordenador da visão.

05. (UNINOEST) Sobre o Sistema Nervoso, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que corresponda somente às afirmativas corretas.

I. Os neurônios durante o repouso, quando não estão transmitindo impulsos nervosos, apresentam a superfície interna da membrana plasmática negativa em relação ao exterior.

II. As células de Schwann e os oligodendrócitos são células gliais responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, respectivamente.

III. Nas sinapses químicas as células comunicam-se entre si através de junções intramembranas (junções gap), permitindo a passagem do impulso nervoso diretamente de uma célula para outra.

IV. Na transmissão do impulso nervoso, os neurônios passam pela despolarização e repolarização, onde ocorre alteração da permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, respectivamente.

a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

06. (UFAL) O principal componente do sistema nervoso é o neurônio, um tipo de célula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras células. A região entre dois neurônios é chamada sinapse; as substâncias químicas que transmitem as mensagens de um neurônio a outro pela sinapse são chamadas mediadores, mensageiros químicos ou neurotransmissores. Os cientistas descobriram que, em muitas doenças do sistema nervoso, a quantidade desses mensageiros fica alterada. O consumo habitual de drogas, como a cocaína, o tabaco e a maconha, também produz efeito semelhante.

06

Dadas as afirmações sobre o assunto,

I. Quando o neurônio é devidamente estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas em sua membrana, sempre dos dendritos em direção ao axônio.

II. As sinapses nervosas ocorrem, em geral, entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro, mas também pode haver sinapses entre um axônio e um corpo celular, entre dois axônios, ou entre um axônio e uma célula muscular, neste caso, chamada sinapse neuromuscular.

III. Dentre outras, algumas substâncias que atuam como neurotransmissores são: acetilcolina, adrenalina (ou epinefrina), neuroadrenalina (ou norepinefrina), dopamina e serotonina.

Está(ão) correta(s):

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e III.

e) I, II e III.

07. (PUC-RS) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em

a) noradrenalina.

b) acetilcolina.

c) serotonina.

d) glicina.

e) glutamato.

08. (FURG) Durante o ataque de um cão uma pessoa apresenta: aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória e aumento do retorno venoso. Estas alterações fisiológicas são estimuladas pelo(s):

a) Sistema Neuro-hipófise.

b) Sistema Nervoso Parassimpático.

c) Sistema Límbico.

d) Sistema Nervoso Simpático.

e) Reflexos Medulares.

09. (FAVIP) Aplicado um estímulo num ponto de um axônio, como ilustrado na figura, ocorrem os seguintes eventos:

09

1. A membrana torna-se muito permeável ao sódio (X), que passa do meio para o interior do axônio em maior quantidade do que os íons potássio (Y) saem do interior para o meio.

2. A membrana torna-se muito permeável ao potássio (X), que passa do meio para o interior do axônio em maior quantidade do que os íons sódio (Y) saem do interior para o meio.

3. A superfície da membrana, no ponto e no instante do estímulo, fica externamente negativa e internamente positiva; diz-se, então, que a membrana sofreu inversão de polaridade.

4. Os íons sódio (X) são expulsos, e a membrana volta à polaridade inicial.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 4.

b) 2 e 3.

c) 1, 3 e 4.

d) 2, 3 e 4.

e) 1 e 3.

10. (UNCISAL) O sistema nervoso autônomo é subdividido em sistema nervoso simpático e parassimpático, que funcionam de maneira involuntária. Assinale a alternativa correta com relação à atividade simpática:

a) contração da pupila e da bexiga urinária.

b) taquicardia e broncoconstrição.

c) vasoconstrição das artérias e taquicardia.

d) bradicardia e broncodilatação.

e) relaxamento da bexiga urinária e broncoconstrição.

11. A figura abaixo representa um fragmento de medula espinhal e alguns neurônios. Assinale a relação correta entre I, II e III.

11

I

II

III

a

Sinapse Neurônio motor

Neurônios sensitivos

b

Sinapse Neurônio motor

Neurônios integradores

c

Sinapse Neurônio integrador

Neurônios sensitivos

d

Sinapse Neurônio sensitivo

Neurônios motores

e

Sinapse Neurônio sensitivo

Neurônios integradores

12. (COVEST) Otto Loewi realizou experimento clássico que comprovou, de maneira incontestável, que existia a mediação química no Sistema Nervoso Autônomo. Ele isolou dois corações de sapo, os perfundiu com uma solução fisiológica morna (Ringer) e registrou a atividade cardíaca. A experiência demonstrou que: ao estimular determinado nervo (A) do coração 1, ocorre uma forte inibição das contrações cardíacas espontâneas daquele coração; ao perfundir o coração 2 com o líquido efluente do coração 1, ocorre, no segundo coração, o mesmo efeito inibidor. Analise a figura abaixo e as afirmações correspondentes.

I    II

0   0 – O nervo estimulado (A), que provocou a diminuição dos batimentos cardíacos, faz parte do Sistema Simpático, pois este tem um efeito inibidor sobre o coração.

1   1 – A inibição do coração 2 pelo líquido efluente do coração 1, ocorre devido à presença de acetilcolina liberada pela estimulação do Parasimpático, no coração 1.

2   2 – A inibição do coração 2 ocorre devido à condução do impulso nervoso através do líquido (Ringer), pois este é um bom condutor elétrico.

3  3 – Se o nervo estimulado fosse do Simpático, teríamos um aumento da atividade cardíaca e não uma inibição, pois este ramo do sistema nervoso autônomo tem uma ação excitatória sobre o coração.

4  4 – O resultado dessa experiência demonstra que a frequência cardíaca não depende do controle neural.

13. (UPE) O tipo celular que identifica os tecidos do sistema nervoso é o neurônio. Através do sistema nervoso, os animais relacionam-se com o ambiente, dele recebendo estímulos e organizando complexas e elaboradas respostas. O neurônio é responsável por estas atividades. Identifique, na figura abaixo, as partes do neurônio e as funções desempenhadas, respectivamente.

13

Assinale a alternativa correta.

a) Em 1, estão representados os dendritos, responsáveis pela recepção dos estímulos.

b) Em 2, encontra-se o local das sinapses, onde agem os neurotransmissores ou mediadores químicos.

c) Em 3, encontra-se corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais.

d) Em 4, encontra-se a bainha de mielina, que envolve todas as fibras nervosas.

e) Em 5, encontram-se as terminações nervosas do axônio, que captam os impulsos nervosos e os dirigem para a estrutura de número 2.

14. (UTFPR) O tecido nervoso é formado por células com grande capacidade para receberem e transmitirem impulsos nervosos. Essas células, denominadas neurônios, são dotadas de prolongamentos: os dendritos e o axônio. Na conexão entre dois neurônios não há continuidade citoplasmática, mas sim um tipo especial de junção, denominada:

a) interdigitação.

b) sinapse.

c) neuroglia.

d) desmossomo.

e) microvilosidade.

15. (UFMS) Os animais se comunicam de diversas formas, havendo relação direta da complexidade dessa comunicação com o desenvolvimento do sistema nervoso e de órgãos sensoriais, principalmente presentes na cabeça do animal. Essas estruturas não se limitam à comunicação, mas também à percepção do meio. Em relação às diferentes estruturas e estratégias adotadas pelas espécies animais para comunicação e percepção do meio em que vivem, é possível afirmar:

a) Poríferos e cnidários apresentam sistema nervoso primitivo, constituindo-se em uma rede nervosa difusa distribuída pelo corpo.

b) Entre os moluscos, lulas e polvos possuem gânglio cerebral bem-desenvolvido e olhos comparáveis aos dos vertebrados.

c) Insetos não possuem capacidade de comunicação através de sons, mas sim através da visão (por exemplo, por olhos compostos) e olfação, que são bem desenvolvidas no grupo.

d) Em vertebrados, o encéfalo constitui o sistema nervoso central, ao passo que a medula e os gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico.

e) Na retina do olho do ser humano, há dois tipos de células fotossensíveis, os cones, que captam imagens mesmo com pouca luz, e os bastonetes, que são responsáveis pela visão colorida do ambiente.

16. (UFRR)O vestibular é um momento importante na vida de uma pessoa, a qual pode apresentar certa ansiedade antes e durante as provas. Nesta situação o organismo sofre intensas alterações fisiológicas. Considerando a alterações estimuladas pelo Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsa s (F) e marque a alternativa que representa a sequência correta:

I. Aumento da frequência cardíaca

II. Aumento da peristalte intestinal

III. Diminuição da pressão sanguínea

IV. Dilatação da pupila

V. Contração da bexiga

a) V, V, F, V, V.

b) F, V, V, F, V.

c) V, F, V, V, F.

d) F, V, F, F, V.

e) V, F, F, V, F.

17. (UEPB) O reflexo patelar é um exemplo de ato reflexo, ou seja, de resposta do corpo humano a estímulos antes que o encéfalo tome consciência destes. Complete a descrição do reflexo patelar, de forma a torná-la coerente e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento.

“Um leve toque no joelho faz a perna levantar, sem que tomemos consciência desse movimento. O toque estimula ________ de um ________, que transmite esse estímulo até a ________ da medula. Nessa região, o estímulo é transformado em ________, que é transmitida aos músculos através da ________ do mesmo nervo. Esse trajeto percorrido pelo impulso nervoso forma o ________”.

a) fibras sensitivas, nervo espinhal, substância branca, ordem motora, fibra motora, ato reflexo.

b) fibras motoras, nervo misto, substância branca, ordem motora, fibra sensitiva, arco reflexo.

c) fibras sensitivas, nervo espinhal, substância cinzenta, ordem motora, fibra motora, arco reflexo.

d) fibras motoras, nervo motor, substância cinzenta, ordem motora, fibra sensitiva, ato reflexo.

e) fibras motoras, nervo motor, substância cinzenta, ordem motora, fibra sensitiva, arco reflexo.

18. (UFPB) O encéfalo humano, plenamente diferenciado, é constituído pelas seguintes partes: cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, cerebelo e medula oblonga.  Considere uma pessoa com lesões encefálicas que afetaram parte dos movimentos dos braços e pernas e a orientação da postura corporal. Na hipótese de que essas lesões possam ser corrigidas através de técnicas que utilizem células-tronco, essas intervenções deverão privilegiar as regiões do(a)

a) medula oblonga e cerebelo.

b) cerebelo e cérebro.

c) cérebro e hipotálamo.

d) hipotálamo e tálamo.

e) tálamo e medula oblonga.

19. (UNIMONTES) Os axônios são prolongamentos maiores cuja função é transmitir impulsos nervosos do corpo celular para outras células, permitindo, desse modo, a ligação entre células. Essa passagem da informação de um neurônio para outra célula é feita através das sinapses. A figura abaixo ilustra esse processo. Analise-a.

19

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) As sinapses químicas ocorrem apenas nas junções entre as terminações dos axônios e os músculos, sendo chamadas placas motoras.

b) As vesículas sinápticas liberam os neurotransmissores, através da membrana, pelo processo de difusão facilitada.

c) A maioria dos medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuição da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica.

d) O citoplasma dos axônios não possui ribossomos, sendo as proteínas axonais sintetizadas no corpo celular.

20. (PUC-RS) Numere os parênteses relacionando as palavras da coluna A com as respectivas definições da coluna B.

COLUNA A

1. Sinapse

2. Axônio

3. Mielina

4. Dendrito

COLUNA B

(    ) fibra longa do neurônio para a condução de potenciais elétricos.

(    ) fibra curta do neurônio que recebe informação para o neurônio.

(    ) envoltório de axônio que acelera a transmissão do impulso nervoso.

(    ) junção especializada onde é liberado o neurotransmissor.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 1234.

b) 2431.

c) 2413.

d) 42 31.

e) 4213.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09 10

C

B C D B E A D C

C

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

D FVFVF A B B E C B D

B

 

Anúncios

Responses

  1. Obrigado!

  2. obrigada!!

  3. Professor, questão 16:
    III. Diminuição da pressão sanguínea
    Isso é do simpático ou parassimpático?

    E quanto a questão 12, poderia me explicar??

    Obrigado desde já.

    • Prezado Newton
      Veja abaixo as explicações que você solicitou.
      16. (UFRR) O vestibular é um momento importante na vida de uma pessoa, a qual pode apresentar certa ansiedade antes e durante as provas. Nesta situação o organismo sofre intensas alterações fisiológicas. Considerando as alterações estimuladas pelo Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que representa a sequência correta:
      I. Aumento da frequência cardíaca
      II. Aumento da peristalte intestinal
      III. Diminuição da pressão sanguínea
      IV. Dilatação da pupila
      V. Contração da bexiga
      a) V, V, F, V, V.
      b) F, V, V, F, V.
      c) V, F, V, V, F.
      d) F, V, F, F, V.
      e) V, F, F, V, F.
      – O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO acelera os batimentos cardíacos; dilata as passagens dos brônquios; reduz a motilidade do intestino grosso; constringe vasos sanguíneos; aumenta o peristaltismo do esôfago; causa a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; ALÉM DE AUMENTAR A PRESSÃO SANGUÍNEA.
      12. (COVEST) Otto Loewi realizou experimento clássico que comprovou, de maneira incontestável, que existia a mediação química no Sistema Nervoso Autônomo. Ele isolou dois corações de sapo, os perfundiu com uma solução fisiológica morna (Ringer) e registrou a atividade cardíaca. A experiência demonstrou que: ao estimular determinado nervo (A) do coração 1, ocorre uma forte inibição das contrações cardíacas espontâneas daquele coração; ao perfundir o coração 2 com o líquido efluente do coração 1, ocorre, no segundo coração, o mesmo efeito inibidor. Analise a figura abaixo e as afirmações correspondentes.
      I II
      0 0 – O nervo estimulado (A), que provocou a diminuição dos batimentos cardíacos, faz parte do Sistema Simpático, pois este tem um efeito inibidor sobre o coração.
      – FALSA. O Sistema Nervoso Simpático tem ação excitatório sobre o coração, assim sendo, sua estimulação aumenta a frequência cardíaca.
      1 1 – A inibição do coração 2 pelo líquido efluente do coração 1, ocorre devido à presença de acetilcolina liberada pela estimulação do Parasimpático, no coração 1.
      – VERDADEIRA. A estimulação do parassimpático promove a liberação de acetilcolina (neurotransmissor), que tem um efeito inibidor, reduzindo, dessa forma, a frequência cardíaca.
      2 2 – A inibição do coração 2 ocorre devido à condução do impulso nervoso através do líquido (Ringer), pois este é um bom condutor elétrico.
      – FALSA. Líquido não conduz impulso nervoso.
      3 3 – Se o nervo estimulado fosse do Simpático, teríamos um aumento da atividade cardíaca e não uma inibição, pois este ramo do sistema nervoso autônomo tem uma ação excitatória sobre o coração.V
      – VERDADEIRA. O simpático tem uma ação excitatória sobre o coração, aumentando, dessa forma, a frequência cardíaca quando estimulado.
      – O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO ACELERA OS BATIMENTOS CARDÍACOS; dilata as passagens dos brônquios; reduz a motilidade do intestino grosso; constringe vasos sanguíneos; aumenta o peristaltismo do esôfago; causa a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea.
      4 4 – O resultado dessa experiência demonstra que a frequência cardíaca não depende do controle neural.F
      – FALSA. A experiência demonstra que a frequência cardíaca depende do controle neural.
      Um abraço
      Djalma Santos

  4. Muito obrigado!!

  5. obrigado me ajudou bastante…

  6. questão 10 está errada,a alternativa correta é a letra A !

    • 10. (UNCISAL) O sistema nervoso autônomo é subdividido em sistema nervoso simpático e parassimpático, que funcionam de maneira involuntária. Assinale a alternativa correta com relação à atividade simpática:
      a) contração da pupila e da bexiga urinária.
      b) taquicardia e broncoconstrição.
      c) vasoconstrição das artérias e taquicardia.
      d) bradicardia e broncodilatação.
      e) relaxamento da bexiga urinária e broncoconstrição.
      Prezada Isadora
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“vasoconstrição das artérias e taquicardia.”).
      – A contração da pupila e da bexiga urinária (alternativa A): atividade parassimpática e não simpática, como você sugere.
      Um abraço
      Djalma Santos

  7. Por que é a D na 19? Por favor, me explica por que as outras estão erradas!

    • Prezada Nara
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“O citoplasma dos axônios não possui ribossomos, sendo as proteínas axonais sintetizadas no corpo celular.”).
      JUSTIFICATIVA
      ALTERNATIVA A (“As sinapses químicas ocorrem apenas nas junções entre as terminações dos axônios e os músculos, sendo chamadas placas motoras.”) – INCORRETA
      – As sinapses podem ocorrer, também, entre neurônios, e não apenas entre as terminações dos axônios e os músculos, como consta nessa alternativa.
      ALTERNATIVA B (“As vesículas sinápticas liberam os neurotransmissores, através da membrana, pelo processo de difusão facilitada.”) – INCORRETA
      – Depois de sintetizados, os neurotransmissores são transportados para as vesículas sinápticas, liberando seu conteúdo no espaço sináptico por meio de exocitose e não pelo processo de difusão facilitada, como consta nessa alternativa.
      ALTERNATIVA C (“A maioria dos medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuição da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica.”) – INCORRETA
      – A ação dos medicamentos antidepressivos está relacionada com o aumento da disponibilidade de neurotransmissores nas fendas sinápticas.
      ALTERNATIVA D (“O citoplasma dos axônios não possui ribossomos, sendo as proteínas axonais sintetizadas no corpo celular.”) – CORRETA
      – Um neurônio típico apresenta três partes: corpo celular, dendritos e axônio.
      * Corpo celular: parte mais volumosa da célula nervosa, onde se localiza o núcleo (centro das informações genéticas) e o citoplasma, no qual se encontram muitas estruturas citoplasmáticas, como mitocôndrias; complexo golgiense perinuclear e retículo endoplasmático, inclusive o rugoso, relacionado com a síntese proteica.
      * Dendritos (do grego “dendron”, árvore): são prolongamentos finos e geralmente ramificados, que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
      * Axônio: prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular, permitindo, deste modo, a ligação entre as células. O CITOPLASMA DOS AXÔNIOS NÃO POSSUI, REALMENTE, RIBOSSOMOS, necessários à síntese proteica. Dessa forma, as proteínas axonais são sintetizadas, como vimos acima, no corpo celular, sendo empacotadas em vesículas membranosas e transportadas até o axônio pela ação de uma proteína denominada cinesina, que se desloca sobre os microtúbulos, com gasto de ATP.
      Sucesso
      Djalma Santos

  8. Olá! a questão 15 ficou um tanto confusa. Se possível o senhor poderia dar uma explicada?
    Atenciosamente,

    • 15. (UFMS) Os animais se comunicam de diversas formas, havendo relação direta da complexidade dessa comunicação com o desenvolvimento do sistema nervoso e de órgãos sensoriais, principalmente presentes na cabeça do animal. Essas estruturas não se limitam à comunicação, mas também à percepção do meio. Em relação às diferentes estruturas e estratégias adotadas pelas espécies animais para comunicação e percepção do meio em que vivem, é possível afirmar:
      a) Poríferos e cnidários apresentam sistema nervoso primitivo, constituindo-se em uma rede nervosa difusa distribuída pelo corpo.
      b) Entre os moluscos, lulas e polvos possuem gânglio cerebral bem-desenvolvido e olhos comparáveis aos dos vertebrados.
      c) Insetos não possuem capacidade de comunicação através de sons, mas sim através da visão (por exemplo, por olhos compostos) e olfação, que são bem desenvolvidas no grupo.
      d) Em vertebrados, o encéfalo constitui o sistema nervoso central, ao passo que a medula e os gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico.
      e) Na retina do olho do ser humano, há dois tipos de células fotossensíveis, os cones, que captam imagens mesmo com pouca luz, e os bastonetes, que são responsáveis pela visão colorida do ambiente.
      Prezada Isllany
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: B (“Entre os moluscos, lulas e polvos possuem gânglio cerebral bem-desenvolvido e olhos comparáveis aos dos vertebrados.”)
      JUSTIFICATIVA
      ALTERERNATIVA A (“Poríferos e cnidários apresentam sistema nervoso primitivo, constituindo-se em uma rede nervosa difusa distribuída pelo corpo.”) – INCORRETA
      – Poríferos não possuem sistema nervoso.
      – Cnidários: sistema nervoso difuso ou reticular.
      ALTERNATIVA B (“Entre os moluscos, lulas e polvos possuem gânglio cerebral bem-desenvolvido e olhos comparáveis aos dos vertebrados.”) – CORRETA
      ALTERNATIVA C (“Insetos não possuem capacidade de comunicação através de sons, mas sim através da visão (por exemplo, por olhos compostos) e olfação, que são bem desenvolvidas no grupo.”) – INCORRETA
      – Nos insetos, ao contrário do que consta nesta alternativa, há estruturas sensoriais especializadas na captação de estímulos sonoros (audição).
      ALTERNATIVA D (“Em vertebrados, o encéfalo constitui o sistema nervoso central, ao passo que a medula e os gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico.”) – INCORRETA
      – A medula compõe o sistema nervoso central e não o periférico, como consta nesta alternativa.
      – Sistema nervoso central (SNC): encéfalo e medula.
      – Sistema nervoso periférico (SNP): gânglios e nervos.
      ALTERNATIVA E (“Na retina do olho do ser humano, há dois tipos de células fotossensíveis, os cones, que captam imagens mesmo com pouca luz, e os bastonetes, que são responsáveis pela visão colorida do ambiente.”) – INCORRETA
      – Os cones são ativos na luz forte, permitindo a visão de cores.
      – Os bastonetes não permitem a visão de cores.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: