Publicado por: Djalma Santos | 28 de novembro de 2010

Testes de sistema endócrino (4/4)

01. (FATEC) Analise as informações que se seguem.

I. O hormônio folículo estimulante (FSH) estimula o desenvolvimento do folículo inicial para folículo maduro, que produz estrógeno.

II. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, com produção de progesterona.

III. O hormônio estrógeno estimula o desenvolvimento dos caracteres femininos secundários. Assim, uma menina transforma-se numa mulher sexualmente madura e apta para gravidez.

IV. O hormônio ocitocina estimula as contrações do útero e sua quantidade aumenta exageradamente antes do parto, causando contrações tão fortes que levam ao nascimento.

V. O hormônio progesterona estimula as vilosidades do endométrio, preparando o útero para uma gravidez.

Analise o gráfico adiante.

01

(Obs.: os dias não estão proporcionalmente distribuídos)

O hormônio que está associado ao gráfico é:

a) progesterona.

b) ocitocina.

c) folículo estimulante.

d) luteinizante.

e) estrógeno.

02. (MACK) O hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas, tem sua função relacionada com a entrada de açúcar nas células. Nas pessoas diabéticas, o pâncreas, ou não produz, ou produz muito pouca insulina e, então, essas pessoas têm que administrar insulina via intravenosa. A administração oral de insulina pelos diabéticos não resolve o problema porque:

a) sendo um lipídio, perde a sua ação durante a digestão.

b) sendo uma proteína, seria quebrada no processo digestivo e não poderia mais ser construída pelo organismo.

c) sendo um carboidrato, vai ser digerido e convertido em energia.

d) sendo uma enzima, perde sua função catalítica devido ao pH ácido do estômago.

e) sendo uma substância não digerível, vai ser eliminada pelo organismo.

03. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0  0 – Os hormônios que estimulam a secreção em glândulas endócrinas são hormônios trópicos, tais como os hormônios hipofisários tireotrópicos, adrenocorticotrópicos e gonadotrópicos.

1  1 – O pâncreas é uma glândula mista, endócrina quando produz, através das ilhotas de Langherans, os hormônio insulina e glucagon, e exócrina quando produz o suco pancreático.

2  2 – A manutenção do nível constante de cálcio no sangue humano é feita pelo hormônio paratireoidiano ou paratormônio, produzido pela glândula tireoide, juntamente com o hormônio tiroxina.

3  3 – As paratireoides podem ser inibidas de liberaram paratormônios, quando o sangue apresenta baixo nível de cálcio circulante.

4  4 – Na puberdade, ocorrem alterações morfofisiológicas e comportamentais, no homem e na mulher, devido ao aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Os hormônios responsáveis por tais alterações são, respectivamente, a testosterona e o estrógeno.

04. (UPE) O texto refere-se a algumas perigosas consequências trazidas pelo uso indiscriminado de anabolizantes.

HOMENS DE PEITO

Bíceps esculpidos, abdome em gomos, coxas torneadas… mamas grandes. A busca de músculos esculpidos à base de remédios não é novidade, vendidas nas academias de ginástica ou importadas, muita gente anda consumindo as chamadas “bombas”, os esteroides anabolizantes.

Com o uso indiscriminado dos esteroides anabolizantes, aumentou a procura por cirurgias plásticas de mama… Gente querendo se livrar de um dos efeitos adversos das tais bombas.

Logo se percebeu que o uso indiscriminado dos anabolizantes pode levar ao câncer de fígado e de próstata, hipertensão, problemas cardíacos, pelos no rosto das mulheres e diminuição da libido. Isto ocorre porque, explica o Doutor Latufo, os esteroides sintéticos baixam a produção do hormônio natural. A queda na taxa de testosterona endógena provoca maior crescimento nas glândulas mamárias, aumentando a chance de tumores malignos.

Adaptado de Karina Pastore em Wilson Paulino. Biologia – Ensino médio. Editora Ática, p. 278

Assinale a alternativa que melhor defina, comente ou justifique as palavras em destaque.

a) A atividade física intensa, associada ao uso dos anabolizantes ou “bombas”, produz um rápido aumento da massa muscular, relacionado à proliferação das células musculares estriadas esqueléticas por mitose, bem como o aumento na quantidade de miofibrilas citoplasmáticas.

b) Os esteroides, genericamente denominados de hormônios sexuais, são polissacarídeos cujas moléculas apresentam cadeias fechadas, formando pontes que se unem para formar anéis. Esses hormônios são produzidos nas gônadas e afetam o crescimento e o desenvolvimento do corpo, controlando o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual.

c) A próstata é a maior glândula acessória do aparelho reprodutor masculino; localiza-se atrás da bexiga urinária, produzindo um líquido, cuja função é a de nutrir os espermatozoides; esta secreção é lançada no duto ejaculador, constituindo o sêmen.

d) No homem, o hormônio folículo estimulante (FSH) da adenoipófise promove a maturação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos, e o hormônio estimulante de células intersticiais (ICSH) da neuroipófise, atua sobre as células intersticiais e de Sertoli, estimulando a produção do hormônio masculino testosterona.

e) A testosterona, produzida pelas células intersticiais dos testículos, estimula o impulso sexual e é responsável pelo desenvolvimento das características secundárias masculinas, como, por exemplo, a tonalidade da voz, aparecimento de pelos no rosto, no púbis e em outras partes do corpo.

05. (UPE) A íris possui cerca de 500 mil terminações nervosas. Esta característica permitiu ao engenheiro Armando Albertazzi desenvolver um teste, para medir o nível de glicose no sangue. O GLUCOÍRIS, um aparelho acoplado a uma câmera digital, capta a imagem do olho e a envia a um programa de computador que analisa as mudanças na cor da íris, de acordo com o nível de glicemia do paciente. Quando a glicemia está elevada, a cor da íris fica mais viva.

Adaptado de Seleções: Atualidades Médicas: Controle pelos Olhos. Agosto/2003. p.25.

Sobre o funcionamento do GLUCOÍRIS, em relação à função do olho e ao controle da glicemia, é correto afirmar que:

a) numa pessoa saudável, após uma refeição, a variação da cor da íris seria esperada como resultado da absorção de glicose nas vilosidades do intestino delgado. Isto estimularia a secreção da insulina que, por sua vez, promoveria a absorção da glicose pelo fígado e pelo músculo esquelético e o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, tornando a cor da íris mais viva.

b) durante um período de jejum, a diminuição da glicemia estimularia a secreção de glucagon pelas células alfa do pâncreas. Este hormônio age sobre o fígado, promovendo a conversão do glicogênio em glicose. Em uma pessoa saudável nesta condição, o GLUCOÍRIS registraria uma redução e um posterior aumento nos níveis de glicose circulante.

c) para os portadores de diabetes tipo II, o GLUCOÍRIS seria de grande utilidade, pois indicaria o melhor momento de receber insulina injetável, evitando a excreção de glicose pela urina.

d) tal como o diafragma de uma máquina fotográfica, a pupila, no centro da íris, regula a quantidade de luz que penetra no olho e, caso a câmera digital do aparelho deixe atravessar muita luz sobre a retina, o sistema simpático libera acetilcolina sobre a musculatura da íris, contraindo a pupila e protegendo a retina.

e) as variações na cor do olho são detectadas pelo GLUCOÍRIS devido à atividade elétrica de cones e bastonetes, células presentes na íris, ricas em pigmentos sintetizados a partir da vitamina A. Considerando as alterações nos olhos de portadores de cegueira noturna e em daltônicos, estes devem apresentar um registro diferente para uma mesma concentração de glicose, quando comparados com as pessoas saudáveis.

06. Se uma pessoa leva um susto, seus vasos sanguíneos se contraem (fica branca) e seu coração acelera os batimentos (dispara). Isto acontece porque:

a) as glândulas suprarrenais liberam no sangue uma grande quantidade de adrenalina.

b) o pâncreas libera no sangue uma grande quantidade de insulina

c) o pâncreas libera no duodeno uma grande quantidade de suco pancreático

d) as glândulas sudoríparas se contraem repentinamente

e) a hipófise libera no sangue uma grande quantidade de hormônio gonadotrópico

07. O hormônio folículo-estimulante induz as células foliculares a liberar estrógeno, responsável pelo crescimento do endométrio. As estruturas relacionadas com a descrição acima são:

a) hipófise, tireoide e testículo.

b) hipófise, ovário e útero.

c) tiroide, suprarrenal e útero.

d) pâncreas, tiroide e testículo.

e) pâncreas, ovário e suprarrenal.

08. Berenguer, um aluno muito dedicado, comentou com outro colega, que seu pai às vezes exagerava na cerveja e tinha ressaca, durante a qual sentia sede excessiva. Isso ocorre porque o álcool:

a) estimula a secreção de vasopressina, reduzindo a excreção de água na urina.

b) estimula a secreção de ADH, reduzindo a reabsorção de água.

c) inibe a secreção de vasopressina, aumentando a reabsorção de água.

d) inibe a secreção de ADH, aumentando a quantidade de água na urina.

09. Com base na análise dos esquemas abaixo e das afirmações a seguir:

09

I. A retroalimentação  positiva assegura  o equilíbrio  dos sistemas vitais.

II. A retroalimentação negativa assegura o equilíbrio dos sistemas vitais.

III. O equilíbrio dos sistemas vitais independe da retroalimentação.

Podemos considerar que somente:

a) a I é falsa.

b) a II é falsa.

c) a III é falsa.

d) I e III são falsas.

e) II e III são falsas.

10. (FEEQ-CE) Considere os seguintes elementos:

I. Células secretoras.

II. Duto que elimina a secreção.

III. Capilares que atravessam a glândula.

IV. Secreção de mucosa e serosa.

V. Secreção de hormônios.

Na tabela abaixo, assinale a alternativa que contém os elementos que caracterizam glândulas endócrinas e exócrinas.

ENDÓCRINAS

EXÓCRINAS

a

I, II, V

I, III, IV

b

I, V

II, III, IV

c

I, III, V

I, II, IV

d

II, III, V

I, V

e

III, IV

III, V

11. (COVEST) Associe corretamente as duas colunas relacionando os hormônios e sua ação principal e assinale a alternativa que traz a sequência correta dos números.

1. Ocitocina.

2. Tiroxina.

3. Insulina.

4. Adrenalina.

5. Progesterona.

(  ) Desenvolve a parede uterina para a implantação do ovo e mantém a gravidez.

(   ) Contrai a musculatura uterina.

(   ) Eleva a pressão arterial.

(   ) Controla a glicose no sangue.

(   ) Eleva o metabolismo basal.

a) 5, 4, 1, 3 e 2.

b) 1, 5, 4, 3 e 2.

c) 5, 1, 4, 3 e 2.

d) 1, 4, 2, 3 e 5.

e) 5, 1, 2, 3 e 4.

12. (PUC-SP) O esquema a seguir representa o mecanismo regulador da secreção de hormônios T3e T4 pela tireoide. Os sinais (+) e () significam, respectivamente, ativação e inibição. Baseado nestes dados, assinale a alternativa correta:

12

a) Os hormônios tireoidianos T3 e T4 são inibidores da produção de TRF pelo hipotálamo.

b) O hipotálamo, através do TRF estimula a tireoide para a produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4.

c) A produção dos hormônios tireoidiano T3 e T4 não sofre influência do hipotálamo.

d) Os hormônios tireoidianos T3 e T4 não interferem na produção hipotalâmica de TFR.

e) O único hormônio regulador da secreção tireoidiana é o THS hipotalâmico.

13. (FUVEST) Considere as seguintes funções do sistema endócrino:

1. Controle do metabolismo do açúcar.

2. Preparação do corpo para situação de emergência.

3. Controle de outras glândulas endócrinas.

As glândulas que correspondem a essas funções são, respectivamente:

a) Salivar, tireoide, hipófise.

b) Pâncreas, hipófise, tireoide.

c) Tireoide, salivar, adrenal.

d) Salivar, pâncreas, adrenal.

e) Pâncreas, adrenal, hipófise.

14. (COVEST) Para que haja absorção de nutrientes pelo organismo humano, é necessário que os alimentos sejam digeridos e metabolizados.  Em relação à digestão, pode-se afirmar que:

I   II

0   0 – Secretina é um hormônio lançado na circulação após estimulação da parede do duodeno pelo quimo ácido. Atinge o pâncreas, estimulando-o a produzir uma secreção rica em bicarbonato de sódio.

1   1 – O suco pancreático é um importante suco digestivo composto por várias enzimas, entre elas a tripsina, que atua sobre as proteínas.

2  2 – O intestino delgado também produz enzimas digestivas que agem sobre lipídios e carboidratos, sendo a pepsina intestinal o principal agente atuante sobre as proteínas.

3  3 – Ácido clorídrico e pepsina são substâncias fundamentais na digestão de alimentos. Eles são produzidos pelo estômago.

4  4 – O hormônio enterogastrona atua estimulando a contração da vesícula biliar, que determina a expulsão da bile.

15. Extratos de ovários desenvolvidos injetados em coelhas impúberes provocam a maturação do útero, enquanto que a remoção da hipófise de coelhas também impúberes causa efeito contrário, impedindo o desenvolvimento normal daquele órgão. A injeção de extrato hipofisário em coelha jovem, não provoca o desenvolvimento uterino.

Com base nestas observações, são feitas as seguintes afirmações:

I. O desenvolvimento do útero é influenciado por hormônios produzidos pelo ovário, e este, por sua vez, tem seu desenvolvimento influenciado pela hipófise.

II. Tanto o ovário quanto a hipófise produzem hormônios capazes de promoverem, independentemente, a manutenção do útero.

III. Nas coelhas impúberes ou castradas, o desenvolvimento do útero é controlado por hormônios produzidos por outras glândulas que não a hipófise e os ovários.

a) I é verdadeira, II e III são falsas.

b) I e III são verdadeiras, II é falsa.

c) I e II são verdadeiras, III é falsa.

d) II e III são verdadeiras, I é falsa.

e) III é verdadeira, I e II são falsas.

16. (UFF) O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável à manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios.

Acerca do exposto acima, pode-se afirmar:

a) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireoide.

b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireoides.

c) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireoide.

d) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais.

e) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de adrenalina pela medula das adrenais.

17. (PUC-SP) “1 é um hormônio produzido nas glândulas 2 e responsável pelo metabolismo do 3”.

Esta frase estará correta, sem qualquer alteração do seu texto, se substituirmos os algarismos pelos nomes:

a) Insulina, suprarrenais, iodo.

b) Paratormônio, paratireoide, cálcio.

c) Insulina, paratiroides, iodo.

d) Aldosterona, suprarrenais, cálcio.

e) Paratormônio, intersticiais, cálcio.

18. (PUC-SP) Em relação à glândula suprarrenal, na espécie humana, assinale a alternativa errada:

a) A secreção dos hormônios de seu córtex é regulada por hormônio secretado pela hipófise.

b) A aldosterona, hormônio produzido pelo seu córtex, tem importante função na regulação do metabolismo hidroelétrico

c) O principal glicocorticoide produzido pela glândula é o glucagon.

d) Secreta hormônios sexuais.

e) É constituída de duas partes de estruturas diferentes.

19. (UFPR) Sabemos que no ciclo ovulatório da mulher há uma interação entre hormônios da hipófise e hormônios do próprio folículo ovariano. A hipófise inicialmente produz o hormônio A que estimula a produção do hormônio B pelo folículo. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo por estímulo do hormônio C da hipófise. O corpo lúteo secreta, estão, o hormônio D. Os hormônios A, B, C e D são, respectivamente.

a) Progesterona – hormônio folículo estimulante – hormônio luteinizante e estrógeno.

b) Hormônio folículo estimulante – progesterona – estrógeno e hormônio luteinizante.

c) Estrógeno – progesterona – hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante.

d) Hormônio folículo estimulante – estrógeno – progesterona – hormônio luteinizante.

e) Hormônio folículo estimulante – estrógeno – hormônio luteinizante e progesterona.

20. (COVEST) Sobre a transmissão sináptica são feitas três afirmações:

I. As vesículas contendo neurormônios são encontradas apenas nas extremidades distais dos axônios.

II. A colinesterase  decompõe  a  acetilcolina, interrompendo periodicamente o fluxo nervoso entre os neurônios contíguos.

III. No corpo do neurônio, a membrana possui receptores moleculares sensíveis à ação do mediador químico, o que permite a ocorrência de sinapses axônico-corporais.

Assinale:

a) Se apenas I estiver correta.

b) Se apenas I e II estiverem corretas.

c) Se apenas III estiver correta.

d) Se todas estiverem corretas.

e) Se apenas II estiver correta.

21. (UFMG) A disfunção das glândulas 1, 2, 3 e 4 representadas no esquema a seguir, poderá causar, respectivamente:

21

a) Nanismo, cretinismo, diabete, pressão alta.

b) Diabete, pressão alta, cretinismo, nanismo.

c) Pressão alta, nanismo, diabete, cretinismo.

d) Pressão alta, cretinismo, nanismo, diabete.

e) Cretinismo, pressão alta, nanismo, diabete.

22. (UNAERP-SP) Associe corretamente os hormônios abaixo com a ação principal de cada um:

1. Tiroxina.

2. Insulina.

3. Paratormônio.

4. Ocitocina.

5. Testosterona.

(   ) remover o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma.

(   ) metabolismo geral do corpo e crescimento.

(   ) metabolismo do açúcar, nos mamíferos.

(   ) caracteres sexuais secundários masculinos.

(   ) estimular as contrações uterinas no parto.

A sequência correta da numeração de cima para baixo é:

a) 12345.

b) 31254.

c) 54321.

d) 31452.

e) 21354.

23. (SANTA CASA) Qual das alternativas apresenta, corretamente, as taxas de hormônio no sangue de uma mulher grávida, durante a fase de implantação do embrião?

GONADOTROPINA

ESTRÓGENO

PROGESTERONA

a

Alta Alta

Baixa

b

Alta Baixa

Alta

c

Baixa Alta

Baixa

d

Alta Baixa

Baixa

e

Baixa Alta

Alta

24. (COVEST) O sistema endócrino é um dos sistemas reguladores do corpo. A respeito deste sistema e de seus componentes:

I   II

0  0 – As glândulas são tecidos epiteliais especializados para secreção.

1 1 – Os hormônios,  por serem  transportados  pelo sangue,  apresentam ação em todos os tecidos do corpo.

2  2 – O FSH e o LH são dois hormônios produzidos pelo hipotálamo.

3  3 – O hormônio do crescimento (somatotropina) é produzido na hipófise.

4 4 – A  insulina  e o  glucagon,  são  dois  hormônios  relacionados  com  o metabolismo da glicose e são produzidos pelo pâncreas.

25. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0 0 – O LH  (hormônio luteinizante) estimula  o amadurecimento  do folículo, que produz estrógenos e estes, por sua vez estimulam, a produção de LH, num exemplo de retroalimentação negativa.

1  1 – O paratormônio  remove o  cálcio da  matriz óssea, levando-o ao plasma.

2 2 – Os hormônios que, produzidos numa determinada glândula, estimulam outras glândulas são denominados, genericamente, hormônios trópicos. São eles: tireotrópico, produzido pela tireoide; adrenocorticotrópico, elaborado pela adrenal e gonadotrópicos, produzidos pelas gônodas masculina e feminina.

3 3 – Os órgãos alvos dos  hormônios hipofisários  denominados ACTH e TSH são, respectivamente, o córtex adrenal e a glândula tiroide.

4 4 – Um dos hormônios produzidos pela glândula suprarrenal reforça a ação dos nervos simpáticos e estimula a degradação do glicogênio hepático e muscular.

26. (OSEC-SP) Os hormônios do crescimento, da regulação da glicemia, da regulação de metabolismo basal e da regulação do cálcio, são produzidos, respectivamente, pelas seguintes glândulas endócrinas.

a) Hipófise, pâncreas, tireoide e paratireoide.

b) Tireoide, pâncreas, hipófise e paratireoide.

c) Hipófise, tireoide, pâncreas e paratireoide.

d) Tireoide, paratireoide, pâncreas e hipófise.

e) Hipófise, pâncreas, paratireoide e tireoide.

27. A seguir são feitas algumas afirmativas sobre as glândulas endócrinas que devem ser relacionadas com a figura abaixo. Assinale a correta.

27

a) Na região cortical da glândula 2 são produzidos os corticosteroides, hormônios que estimulam o córtex da adeno-hipófise.

b) A regulação das glândulas localizadas atrás da glândula 1 é feita pela taxa de cálcio no plasma sanguíneo por um mecanismo de feedback positivo.

c) Uma disfunção no córtex da glândula 6 pode levar à virilização nas mulheres: acentuação dos caracteres sexuais masculinos.

d) A produção de renina pela glândula 4 estimula a produção de aldosterona, cuja ação é aumentar a reabsorção de Na+ nos canalículos renais.

e) Na região endócrina da glândula 5 existem, entre outras, as células ß e que sofrendo uma hipofunção leva ao aparecimento de “diabetes mellitus”, acarretando hiperglicemia e glicossúria.

28. (UPE) Relacione os hormônios com as suas respectivas funções em plantas e animais, e escolha a sequência que preenche corretamente os espaços.

I. A muda nos insetos depende da produção de …….1…….. pelas glândulas protorácicas, o que induz as células da epiderme a produzirem um novo exoesqueleto.

II. A baixa produção de ……..2……. pelas folhas e frutos causa a abscisão desses órgãos. Nas sementes, a produção desse hormônio estimula o amadurecimento do fruto.

III. A absorção de água pela semente desencadeia germinação, liberando …..3…… que se encontra em alta concentração no embrião.

IV. A produção de ……4…… está associada à defesa contra situações ambientais desfavoráveis, como nas estações secas, quando ocorre a indução da dormência das sementes e o fechamento dos estômatos devido ao aumento da temperatura ambiental.

V. O hormônio ……5……. regula a concentração dos íons sódio e potássio, promovendo a reabsorção de sódio pelos túbulos renais, tendo como consequência a retenção de água, e atua na excreção tubular de potássio

VI. A adeno-hipófise produz ….6….., hormônio que estimula o crescimento dos tecidos através do aumento de números de mitoses e do tamanho das células.

a) 1–somatotrofina, 2-citocinina, 3-auxina, 4-ácido indolacético, 5-aldosterona, 6-ecdisona.

b) 1-ecdisona, 2-auxina, 3-ácido abscísico, 4-hidrocortisona, 5-vasopressina, 6-corticotrofina.

c) 1-melatonina, 2-etileno, 3-ocitocina, 4-acido indolacético, 5– calcitonina, 6-somatotrofina.

d) 1-calcitonina, 2-ácido abscísico, 3-etileno, 4-melatonina, 5-vasopressina, 6-tiroxina.

e) 1-ecdisona, 2– auxina, 3-giberelina, 4-ácido abscísico, 5-aldosterona, 6-somatotrofina.

29. (COVEST) No homem, há varias glândulas endócrinas cujos produtos (hormônios) regulam as mais variadas atividades no organismo, tais como os níveis de cálcio no sangue e nos ossos e a concentração de glicose no sangue. Analise a figura abaixo e assinale a alternativa incorreta.

29

a) A pineal (1) está relacionada ao equilibro do ritmo biológico.

b) A tireoide (2) inibe a remoção de cálcio dos ossos.

c) O timo (3) estimula a produção de linfócitos T.

d) As suprarrenais (4) inibem a produção de glucagon pelos rins.

e) O pâncreas (5) regula a concentração de glicose no sangue.

30. (FATEC) Relacione a afirmação com o gráfico “O glucagon tem efeito inverso ao da insulina aumentando o nível de glicose no sangue, pois atua estimulando a transformação de glicogênio em glicose no fígado”. Os dados para construção deste gráfico foram registrados a partir do instante zero, quando a pessoa ingeriu 50ml de solução glicosada.

30

Podemos afirmar que, no momento:

a) B, a taxa de glucagon é baixa nas pessoas normais.

b) B, a taxa de glucagon é alta nas pessoas normais.

c) C, a taxa de glicose é baixa em decorrência da diminuição de glucagon ou do consumo metabólico.

d) A, a taxa de glicose é baixa em decorrência do aumento da taxa de glucagon ou do consumo metabólico.

e) A, a taxa de glucagon é alta porque a de glicose está normal.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
B B VVFFV E B A B D D C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
C A E VVFVF A B B C E D
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A B D VFFVV FVFVV A E E D A

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: