Publicado por: Djalma Santos | 20 de fevereiro de 2011

Testes sobre especiação

01. (UEPB)Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições naturais, de cruzarem entre si e gerarem descendentes férteis. Vários fatores podem produzir novas espécies, ou especiação. Isso se dá quando uma espécie deriva-se de outra reprodutivamente isolada, podendo esta nova espécie manter ou não relações geográficas com seu ancestral. Assinale a alternativa que representa um processo que pode favorecer a especiação:

a) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento estacional.

b) Populações com parceiros em potencial copulam, porém a fecundação não ocorre devido à ausência de transferência de espermatozoides, já que eles morrem, favorecendo o mecanismo de isolamento pré-copulatório.

c) Populações com parceiros em potencial encontram-se, mas não copulam, favorecendo o mecanismo de isolamento mecânico.

d) Populações que escolhem seus parceiros avaliando seus comportamentos apresentam um isolamento temporal.

e) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento gamético.

02. (UFAM) Entende-se por especiação a evolução do isolamento reprodutivo entre duas populações. Avalie as afirmativas abaixo:

I. A especiação parapátrica ocorre quando uma população é isolada geograficamente, restringindo o fluxo gênico entre as subpopulações.

II. Novas espécies são formadas em isolados periféricos da população original no processo de especiação peripátrica.

III. Na especiação alopátrica, uma nova espécie evolui em uma população geograficamente contígua.

IV. Na especiação simpátrica, a nova espécie surge no âmbito geográfico de sua ancestral.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

03. (UEFS) A organização de indivíduos e populações em espécies evita a degradação de genótipos maduros, bem sucedidos, que ocorreria caso se misturassem com genótipos incompatíveis. A hibridação, quando possível, costuma produzir indivíduos inferiores, muitas vezes estéreis, Isso demonstra que os genótipos, por serem sistemas harmoniosos e bem ajustados, devem ser similares para que um cruzamento seja bem sucedido.

(MAYR, 2009, p. 202).

Considerando-se as etapas necessárias para o estabelecimento da especiação a partir de populações originais e a importância desse processo evolutivo na diversidade da vida, é possível afirmar:

a) Genótipos incompatíveis se expressam inexoravelmente na formação de híbridos inferiores ou estéreis.

b) A hibridação produz indivíduos inferiores devido à baixa estatura provocada pelo nascimento precoce das crias.

c) Na especiação simpátrica, o distanciamento genético que provoca a incompatibilidade entre os indivíduos se estabelece apesar da interação persistente entre os grupos.

d) Organismos capazes de produzir descendentes não devem apresentar diferenças significativas no seu conjunto gênico que justifiquem algum tipo de progresso especiativo.

e) O isolamento geográfico em populações alopátricas favorece uma aproximação do conjunto gênico durante o processo de especiação.

04. (UEM) Com relação à evolução biológica e à especiação, assinale o que for correto.

I   II

0 0 – Um dos princípios básicos das ideias evolucionistas por seleção natural é que os organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

1  1 – As mutações podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas, sendo estas últimas de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes.

2 2 – A resistência de bactérias a antibióticos e de insetos a inseticidas, por terem a interferência humana na fabricação dessas substâncias, não podem ser exemplos de seleção natural.

3  3 – A cladogênese é um processo envolvido na especiação que, pela ruptura da coesão original em uma população, gera duas ou mais populações que não podem mais trocar genes entre seus indivíduos.

4 4 – O desenvolvimento de mecanismos que determinam o isolamento reprodutivo é importante na especiação. A inviabilidade do híbrido e a esterilidade do híbrido são mecanismos pós-zigóticos de isolamento reprodutivo.

05. (UECE) Foi o naturalista inglês Charles Darwin (18091882), em sua obra intitulada A Origem das Espécies, que sugeriu que a evolução é um processo de divergência, onde espécies semelhantes seriam descendentes de uma única espécie que teria existido no passado, a partir de um ancestral comum. Podemos afirmar corretamente que a especiação, no geral, inicia-se quando:

a) Acontece a troca de genes entre duas espécies diferentes ocupantes de um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.

b) Não ocorre a troca de genes entre duas espécies, mesmo que não haja isolamento geográfico.

c) Ocorre a troca de genes entre duas populações que coexistem em um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.

d) A troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico das mesmas.

06. (UFU) Observe a representação esquemática dos eventos envolvidos em um processo de especiação, apresentada a seguir.

06

Adaptado de Amabis, J.M & Martho G.R. Fundamentos de Biologia Moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006

Sobre a representação acima, pode-se afirmar:

I. O processo de especiação é causado pelo isolamento geográfico indicado por C.

II. O evento A representa a cladogênese, que compreende processos responsáveis pela separação de um grupo populacional, em dois ou mais grupos, os quais passam a evoluir independentemente.

III. Os eventos de cladogênese e anagênese, A e B, respectivamente, ocorrem somente durante o processo de especiação alopátrica.

IV. No evento B, estão envolvidos fatores evolutivos como: mutação, recombinação gênica, seleção natural.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

b) Apenas I e IV são verdadeiras.

c) Apenas II e IV são verdadeiras.

d) Apenas II e III são verdadeiras.

07. (PUC-MG) Num contexto de isolamento geográfico, as raças podem originar espécies (especiação) distintas ou, após a eliminação da barreira geográfica, confluir para formar populações com maior variabilidade. Populações e espécies também estão sujeitas à extinção. Ao longo da evolução, as taxas de especiação e extinção têm variado principalmente em função de alterações no meio ambiente. Mas, nos últimos tempos, devido à ação humana, as extinções têm superado em muito as taxas de surgimento de novas espécies. A esse respeito, assinale a afirmação incorreta.

a) Na especiação natural, um mesmo gene alelo pode ter diferentes valores adaptativos em diferentes ambientes.

b) A fragmentação de um ecossistema pode favorecer a oscilação gênica contribuindo para a extinção de determinadas espécies.

c) A seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma determinada população isolada de outras populações.

d) Espécies muito diferentes podem convergir para se tornar mais semelhantes devido à seleção de características adaptativas em um determina o ambiente.

08. (UFV) Ao realizar estudos de Evolução, calouros de uma turma elaboraram as seguintes afirmativas sobre os conceitos de especiação:

I. Processo que separa populações geneticamente homogêneas em duas ou mais, as quais podem se tornar isoladas reprodutivamente entre si.
II. No processo de especiação, as modificações da frequência alélica não são importantes uma vez que a seleção natural atua no fenótipo.
III. Na especiação alopátrica, o ambiente geográfico é um facilitador para que o fluxo gênico aumente a variabilidade dentro da população.

Com base nos princípios evolutivos e nos de especiação, são incorretas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

09. (UFGO) Os fatos biológicos a seguir se referem ao processo de formação de novas espécies (especiação):

I. Para que ocorra a especiação por cladogênese, é necessário que grupos de indivíduos pertencentes à mesma população original separem-se e deixem de se cruzar.

II. Mutações ao acaso do material genético, ao longo do tempo, promovem o aumento da variabilidade, permitem a continuidade da atuação da seleção natural e o consequente aparecimento de novas espécies.

III. Barreiras mecânicas, diferenças comportamentais no processo de acasalamento, amadurecimento sexual em épocas diferentes, inviabilidade e/ou esterilidade do híbrido ou da geração F2 são mecanismos que levam ao isolamento reprodutivo e, consequentemente, à formação de novas espécies.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

10. (UPE) A imensa biodiversidade de nossos ecossistemas constitui apenas um pequeno percentual de todos os organismos que viveram na Terra, ao longo das eras geológicas. O surgimento de novas espécies de seres vivos e o desaparecimento de outras fazem parte da história da vida em nosso planeta. Em relação aos mecanismos de especiação, analise as afirmativas abaixo e conclua.

I   II

0 0 – Especiação é o processo pelo qual uma espécie de ser vivo se transforma em outra (anagênese) ou se “divide”, dando origem a duas outras (cladogênese).

1  1 – A lei de Hardy-Weinberg aplica-se ao conceito de especiação em populações que sofrem mutações, são panmíticas, migram e, como consequência, evoluem.F

2  2 – A especiação, por cladogênese, se inicia quando uma subpopulação de uma espécie se isola geograficamente, altera seu nicho ecológico ou seu comportamento, de maneira que fique isolada, reprodutivamente, do restante da população daquela espécie. Essa subpopulação, ao se isolar, sofre mutações cumulativas com o passar do tempo, que alteram seu genótipo e, consequentemente, sua expressão fenotípica.

3 3 – O isolamento reprodutivo é fundamental para o aparecimento de novas espécies, manifestando-se de dois modos: pré-zigótico, por inviabilidade dos híbridos, e pós-zigótico, por esterilidade dos híbridos e da geração F2.F

4 4 – Pode ocorrer surgimento de novas raças, quando um número suficiente de mutações atinge uma subpopulação isolada geograficamente, que torna a se reunir e ainda é capaz de gerar descendentes férteis, apesar das características morfológicas distintas.

11. Considere as seguintes informações sobre fatos e acontecimentos referentes ao processo de especiação e indique a alternativa que os ordena na sequência em que atuam no processo de formação de duas espécies, a partir de uma população ancestral.

I. Populações que se cruzam livremente.

II. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

III. Estabelecimento de isolamento reprodutivo entre as populações.

IV. Aparecimento de barreira geográfica entre as populações.

a) I → II → III  → IV.

b) I → II → IV  → III.

c) I → III → II  → IV.

d) I → IV → II  → III.

12. (UEP) No mecanismo de formação de novas espécies, especiação, observa-se, geralmente, várias fases que estão relacionadas abaixo:

I. Seleção natural.

II. Isolamento reprodutivo.

III. Formação de espécies novas.

IV. Formação de subespécies.

V. Isolamento geográfico.

Assinale a alternativa que indica a mais provável sequência das fases do processo, na natureza.

a) IV, I, II, V, III.

b) II, IV, V, III, I.

c) I, III, II, V, IV.

d) V, IV, I, II, III.

e) IV, II, III, V, I.

13. (CESGRANRIO) A especiação é o passo fundamental do processo evolutivo. Através dela formam-se as espécies biológicas que são reprodutivamente isoladas de outros grupos desse tipo. Qual das alternativas abaixo representa a sequência correta de eventos necessários para que a especiação ocorra?

a) Formação de raças – divergência genética – isolamento reprodutivo – isolamento geográfico.

b) Divergência genética – formação de raças – isolamento geográfico – isolamento reprodutivo.

c) Isolamento geográfico – divergência genética – formação de raças – isolamento reprodutivo.

d) Isolamento reprodutivo – formação de raças – isolamento geográfico – divergência genética.

e) Isolamento reprodutivo – divergência genética – formação de raças – isolamento geográfico.

14. (UNIRIO) Encontram-se a seguir etapas de um processo de especiação.

I. Quando a temperatura da região se eleva, duas populações se isolam nas encostas de montanhas diferentes.

II. Uma espécie de pássaro, adaptada ao frio, habita todo um vale.

III. As diferenças genéticas acumuladas durante o período de isolamento não permitem que os membros das duas populações se cruzem.

IV. Após milhares de anos, a temperatura volta a baixar e as duas populações espalham-se pelo vale.

A sequência lógica dessas etapas é:

a) I, II, III, IV.

b) II, I, III, IV.

c) II, I, IV, III.

d) II, III, IV, I.

e) IV, III, II, I.

15. (PUC-SP) Uma população foi subdividida em duas por uma barreira geográfica. Após um longo tempo, essa barreira desaparece e as populações entram em contato. Para que tenha havido especiação, é fundamental que tenha ocorrido:

a) Variabilidade genética.

b) Oscilação genética.

c) Mutação cromossômica.

d) Isolamento reprodutivo.

e) Alteração fenotípica.

16. (VUNESP) A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando-se a atual condição da espécie humana. Assinale a afirmação que melhor sustenta essa hipótese.

a) A ciência moderna tem eliminado as mutações humanas.

b) Os medicamentos atuais diminuem a incidência de doenças.

c) Os postulados de Darwin não se aplicam à espécie humana.

d) As alterações ambientais que favorecem a especiação são cada vez menores.

e) Os meios modernos de locomoção e comunicação têm diminuído ou eliminado os isolamentos geográficos.

17. (UFL-MG) Em face da destruição acelerada de ecossistemas naturais, uma espécie de roedor foi separada em duas populações geograficamente isoladas, uma em áreas de caatinga e outra na região do chaco paraguaio. Supondo que essas populações possam futuramente originar novas espécies, qual sequência de eventos seria mais provável a partir do isolamento:

a) Isolamento reprodutivo mutação seleção especiação.

b) Recombinação seleção isolamento reprodutivo especiação.

c) Seleção divergência isolamento reprodutivo especiação.

d) Plasticidade fenotípica mutação seleção recombinação.

e) Mutação plasticidade fenotípica seleção recombinação.

18. (UFF) Sobre o conceito de especiação, é incorreto afirmar que.

a) As espécies de tentilhões descobertos por Darwin nas Ilhas Galápagos surgiram por especiação simpátrica.

b) A especiação alopátrica envolve isolamento geográfico, diversificação gênica e isolamento reprodutivo.

c) Todos os indivíduos pertencentes à mesma espécie compartilham de um patrimônio gênico característico e por isso possuem um conjunto básico de características morfológicas e funcionais.

d) A especiação alopátrica ocorre quando uma população torna-se geograficamente separada do restante da espécie e subsequentemente evolui por seleção natural ou deriva gênica.

e) A especiação pode ocorrer após um longo período de separação geográfica de duas populações da mesma espécie.

19. (UEL) Uma nova espécie surge quando:

a) Uma sequência de mutações torna um indivíduo diferente dos outros da população.

b) Uma barreira geográfica isola um indivíduo dos outros membros da população.

c) O clima da região em que vive a população altera-se drasticamente.

d) Um grupo de indivíduos da população vence os demais na competição pelo alimento levando-os à extinção.

e) Indivíduos da população isolam-se e, depois de algum tempo, não conseguem cruzar-se com os da população inicial.

20. (UFSM) Considere as seguintes afirmativas sobre especiação geográfica.

I. A divergência genética é causada pelos fatores evolutivos, tais como mutação, deriva genética e seleção natural.

II. O isolamento reprodutivo impede a troca de genes entre as populações.

III. Os grupos de indivíduos da mesma espécie são separados por barreiras geográficas.

A sequência correta dos eventos para a formação de novas espécies, a partir de uma população ancestral, é.

a) III, II, I.

b) III, I, II.

c) I, II, III.

d) II, I, III.

e) I, III, II.

21. (UFES) O esquema abaixo se refere a dois modelos de especiação (A e B).

21

Considere as afirmações abaixo relacionadas ao esquema.

I. O modelo A representa um exemplo de especiação filética, que pressupõe a ocorrência de isolamento geográfico.

II. O modelo A representa especiação por anagênese, que envolve seleção natural e adaptação a modificações graduais nas condições ambientais.

III. O modelo B representa especiação por cladogênese, que envolve isolamento de populações, adaptações a diferentes ambientes e isolamento reprodutivo.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) Apenas II e III.

22. (UFU) Estão relacionados a seguir cinco estágios do fenômeno de especiação:

I. Seleção natural diferencial.

II. Isolamento geográfico.

III. Formação de raças.

IV. Formação de novas espécies.

V. Isolamento reprodutivo.

Qual das opções abaixo representa a sequência correta desses estágios?

a) II, III, IV, I, V.

b) II, III, I, V, IV.

c) III, II, I, IV, V.

d) II, I, III, V, IV.

e) V, IV, I, II, III.

23. (FATEC) Várias são as etapas do processo de especiação por cladogênese. Dentre elas citam-se:

I. Diferenciação do conjunto gênico de subpopulações isoladas.

II. Incapacidade dos membros de duas subpopulações se cruzarem, produzindo descendência fértil.

III. Separação física de duas subpopulações de uma espécie.

A sequência correta dessas etapas é:

a) IIIIII.

b) III III.

c) II IIII.

d) IIIIII.

e) IIIIII.

24. (UFMS) Na sequência mostrada a seguir, estão relacionados determinados eventos referentes ao processo de especiação biológica.

I. População original.

II. Surgimento de barreira geográfica.

III. Populações que já podem ser consideradas raças distintas.

IV. Populações que já podem ser consideradas espécies distintas.

V. Acúmulo de diferenças genéticas entre populações.

VI. Estabelecimento de isolamento reprodutivo.

Indique a sequência correta que ocorreu na formação de duas espécies novas a partir da população ancestral.

a) I, V, VI, II, III, IV.

b) I, VI, V, II, III, IV.

c) I, II, V, III, VI, IV.

d) I, II, IV, III, VI, V.

e) I, VI, V, IV, II, III.

GABARITO

 

01

02 03 04 05

06

A

D C VVFVV D

C

07

08 09 10 11

12

C

C E VFVFV D

D

13

14 15 16 17

18

C

C D E B

A

19

20 21 22 23

24

E

B E D E

C


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: