Publicado por: Djalma Santos | 30 de novembro de 2010

Testes de hormônios vegetais (1/4)

01. (UEPG) As plantas produzem muitos compostos que atuam na estimulação, na inibição e na regulação de importantes processos como o crescimento e a floração. Essas substâncias endógenas, que atuam em pequenas doses em diferentes órgãos das plantas, são os fitormônios. A respeito desse assunto, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – As auxinas são os fitormônios mais importantes das plantas superiores, que atuam facilitando a distensão das paredes celulósicas das células vegetais. Além de existirem em pontas de caules e raízes, essas substâncias também ocorrem nas sementes em germinação, nos meristemas de cicatrização, nas folhas novas e nos frutos.

1 1 – As giberelinas ocorrem em doses muito pequenas em órgãos novos, sementes em germinação e meristemas. Elas atuam na quebra da dormência de sementes, ativando a produção de enzimas que permitem a utilização das substâncias de reserva, como o amido.

2  2 – As citocininas são substâncias que estimulam as divisões celulares.

3  3 – O etileno é um hormônio que pode ser produzido por diferentes tecidos de vários órgãos das plantas. Ele é gasoso e atua como importante regulador natural de processos fisiológicos normais, como: a indução da abscisão, a indução da floração e a estimulação da maturação dos frutos.

4  4 – O ácido abscísico é um hormônio inibidor que pode agir como antagonista de outros hormônios, impedindo, por exemplo, o alongamento de raízes, o brotamento de gemas e a germinação. Ele também possui uma importante participação no mecanismo de movimento dos estômatos.

02. (UDESC) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.

PRIMEIRA COLUNA

1. Auxina

2. Giberelina

3. Ácido abscísico

4. Etileno

5. Citocinina

SEGUNDA COLUNA

(  ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos.

(  ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.

( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.

(  ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.

(  ) Estímulo à germinação de sementes.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 435 – 1 – 2.

b) 532 1 4.

c) 5 4 32 1.

d) 45312.

e) 35421.

03. (UFJF) Os hormônios são moléculas sinalizadoras encontradas em seres vivos. Sobre os hormônios vegetais, é correto afirmar que:

a) são produzidos em glândulas como nos animais.

b) são encontrados em concentrações elevadas nos tecidos das plantas.

c) têm baixa mobilidade na planta.

d) atuam apenas onde foram produzidos.

e) controlam o crescimento e o desenvolvimento vegetal.

04. (UFCG) As auxinas foram as primeiras substâncias identificadas como hormônios vegetais. A respeito das ações dessas substâncias afirma-se:

I. Atuam no crescimento apical.

II. Estimulam o desenvolvimento do ovário em fruto.

III. Estimulam o desenvolvimento das gemas laterais.

IV. Agem mais rapidamente sob efeito da luz.

Estão corretas as assertivas:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I e II.

d) III e IV.

e) I, II, III, IV.

05. (UTFPR) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são controlados por fatores externos e fatores internos, ao vegetal. Dentre os fatores internos, destacam-se os hormônios vegetais: auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abcísico e etileno. Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, podemos pressupor que esta folha esteja:

a) em plena atividade fotossintética.

b) em estágio inicial de crescimento.

c) em plena maturação.

d) entrando na fase de distensão.

e) atingindo a fase senescente.

06. (UFPel) Em uma ampla revisão sobre a fisiologia da fixação biológica do nitrogênio em soja, Fagan et al. (2007) relatam que níveis de auxinas, citocininas e etileno estão associados à nodulação em raízes de leguminosas (classe: dicotiledôneas). A divisão celular é modulada pelo gradiente de auxinas e citocininas, promovendo o desenvolvimento do nódulo. Durante a infecção, o rizóbio promove inibição temporária no transporte de auxina, causando seu acúmulo na região do nódulo. Elevados níveis de citocinina estão associados com aumento na nodulação.

FAGAN, E.B. et al. Fisiologia da fixação biológica do nitrogênio em soja – revisão. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fzva/article/viewfile/ 2481/1940 [adapt.].

Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I. A auxina, que é produzida no meristema apical da planta e é transportada pelo parênquima até as raízes, acumula-se na região do nódulo, promovendo o seu desenvolvimento.

II. A citocinina, que é produzida no meristema apical da planta e é transportada até a raiz pelo floema, influencia no crescimento do nódulo por promover a divisão celular.

III. A soja, que apresenta os feixes liberolenhosos espalhados pelo caule, tem o desenvolvimento dos nódulos influenciado pelo etileno – hormônio vegetal produzido nas folhas.

IV. A soja, que apresenta raiz pivotante e folhas com nervuras reticuladas, tem o desenvolvimento dos nódulos influenciado pela auxina – hormônio que, em doses elevadas, pode inibir a elongação de caule e raiz.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e IV.

b) I e III.

c) II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

07. (UEM) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são regulados por um grupo de compostos denominados de fitormônios. Identifique o que for correto sobre eles.

I    II

0   0 – Num caule iluminado unilateralmente, o decréscimo na concentração de auxina no lado não iluminado faz com que o caule se volte para a fonte de luz.

1   1 – As auxinas, assim como as citocininas, promovem a partenocarpia nos mesmos frutos.

2  2 – O etileno é transportado, dos locais de sua síntese para os locais de sua ação, sempre acompanhando o fluxo da seiva do xilema ou do floema.

3  3 – O ácido abscísico é um fitormônio não orgânico, por isso controla, por inibição, os processos de crescimento e de desenvolvimento.

4  4 – Giberelinas são sintetizadas por plantas e por fungos.

08. (UNIR) O crescimento em direção à luz se deve à ação de um hormônio produzido na porção apical dos vegetais. A denominação desse processo de crescimento e o hormônio envolvido são, respectivamente:

a) fotoperiodismo e giberelina.

b) fototropismo e fitocromo.

c) fotoperiodismo e etileno.

d) fotoperiodismo e citocinina.

e) fototropismo e auxina.

09. (UFMT) Uma dona de casa descobriu que, eliminando a gema apical de certas plantas, elas apresentavam uma ramificação lateral mais abundante. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas.

I. Elimina o meristema apical, onde ocorre a síntese da auxina.

II. Promove a dominância apical causada pela auxina.

III. Promove as atividades das gemas laterais.

IV. Elimina a síntese do etileno.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas.

b) II e IV, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

10. (UFG) Mesmo após o término da viagem a bordo do navio H. M. S. Beagle (1831-1837), Darwin continuou intensamente seus estudos. Em um deles, juntamente com seu filho Francis, observou o crescimento de plantas jovens em direção a um estímulo luminoso, sugerindo, então, a existência de um agente regulador do crescimento. Os relatos feitos por Darwin a esse respeito colaboraram para a base de estudos que culminou em suporte para o desenvolvimento biotecnológico de

a) animais transgênicos.

b) clonagem animal.

c) fertilização in vitro.

d) cultura de tecidos vegetais.

e) frutos partenocárpicos.

11. (UFJF) Diversas pesquisas relacionadas à engenharia genética vegetal têm sido desenvolvidas, incluindo alterações na produção de hormônios de maturação em frutos. Se o interesse comercial é prolongar a vida útil dos frutos de uma espécie, retardando o seu amadurecimento após a colheita, que classe de hormônio vegetal deverá ter a sua biossíntese reduzida ou inibida?

a) Citocininas.

b) Etileno.

c) Auxinas.

d) Giberelinas.

e) Ácido abscísico.

12. (UEPB) Quando visitei o sítio Mata Branca, de Seu Chico de Eufrósia, no Agreste paraibano, presenciei algumas práticas que passo a relatar. A primeira foi o corte das extremidades dos galhos dos pés de jabuticaba (poda), pois Seu Chico queria aumentar a quantidade de galhos para assim aumentar a superfície de frutificação; a segunda foi quando ele colocou um fruto bem maduro num cesto contendo frutos verdoengos, envolvendo esse cesto logo em seguida com folhas de jornal, pois queria os frutos maduros para vender no domingo, na Feira da Prata, em Campina Grande. Fiquei curioso para saber a explicação científica para os dois fatos e busquei o Departamento de Biologia da UEPB. Lá os docentes da Botânica me explicaram que

I. As auxinas produzidas pela gema apical (meristema) inibem a atividade das gemas axilares mais próximas; quando podamos um vegetal retiramos a gema apical e as gemas axilares saem do estado de dormência, formando ramos laterais, folhas e flores.

II. As citocininas produzidas pela gema apical (meristema) inibem a atividade das gemas axilares mais próximas; quando podamos um vegetal retiramos a gema apical e as gemas axilares saem do estado de dormência, formando ramos laterais, folhas e flores.

III. O etileno é um gás produzido pelas plantas, que atua como hormônio, sendo responsável pela maturação dos frutos; a colocação de fruto maduro junto a frutos verdes acelera a maturação, devido à liberação desse hormônio. Como ele é um gás, o processo será mais eficiente com o recipiente coberto.

IV. A giberelina é um gás produzido pelas plantas, que atua como hormônio, sendo responsável pela maturação dos frutos; a colocação de fruto maduro junto a frutos verdes acelera a maturação, devido à liberação desse hormônio. Como ele é um gás, o processo será mais eficiente com o recipiente coberto.

V. A primeira prática tem respaldo científico, mas a segunda não passa de crendice popular.

A alternativa que contém a(s) explicação(ões) correta(s) para as duas práticas é:

a) V.

b) I e IV.

c) Apenas I.

d) II e IV.

e) I e III.

13. (CEFET-PI)

VOZES DA MORTE

Agora, sim! Vamos morrer, reunidos,

Tamarindo de minha desventura,

Tu, com o envelhecimento da nervura,

Eu, com o envelhecimento dos tecidos!

(…)

ANJOS, Augusto dos. Antologia poética. Estudos e notas de Ivan C. Proença. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

Sobre o trecho poético de Augusto dos Anjos encontramos uma passagem sublinhada que retrata o envelhecimento dos tecidos. Em se tratando do envelhecimento de um tecido vegetal o hormônio encarregado de tal função será:

a) Citocininas.

b) Auxina.

c) Gás etileno.

d) Gás abscísico.

e) Giberelina.

14. (UDESC) Os hormônios que estimulam o amadurecimento de frutos e o crescimento de caules e raízes são, respectivamente:

a) etileno e auxina.

b) auxina e giberelina.

c) citocinina e giberelina.

d) etileno e ácido abscísico.

e) ácido abscísico e citocinina.

15. (FATEC) Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em determinadas partes da planta e transportadas para outros locais, onde atuam, em pequenas quantidades, no crescimento e no desenvolvimento daquelas. Assim, uma planta colocada em um ambiente pouco iluminado, submetida a uma luz unilateral, por exemplo, uma janela entreaberta, apresenta seu desenvolvimento conforme o esquema a seguir.

15

Acerca desse desenvolvimento e da ação dos hormônios vegetais foram feitas as seguintes afirmações:

I. Esse crescimento é resultado da ação direta de hormônios vegetais conhecidos como citocininas, que estimulam as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo com que o caule cresça em direção à fonte de luz.

II. Nessa planta, o hormônio conhecido como auxina fica mais concentrado do lado menos iluminado, o que faz com que as células desse lado alonguem-se mais do que as do lado exposto à luz, provocando a curvatura da planta para o lado da janela entreaberta.

III. O movimento de curvatura apresentado por essa planta é denominado tigmotropismo e pode ser explicado pela ação do hormônio giberelina, que se concentra no lado iluminado do caule, como uma resposta ao estímulo luminoso da janela entreaberta.

Dessas afirmações, somente está (estão) correta(s):

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

16. (UEPB)

“Mandacaru quando fulora na seca

É um sinal que a chuva chega no sertão

Toda menina que enjoa da boneca

É sinal que o amor já chegou no coração…”

(Música: Xote das Meninas – Luiz Gonzaga e Zé Dantas)

Sobre o processo de floração vegetal, analise as afirmações abaixo:

I. Os vegetais, quanto ao fotoperíodo, podem ser classificados como plantas neutras, plantas de dias curtos (PDC) e plantas de dias longos (PDL).

II. É o comprimento do dia, e não o da noite, que é decisivo para a floração.

III. Os fitocromos são importantes na germinação de sementes, no desenvolvimento normal x estiolamento, mas não interferem na floração, que é controlada pelos florígenos.

IV. Como os fitocromos que participam da floração ficam nas folhas, apenas plantas com folhas florescem quando submetidas ao fotoperíodo adequado, ou seja, aquele que desencadeia a produção dos florígenos.

V. Segundo a música acima citada, o mandacaru é um exemplo de planta de dia longo, sendo esta uma das causas do seu sucesso adaptativo às condições climáticas do Nordeste brasileiro.

Estão corretas:

a)I, III e V.

b)I e V, apenas.

c)I, II e III.

d)III e V, apenas.

e)I, IV e V.

17. (UFGD) Alguns fruticultores da região de Dourados/MS guardam os produtos de suas colheitas em ambientes onde ocorre queima de combustíveis tais como querosene, gasolina ou madeira que libera no ar uma substância estimulante à maturação dos frutos. Essa substância, considerada como fitormônio, é

a) auxina.

b) citocinina.

c) giberelina.

d) etileno.

e) ácido abscísico.

18. (CEFET-MG) Relacione os hormônios vegetais às suas respectivas funções.

HORMÔNIOS

1. etileno

2. giberelina

3. ácido abscísico

4. auxina

5. citocinina

FUNÇÕES

(   ) estimula o alongamento celular e atua no fototropismo e geotropismo.

(   ) promove germinação de sementes e desenvolve os brotos.

(   ) estimula as divisões celulares e retarda o envelhecimento dos órgãos.

(   ) promove amadurecimento dos frutos e atua na abscisão das folhas.

A sequência correta encontrada é

a) 2, 1, 5, 3.

b) 3, 1, 4, 5.

c) 3, 2, 5, 4.

d) 4, 1, 2, 3.

e) 4, 2, 5, 1.

19. (UNESP) A figura reproduz um experimento em que uma planta colocada em um vaso transparente recebe luz lateralmente, no caule e nas raízes, conforme indicam as setas. Após alguns dias, o caule apresenta-se voltado para a fonte de luz e as raízes encontram-se orientadas em sentido oposto. Isso se deve à ação das auxinas, hormônio vegetal que atua no controle do crescimento de caules e raízes, promovendo o alongamento das células.

19

Podemos afirmar corretamente que, no caule, as auxinas promoveram o crescimento do lado:

a) Não iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado da planta.

b) Iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado não iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta.

c) Não iluminado da planta, assim como o fizeram nas raízes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta.

d) Iluminado da planta, assim como o fizeram nas raízes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta.

e) Não iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado, enquanto a inclinação da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado.

20. (UEL) “Nos vegetais superiores, a regulação do metabolismo, o crescimento e a morfogênese muitas vezes dependem de sinais químicos de uma parte da planta para outra, conhecidos como hormônios, os quais interagem com proteínas específicas, denominadas receptoras”.

(TAIZ, L.; ZEIGER, E. “Fisiologia vegetal”. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormônios vegetais, relacione as colunas.

1. Auxina

2. Giberelina

3. Citocinina

4. Etileno

a. Afeta o crescimento e a diferenciação das raízes; estimula a divisão e o crescimento celular; estimula a germinação e a floração; retarda o envelhecimento.

b. Promove o amadurecimento dos frutos; antagoniza ou reduz os efeitos da auxina; promove ou inibe, dependendo da espécie, o crescimento e o desenvolvimento de raízes, folhas e flores.

c. Estimula o alongamento de caule e raiz; atua no fototropismo, no geotropismo, na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos.

d. Promove a germinação de sementes e brotos; estimula a elongação do caule, o crescimento das folhas, a floração e o desenvolvimento de frutos.

Assinale a alternativa que contém todas as relações corretas.

a) 1-a, 2-b, 3-c, 4-d.

b) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c.

c) 1-c, 2-d, 3-a, 4-b.

d) 1-d, 2-c, 3-b, 4-a.

e) 1-c, 2-a, 3-d, 4-b.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09

10

VVVVV

D E C E A FFFFV E C

D

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

B

E C A B E D E A

C

 

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Responses

  1. Professor, não entendi nem a 9 e nem a 10.

    • QUESTÃO 09
      Houve erro na digitação do gabarito. Já foi feita a devida alteração.
      QUESTÃO 10
      Mesmo após o término da viagem a bordo do navio H. M. S. Beagle (1831-1837), Darwin continuou intensamente seus estudos. Em um deles, juntamente com seu filho Francis, observou o crescimento de plantas jovens em direção a um estímulo luminoso, sugerindo, então, a existência de um agente regulador do crescimento. Os relatos feitos por Darwin a esse respeito colaboraram para a base de estudos que culminou em suporte para o desenvolvimento biotecnológico de
      a) animais transgênicos.
      b) clonagem animal.
      c) fertilização in vitro.
      d) cultura de tecidos vegetais.
      e) frutos partenocárpicos.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“cultura de tecidos vegetais.”)
      JUSTIFICATIVA
      Esta questão trata de fototropismo (tropismo influenciado pela luminosidade). No caso, um fototropismo positivo, resultante da ação direta de auxinas sobre o alongamento celular, estando, portanto, relacionada com tecidos vegetais, como consta na alternativa D.
      Djalma Santos


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