Publicado por: Djalma Santos | 2 de dezembro de 2010

Testes de taxonomia (1/4)

01. Analise as proposições abaixo, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.

I   II

0  0 – São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d’água) – Filo Cnidaria.

1  1 – Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase – Filo Annelida.

2  2 – Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante – Filo Mollusca(Bivalvia).

3  3 – Grupo com maior número de espécies bem-sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce – Filo Arthropoda.

4  4 – Responsáveis pela produção das pérolas – Filo Platyhelminthes (Trematoda).

02. (UFJF) O grau de semelhança entre os organismos sempre foi o principal critério para os seus agrupamentos. Com o advento da ideia de evolução entre os seres vivos, o grau de semelhança também passou a significar grau de parentesco evolutivo. O grau de parentesco evolutivo entre os metazoários é determinado por semelhanças exclusivas fundamentais que caracterizam os grupos. As letras A, B e C representam as seguintes características, respectivamente:

02

a) Simetria bilateral; Boca derivada do blastóporo; Presença de notocorda.

b) Simetria radial; Boca derivada do blastóporo; Tegumento quitinoso.

c) Simetria bilateral; Ausência de celoma verdadeiro; Presença de um pseudoceloma.

d) Presença de celoma; Metamerizados; Ausência de apêndices articulados.

e) Simetria radial; Com três folhetos germinativos; Ausência de metameria.

03. Com relação a algumas características de animais vertebrados, é verdadeiro afirmar que:

I    II

0  0 – Os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido.

1 1 – Diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras.

2  2 – Em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca.

3  3 – As aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.

4 4 – Enquanto as aves são animais pecilotérmicos, os mamíferos são animais homeotérmicos.

04. (FGV) O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar “A Origem das Espécies”. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos.

A partir do texto, pode-se dizer que:

a) O sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos.

b) Mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies.

c) Para Darwin, a classificação taxionômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies.

d) Para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da construção de um sistema de classificação taxionômica.

e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.

05. (UFPR) Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?

a) Verificar se é unicelular ou pluricelular.

b) Verificar se é um procarioto ou um eucarioto.

c) Descobrir se ele é séssil ou se desloca num substrato.

d) Descobrir se ele é predominantemente aquático ou terrestre.

e) Verificar se possui tubo digestivo.

06. (UEPG) Em 1735, o botânico sueco Lineu publicou o trabalho Systema naturae, no qual propôs a classificação dos seres vivos em grupos, hoje chamados táxons, que constituem uma hierarquia. As categorias taxonômicas por ele propostas ainda são mantidas até os dias atuais, com algumas poucas modificações. Sobre seu trabalho e a taxonomia atual assinale o que for correto.

I   II

0  0 – A sequência correta para as categorias taxonômicas atualmente é: reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.

1  1 – O critério básico da classificação de Lineu, quando ainda não havia surgido a teoria da evolução biológica, era a semelhança anatômica entre os organismos, pois as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis, conceito este chamado de fixismo.

2   2 – Em vez de serem “tipo” imutáveis, caracterizados apenas pela anatomia, as espécies são hoje classificadas segundo critérios fisiológicos, embriológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos, que podem revelar mais corretamente seus parentescos naturais e evolutivos.

3  3 – Atualmente foram acrescentados mais dois táxons às categorias taxonômicas propostas por Lineu: o filo e a família.

4  4 – Nesse sistema de classificação havia dois grandes grupos: reino vegetal e reino animal. Dentro de cada reino eram reunidas várias classes; numa classe, várias ordens; numa ordem, vários gêneros e num gênero, várias espécies.

07. Contém um representante de cada grupo, na sequência:

AGNATOS – CONDRICTES – OSTEÍCTES – ANFÍBIOS

a) Cações – lampreias – piranhas – sapos.

b) Peixe-bruxa – raias – trutas – salamandras.

c) Minhocas – bagres – raias – perereca.

d) Tênias – tubarões – bacalhaus – cobras.

e) Lampreias – cações – peixe-bruxa – cobra-cega.

08. (COVEST) Os animais pertencentes aos diferentes filos apresentam características anatômicas e embrionárias que permitem distingui-los. Após analisar as figuras abaixo, analise as proposições seguintes.

08

I   II

0 0 – O filo, representado pelo animal da figura 1, apresenta algumas características de vertebrados, tais como ter esqueleto interno e ser deuterostômio.

1  1  – Os animais do filo representado na figura 2 apresentam simetria radial e um anel nervoso do qual partem os nervos radiais.

2  2 – A principal característica do filo representado na figura 4 é o corpo segmentado em anéis, nos quais existe um par de órgãos excretores e um par de gânglios nervosos.

3  3 – Também pertencem ao filo representado na figura 3, as aranhas e os caranguejos, que apresentam esqueleto externo e são segmentados.

4  4 – O animal representado na figura 4 é hermafrodita, e seu desenvolvimento é direto, mas, no filo ao qual pertence, existem espécies dioicas e com estágios larvais.

09. (COVEST) Os vermes podem ser livres ou parasitários em homens e animais. Apesar dos sintomas das verminoses variarem de acordo com cada tipo de verme, eles podem provocar graves problemas de saúde. Em relação a esses invertebrados, podemos afirmar o que segue.

I   II

0  0 – Muitas espécies de nematelmintos são parasitas de plantas; outras, parasitam os mais diferentes animais, vertebrados e invertebrados. O exemplo mais comum que parasita o intestino humano é o Ascaris lumbricoides, que apresenta reprodução sexuada e monoica com desenvolvimento direto.

1  1 – Os platelmintos são vermes de corpo achatado. Podem ser monoicos, como as planárias e tênias, ou dioicos, como os esquistossomos, mas sempre apresentam estágio larval.

2  2 – Os nematelmintos pertencem ao primeiro grupo, na escala evolutiva, que apresenta sistema circulatório fechado e sistema respiratório estruturado.

3  3 – Os platelmintos têm o sistema nervoso mais complexo que os celenterados; nas planárias podemos observar gânglios cerebrais na região anterior e dois cordões nervosos longitudinais.

4  4 – Os platelmintos foram os primeiros seres a apresentarem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, de modo que o alimento se desloca num só sentido, o que gera uma maior eficiência do processo digestivo.

10. (UPE) No reino Protista, todos os organismos são ______1______. As algas protistas são ______2______classificadas de acordo com _____3______. Os protozoários, em relação à nutrição, são todos ____4________, obtendo o alimento do meio por ______5______ou absorção.

A seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

a) 1-procariontes; 2-fotossintetizantes; 3-sua coloração; 4-parasitas; 5-fagocitose.

b) 1-unicelulares; 2-quimiossintetizantes; 3-sua morfologia; 4-parasitas; 5-ingestão.

c) 1-procariontes; 2-unicelulares; 3-seus pigmentos; 4-autótrofos; 5-quimiossíntese.

d) 1-eucariontes; 2-unicelulares; 3-sua morfologia; 4-quimiossintetizantes; 5-fagocitose.

e) 1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos; 4-heterótrofos; 5-ingestão.

11. (UPE) Dois garotos passeavam em um parque zoológico, observando espécimes animais da fauna sul-americana. Faziam anotações de taxonomia, hábitos de vida e habitat, para trabalho escolar sobre o tema. Na jaula das antas, encontraram a descrição:

Anta brasileira – Tapirus terrestris(Mammalia, Perissodactyla)Anta andina – Tapirus pinchaque(Mammalia, Perissodactyla)

Dentre as anotações taxonômicas e conclusões feitas pelos garotos, relacionadas abaixo, está correta a alternativa

a) São animais roedores (perissodactilos) de mesma espécie.

b) São carnívoros (mamíferos) de mesma espécie.

c) São mamíferos, perissodactilos, de gêneros distintos.

d) As antas brasileira e andina pertencem ao mesmo gênero, porém são de classes distintas.

e) As antas brasileiras e andinas representam espécies distintas, porém pertencem ao mesmo gênero e classe.

12. (UPE) O Reino Animalia inclui organismos eucariontes pluricelulares e heterótrofos. São bastante diversificados e estão presentes em nosso planeta, desde a Era Pré-Cambriana. Com relação às características gerais dos filos animais, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0  0 – Exclusivamente  marinhos,  cujas  espécies  mais  conhecidas  são as águas-vivas  e os  corais; são conhecidos por causarem queimaduras devido a um tipo celular característico do filo denominado cnidócitos: Filo Echinodermata.

1  1 – São vermes achatados dorsoventralmente, com simetria bilateral; as formas de vida livre, como as planárias, apresentam ocelos que permitem sua orientação pela luz; muitas espécies são parasitas do homem, como a Taenia solium e o Schistosoma mansoni: Filo Platyhelmintes.

2  2 – São aquáticos, sendo a maioria marinha; são animais filtradores, cujas células da camada externa denominam-se pinacócitos. Os coanócitos promovem correntes de circulação de água através do átrio: Filo Porifera.

3   3 – São vermes roliços com o corpo segmentado em anéis, que representam metâmeros; seu tubo digestivo é incompleto e, nas formas parasitas, como nas solitárias, pode estar ausente: Filo Annelida.

4   4 – Todos aquáticos, sendo a maioria marinhos; corpo mole, com patas articuladas; dentre seus representantes, estão as ostras e os camarões: Filo Mollusca.

13. (UPE) Na tirinha abaixo do “níquel náusea – Fernando Gonzales” há um diálogo entre uma raposa e um ouriço-do-mato.

13

Esses animais são mamíferos de hábitos noturnos. A raposa-vermelha Vulpes vulpes (Mammalia, Carnivora) é um dos carnívoros com maior distribuição no mundo. O ouriço-do-mato Chaetomys subspinosus (Mammalia, Rodentia) é um roedor ameaçado de extinção em nível vulnerável.

Considerando-se os níveis taxonômicos de classificação, sobre o grau de parentesco entre esses dois animais, é correto afirmar.

a) Pertencem à mesma espécie animal.

b) São de mesma classe e filo animal.

c) São de mesma ordem e classe animal.

d) São de espécies diferentes, mas parentes em nível de gênero e classe.

e) Não há grau de parentesco evolutivo.

14. (URCA) Classifique corretamente os arranjos das colônias de bactérias abaixo:

14

a) (A) estafilococos, (B) estreptococos, (C) diplococos, (D) sarcina.

b) (A) estreptococos, (B) sarcina, (C) diplococos, (D) estafilococos.

c) (A) sarcina, (B) estafilococos, (C) diplococos, (D) estreptococos.

d) (A) estreptococos, (B) estafilococos, (C) diplococos, (D) sarcina.

e) (A) sarcina, (B) estreptococos, (C) estafilococos, (D) diplococos.

15. (URCA) O cladograma abaixo representa de forma simplificada a hipótese mais aceita sobre a evolução dos cordados e os grupos filogeneticamente relacionados a eles.

15

Selecione abaixo a alternativa com a característica derivada compartilhada entre Equinodermata e os Chordata.

a) Blastóporo originando o ânus.

b) Endoesqueleto de calcário.

c) Simetria radial.

d) Segmentação.

e) Notocorda.

16. (URCA) As cavalinhas são as únicas pteridófitas do grupo das Sphenophytas com representantes atuais. É comum serem encontradas em lojas especializadas em vendas de plantas ornamentais. Essas plantas herbáceas muitas vezes são confundidas com minibambus. O nome científico dessa planta da ordem equisetales é Equisetum (Hippochaete) hyemale. Sobre esse nome científico assinale a alternativa correta:

a) as duas primeiras palavras do nome científico correspondem a gênero e espécie que foi classificado por um cientista chamado Hiemale.

b) quisetum é a família e (Hippochaete) hyemale corresponde a gênero e espécierespectivamente.

c) a palavra Hippochaete corresponde à espécie.

d) a palavra hyemale corresponde à subespécie.

e) a palavra Hippochaete corresponde ao subgênero.

17. (UFCG) Considere a árvore filogenética abaixo:

17

1. Presença de tecidos verdadeiros.

2. Simetria bilateral.

3. Cavidade corporal revestida por mesoderma.

4. Ânus originado do blastóporo.

Os representantes I, II, III e IV são respectivamente:

a) Lagosta – Medusa – Planária – Ostra.

b) Medusa – Lagosta – Ostra – Falcão.

c) Planária – Medusa – Minhoca – Ostra.

d) Planária – Lagosta – Medusa – Falcão.

e) Medusa – Planária – Lagosta – Falcão.

18. (UTFPR) O nome científico não fornece apenas uma identidade para um organismo; fornece também pistas acerca de suas relações com outros organismos. Os fungos estão em todos os lugares do planeta. Muitos fungos são de grande importância para nós, como o Penicillium notatum, responsável pela produção da penicilina, o Penicillium roqueforti e o Penicillium camemberti, responsáveis pela aparência, sabor, odor e textura dos queijos Roquefort e Camembert, respectivamente. Também encontramos fungos nos processos de fermentação, como o Saccharomyices cerevisiae, na fermentação da cerveja e o Aspergillus oryzae, na fermentação do saquê. O Aspergillus flavus e o Aspergillus parasiticus são fungos produtores de micotoxinas, como as aflatoxinas, que são potentes agentes causadores de câncer de fígado.

O texto acima destaca a importância de se classificar corretamente os fungos. Dentre as alternativas abaixo é incorretoafirmar que:

a) Penicillum notatum, Penicillium roqueforti, Penicillum camemberti, pertencem à mesma espécie Penicillium.

a) Aspergillus oryzae, Aspergillus flavus, Aspergillus parasiticus, pertencem ao mesmo gênero Aspergillus.

c) Saccharomyices cerevisiae e Aspergillus oryzae pertencem a gêneros diferentes.

d) Os organismos citados no texto pertencem ao reino Fungi.

e) Penicillum notatum, Penicillium roqueforti, Penicillum camemberti pertencem à mesma família.

19. (UEA) Bacuri, jambu, tucupi. Se você nunca experimentou nenhuma dessas iguarias amazônicas, nem sabe do que se trata – pela ordem: fruta, erva, molho –, é bom aprender, pois pode ser que venha a deparar com elas nos cardápios dos principais restaurantes do país. Em uma semana gastronômica em São Paulo, a receita mais comentada foi Redução de Tucupi, um líquido amarelo à base de mandioca-brava, com formigas saúvas. “Aqui é comum. As pessoas do Sul não estão acostumadas, mas é uma delícia.”, garante uma das cozinheiras de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

(Veja, 08.07.2009. Adaptado.)

Considerando os ingredientes citados no texto, do ponto de vista taxionômico pertencem a:

a) três reinos e quatro classes.

b) três reinos e quatro espécies.

c) dois reinos e quatro espécies.

d) dois filos e quatro classes.

e) dois gêneros e quatro espécies.

20. (FATEC)      Observe os animais representados na tirinha a seguir.

20

Marque a alternativa que apresenta informações corretas sobre esses animais.

GRUPO

TIPO DE RESPIRAÇÃO PATAS POR SEGMENTO DO CORPO

SUSTENTAÇÃO

a

Poliqueta Filotraqueal 1 par

Endoesqueleto

b

Diplopoda Traqueal 2 pares

Exoesqueleto

c

Arthropoda Traqueal 1 par

Hidrostática

d

Chilopoda Branquial 2 pares

Exoesqueleto

e

Arthropoda Alveolar 1 par

Endoesqueleto

 

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09 10

FVFVF

A FVVVF A E FVVVV B VFVVV FFFVF

E

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

E FVVFF B A A E E A C

B


Responses

  1. Prof.(o) Djalma,
    Muito boas essas questões.Parabéns pelo
    Trabalho.

  2. Essa primeira questao nao estaria com gabarito incorreto?

    • Prezado Gutemberg
      01. Analise as proposições abaixo, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.
      I II
      0 0 – São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d’água) – Filo Cnidaria.
      1 1 – Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase – Filo Annelida.
      2 2 – Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante – Filo Mollusca (Bivalvia).
      3 3 – Grupo com maior número de espécies bem-sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce – Filo Arthropoda.
      4 4 – Responsáveis pela produção das pérolas – Filo Platyhelminthes (Trematoda).
      – Você tem razão. Houve erro na digitação do gabarito.
      – O gabarito correto é: FVFVF
      Um abraço
      Djalma Santos

  3. Gostaria de vê a resolução da questão 10. Agradecida.

    • 10. (UPE) No reino Protista, todos os organismos são ______1______. As algas protistas são ______2______classificadas de acordo com _____3______. Os protozoários, em relação à nutrição, são todos ____4________, obtendo o alimento do meio por ______5______ou absorção.
      A seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.
      a) 1-procariontes; 2-fotossintetizantes; 3-sua coloração; 4-parasitas; 5-fagocitose.
      b) 1-unicelulares; 2-quimiossintetizantes; 3-sua morfologia; 4-parasitas; 5-ingestão.
      c) 1-procariontes; 2-unicelulares; 3-seus pigmentos; 4-autótrofos; 5-quimiossíntese.
      d) 1-eucariontes; 2-unicelulares; 3-sua morfologia; 4-quimiossintetizantes; 5-fagocitose.
      e) 1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos; 4-heterótrofos; 5-ingestão.
      Cara Emily
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos; 4-heterótrofos; 5-ingestão.”)
      – O reino protista (protoctista) inclui os protozoários (EUCARIONTES, unicelulares e heterótrofos) e algas (eucarióticas e autótrofas Fotossintetizantes), todos desprovidos de tecidos verdadeiros.
      – Protozoários: organismos unicelulares, HETERÓTROFOS, cuja estrutura celular varia nos diferentes grupos. Eles utilizam como alimento tanto a matéria orgânica de cadáveres quanto microrganismos vivos (bactérias, algas e outros protozoários). As amebas, por exemplo, que apresentam membrana celular flexível, podendo mudar de forma alongando-se ou se contraindo, usam pseudópodos para “abraçar” o alimento, INGERINDO-O por fagocitose. Nos flagelados e nos ciliados há, via de regra, uma região, denominada citóstoma (espécie de boca), especializada para a entrada do alimento. Em certos protozoários, como o paramécio, observa-se o citopígio ou citoprocto, região celular por onde se processa a clasmocitose ou defecação celular. Algumas espécies são parasitas de invertebrados e vertebrados e outras vivem em associação mutualística com outros seres vivos. É o caso, por exemplo, da relação entre os cupins e o protozoário flagelado (Tryconinpha collaris). Presente do intestino dos cupins, esse protozoário produz enzimas que atuam na digestão da celulose, dando possibilidades a esses insetos de aproveitarem a madeira que ingerem. Em troca, os referidos protozoários ganham abrigo e alimento. Os protozoários costumam ser classificados em 6 filos: Rhizopoda ou Sarcodina (amebas); Actinopoda (radiolários e heliozoários); Foraminifera (foraminíferos); Apicomplexa (apicomplexos ou esporozoários); Zoomastigophora (flagelados) e Cilliophora (ciliados).
      – Além das diversas clorofilas, algas podem possuir outros PIGMENTOS como caroteno, xantofilas, fucoxantina, ficoeritrina, ficocianina, etc., relacionados com sua CLASSIFICAÇÃO.
      – ALTERNATIVA E – CORRETA
      JUSTIFICATIVA
      1. Todos os protistas são eucariontes.
      2. As algas protistas realizam fotossíntese, são fotossintetizantes.
      3. As algas são classificadas de acordo com os seus pigmentos.
      4. Os protozoários são todos heterótrofos.
      5. Os protozoários obtêm seu alimento por ingestão.
      * Ver descrição acima.
      – Protistas (1) são eucariontes unicelulares
      * Incorretas: A e C.
      – Algas protistas (2 e 3) são fotossintetizantes unicelulares. A maioria apresenta clorofila, além de outros pigmentos como carotenos e xantofilas. A presença desses pigmentos é uma característica muito importante como critério de classificação.
      * Incorretas: B e D.
      – Os protozoários (4 e 5) são organismos heterótrofos, que podem obter seus alimentos por absorção ou por ingestão.
      * Incorretas: A, B, C e D.
      Um abraço
      Djalma Santos

  4. Gostaria de ver a resposta da 4

    • Bruna
      Ver gabarito no final a publicação.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: