Publicado por: Djalma Santos | 12 de fevereiro de 2011

Testes de fotossíntese (1/3)

01. (UEPB)O processo de fotossíntese é importante para manter as taxas de gás carbônico e oxigênio na atmosfera, além de produzir matéria prima para fornecimento de energia para os seres vivos. Trata-se de um fenômeno complexo, envolvendo duas fases, claro e escuro. Entre as reações que ocorrem na fase de claro, ou fotoquímica, estão a fotofosforilação cíclica e acíclica. É durante essas reações que ocorre a transformação da energia solar em energia química. Sobre a fisiologia das reações de fotofosforilação do processo de fotossíntese é correto dizer:

a) Durante as reações de fotofosforilação acíclica, a clorofila A absorve a energia luminosa e doa elétron para a clorofila B, tornando-se aceptora. Isso ocorre porque os íons OH doam elétrons para a colorofila B, recompondo-a.

b) A reação de fotofosforilação cíclica envolve a clorofila B. Um elétron sairá dessa clorofila e será recebido pela F++ (ferridoxina). Os elétrons então serão entregues para o NAPD (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato).

c) Durante as reações de fotofosforilação acíclica, a clorofila B, depois de absorver energia luminosa, perderá um elétron, que sairá dessa clorofila e passará pela sequência de citocromos, onde ocorrerá a perda de elétron para produção de ATP.

d) Durante as reações de fotofosforilação acíclica, a clorofila B absorve a energia luminosa. Um elétron sairá dessa clorofila e será recebido pela F++ (ferridoxina), passando em seguida por uma sequência de citocromos, que também aceitam elétrons. Durante esse trajeto os elétrons perdem energia que será utilizada para formação de ATP.

e) A reação de fotofosforilação cíclica envolve a clorofila A que absorve energia luminosa. Um elétron sairá dessa clorofila e será recebido pela F+++ (ferridoxina), passando em seguida por uma sequência de citocromos, que também aceitam elétrons. Durante esse trajeto os elétrons perdem energia que será utilizada para formação de ATP.

02. (CEFET-MG) Analise os gráficos abaixo e assinale aquele que representa, corretamente, a influência da temperatura sobre a fotossíntese:

02

03. (UNEMAT) A maioria absoluta da energia disponível na Terra vem do sol. A transformação de energia luminosa em energia química é feita através do processo de fotossíntese. Sobre este processo, assinale a alternativa correta.

a) Cloroplastos são endossimbiontes da célula vegetal.

b) A fase escura da fotossíntese ocorre no grana, dentro dos cloroplastos através da ação da clorofila.

c) Somente organismos do reino vegetal são capazes de fazer fotossíntese.

d) As proteínas que auxiliam na fotossíntese são produzidas nos lisossomos pela transcrição do RNA mensageiro traduzido do DNA nuclear.

e) Por realizarem fotossíntese, os vegetais são considerados consumidores primários nos ecossistemas.

04. (UNICENTRO) É difícil manter as moléculas de oxigênio livres, apesar de ele ser o terceiro elemento mais abundante do Universo, formado nas fornalhas densas no interior das estrelas. Isso porque o oxigênio é extremamente reagente e pode formar compostos com quase todos os elementos da tabela periódica. Então como a Terra acabou com uma atmosfera composta por praticamente 21% desse gás? A resposta está nos minúsculos organismos conhecidos como cianobactérias ou algas azuis. Esses micro-organismos realizam a fotossíntese utilizando luz solar, água e dióxido de carbono para produzir carboidratos e, também, oxigênio. Na verdade, até hoje, todas as plantas da Terra contêm cianobactérias — conhecidas como cloroplastos — que participam da fotossíntese. (BIELLO, 2009).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca do processo fotossintético, é correto afirmar, exceto:

a) Os glicídios produzidos através da fotossíntese representam fonte de energia para as atividades metabólicas dos seres autótrofos.

b) Os cloroplastos, segundo a teoria endossimbiótica, derivaram da simbiose entre um micro-organismo autótrofo capaz de captar energia luminosa e uma célula hospedeira heterotrófica.

c) A fotossíntese compreende uma série complexa de reações químicas, dentre as quais a fixação do carbono depende diretamente da luz para ocorrer.

d) O gás oxigênio presente na atmosfera é produzido a partir da decomposição da molécula de água, sob ação direta da luz.

e) A fotossíntese representa um processo anabólico que permite a conversão de energia luminosa em energia química.

05. (PUC-RIO) A figura abaixo mostra um gráfico da taxa de fotossíntese de uma planta quando ela é exposta a diferentes comprimentos de onda.

05

Fonte:http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fatoreslimitantes-fotossintese.asp. Acesso em 15 ago. 2010.

Segundo o gráfico, os fotossistemas dos vegetais:

a) Absorvem mais energia nos comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho.

b) Absorvem mais energia no comprimento de onda na faixa do verde.

c) Refletem energia principalmente nos comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho.

d) Apresentam a mesma eficiência fotossintética para todo o espectro de luz visível.

e) Desviam a luz verde para a síntese de moléculas orgânicas para a biomassa vegetal.

06. (UNICENTRO) A fotossíntese é o principal processo autotrófico e é realizada por seres clorofilados, como as plantas e algas. Na fotossíntese destes, gás carbônico (CO2) e água (H2O) são usados para síntese de carboidratos e há formação de oxigênio (O2), na presença da clorofila e luz. Assinale a alternativa incorreta.

a) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da água, e não do gás carbônico.

b) A maior parte das moléculas de açúcares produzidas na fotossíntese das plantas é armazenada como sacarose e glicogênio, podendo ser transportadas pelos vasos do floema.

c) A luz é utilizada na fotossíntese graças à presença de pigmentos especializados em capturar luz, como as clorofilas e carotenos.

d) A fotofosforilação e a fotólise da água são etapas da fotossíntese onde há a formação de ATP e NADPH2, respectivamente a partir de ADP e NADP.

e) No ciclo das pentoses (ciclo de Calvin) de plantas C3 há a participação da enzima Rubisco e ocorre a formação de carboidratos de três carbonos (trioses).

07. (UNEB-BA) Em 1882, Engelmann realizou um experimento clássico para investigar a relação entre comprimentos de onda e fotossíntese. Na experiência, cujos resultados são apresentados na ilustração abaixo, um espectro luminoso atuava sobre um filamento de alga verde Cladophora, colocada em meio que continha bactérias aeróbicas.

07

A partir da análise dessa ilustração, pode-se concluir:

a) Os comprimentos de onda amarelo e verde são os mais eficientes para as reações fotossintéticas.

b) O espectro de absorção dos pigmentos vegetais revela a falta de seletividade na absorção de luz.

c) As bactérias aeróbicas possibilitam à alga realizar fotossíntese, mesmo na ausência de luminosidade.

d) A energia luminosa absorvida pela alga é convertida em calor, o que atrai bactérias e outros microrganismos.

e) A aglomeração de bactérias nas regiões iluminadas pelo vermelho e pelo azul indica maior eficiência fotossintética, com liberação de oxigênio.

08. (UFV) O processo de fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica e a fase bioquímica, que são responsáveis, respectivamente, por:

a) Produção de NADPH2 e oxidação do CO2.

b) Produção de NADH2 e redução do CO2.

c) Produção de NADH2 e oxidação do CO2.

d) Produção de NADPH2 e redução do CO2.

09. (UNEMAT) A fotossíntese é um processo de formação de matéria orgânica, a partir da água e do gás carbônico, e exige luz para que se realize. Esse processo é realizado pelos seres vivos que possuem em suas células pigmentos fotossintetizantes, como a clorofila. A respeito desse processo, é corretoafirmar.

a) A fotossíntese apresenta duas fases: a de claro ocorre nos cloroplastos e a de escuro ocorre nas mitocôndrias.

b) Ao final do processo fotossintético, na planta produzirá nitrogênio, água e oxigênio.

c) Na fotossíntese, a fase fotoquímica (reação de claro) ocorre nas partes clorofiladas dos cloroplastos e consiste em duas etapas: a fotólise da água que libera O2 e a fotofosforilação que produz ATP.

d) A fotossíntese ocorre exclusivamente no cloroplasto, a fase de claro acontece no estroma e a fase de escuro acontece na grana, que é rica em clorofila.

e) O objetivo principal da fotossíntese é manter estável a quantidade de oxigênio do planeta, um processo realizado exclusivamente pelas plantas.

10. (UEPG) A respeito da fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da molécula de gás carbônico.

b) Apenas os vegetais são capazes de realizar fotossíntese.

c) Para que nos vegetais a glicose seja produzida nos cloroplastos são necessárias a presença da luz e de duas matérias primas muito comuns na natureza: a água e o gás carbônico. Esse fenômeno é denominado fotossíntese.

d) Na fotossíntese a clorofila absorve totalmente a luz verde componente da luz branca.

e) O destino da glicose produzida na fotossíntese é unicamente servir para a produção de amido, um polissacarídeo de reserva energética.

11. (UFU) A fotossíntese é um processo de uso de energia luminosa pelas plantas para produzir os compostos ricos em energia, visando manter seu metabolismo. Sobre esse processo, é correto afirmar que:

a) As reações de escuro envolvem a fixação de carbono num ciclo químico complexo, chamado de ciclo de Calvin, que ocorre no citosol, mediado por enzimas produzidas pelo núcleo da célula.

b) Os estômatos são responsáveis pelo controle do processo fotossintético, retendo em suas células−guarda as enzimas necessárias para as reações de claro.

c) Os diferentes tipos de clorofila são os únicos pigmentos associados à absorção de luz no processo fotossintético.

d) A etapa fotoquímica ou reações de claro ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos, liberando oxigênio resultante da fotólise da água e produzindo NADPH e ATP.

12. (UFOP) Com relação à fotossíntese, assinale a afirmativa correta.

a) A produção de carboidrato ocorrerá independentemente da etapa fotoquímica da fotossíntese, se os cloroplastos forem providos com um suprimento constante de ATP e água.

b) Ao se adicionar H2O18 a uma suspensão de cloroplastos capazes de fazer fotossíntese, a marcação irá aparecer no oxigênio, quando a suspensão for exposta à luz.

c) Na fase de escuro, a energia solar captada pela clorofila é utilizada para sintetizar ATP, a partir de ADP e Pi (fosfato inorgânico).

d) A membrana tilacoide é a sede das reações do escuro, enquanto no estroma ocorrem as reações de luz da fotossíntese.

13. (UEPG) A respeito da fotossíntese, um complexo fenômeno que é responsável pela vida vegetal, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – As forças que atuam no transporte de seiva elaborada são decorrentes da osmose. Nas folhas, por causa da produção de carboidratos solúveis (como a glicose e a sacarose) pela fotossíntese, a concentração das soluções torna-se alta. Nos locais de consumo, ou nos tecidos de reserva, como nas raízes, a concentração de carboidratos solúveis é baixa. Em virtude da diferença de concentração entre as folhas e as outras partes da planta, cria-se uma pressão osmótica, que promove a translocação da seiva elaborada para essas regiões, que necessitam de carboidratos, mas não os produzem.

1  1 – A matéria orgânica sintetizada por fotossíntese nas folhas é transportada para todas as partes da planta pelos vasos do xilema mediante um processo conhecido como translocação.

2  2 – As plantas produzem, por fotossíntese, a matéria orgânica que será consumida pela respiração de todas as suas células vivas, dia e noite. Com a energia liberada, as plantas produzem novos materiais, o que promove seu crescimento. Se a fotossíntese e a respiração ocorressem sempre na mesma intensidade, toda a matéria orgânica produzida seria consumida pela respiração, não havendo excedentes. Como resultado, a planta não cresceria e não formaria órgãos de reserva.

3  3 – A taxa de respiração de uma planta não sofre influência da luz e é praticamente constante durante o dia e a noite. A taxa de fotossíntese, por outro lado, varia de acordo com a intensidade luminosa do ambiente. Ponto de compensação fótica é o valor da intensidade da luz no qual o açúcar e o oxigênio resultante da fotossíntese são consumidos pela respiração da planta, na mesma proporção em que os produtos da respiração (gás carbônico e água) são utilizados na fotossíntese. Neste ponto, a planta está em equilíbrio energético.

4   4 – Para que haja crescimento, a planta deve ultrapassar seu ponto de compensação fótica durante o dia. Se isso não ocorrer, ela não tem condições de produzir a matéria orgânica utilizada na respiração nos períodos em que a fotossíntese não é in-tensa ou não ocorre.

14. (UECE) A fotossíntese é o inicio da maior parte das cadeias alimentares no planeta. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver, porque a base da sua alimentação encontra-se sempre nas substâncias orgânicas produzidas pelas plantas clorofiladas. Sobre o processo fotossintético, podemos afirmar corretamente que durante a etapa fotoquímica ocorre:

a) Liberação do oxigênio e redução do NADP.

b) Fotólise da água e oxidação do NADP a NADPH.

c) Redução do NAD a NADPH e fotofosforilação do ATP.

d) Fotofosforilação do ADP e fixação do carbono.

15. (FUVEST)A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi:

a) Captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol.

b) Obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente, incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos.

c) Captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossíntese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos.

d) Obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.

e) Captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.

16. (UNIMONTES) A fotossíntese é afetada por vários fatores, tais como a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de gás carbônico no ar. As afirmativas abaixo se referem a essas influências. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

a) Em um ambiente escuro, o meio celular fica alcalino e ocorre a abertura dos estômatos.

b) A partir de certo ponto, o aumento da intensidade de luz não altera mais a taxa de fotossíntese.

c) Em um ambiente com temperatura e concentração de CO2 constantes, a taxa de fotossíntese depende exclusivamente da luminosidade.

d) O aumento de temperatura interfere na fotossíntese até o ponto de saturação térmica.

17. (UFV) Analise as seguintes afirmativas, sobre o processo de fotossíntese:

I. Na fotofosforilação acíclica (fase clara), os elétrons fluem da água para o fotossistema I, em seguida para o fotossistema II e por fim para o NADP+.

II. O primeiro passo do ciclo de Calvin é a fixação de um átomo de carbono, proveniente de uma molécula de dióxido de carbono, a uma molécula de ribulose 1,5-bifosfato.

III. Embora a via C4 de fixação de carbono apresente um custo energético superior ao da via C3, isso é compensado pela “minimização” da fotorrespiração nas plantas C4.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

18. (UFF)Neste ano o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos de existência. Nele estão situados acervos de mais de 8.000 espécies de plantas nacionais e de várias partes do mundo. O Jardim Botânico foi expandido em 15.000m2 e as estufas das orquídeas, bromélias, cactos e das plantas insetívoras foram reformadas. Este último grupo de plantas, também conhecido como plantas carnívoras, chama muito a atenção por poder obter nutrientes dos animais que capturam e digerem. Entretanto, os organismos do Reino Plantae são classificados quanto a sua nutrição como autótrofos. Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:

a) Água e glicose.

b) Substâncias orgânicas.

c) Substâncias inorgânicas.

d) Água, O2 e proteínas.

e) Água, CO e proteínas.

19. (PUC-CAMPINAS) O gráfico abaixo representa a taxa de fotossíntese de plantas de tomate em três situações diferentes.

19

Levando-se em consideração as respostas nas três diferentes condições, conclui-se que na curva II o fator limitante é:

a) A luz devido ao observado na curva I.

b) A luz devido ao observado na curva III.

c) O dióxido de carbono devido ao observado na curva III.

d) A temperatura devido ao observado na curva I.

e) O dióxido de carbono devido ao observado na curva I.

20. (UnB) Em 1882, T. W. Engelmann fez um experimento utilizando bactérias aeróbias e algas do gênero Spirogyra. Os resultados do experimento revelaram o espectro de ação da fotossíntese da alga filamentosa Spirogyra e mostraram que a concentração de bactérias ao redor das algas variava de acordo com o comprimento de luz ao qual as algas estavam expostas. O gráfico abaixo ilustra os espectros de absorção de luz pela clorofila a e pela clorofila b.

20

A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.

a) As bactérias concentram-se ao redor das algas para utilizarem o oxigênio que estas produzem na respiração.

b) A concentração de bactérias ao redor das algas é maior quando estas são submetidas à luz verde.

c) As bactérias utilizadas no experimento são aeróbias e heterotróficas.

d) A produção de O2 é mínima quando as algas são submetidas a radiações na faixa dos 700 nm.

21. (MACK) Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm a capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos é correto afirmar que:

a) Todos apresentam, além de clorofila, os pigmentos carotenoides e xantofilas.

b) Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.

c) Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.

d) Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.

e) Somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos.

22. (CEFET-SP) A fotossíntese é uma reação química de fundamental importância para a vida porque:

a) Tem como produto final as moléculas de glicose e de gás carbônico.

b) Tem como produto final as moléculas de oxigênio e gás carbônico.

c) Transforma a energia luminosa em energia química a partir do gás carbônico e da água.

d) Transforma a energia química em energia aproveitável a partir do oxigênio e da água.

e) Transforma moléculas orgânicas em compostos inorgânicos.

23. (UFGD) Em relação ao processo fotossintético é correto dizer que:

a) O gás carbônico é liberado e será utilizado na formação de carboidratos pelos seres heterótrofos.

b) O oxigênio liberado provém tanto da molécula de H2O quanto da molécula de CO2.

c) As moléculas de água e ATP são produzidas a partir da oxidação de compostos inorgânicos.

d) A glicose produzida será aproveitada quando houver respiração celular.

e) São produzidas moléculas de água e reconstituídas moléculas de hidrogênio para o fornecimento de elementos básicos para o metabolismo celular.

24. (UFMT) Nos centros urbanos onde a vegetação é substituída por vias pavimentadas e prédios de concretos, ocorre elevação da temperatura ambiental. As árvores, além de amenizarem o calor, melhoram a qualidade do ar, e isso se deve à:

a) Respiração pela produção de O2.

b) Fotossíntese pela produção de CO2.

c) Fotossíntese pela produção de O2.

d) Respiração pela produção de CO2.

e) Fotossíntese pela absorção de O2.

25. (UFV)

LEIA OS VERSOS ABAIXO, EXTRAÍDOS DE “LUZ DO SOL”, DE CAETANO VELOSO:

Luz do sol

Que a folha traga e traduz

Em verde de novo

Em folha em graça

Em vida em força em luz

Céu azul que vem até

Onde os pés tocam a terra

E a terra inspira e exala seus azuis

[…]

Analisando o que diz o autor em seus versos e utilizando os conhecimentos acerca da vida dos vegetais, é correto afirmar que o texto:

a) Diz respeito ao processo de degradação de matéria orgânica dos vegetais.

b) Trata da importância da adubação inorgânica para a agricultura.

c) Chama a atenção para o perigo dos agrotóxicos utilizados na agricultura.

d) Faz referência ao processo de nutrição mineral das plantas.

e) Refere-se ao processo de absorção e conversão de energia luminosa em energia química.

26. (UNIFESP) O jornal Folha de S.Paulo (28.07.2004) noticiou que o aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico pode induzir árvores da Amazônia a crescerem mais rapidamente. O aumento do CO2 é global e, no entanto, o fenômeno é verificado na Amazônia e não nas florestas temperadas da Europa.

Para explicar tal fenômeno, quatro afirmações foram feitas.

I. O aumento do CO2 promove aquecimento, porém bloqueia parte dos raios solares que chegam ao solo. Esse bloqueio, associado às noites mais longas, faz com que as florestas temperadas sejam menos eficientes na fotossíntese.

II. As florestas temperadas estão sujeitas a um inverno mais longo e, portanto, a menor quantidade de luz. Como as plantas fazem fotossíntese de dia e respiram à noite, a taxa de respiração é maior que a de fotossíntese.

III. A maior quantidade de CO2 disponível, associada às altas temperaturas presentes na Amazônia, permite uma elevação da taxa fotossintética, o que promove maior crescimento das plantas.

IV. As temperaturas mais baixas, a menor biomassa por área e a menor incidência de luz nas florestas temperadas fazem com que, ali, o fenômeno seja menos evidente que na Amazônia.

Entre as quatro afirmações apresentadas, estão corretas somente:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

27. (PUC-SP) Considere as seguintes etapas referentes ao metabolismo energético:

I. Consumo de gás carbônico.

II. Utilização da água como fonte de hidrogênio.

III. Liberação de gás carbônico.

IV. Liberação de oxigênio.

Pode-se afirmar que:

a) uma planta realiza I, II, III e IV.

b) uma planta realiza apenas I e II.

c) uma planta realiza apenas I, II e IV.

d) um animal realiza I, II, III e IV.

e) um animal realiza apenas III e IV.

28. (PUC-RIO) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

a) Aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.

b) Aumento da respiração durante o crescimento das plantas.

c) Aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.

d) Utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.

e) Fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

29. (CEFET-SP)Entre os fatores que interferem no aumento e na diminuição da taxa de fotossíntese das plantas, pode-se citar os externos e internos ao organismo. São fatores internos as estruturas das folhas e dos cloroplastos, o teor de clorofila, o acúmulo de produtos da fotossíntese no interior do cloroplasto, a concentração de enzimas e a presença de nutrientes. São fatores externos que interferem na capacidade da planta em fazer fotossíntese a:

a) Taxa de gás carbônico, a intensidade luminosa e a temperatura do ambiente.

b) Taxa de monóxido de carbono e a intensidade das chuvas do ambiente.

c) Quantidade de raízes que a planta possui e a quantidade de bactérias no solo.

d) Quantidade de potássio e a de fósforo presentes no solo.

e) Quantidade de insetos e de microrganismos que vivem no solo.

30. (UFLA) O gráfico abaixo mostra o espectro de ação da fotossíntese (curva superior) e os espectros de absorção da clorofila a e da clorofila b (curvas inferiores) no cloroplasto de uma planta. Os comprimentos de ondas (em nanômetros) em relação às cores da luz visível são: luz violeta (300-430 nm); luz azul (430-500 nm); luz verde (500-560 nm); luz amarela (560-600 nm); luz laranja (600-650 nm); luz vermelha (650-760 nm).

30

Analisando o gráfico e os dados acima, conclui-se que, teoricamente, as luzes que são mais efetivas para o processo da fotossíntese são:

a) Verde e amarela.

b) Azul e vermelha.

c) Violeta e laranja.

d) Azul e amarela.

e) Verde e vermelha.

31. Qual dos seguintes acontecimentos não é característico da fotossíntese nas plantas?

a) O oxigênio liberado deriva da fotólise da água.

b) A energia solar é primeiro captada pelo fotossistema PSI, e os elétrons passam, então, para o fotossistema PSII.

c) Síntese de ATP através de uma cadeia de transporte de elétrons que liga PSII e PSI.

d) As reações dependentes da luz originam NADPH e ATP.

e) As reações independentes da luz usam moléculas ricas em energia para reduzir o CO2.

32. (CEFET-PR) O esquema a seguir mostra as etapas da fotossíntese. Assina a alternativa que indica onde ocorrem, respectivamente, a fase escura e a fase fotoquímica.

32

a) Nos tilacoides e nas lamelas.

b) Nas lamelas e no estroma.

c) Na membrana interna e nos tilacoides.

d) Na membrana interna e nas lamelas.

e) No estroma e nos tilacoides.

33. (PUC-MG) Responda à questão de acordo com a situação a seguir. Uma planta foi deixada em condições de total obscuridade durante 8 dias. A cada dia, eram retiradas amostras de raiz e folhas, fazendo-se uma dosagem do amido. O gráfico obtido está representado abaixo.

33

Pode-se perceber que o amido acabou primeiro na folha. Isso ocorre porque:

a) A folha não constitui um centro armazenador de amido.

b) A folha é um local de baixo metabolismo.

c) A folha é dependente do processo fotossintético e a raiz não é.

d) A raiz não necessita de amido para realizar processos metabólicos.

e) O amido foi transferido da folhas para a raiz.

34. (FUVEST) Em 1882, Engelmann dispôs um filamento da alga verde Cladophora sobre o espectro luminoso. Bactérias aeróbicas presentes no meio concentraram-se em determinadas regiões do filamento, como pode ser visto no esquema a seguir:

34

Esse experimento permite inferir que a atividade:

a) Fotossintética da alga é maior nas faixas do azul, do verde e do amarelo.

b) Fotossintética da alga é maior nas faixas do violeta, do laranja e do vermelho.

c) Fotossintética não varia nas diferentes faixas do espectro luminoso.

d) Respiratória da alga é maior nas faixas do azul, do verde e do amarelo.

e) Respiratória da alga é maior nas faixas do violeta, do laranja e do vermelho.

35. (PUC-CAMPINAS) A fotossíntese compreende uma etapa fotoquímica (reações de claro), com liberação de …I… , e uma etapa química (reações de escuro) em que ocorre liberação de …II… . Essas etapas ocorrem …III… . Para completar corretamente o texto I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) O2 – CO2 – nas membranas e na matriz.

b) ATP – glicose – nos tilacoides e no estroma.

c) O2 – ATP – no citosol e no cloroplasto.

d) glicose – O2 – nas membranas e nos tilacoides.

e) CO2 – H2 O – no cloroplasto e no citoplasma.

36. (IFCE) No processo fotossintético, o ciclo de Calvin começa com a reação de uma molécula de dióxido de carbono com um açúcar de cinco carbonos conhecido como:

a) Ribose.

b) Desoxirribose.

c) Ribulose monofosfato.

d) Glicose.

e) Ribulose difosfato.

37. (PUC-RIO) Mesmo as sequóias, árvores gigantescas, têm um limite de crescimento longitudinal, determinado pela capacidade máxima de formação da coluna de água dentro do vegetal. Dentre os processos diretamente dependentes da água, encontra-se a fotossíntese, porque a água nessa reação tem como função:

a) Dissipar o excesso de calor ao qual a planta fica exposta durante o dia.

b) Ser doadora de elétrons para a construção de moléculas orgânicas.

c) Solubilizar o amido, necessário para a realização da fotossíntese.

d) Ser aceptora final de elétrons na respiração da planta.

e) Ser doadora de átomos de carbono para a formação de moléculas orgânicas.

38. (UFMA) Em relação ao processo da fotossíntese, é falso afirmar:

a) Durante a fotossíntese, ocorrem reações químicas que transformam moléculas de gás carbônico e água em moléculas orgânicas mais oxigênio.

b) O ATP e o NADPH2, produzidos pela fotofosforilação, são utilizados na etapa química da fotossíntese.

c) A energia química produzida pela fotossíntese fica armazenada nas ligações das moléculas orgânicas.

d) A fotossíntese ocorre em duas etapas, sendo uma delas dependente da presença de luz e a outra não.

e) A etapa química da fotossíntese consiste basicamente na fixação de carbono e oxigênio para produção de compostos orgânicos.

39. (UFRN) A taxa de fotossíntese nos vegetais está relacionada com a absorção de luz pelos pigmentos encontrados nos cloroplastos. O gráfico abaixo mostra os espectros de absorção de três pigmentos.

39a

Analisando esses espectros de absorção, o gráfico que melhor descreve a variação na intensidade de fotossíntese medida a partir da produção de oxigênio, ao longo do espectro luminoso é:

39b

40. (UPE) Sobre a fotossíntese, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0   0 – Cada fotossistema é formado pelo complexo-antena, constituído de vários pigmentos essenciais e acessórios, pelo centro de reações, constituído de duas moléculas de clorofila, e pelos aceptores de elétron

1  1 – No fotossistema I, o transporte de elétrons emitido pela clorofila P680 para fosforilação cíclica resulta na formação de ATP.

2  2 – Somente o fotossistema II consegue realizar a fotólise da água, enquanto apenas o fotossistema I consegue transferir elétrons para o NADP+.

3  3 – A fase fotoquímica da fotossíntese, que resulta na produção de ATP e NADPH, ocorre durante o período de luz, enquanto que a fixação do carbono para produção de glicídeos, ocorre apenas no escuro.

4  4 – Apenas a clorofila a é responsável pela transformação da energia luminosa em energia química.

GABARITO

 

01

02 03 04 05 06 07 08 09

10

E

D A C A B E D C

C

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

D

B VFVVV A E A D C D

C

21

22 23 24 25 26 27 28 29

30

E

C D C E E A A A

B

31

32 33 34 35 36 37 38 39

40

B

E A B B E B E B

VFVFV

Anúncios

Responses

  1. Olá Professor.
    Gostaria de saber o destino da glicose produzida na fotossíntese.

    • Prezado Ricardo Marinho
      Nos seres em geral, a glicose tem três destinos principais: (a) ela pode ser armazenada, como amido, glicogênio, sacarose, etc.; (b) ser oxidada, pela via glicolítica, a compostos constituídos por três de carbono (piruvato) formando ATP e intermediários metabólicos; (c) ser oxidada a pentoses, pela via das pentoses fosfato (via do fosfogliconato ou das hexoses monofosfato) produzindo ribose-5-fosfato que irá participar de diversos processos biossintéticos (síntese de RNA, DNA, NAD, FAD, coenzima A…).
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Olá fiquei com uma duvida na quinta questao, pois achei que fosse a letra C

    • Prezada Nicolle
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: A (“Absorvem mais energia nos comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho.”).
      JUSTIFICATIVA
      – Para a realização da fotossíntese, os pigmentos vegetais absorvem de forma mais eficiente a energia proveniente de comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho, como mostra o gráfico contido na questão, refletindo a cor verde, característica da maioria das folhas.
      ESPECTRO DE AÇÃO DA LUZ NA FOTOSSÍNTESE
      – Analisando-se o espectro de ação da luz na fotossíntese, observa-se que as radiações mais eficientes, portanto as mais absorvidas correspondem às faixas do vermelho e do azul. Essa conclusão foi obtida a partir de um engenhoso experimento realizado pelo botânico alemão Thomas W. Engelmann, em 1882, utilizando uma alga verde filamentosa do gênero “Spirogyra” e bactérias aeróbias. Seu trabalho consistiu, em linhas gerais, em iluminar a alga com diferentes comprimentos de onda e, no meio de cultura, colocar bactérias aeróbias, que tendem a se deslocar de regiões de baixa concentração, para regiões de elevadas concentrações de O2. Ele observou, após algum tempo, uma maior concentração dessas bactérias nos segmentos do corpo da alga iluminados pelas luzes vermelha (ao redor de 680 nm) e azul (ao redor de 420 nm). Com base nesses resultados, ele concluiu que o vermelho e o azul eram os comprimentos de onda que mais contribuíam para a fotossíntese, pois, com eles, ocorrera maior liberação de O2. As faixas do verde e do amarelo são pouco eficientes.
      Sucesso
      Djalma Santos

  3. Qual o pq da 17 e da 19??

    • 17. (UFV) Analise as seguintes afirmativas, sobre o processo de fotossíntese:
      I. Na fotofosforilação acíclica (fase clara), os elétrons fluem da água para o fotossistema I, em seguida para o fotossistema II e por fim para o NADP+.
      II. O primeiro passo do ciclo de Calvin é a fixação de um átomo de carbono, proveniente de uma molécula de dióxido de carbono, a uma molécula de ribulose 1,5-bifosfato.
      III. Embora a via C4 de fixação de carbono apresente um custo energético superior ao da via C3, isso é compensado pela ausência de fotorrespiração nas plantas C4.
      Está correto o que se afirma apenas em:
      a) I.
      b) II.
      c) I e II.
      d) II e III.
      Cara Luiza
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: (“II e III.”)
      AFIRMATIVA I (“Na fotofosforilação acíclica (fase clara), os elétrons fluem da água para o fotossistema I, em seguida para o fotossistema II e por fim para o NADP+.”) – INCORRETA
      – A fotofosforilação acíclica, que ocorre independentemente da fotofosforilação cíclica, envolve os dos fotossistemas (I e II). Neste processo acíclico, os elétrons das moléculas das clorofilas P700 (fotossistema I), excitados pela luz, são recolhidos por uma substância aceptora [ferredoxina (proteína associada a ferro e a enxofre)] e ao invés de passarem por uma cadeia transportadora de elétrons, como na fotofosforilação cíclica, são captados pelos NADP+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato oxidado), que recebendo, também, prótons (H+), oriundos da água, que sofrera fotólise, se convertem em NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato reduzido). OS ELÉTRONS PERDIDOS PELO FOTOSSISTEMA II SERÃO REPOSTOS POR ELÉTRONS PROVENIENTES DA ÁGUA, como veremos adiante. Em função de os elétrons não retornarem para o “mesmo centro de reação”, como se verifica no caminho cíclico, as clorofilas P700 ficam, temporariamente, deficientes de elétrons, que são repostos por outros oriundos do par de clorofila P680 (fotossistema II), que também excitado pela luz, libera, igualmente, elétrons, que são recebidos, inicialmente, pela plastoquinona e a seguir, transportados pelos citocromos, vão para o fotossistema I (P700), repondo os elétrons que este último perdeu, também por ação da luz. Nesse trajeto, os elétrons perdem energia, sendo parte dela utilizada na síntese de ATP a partir de ADP + Pi. Ao final dessa sequência, os elétrons, com menos energia, são captados pelo par de clorofila P700 (fotossistema I) que se recompõe, em detrimento do PSII, que fica deficiente de elétrons. O par P680 (fotossistema II), agora deficiente em elétrons, é recomposto por elétrons originados da cisão da água (fotólise da água ou reação de Hill), em presença da luz. Essa cisão ocorre em um complexo liberador de oxigênio, presente, também, no PSII. Em face de os elétrons liberados não retornarem “às clorofilas dos fotossistemas dos quais saíram”, como se verifica no caminho cíclico, e haver transformação de ADP em ATP, o processo é denominado fotofosforilação acíclica. Como se pode deduzir do exposto, além de utilizar os dois fotossistemas [PSI (P700) e PSII (P680)], a fotofosforilação acíclica requer um doador externo de elétrons (água, na maioria dos casos), necessita promover a fotólise da água (H2O → 2 e- + 2 H+ + 1/2 O2) e produz ATP, NADPH (indispensáveis a fixação do CO2, que ocorre na etapa termoquímica), bem como oxigênio (quando a água atua como doador de elétrons). Como se pode constatar, na fotofosforilação acíclica, os elétrons perdidos pela P680 (fotossistema II) são reposto por elétrons provenientes da fotólise da água, enquanto os perdidos pela P700 (fotossistema I) são repostos por elétrons oriundos da P680 (fotossistema II).
      RESUMINDO
      Os elétrons que deixam a clorofila do fotossistema I (P700), em direção ao NADP, são repostos por elétrons oriundos do fotossistema II (P680). Os elétrons que saem do fotossistema II, em direção ao fotossistema I, são repostos por elétrons provenientes da água.
      Veja, a seguir, a resolução da 19.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“A temperatura devido ao observado na curva I.”)
      JUSTIFICATIVA
      Perceba no gráfico, que a diferença entre a curva II e a I, reside, apenas, na temperatura utilizada. Na curva II a temperatura é 20oC e na I é 35oC. O resultado mostra uma maior taxa de fotossíntese na condição I, resultante, sem dívida, da maior temperatura.
      Djalma Santos

  4. Boa tarde Professor, voce tem o gabarito completo das questões??
    é possível disponibiliza-lo??

    • Ver no final das publicações.
      Djalma Santos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: