Publicado por: Djalma Santos | 6 de maio de 2011

Testes de histologia animal (3/5)

01. (UFERSA) Considere as estruturas citadas abaixo:

I. Sangue.

II. Linfa.

III. Cartilagem.

Quais são componentes do tecido conjuntivo?

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a I e a III.

c) Apenas a II e a III.

d) A I, a II e a III.

02. (UEMS) No organismo de vertebrados, há uma série de diferentes tecidos que desempenham funções diversas. De acordo com isso, assinale a alternativa correta.

a) As células de Schwann ou oligodendrócitos fazem parte de um grupo de células do sistema nervoso periférico. Essas células são chamadas de células da glia, da neuroglia ou gliócitos e são menores que os neurônios.

b) O tecido hematopoético forma os elementos figurados do sangue e é dividido em tecido mieloide ou medula óssea vermelha e tecido linfático ou linfoide.*c) O tecido epitelial do intestino apresenta microvilosidades que se constituem num recurso utilizado para facilitar os movimentos peristálticos do intestino.

d) Os tecidos conjuntivos originam-se das células mesenquimais, que se constituem no grupo de células da endoderme que se separam e formam um tecido mole e gelatinoso no embrião chamado mesênquima.

e) A maior parte dos ossos longos e curtos é formada a partir de um molde de tecido ósseo; esse fenômeno ocorre na fase embrionária do indivíduo.

03. (UFLA) O tecido conjuntivo encontrado nos tendões que unem os músculos aos ossos é classificado como:

a) Tecido conjuntivo frouxo.

b) Tecido conjuntivo cartilaginoso.

c) Tecido conjuntivo denso modelado.

d) Tecido conjuntivo denso não modelado.

04. (UFRN) Observe, abaixo, a micrografia eletrônica da superfície de uma célula.

04

Disponível em: <http://www.vetmed.vt.edu/Curriculum/V M8054/Labs/Lab3/Examples/>. Acesso em: 04 ago. 2008.

Sobre a estrutura indicada pela seta 1, é correto afirmar:

a) Participa da adesão entre as células e é de natureza glicolipídica ou glicoproteica.

b) Protege a superfície celular de lesões mecânicas e é característica de procariontes.

c) É constituída por plasmodesmos e contribui para reduzir o atrito entre as células e o meio.

d) Apresenta suberina em sua composição e participa do reconhecimento célula a célula.

05. (UNEMAT)

ANALISE AS ASSERTIVAS QUE SE RELACIONAM AO COLÁGENO.

I. Apresenta-se na forma de fibras isoladas ou em feixes em quase todos os tecidos conjuntivos.

II. Os sintomas do escorbuto estão relacionados entre a hipovitaminose C e a deficiência na formação do colágeno.

III. Em idosos, a pele perde flexibilidade, provocando uma frequência de fraturas ósseas, comum em crianças e sem riscos à saúde.

IV. É proteína especial e pode ser encontrada na derme, nos tendões e ligamentos, na córnea, nas cartilagens e ossos, nas cápsulas protetoras que revestem o fígado, o baço, os tendões, os testículos e os músculos.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas II e IV estão corretas.

c) Apenas I, II e III estão corretas.

d) Apenas I, II e IV estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

06. (UFPR) Com relação a tecido animais de sustentação, pode-se afirmar que:

I   II

0  0 – Os tecidos animais de sustentação são de natureza conjuntiva e caracterizam-se pela riqueza de material intercelular produzido por suas células.

1  1 – O tecido cartilaginoso é o mais resistentes dos tecidos animais de sustentação, tendo substância intercelular calcificada, que lhe dá as características necessárias a sua função.

2  2 – O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto dos animais, especializado em suportar pressões. Serve de suporte para as partes moles, protegendo órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano.

3  3 – A substância intercelular do tecido ósseo não tem importância em sua função, que é executada exclusivamente por suas células chamadas osteoblastos e osteócitos.

4  4 – A nutrição de um osso se faz por meio de canais existentes na matriz, que permitem a comunicação dos osteócitos com seus vizinhos, com as superfícies externa e interna do osso e com os canais vasculares da matriz.

07. (UFJF) A pele e os anexos (glândulas, escamas córneas, penas, pelos, etc.) constituem o tegumento que exerce diferentes funções nos diversos grupos de vertebrados.  Com relação às funções do tegumento, é correto afirmar que:

a) Em peixes e mamíferos, participa do processo digestivo.

b) Em aves e mamíferos, atua na manutenção da temperatura.

c) Em anfíbios e répteis, realiza trocas gasosas.

d) Em anfíbios e aves, contribui com a locomoção.

e) Em peixes e répteis, protege contra desidratação.

08. (UFPR) Células e outras estruturas com funções especializadas formam os diferentes tecidos do organismo. A esse respeito, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

1

Síntese de fibras colágenas (  ) Macrófagos

2

Capacidade fagocitária (  ) Plaquetas

3

Produção de anticorpos (  ) Fibroblastos

4

Coagulação sanguínea (  ) Plasmócitos

5

Percepção de cores (  ) Células da glia

6

Sustentação de neurônios (  ) Cones

a) 1, 4, 6, 2, 3, 5.

b) 2, 4, 1, 3, 6, 5.

c) 3, 2, 1, 4, 5, 6.

d) 4, 2, 3, 5, 6, 1.

e) 1, 3, 4, 2, 5, 6.

09. (UECE) “Obsessão por ficar bronzeado é muito mais do que um simples desejo estético. Pode ser uma doença perigosa.” Essa manchete veiculada pela Isto é, de setembro de 2008, levanta a discussão sobre o câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil (cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados).

Sobre a pele, órgão que recobre o corpo, podemos afirmar corretamente que:

a) Nos animais, apresenta órgãos anexos diversos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, penas, escamas e cascos.

b) Possui organização anatômica diferente entre os grupos étnicos humanos existentes no mundo.

c) Humanos de pele escura produzem a mesma quantidade de melanócitos que os de pele clara e, portanto, ambos produzem a mesma quantidade de melanina.

d) A epiderme é extremamente irrigada por vasos sendo, por esse motivo, tão vulnerável ao ataque de microrganismos.

10. (PUC-RIO) A fotomicrografia apresentada a seguir é de um tecido que apresenta as seguintes características: riqueza de substância intercelular, tipos celulares variados e presença de fibras na matriz extracelular. Podemos afirmar que se trata do tecido:

10

a) Nervoso.

b) Epitelial.

c) Conjuntivo.

d) Cartilaginoso.

e) Muscular.

11. (UFSCar) No corpo humano:

a) Actina e miosina são duas proteínas existentes no citoplasma das células musculares, que participam do mecanismo de contração muscular.

b) Os neurônios são células constituintes da bainha que envolve e protege as células nervosas.

c) A tireoide é uma glândula exócrina, que produz e secreta a tiroxina no sangue.

d) As plaquetas dificultam a formação de coágulos, propiciando a defesa do organismo.

e) O tecido ósseo se diferencia do cartilaginoso, por apresentar mais colágeno, que lhe confere maior resistência.

12. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta a respeito do tecido epitelial glandular.

a) A paratireoide é um exemplo de glândula endócrina. Esse tipo de glândula não possui uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal. A secreção dessa glândula é liberada para os vasos sanguíneos.

b) As glândulas são agrupamentos de células especializadas na produção de secreções.

c) Glândulas sudoríparas são exemplos de glândula exócrina. Esse tipo de glândula mantém uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal, que permite a liberação da secreção.

d) A tireoide é um exemplo de glândula endócrina. Esse tipo de glândula não possui uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal. A secreção dessa glândula é liberada para os vasos sanguíneos.

e) A hipófise é uma glândula mista, ou seja, ela apresenta uma parte endócrina que libera o hormônio antidiurético, e outra exócrina que libera oxitocina (ocitocina).

13. (PUC-PR) O tecido conjuntivo possui três tipos de fibras: colágenas, reticulares e elásticas. Com relação a elas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

a) As fibras colágenas, assim como as elásticas, são constituídas de microfibrilas de colágeno, que se unem formando as fibrilas de colágeno, que, por sua vez, se unem, formando as fibras de colágeno.

b) As células de certos órgãos, como o baço e os rins, são envolvidas por uma trama de sustentação constituída de fibras reticulares, cujo principal componente é a elastina, uma escleroproteína.

c) Os pulmões são órgãos facilmente sujeitos à expansão de volume, pois são ricos em fibras elásticas, constituídas de elastina, proteína cuja principal função é dar elasticidade aos locais onde se encontram.

d) Quanto maior a quantidade de colágeno nos tecidos, maior a elasticidade, como, por exemplo, nos tendões, onde o colágeno se distribui em uma só direção, enquanto que o cordão umbilical forma uma malha difusa entre as células dos tecidos.

e) As fibras colágenas são constituídas da proteína colágeno, polimerizadas fora das células, a partir do tropocolágeno sintetizado pelos macrófagos.

14. (UFAL) No quadro abaixo, faz-se uma sumária descrição de características observadas em quatro preparações microscópicas, mostradas em uma aula de histologia animal. As lâminas 1, 2, 3 e 4 correspondem a quatro diferentes tecidos.

LÂMINA 1

Células justapostas, com pouca substância intercelular, observando-se projeções da membrana plasmática, em forma de dedos de luva.

LÂMINA 2

Células com diferentes formas, imersas em grande quantidade de substância intercelular, destacando-se células alongadas, com núcleo oval e grande, e células grandes e de contornos irregulares.

LÂMINA 3

Células fusiformes, onde são observados vários núcleos dispostos na periferia, observando-se estrias longitudinais e transversais.

LÂMINA 4

Células grandes que apresentam um corpo celular de onde partem prolongamentos; substância intercelular praticamente inexistente.

Esses tecidos são, respectivamente:

a) Muscular cardíaco, cartilaginoso, nervoso e muscular.

b) Nervoso, muscular, conjuntivo e epitelial.

c) Epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

d) Conjuntivo reticular, cartilaginoso, nervoso e muscular.

e) Epitelial, cartilaginoso, nervoso e muscular cardíaco.

15. (UECE) O sangue é considerado um tecido conjuntivo, pois:

a) Apresenta células dispostas em forma de fibra, com vários núcleos por célula, sendo a mioglobina que lhe dá a coloração avermelhada.

b) Apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular, denominada plasma.

c) É veículo dos hormônios e a sede das glândulas endócrinas.

d) Possui plaquetas envolvidas na sua coagulação, plaquetas estas resultantes da fragmentação de astrócitos.

16. (PUC-RIO) A fotomicrografia apresentada é de um tecido que tem as seguintes características: controle voluntário, presença de células multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto energético, riqueza de microfilamentos. Podemos afirmar que se trata do tecido:

16

a) Muscular estriado.

b) Epitelial.

c) Conjuntivo propriamente dito.

d) Adiposo.

e) Ósseo.

17. (UNIVASF) “São células grandes, de contorno irregular, com núcleo que lembra a forma de um rim; podem deslocar-se por pseudópodes; são células fagocitárias, ricas em lisossomos e têm ampla distribuição pelo corpo”.

São células conjuntivas denominadas:

a) Fibroblastos.

b) Macrófagos.

c) Mastócitos.

d) Plasmócitos.

e) Mieloblastos.

18. (UFPR) O corpo humano é formado por diferentes tecidos e sistemas. Sobre as características e funções dos tecidos e sistemas do corpo humano, assinale a alternativa correta.

a) O sistema nervoso é composto pelo cérebro, pela coluna vertebral e pelas células brancas. Sua principal função é a de movimentação dos músculos.

b) O sistema esquelético se caracteriza por não apresentar células em sua composição, mas apenas cristais de cálcio que fornecem a dureza aos ossos.

c) Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório e são responsáveis pelo bombeamento do sangue rico em oxigênio para o resto do corpo.

d) O sistema digestório é o responsável pelo processo no qual os alimentos são transformados em substâncias que são absorvidas pelas nossas células.

e) Em todo o sistema circulatório, as veias carregam o sangue rico em oxigênio e as artérias transportam o sangue rico em gás carbônico.

19. (UEPB) Apresenta, em sua constituição, células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular, podendo-se perceber especializações da membrana plasmática, tais como microvilosidades, desmossomos, interdigitações, nexos. Referimo-nos, na descrição acima, ao:

a) Tecido conjuntivo denso.

b) Tecido adiposo.

c) Tecido cartilaginoso.

d) Tecido epitelial.

e) Tecido hemacitopoiético.

20. (UFU) O esquema abaixo representa a imunidade humoral, por meio da qual um antígeno é reconhecido por um linfócito B específico. O linfócito sensibilizado aumenta de tamanho e divide-se por mitose, formando um clone. Algumas células diferenciam-se em plasmócitos (1) e outras em células B (2).

20

        Adaptado de LOPES, S. Bio 1. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 417.

Sobre a imunidade humoral, analise as afirmativas abaixo.

I. Um antígeno, quando penetra no corpo, é reconhecido por um linfócito B, que já tem em sua membrana plasmática um anticorpo específico. Assim sendo, cada linfócito B é responsável pela produção de apenas um tipo de anticorpo.

II. Cada plasmócito (1) sintetiza grande variedade de imunoglobulinas, liberando-as na corrente sanguínea. Isso permite que cada indivíduo produza milhares de anticorpos diferentes.

III. As células B (2) são responsáveis pela memória imunológica. Quando o indivíduo entra em contato com o mesmo antígeno pela segunda vez, o tempo de produção de anticorpos é menor e a quantidade de anticorpos produzida é maior, se comparados com a resposta primária.

Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

a) I, II e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) I e III.

21. (PUC-MG) A figura abaixo representa uma analogia entre as chamadas células-tronco e os diferentes tipos celulares que delas derivam em processos de diferenciação celular.

21

Com base na representação acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar, exceto:

a) As células da mórula são consideradas totipotentes, o que não acontece com as células-tronco dos tecidos de indivíduos adultos.

b) Os processos de diferenciação celular dependem de alterações e controle da expressão gênica.

c) Na figura, os três ramos A, B e C poderiam representar, respectivamente, endoderme, mesoderme e ectoderme.

d) Na figura, a letra D poderia ser substituída por células glandulares exócrinas do tubo digestivo.

22. (UCPel)             O TECIDO CONJUNTIVO APRESENTA:

I. Diversos tipos de células separadas por abundante material extracelular, originando-se do mesênquima.

II. Zona de oclusão onde aparecem os microvilos ricos em substâncias extracelulares.

III. Glândulas controladas por mecanismos nervosos e hormonais mediadas por mensageiros químicos.

IV. Riqueza de colágeno, família de lipídeos que se diferenciaram durante a evolução, originando células justapostas entre as quais se encontra pouca substância extracelular.

V. Desmossomos, dando coesão às células.

A(s) opção(ões) correta(s) é(são):

a) Apenas a II.

b) II, III e IV.

c) Apenas a I.

d) III e V.

e) Apenas a III.

23. (UFAC)A Histologia é o ramo da Biologia que estuda as células e o material extracelular que constituem os tecidos do corpo; estes são formados por grupos de células especializadas em realizar determinadas funções. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo, e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O tecido conjuntivo fibroso é o mais amplamente distribuído pelo corpo, e sua principal função é dar consistência aos órgãos, mantendo-os em seus respectivos lugares.

II. O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo caracterizado por apresentar material intercelular rígido devido à presença, principalmente, de fibras colágenas e de sais de cálcio, de magnésio e de fósforo.

III. As glândulas endócrinas possuem canal para a saída das secreções, as quais são eliminadas diretamente no sangue.

IV. O tecido muscular liso é formado por fibras relativamente longas, geralmente multinucleadas e com as extremidades afiladas, sem estrias transversais.

a) Somente I está correta.

b) Somente II está correta.

c) Somente III está correta.

d) Somente IV está correta.

e) Todas estão erradas.

24. (CEFET-MG) No esquema abaixo, estão representadas, em I e II, as propriedade dos leucócitos denominadas, respectivamente:

24

a) Diapedese e difusão.

b) Pinocitose e fagocitose.

c) Difusão e pinocitose.

d) Diapedese e fagocitose.

e) Fagocitose e difusão.

25. (PUC-RIO) Qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação incorreta?

a) O tecido epitelial é formado por células justapostas com pouca matriz intercelular.

b) A origem do transplante recebido por pessoas com leucemia é a medula espinhal.

c) O músculo cardíaco, embora estriado, possui contração involuntária.

d) O sangue é considerado um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular.

e) O tecido epitelial tem como funções o revestimento do corpo e a respiração cutânea.

26. (UFPB) A figura abaixo serve de suporte para esta questão. Essa figura é apresentada em corte sagital e em dissecção frontal de forma a permitir a visualização da estrutura do tórax e de uma das mamas de uma mulher grávida. As estruturas estão numeradas, de acordo com a legenda.

26

Considerando características gerais e níveis de organização dos seres vivos, e aspectos da histologia animal, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I    II

0   0 – O músculo peitoral (1) e cada uma das costelas (3) são órgãos.

1   1 – As fibras musculares que compõem o músculo peitoral (1) são células eucariontes.

2   2 -Sangue transportado pelos vasos sanguíneos (8) que permeiam a derme (7), embora contenha células, não pode ser considerado um tecido, visto que essas células não são agregadas.

3  3 – Conjunto das glândulas mamárias (4) representa um dos sistemas que compõem o corpo humano.

4  4 – A mulher cuja mama está representada na figura, sendo uma habitante de João Pessoa, é parte de um grupo denominado população.

27. (UPE) Em uma aula de microscopia, um aluno recebeu cinco lâminas para descrição e identificação do tecido correspondente a cada material. Posteriormente, fez suas anotações em cinco fichas que são transcritas abaixo.

27

 Analise a alternativa que descreve corretamente o tecido da lâmina.

a) I – Camada única de células achatadas e delgadas, revestindo o interior dos vasos sanguíneos: endotélio.

b) II – Fibras de colágeno orientadas em uma direção (derme) ou em várias direções (tendões e ligamentos): tecido conjuntivo denso.

c) III – Quantidade abundante de fibras colágenas, presentes nos discos intervertebrais: cartilagem elástica.

d) IV – Uma única camada de células, apresentando alturas diferentes, revestindo a bexiga urinária: músculo liso.

e) V – Células com vários núcleos periféricos e com estrias transversais: tecido muscular estriado cardíaco.

28. (UFPel)

28

 

Graças a uma mandíbula feita sob medida, um homem de 56 anos de idade, que teve câncer na face, conseguiu fazer sua primeira refeição sólida, depois de 9 anos. Para isso, foi criado um molde na forma de ‘U’ (Figura A), preenchido com hidroxiapatita, sangue e proteínas, que ajudaram a formar a estrutura óssea. O protótipo foi colocado na musculatura das costas do paciente (Figura B, setas) e, sete semanas depois, foi retirado e implantado na face. Após quatro semanas da cirurgia de implantação, o paciente comeu salsicha e pão.

                                “Ciência Hoje”, vol. 35, no 209, 2004 [adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.

a) As células do tecido no qual foi colocado o molde para a formação da mandíbula são ricas em filamentos contráteis, especializadas em contração.

b) O procedimento descrito acima só foi possível pelo fato de o tecido ósseo ser um tipo de tecido conjuntivo, assim como o tecido muscular.

c) As células do tecido ósseo se localizam em espaços (lacunas) do material intercelular, comunicando-se entre si pelos prolongamentos citoplasmáticos.

d) Para preencher o molde, foi utilizado o sangue, que, assim como o tecido adiposo, é exemplo de tecido conjuntivo especializado.

e) A maior parte dos minerais dos ossos se localiza na matriz extracelular.

29. (UFLA) Considere as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta.

I. Os fibroblastos são células do tecido conjuntivo especializadas na produção de fibras colágenas, reticulares e elásticas.

II. No choque anafilático, os anticorpos produzidos pelos macrófagos fixam-se na membrana do mastócito, provocando liberação de histamina.

III. O tecido adiposo pardo ou multilocular é responsável pela produção de calor, levando ao aquecimento do sangue.

IV. Todos os ossos crescem por proliferação dos osteócitos centrais e por adição de novos osteócitos na periferia pelo periósteo.

a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

30. (UNIMONTES) Com o passar do tempo, a pele muda, alterando sua fragilidade e maciez, típicas da “pele de bebê”, ou mesmo a beleza e o brilho da “pele jovem”, tornando-se mais seca, enrugada e “amadurecida”. Desse modo, em cada etapa da vida, a pele possui características específicas. As figuras a seguir ilustram aspectos desse tipo de tecido. Analise-as.

30

Considerando as figuras apresentadas e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa, respectivamente, uma pele de um adolescente e de um idoso.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e I.

e) I e III.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

D

B

C

A

D

VFVFV

B

B

A

C

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

A

E

C

C

B

A

B

D

D

D

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

C

B

D

B

VVFFV

A

B

E

D

 


Responses

  1. Professor, o senhor pode fazer a questão 4?

    • Prezado Matheus
      Veja a seguir a resolução da questão que você solicitou.
      – A seta 1 está indicando o glicocálix (glicocálice): camada de hidratos de carbono ligados, principalmente, a proteínas, constituindo glicoproteínas, ou a lipídios, formando glicolipídios, constantemente renovada, presente na superfície externa da membrana plasmática. Ele, que está presente em células animais, representa uma projeção da parte mais externa da plasmalema (membrana plasmática), com algumas moléculas adsorvidas. Embora pertençam à mesma classe de compostos químicos, os componentes do glicocálix não são iguais em todas as células, tornando-o responsável pelo que se poderia chamar de “identidade celular”. Entre as funções do glicocálix, destacamos:
      I. Proteção contra agressões físicas e químicas do ambiente.
      II. Malha de retenção de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula.
      III. Barreira de difusão: funciona como um filtro, que permite a entrada de substâncias na célula.
      IV. Reconhecimento molecular: permite que as células se identifiquem mutuamente e se unam umas às outras para formar os tecidos, bem como rejeitando células diferentes, Dessa forma, ele promove a adesão ou a rejeição entre as células.
      V. Cimento celular flexível: adesão entre células.
      – ALTERNATIVA CORRETA: A
      (“Participa da adesão entre as células e é de natureza glicolipídica ou glicoproteica.”)
      * Adesão entre as células: ver função V, acima,
      * Natureza glicolipídica ou glicoproteica: ver descrição acima (“… camada de hidratos de carbono ligados, principalmente, a proteínas, constituindo glicoproteínas, ou a lipídios, formando glicolipídios, …”).
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Professor, pq na 29 IV está errada? abraços

    • 29. (UFLA) Considere as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta.
      I. Os fibroblastos são células do tecido conjuntivo especializadas na produção de fibras colágenas, reticulares e elásticas.
      II. No choque anafilático, os anticorpos produzidos pelos macrófagos fixam-se na membrana do mastócito, provocando liberação de histamina.
      III. O tecido adiposo pardo ou multilocular é responsável pela produção de calor, levando ao aquecimento do sangue.
      IV. Todos os ossos crescem por proliferação dos osteócitos centrais e por adição de novos osteócitos na periferia pelo periósteo.
      a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
      b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
      c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
      d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
      e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA IV (“Todos os ossos crescem por proliferação dos osteócitos centrais e por adição de novos osteócitos na periferia pelo periósteo.”) – INCORRETA
      I. Ossificação intramembranosa: ocorre a partir de uma membrana do tecido conjuntivo embrionário (mesênquima). Nessa membrana conjuntiva, formam-se centros de ossificação caracterizados pela transformação de células mesenquimatosas em osteoblastos, que produzem grande quantidade de fibras colágenas. Esses centros aumentam, e inicia-se a deposição de sais inorgânicos.
      II. Ossificação endocondral: é o processo mais comum e ocorre a partir de um molde cartilaginoso que se ossifica aos poucos. Nela, verifica-se a remoção de uma base cartilaginosa, que é substituída por osso, sendo, geralmente, a cartilagem hialina que sofre ossificação. Ao longo do processo, a substância intercelular se impregna de fosfato de cálcio, tornando-a impermeável ao líquido intersticial, o que provoca a morte das células e a reabsorção da cartilagem, que é ocupada por células ósseas. Ela tem início na diáfise (parte central do osso), ao redor do molde cartilaginoso e se dirige para as epífises (extremidades dos ossos), onde também tem início a formação de centros de ossificação. Mesmo depois de terminada a ossificação, ainda permanecem regiões com cartilagens dentro do osso, que mantêm a capacidade de crescimento longitudinal.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: