Publicado por: Djalma Santos | 22 de abril de 2011

Testes de reprodução (2/5)

01. (UFMS) O nosso cérebro nem sempre pode aumentar o desempenho conforme o desejado, pois nossas características resultam dos genes e também de fatores ambientais que atuam sobre o nosso desenvolvimento. Considerando que a formação do indivíduo depende da combinação dos gametas masculino e feminino, pode-se afirmar:

a) A meiose ocorre em indivíduos de reprodução sexuada, nos quais há a união dos gametas 2n.

b) Durante o processo meiótico, ocorre a recombinação genética, permitindo que os novos indivíduos sejam todos iguais aos parentais.

c) A fecundação tem por função formar indivíduos n.

d) A espermatogênese e a ovulogênese humanas têm por finalidade a formação de gametas 2n.

e) A espermatogênese ocorre em indivíduos de reprodução sexuada para formar gametas n.

 02.  (UNIOESTE) O esquema abaixo representa a formação dos espermatozoides.

02

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A célula numero 1 e uma espermatogônia e a célula número 2 e um espermatófito primário.

II. A célula numero 3, resultante da primeira divisão mitótica, e haploide e denomina-se espermatófito secundário.

III. A célula numero 4 denomina-se espermátide e apresenta cromossomos com uma única cromátide.

IV. O processo de formação da célula numero 5  a partir da célula numero 4 recebe o nome de espermiogênese.

a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

d) Apenas I as afirmativas I e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

03. (UENP) Quando um espermatócito primário com genótipo AaBbCcDd entra em  meiose, qual a chance de serem produzidos gametas com o genótipo aBCd? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

a) 50%.

b) 25%.

c) 12,5%.

d) 6,25%.

e) 3,125%.

04. (UEPG) Sobre a gametogênese, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – No período de crescimento, essas gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides.

1  1 – No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.

2  2 – A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo.

3  3 – No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.

4  4 – No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No caso da espermatogênese, as espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozoides flagelados, capazes, portanto, de fecundar.

05. (UNIMONTES) A tabela a seguir mostra os principais hormônios atuantes no ciclo reprodutivo feminino. Analise-a.

GLÂNDULA

HORMÔNIO

ÓRGÃO-ALVO

PRINCIPAIS AÇÕES

Hipófise

1

Ovário

Estimula o desenvolvimento do folículo, a secreção de estrógeno e a ovulação.

2

Ovário

Estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo amarelo.

3

Mamas

Estimula a produção de leite.

Ovário

4

Diversos

Crescimento do corpo e desenvolvimento dos órgãos sexuais; preparação do útero para a gravidez.

5

Útero e mamas

Completa a preparação da mucosa uterina e a mantém preparada para a gravidez. 

Considerando as informações contidas na tabela e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) Para que ocorra a ovulação, é necessário ocorrer diminuição do hormônio 2.

b) Durante a gravidez, as taxas de 3 e 4 diminuem.

c) A pílula anticoncepcional é constituída principalmente dos hormônios 4 e 5.

d) O aumento nos níveis de 1 e 2 induz a menstruação.

06. (UEPA) Os padrões dominantes de produção e de consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, e atentando para o controle da taxa de reprodução humanaa fim de amenizar a superpopulação.

                 Adaptado do Texto Carta da Terra modificado; http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.htm, consulta setembro/2010.

Quanto às palavras destacadas, afirma-se que:

I. Nos testículos do embrião encontram-se os espermatócitos primários.

II. Na espermiogênese, as espermátides se transformam em espermatozoides.

III. Próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais são glândulas anexas do aparelho reprodutor masculino.

IV. Na fecundação, o espermatozoide fornece ao zigoto o núcleo e o centríolo, suas mitocôndrias desintegram-se no citoplasma do óvulo e, por isso, todas as mitocôndrias do novo indivíduo são de origem materna.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

07. (UEM) Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos.

Considerando os diferentes grupos de organismos e as informações do texto, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Nos protozoários e nas algas, ocorre reprodução assexuada por divisão binária.

1  1 – Em poríferos e cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento.

2 2 – Entre os platelmintos, as planárias e os cestoides são monoicos, e os trematodos são dioicos.

3  3 – Nos moluscos, ocorre somente reprodução assexuada e os organismos são dioicos.

4  4 – Entre os artrópodos, os aracnídeos e os insetos são dioicos e apresentam fecundação interna.

08. (UESPI) O nascimento de gêmeos monozigóticos é um evento raro. Contudo, em casos mais raros ainda, irmãos gêmeos nascem unidos por uma parte do corpo. Sobre este assunto, é correto afirmar:

a) Gêmeos monozigóticos podem ser formados após a divisão da mórula, sendo os dois blastocistos implantados em áreas diferentes do útero.

b) Gêmeos unidos nascem quando dois ovócitos independentes são fecundados formando dois zigotos que se implantam na mesma área do útero.

c) Em casos mais raros, gêmeos monozigóticos podem ser formados tardiamente após o terceiro mês de gestação.

d) Gêmeos monozigóticos apresentam genótipo e fenótipo idênticos, independente de fatores ambientais.

e) Quando um zigoto origina dois ou mais indivíduos, têm-se gêmeos dizigóticos.

09. (UEPB) Jovens adolescentes vivem sem medo do perigo, do futuro, do imprevisto. Não é uma regra, mas há muitos casos relatados de adolescentes grávidas no país. Só no Estado de Pernambuco foram registrados 26 mil casos de adolescentes grávidas no ano de 2009. A adolescência é um período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que separam a criança do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anos incompletos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou dos 12 aos 18 anos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil. É nessa fase de transição fisiológica que o organismo da mulher começa a receber dosagens de hormônios que permitem que elas gerem vidas. Ao contrário do que as crianças acreditavam antigamente, inclusive algumas vovós ou bisavós de muitos de nós, os bebês não são trazidos pelas cegonhas, e sim, gerados no corpo da mulher, que dará à luz depois de nove meses de gestação. Baseando-se no contexto acima, é correto afirmar:

a) O hormônio estrógeno estimula as glândulas do endométrio a secretarem seus produtos, mantendo esse órgão bem desenvolvido dentro do útero, garantindo o sucesso da fixação do embrião dentro do órgão.

b) Os hormônios progesterona e LH em altas concentrações influenciam na ovulação da mulher, permitindo, no caso de uma relação sexual, que a adolescente engravide.

c) No período crítico do ciclo menstrual os níveis dos hormônios LH e estrógeno estão em concentração elevada permitindo que a mulher engravide, pois estará no período de ovulação.

d) Durante o período pós-ovulatório, o aumento da concentração de progesterona aumenta a produção de LH pela hipófise.

e) O ciclo menstrual é formado por três fases: a hormonal, a uterina e a ovariana, nessa ordem.

10. (UNIOESTE) O gráfico abaixo mostra as variações dos hormônios FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante), Progesterona e Estrógeno ao longo de ciclo ovariano de 28 dias de uma mulher sadia e que não faz uso de nenhuma medicação. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

10

I. No dia 14, por influencia do pico de LH, ocorre a menstruação.

II. O aumento de Estrógeno induz o pico de LH que estimula a ocorrência da ovulação aproximadamente dois dias apos este pico.

III. A Fase 1 ou proliferativa, caracteriza-se pela multiplicação das células do endométrio, influenciada pelo Estrógeno, promovendo a regeneração desta camada do útero apos a menstruação anterior; nesta fase ocorre também o desenvolvimento folicular, influenciado pelo FSH.

IV. Se ocorresse uma gravidez, em situação normal, observaríamos um aumento nos hormônios Estrógeno e Progesterona na metade da Fase 2 ou secretora.

V. O inicio da Fase 2 ou secretora, caracteriza-se pela diminuição do suprimento sanguíneo no endométrio causando isquemia e consequente escamação desta camada, resultando na liberação de fragmentos deste tecido com sangue, através do fluxo menstrual que ocorre na metade da Fase 2.

a) Apenas as afirmativas I e VI estão corretas.

b) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

11. (PUC-RIO) “A frequência do câncer da próstata na espécie humana aumentou de forma explosiva nos últimos anos. Notícias e reportagens inundaram os meios de comunicação, mas informações desencontradas têm gerado aflições indevidas pela importância funcional deste órgão.”

      Adaptado: http://www.uronline.unifesp.br/uronline/ed1098/ caprostata.htm

Quanto à função da próstata, é correto afirmar que é:

a) uma glândula exócrina responsável pela produção de um fluido cuja alcalinidade ajuda a neutralizar o pH do trato vaginal, prolongando a vida dos espermatozoides.

b) um órgão sexual localizado abaixo da bexiga urinária cuja principal função é produzir líquido seminal responsável pelo movimento das espermátides.

c) uma glândula endócrina responsável pela produção de hormônios que estimulam a maturação das espermatogônias em espermatozoides.

d) uma parte modificada da uretra cuja principal função é armazenar espermatozoides maduros até a ejaculação do sêmen.

e) um órgão do aparelho genito-urinário masculino, protegido por uma bolsa externa ao corpo e responsável pela produção de testosterona.

12. (UFPel) Com base em seus conhecimentos e na figura abaixo, é correto afirmar que:

12

a) Os ovócitos são produzidos no órgão 2 e fecundados no mesmo órgão, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 4.

b) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 2, e a mórula é implantada no endométrio do mesmo órgão.

c) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 3, onde fecunda o óvulo, este se locomove ate o órgão 2, onde inicia sua divisão.

d) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 1, onde os óvulos são produzidos. Após a fecundação, o embrião se desloca do órgão 1 até o endométrio do órgão 2.

e) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 3, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 2.

13. (UFV) Quanto à reprodução, é incorreto afirmar que:

a) Na sexuada, duas células haploides se fundem formando uma célula diploide denominada zigoto.

b) Na sexuada, duas células, de um ou de dois progenitores, se fundem para gerar um novo indivíduo.

c) Tanto na sexuada como na assexuada é formado um indivíduo geneticamente idêntico ao progenitor.

d) Na assexuada, uma ou mais células se desprendem de um indivíduo e se desenvolvem em um novo ser.

14. (UEPG) Dos aproximadamente 300 milhões de espermatozoides eliminados na ejaculação, apenas cerca de 200 atingem a tuba uterina e um só fecunda o ovócito II. Nesse contexto, assinale o que for correto, no que se refere ao fenômeno da fecundação.

I   II

0  0 – Há muitas doenças causadas por mutações no DNA mitocondrial paterno quando em contato com o citoplasma do óvulo e que são transmitidas aos seus descendentes. Além disso, a análise do DNA mitocondrial tem sido usada em testes de paternidade, para verificar quem é o pai de uma criança.

1  1 – São exemplos de doenças humanas causadas por mutações no DNA mitocondrial: Alzheimer, oftalmoplegia crônica progressiva, diabetes melito, distonia, síndrome de Leigh, atrofia óptica de Leber e epilepsia.

2  2 – Na fecundação, o espermatozoide fornece para o zigoto o núcleo com o material genético paterno, o centríolo e as mitocôndrias.

3  3 – Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto pela zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoproteicos. Externamente à zona pelúcida há a corona radiata formada por células foliculares, derivadas do ovário.

4  4 – Na fecundação, o espermatozoide passa pela corona radiata e, ao atingir a zona pelúcida, perfura-a graças à liberação de enzimas do capuz acrossômico. A seguir, a membrana do espermatozoide funde-se à membrana do ovócito. Nesse momento, a zona pelúcida sofre alterações, formando a membrana de fecundação, que impede a penetração de outros espermatozoides no ovócito.

15. (UFPI) Na maioria dos protozoários, ocorre reprodução assexuada por mitose, e este é o único modo de reprodução conhecido em algumas espécies. A divisão do organismo em duas ou mais células-filhas é chamada de fissão. Quando esse processo resulta em duas células-filhas semelhantes, ele é chamado de fissão binária; quando uma célula-filha é muito menor do que a outra, o processo é chamado de:

a) Brotamento.

b) Cissiparidade.

c) Estrobilização.

d) Gemiparidade.

e) Esporulação.

16. (UFRN) O esquema abaixo representa duas possibilidades de não disjunção dos cromossomos durante a formação de espermatozoides.

16

Ao término da meiose, na espermatogênese A foram gerados os espermatozoides 1, 2, 3 e 4 e, na B, os espermatozoides 5, 6, 7 e 8. Considerando as não disjunções de cromossomos ocorridas nas meioses que estão representadas nas figuras A e B, a fecundação de um óvulo normal pelo espermatozoide:

a) 7 pode provocar um crossing over, gerando um indivíduo normal.

b) 5 pode formar um indivíduo com número de cromossomos inalterado.

c) 4 pode dar origem um indivíduo, apresentando trissomia.

d) 2 pode gerar um indivíduo portador de monossomia.

17. (UEM) Sobre a reprodução e o desenvolvimento dos artrópodes, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Zoea e Misis são fases de vida de aracnídeos.

1  1 – A maioria dos crustáceos é monoica, sempre com desenvolvimento direto.

2  2 – Os aracnídeos são dioicos, a fecundação é interna e a fêmea deposita os ovos dentro de um casulo de seda tecido por ela, chamado de ovissaco.

3  3 – Insetos são dioicos. Ocorre cópula e os espermatozoides passam para um reservatório denominado espermateca.

4  4 – Em alguns insetos, a porção terminal do abdome da fêmea forma uma projeção denominada de ovopositor, que lhe permite perfurar o solo, frutas ou mesmo o corpo de outros animais para a postura dos ovos.

18. (UFPel) Analise as figuras abaixo.

18

http://www.grupoescolar.com/materia/as_formas_de_reproducao.htm http://www.pauloferraz.com.br/trab_reproducaodasplantas.htm LOPES, Sonia. Bio: Volume Único. 2ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2008.

Com base em seus conhecimentos e nas figuras acima, é correto afirmar que a reprodução assexuada está exemplificada nas figuras:

a) A e B.

b) A e D.

c) B e C.

d) C e D.

e) B e D.

19. (UFOP) Vários testes de gravidez disponíveis no mercado têm a finalidade de detectar a presença de um hormônio cuja produção está elevada no sangue da mulher no início da gestação. Marque a alternativa que cita esse hormônio.

a) Gonadotrofina Coriônica Humana.

b) Estrógeno.

c) Hormônio Folículo Estimulante.

d)Progesterona.

20. (UNIOESTE) Sobre as formas de reprodução presentes nos diferentes organismos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As bacterias e a maioria dos protozoários de vida livre apresentam reprodução assexuada por divisão binária.

II. Nos “fungos verdadeiros” (Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos), durante o processo de reprodução sexuada ocorre fusão de núcleos celulares haploides com formação de zigotos diploides.

III. Algumas Angiospermas são capazes de reproduzir-se assexuadamente, em um processo denominado de propagacao vegetativa.

IV. As planarias reproduzem-se exclusivamente assexuadamente por fragmentação do corpo.

V. Os Moluscos possuem reprodução sexuada com desenvolvimento direto ou indireto, dependendo da espécie.

a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.

d) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

21. (UNESP) Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho, Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado. Em função do ocorrido, pode-se dizer que, no dia 06 de julho, Paula:

a) Talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozoide pode permanecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica.

b) Já teria ovulado, o que teria ocorrido cerca de dois dias antes. Contudo, considerando que depois da ovulação o óvulo permanece viável no organismo feminino por cerca de uma semana, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando redução no nível de estrógenos.

c) Já teria ovulado, o que teria ocorrido há cerca de uma semana. Portanto não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de estrógenos e LH.

d) Estaria ovulando e, portanto, é quase certo que estaria grávida. Com a implantação do embrião no endométrio, ocorre um aumento na secreção de LH e diminuição nos níveis de gonadotrofina coriônica, o que poderia ser detectado pelo exame de urina já na semana seguinte à nidação.

e) Ainda não teria ovulado, o que só iria ocorrer dias depois. Portanto, não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de gonadotrofina coriônica.

22. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.

CORAIS

Recifes de corais artificiais estão sendo usados para acelerar o processo de restauração dos recifes naturais. Para isso, a Biorock Inc. utiliza armações de aço que são energizadas por uma corrente elétrica de baixa voltagem. Isto faz com que os minerais da água do mar nelas se prendam, formando uma fina camada de calcário. Desse modo, pode-se prender pequenos pedaços de coral nas armações, que ficam seguras devido ao calcário acumulado.

                                                                                                                                                  (BBC Knowledge, outubro de 2009, p. 9)

Alguns tipos de corais podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Esse tipo de reprodução requer o processo de:

a) Meiose.

b) Mitose.

c) Formação de células haploides.

d) Gametogênese.

e) Formação de blástula.

23. (UNIMONTES) Eventualmente, na espécie humana, ocorrem as gestações gemelares ou múltiplas. A figura abaixo representa um dos processos que leva à formação de gêmeos do sexo masculino. Analise-a.

23

As afirmativas abaixo se referem aos gêmeos apresentados. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

a) As diferenças fenotípicas entre eles devem-se principalmente ao genótipo.

b) Quanto maior for a discordância de caracteres entre eles, maior a interferência do ambiente.

c) As filhas desses indivíduos herdarão alelos presentes no cromossomo X do óvulo apresentado na figura.

d) Os gêmeos apresentados são do tipo monozigóticos.

24. (UEPG) Os anfíbios são animais extremamente dependentes do ambiente aquático, em especial, na fase reprodutiva. Sobre a reprodução desses animais, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Seus ovos sem casca, apenas com envoltório gelatinoso, só se mantém viáveis em meio aquático. A fecundação é externa, como na maioria dos peixes.

1  1 – Os machos, em cópula, despejam seu líquido seminal sobre um cordão gelatinoso que envolve os óvulos à medida que eles saem pela cloaca da fêmea. Uma vez fecundados, os ovos recebem diferentes cuidados. Em algumas espécies, eles se desenvolvem nos sacos vocais, em reentrâncias da pele dorsal, enrolados nas pernas ou simplesmente enovelados, aos milhares, em plantas aquáticas. Em pouco tempo surgem as larvas, que nos anuros são os girinos.

2  2 – Antes da metamorfose, os girinos aumentam muito de tamanho. A primeira modificação marcante é o aparecimento das pernas posteriores. Em seguida amplia-se a boca, atrofiam-se as brânquias, surgem as pernas anteriores, menores, e acentua-se a regressão da cauda, que desaparece rapidamente. As substâncias da cauda são reabsorvidas e reaproveitadas para a sequência do desenvolvimento.

3  3 – Não é de se estranhar que o estágio com pernas e cauda seja de curta duração, pois é um período crítico da vida desse anfíbio. Isso porque o desajeitado animal aquático tem dificuldade em nadar com as pernas e não salta bem na terra porque a cauda atrapalha. Torna-se, portanto uma presa fácil para os predadores.

4  4 – A metamorfose dos anfíbios é controlada pelos hormônios tireoidianos.

25. (UFAC) Na maior parte das fecundações em humanos, o encontro dos gametas masculino e feminino se dá no terço distal das tubas uterinas. Após ocorrer a fecundação, o zigoto percorre um longo caminho até alcançar o útero, local apropriado para o desenvolvimento gestacional. Ao processo de fixação do zigoto no endométrio dá-se o nome de:

a) Gastrulação.

b) Nidação.

c) Ovulação.

d) Fertilização.

e) Captação.

26. (UFAM) Na reprodução humana, o processo da “ovogênese” ou oogênese é a formação do gameta feminino ou do “óvulo”, processo que ocorre nos folículos ovarianos, localizados na região periférica do ovário. Tais folículos contêm gametos em vários estágios de desenvolvimento. Observe as afirmações abaixo:

I. Os ovócitos secundários desenvolvem-se durante a fase germinativa e de crescimento.

II. As ovogônias multiplicam-se durante a fase de maturação.

III. Os ovócitos primários multiplicam-se durante a fase germinativa.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e III estão erradas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão erradas.

27. (IFMT) Com relação ao tema abordado na tirinha abaixo, é correto afirmar que:

27

Disponível em: <http://adtiras.blog.uol.com.br/images/aline2183rh.gif&gt;.Acesso em: 23 mar. 2010.

a) Os métodos mais comuns de esterilização são: vasectomia, nos homens; ligadura das tubas uterinas e implante de DIU, nas mulheres.

b) Ao cortar o canal deferente, a vasectomia inibe a espermatogênese.

c) Ligadura das tubas uterinas é um método contraceptivo que utiliza uma barreira física e que impede, também, a transmissão de DSTs.

d) Ligadura das tubas uterinas é o método mais adequado para mulheres que estão iniciando a vida sexual.

e) O ideal, nesse caso, seria o uso de uma esterilização temporária com o uso de pílulas anticoncepcionais pela “moça”, que agem impedindo a maturação do folículo ovariano e inibindo a secreção dos hormônios FSH e LH.

28. (UFT)O esquema abaixo mostra a série de transformações que resultam na formação dos gametas maduros durante a gametogênese. Observe o esquema para responder esta questão.

28

Sobre a estrutura do espermatozoide pode-se considerar que:

a) Na espermiogênese ocorre redução do citoplasma, formação do acrossomo, aumento do número de mitocôndrias e aparecimento do flagelo.

b) Na cabeça do espermatozoide situa-se o acrossomo, que contém os cromossomos que transmitem a informação hereditária.

c) O movimento do flagelo que forma a cauda do espermatozoide se dá pela interação dos filamentos de actina e miosina.

d) Na peça intermediária do espermatozoide existe uma bolsa de enzimas digestivas com função de perfurar os envoltórios do óvulo durante a fecundação.

e) As mitocôndrias, responsáveis pela liberação de energia, estão localizadas na cauda do espermatozoide.

29. (IFSEP) A fertilização humana representa a penetração de um espermatozoide no ovócito secundário que sofreu a primeira divisão meiótica. Com esta consideração, pode-se reconhecer que o núcleo da célula feminina, no momento da fertilização, apresenta.

a) Uma carga diploide de cromossomos simples da mãe.

b) Um número reduzido e simples de cromosso­mos.

c) Carga haploide de cromossomos duplicados.

d) Carga haploide de cromossomos simples.

e) Carga diploide de cromossomos duplicados.

30. (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.

                                                          Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)

Analise estas figuras:

30

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a testosterona injetada:

a) Age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.

b) Bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.

c) Inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.

d) Reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal

 GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

E

E

D

VVFVV

C

D

VFVFV

A

C

C

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

A

E

C

FFFVV

A

B

FFVVV

B

A

A

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

A

B

A

VVVVV

B

E

E

A

C

C


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Responses

  1. Professor, o gabarito da questao 2 está correto?

    • Prezado Lucas
      – A espermatogênese, processo formador de espermatozoide, a partir de células precursoras, denominadas espermatogônias (célula 1 na figura da questão em foco) apresenta 4 períodos: germinativo (mitose), de crescimento (hipertrofia celular), de maturação (meiose) e de diferenciação ou espermiogênese.
      – A célula 1 é uma espermatogônia que é gerada por mitose. Ela aumenta de tamanho (hipertrofia celular) dando origem ao espermatócito primário (célula 2). Lembramos que as espermatogônias são células diploides, precursoras dos espermatozoides, presentes nos túbulos seminíferos. ALTERNATIVA I CORRETA.
      – A célula 2 sofre a primeira divisão da meiose [meiose I (reducional)], originando os espermatócitos secundários que é haploide (célula 3). ALTERNATIVA II CORRETA.

      – A célula 4 resulta da segunda divisão da meiose [meiose II (equacional)] e se denomina espermátide que é haploide e apresenta cromossomos com uma única cromátide. As espermátides, que são células haploides precursoras dos espermatozoides, não passam por modificações mitóticas ou meióticas; portanto, os espermatozoides surgem por meio de maturação e diferenciação dessas células. ALTERNATIVA III CORRETA.
      – A célula 5 (espermatozoide) provém da célula 4 por um processo denominado espermiogênese. ALTERNATIVA IV CORRETA.
      – Todas as afirmativas estão corretas, portanto letra E.
      Um abraço
      Djalma Santos

      • “II. A célula numero 3, resultante da primeira divisão mitotica e haploide e denomina-se espermatófito secundário.”
        Nao era pra ser meiotica?

      • Caro Lucas
        – Houve erro na digitação da alternativa II: o certo é …… da primeira divisão meiótica…..
        – Lendo as respostas ao seu comentário, você pode constatar que na explicação consta: ”A célula 2 sofre a primeira divisão da meiose [meiose I (reducional)], originando os espermatócitos secundários que é haploide (célula 3). ALTERNATIVA II CORRETA.”
        Saudações
        Djalma Santos

  2. Porque a resposta da 5 é letra C ? Ambos hormônios 4 e 5 preparam a garota para a gravidez, não é o objetivo contrário da pilula anticoncepcional (prevenir) ??

    • Caro Helo
      A maioria das pílulas anticoncepcionais é produzida à base de estrógenos e/ou progesterona. Elas inibem a ovulação em função do feedback negativo sobre o FSH e/ou LH. Entre os vários estrógenos um dos mais importantes é o estradiol. Ele age no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários da mulher e em taxas “altas” inibe o FSH. A progesterona atua principalmente na preparação do útero para uma possível gravidez. Em doses “elevadas”, a exemplo do estrógeno, produz um feedback negativo.
      Um abraço
      Djalma Santos


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