Publicado por: Djalma Santos | 12 de fevereiro de 2011

Testes sobre a origem da vida (1/3)

01. (UFMS) O cérebro humano evoluiu e, ainda nos primórdios da civilização, nossos hipotéticos ancestrais já poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotróficos atuais, ao redor de fendas vulcânicas submersas, onde há liberação contínua de gás sulfídrico (H2S). Segundo a hipótese autotrófica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos, na seguinte ordem:

a) Primeiro, os que realizavam fermentação; depois, os fotossintetizantes; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

b) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentação; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

c) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxigênio (aeróbios); por fim, os que realizavam fermentação.

d) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os que realizavam fermentação; por fim, os fotossintetizantes

e) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentação.

02. (UNICENTRO) São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:

a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.

b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.

c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.

d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.

e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

03. (UEM) Sobre a origem da vida na Terra, assinale o que for correto.

I  II

0  0 – A composição química da atmosfera primitiva da terra, constituída por CH4, NH3, H2 e vapor d’água, é de extrema importância para a lógica da teoria heterotrófica de Oparin. Essas moléculas, segundo a teoria, eram necessárias para a síntese de compostos orgânicos.

1  1 – A principal evidência a favor da hipótese autotrófica foi a descoberta de bactérias primitivas, que teriam originado os seres fermentadores, os fotossintetizantes e os respiradores aeróbicos.

2  2 – Louis Pasteur realizou experimentos que consistiam em colocar líquidos nutritivos e pedaços de carne em frascos, aquecê-los e, posteriormente, tampá-los. Após certo período, constatou, nos frascos, a formação de microrganismos variados, fortalecendo a teoria da Biogênese.

3  3 – As moléculas de proteínas são polímeros de aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas.

4  4 – A hipótese heterotrófica considera que os primeiros seres vivos produziam suas próprias substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta terrestre.

04. (UFLA) A representação do experimento realizado por Louis Pasteur é apresentada abaixo:

04

A partir dos resultados obtidos nesse experimento, constata-se que:

a) Foi comprovada a formação de coacervados.

b) Foi comprovada a teoria da abiogênese.

c) Foi observada a formação de aminoácidos.

d) Foi refutada a teoria da abiogênese.

05. (UNICAMP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da atmosfera primitiva que era, provavelmente, constituída de CO2 (80%), CH4 (10%), CO (5%) e N2 (5%) (porcentagens em volume). Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que:

a) O CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.

b) A matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

c) As substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

d) Os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

06. (UEPA) Com base nas teorias postuladas para o surgimento da vida no planeta, julgue as alternativas abaixo:

I    II

0   0 – No fixismo, a vida surgiu pela criação divina e pode sofrer mudanças ao longo do tempo.

1  1 – A panspermia postula que a vida veio do espaço aderida a meteoritos que caíram na terra.

2   2 – Na abiogênese, a vida surgiu a partir de outro ser vivo.

3   3 – A vida surgiu a partir de coacervados nos mares primitivos.

4 4 – Na teoria da evolução química, a vida surgiu a partir da matéria inanimada com associação entre as moléculas.

07. (UFPB) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos; e os primeiros organismos eram autotróficos. Com base na forma de obtenção de energia, é correto afirmar que organismos:

a) Autotróficos não utilizam oxigênio em suas vias metabólicas.

b) Autotróficos não obtêm energia a partir de compostos inorgânicos.

c) Autotróficos utilizam apenas o catabolismo para obter energia.

d) Heterotróficos utilizam o catabolismo e o anabolismo para obter energia.

e) Heterotróficos, na ausência de luz, não utilizam o anabolismo para obter energia.

08. (PUC-RIO) Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, comprovando que a vida não surgia espontaneamente. Para isso, ele realizou experimento utilizando um frasco com gargalo em forma de pescoço de cisne que impedia:

a) A alteração do pH do líquido dentro do frasco.

b) A alteração da temperatura do líquido dentro do frasco.

c) O contato do oxigênio presente no ar com o líquido dentro do frasco.

d) O contato do vapor d’água presente no ar com o líquido dentro do frasco.

e) O contato de microrganismos presentes no ar com o líquido dentro do frasco.

09. (UESPI) A teoria da Biogênese afirma que os organismos vivos surgiram a partir de outros que os precederam. Contudo, não explica como surgiu o primeiro organismo, que possivelmente tinha as seguintes características:

a) Eram acelulares e heterótrofos.

b) Realizavam fotossíntese a partir de descargas elétricas e raios ultravioleta.

c) Possuíam carioteca envolvendo seu material genético de RNA.

d) Eram procariontes com material genético de DNA e ribossomos para síntese proteica.

e) Constituíam-se de elementos químicos tais como carbono, hidrogênio e enxofre.

10. (PASUSP) Em A Origem das Espécies, num raciocínio que cabe em poucas linhas, mas expressa ideias de alcance gigantesco, Darwin produziu uma revolução que alteraria para sempre os rumos da ciência. Ele mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum, uma forma de vida simples e primitiva. Darwin demonstrou também que, pelo processo que batizou de seleção natural, as espécies evoluem ao longo das eras, sofrendo mutações aleatórias que são transmitidas aos seus descendentes. Essas mutações podem determinar a permanência da espécie na Terra ou sua extinção – dependendo da capacidade de adaptação ao ambiente.

Gabriela Carelli, http://veja.abril.com.br/110209/p_072.shtml. Acessado em 15/06/2010.

Considere as seguintes afirmações, elaboradas com base na leitura do texto:

I. Os seres vivos tiveram origem a partir de um ancestral complexo.

II. As espécies se transformam ao longo do tempo.

III. A extinção de espécies é uma consequência da seleção natural.

IV. O ambiente não interfere na seleção das espécies.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

11. (UPE)

OBSERVE AS FRASES ABAIXO

I. No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver.

II. A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.).

III. “…colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos…”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644).

IV. Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os exemplos com as teorias relativas à origem dos seres vivos.

a) I-abiogênese, II-biogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.

b) I-abiogênese, II-biogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.

c) I-abiogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-biogênese.

d) I-biogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.

e) I-biogênese, II-abiogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.

12. (UFLA) Em relação à Teoria da Biogênese, apresentam-se as proposições abaixo:

I. É uma teoria segundo a qual um ser vivo se origina somente a partir de processos de reprodução.

II. Segundo essa teoria, a vida pode surgir a partir de matéria inanimada.

III. Os experimentos de Redi e de Pasteur, nos séculos XVII e XIX, respectivamente, foram muito importantes para a credibilidade dessa teoria.

IV. Os diferentes experimentos e pesquisas realizados com o objetivo de consolidar a Teoria da Biogênese levaram à descrença da Teoria da Geração Espontânea.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as proposições III e IV estão corretas.

b) Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.

c) Apenas as proposições II e III estão corretas.

d) Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.

13. (UDESC) Uma das hipóteses quanto à origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, também conhecida como a hipótese de Oparin e Haldene. Assinale a alternativa incorretaem relação a esta hipótese.

a) Oparin acreditava que as descargas elétricas das tempestades promoveram várias reações químicas nos coacervados, formando os primeiros complexos moleculares inorgânicos nos oceanos primitivos.

b) Época em que havia muitas tempestades com descargas elétricas frequentes, fornecendo energia necessária para que algumas moléculas, presentes na atmosfera, se unissem e formassem as primeiras moléculas orgânicas.

c) Oparin suspeitou que a formação dos complexos moleculares pudesse ter ocorrido nos mares ou oceanos primitivos, dando aos complexos o nome de coacervados.

d) O resfriamento da crosta terrestre ocorreu pela intensa frequência de chuvas, o que permitiu o acúmulo de água, dando origem aos mares primitivos.

e) Além das tempestades intensas, havia grande quantidade de radiações, principalmente de raio ultravioleta, que atingiam a Terra, pois não existia o escudo de ozônio (O3).

14. (UECE) Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são:

a) Bolsas delimitadas por membranas lipoproteicas.

b) Estruturas precursoras das bactérias, apresentando membrana, material genético, porém, sem parede celular.

c) Estruturas semelhantes a arqueobactérias, que não dependem da fotossíntese para sobreviver.

d) Aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d‟água.

15. (UECE) Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era:

a) A presença do CO2, numa atmosfera similar à dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam nos estágios iniciais de evolução da vida.

b) A presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d‟água estariam entre os principais componentes.

c) O ambiente estável, onde a energia na atmosfera se manifestava como no ambiente contemporâneo.

c) A presença abundante de oxigênio para proporcionar reações químicas mais eficazes na produção de matéria orgânica.

16. (UEPB) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática é correto afirmar que:

I    II

0  0 – O filósofo grego Aristóteles acreditava que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar a matéria bruta em um ser vivo; essa forma de pensar foi a base filosófica para o surgimento da Teoria da Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea.

1  1 – Coube a Louis Pasteur, por volta de 1860, provar definitivamente que os seres vivos se originam de outros seres vivos; para isso ele realizou experimentos com balões do tipo “pescoço de cisne”.

2  2 – Jan Baptist van Helmont e Francesco Redi eram adeptos da Teoria da Abiogênese, chegando mesmo a formular “receitas” para produzir seres vivos.

3  3 – O fato de Louis Pasteur ter utilizado balões do tipo pescoço de cisne foi fundamental para o sucesso do experimento, pois as gotículas de água que se acumulam nesse pescoço durante o resfriamento funcionam como um filtro, retendo os micróbios contidos no ar que penetra no balão.

4  4 – Lazzaro Spallanzani aqueceu por cerca de uma hora substâncias nutritivas em frascos hermeticamente fechados. Após alguns dias ele abriu o frasco e observou o líquido ao microscópio: a presença de organismos fortalecia a Teoria da Abiogênese.

17. (UEFS) A evolução, assim como a replicação do ácido nucleico, própria da reprodução e da autopoese — capacidade de auto-organização e autorregeneração dos seres vivos —, é um “tropeço para adiante”, destinado a protelar a ameaça da dissolução termodinâmica. A maioria dos átomos de nossos corpos é feita de hidrogênio — o elemento que, como gás, de acordo com os modelos astronômicos, foi explosivamente deslocado para além dos confins do sistema solar interno, quando o Sol se acendeu. Hoje em dia, gases ricos em hidrogênio, como a amônia, existem não apenas nas atmosferas dos gigantescos planetas externos, mas também no sistema solar interno, onde a vida os preservou com sua mesmíssima estrutura, desde que começou a se manter e a se reproduzir.

(MARGULIS & SAGAN, 2002, p. 92).

A vida estabelecida no planeta Terra apresenta uma base físico-química presente, possivelmente, em outros refúgios do Universo. Ao considerar as condições necessárias para se reconhecer cientificamente a possibilidade de vida em outro planeta e com base no padrão terrestre, é possível afirmar:

a) A presença de moléculas baseadas em cadeias de carbono, de água na forma líquida e de uma fonte de energia é considerada como condição essencial para uma possível biogênese.

b) A amônia presente na atmosfera dos planetas externos pode desenvolver vida na condição de estar combinada com uma força vital etérea, essencial à geração espontânea.

c) Os elementos químicos presentes no seres vivos são exclusivos dos sistemas biológicos, portanto inexistentes em um ambiente abiótico.

d) As condições mínimas para formação de vida, com base no referencial terrestre, exigem a presença de moléculas orgânicas associadas à luz solar e à presença de oxigênio molecular.

e) A vida extraterrestre depende essencialmente da capacidade de se preservar as mesmas estruturas moleculares primordiais da formação do sistema solar.

18. (UCPel) O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:

a) Aminoácido.

b) Coacervado.

c) Microrganismo.

d) Enzima.

d) Proteína.

19. (UEFS) A célula, menor estrutura autopoética hoje conhecida, é a unidade mínima capaz de um metabolismo auto-organizador incessante. A origem da mais ínfima célula bacteriana, primeiro sistema autopoético, com cerca de quinhentos tipos diferentes de proteínas e outras moléculas de cadeia longa, é obscura. No entanto, a maioria concorda em que compostos complexos de carbono, expostos de algum modo a uma energia incessante e à transformação ambiental, convertem-se em gotículas oleosas que acabam por se tornar células delimitadas por uma membrana.

(MARGULIS & SAGAN, 2002, p. 91).

Conforme proposto por Alexander Oparin, na sua hipótese heterotrófica de origem da vida, esta pode ter surgido a partir de uma longa evolução química. Com relação aos pressupostos desenvolvidos por essa hipótese e dos novos conhecimentos associados a esse tema, é possível afirmar:

a) A hipótese heterotrófica de Oparin foi um marco na história da ciência por desvendar os mistérios antes relacionados ao tema de origem da vida.

b) As gotículas oleosas formadas nas camadas mais altas da atmosfera primitiva eram resultado da interação de vários gases atmosféricos com a radiação infravermelha.

c) A presença de uma célula delimitada por uma membrana lipoproteica com capacidade seletiva foi essencial na estabilização e evolução das reações metabólicas do protobionte.

d) O estabelecimento de um metabolismo auto-organizador incessante prescindiu da participação de uma molécula informativa, provavelmente na forma de RNA.

e) A energia incessante presente no ambiente favoreceu a formação dos primeiros protobiontes que já fixavam a luz solar como fonte energética.

20. (UFPB) Muitas são as teorias acerca da origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. A reação química, esquematizada a seguir, representa um desses processos de obtenção de energia.

20

Nesse contexto, é correto afirmar que os organismos que obtinham energia pela reação esquematizada eram:

a) Quimiolitoautotróficos.

b) Fotossintetizantes.

c) Aeróbicos.

d) Fermentadores.

e) Heterotróficos.

21. (UFPB) Stanley Miller, sob orientação do químico Harold Urey, demonstrou, em seu experimento realizado no ano de 1953, que em uma mistura de vapor de água e dos gases amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio (H2), submetida a descargas elétricas, é possível a formação de moléculas orgânicas (prebióticas) a partir das condições supostamente existentes na terra primitiva. A figura abaixo ilustra o experimento descrito.

21

Com base nos estudos de Miller e na figura, é correto afirmar que esse experimento

a) Apresentou, como resultado, uma “sopa” com todas as moléculas essenciais para originar vida, mesmo que primitiva.

b) Mostrou que o surgimento de moléculas prebióticas pode ocorrer de acordo com os princípios da geração espontânea.

c) Falhou, porque não pode ser repetido por outros pesquisadores.

d) Demonstrou, de forma definitiva, a origem da vida na Terra.

e) Evidenciou que, nas condições experimentais, a vida não poderia se originar, porque entre os gases utilizados em sua pesquisa não existia oxigênio.

22. (UFPA) Durante o processo de origem da vida, moléculas inorgânicas, antes abundantes na atmosfera da Terra,combinaram-se para formar moléculas orgânicas fundamentais à estruturação da célula que conhecemos hoje. Uma dessas estruturas permitiu adelimitação da célula em relação ao meio ambiente,possibilitando trocas entre os dois sistemas. Suacomposição é basicamente:

a) Lipídios.

b) Lipídios e proteínas.

c) Ácidos nucleicos e água.

d) Ácidos nucleicos e proteínas.

e) Glicoproteínas.

23. (UNIR) Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de:

a) Fotossíntese.

b) Quimiossíntese.

c) Abiogênese.

d) Fermentação.

e) Biogênese.

24. (UFPB) Acerca da terra primitiva, é correto afirmar:

a) A água estava restrita às geleiras e aos oceanos congelados.

b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.

c) A atmosfera apresentava altas concentrações de Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio e Carbono em estado gasoso.

d) As fortes descargas elétricas e a grande quantidade de raios ultravioleta foram fundamentais para a formação das primeiras moléculas orgânicas.

e) Os organismos quimiolitoautotróficos produziam seu alimento a partir de moléculas de carbono.

25. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses.

25

Considerando o tempo de existência do nosso Planeta, nesse calendário, cada mês equivale a aproximadamente:

a) 3,5 milhões de anos.

b) 35 milhões de anos.

c) 350 milhões de anos.

d) 3,5 bilhões de anos.

26. (UFPI) Avanços no conhecimento científico levantaram dúvidas sobre as ideias da criação divina e do surgimento da vida por mecanismos não reprodutivos. Em meados do século XIX, experimentos científicos ocasionaram alterações no entendimento sobre a origem dos seres vivos. Marque a alternativa que contempla o experimento que forneceu evidências irrefutáveis de que os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da mesma espécie.

a) Camisas sujas cobertas com grãos de trigo foram guardadas por vinte dias até o aparecimento de ratos.

b) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em diversos frascos e fervidos por 30 minutos e imediatamente vedados com rolhas de cortiça e, depois de vários dias, os caldos estavam repletos de seres microscópicos.

c) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos com gargalos esticados e curvados, e fervidos até sair vapor pelas extremidades, e com o resfriamento as partículas em suspensão no ar ficaram retidas nas paredes do gargalo.

d) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos vedados com rolhas de cortiça e em frascos vedados hermeticamente, e em seguida fervidos por muito tempo e após alguns dias foram observados microrganismos nos frascos com cortiça.

e) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos abertos e frascos tampados com pergaminhos e após alguns dias o conteúdo dos frascos destampados estava repleto de microrganismos.

27. (UFPel) Um dos mistérios mais difíceis e interessantes, envolvendo a origem da vida, é a forma exata como o material genético se formou a partir das moléculas simples presentes na Terra primitiva. Pesquisadores têm mais uma razão para pensar que o ácido ribonucleico (RNA) veio antes do ácido desoxirribonucleico (DNA), pelo fato de existir RNA com função enzimática e do ribossomo ser composto por moléculas de RNA e de proteínas. Um dos experimentos mais famosos sobre a formação de moléculas orgânicas na Terra primitiva foi o de Miller-Urey; esses cientistas tentaram provar a formação de moléculas orgânicas a partir de gases.

Scientific American Brasil, nº 89, outubro de 2009 [adapt.].

Baseado no texto é correto afirmar que o experimento de Miller-Urey:

a) Comprovou que o RNA, formado por aminoácidos, originou-se antes que o DNA, formado por nucleotídeos.

b) Comprovou que o ribossomo, responsável pela síntese das proteínas, DNA e RNA, foi uma das primeiras organelas originadas nos seres vivos.

c) Comprovou que as moléculas orgânicas originam as moléculas inorgânicas, como o RNA, portanto somente o RNA pode ter originado o DNA.

d) Não comprovou a formação de ácidos nucleicos, apenas de alguns aminoácidos.

e) Comprovou que a Terra se originou após a explosão, e esse evento foi fundamental para a formação dos ácidos nucleicos.

28. (UEPG) A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.

1  1 – Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de frequentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chuvas aos mares.

2  2 – O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma verdadeira “sopa nutritiva”, rica principalmente em aminoácidos e proteínas.

3  3 – Nos mares primitivos desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as moléculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando numerosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados.

4  4 – Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favoráveis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra.

29. (UESPI) Em março de 2009, a Agência Espacial Americana (NASA) iniciou a procura de planetas semelhantes à Terra, utilizando para isso o poderoso telescópio Kepler que, do espaço, transmitirá imagens aos astrônomos. Considerando a possibilidade da existência de vida em outros planetas, que características tais organismos deveriam possuir em um ambiente primitivo semelhante à Terra há 4,5 bilhões de anos?

a) As primeiras células deveriam ter carioteca e cloroplasto.

b) Seu material genético deveria ser formado de DNA fita dupla.

c) Seu metabolismo deveria ser quimioautotrófico.

d) Consumiriam matéria orgânica como fonte de nutrientes.

e) Seriam fotossintetizantes.

30. (UESPI) Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos). Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que:

a) O surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea.

b) Segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente.

c) O princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie.

d) Caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado.

e) Os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos.

GABARITO

 

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A VVFVF D C FVFVV D E E C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E B A D B VVFVF A B C A
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B B D D C C D VVVVV C B

 


Responses

  1. Prof, me explique a questão 15…
    A alternativa B fala de uma atmosfera redutora. Mas, na terra primitiva a atmosfera não era neutra? Li que era neutra no livro do Amabis.

    • 15. (UECE) Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era:
      a) A presença do CO2, numa atmosfera similar à dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam nos estágios iniciais de evolução da vida.
      b) A presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d’água estariam entre os principais componentes.
      c) O ambiente estável, onde a energia na atmosfera se manifestava como no ambiente contemporâneo.
      c) A presença abundante de oxigênio para proporcionar reações químicas mais eficazes na produção de matéria orgânica.
      Caro Talison
      ALTERNATIVA CORRETA: B (“A presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d’água estariam entre os principais componentes.”).
      – De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, proposta por A. I. Oparin e J. S. Haldane, para a evolução gradual dos sistemas químicos far-se-ia uma combinação de radiação ultravioleta, tempestades torrenciais com relâmpagos e uma atmosfera tipicamente redutora (metano, amônia, hidrogênio, além de vapor d’água). A atmosfera primitiva não continha oxigênio livre.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. E na 6 questão, a 4 proposição diz que a vida surgiu a partir da matéria INANIMADA com associação entre moléculas. Considerar isso como verdadeiro, não seria negar a biogênese? Ou eu deveria considerar “INANIMADA” simplesmente pelo fato de terem sido moléculas inorgânicas….?

    • 06. (UEPA) Com base nas teorias postuladas para o surgimento da vida no planeta, julgue as alternativas abaixo:
      I II
      0 0 – No fixismo, a vida surgiu pela criação divina e pode sofrer mudanças ao longo do tempo.
      1 1 – A panspermia postula que a vida veio do espaço aderida a meteoritos que caíram na terra.
      2 2 – Na abiogênese, a vida surgiu a partir de outro ser vivo.
      3 3 – A vida surgiu a partir de coacervados nos mares primitivos.
      4 4 – Na teoria da evolução química, a vida surgiu a partir da matéria inanimada com associação entre as moléculas.V
      Prezado Talison
      Veja a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA 4 4 (“Na teoria da evolução química, a vida surgiu a partir da matéria inanimada com associação entre as moléculas.”) – CORRETA
      À primeira vista, a “geração espontânea”, levantada, inicialmente, por Oparin e Haldane, é igual à abiogênese. No entanto, esta última foi recusada no século XIX, e a hipótese de Oparin e Haldane é aceita, hoje, por um bom número de cientistas. Há, todavia, importantes e grandes diferenças entre as duas. A abiogênese admite que organismos complexos (moscas, vermes, etc.) surgiram e surgem, ainda hoje, repentinamente, de matéria inorgânica. A hipótese da evolução bioquímica supõe, ao contrário, que um ser altamente simples tenha surgido de matéria bruta sob condições muito especiais, e esse processo de formação tenha durado milhões de anos. A hipótese heterotrófica admite, portanto, que a vida usou um meio muito mais rico, em compostos orgânicos, que o atual, para seu aparecimento. No mundo em que vivemos, não parece existir, naturalmente, a menor possibilidade de átomos e moléculas se unirem para formar o mais simples sistema autorreprodutor.
      Um abraço
      Djalma Santos

      • Obrigado!

  3. O de número 14 está errado. Não é pangênese, é panspermia. Muito obrigado pelos exercícios!

    • 14. (UECE) Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são:
      a) Bolsas delimitadas por membranas lipoproteicas.
      b) Estruturas precursoras das bactérias, apresentando membrana, material genético, porém, sem parede celular.
      c) Estruturas semelhantes a arqueobactérias, que não dependem da fotossíntese para sobreviver.
      d) Aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d‟água.*
      Caro Maurício
      ALTERNATIVA CORRETA D (“Aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d‟água.”).
      PANSPERMIA
      Segundo a panspermia, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas, que se propagaram por meteoritos e poeiras cósmicas até a Terra.
      COACERVADOS OU COACERVATOS
      São um agregado esférico de proteínas envolvidas por moléculas de água. Os coacervatos não eram, verdadeiramente, seres vivos, mas apenas uma primitiva organização de substâncias orgânicas em um sistema “isolado” do meio ambiente. Em face de eles terem tido, provavelmente, a capacidade de promover trocas com o meio externo, deve ter havido no interior dos coacervatos um grande número de reações químicas, o que deve ter aumentado sua complexidade.
      Djalma Santos

  4. Na questão de número 9, na alternativa e, o primeiro organismo também era constituído do elemento nitrogênio?

    • 09. (UESPI) A teoria da Biogênese afirma que os organismos vivos surgiram a partir de outros que os precederam. Contudo, não explica como surgiu o primeiro organismo, que possivelmente tinha as seguintes características:
      a) Eram acelulares e heterótrofos.
      b) Realizavam fotossíntese a partir de descargas elétricas e raios ultravioleta.
      c) Possuíam carioteca envolvendo seu material genético de RNA.
      d) Eram procariontes com material genético de DNA e ribossomos para síntese proteica.
      e) Constituíam-se de elementos químicos tais como carbono, hidrogênio e enxofre.
      Prezado Maurício
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“Constituíam-se de elementos químicos tais como carbono, hidrogênio e enxofre.”).
      Atente que na referida alternativa não consta o termo “apenas”.
      Um abraço
      Djalma Santos

  5. Olá. Estou com dúvida em relação a resposta da questão 13. Como ela pede a alternativa incorreta, assinalei a letra B, que fala de união de partículas da atmosfera. No entanto, as tempestades com altas descargas elétricas eram responsáveis pela desintegração desses compostos da atmosfera em unidades atómicas que se depositavam na terra, em rochas e ecoavam para os oceanos primitivos. Não concordo com essa alternativa ser considerada verdadeira.

    • 13. (UDESC) Uma das hipóteses quanto à origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, também conhecida como a hipótese de Oparin e Haldene. Assinale a alternativa incorreta em relação a esta hipótese.
      a) Oparin acreditava que as descargas elétricas das tempestades promoveram várias reações químicas nos coacervados, formando os primeiros complexos moleculares inorgânicos nos oceanos primitivos.
      b) Época em que havia muitas tempestades com descargas elétricas frequentes, fornecendo energia necessária para que algumas moléculas, presentes na atmosfera, se unissem e formassem as primeiras moléculas orgânicas.
      c) Oparin suspeitou que a formação dos complexos moleculares pudesse ter ocorrido nos mares ou oceanos primitivos, dando aos complexos o nome de coacervados.
      d) O resfriamento da crosta terrestre ocorreu pela intensa frequência de chuvas, o que permitiu o acúmulo de água, dando origem aos mares primitivos.
      e) Além das tempestades intensas, havia grande quantidade de radiações, principalmente de raio ultravioleta, que atingiam a Terra, pois não existia o escudo de ozônio (O3).
      Natanias
      ALTERNATIVA INCORRETA: A (“Oparin acreditava que as descargas elétricas das tempestades promoveram várias reações químicas nos coacervados, formando os primeiros complexos moleculares inorgânicos nos oceanos primitivos.”).
      – “A elevada temperatura e a presença dos raios ultravioleta, bem como a passagem de centelhas de alta voltagem, TERIAM PROVOCADO ALTERAÇÕES NAS MOLÉCULAS DOS GASES EXISTENTES NA ATMOSFERA. Tais moléculas teriam se combinado, originando compostos orgânicos como os aminoácidos, por exemplo. Com o passar de milhões de anos, esses compostos nitrogenados teriam se acumulado na Terra primitiva.”
      – Como você pode deduzir, Oparin não “acreditava” que as descargas elétricas das tempestades PROMOVERAM REAÇÕES QUÍMICAS NOS COACERVADOS, FORMANDO OS PRIMEIROS COMPLEXOS MOLECULARES INORGÂNICOS NOS OCEANOS PRIMITIVOS, como consta nesta alternativa.
      COMPLEMENTO
      – Durante cerca de um bilhão de anos que antecederam o aparecimento da vida, as proteínas se acumularam nos mares primitivos. A combinação de moléculas, a fragmentação de outras e as modificações estruturais que nelas ocorriam, devem ter sido responsáveis por uma extraordinária variedade desses compostos. As moléculas proteicas dissolvidas em água começavam a formar gotículas de coloides gelatinosos. A interpenetração dessas gotículas teria originado gotículas mais complexas de coacervatos, que são misturas de coloides, nas quais micelas diferentes se envolvem por camadas comuns de água.
      – Os coacervatos não eram, verdadeiramente, seres vivos, mas apenas uma primitiva organização de substâncias orgânicas em um sistema “isolado” do meio ambiente. Em face de eles terem tido, provavelmente, a capacidade de promover trocas com o meio externo, deve ter havido no interior dos coacervatos um grande número de reações químicas, o que deve ter aumentado sua complexidade.
      Um abraço
      Djalma Santos

  6. Na questão 28, porque porque a 1 está correta ? A união das moleculas nos oceanos pode ser considerada “espontanea”?

    • 28. (UEPG) A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto.
      I II
      0 0 – Os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.
      1 1 – Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de frequentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chuvas aos mares.
      2 2 – O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma verdadeira “sopa nutritiva”, rica principalmente em aminoácidos e proteínas.
      3 3 – Nos mares primitivos desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as moléculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando numerosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados.
      4 4 – Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favoráveis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra.
      Caro João Pedro
      Veja, a seguir, o sentido da expressão “espontaneamente” utilizada na alternativa 0 0 (“Os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.”).
      – HIPÓTESE DE OPARIN E HALDANE (ORIGEM POR EVOLUÇÃO BIOQUÍMICA)
      Por volta de 1930, o bioquímico russo Aleksandr Ivanovitch OPARIN, apresentou, em seu livro A Origem da Vida, uma nova ideia para explicar a formação do primeiro ser vivo na Terra. Segundo a hipótese de Oparin (hipótese naturalista), ele teria surgido sem ascendência de qualquer progenitor. A exemplo de Oparin, o escocês J. B. HALDANE, embora não trabalhasse junto com Oparin, chegou à mesma conclusão que ele: nas condições da Terra primitiva, a vida poderia ter surgido a partir de matéria bruta. Por essa razão, costuma-se denominar essa ideia de “hipótese de Oparin e Haldane”. À primeira vista, essa “geração espontânea”, levantada, inicialmente, por Oparin e Haldane, é igual à abiogênese. Há, todavia, importantes e grandes diferenças entre as duas. A abiogênese admite que organismos complexos (moscas, vermes, etc.) surgiram e surgem, ainda hoje, repentinamente, de matéria inorgânica. A hipótese da evolução bioquímica supõe, ao contrário, que um ser altamente simples tenha surgido de matéria bruta sob condições muito especiais, e esse processo de formação tenha durado milhões de anos. A hipótese admite que a vida usou um meio muito mais rico, em compostos orgânicos, que o atual, para seu aparecimento. No mundo em que vivemos, não parece existir, naturalmente, a menor possibilidade de átomos e moléculas se unirem para formar o mais simples sistema autorreprodutor. De acordo com esse pressuposto, os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou. Este é, portanto, o sentido de “espontaneamente”, utilizado na alternativa em foco.
      Para maiores esclarecimentos, sugiro que faça uma revisão envolvendo as hipóteses sobre a origem da vida, particularmente, a hipótese de Oparin e Haldane (origem por evolução bioquímica).
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: