Publicado por: Djalma Santos | 20 de março de 2011

Testes de fotossíntese (2/3)

01. (PUC-RIO) O esquema a seguir representa uma das etapas de um processo biológico fundamental para a manutenção dos ecossistemas.

01

O processo em questão é:

a) Desnitrificação por bactérias do solo.

b) Respiração de células eucarióticas.

c) Fase química da fotossíntese.

d) Fase intermediária da fermentação.

e) Metanogênese de extremófilas.

02. (UFPel) Quando o sol brilha, plantas verdes decompõem água para extrair elétrons e prótons. Usam essas partículas para transformar dióxido de carbono em glicose e liberam oxigênio como um produto descartável. A utilização de água, como reagente fotossintético, em vez de substâncias mais escassas, como ácido sulfídrico, acabou por permitir o desenvolvimento e a proliferação de vida em praticamente qualquer lugar do planeta.

Scientific American Brasil, n.89, outubro de 2009.

02

Com base nos textos, analise as seguintes afirmativas.

I. Os elétrons liberados na fotólise da água são utilizados para repor aqueles que são perdidos pela clorofila excitada pela luz.

II. Os íons H+ liberados na fotólise da água se combinam com os elétrons energizados captados pelo NADP, formando NADPH2, que será utilizado na fabricação de glicose.

III. A fotólise da água ocorre no estroma do cloroplasto, e os elétrons liberados na reação percorrem uma cadeia de substâncias presentes na membrana do tilacoide.

IV. A fabricação da glicose ocorre no interior dos tilacoides a partir do CO2, com utilização dos prótons e elétrons liberados na fotólise da água.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) II e III.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I e II.

e) I e III.

03. (UEPG) Sobre o fenômeno da fotossíntese, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Na fotossíntese o gás carbônico e a água são usados para a síntese de carboidratos, geralmente a glicose.

1 1 – A fotossíntese, principal processo autotrófico, é realizada pelos seres clorofilados, representados exclusivamente pelas plantas.

2  2 – Na fotossíntese ocorre a “formação” de oxigênio, que é liberado para o meio.

3  3 – Para que ocorra a fotossíntese, é necessária a presença de clorofila, que reflete a luz verde.

4 4 – Oxigênio liberado pela fotossíntese realizada pelos eucariontes e pelas cianobactérias provém do gás carbônico e não da água.

04. (UNCISA)A fotossíntese, que ocorre nos cloroplastos, é extremamente importante para os seres eucariontes autotróficos. Essas organelas sintetizam substâncias como:

a) Glicose e gás carbônico, que são fundamentais para a atividade metabólica das mitocôndrias.

b) Glicose e gás oxigênio, que são fundamentais para a atividade metabólica das mitocôndrias.

c) Água e gás carbônico, que são fundamentais para a atividade metabólica das mitocôndrias.

d) ATP e glicose, que são fundamentais para a atividade metabólica dos ribossomos.

e) ATP e água, que são fundamentais para a atividade metabólica dos ribossomos.

05. (UEG) Uma das fontes de energia mais importantes para os organismos vivos é a luz solar. Essa energia é captada pelos seres clorofilados e transformada em energia química, que fica armazenada em moléculas orgânicas, como a glicose. Considerando-se que a luz é uma forma de energia radiante composta de vários comprimentos de onda, é correto afirmar:

a) A clorofila, participante da fotossíntese, tem a propriedade de absorver várias ondas, uma vez que sua cor é determinada pelo comprimento de onda refletido.

b) Os pigmentos carotenoides são participantes do processo de quimiossíntese, uma vez que seus comprimentos de onda são menores que os das clorofilas.

c) O processo elucidado acima é a fotossíntese que ocorre devido à presença de pigmentos especializados que conseguem captar a energia luminosa.

d) O processo elucidado acima é a quimiossíntese realizado por organismos procariontes e eucariontes clorofilados.

06. (CEDERJ)A velocidade da fotossíntese pode ser calculada medindo-se a quantidade de oxigênio liberada durante o processo. O gráfico abaixo representa uma planta que inicialmente está no escuro (ponto 1) e, depois, vai sendo gradativamente iluminada.

06

Em relação aos pontos 2 e 3, é correto afirmar que:

a) A velocidade da fotossíntese no ponto 2 é maior que a da respiração.

b) A velocidade da fotossíntese no ponto 2 é menor que a da respiração.

c) A velocidade da fotossíntese no ponto 2 é igual a da respiração.

d) O oxigênio “produzido” no ponto 3 é menor que o oxigênio consumido.

e) O oxigênio “produzido” no ponto 3 é igual ao oxigênio consumido.

07. (PUC-RIO)A figura abaixo esquematiza as etapas que ocorrem durante todo o processo fotossintético.

07

LINHARES, Sergio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2003, v. 1.

Baseado nas características do processo, especialistas afirmam que a fotossíntese pode estar relacionada ao controle da temperatura da Terra. A afirmativa é correta visto que durante a fotossíntese:

a) As plantas absorvem o excesso de água atmosférica, o que ajuda na dissipação do calor vindo do Sol.

b) A clorofila absorve a maior parte da luz solar, ajudando a diminuir a temperatura global.

c) O excesso de O2 absorvido faz com que a planta aumente sua biomassa e propicie o aparecimento de mais áreas sombreadas, o que torna o clima global mais ameno.

d) A planta absorve CO2 da atmosfera e, como esse gás é um dos principais promotores do efeito estufa, isso ajudaria a conter o aumento da temperatura global.

e) A planta absorve CH4 em grande quantidade e, como este é um dos principais gases estufa, tal ação ajudaria a conter o aumento da temperatura global.

08. (UFVJM) Faça a correlação entre os fatores descritos na coluna I com as justificativas apresentadas na coluna II.

COLUNA I

1. Quantidade de oxigênio

2. Quantidade de gás carbônico

3. Quantidade de clorofila

4. Intensidade de luz

COLUNA II

a. Fotossíntese pode ocorrer sem energia luminosa.

b. Os organismos não verdes, como fungos, que não contêm clorofila ou pigmentos similares, também podem fotossintetizar.

c. Fotossíntese não pode ocorrer sem gás carbônico.

d. O oxigênio não é requerido para a fotossíntese, é um mero produto desse processo.

Apenas um fator nãoé importante para o processo da fotossíntese. Assinalea alternativa que contém o fator e a justificativa corretos.

a) 1d.

b) 2c.

c) 3b.

d) 4a.

09. (PUC-RS) Responder a esta questão considerando as informações e afirmativas acerca da fotossíntese. Em 1804, cientistas perceberam que a fotossíntese representava o inverso da respiração celular, mas a correta compreensão de sua equação química ocorreu apenas 150 anos depois, ao se demonstrar que todo oxigênio produzido durante a fotossíntese provém das moléculas de água. Essa descoberta permitiu a expressão da reação geral:

6CO2 + 12H2OC6H12O6 + 6H2O + 6O2

Sobre a fotossíntese afirma-se:

I. A luz (energia luminosa) é dispensável na produção de oxigênio e carboidrato.

II. Em plantas terrestres, a água provém primariamente do solo.

III. Através dos estômatos, o oxigênio é absorvido e o dióxido de carbono é liberado na atmosfera.

IV. O carbono do açúcar é captado do dióxido de carbono.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

10. (UFS)Os vegetais não se alimentam como os animais. As plantas produzem o próprio alimento. Nesse processo, a água e o gás carbônico são transformados, com auxílio da luz e na presença de clorofila, em gás oxigênio e açúcar. Isso ocorre porque as plantas são produtoras.  Conforme o texto acima, podemos afirmar que se trata do processo:

a) Quimiossíntese.

b) Respiração.

c) Fotossíntese.

d) Digestão.

e) Crescimento.

11. (UFRN) Durante o processo de fotossíntese, a ação da luz sobre a clorofila libera elétrons que são capturados por uma cadeia transportadora. Durante esse processo de transporte, ocorre:

a) Formação de quantidades elevadas do aceptor NADP+ a partir da captura de elétrons e prótons.

b) Transferência dos elétrons entre moléculas organizadas em ordem decrescente de energia.

c) Fotólise de moléculas de CO2 que liberam elétrons e cedem o carbono para a formação da glicose.

d) Quebra da molécula de água a partir da conversão de ATP em ADP, com liberação de prótons.

12. (UEPB) Dos seres vivos fotossintetizantes apresentados a seguir, não possuem cloroplastos:

a) As Crisofíceas.

b) Os Musgos.

c) As Hepáticas.

d) As Cianobactérias.

e) As Euglenoides.

13. (UFV) A fotossíntese divide-se em fases fotossintética e fotoquímica. Pode-se dizer que na fase:

a) Fotoquímica há produção apenas de ATP e fotólise de H2O.

b) Fotoquímica os cloroplastos utilizam toda a energia que chega à superfície da planta.

c) Fotossintética há produção de ATP, NADPH2, fotólise de H2O e produção de O2 livre.

d) Fotossintética ocorre a combinação de CO2 com H2O e pentose para formação de hexose.

e) Fotossintética a radiação de cor verde é mais absorvida em nível das lamelas e dos grana.

14. (UNIFOR) Qual das alternativas abaixo é a mais completa com relação ao que é indispensável para o processo da fotossíntese?

a) N2, O2, energia luminosa.

b) CO2, H2O, clorofila.

c) CO2, O2, N2, clorofila.

d) CO2, H2O, energia luminosa, clorofila.

e) CO2, H2O, O2, energia, clorofila.

15. (PUC-RIO)Em relação à fotossíntese, é correto afirmar que:

a) Somente os seres do reino Plantae a realizam.

b) Pode ser realizada por seres unicelulares e pluricelulares.

c) Todos os autotróficos são capazes de realizá-la.

d) É realizada somente por seres autotróficos pluricelulares.

e) É a respiração dos vegetais.

16. (PUC-RIO)Pesquisadores da Amazônia vêm estudando diferentes vegetais em relação a seu crescimento em ambientes ricos em CO2. Esse estudo objetiva avaliar o potencial de depuração que os vegetais possuem em relação à poluição atmosférica por gases resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quanto a esse estudo, é correto afirmar que:

a) Os vegetais são capazes de utilizar gases poluentes para sua respiração.

b) O O2 absorvido pelos vegetais é usado na fotossíntese para produzir CO2.

c) Os vegetais, através da respiração, absorvem CO2 e liberam O2 para a atmosfera.

d) Os vegetais absorvem O2 e H2O produzidos pelos animais pela respiração.

e) O CO2absorvido é utilizado na fotossíntese para produzir matéria orgânica.

17. (UERJ) Três diferentes tipos de células, X, Y e Z, foram cultivados em meios de cultura apropriados, em ambientes fechados e sob iluminação constante, na presença de ar atmosférico para as células dos tipos X e Y e de N2 para as células do tipo Z. A tabela a seguir mostra a variação das concentrações de três parâmetros, medidas ao fim de algum tempo de cultivo.

TIPO DE CÉLULA O2 CO2 CH3-CH2-OH
X aumentou diminuiu ausente
Y diminuiu aumentou ausente
Z ausente aumentou presente

Amebas, dinoflagelados e leveduras podem ter um comportamento similar ao apresentado, respectivamente, pelas células do tipo:

a) X, Y e Z.

b) Z, Y e X.

c) Y, X e Z.

d) X, Z e Y.

18. (UFOP)Com relação à fotossíntese, assinale a afirmativa correta.

a) A produção de carboidrato ocorrerá independentemente da etapa fotoquímica da fotossíntese, se os cloroplastos forem providos com um suprimento constante de ATP e água.

b) Ao se adicionar H2O18 a uma suspensão de cloroplastos capazes de fazer fotossíntese, a marcação irá aparecer no oxigênio, quando a suspensão for exposta à luz.

c) Na fase de escuro, a energia solar captada pela clorofila é utilizada para sintetizar ATP, a partir de ADP e Pi (“fosfato inorgânico”).

d) A membrana tilacoide é a sede das reações do escuro, enquanto no estroma ocorrem as reações de luz da fotossíntese.

19. (UEL) Analise a figura a seguir:

19

sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a fotossíntese, a energia luminosa captada pela clorofila é convertida em energia química e utilizada para reunir moléculas de gás carbônico (CO2) e de água (H2O), sintetizando moléculas orgânicas que podem servir de alimentos.

II. Em clima tropical, as plantas atingem o ótimo de respiração e fotossíntese líquida com 45°C. Se a temperatura aumentar, os estômatos de muitas plantas se abrem, pois continua a respiração sem que haja fotossíntese.

III. Em clima temperado, as plantas atingem o ótimo de respiração e fotossíntese líquida ao redor de 12°C. Uma planta, para crescer, precisa realizar mais fotossíntese que respiração, caso contrário não poderá acumular matéria orgânica.

IV. O aumento da temperatura, assim como a falta de água, diminuem igualmente a fotossíntese, uma vez que os estômatos se abrem, o que permite a saída de água e a entrada de gás carbônico.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

20. (UFT) Relacione os eventos exemplificados na coluna A com as fases da fotossíntese descritas na coluna B.

COLUNA A

(   ) Fotofosforilação cíclica

(   ) Fotofosforilação acíclica

(   ) Fotólise da água e liberação de O2

(   ) Fixação de CO2

(   ) Produção de Carboidrato

(   ) Produção de ATP e NADPH2

COLUNA B

1. Fase fotoquímica

2. Fase enzimática

Das alternativas a seguir, qual descreve a sequência correta de associação das colunas A e B?

a) 1, 1, 2, 2, 1, 1.

b) 1, 1, 1, 1, 2, 2.

c) 1, 2, 1, 2, 2, 1.

d) 1, 1, 1, 2, 2, 1.

e) 1, 1, 1, 2, 2, 2.

21. (COVEST) Analise a figura abaixo e as proposições seguintes.

21

I    II

0   0 – A fase B corresponde à fase onde ocorre fotólise da água e geração de compostos ricos em energia, como ATP e NADPH.

1   1 – A fase A corresponde à fase onde ocorre a fixação do CO2 em glicose, com consumo de moléculas ricas em energia.

2  2 – A estrutura assinalada (6) corresponde à membrana tilacoide ou grana, onde ocorre a fotólise da água (1), com liberação de oxigênio para atmosfera (2).

3  3 – O ciclo de Calvin, ou ciclo das pentoses, que ocorre no estroma (7), é responsável pela síntese do açúcar [resultante da reação entre o CO2 (3) e as moléculas de ATP e NADPH produzidos na fase clara] e pela liberação de O2 (4).

4  4 – Na fotofosforilação acíclica, que ocorre na fase A, os elétrons perdidos pela molécula de clorofila, são recuperados pelo processo de fotólise da água.

22. (UFPel) “A presença de folhas brancas ou variegadas pode dever-se a uma série de fatores. As folhas brancas herdadas são oriundas de mutações em genes do núcleo da  célula, das mitocôndrias ou dos plastos. Tais mutações resultam, direta ou indiretamente, na incapacidade de acumular pigmentos fotossintéticos. Assim, as regiões brancas não são capazes de realizar a fotossíntese.

(“Ciência Hoje”, v. 40, agosto de 2007. [Adapt.].)

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. Os cloroplastos, organelas que apresentam DNA, podem sofrer mutação genética que acarreta a incapacidade de acumular clorofila – pigmento encontrado nos tilacoides – inviabilizando o processo fotossintético.

II. Os plastos são formados a partir de proplastos, em que cada célula especializada origina um tipo de plasto diferente, o qual é incapaz de se transformar em outro tipo de plasto. Ocorrendo a mutação, cloroplastos não são formados, o que torna as folhas brancas.

III. O cloroplasto é envolto por duas membranas lipoproteicas e possui internamente um elaborado sistema de bolsas membranosas interligadas. Em folhas verdes, no interior dessas bolsas, existem DNA, RNA e ribossomos; já nas folhas brancas, não ocorrem ribossomos, o que ocasiona a não produção de clorofila.

IV. Nas regiões brancas das folhas, não ocorre a etapa fotoquímica, que compreende a fotofosforilação e a fotólise da água. Nas folhas verdes, a clorofila, ao receber energia da luz, emite elétrons energizados, os quais são captados e transportados por uma cadeia de substâncias presentes na membrana do tilacoide, liberando gradativamente sua energia.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) II e III.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) I e II.

23. (PUC-CAMPINAS)                      ENERGIA

A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica, etc). A energia – incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha – é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve ser considerada no estudo dos diversos níveis de organização dos ecossistemas, desde moléculas orgânicas, células, tecidos, organismos, populações e comunidades.

(Adaptado de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433)

O gráfico abaixo mostra a variação na taxa de fotossíntese de uma alga, em função da intensidade luminosa, quando colocada em três ambientes que diferem na concentração de:

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(Norma Maria Cleffi. Curso de Biologia: estrutura – função nos seres vivos. São Paulo: Harbra, 1987. p.15)

Com base nesses dados, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. De 0 a 250 candelas as diferenças nas concentrações de CO2 do ambiente não influem na fotossíntese.

II. A partir de 250 candelas a concentração de CO2 do ambiente passa a ser limitante nos três ambientes.

III. Ao alcançar 1000 candelas, a intensidade luminosa passa a ser o fator limitante nos três ambientes.

É correto o que se afirma somente em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

24. (UNILASALLE-RJ) Utilizando a irrigação e adubação, o homem procura dar condições necessárias para a realização da atividade fotossintética pelas plantas cultivadas, garantindo, desse modo, a colheita do alimento que nos sustenta. Em que organela celular ocorre a fotossíntese e qual a origem do oxigênio liberado no final do processo?

a) Mitocôndria, da energia luminosa do sol.

b) Ribossomos, das moléculas de glicose.

c) Cloroplasto, das moléculas de glicose.

d) Mitocôndria, do gás carbônico do ar.

e) Cloroplasto, da água absorvida pelas raízes.

25. Em 1882, Engelmann realizou uma experiência sobre fotossíntese, utilizando uma alga verde filamentosa (Cladophora), bactérias aeróbias, um aparelho que projetava um diminuto espectro luminoso e um microscópio. Fez incidir os diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso sobre o filamento da alga verde, que se encontrava no mesmo meio que as bactérias, e obteve os resultados ilustrados no esquema abaixo.

25

Analisando os resultados obtidos, conclui-se que:

a) As bactérias são importantes na ocorrência da fotossíntese.

b) Todos os comprimentos de onda do espectro luminoso são igualmente eficientes na ocorrência da fotossíntese.

c) Os comprimentos de onda mais eficientes na ocorrência da fotossíntese correspondem às radiações do amarelo e do verde.

d) As bactérias realizam mais fotossíntese do que as algas.

e) As bactérias se concentram mais nas regiões do filamento da alga em que incidem as radiações das cores vermelho e azul, por apresentarem maior desprendimento de oxigênio.

26. (UFOP-MG) Assinale a alternativa correta.

a) Plantas heliófilas são aquelas adaptadas a baixas intensidades de luz.

b) Até certo limite, um aumento na concentração de CO2 aumenta a taxa fotossintética.

c) As variações de temperatura não interferem no processo fotossintético.

d) Quando uma planta atinge o seu ponto de compensação fótico, ela pára de realizar a fotossíntese para compensar a baixa taxa respiratória.

e) A reação mais imediata da planta ao déficit hídrico no solo é a abertura dos estômatos.

27. (FUVEST) Na fotossíntese há separação da água em seus componentes (oxigênio e hidrogênio) e posterior formação de carboidratos, por ligação do hidrogênio com o dióxido de carbono. Sabe-se que a cada molécula de carboidrato que se forma libertam-se 6 moléculas de oxigênio. Sabe-se, também, que todo o oxigênio liberado provém da água. Diante disso, diga qual é a equação que representa a fotossíntese.

a) 6 CO2 + 6 H2 C6H12O6 + 6 O2.

b) C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O.

c) 6 CO2 + 12 H2 C6H12O6 +  6 H2O  + 6 O2.

d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O26 CO2 + 12 H2O.

e) C6H12O6 + 6 O2 2 C2H5OH + 2 O2.

28. (UFMA) A luz solar penetra através da epiderme das folhas atingindo o parênquima clorofiliano. Excitados, os elétrons desprendem-se da molécula de clorofila e atingem alto nível de energia. Sob ação da energia luminosa, ocorre também a quebra das moléculas de água e liberação de oxigênio, produzindo NADPH2 e ATP. Com a presença de NADPH2 e ATP há a conversão de ácido fosfoglicérico em gliceraldeído-fosfato e deste em moléculas de glicose. Indique a opção correta.

a) O texto se refere às fases clara e escura da fotossíntese.

b) O processo produz oxigênio, portanto refere-se à respiração celular.

c) A produção de NADPH2 e ATP pode ocorrer no escuro.

d) Há produção de energia luminosa a partir de energia química.

e) O texto se refere aos processos de fotossíntese e respiração.

29. (FUMEC) Considerando-se o processo da fotossíntese, é incorretoafirmar que:

a) À noite, as plantas consomem oxigênio, por isso não se recomenda dormir com plantas no quarto.

b) Na fase de crescimento, as plantas absorvem grandes quantidades de gás carbônico.

c) Na Floresta Amazônica, o consumo de oxigênio pela respiração se iguala à produção desse gás por fotossíntese.

d) Quando a intensidade luminosa aumenta, a produção de oxigênio se torna maior que o consumo dele na respiração.

30. (COVEST) A taxa fotossintética é influenciada por diferentes fatores, entre os quais a temperatura e a concentração de gás carbônico. Ela varia em função dos comprimentos de onda da luz visível. Com relação a esse assunto, analise as proposições abaixo.

30

I    II

0  0 – O gráfico (A) ilustra a influência da concentração do dióxido de carbono na taxa de fotossíntese.V

1  1 – A taxa fotossintética varia em diferentes vegetais; o gráfico (B) ilustra a influência da temperatura na taxa de fotossíntese.

2 2 – O gráfico (C) serve para ilustrar a variação das taxas fotossintéticas em vários comprimentos de onda da luz branca, em que o primeiro e o segundo picos observados correspondem, respectivamente, à absorção da cor azul e da vermelha.

3  3 – A taxa de fotossíntese é máxima a uma determinada concentração de gás carbônico, sob elevada intensidade luminosa; o gráfico (B) ilustra a relação entre essas variáveis.

4  4 – Em (A), ilustra-se a variação na taxa de fotossíntese em função da temperatura, e em (C), em função da concentração de gás carbônico.

GABARITO

 

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
C D VFVVF B C C D A D C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
B D D D B E C B B D
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
FFVFV D A E E B C A A VVVFF

 

 


Responses

  1. em que organoide celular acontece a reação seguinte 12H2O + 6 CO2 C6H1206+ 2H2O +06O2?

    • Rossiani
      Tenho impressão que você queria escrever: 12 H2O + 6 CO2 → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2. Neste caso trata-se da fotossíntese.

  2. Professor, quais as explicacoes para as questoes 12 e 13?

    • Prezado Lucas
      A seguir as explicações que você solicitou:
      12. (UEPB) Dos seres vivos fotossintetizantes apresentados a seguir, não possuem cloroplastos:
      a) As Crisofíceas.
      b) Os Musgos.
      c) As Hepáticas.
      d) As Cianobactérias.
      e) As Euglenoides.
      – As cianobactérias (denominadas antigamente de algas azul-azuis ou cianofíceas) são procariontes, portanto não possuem cloroplastos. Elas apresentam clorofila e outros pigmentos, como ficocianina e ficoeritrina, conhecidos como pigmentos acessórios. São autótrofas fotossintetizantes e vivem no mar, na água doce e em ambientes terrestres úmidos, podendo se apresentar como células isoladas ou formar colônias de diferentes tamanhos. Seu sistema fotossintético é constituído por sacos membranosos, achatados e concêntricos, entre os quais se encontram grânulos de cerca de 40 nm de diâmetro, ligados à parede externa dos referidos sacos. Esses grânulos, denominados cianossomos, são dotados de ficocianina e ficoeritrina, enquanto a estrutura membranosa contém clorofila e outros compostos do sistema fotossintetizante. A parede celular das cianobactérias é semelhante à das demais bactérias e, por vezes, é revestida por uma capa gelatinosa dotada de pigmentos coloridos (dourado, castanho, vermelho, etc.), razão pela qual esses procariontes nem sempre são azuis, apesar da sua denominação genérica.
      – Os demais seres citados em A, B, C e E são eucariontes, possuem cloroplastos.
      ALTERNATIVA CORREA: D

      13. (UFV) A fotossíntese divide-se em fases fotossintética e fotoquímica. Pode-se dizer que na fase:
      a) Fotoquímica há produção apenas de ATP e fotólise de H2O.
      b) Fotoquímica os cloroplastos utilizam toda a energia que chega à superfície da planta.
      c) Fotossintética há produção de ATP, NADPH2, fotólise de H2O e produção de O2 livre.
      d) Fotossintética ocorre a combinação de CO2 com H2O e pentose para formação de hexose.
      e) Fotossintética a radiação de cor verde é mais absorvida em nível das lamelas e dos grana.

      ALTERNATIVA A – INCORRETA
      – Na etapa fotoquímica da fotossíntese há também produção de NADPH2.
      ALTERNATIVA B – INCORRETA
      – Os cloroplastos não utilizam toda a energia que chega à superfície da planta.
      ALTERNATIVA C – INCORRETA
      – Produção de ATP, NADPH2, fotólise de H2O e produção de O2 livre, ocorre na etapa fotoquímica da fotossíntese e não na fotossintética, também conhecida como etapa química da fotossíntese ou fase “escura” da fotossíntese. Na fase fotossintética ocorre a redução do CO2 a carboidrato.
      ALTERNATIVA D – CORRETA
      – Ver a explicação contida no comentário da alternativa C.
      ALTERNATIVA E – INCORRETA
      – A absorção ocorre na etapa fotoquímica e não da etapa fotossintética. Além disso, a radiação de cor verde não é a mais absorvida. Analisando-se o espectro de ação da luz na fotossíntese, observa-se que as radiações mais eficientes, portanto as mais absorvidas correspondem às faixas do vermelho e do azul. Essa conclusão foi obtida a partir de um engenhoso experimento realizado pelo botânico alemão T. W. Engelmann, em 1882, utilizando uma alga verde filamentosa do gênero Spirogyra e bactérias aeróbias. Seu trabalho consistiu, em linhas gerais, em iluminar a alga com diferentes comprimentos de onda e, no meio de cultura, colocar bactérias aeróbias, que tendem a se deslocar de regiões de baixa concentração, para regiões de elevadas concentrações de O2. Ele observou, após algum tempo, uma maior concentração dessas bactérias nos segmentos do corpo da alga iluminados pelas luzes vermelha (ao redor de 680 nm) e azul (ao redor de 420 nm). Com base nesses resultados, ele concluiu que o vermelho e o azul eram os comprimentos de onda que mais contribuíam para a fotossíntese, pois, com eles, ocorrera maior liberação de O2. As faixas do verde e do amarelo são pouco eficientes.
      Um abraço
      Djalma Santos

  3. Professor, poderia esclarecer a 11?

    • Caro Arthur
      – A seguir os esclarecimentos que você solicitou.
      a) Ocorrem quantidades elevadas de NADPH2 (NADPH + H+) e não de NADP+ – INCORRETA
      – Ver justificativa da alternativa b.
      b) Em função da ordem decrescente de energia, mencionada nesta alternativa, forma-se ATP ao longo do processo (veja justificativa a seguir) – CORRETA
      JUSTIFICATIVA
      – Fotofosforilação cíclica
      * Na fotofosforilação cíclica, que envolve apenas o fotossistema I (P700), a luz excita os elétrons da clorofila, que são capturados, por um aceptor primário de elétrons (a ferredoxina). A seguir, os elétrons são transferidos para uma cadeia transportadora de elétrons, os citocromos. Passando de um para outro, os elétrons vão liberando o excesso de energia, levando à formação de ATP, através de fosforilações. Do último citocromo, os elétrons, com seu nível energético baixo, retornam à clorofila, recompondo-a. Dessa forma, a clorofila, que, ao perder elétrons, adquiriu carga positiva (ficou ionizada), voltou a sua condição original com o retorno dos elétrons. Essa sequência toma o nome de fotofosforilação cíclica, pelo fato de ocorrer na presença de luz (foto), promover a formação de ATP a partir de ADP + Pi (fosforilação), e os elétrons retornarem à clorofila, não requerendo, portanto, a presença de doadores externos de elétrons.
      – Fotofosforilação acíclica
      * Na fotofosforilação acíclica, os elétrons excitados que deixam o fotossistema II (P680) são recebidos por um aceptor primário de elétrons (a plastoquinona) e a seguir, graças a uma série de transportadores de elétrons (os citocromos), vão para o fotossistema I (P700), repondo os elétrons que esse último perdeu, também, por ação da luz. Nesse trajeto, há formação de ATP. Os elétrons, liberados pelo fotossistema I (P700), passam por um aceptor primário de elétrons (a ferredoxina), por uma cadeia de citocromos e são recolhidos finalmente pelos NADP+ que, recebendo também prótons H+ oriundos da água, que sofrera fotólise, se convertem em NADPH (NADPH2). Os elétrons perdidos pelo fotossistema II (P680) são repostos por elétrons provenientes da água.
      c) Ocorre fotólise da H2O e não do CO2. INCORRETA
      – A fotólise da água (reação de Hill) foi descrita por Robert Hill em 1937. Essa cisão da água, impulsionada pela luz, é catalisada por um complexo proteico contendo Mn. Hill desconhecia qual era a substância que atuava como aceptora de hidrogênio. Sabe-se, hoje, que se trata do NADP+, habitualmente representado, embora incorretamente, por NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato).
      d) A molécula da água sofre fotólise, como mencionado na alternativa anterior. A quebra ocorre, portanto, por ação da luz e não em decorrência da conversão de ATP em ADP – INCORRETA
      Um abraço
      Djalma Santos

  4. Professor por favor me explique a questão 16

    • Cara Helen
      – Veja, após a questão 16, a explicação que você solicitou.
      16. (PUC-RIO) Pesquisadores da Amazônia vêm estudando diferentes vegetais em relação a seu crescimento em ambientes ricos em CO2. Esse estudo objetiva avaliar o potencial de depuração que os vegetais possuem em relação à poluição atmosférica por gases resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quanto a esse estudo, é correto afirmar que:
      a) Os vegetais são capazes de utilizar gases poluentes para sua respiração.
      b) O O2 absorvido pelos vegetais é usado na fotossíntese para produzir CO2.
      c) Os vegetais, através da respiração, absorvem CO2 e liberam O2 para a atmosfera.
      d) Os vegetais absorvem O2 e H2O produzidos pelos animais pela respiração.
      e) O CO2 absorvido é utilizado na fotossíntese para produzir matéria orgânica.
      – Os vegetais utilizam moléculas de CO2 e de H2O para produzir, através da fotossíntese, moléculas orgânicas. Durante esse processo ocorre liberação de O2 como subproduto. Essas moléculas orgânicas e o O2 são utilizados durante a respiração de todos os organismos aeróbios resultando na liberação de CO2 e H2O.
      Um forte abraço
      Djalma Santos

  5. qual a 21??

    • Gabriela
      Ver gabarito no final a publicação.
      Djalma Santos


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