Publicado por: Djalma Santos | 9 de abril de 2011

Testes de associações biológicas (2/4)

01. (UDESC) Nos ecossistemas os organismos de uma comunidade interagem continuamente. Analise as proposições em relação a isso.

I. O louva-a-deus se alimenta de outros insetos, por exemplo, moscas e mariposas.

II. Após a cópula, a fêmea do louva-a-deus devora o macho.

III. Em uma mesma planta encontram-se lagartas e besouros comendo as suas folhas.

IV. As formigas são insetos que apresentam divisão de castas, por exemplo, operárias e soldados.

V. Os animais ruminantes, como boi e cabra, apresentam microrganismos simbiontes, como bactérias, no trato digestivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de interações entre organismos.

a) I. predação / II. predação / III. herbivoria / IV. sociedade / V. mutualismo.

b) I. predação / II. canibalismo / III. competição / IV. sociedade / V. mutualismo.

c) I. predação / II. canibalismo / III. herbivoria / IV. sociedade / V. infecção.

d) I. canibalismo / II. predação / III. competição / IV. agregação / V. infecção.

e) I. canibalismo / II. canibalismo / III. competição / IV. individualismo / V. comensalismo.

02. (PUC-PR) Os liquens estão entre os primeiros seres a ocuparem novas superfícies por serem nutricionalmente autossuficientes. Isso se deve, entre outras causas, ao fato de constituírem-se de uma associação entre:

a) Cianobactérias ou algas verdes e fungos com grande capacidade de absorção de água e de sais minerais.

b) Bactérias Aeróbias e fungos filamentosos com grande capacidade fotossintetizante.

c) Algas e fungos com grande capacidade de absorção de CO2.

d) Algas verdes e Cianobactérias que fazem fotossíntese.

e) Protistas Heterotróficos por absorção e protistas autotróficos por fotossíntese.

03. (UNIMONTES) A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o seu ambiente. O esquema a seguir refere-se a esse processo. Analise-o.

03

Considerando o esquema apresentado e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que não pode ser representada por I, II ou III.

a) Mutualismo.

b) Inquilinismo.

c) Sociedade.

d) Comensalismo.

04. (UFJF) Um produtor de maracujá observou que, embora suas plantas produzissem flores normalmente, apenas uma pequena porcentagem dessas se transformava em frutos. No caso do maracujazeiro, tal fenômeno pode ser consequência da ausência de abelhas mamangavas (principal polinizador da flor do maracujá) ou da presença do percevejo-do-maracujá, que age sugando a seiva dos botões causando a morte prematura das flores. As relações ecológicas entre o maracujazeiro e as mamangavas e entre o maracujazeiro e os percevejos podem ser definidas, respectivamente, como:

a) Predação e competição.

b) Carnivorismo e parasitismo.

c) Protocooperação e parasitismo.

d) Mutualismo e competição.

e) Inquilinismo e herbivorismo.

05. (UEPA) Os seres humanos beneficiam-se da atividade das abelhasda espécie Apis mellifera não só porque elas polinizam certas plantas cultivadas, mas também porque se utilizam de vários produtos derivados desses insetos como: cera, mel, geleia real e própolis.

Adaptado de Paulino, Biologia, volume único, 2002.

Sobre a palavra em destaque no texto acima, analise as afirmativas:

I. Constituem exemplos de relações ecológicas do tipo sociedade em que os indivíduos organizam-se em castas.

II. Na cadeia alimentar ocupam o primeiro nível trófico.

III. Os zangões, por se originarem de óvulos não fecundados, herdam características genéticas somente da “mãe”.

IV. Entre esses animais e as plantas estabelecem-se relações interespecíficas.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

06. (UNIR) Em matas brasileiras é muito comum a ocorrência de orquídeas que se desenvolvem em troncos de árvores. A relação entre a orquídea e a árvore caracteriza uma interação ecológica denominada:

a) Parasitismo.

b) Sociedade.

c) Colônia.

d) Inquilinismo.

e) Competição.

07. (UEPB) É comum vários tipos de interações biológicas nas comunidades biológicas para garantir sobrevivência, que por consequência promoverá evolução, ou, até mesmo, coevolução. Uma das estratégias de interação é o mimetismo. Por exemplo, sapos que foram alimentados com abelhas vivas passaram a evitar a palatável mosca-abelha (família Bombyliidae) que mimetiza a abelha. Por outro lado, quando sapos inexperientes foram alimentados com abelhas mortas, das quais o veneno havia sido retirado anteriormente, eles apreciaram as mímicas moscas-abelhas. Sobre esse fenômeno é correto afirmar:

a) Trata-se do mimetismo mulleriano e o mimetismo batesiano que correspondem ao mesmo tipo de estratégia, semelhança de presas potenciais com seus predadores.

b) Trata-se do mimetismo mulleriano, teoria de Fritz Müller em 1878, que ocorre quando a aquisição do aspecto externo de uma espécie protegida por seu odor nauseabundo faz com que os organismos inofensivos não sejam atacados por seus predadores habituais.

c) Trata-se do mimetismo batesiano, teoria formulada pelo naturalista inglês do século XIX Henry Bates, que ocorre quando a proteção de um grupo de animais se torna eficiente depois que o predador aprende, por experiência, a selecionar suas presas.

d) Trata-se do mimetismo mulleriano, teoria de Fritz Müller em 1878, que se dá pela “imitação” da aparência de borboletas tóxicas aos predadores por outras espécies também tóxicas. Desta forma, a proteção de um grupo de animais se torna eficiente depois que o predador aprende, por experiência, a selecionar suas presas.

e) O conceito de mimetismo batesiano também foi formulado por Fritz Muller, em 1878, e se traduz pela ocorrência de presas potenciais que tentam assemelhar-se com seus predadores

08. (UESPI) Sobre a relação ecológica mostrada abaixo, é correto afirmar o que segue:

08

a) A planta agiu como consumidor primário.

b) Tal relação ecológica é chamada de herbivorismo.

c) A relação entre os organismos é desarmônica e interespecífica.

d) O fluxo energético aumentou entre os diferentes níveis tróficos.

e) Não há benefício energético para a planta, uma vez que esta é um ser autótrofo.

09. (UEPB) Na natureza as populações são mantidas mais ou menos estáveis ao longo do tempo. Isso porque a taxa de crescimento populacional é compensada pela morte de alguns indivíduos, seja por falta de alimento, por doença ou predação. A falta de alimento, por exemplo, gera desconforto entre os indivíduos das populações dentro das comunidades, e isso promove naturalmente o que se conhece por relações ecológicas. Sobre a competição entre os organismos, seja por recurso ou ambiente, é correto afirmar:

a) Competição interespecífica é uma interação negativa que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes que concorrem pelos mesmos recursos do ambiente.

b) Competição intraespecífica é uma interação negativa que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e que buscam os mesmos recursos ambientais.

c) Competição intraespecífica é uma relação harmônica que ocorre entre indivíduos da mesma espécie que lutam pelo mesmo recurso ambiental.

d) Competição interespecífica é uma interação negativa que ocorre entre indivíduos da mesma espécie e que buscam os mesmos recursos ambientais.

e) Competição interespecífica é uma relação harmônica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes que concorrem pelos mesmos recursos do ambiente.

10. (PUC-RIO) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias celulolíticas presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias encontram abrigo e alimento nos estômagos dos ruminantes, e, em contrapartida, digerem a celulose em moléculas menores, capazes de serem aproveitadas por esses animais. Essa relação pode ser classificada como:

a) Comensalismo.

b) Competição.

c) Mutualismo.

d) Parasitismo.

e) Predatismo.

11. (UEPA) O homem se defronta com uma crise ecológica, em que os conceitos ecológicos não são levados em consideração nas grandes decisões políticas. Esta crise evoluiu em consequência da má administração crescente do meio natural e do crescimento desenfreado das populações humanas. A crise não apenas ameaça suas chances de realizar um modelo de vida condizente com a presente população humana, mas também suas possibilidades de continuar a existir como espécie. Para isso é necessário o empenho de todos em Ecossustentabilidade.

Adaptado de Ecologia: Textos – Equilíbrio Ecológico ECOLOGIA E A CRISE AMBIENTAL (Prof. Germano Schüür): http://www.photographia.com.br/texto1.htm; consultado: Setembro/2010.

Baseado nas palavras em destaque no texto acima, analise e relacione as colunas:

1. Interação intraespecífica

2. Habitat

3. Mutualismo

4. Herbivoria

5. Componentes bióticos

6. Componentes abióticos

7. Nicho ecológico

8. Plâncton

9. Onívoro

10. Comunidade

(  ) se alimenta de plantas.

(  ) componentes físicos, químicos ou geológicos.

(  ) lugar do organismo no ecossistema.

(  ) entre indivíduos de uma mesma população.

(  ) seres vivos.

(  ) organismos que se beneficiam e mantêm relações de dependência.

(  ) vivem em suspensão na coluna d´água.

(  ) se alimenta de plantas e animais.

(  ) conjunto de populações.

(  ) modo de vida no ecossistema.

A sequência correta é:

a) 4, 6, 2, 1, 5, 3, 8, 9, 10, 7.

b) 4, 5, 2, 1, 6, 3, 8, 9, 10, 7.

c) 4, 6, 2, 1, 5, 3, 10, 9, 8, 7.

d) 2, 6, 4, 1, 5, 3, 8, 9, 10, 7.

e) 2, 5, 4, 1, 6, 3, 8, 9, 10, 7.

12. (UFMG) O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É correto afirmar que esse tipo de interação é conhecido como:

a) Comensalismo.

b) Mutualismo.

c) Parasitismo.

d) Predatismo.

13. (IFSP) Considerando o gráfico, a seguir, que evidencia as curvas de crescimento de duas populações de espécies diferentes denominadas A e B e sabendo que a espécie A foi introduzida na ilha X e a espécie B foi introduzida na ilha Y, as quais apresentam características ambientais distintas, foram feitas três afirmativas:

13

I. No período inicial, o desenvolvimento das duas populações foi semelhante, sendo que ambas cresceram com rapidez, provavelmente devido às condições favoráveis do meio ambiente.

II. A partir de 1955, a população de A atingiu o equilíbrio, provavelmente porque as condições do meio foram mantidas favoráveis.

III. A partir de 1955, a população de B declinou progressivamente até sua total extinção, provavelmente pela introdução na ilha de alguma espécie competidora, ou predadora de A.

Estão corretas:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

14. (UEPA) Os seres humanos beneficiam-se da atividade das abelhas da espécie Apis mellifera não só porque elas polinizam certas plantas cultivadas, mas também porque se utilizam de vários produtos derivados desses insetos como: cera, mel, geleia real e própolis.

Adaptado de Paulino, Biologia, volume único, 2002.

Sobre a palavra em destaque no texto acima, analise as afirmativas:

I. Constituem exemplos de relações ecológicas do tipo sociedade em que os indivíduos organizam-se em castas.

II. Na cadeia alimentar ocupam o primeiro nível trófico.

III. Os zangões, por se originarem de óvulos não fecundados, herdam características genéticas somente da “mãe”.

IV. Entre esses animais e as plantas estabelecem-se relações interespecíficas.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

15. (UNICENTRO) Assinale a alternativa correta sobre o Reino Fungi.

a) O corpo dos fungos multicelulares é formado por filamentos delgados chamados micélio, cujo conjunto forma as hifas.

b) São organismos autótrofos, com parede celular de quitina e tem o glicogênio como substância de reserva, e são todos multicelulares.

c) Os esporos têm conteúdo genético n, e ao sofrerem meiose geram células com dois núcleos 2n.

d) Não há registros científicos de fungos que produzam toxinas com potencial alucinógeno e farmacológico.

e) Líquens são associações simbióticas entre fungos (micobiontes) e organismos fotossintetizantes (fotobiontes), sendo sua reprodução realizada através de propágulos denominados sorédios.

16. (UFAM) Uma das espécies mais conhecidas de primatas da Floresta Amazônica é o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor). Atualmente, o sauim-de-coleira encontra-se alocado à categoria de ameaçado na Lista Vermelha da IUCN – International Union for Conservation of Nature (IUCN, 2008) e criticamente ameaçada na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas (Gordo, 2008). A destruição e a fragmentação da floresta na área de ocorrência de Saguinus bicolor são as principais ameaças à preservação da espécie, principalmente na área urbana de Manaus e ao longo das estradas que irradiam desta área. Além disso, Subirá (1998) e Röhe (2006) sugerem que a redução da distribuição original de Saguinus bicolor esteja sendo causada por competição com Saguinus midas (sauim-preto), espécie parapátrica com distribuição ampla ao leste do rio Negro.

Fonte:http://www.wcs.org.br/Whatwedo/Saguinus/tabid/2996/languag e/pt-BR/Default.aspx. (adaptado). Acessado em: 17/05/2010.

A competição entre Saguinus bicolor e Saguinus midas é chamada de competição:

a) Intraespecífica.

b) Parasitária.

c) Predatória.

d) Adaptativa.

e) Interespecífica.

17. (UFPR)                          Considere a tira abaixo:

17

(Fernando Gonsales – Níquel Náusea)

Sobre o tamanduá-mirim e o tamanduá-bandeira, animais tipicamente brasileiros, considere as seguintes afirmativas:

1. O habitat típico de ambas as espécies é o campo.

2. Possuem adaptações evolutivas especializadas para se alimentarem de formigas e cupins.

3. A interação ecológica existente entre o tamanduá e a formiga é a predação.

4. Os filhotes de tamanduá não mamam porque sua boca é muito reduzida, motivo pelo qual se alimentam diretamente de cupins e formigas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

18. (UFG)                                   Analise a figura a seguir.

18

Disponível em:<http://www.avesderapinabrasil.com/metodos_de_caca.htm&gt;. Acesso em: 8 mar. 2010.

A figura ilustra dois exemplos de predação: a de um roedor no solo e a de um pássaro voando, feita por uma ave de rapina. Dentre outros fatores, esse comportamento é possível porque, nesses animais predadores:

a) A medula espinhal é desenvolvida, favorecendo elaboradas manobras de voo.

b) As asas possuem penas uniformes, aumentando a eficiência de voos carpados.

c) O lobo olfativo é desenvolvido, permitindo a localização de presas pelos odores exalados.

d) O bico córneo é desenvolvido, favorecendo a aerodinâmica do voo de fuga.

e) O lobo óptico é desenvolvido, permitindo a localização de presas a longas distâncias.

19. (UNICENTRO)    A tirinha abaixo apresenta uma situação de:

19

a) Comensalismo.

b) Parasitismo.

c) Competição.

d) Amensalismo.

e) Inquilinismo.

20. (UNICENTRO) Uma associação extremamente importante para os recifes de coral é a que ocorre entre as espécies de corais e microalgas, conhecidas como zooxantelas. Essas algas liberam compostos orgânicos nutritivos para os corais. E estes fornecem às algas produtos de seu metabolismo como gás carbônico, compostos nitrogenados e fósforo. Esta associação é denominada:

a) Competição.

b) Parasitismo.

c) Inquilinismo.

d) Protocooperação.

e) Predatismo.

 

21. (UFOP) Assinale a opção que indica a relação ecológica ilustrada nos seguintes exemplos:

I. Uma anta está repleta de carrapatos, fixos à sua pele, sugando o seu sangue.

II. A Fasciola hepática é um platelminto que vive no interior de vesículas e canais biliares de mamíferos.

III. As cigarras são insetos que retiram a seiva elaborada de certas plantas.

a) Parasitismo.

b) Competição.

c) Mutualismo.

d)Canibalismo.

22. (UFPI) À relação ecológica em que duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do meio e consequentemente seus nichos se sobrepõem, denominamos:

a) Inquilinismo.

b) Protocooperação.

c) Predação.

d) Competição interespecífica.

e) Mutualismo.

23. (CEDERJ) Muitos animais como, por exemplo, o anu-preto (Crotophaga ani) e o gado bovino, em algumas partes do Brasil não vivem isolados e mantêm relações permanentes entre si. Ao se alimentar dos carrapatos que infestam o gado bovino, o anu-preto estabelece com esse último uma relação específica à qual denominamos:

a) Competição.

b) Predatismo.

c) Mutualismo.

d) Parasitismo.

e) Comensalismo.

24. (UNEMAT)

Observe os enunciados abaixo, que foram adaptados do livro Biologia de W. Paulino, 2006.

I. A rêmora (ou peixe-piolho) possui uma ventosa fixadora no alto da cabeça, com a qual se fixa geralmente na região ventral de um tubarão, sendo por ele transportada. Quando o tubarão ataca algum animal, os restos da presa se mantêm flutuando na água e são ingeridos pela rêmora.

II. Os liquens constituem associação entre certas algas unicelulares e certos fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Os fungos, por sua vez, retiram água e sais minerais do substrato, fornecendo-lhes as algas.

Esta forma de interdependência fisiológica é tão intensa que a separação das espécies acarretaria um sério desequilíbrio metabólico. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente, aos exemplos de relação ecológica encontrados nos itens I e II.

a) I. Comensalismo e II. Competição.

b) I. Mutualismo e II. Comensalismo.

c) I. Competição e II. Mutualismo.

d) I. Comensalismo e II. Mutualismo.

e) I. Parasitismo e II. Competição.

25. (UFC) Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o representado pelas espécies exóticas invasoras que são aquelas que, quando introduzidas em um habitat fora de sua área natural de distribuição, causam impacto negativo no ambiente. Como exemplos de espécies invasoras no Brasil e de alguns dos problemas que elas causam, podemos citar: o verme âncora, que vive fixado sobre peixes nativos, alimentando-se do sangue deles sem matá-los; o coral-sol, que disputa espaço para crescer com a espécie nativa (coral-cérebro), e o bagre-africano, que se alimenta de invertebrados nativos. As relações ecológicas citadas acima são classificadas, respectivamente, como:

a) Mutualismo, amensalismo, canibalismo.

b) Inquilinismo, mimetismo, comensalismo.

c) Comensalismo, parasitismo, mutualismo.

d) Parasitismo, competição interespecífica, predação.

e) Protocooperação, competição intraespecífica, esclavagismo.

26. (UFAL) Recife é conhecida internacionalmente pelo grande número de incidentes envolvendo tubarões e banhistas, especialmente nas praias de Boa Viagem e Piedade. Sobre este assunto, é correto afirmar que:

a) O homem faz parte da cadeia alimentar do tubarão; então, o que ocorre é um fenômeno natural de predação.

b) O tubarão é consumidor primário; por isso, é natural que se alimente de presas maiores como o homem.

c) A relação ecológica entre o homem e os tubarões é de competição, uma vez que eles ocupam o mesmo nicho ecológico.

d) O homem é predador natural do tubarão, uma vez que a indústria de pesca o comercializa como alimento.

e) O tubarão, por ser um grande predador, pode, eventualmente, atacar qualquer presa que esteja disponível em seu habitat natural.

27. (UFPA) Algumas plantas desenvolvem estruturas quesecretam substâncias que servem de alimento paraformigas. Enquanto estão na planta, as formigasprotegem-na de alguns herbívoros. A situaçãoapresentada é um caso de:

a) Relação desarmônica interespecífica.

b) Amensalismo.

c) Relação harmônica interespecífica.

d) Relação harmônica intraespecífica.

e) Competição interespecífica.

28. (UNIR) O novateiro, espécie vegetal comum nas matas ciliares, abriga no seu tronco oco uma determinada espécie de formiga que afugenta os eventuais predadores. Sobre as relações ecológicas entre o novateiro e a formiga, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Intraespecífica harmônica

(  ) Mutualismo

(  ) Interespecífica harmônica

(  ) Parasitismo

Assinale a sequência correta.

a) V, V, F, F.

b) F, F, V, V.

c) F, V, F, V.

d) V, F, V, F.

e) F, V, V, F.

29. (UDESC) As orquídeas e a erva de passarinho são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras plantas. As orquídeas apenas se apóiam sobre as plantas, enquanto a erva de passarinho retira água e sais minerais das árvores em que vivem. Assinale a alternativa correta quanto às relações da erva de passarinho e das orquídeas com as plantas hospedeiras, respectivamente.

a) Amensalismo e parasitismo.

b) Parasitismo e epifitismo.

c) Parasitismo e predatismo.

d) Parasitismo e protocoperação.

e) Protocoperação e epifitismo.

30. (FGV) Um biólogo foi a campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No formigueiro ativo, observou a presença de uma única espécie de fungo, o qual era cultivado e utilizado pelas formigas como alimento. No formigueiro abandonado, o biólogo observou a presença de fungos de várias espécies, mas não daquela presente no formigueiro ativo. Ao estudar o assunto, verificou que essa espécie de fungo só ocorre quando em associação com essa espécie de formiga. Sobre essa espécie de formiga e essa espécie de fungo, pode-se dizer que apresentam uma relação conhecida como:

a) Amensalismo, na qual o fungo é prejudicado pela presença das formigas, mas estas não são afetadas pela presença do fungo.

b) Parasitismo, em que as formigas são as parasitas e dependem do fungo para sua alimentação e reprodução.

c) Inquilinismo, no qual os fungos beneficiam-se do ambiente e cuidados proporcionados pelo formigueiro, sem prejuízo às formigas.

d) Mutualismo, em que tanto os fungos quanto as formigas dependem uns dos outros para a sobrevivência.

e) Comensalismo, no qual as formigas, comensais, obtêm seu alimento da espécie associada, os fungos, sem que estes sejam prejudicados ou beneficiados.

GABARITO

 

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
B A C C C D D C A C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A D C C E E D E C D
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A D C D D E C E B D

 


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