Publicado por: Djalma Santos | 5 de dezembro de 2010

Testes de zoologia (1/5)

01. (UFAL) Lagosta, escorpião, gafanhoto, dentre outros artrópodes possuem um exoesqueleto com articulações nas patas. Ao mesmo tempo em que esse esqueleto serve como proteção e sustentação, as articulações permitem que as patas executem movimentos como o de andar, correr, cavar, nadar, triturar, inocular veneno, copular, etc.

lagosta-escorpiao-gafanhoto
Com referência ao grupo dos artrópodes, assinale a opção correta.

a) Os artrópodes são altamente diversificados com excepcional capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e modos de vida. Muitas espécies de microcrustáceos, por exemplo, são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce. Na Antártida, o Krill (Euphausia sp.) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes, focas e baleias.

b) O maior número de artrópodes é terrestre, bem adaptados aos campos, desertos e matas, como insetos, aracnídeos, diplópodos (lacraias) e quilópodos (piolhos–de-cobra).

c) Os insetos cumprem importante papel ecológico nos ecossistemas: polinizam flores; vivem associados a outras espécies animais e vegetais; servem de alimento para outros animais, e até produzem alimento, caso do mel produzido pelas abelhas; as minhocas, por sua vez, são de grande importância para a vida nos solos.

d) O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas: a dos antenados, representados por insetos, diplópodos e quilópodos (um par de antenas), crustáceos (dois pares de antenas) e a dos quelicerados. Estes últimos não têm antenas e sim um par de quelíceras que são apêndices articulados, com várias formas e funções, localizados na região bucal. Nas aranhas, as quelíceras se encarregam da inoculação do veneno; nos escorpiões, elas têm função preensora; os carrapatos não apresentam quelíceras.

e) O corpo dos crustáceos apresenta cefalotórax, estrutura resultante da fusão da cabeça com o tórax, e abdome. Nos siris e caranguejos o abdome é ausente.

02. (UFCG)Animais invertebrados, como moluscos e anelídeos, representam importante papel econômico e ecológico. Exemplos clássicos são a ostra, muito utilizada na alimentação, e a minhoca, extremamente útil para agricultura e também na nutrição humana. Considerando a tabela abaixo, associe corretamente o representante Annelida (minhoca) e o representante Mollusca (ostra) às suas características e importância, respectivamente.

Assinale a alternativa correta:

INVERTEBRADOS CARACTERÍSTICAS IMPORTÂNCIA
1. Annelida A. Corpo em metamaria. F. Produção de húmus.
B. Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. G. Produção de pérola.
C. Classe Bivalvia. H. Adorno.
2. Mollusca D. Corpo mole, protegido por valvas. I. Ciclagem de matéria orgânica.
E. Classe Oligochaeta. J. Nutrição animal e humana.

a) 1 – A, E, F, G, H, J.

2 B, C, D, I.

b) 1 B, C, D, F, I.

2 A, E, G, H, I, J.

c) 1 B, C, H, I, J.

2 A, D, E, F, G.

d) 1 B, E, F, G, H, J.

2A, C, D, I.

e) 1 A, E, F, I, J.

2 B, C, D, G, H, J.

03. (UEPB) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de forma a estabelecer a relação correta entre elas.

PRIMEIRA COLUNA

1. Filo Echinodermata

2. Filo Cnidaria

3. Filo Annelida

4. Filo Mollusca

5. Filo Porífera

SEGUNDA COLUNA

(   ) São colocados em um ramo à parte do reino Animal – o sub-reino Parazoa – porque diferem de todos os outros animais nas seguintes características: não apresentam verdadeira diferenciação tecidual, não apresentam órgãos ou sistemas corporais, não possuem cavidade digestiva e a digestão é exclusivamente intracelular.

(  ) São animais aquáticos de corpo mole e gelatinoso, podendo ser sésseis, flutuadores ou natantes, e poucas espécies são parasitas. São diblásticos, com simetria radial; o corpo apresenta a cavidade gastrovascular comunicando-se com o exterior através da boca, o que caracteriza um sistema digestório incompleto. Têm digestão intra e extracelular.

(  ) São animais de corpo mole, geralmente protegido por um concha calcária. São diblásticos, celomados, com simetria bilateral. Têm o corpo dividido em três partes básicas: cabeça, pé e saco visceral.

(   ) Animais de corpo cilíndrico e segmentado. São triblásticos, celomados, com simetria bilateral. Cada metâmero tem musculatura própria, um par de gânglios nervosos, um par de órgãos excretores e um par de bolsas celômicas cheias de líquido, que atuam como esqueleto hidrostático.

(  ) São animais marinhos, triblásticos, enterocelomados, deuterostômio, com simetria bilateral nas fases larvais e radial quando adultos. Possuem endoesqueleto e sistema ambulacral.

a) 4, 2, 5, 3. 1.

b) 5, 1, 4, 3, 2.

c) 5, 2, 4, 3, 1.

d) 4, 1, 5, 3, 2.

e) 3, 4, 1, 2, 5.

04. (URCA) Selecione a alternativa que possua apenas animais de simetria radial:

a) Radiolários, esponjas do mar e ctenóforos.

b) Salamandras, lagartos e peixes.

c) Ofiúros, anêmonas do mar e hidras.

d) Corais, insetos e nematóides.

e) Estrelas do mar, caravelas e sapos.

05. (UPE) Na evolução dos seres do reino Animalia, o surgimento dos filos Platyhelminthes e Nematelminthes veio acompanhado por inovações evolutivas na organização do corpo, capacitando-os a uma melhor adaptação ao meio ambiente em que estão inseridos. Com relação às características dos animais pertencentes a esses filos, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0  0 – Os platelmintos são diblásticos e pseudocelomados, enquanto os nematelmintos são triblásticos e celomados.

1  1 – Ambos possuem simetria bilateral, apresentam cefalização e centralização do sistema nervoso. Não têm órgãos ou sistemas especializados para trocas gasosas, e a respiração é cutânea.

2  2 – A reprodução dos platelmintos é muito diversificada. Nas planárias, a reprodução é exclusivamente assexuada por fragmentação do corpo. Os esquistossomos e as tênias têm reprodução sexuada e são hermafroditas. Os nematelmintos são, na maioria, dióicos, com dimorfismo sexual.

3  3 – São nesses dois filos que aparecem, pela primeira vez, no reino animal, estruturas especializadas na excreção de resíduos e sistema circulatório. Para excreção, os platelmintos desenvolveram as células-flama, e os nematelmintos desenvolveram os renetes, célula gigante com formato semelhante à letra H.

4  4 – Apesar de os animais dos filos Platyhelminthes e Nematelminthes não apresentarem desenvolvimento de segmentação corporal e de sistemas esqueléticos, são capazes de movimentar-se por meios de contrações das células musculares localizadas sob a epiderme do corpo.

06. (UNINOEST) Correlacione as características com o Filo que as possui.

CARACTERÍSTICAS

I. O corpo é basicamente um saco formado por duas camadas de células, a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior, com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia.

II. São animais sésseis, pluricelulares, apresentam poros na parede do corpo e fixam-se sobre rochas, conchas.

III. São animais triblásticos, protostômios, simetria bilateral, pseudocelomados e não segmentados, conhecidos como vermes de corpo cilíndrico.

IV. É composto por sete classes, entre as quais podemos citar a classe dos Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.

V. A excreção é realizada por túbulos de Malpighi, glândulas antenais ou glândulas coxais.

FILOS

A. Arthropoda.

B. Cnidaria.

C. Mollusca.

D. Porifera.

E. Nematoda (Nematelminthes).

a) I-D, II-B, III-E, IV-C, V-A.

b) I-B, II-D, III-E, IV-C, V-A.

c) I-C, II-E, III-A, IV-B, V-D.

d) I-C, II-D, III-E, IV-B, VA.

e) I-B, II-A, III-D, IV-C, V-E.

07. (FURG) Os répteis constituem um grupo animal considerado como os verdadeiros colonizadores do ambiente terrestre. São exemplos de características que favoreceram esse processo evolutivo:

a) pele seca, rica em glândulas e desenvolvimento indireto.

b) pele úmida, respiração pulmonar e fecundação externa.

c) pele seca, permeável, respiração pulmonar e reprodução sexuada.

d) pele seca, impermeável, respiração pulmonar e fecundação interna.

e) pele úmida, recoberta por escamas e respiração pulmonar.

08. (FURG) O filo Arthropoda é o mais diversificado do planeta, com mais de um milhão de espécies catalogadas e apresenta grupos com características morfológicas bem definidas. Com relação aos grupos apresentados abaixo, relacione as características correspondentes:

1. Crustacea (crustáceos)

2. Arachnida (aracnídeos)

3. Insecta (insetos)

4. Chilopoda (quilópodes)

5. Diplopoda (diplópodes)

(  ) Possuem cabeça, tórax e abdome, três pares de patas, um par de antenas, excreção por túbulos de Malpighi.

(  ) Possuem cefalotórax e abdome, geralmente cinco pares de patas, dois pares de antenas, excreção por glândulas verdes ou antenais.

(  ) Possuem cabeça e tronco, dois pares de patas por segmento, um par de antenas, excreção por túbulos de Malpighi.

(  ) Possuem cabeça e tronco, um par de patas por segmento, um par de antenas, excreção por túbulos de Malpighi.

(  ) Possuem cefalotórax e abdome, quatro pares de patas, antenas ausentes, excreção por túbulos de Malpighi e glândulas coxais.

A sequência correta, lida de cima para baixo, é:

a) 3, 1, 5, 4 e 2.

b) 3, 1, 4, 5 e 2.

c) 2, 3, 4, 5 e 1.

d) 4, 1, 5, 2 e 3.

e) 5, 2, 3, 4 e 1.

09. (UNINOEST) A respeito do Filo Chordata, assinale a alternativa incorreta.

a) São animais de simetria bilateral, enterocelomados, triblásticos e deuterostômios.

b) Entre alguns dos representantes deste grupo, podemos citar a ascídia e o anfioxo.

c) As fendas na faringe ou fendas branquiais são observadas em todos os seus representantes (na fase adulta ou embrionária), exceto em aves e mamíferos.

d) A presença de crista neural e dos anexos embrionários são características exclusivas do Subfilo Vertebrata.

e) O tubo neural tem origem ectodérmica e está localizado na região dorsal do embrião, acima da notocorda. A partir do tubo neural desenvolve-se o sistema nervoso central dos cordados adultos.

10. (UFPB) O filo Mollusca surgiu no início da era Paleozóica, há cerca de 500 milhões de anos, sendo representado por milhares de espécies. Os mares antigos apresentavam grande biodiversidade, comprovada pelos milhares de fósseis encontrados em seus sedimentos. No litoral Sul do Brasil, são encontrados amontoados de conchas de moluscos, denominados sambaquis. Nesse contexto, identifique as características gerais dos organismos representantes desse filo:

I   II

0   0 – São todos hermafroditas com reprodução cruzada.

1   1 – Possuem sistema digestório com boca e ânus.

2  2 – Possuem uma ou mais brânquias, relacionadas com a respiração em ambiente aquático, ou um pulmão, estrutura adaptada à respiração aérea.

3  3 – Possuem sistema circulatório formado por vasos associados ao coração, e a excreção é feita principalmente por metanefrídios.

4  4 – Não possuem sistema nervoso ganglionar.

11. (UEPA) Pesquisas sobre a biodiversidade amazônica encontram-se em constante desenvolvimento, à medida que novas espécies vegetais e animais são descobertas, gerando conhecimento básico de inúmeras formas de vida, como peixes (1), aves (2), insetos, répteis (3), anfíbios (4) e mamíferos.

(Fonte: http://www.cpafac.embrapa.br/noticias /amzontech %20procitropicos.htm, acessado em 28/09/2009, modificado)

Com relação aos seres vivos em destaque no texto acima, pode-se indicar como características gerais:

I. Em 1, da classe osteichthyes, as aberturas branquiais se abrem numa câmara comum, coberta por um opérculo.

II. Em 2, a glândula uropigiana da maioria das espécies produz uma secreção gordurosa utilizado na impermeabilização das penas.

III. Em 3, a camada epidérmica queratinizada forma placas ou escamas córneas.

IV. Em 4, a pele é muito vascularizada, apresentando brânquias, nas primeiras fases do desenvolvimento, e pulmões quando adultos, tendo também as salamandras como representantes.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

12. (UDESC)Assinale a alternativa incorretaquanto ao reino animal.

a) Os animais, em sua maioria, são celomados.

b) Os platelmintos são organismos acelomados.

c) Os anelídeos são organismos pseudocelomados.

d) Os nematódeos são organismos pseudocelomados.

e) Animais diblásticos possuem apenas dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.

13. (UESPI)Sobre as características da lula, da planária e da lombriga, podemos afirmar que:

a) a lula e a planária são animais celomados com metameria não segmentada.

b) a planária e a lombriga são animais pseudocelomados sem metameria.

c) a lombriga e a lula são animais celomados sem metameria.

d) as lulas são animais esquizocelomados com metameria não segmentada.

e) as planárias são animais acelomados com metameria segmentada.

14. (UFMS) “Os olhos de um crustáceo marinho poderão inspirar o desenvolvimento de futuros aparelhos leitores de discos digitais, como o DVD. O camarão mantis, Odontodactylus scyllarus, é encontrado na Grande Barreira de Coral, na Austrália, e tem o sistema de visão mais complexo de que se tem notícia. Os indivíduos da espécie são capazes de enxergar 12 cores – o homem vê em apenas três – e podem distinguir entre formas diferentes de luz polarizada. Não seria o primeiro crustáceo a inspirar produtos do tipo. Em 2006, um componente presente no olho da lagosta inspirou o desenho de um detector de raio X para um telescópio europeu (…).”

(Disponível em: www.agencia.fapesp.br/materia/11268/divulgacao-cientifica/dvd-inspirado-em-olhode- camarao.htm, adaptado)

Sobre os olhos dos crustáceos, como camarões e lagostas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

01. Os olhos são estruturas sensoriais que permitem detectar luz e transformar essa percepção em impulsos nervosos.

02. O tipo de olho encontrado nos crustáceos é denominado olho composto.

04. Lulas e planárias são animais que possuem olhos compostos.

08. O olho composto é formado por unidades ópticas denominadas omatídios.

16. O olho composto possui uma retina com funções semelhantes às do olho humano.

32. O olho composto do camarão mantis percebe uma grande quantidade de cores, mas não é capaz de formar imagens.

TOTAL:

15. (UFJF) Podemos imaginar a história da vida na terra, de sua origem até hoje, como uma árdua batalha para a conquista de novos ambientes (AMABIS & MARTHO, 2001). No processo de adaptação dos animais aos diversos ambientes, foram selecionados diferentes padrões de estrutura corporal. Referindo-se aos animais ilustrados a seguir, é correto afirmar que:

imagem2

a) platelmintos, anelídeos, artrópodes, moluscos e mamíferos são cefalizados.

b) turbelários, anelídeos e artrópodes são animais metamerizados.

c) todos os animais ilustrados têm simetria bilateral.

d) exceto cnidários e artrópodes, todos os outros animais têm o sistema nervoso ganglionar.

e) cnidários, artrópodes e moluscos têm exoesqueleto quitinoso.

16. (UEPB)

“Aqui não tem um sibite

Um bigode, um curió

E nenhum passo canouro

Nem calango, nem mocó

Não tem mel de jandaíra

Nem roupa de casimira

Nem tem cobra de cipó”

Acontecença matuta II – Jessier Quirino

Sobre os versos acima e conhecimentos correlatos, podemos afirmar, exceto, que:

a) os pássaros citados são aves tanto quanto os pinguins.

b) algumas das aves citadas são hápteras.

c) a siringe é a estrutura responsável pelo canto das aves canoras.

d) o local de onde se fala certamente é na circunscrição do bioma Caatinga.

e) no texto há citação de representantes de ave, réptil, mamífero e inseto.

17. (COVEST) Levando-se em conta as características dos cordados, analise as proposições abaixo.

I  II

0 0 – Os equinodermos são deuterostômios e apresentam esqueleto interno de origem mesodérmica, características típicas de animais vertebrados.

1  1 – Os tunicados apresentam notocorda, na posição caudal, apenas na idade adulta, sendo ausente durante a fase larval.

2  2 – Os tunicados e cefalocordados são filtradores, no entanto, apenas os últimos apresentam vertebras.

3  3 – Os anexos embrionários são estruturas características dos vertebrados e possibilitaram um salto evolutivo no sentido da conquista do meio terrestre.

4  4 – Os arcos branquiais são característicos dos urucordados e cefalocordados, desaparecendo nos vertebrados, à medida que aparece o sistema digestivo completo nesses animais.

18. (UNIFEI) Atualmente são conhecidas cerca de 1 milhão de espécies pertencentes ao Reino Animalia, enquanto outras estão sendo constantemente identificadas. Esses organismos, chamados genericamente de animais, possuem características comuns: apresentam células eucarióticas, são heterotróficos, não possuem parede celular, a maioria possui sistema nervoso, é capaz de reagir rapidamente a estímulos e a reprodução geralmente é sexuada, com troca de gametas. Conhecendo a grande diversidade dos animais, assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica relacionada:

a) Moluscos são animais diploblásticos acelomados, com respiração branquial ou “pulmonar”.

b) Esponjas são invertebrados sésseis, sem órgãos e sem tecidos diferenciados, com digestão exclusivamente intracelular.

c) Com relação ao filo dos artrópodes, pode-se afirmar que são animais que apresentam apêndices articulados, exoesqueleto rígido e sistema circulatório fechado.

d) Os mamíferos marinhos, como as baleias e os golfinhos, e os de água doce, como o boto, têm respiração branquial.

19. (UNIFAL) Considere as seguintes afirmativas:

I. O peixe-boi não é peixe nem é boi; é um mamífero que vive exclusivamente na água.

II. O cavalo-marinho não é cavalo nem mamífero, mas um tipo de peixe ósseo marinho, cujo macho abriga os filhotes antes do nascimento.

III. O lírio-do-mar não é nenhum tipo de planta, mas um invertebrado marinho do mesmo filo das anêmonas ou flores-do-mar.

IV. O piolho-de-cobra não é inseto e não vive sobre cobras, mas é um artrópode de corpo alongado, com numerosos pares de patas.

V. O ornitorrinco tem focinho parecido com bico de pato e não é ave; apesar de ser mamífero, não tem útero e bota ovos.

VI. O esquilo-voador não é mamífero, pois não apresenta glândulas mamárias; nem é uma ave, pois não tem asas com penas.

VII. A cobra-cega não é cobra nem outro tipo de réptil, mas um anfíbio vermiforme e ápodo.

Estão incorretas apenas as afirmativas:

a) II e V.

b) III e VI.

c) IV e VII.

d) I e V.

20. (UFPB)Sobre os diversos grupos de animais, considere as afirmativas a seguir, identificando as corretas:

I   II

0   0 – Os anelídeos são animais vermiformes, segmentados, cujo pseudoceloma é importante na locomoção, funcionando como esqueleto hidrostático.

1   1 – Os cnidários são animais diblásticos que usam a cavidade gastrovascular para digestão e controle do volume corporal.

2  2 – Os moluscos são animais de corpo mole, celomados, dióicos ou monóicos e geralmente apresentam uma larva tipo trocófora.

3  3 – Os artrópodes são animais segmentados, celomados, com coração dorsal e sistema circulatório aberto que apresentam fase larval ou desenvolvimento direto.

4  4 – Os equinodermos são animais celomados, deuterostômios, porque em seu desenvolvimento embrionário o blastóporo origina a boca.

21. (UFRN) No ano de 2009, conforme se vê na ilustração abaixo, comemora-se o centenário da descoberta da tripanossomíase americana, ou doença de Chagas. Este último nome é uma homenagem ao cientista brasileiro Carlos Chagas, que descreveu o primeiro caso humano da doença, além de ter dado outras grandes contribuições para a elucidação de aspectos relacionados ao agente causador e às formas de transmissão.

21

Uma das formas de transmissão da doença de Chagas é através dos barbeiros, os quais se desenvolvem com metamorfose parcial. Assim, os barbeiros

a) são ametábolos e não apresentam estágio larval.

b) apresentam as formas de ovo, pupa e imago.

c) jovens são semelhantes aos adultos.

d) jovens recebem o nome de crisálidas

22. (UEMS) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns. Duas características que reforçam a hipótese de parentesco evolutivo entre esses animais são:

a) cordão nervoso ventral e corpo segmentado.

b) vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.

c) vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.

d) cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo dorsal.

e) cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.

23. (UEPB) Sobre os Platyhelminthes é correto afirmar:

a) Entre a epiderme e o intestino apresentam a mesogleia, camada gelatinosa que confere o aspecto típico destes animais.

b) A eliminação de excreta nitrogenada ocorre exclusivamente através dos protonefrídeos, e o excesso de água é eliminado pela superfície do corpo.

c) Apresentam cavidade digestória com duas aberturas para o exterior: a boca e o ânus.

d) Incluem exclusivamente animais de vida livre, conhecidos vulgarmente como planárias.

e) Além das formas de vida livre, existem também formas parasitas do ser humano, como o gênero Taenia.

24. (COVEST) Na tabela abaixo, observe algumas características de diferentes animais, identificados como I, II, III, IV e V e correlacione os dados da tabela com as proposições apresentadas.

CARACTERÍSTICAS

I Deuterostômio, com endoesqueleto calcário, simetria radial secundária, sexos separados (dióicos).
II Triblástico, acelomado, sistema nervoso composto por dois gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos.
III Animais marinhos, notocorda, desde a fase embrionária até a adulta, sexos separados.
IV Triblástico, sistema nervoso e sensorial desenvolvidos e “pés” modificados que partem da região cefálica.
V Presença de quelíceras e pedipalpos, respiração filotraqueal e traqueal.

I   II

0   0 – A estrela-do-mar exemplifica o animal (I).

1  1 – As características descritas para o animal (II) são observadas em planárias.

2  2 – No anfioxo, observa-se o descrito para o animal (III).

3  3 – O polvo exemplifica o animal (IV).

4 4 – Nas aranhas, observam-se as características enumeradas para o animal (V).

25. (UEM) Sobre algumas das características dos filos e das classes do reino animal, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Os platelmintos cestóides são destituídos de sistema digestório, o que retrata uma notável adaptação à vida parasitária.

1  1 – A concha dos moluscos, por estar presente em todas as classes, não é utilizada como critério de classificação.

2   2 – Uma das evidências do parentesco evolutivo entre os anelídeos e os artrópodes é o sistema circulatório fechado.

3  3 – O tipo de desenvolvimento embrionário varia entre os mamíferos, sendo um dos aspectos que diferenciam suas três subclasses.

4  4 – O que caracteriza um animal cordado é a presença da coluna vertebral na fase adulta.

26. (UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples e tiveram sua origem há aproximadamente um bilhão de anos. Apresentam relativa simplicidade estrutural e, por conta disso, podem ser consideradas organismos pluricelulares bastante primitivos. Quanto as esponjas, e correto afirmar que:

a) não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

b) possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas CaCO3 ou silicosas

c) não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcáreas ou silicosas.

d) possuem tecidos verdadeiros e por isso mesmo apresentam seu esqueleto composto por espongina.

27. (URCA) Os gafanhotos são animais do filo Arthropoda pertencentes à classe Insecta. Observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.

27

a) Os gafanhotos são insetos porque possuem exoesqueleto.

b) Os gafanhotos são insetos porque possuem cabeça, tórax, abdômen e três pares de pernas.

c) Os gafanhotos são insetos porque possuem quelíceras.

d) Os gafanhotos são insetos porque possuem um par de antenas.

e) Os gafanhotos são insetos porque possuem dois pares de asas.

28. (MACK) A respeito dos moluscos, é correto afirmar que:

a) são de simetria bilateral, celomados e não segmentados.

b) são encontrados, unicamente, no ambiente marinho.

c) todos apresentam sistema circulatório aberto.

d) a maioria é hermafrodita (monoicos).

e) têm excreção por túbulos de Malpighi.

29. (UFAL) Os animais são amplamente disseminados no planeta. Sobre a biologia desses organismos, podemos afirmar que:

29

a) Os animais 1 e 2 acima pertencem ao Filo Arthropoda e se caracterizam por possuírem simetria bilateral, sistema digestório completo e corpo segmentado.

b) 1 e 2 são animais triblásticos, assim como os poríferos.

c) Os platelmintos como o esquistossomo (Schistosoma mansoni), causador da esquistossomose, têm como reservatório intermediário o porco, que transmite a doença ao homem quando este consome a carne contaminada com cistecerco.

d) A lombriga (Ascaris lumbricoides), um platelminto, apresenta respiração cutânea e tem como hospedeiro natural o homem e o porco.

e) No desenvolvimento embrionário humano, o ectoderma formará os neurônios, o mesoderma formará as células intestinais, e o endoderma formará as hemácias.

30. (COVEST) Duas curvas de crescimento, traçadas a partir de dados obtidos em diferentes animais, do nascimento até a fase adulta, são mostradas abaixo. Com base nesses dados, analise as proposições, correlacionando os animais exemplificados com as curvas de desenvolvimento apresentadas nos gráficos A e B.

30

I    II

0   0 – O crescimento do gafanhoto é compatível com a curva mostrada em A.

1   1 – O crescimento da aranha é compatível com a curva mostrada em A.

2   2 – O crescimento do lagarto é compatível com a curva mostrada em B.

3   3 – O crescimento do sapo é compatível com a curva mostrada em B.

4   4 – O crescimento da estrela-do-mar é compatível com a curva mostrada em A.

 

GABARITO

 

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A E C C FVFFV B D A C FVVVF
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E C D 11 (01, 02, 08) A B VFFVF B B FVVVF
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C A E VVVVV VFFVF C B A A VVVVF

 

Anúncios

Responses

  1. gosto muito desse site, tem muitos exercicios bons! Parabens

  2. Djalma santos vocês esta de parabéns por este blog você não sabe o quanto esta mim auxiliando na elaboração das minhas prova valeu

  3. Este site e bakana mesmo,mt bom,otimo p praticar o assunto:)

  4. Onde está o erro na letra b da primeira questão ?

    • Prezado Mαykon
      Veja, abaixo, a resolução da questão que você solicitou
      ALTERNATIVA CORRETA: A [(“Os artrópodes são altamente diversificados com excepcional capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e modos de vida. Muitas espécies de microcrustáceos, por exemplo, são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce. Na Antártida, o Krill (Euphausia sp.) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes, focas e baleias.”]
      JUSTIFICATIVA
      – ALTERNATIVA A [“Os artrópodes são altamente diversificados com excepcional capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e modos de vida. Muitas espécies de microcrustáceos, por exemplo, são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce. Na Antártida, o Krill (Euphausia sp.) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes, focas e baleias.”] – CORRETA
      * O sucesso dos artrópodes, o que diz respeito a sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e modo de vida se deve, principalmente, ao seu exoesqueleto, a sua espiração aérea e sua capacidade de voar. O exoesqueleto além de proteger o corpo do animal atua como ponto de apoio para a ação dos músculos, levando a uma eficiente movimentação. A respiração aérea e capacidade de voar faz com que eles possam explorar muitos ambientes terrestres. Muitos crustáceos exercem importante papel nas cadeias alimentares aquáticas, compondo o zooplâncton (conjunto de seres do plâncton, não produtor, formado por protozoários, pequenos crustáceos, cnidários, larvas de animais, etc.). Ressaltamos que o filo Arthropoda (artrópodes) compreende cerca de 3/4 de todas as espécies conhecidas do reino animal.
      – ALTERNATIVA B [“O maior número de artrópodes é terrestre, bem adaptados aos campos, desertos e matas, como insetos, aracnídeos, diplópodos (lacraias) e quilópodos (piolhos–de-cobra).”] – INCORRETA
      * Os diplópodos, cujos representantes mais conhecidos são os piolhos-de-cobra, vivem em ambientes úmidos, sob folhas e troncos em decomposição. Têm o corpo formado por três tagmas: cabeça, tórax e abdome. Os quilópodos mais conhecidos são as lacraias e as centopeias. Eles têm o corpo formado por dois tagmas: cabe e tronco. Em face de apresentarem muitas pernas, os diplópodos e o quilópodos são chamados de miriápode e reunidos na superclasse Myriapoda. Como se pode constatar, as lacraias são quilópodos e as piolhos-de-cobra são diplópodos, o que torna esta alternativa incorreta.
      – ALTERNATIVA C (“Os insetos cumprem importante papel ecológico nos ecossistemas: polinizam flores; vivem associados a outras espécies animais e vegetais; servem de alimento para outros animais, e até produzem alimento, caso do mel produzido pelas abelhas; as minhocas, por sua vez, são de grande importância para a vida nos solos.”) – INCORRETA
      * Os artrópodas, de um modo geral, interagem com os seres humanos de diferentes maneiras: transmitindo doenças; devorando parte significativa da produção agrícola; destruindo materiais que procuramos preservar, como madeiras e roupas; produzindo materiais que utilizamos, como cera, mel e seda e servindo de alimento. Dos insetos que se alimentam de plantas, alguns são devoradores, como as lagartas das borboletas, enquanto outros são parasitas, como a broca e a cigarrinha-do-café. Os artrópodes não são os grandes “vilões” da natureza. As cadeias alimentares terrestres poderiam se romper na ausência dos insetos. Há insetos polinizadores de plantas (polinização entomófila). Sem eles a produção agrícola seria grandemente afetada. Existem aqueles que se alimentam de outros insetos, contribuindo para controlar a densidade populacional das presas. As aranhas também colaboram com esse controle, uma vez que os insetos constituem seu alimento básico.
      *As minhocas, por seu turno, exercem importante papel na agricultura. Ao se alimentarem de restos vegetais, principalmente de folhas caídas, auxiliam no processo de decomposição que fertiliza o solo. Elas ainda atuam cavando túneis no solo, permitindo maior oxigenação das raízes das planta.
      – ALTERNATIVA D (“O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas: a dos antenados, representados por insetos, diplópodos e quilópodos (um par de antenas), crustáceos (dois pares de antenas) e a dos quelicerados. Estes últimos não têm antenas e sim um par de quelíceras que são apêndices articulados, com várias formas e funções, localizados na região bucal. Nas aranhas, as quelíceras se encarregam da inoculação do veneno; nos escorpiões, elas têm função preensora; os carrapatos não apresentam quelíceras.”) – INCORRETA
      * Insetos, diplópodos e quilópodos são dotados, realmente, de um par de antenas.
      * Crustáceos apresentam, como consta na alternativa, dois pares de antenas.
      * Quelicerados são desprovidos de antenas e apresentam um par de quelíceras, de acordo com a alternativa.
      * Nas aranhas, as quelíceras, realmente, se encarregam da inoculação do veneno.
      * Nos escorpiões, a inoculação do veneno não é feita pelas quelícera. Neles, a cauda corresponde a uma parte conhecida como pós-abdome, em cuja extremidade fica o aguilhão (ou Télson) venenoso. Suas quelíceras, que não têm glândulas venenosas, têm função apreensora (segura e tritura os alimentos).
      * Os carrapatos, a exemplo das aranhas e dos escorpiões, são dotados de quelícera, ao contrário do que consta nesta alternativa.
      – ALTERNATIVA E (“O corpo dos crustáceos apresenta cefalotórax, estrutura resultante da fusão da cabeça com o tórax, e abdome. Nos siris e caranguejos o abdome é ausente.”) – INCORRETA
      * Os crustáceos, apresentam, como consta nesta alternativa, cefalotórax e addome. No que diz respeito aos siris e caranguejos, eles possuem abdome, ao contrário do que se encontra nesta alternativa.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: