Publicado por: Djalma Santos | 20 de novembro de 2010

Testes de sistema endócrino (3/4)

01. (FATEC) Analise a informação a seguir. O hormônio do crescimento ou GH é produzido e secretado pela adenohipófise. Através da corrente sanguínea, ele chega à sua célula alvo, onde agirá, juntamente com os ribossomos, para inicialmente aumentar os polipeptídeos celulares, o que, após atingir o volume máximo, levará a uma mitose. Assinale a alternativa que representa a principal ação do GH, até que a célula atinja seu volume máximo.

01

02. (FGV) FORÇA ARTIFICIAL.

Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que “doping” é regra, não exceção. Dois casos de “doping” envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.

(“Veja”, 09.08.2006)

A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada “doping”

a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade.

b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.

c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz.

d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima da normal.

e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada.

03. (COVEST) Com relação a diferentes hormônios secretados pela hipófise, analise as proposições abaixo.

I    II

0  0 – Se a concentração de hormônios tireoidianos no sangue está alta, a adenohipófise secreta o hormônio tireotrofina ou TSH; nesse contexto, ocorre, então, a estimulação da tireoide.

1  1 – O hormônio adrenocorticotrófico ou ACTH, secretado pela adenohipófise, estimula a secreção de hormônio pelo córtex das adrenais.

2  2 – Os hormônios FSH e LH, secretados pela neurohipófise, além de estimularem a secreção de testosterona, participam da regulação da diurese.

3  3 – O hormônio HAD, antidiurético ou vasopressina, secretado pela neurohipófise, estimula a reabsorção de água pelos rins; a urina fica mais concentrada.

4  4 – O hormônio ocitocina, secretado pela neurohipófise, estimula as contrações do útero, no parto, e também estimula a saída do leite na lactação.

04. (PUC-SP) Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsável pela degradação de uma substância I, que estimula a produção de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diária desse medicamento, adequada a seu organismo, deverá apresentar

a) aumento dos níveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancreática aumentará.

b) redução dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substância I diminuirá.

c) aumento dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.

d) redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.

e) maior degradação de glicogênio no fígado, o que implicará redução dos níveis de glicose no sangue.

05. (UPE) Estabeleça a associação correta entre as glândulas listadas na primeira coluna com os hormônios por elas produzidos e listados na segunda coluna e as suas respectivas funções listadas na terceira coluna.

GLÂNDULAS

HORMÔNIOS

FUNÇÕES

I. Pâncreas A. Epinefrina 1. Age sobre a tireoide, aumentando a taxa do metabolismo.
II. Pineal B.Tireoidotropina 2. Interfere nos sistemas imunológico, hormonal e nervoso.
III. Hipófise C. Melatonina 3. Aumenta o nível de glicose no sangue.
IV. Hipotálamo D. Ocitocina 4. Provoca vasoconstricção periférica, taquicardia e rápido aumento da taxa metabólica.
V. Adrenal E. Glucagon 5. Estimula as contrações uterinas.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.

a) I-E-3 / II-B-1 / III-D-5 / IV-A-4 / V-C-2.

b) I-A-2 / II-C-3 / III-B-1 / IV-D-5 / V-E-4.

c) I-B-4 / II-A-5 / III-C-2 / IV-E-1 / V-D-3.

d) I-B-1 / II-A-4 / III-E-3 / IV-C-2 / V-D-5.

e) I-E-3 / II-C-2 / III-B-1 / IV-D-5 / V-A-4.

06. (COVEST) No homem, diferentes glândulas endócrinas merecem atenção especial, uma vez que são marcantes os problemas clínicos provocados por suas disfunções, como exemplificado na tabela abaixo.

GLÂNDULA

DISFUNÇÃO

1

Hiperfunção da glândula: gigantismo.

2

Hipertrofia da glândula: bócio endêmico.

3

Hipofunção da glândula: diabetes melito.

A alternativa que indica as glândulas 1, 2 e 3, respectivamente, é:

a) tireoide, paratireoide e pâncreas.

b) paratireoide, hipófise e fígado.

c) neurohipófise, paratireoide e pâncreas.

d) adenohipófise, tireoide e pâncreas.

e) adrenal, paratireoide e fígado.

07. Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados anticorpos monoclonais, cujas aplicações se ampliam, já movimentando um mercado gerador de centenas de milhões de dólares anuais. Uma das utilizações mais frequentes se relaciona à pesquisa da gonadotrofina coriônica no sangue. Tal técnica permite a detecção dessa substância, mesmo quando presente em pequenas concentrações. A presença da gonadotrofina no sangue humano representa:

a) diagnóstico positivo para hipertireoidismo.

b) diagnóstico positivo para hipotireoidismo.

c) diagnóstico negativo para hiperglicemia.

d) diagnóstico positivo para pancreatite.

e) diagnóstico positivo para gravidez.

08. (COVEST) Em relação à regulação dos níveis de cálcio no sangue, podemos afirmar que:

I   II

0  0 – A glândula tireoide é estimulada pela adenohipófise para produzir o hormônio calcitonina, aumentando assim a deposição de cálcio nos ossos.

1 1- A secreção de paratormônio é estimulada pela redução da taxa de cálcio no sangue e aumenta a liberação de cálcio dos ossos.

2  2 – A taxa de cálcio no sangue é regulada por mecanismo neural, uma vez que o cálcio está envolvido no equilíbrio iônico da célula.

3 3 – O aumento do cálcio no sangue estimula a liberação de calcitonina, a qual aumenta a deposição de cálcio nos ossos.

4  4 – O nível de cálcio no sangue é regulado pela ingestão diária desse íon.

09. O seguinte enunciado refere-se à reabsorção da matriz óssea. Quando ocorre uma hipocalcemia, a secreção do hormônio…….. da glândula …….. é aumentada, provocando a mobilização do cálcio dos ossos para o plasma sanguíneo através do aumento das células responsáveis pela reabsorção óssea denominada …….. . Marque a alternativa que completa as lacunas.

a) Tiroxina, tireoide, osteócitos.

b) Paratormônio, paratireoides, osteoclastos.

c) Adrenalina, adrenal, osteoblastos.

d) Tireotrófico, tireoide, osteoclastos.

e) Adrenalina, adrenal, osteócitos.

10. (UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é correto afirmar que:

a) O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.

b) A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.

c) O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adenohipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.

d) O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.

e) O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

11. (UFC) Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva dos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e os efeitos dos hormônios indicados.

a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto.

b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal.

c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue.

d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial.

e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

12. (PUC-MG) Os hormônios são substâncias químicas produzidas por uma célula ou por um grupo de células e liberados no sistema circulatório, para exercer seu efeito fisiológico de controle sobre outras células do corpo. Muitos deles são produzidos em laboratórios e utilizados no tratamento de pacientes humanos. Por exemplo: o hormônio A estimula a contração da musculatura uterina e pode ser utilizado em partos induzidos; o hormônio B participa da regulação do metabolismo da glicose e pode ser utilizado como anti-inflamatório. Podemos afirmar que os hormônios A e B são, respectivamente:

a) ocitocina e insulina.

b) cortisona e glucagon.

c) adrenalina e tiroxina.

d) ocitocina e cortisona.

e) prolactina e adrenalina.

13. Sobre o mecanismo de retroação negativa pelo qual a concentração de glicose no sangue é estabilizada, em indivíduos normais, assinale a(s) alternativa(s) corretas(s).

I    II

0   0 – A secreção de insulina é controlada pela glicose circulante no sangue.

1  1 – A glicose sanguínea estimula a secreção de insulina pelo pâncreas de forma que, quando os níveis plasmáticos de glicose estão altos, ocorre maior secreção de insulina.

2  2 – Se o nível de glicose aumentar, a insulina fica retida no pâncreas e só será liberada quando através do mecanismo de retroação, esse nível atinge o normal.

3   3 – Com o aumento da secreção de insulina, incrementa-se a utilização de glicose (aumenta a permeabilidade da membrana celular à glicose), fazendo com que volte ao normal o nível de açúcar no sangue.

4   4 – Se o nível de glicose no sangue cair, menos insulina será secretada, havendo menor utilização de glicose e, como consequência, o nível subirá até atingir novamente o normal.

14. (UFF) O gráfico representa o mecanismo de ação de um determinado hormônio no néfron.

14

Verifica-se, pela análise do gráfico, que esse hormônio é:

a) a vasopressina.

b) o calcitonina.

c) a tiroxina.

d) o paratormônio.

e) a aldosterona.

15. (UFRN) Em um período de seca, um retirante caminhou por dois dias, à procura de água, para matar sua sede. Durante esse período ocorreu:

a) aumento da secreção de aldosterona, diminuindo a concentração de urina na bexiga.

b) diminuição da permeabilidade dos túbulos renais à água, devido à maior concentração de proteína no sangue.

c) diminuição da secreção do hormônio antidiurético na circulação, aumentando a reabsorção de água.

d) aumento da pressão osmótica do plasma sanguíneo, devido ao aumento da concentração do sódio.

16. (PUC-MG) O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo.

16

De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, exceto:

a) estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina em indivíduos normais.

b) tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio.

c) a redução nos níveis de TSH é sempre indicadora de hipotireoidismo.

d) a carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireoide.

17. (COVEST) No homem, havendo um aumento da pressão osmótica no sangue, ocorrerá:

a) Uma inibição direta na filtração e reabsorção ao nível dos túbulos renais, determinada pelo próprio aumento da pressão osmótica.

b) Inibição da produção de um hormônio secretado pelo lobo posterior da hipófise, permitindo a reabsorção da água pelos túbulos renais.

c) Um aumento da secreção de um hormônio secretado pela tireoide, o qual comanda a reabsorção da água pelos túbulos renais.

d) Inibição da produção de um hormônio secretado pela tireoide, permitindo a reabsorção da água pelos túbulos renais.

e) Um aumento da secreção de um hormônio pelo lobo posterior da hipófise, o qual comanda a reabsorção da água pelos túbulos renais.

18. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I    II

0   0 – A hipofunção da hipófise, caracterizada pela diminuição da secreção do paratormônio, conduz a uma acentuada remoção de cálcio dos ossos, com aumento de sua concentração no sangue.

1  1 – A insulina, hormônio produzido na região endócrina do pâncreas, age ao nível de membranas celulares tornando-as permeáveis à glicose.

2   2 – Na regulação do metabolismo dos açúcares atuam a insulina e o glucagon, produzidos no pâncreas (ilhotas de Langerhans), sendo a insulina produzida pelas células beta e o glucagon pelas células alfa.

3  3 – A adrenalina é um hormônio produzido na região medular das adrenais e, quando liberados no sangue reforçam o efeito do sistema nervoso simpático.

4   4 – O hormônio de crescimento (somatotrofina) é produzido pela tireoide, alojada numa cavidade (sela túrcica) do osso esfenoide do crânio.

19. (FUVEST) Foram feitas medidas diárias das taxas dos hormônios: luteinizante (LH), folículo estimulante (FSH), estrógeno e progesterona, no sangue de uma mulher adulta, jovem, durante vinte e oito dias consecutivos. Os resultados estão mostrados no gráfico:

19

Os períodos mais prováveis de ocorrência da menstruação e da ovulação, respectivamente, são:

a) A e C.

b) A e E.

c) C e A.

d) E e C.

e) E e A.

20. (PUC-PR) Leia as seguintes afirmações a respeito do ciclo menstrual na mulher:

I. No início de cada ciclo menstrual ocorre um aumento nas taxas de todos os hormônios, exceto o FSH, que só aumenta no momento da ovulação, quando deve haver a estimulação do folículo.

II. Quando ocorre a fertilização e consequente fixação do embrião no tecido uterino, inicia-se a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG) pela placenta. Este hormônio é responsável por estimular o corpo lúteo a produzir progesterona, impedindo, assim, o início de um novo ciclo menstrual.

III. No momento da ovulação, por volta do 14o dia do ciclo, as taxas de LH e estrógeno estão altas, enquanto as taxas de FSH estão baixas.

IV. Para que a ovulação ocorra, é necessário que todos os hormônios estejam com suas taxas baixas, exceto a progesterona, que mantém o endométrio preparado para a nidação.

Estão corretas:

a) apenas I e IV.

b) apenas I e II.

c) apenas II e III.

d) apenas I, II e IV.

e) todas.

 

GABARITO

 

01 02 03 04 05 06 07 08 09

10

A

D FVFVV D E D E FVFVF B

A

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

A

D VVFVV E D C E FVVVF E

C

 

Anúncios

Responses

  1. Olá, Djalma.

    Muito interessante esse seu post sobre hormônios.

    Aproveitando, vou deixar uma dica:

    Acontece nesta sexta, dia 26, às 14h, um chat sobre tireoide no site http://www.mulhersemfalta.com.br. Na ocasião, a médica endocrinologista Dra. Gisah Amaral fala sobre a relação entre gestação, aborto espontâneo e a glândula tireoide. Ela usa o espaço para esclarecer as principais dúvidas acerca do tema.

    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se você pudesse participar.
    Abç,
    Fernanda
    Agência Ideal

    • Fernanda.
      Obrigado pelo comentário e pela dica. Com certeza o chat será muito interessante. Infelizmente, no dia 26.11.2010 estarei ministrando aula no período da tarde. Reitero meu agradecimento pelo convite.
      Um forte abraço
      Djalma Santos

  2. Olá Djalma,

    Parabéns pelo Blog, está excelente. Agora, nós professores e alunos temos mais uma fonte de pesquisa, tento no que diz rrespeito a teoria, quanto aos exercícios, muito bom. Fico feliz por essa página está na internet, isso muito nos orgulha.

    • Amigo Marcílio,
      Fiquei bastante lisonjeado com seu comentário, acima de tudo por você também ser Professor de
      Biologia.

  3. professor, o senhor poderia me explicar o porquê de o gabarito da questão 14 ser letra E? não seria a vasopressina responsável pela retenção de Na?

    • Prezada Jessica
      – A vasopressina atua estimulando a reabsorção de água pelos rins.
      – A aldosterona (principal mineralocorticoide), atua na manutenção do equilíbrio hidrossalino do organismo. Ela atua, um pouco, sobre o túbulo contornado proximal e mais intensamente nos túbulos distais, aumentando a taxa de reabsorção ativa de sódio e estimulando a excreção de potássio.
      Um abraço
      Djalma Santos

      • Professor, dito as características do ADH, por que a questão 10 não seria a letra B ?

      • 10. (UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é correto afirmar que:
        a) O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.
        b) A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.
        c) O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adenohipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.
        d) O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.
        e) O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.
        Prezado Henrique
        Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
        ALTERNATIVA CORRETA: A (“O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.”)
        JUSTIFICATIVA
        ALTERNATIVA A (“O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.”) – CORRETA
        – O FSH (hormônio folículo estimulante), produzido pelo lobo anterior da hipófise (adenohipófise), estimula, na mulher, a maturação dos folículos ovarianos (folículos De Graaf), com o desenvolvimento dos ovócitos e a produção de estrógenos, interferindo no ciclo menstrual. No homem, ele estimula a espermatogênese, nos túbulos seminíferos.
        ALTERNATIVA B (“A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.”) – INCORRETA
        – Embora a vasopressina [hormônio antidiurético (ADH)] promova a reabsorção de água pelos rins, como consta nesta alternativa, não é secretada, literalmente, pelo lobo posterior da hipófise (neurohipófise) e sim pelo hipotálamo (“encruzilhada neuroendócrina”). Lembramos que secretar é o ato de produzir substância(s) destinada(s) à eliminação pela célula. O lóbulo posterior da hipófise atua armazenando esse hormônio que desce do hipotálamo para a neurohipófise ao longo dos axônios de alguns feixes de neurônios.
        ALTERNATIVA C (“O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adenohipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.”) – INCORRETA
        – O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), também conhecido como hormônio estimulante do córtex-adrenal, hormônio corticotrófico, corticotropina ou corticotrofina, de natureza proteica e secretado pela adenohipófise (lobo anterior da hipófise), atua estimulando o córtex adrenal.
        ALTERNATIVA D (“O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.”) – INCORRETA
        – A prolactina [hormônio luteotrópico (LTH)] secretada pela adenohipófise (lobo anterior da hipófise), estimula a produção e a secreção de leite, pelas glândulas mamárias.
        ALTERNATIVA E (“O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.”) – INCORRETA
        – O hormônio luteinizante (LH|), secretado pela adenohipófise (lobo anterior da hipófise) estimula a ovulação; estimula a formação do corpo amarelo (corpo lúteo) a partir do folículo de Graaf (folículo ovariano) já vazio, depois de eliminar o óvulo (ovócito secundário); estimula, ainda, a produção de estrógeno e progesterona pelo corpo amarelo, influenciando, dessa forma, nas alterações morfofuncionais dos ciclos menstruais. No homem, o LH (outrora conhecido como ICSH), atua estimulando as células intersticiais de Leydig na produção de hormônios masculinos, responsáveis pela virilização do indivíduo.
        Djalma Santos

      • Muito obrigado mestre, confundi o ato e secretar com o ato de “expulsar”, pois bem sei que quem produz é o hipotálamo, obrigado professor por esclarecer minha dúvida.

  4. Olá prof. Djalma. Acredito que o gabarito da questão 20 esteja errada, uma vez que na ovulação o FSH também está elevado, juntamente com o LH. Ou seja, a opção III seria errada. Ou estou errado?

    Obrigado pela página, ela é excelente!

    • Caro Erich
      – Por volta do 14º dia do ciclo, a taxa dos estrógenos atinge o seu máximo. Também está alta a taxa de LH, cuja produção foi induzida pelos estrógenos. A elevada taxa de LH faz com que o folículo maduro se rompa e libere o “óvulo” (ovócito secundário). É nesse período, por volta do 14º dia do ciclo que a ovulação ocorre.
      – O trecho “… enquanto as taxas de FSH estão baixas.”, contido na afirmativa III, está relacionado com as taxas de LH e estrógeno que mais são altas, que a de FSH, no momento da ovulação.
      Um abraço
      Djalma Santos

  5. Professor poderia me explicar a questão 4? Se o medicamento inibe o funcionamento da enzima que estimula a produçaõ de insulina, logo a insulina não será estimulada. A resposta (letra D) diz o contrário.

    Obrigada e parabéns pela página!

    • 04. (PUC-SP) Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsável pela degradação de uma substância I, que estimula a produção de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diária desse medicamento, adequada a seu organismo, deverá apresentar
      a) aumento dos níveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancreática aumentará.
      b) redução dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substância I diminuirá.
      c) aumento dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.
      d) redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.
      e) maior degradação de glicogênio no fígado, o que implicará redução dos níveis de glicose no sangue.
      Prezada Dayane
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.”)
      INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO
      I. O medicamento inibe o funcionamento da enzima.
      II. A enzima é responsável pela degradação da substância I.
      III. A substância I estimula a produção de insulina.
      DEDUÇÃO
      A redução da enzima pelo medicamento (ver I, acima) leva a um aumenta a substância I, haja vista que a referida enzima é responsável pela degradação da substância I (ver II, em interpretação do enunciado), que, por seu turno, estimula a produção de insulina (ver III, acima). A insulina produzida, como consequência do processo descrito, reduz a glicemia (níveis de glicose no sangue), como consta na alternativa D.
      Um abraço
      Djalma Santos

  6. Djalma, por que essa afirmação está incorreta ?

    ”0 0 – A glândula tireoide é estimulada pela adenohipófise para produzir o hormônio calcitonina, aumentando assim a deposição de cálcio nos ossos.”

    • 08. (COVEST) Em relação à regulação dos níveis de cálcio no sangue, podemos afirmar que:
      I II
      0 0 – A glândula tireoide é estimulada pela adenohipófise para produzir o hormônio calcitonina, aumentando assim a deposição de cálcio nos ossos.
      1 1- A secreção de paratormônio é estimulada pela redução da taxa de cálcio no sangue e aumenta a liberação de cálcio dos ossos.
      2 2 – A taxa de cálcio no sangue é regulada por mecanismo neural, uma vez que o cálcio está envolvido no equilíbrio iônico da célula.
      3 3 – O aumento do cálcio no sangue estimula a liberação de calcitonina, a qual aumenta a deposição de cálcio nos ossos.
      4 4 – O nível de cálcio no sangue é regulado pela ingestão diária desse íon.
      Cara Beatriz
      Veja, abaixo, a explicação que você solicitou.
      AFIRMAÇÃO 0 0 (“A glândula tireoide é estimulada pela adenohipófise para produzir o hormônio calcitonina, aumentando assim a deposição de cálcio nos ossos.”) – INCORRETA
      JUSTIFICATIVA
      – O controle da secreção de calcitonina, hormônio produzido pela tireoide, ocorre pelo nível do cálcio plasmático e, não, por ação de hormônios hipofisários, como consta na afirmativa 0 0.
      * O aumento da concentração de cálcio no sangue, estimula a tireoide a secretar calcitonina, cujos efeitos são inversos aos do PTH (paratormônio), produzido pelas paratireoides.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: