Publicado por: Djalma Santos | 15 de novembro de 2010

Testes de sistema nervoso (2/4)

01. (UFPI) Observe o esquema abaixo relativo à sinapse neuronal e marque a alternativa que contém somente informações corretas sobre os mecanismos funcionais pré-sináptico e pós-sináptico.

01

a) A polarização da membrana (1) induz a abertura de canais de cálcio (2), nos quais o influxo promove a endocitose das vesículas (3), com a abertura das vesículas sinápticas e a liberação dos neurotransmissores, que se ligam aos receptores (4); e os íons Na+ polarizam a membrana pós-sináptica (5); ocasionando o impulso nervoso.

b) A polarização da membrana (1) ocasiona a liberação das vesículas sinápticas (3), as quais contêm substâncias denominadas neurotransmissores, que são mediadores químicos responsáveis pela transmissão do impulso nervoso, por meio de junções comunicantes que unem as células nervosas, permitindo a passagem de íons; o que ocasiona uma conexão elétrica, promotora da transmissão do impulso nervoso, com a polarização da membrana pós-sináptica (5).

c) A despolarização da membrana (1) ocasiona a abertura dos canais de cálcio (2) e o influxo de cálcio promove a exocitose das vesículas sinápticas com liberação de neurotransmissores (3), que se ligam aos receptores (4), deixando entrar íons Na+; o que promove a despolarização da membrana pós-sináptica (5), ocasionando a transmissão do impulso nervoso.

d) A união do neurotransmissor com o receptor (4) ocasiona somente efeitos excitatórios (3) sobre o neurônio seguinte do circuito, por causa da abertura de canais iônicos (1), os quais promovem a polarização da membrana e a transmissão do impulso nervoso (5).

e) O impulso nervoso (5), em todas as sinapses (4), transmite-se por meio de mediadores químicos, os quais vão ativar receptores de outros neurônios ou de células efetoras, por meio da polarização das membranas (1 e 5).

02. (MACK) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.

a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.

b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.

c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.

d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.

e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.

03. (MACK) Muitos seres vivos produzem substâncias que afetam o funcionamento do sistema nervoso humano. Dessa forma, vários medicamentos sãoelaborados a partir de substâncias produzidas, por exemplo, por fungosou plantas. É correto afirmar que

a) essas substâncias são inofensivas aos seres humanos, uma vez que são produzidas por outros seres vivos.

b) essas substâncias podem agir durante um tempo, mas são sempre metabolizadas e não afetam permanentemente o funcionamento do sistema nervoso humano.

c) essas substâncias podem agir na geração, condução ou transmissão do impulso nervoso.

d) a intensidade da resposta nervosa a essas substâncias depende exclusivamente da dose utilizada.

e) cada substância provoca apenas um tipo de resposta, sendo, assim, específica para cada região do sistema nervoso.

04. (UFU) Com relação ao sistema nervoso dos diferentes grupos animais, faça a associação entre os números referentes aos grupos de animais (Coluna I) com as letras correspondentes às características dos sistemas nervosos (Coluna II).

COLUNA I

GRUPOS ANIMAIS

COLUNA II

CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS NERVOSOS

1. Cnidários

a. Possuem sistema nervoso rudimentar formado por um anel nervoso, do qual partem nervos radiais.

2. Platelmintos e

anelídeos

b. Têm sistema nervoso dorsal protegido por estruturas ósseas ou cartilaginosas. Além do encéfalo bem desenvolvido, possuem medula espinhal no interior da coluna vertebral.

3. Cefalópodes

c. Possuem sistema nervoso difuso. Seus neurônios estão distribuídos em rede por todo o corpo.

4. Equinodermos

d. Têm o sistema nervoso constituído, fundamentalmente, por um par de gânglios cerebrais na região anterior do corpo, dos quais pastem cordões nervosos ventrais para a região posterior.

5. Vertebrados

e. Possuem gânglios nervosos que se agrupam em um grande cérebro protegido por uma cápsula, de onde saem os nervos.

Marque a alternativa correta.

a) 1 – c; 2 – e; 3 – d; 4 – a; 5 – b.

b) 1 – c; 2 – d; 3 – e; 4 – a; 5 – b.

c) 1 – a; 2 – e; 3 – d; 4 – c; 5 – b.

d) 1 – a; 2 – d; 3 – e; 4 – c; 5 – b.

05. (UNIVASF) Sabendo-se que, ao ser estimulada eletricamente, uma fibra muscular individualizada apresenta uma resposta diferente daquela mostrada por um músculo inteiro, analise os gráficos e identifique a alternativa que indica as respostas esperadas para a fibra muscular individualizada e para o músculo inteiro, respectivamente.

05

Estão corretas apenas

a) 1 e 2.

b) 2 e 3.

c) 3 e 4.

d) 4 e 5.

e) 1 e 5.

06. (UEL) “O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais; detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo, interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares”.

(TORTORA, G.J.; GRABOWSKI, S.R. “Princípios de anatomia e fisiologia”. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p.5.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.

II. O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.

III. Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina, a adrenalina, a noradrenalina.

IV. A presença da bainha de mielina, que recobre a maioria dos axônios, além de proteger o axônio, facilita a propagação do impulso nervoso.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

07. (UFMG) “Sabe-se que o chocolate contém muitas substâncias psicoativas, que chegam ao cérebro através do sangue, logo após sua digestão. Elas atuam sobre os neurônios e os neurotransmissores, provocando todas aquelas sensações de bem-estar, euforia, prazer, tranquilidade, concentração e diminuição da ansiedade e da dor, que fazem a gente querer mais um pedacinho de chocolate.”

GUERRA, L.B, “Chocolate é uma festa para o cérebro”. Química do chocolate. CDC, UFMG, 2007. (Adaptado)

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta células ou estruturas que não estão diretamente envolvidas na percepção das sensações induzidas pelo chocolate.

a) Alvéolos pulmonares.

b) Células absortivas do intestino.

c) Células endoteliais.

d) Substância cinzenta do cérebro.

08. (PUC-CAMPINAS) O epitélio olfativo dos mamíferos é formado por células epiteliais de sustentação e por células sensoriais que se comunicam com outras células situadas nos bulbos olfatórios. Sobre as células sensoriais fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Essas células são neurônios, cada um formado por um corpo celular e por dois tipos de prolongamentos: axônio e dendrito.

II. A transmissão do impulso de uma célula para a outra é efetuada através de uma sinapse, não existindo continuidade citoplasmática entre as duas células.

III. Na sinapse, o impulso nervoso pode ser transmitido indiferentemente em qualquer sentido, isto é, do axônio para o dendrito ou do dendrito para o axônio.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

09. (COVEST) Na figura abaixo, ilustra-se o encéfalo do homem. Correlacione as estruturas numeradas de 1 a 4 com uma função descrita a seguir.

09

1. cérebro.

2. cerebelo.

3. bulbo.

4. medula.

(    ) Exerce o controle do equilíbrio corporal, do tônus e do vigor muscular.

(   ) Controla a respiração e a digestão, além de determinar alterações nos batimentos cardíacos.

(    ) Coordena muitas funções e é sede da inteligência e da memória.

(   ) Transporta informações e integra respostas simples a certos tipos de estímulos.

A sequência correta é:

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 4, 3, 2 e 1.

c) 3, 2, 4 e 1.

d) 3, 4, 1 e 2.

e) 2, 3, 1 e 4.

10. (COVEST) O Sistema Nervoso Autônomo ou Visceral é fundamental nos mecanismos de adaptação ao meio ambiente (esforço físico, frio, estresse, entre outros) e no controle do equilíbrio interno do nosso organismo. Considerando esse tema, analise as proposições seguintes.

I   II

0  0 – O Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático tem seus gânglios próximos dos órgãos por ele inervados.

1  1 –  As fibras pós-ganglionares do Sistema Nervoso Autônomo Simpático são mais curtas, pois os neurônios pré-ganglionares ficam próximos do Sistema Nervoso Central.

2  2 –  Os neurônios pré-ganglionares do Sistema Nervoso Simpático estão localizados na divisão toráxica e lombar da medula espinhal.

3  3 – As terminações pós-ganglionares do Simpático são também chamadas adrenérgicas e têm papel importante na adaptação do organismo em situações de estresse.

4  4 – As fibras pré-ganglionares do Parassimpático partem da região posterior do encéfalo, sem nenhuma relação com os nervos cranianos.

11. (UFTM) Considere as duas descrições a seguir.

I. Presença de um par de gânglios cerebrais na região anterior e estão ligados por dois cordões nervosos ventrais que se interligam por ramos transversais formando uma estrutura que lembra uma escada.

II. O neurônio sensorial envia impulsos para o neurônio associativo, e este envia para o neurônio motor.

A primeira descrição refere-se a um tipo de sistema nervoso que pode ser encontrado em __________,  e a segunda refere-se ao conjunto de estruturas que formam o __________. Esses dois espaços podem ser completados, correta e respectivamente, com

a) minhocas … sistema nervoso central

b) planárias … arco reflexo

c) anfioxos … sistema nervoso central

d) minhocas … sistema nervoso autônomo

e) anfioxos … arco reflexo

12. (UFMT) A figura apresenta o mecanismo de “comunicação” entre as estruturas do organismo de um predador e o seu sistema nervoso central ao avistar uma presa.

12

As estruturas identificadas pelos algarismos 1, 2 e 3, envolvidas no ato reflexo, são, respectivamente:

a) neurônio motor, neurônio sensorial e neurônio de associação.

b) neurônio de associação, neurônio sensorial e neurônio motor.

c) neurônio sensorial, neurônio de associação e neurônio motor.

d) meninges, neurônio sensorial e neurônio motor.

e) neurônio de associação, meninges e neurônio motor.

13. (UCPel) Nos cordados, o sistema nervoso origina-se do tubo neural, na região dorsal da gástrula, por uma invaginação da ectoderme. Não é função do sistema nervoso

a) produzir adrenalina, substância que, quando liberada no sangue, potencializa ou reforça o efeito do sistema nervoso simpático.

b) receber informações do próprio corpo ou do meio ambiente através de impulsos nervosos aferentes ou sensoriais que chegam até os centros nervosos.

c) associar as informações de diferentes centros nervosos, interpretando-os.

d) armazenar informações adquiridas (memória)

e) emitir ordens dos centros nervosos para os órgãos efetuadores.

14. (UFLA) A condução de um estímulo nervoso é mais rápida nas fibras nervosas que apresentam as seguintes características:

a) Amielínicas com axônio de maior diâmetro e nódulos de Ranvier mais espaçados.

b) Mielínicas com axônio de menor diâmetro e nódulos de Ranvier mais próximos.

c) Amielínicas com axônio de menor diâmetro e nódulos de Ranvier mais próximos.

d) Mielínicas com axônio de maior diâmetro e nódulos de Ranvier mais espaçados.

e) Mielínicas com axônio de menor diâmetro e nódulos de Ranvier mais espaçados.

15. (UFAC) O esquema abaixo representa o receptor de paladar nas peças bucais de um inseto. Indique a alternativa que corresponde corretamente às estruturas indicadas pelas setas ordenadamente de 1 a 7, no sentido horário.

15

a) célula quimiorreceptora, axônios, células de sustentação, quitina, epiderme, dendritos e pelo gustativo.

b) célula quimiorreceptora, dendritos, células de sustentação, epiderme, quitina, axônios e pelo gustativo.

c) célula quimiorreceptora, dendritos, células de sustentação, quitina, epiderme, axônios e pelo gustativo.

d) célula de sustentação, dendritos, células quimiorreceptoras, epiderme, quitina, axônios e pelo gustativo.

e) célula de sustentação, axônios, células quimiorreceptoras, quitina, epiderme, dendritos e pelo gustativo.

16. (UFAC) Um professor, com o objetivo de demonstrar em sala de aula que os animais são capazes de captar estímulos do meio ambiente através de receptores, solicitou aos alunos que fizessem silêncio, ficassem debruçados de cabeça baixa e com os olhos fechados. Em seguida, caminhou pela sala de aula, sem fazer barulho, e escolheu um aluno, sem que os outros percebessem, e perguntou-lhe algo, baixinho. Automaticamente, o aluno respondeu-lhe, pois seu ouvido (receptor) reagiu às ondas sonoras transmitidas. Essa reação aconteceu em decorrência de terminações nervosas existentes no interior do ouvido. Dando continuidade à aula, o professor explicou a experiência realizada com o aluno escolhido e salientou que, qualquer que seja o estímulo, todos têm uma única função “disparar” o impulso nervoso. Explicou ainda que tais estímulos promovem a entrada de íons sódio nos neurônios, provocando a inversão das cargas elétricas (externa e interna) da membrana dos mesmos. Dessa forma, a membrana fica:

a) positiva dentro e negativa fora.

b) negativa dentro e positiva fora.

c) negativa fora e dentro.

d) positiva fora e dentro.

17. (UNEB-BA) Para descobrir como as diversas partes do cérebro “conversam” umas com as outras, o radiologista Thomas Conturo, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, Estados Unidos, utilizou a água. Como a água está em toda parte, é um bom guia para quem quer descobrir as ligações entre os neurônios. Em especial, ela segue os filamentos pelo quais as células nervosas transmitem impulsos elétricos umas às outras. “Assim descobriremos os caminhos pelos quais os sinais passam de um ponto ao outro do cérebro”.

17

Aspectos morfofuncionais das células nervosas podem ser evidenciados em:

I   II

0  0 – Conversão de estímulos em impulsos nervosos, envolvendo troca de polaridade no nível da membrana plasmática.

1  1 – Manutenção de alta concentração de sódio no corpo celular e de potássio no interior do axônio.

2  2 – Mielinização do axônio, reduzindo a velocidade de transmissão do impulso nervoso.

3  3 – Corpo celular com ramificações que estabelecem contatos físicos entre os neurônios.

4  4 – Geração de impulso nervoso que se desloca no sentido axônio-corpo celular.

18. (PUC-SP) Quando a neurofibra é estimulada, isto é, quando recebe energia exterior, opera-se uma modificação passageira na permeabilidade aos íons. Penetram íons de Na+, saem íons de K+, e a polaridade muda de sinal. Essa onda de polaridade invertida que se propaga em um axônio chama-se:

18

a) potencial de repouso.

b) potencial de membrana.

c) potencial de ação.

d) intensidade limiar.

e) intensidade emergente.

19. (FATEC-SP) Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a condução do estímulo nervoso nos neurônios sensorial e motor.

a) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor.

b) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor.

c) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial e no neurônio motor.

d) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito, tanto no neurônio sensorial como no motor.

e) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular ou do corpo celular para o dendrito no neurônio sensorial e do corpo celular para o axônio no neurônio motor.

20. (UPE) Nos diversos filos de invertebrados, encontramos estruturas distintas relacionadas com a função de coordenação nervosa e dos sentidos. Associe os representantes de invertebrados (coluna 1) com seu sistema nervoso e órgãos dos sentidos (coluna 2).

COLUNA 1

I. Planária

II. Minhoca

III. Nematodo

IV. Hidra

COLUNA 2

1. Sistema nervoso glanglionar; dois cordões nervosos ventrais; ocelos.

2. Sistema nervoso difuso; células sensoriais ciliadas na epiderme.

3. Pares de gânglios ligados entre si por cordões nervosos; células sensoriais epidérmicas.

4. Dois cordões nervosos, dorsal e ventral; anel nervoso que circunda a faringe.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação, em ordem crescente de evolução biológica.

a

IV-2 I-4 II-3

III-1

b

IV-2 I-1 III-4

II-3

c

I-1 IV-2 II-3

III-4

d

I-4 II-3 III-2

IV-1

e

III-3 IV-2 I-1

II-4

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09

10

C

C C B D E A D E

VFVVF

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

B

C A D E A VFFFF C C

B

 

Anúncios

Responses

  1. Estes testes são excelente para aprendizagem.
    Professor Djalma Santos obrigado.
    Portugal agradece 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: