Publicado por: Djalma Santos | 18 de junho de 2011

Testes sobre citoplasma (3/3)

01. (UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é incorreto afirmar que ele:

a) Está envolvido no movimento dos espermatozoides.

b) Participa do processo de contração muscular.

c) Apresenta centríolos como um dos seus componentes.

d) Tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.

e) Participa da adesão entre células.

02. (UEG) A Euglena é o gênero de algumas espécies de algas flageladas que, para se movimentarem, executam 15 batimentos flagelares em dois minutos, o que lhes fornece um impulso total de 240 x 10-3 N.s na água. Considerando-se o batimento flagelar desse organismo, a força média executada é:

a) 2,0 x 10-3 N, pois ao se deslocarem em busca de alimento aumentariam o impulso, uma vez que estes organismos são heterotróficos.

b) 4,0 x 10-3 N, pois a presença dos flagelos nesses organismos assim como em paramécios garante o deslocamento em busca de alimentos.

c) 2,0 x 10-3 N, pois os flagelos, por serem centríolos modificados, alongados e constituídos de microtúbulos, permitem tal deslocamento.

d) 6,0 x 10-3 N, pois o aumento no número de batimentos faria com que a aceleração permanecesse a mesma independente do hábitat desses organismos.

03. (PUC-RIO)A afirmação de que a herança mitocondrial humana é semprematerna:

a) Procede porque as mitocôndrias do embrião são provenientes do espermatozoide.

b) Procede porque somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo.

c) Não procede porque todo o corpo do espermatozoide penetra no óvulo.

d) Não procede porque a célula ovo não contém mitocôndrias.

e) Não procede porque o zigoto é formado somente pelos núcleos dos gametas.

04. (UFF) Os estudos de evolução humana utilizam frequentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna. Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.

a) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.

b) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.

c) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.

d) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.

e) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.

05. (UFF)A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.

05

Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.

a) Colágeno e mineralocorticoide.

b) Insulina e prolactina.

c) Estrógeno e glucagon.

d) Colágeno e testosterona.

e) Colágeno e fibronectina.

06. (UFC)As organelas citoplasmáticas variam em número e atividade de acordo com o tipo de tecido onde são encontradas. Assim, nos tecidos que formam os músculos e o intestino encontramos, respectivamente, em maior quantidade:

a) Complexo golgiense e retículo endoplasmático não granuloso.

b) Retículo endoplasmático granuloso e mitocôndrias.

c) Lisossomos e retículo endoplasmático granuloso.

d) Mitocôndrias e complexo golgiense.

e) Mitocôndrias e vacúolos.

07. (UFPB) Alguns antibióticos, como estreptomicina e tetraciclina, são largamente utilizados para combater infecções causadas por bactérias em seres humanos. Esses antibióticos agem inibindo, apenas nas bactérias, o funcionamento da estrutura celular responsável pela síntese de proteínas. A ação seletiva desses antibióticos deve-se a algumas diferenças moleculares existentes entre as estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas nesses dois organismos. Essas estruturas correspondem ao(s):

a) Ribossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

b) Ribossomos, tanto nas bactérias como nas células humanas.

c) Retículo endoplasmático granular, tanto nas células humanas como nas bactérias.

d) Mesossomos, nas bactérias, e aos ribossomos nas células humanas.

e) Mesossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

08. (UFPB) As diferentes estruturas características das células eucariontes podem ser encontradas em maior quantidade em alguns tipos celulares que executam atividades especializadas. Assim sendo, identifique as estruturas predominantes, respectivamente, em células pancreáticas, em células musculares e em células hepáticas e renais:

a) Retículo endoplasmático / Mitocôndrias / Microfilamentos de actina.

b) Retículo endoplasmático / Microfilamentos de actina / Peroxissomos.

c) Complexo golgiense / Mitocôndrias / Microfilamentos de actina.

d) Mitocôndrias / Microfilamentos de actina / Lisossomos.

e) Complexo golgiense / Lisossomos / Peroxissomos.

09. (UEL) Analise a figura a seguir e responda.

09

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. A parede celular auxilia na manutenção da integridade osmótica externa, já que, nas plantas, o líquido extracelular é hipertônico, ao contrário do que acontece nos animais, onde as células estão mergulhadas em um meio hipotônico.

II. As células vegetais se assemelham às células animais em muitos aspectos de sua morfologia, como a estrutura molecular das membranas e de várias organelas, em vários mecanismos moleculares básicos, como a replicação do DNA e sua transcrição em RNA, a síntese proteica e a transformação de energia via mitocôndrias.

III. Preencher grande parte de seu conteúdo total com um vacúolo é considerado uma estratégia econômica usada pela célula para aumentar seu tamanho e adquirir grande superfície de contato entre o citoplasma e o ambiente externo, sem gasto de energia.

IV. Juntamente com os vacúolos e as paredes celulares, os plastídios são componentes característicos das células vegetais e estão relacionados com o processo de fotossíntese e armazenamento. Os principais tipos de plastídios são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

10. (UFT) A origem da vida parece ter ocorrido há cerca de3.400 M.a., quando o planeta Terra teria já1.000 a1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, há, reconhecidamente, duas formas de organização celular entre os seres vivos: a célula procariótica e a célula eucariótica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interações com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas: (1) Uma célula proto-eucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; (2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim cílios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta célula proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:

I. Esta hipótese chamada Teoria Endossimbiontica é muito improvável porque a simbiose raramente ocorre na Natureza.

II. A síntese proteica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.

III. A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.

IV. Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica, inclusive permitindo a maturação de proteínas.

V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.

a) II, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I, II, IV e V.

d) IV e V.

11. (UECE) As células eucariontes têm como característica a presença de organelas que delimitam compartimentos onde são desempenhadas funções específicas do metabolismo celular. Podemos comparar essa organização a uma fábrica que, em seu complexo processo produtivo, possui estoque, montagem, embalagem, disposição e limpeza, entre outras atividades. Com base nessa analogia, considere as afirmações a seguir:

I. O nucléolo pode representar uma das seções de montagem, uma vez que produz ribossomos que vão atuar na síntese proteica.

II. O complexo golgiense funciona como a seção de embalagem, pois empacota as glicoproteínas formando grânulos de secreção.

III. Os vacúolos são comparáveis ao setor de limpeza, pois são responsáveis pela excreção de resíduos em células animais.

IV. O retículo endoplasmático liso pode representar o estoque de material, pois armazena o código genético.

Assinale o correto.

a) Apenas as afirmações I, II e IV são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.

d) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.

12. (UNESP)            LEIA AS DESCRIÇÕES SEGUINTES.

I. Organela constituída por numerosos sáculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do núcleo e do retículo endoplasmático granuloso.

II. Organela do tipo vacúolo, rica em enzimas.

III. Rede de canais delimitados por membranas lipoproteicas.

Pode-se afirmar corretamente que o item:

a) I refere-se ao retículo endoplasmático não granuloso, que tem a função de transporte de substâncias dentro das células.

b) I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retículo endoplasmático, os quais estão particularmente desenvolvidos em células com função de secreção.

c) II refere-se aos lisossomos, que são vacúolos responsáveis pela produção de proteínas.

d) II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais são responsáveis pelo processo de fagocitose dentro da célula.

e) III refere-se aos centríolos, que são responsáveis pela formação de cílios e flagelos celulares.

13. (UEPG) A respeito das organelas citoplasmáticas, assinale o que for correto.

I   II

0 0 – O retículo endoplasmático liso sintetiza lipídios, toma parte no metabolismo dos carboidratos e participa da neutralização de substâncias tóxicas, como drogas e veneno.

1  1 – O sistema golgiense se relaciona intimamente com o processo de secreção celular, como o muco das células caliciformes do intestino.

2  2 – Os lisossomos armazenam enzimas em pH ácido (ao redor de 5,0), que digerem o material que a célula engloba. A digestão que ocorre no interior desse componente celular representa uma proteção para a célula propriamente dita.

3  3 – As mitocôndrias estão associadas com a liberação da energia indispensável à vida e necessária ao movimento, como  síntese de substâncias e com o transporte ativo.

4  4 – Os leucoplastos são frequentemente relacionados com a reserva de nutrientes, e os cloroplastos se relacionam com a fotossíntese.

14. (UFC) Células animais com função secretora apresentam abundância de retículo endoplasmático granuloso (rugoso) e complexo golgiense, estruturas que se localizam próximas uma à outra e que trabalhamem conjunto. Nessetrabalho em parceria, o retículo endoplasmático granuloso:

a) Libera proteínas digestivas em vesículas denominadas lisossomos, que atuarão em conjunto com os tilacoides do complexo golgiense.

b) Produz fosfolipídios de membrana que serão processados no complexo golgiense e liberados no citoplasma para formação de novos ribossomos.

c) Sintetiza proteínas e as transfere para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.

d) Funde-se ao complexo golgiense para formar o acrossomo dos espermatozoides, responsável pela digestão da parede do óvulo e pela penetração nesse.

e) Acumula os polissacarídeos de parede celular, produzidos no complexo golgiense, e os processa, antes de liberar as vesículas que se fundirão com a membrana plasmática.

15. (UNIFAL-MG) Uma das características das células eucarióticas é a abundância de membranas formando bolsas e canais citoplasmáticos, denominados organelas, que desempenham funções específicas no metabolismo celular. Com relação a essas organelas, é incorreto afirmar que:

a) O retículo endoplasmático liso é formado por túbulos e/ou sáculos membranosos com função de produzir as proteínas destinadas ao meio extracelular.

b) O aparelho de Golgi, formado por bolsas membranosas achatadas e empilhadas, tem como uma de suas funções a modificação e o envio de proteínas para fora da célula.

c) Os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir a grande maioria das substâncias orgânicas normalmente encontradas nas células.

d) As mitocôndrias são organelas delimitadas por duas membranas e responsáveis pela produção da maior parte da energia gasta nas diversas atividades celulares.

e) Os peroxissomos são bolsas membranosas que contêm algumas enzimas, entre elas a catalase que é a responsável pela conversão do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.

16. (PUC-SP) Em um experimento de engenharia genética, alguns pesquisadores introduziram em células bacterianas uma sequência de DNA ativo, responsável pela produção de insulina. A síntese desse hormônio proteico no interior das bactérias é:

a) Possível, pois excetuando-se a referida sequência de DNA, as bactérias apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas.

b) Possível, se, além do referido gene, forem introduzidos ribossomos, componentes celulares ausentes em bactérias.

c) Impossível, pois o RNA mensageiro, correspondente à insulina, não seria transcrito.

d) Impossível, pois as bactérias não apresentam enzimas capazes de promover as ligações peptídicas, encontradas na insulina.

e) Impossível, pois o DNA bacteriano seria destruído pelo DNA humano, e as células perderiam a atividade.

17. (UFF) Em um acidente, embora os corpos das vítimas fatais fiquem queimados e irreconhecíveis, foi possível preparar, a partir de fragmentos de tecidos, amostras de DNA nuclear e mitocondrial de todos os mortos. Faleceram no acidente dois filhos de uma senhora, cada um de um casamento diferente. Uma das formas possíveis de identificar os despojos dos filhos dessa senhora consiste em verificar se existe homologia do:

a) DNA mitocondrial da senhora com o DNA mitocondrial das vítimas.

b) DNA mitocondrial da senhora com o DNA nuclear das vítimas.

c) DNA nuclear do marido e do ex-marido da senhora com o DNA mitocondrial das vítimas.

d) DNA mitocondrial do marido e do ex-marido da senhora com o DNA mitocondrial das vítimas.

e) DNA nuclear da senhora com o DNA mitocondrial das vítimas.

18. (UNAERP-SP) A figura abaixo mostra uma organela citoplasmática vista através de um microscópio eletrônico. Sobre essa organela, são feitas as seguintes afirmações:

18

I. Nas células vegetais existem poucas dessas organelas, já que existem outras organelas que sintetizam moléculas de alto valor energético.

II. Tecidos animais com grande gasto energético, como o muscular e o nervoso, são formados por células com grande quantidade dessas organelas.

III. Possivelmente, essas organelas foram originadas de células procarióticas, já que possuem DNA circular e capacidade de duplicação independente da célula eucariótica.

IV. Câimbra é um processo intimamente associado à presença dessas organelas nas fibras musculares esqueléticas.

a) Somente I e II são corretas.

b) Somente I e III são corretas.

c) Somente II e III são corretas.

d) Somente III e IV são corretas.

e) Somente II e IV são corretas.

19. (UNIFOR) O esquema abaixo representa o corte de uma célula glandular do epitélio intestinal.

19

Nessas células, as organelas mais abundantes são:

a) Lisossomos e ribossomos.

b) Retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi.

c) Complexo de Golgi e mitocôndrias.

d) Lisossomos e mitocôndrias.

e) Retículo endoplasmático rugoso e peroxissomos.

20. (ANGLO-SP) As mitocôndrias são organelas relacionadas à respiração celular aeróbia, eficiente processo que fornece às células a energia necessária às suas atividades vitais. Uma hipótese bastante popular entre os biólogos propõe que as mitocôndrias teriam sido antigas bactérias, que poderiam ter sido englobadas por células primitivas de maior tamanho; teria se estabelecido, entre a célula menor e a maior, uma relação de cooperação que se perpetuou ao longo da história da vida. Todas as células atuais de organismos mais complexos possuem mitocôndrias, o que atestaria o sucesso dessa associação. Seguem algumas características reconhecidamente existentes nas mitocôndrias. Qual delas não poderia ser usada como argumento de que as mitocôndrias foram, um dia, independentes e semelhantes a bactérias?

a) Essas organelas têm uma molécula de DNA semelhante ao cromossomo bacteriano.

b) O envoltório das mitocôndrias é lipoproteico, semelhantemente a várias outras organelas celulares.

c) As mitocôndrias não são “fabricadas” pela célula, mas se originam de outras mitocôndrias, por multiplicação.

d) As mitocôndrias produzem proteínas com seus próprios ribossomos.

e) O DNA mitocondrial é capaz de se duplicar e de controlar a síntese de proteínas mitocondriais.

21. (UFRS) Na Argentina, durante a Ditadura Militar, iniciada em 1976, muitas crianças foram sequestradas com seus pais ou nasceram em centros clandestinos de detenção. Essas crianças foram adotadas, vendidas ou abandonadasem orfanatos. A associação civil Avós de Praça de Maio tem buscado localizar essas crianças com a finalidade de restituí-las a suas famílias legítimas, empregando para isso testes de identificação genética, que são possíveis, atualmente, mesmo na ausência dos pais.

                                                     (Fonte: abuelasatournet.com.br)

A comparação entre os DNAs mitocondriais de possíveis netos e avós tem sido um dos testes utilizados nesses processos de identificação de parentesco. A escolha desse teste está relacionada com o fato de:

a) O DNA mitocondrial, por ser herdado da avó materna, através das mitocôndrias existentes no citoplasma de ovócitos da mãe, permitir traçar árvores familiares confiáveis.

b) O DNA mitocondrial, por ser herdado das duas avós, através de uma mistura dos genes do pai e da mãe, garantir um registro familiar que se mantém de geração a geração.

c) O DNA mitocondrial, por ser herdado da avó paterna, através das mitocôndrias existentes no citoplasma do ovócito da mãe, permitir traçar árvores familiares confiáveis.

d) O DNA mitocondrial, por ser herdado do avô paterno, através das mitocôndrias existentes no citoplasma do espermatozoide do pai, permitir identificar a filiação com segurança.

22. (UFU) No metabolismo celular, as mitocôndrias convertem glicose e oxigênioem energia. Como subproduto dessa reação, formam-se radicais de oxigênio (superóxido) que são convertidos, pela enzima superóxido dismutase (SOD), em peróxido de hidrogênio. Considerando o processo metabólico acima apresentado, analise as afirmativas abaixo:

I. Os radicais de oxigênio são altamente reativos, podendo danificar o DNA dos cromossomos, o DNA mitocondrial e a membrana celular. Assim sendo, o SOD transforma esses radicais em peróxido de hidrogênio, que é inócuo à célula.

II. O peróxido de hidrogênio é tóxico e mutagênico. Assim sendo, com ajuda da catalase, deve ser convertido em oxigênio molecular e água, que são substâncias inócuas para o meio celular.

III. Peroxissomos são vesículas celulares que contêm enzimas que modificam substâncias tóxicas, tornando-as inofensivas para a célula.

Indique a alternativa correta:

a) I e II são corretas.

b) II e III são corretas.

c) I e III são corretas.

d) Apenas I é correta.

23. (UPE) Em relação às mitocôndrias e aos cloroplastos, analise as afirmativas abaixo e conclua.

I   II

0   0 – Mitocôndrias  e cloroplastos  são organelas  ausentes nas  células das  amebas, pois se trata de seres primitivos com células procariontes.

1  1 – As mitocôndrias, relacionadas à respiração celular e os cloroplastos, com função de fotossíntese, estão presentes exclusivamente nas células animais e vegetais, respectivamente.

2  2 – A hipótese da simbiose mutualística com bactérias é atribuída à origem das mitocôndrias nas células eucarióticas, em função da presença de ribossomos, de DNA e RNA e de sua capacidade de autoduplicação.

3  3 – Em uma célula eucariótica típica, a glicólise, fase anaeróbia da respiração, ocorre no citosol, e toda a fase aeróbia ocorre no interior das mitocôndrias.

4 4 – Todo o processo fotossintetizante da célula de uma planta ocorre no interior dos cloroplastos, com duas etapas interligadas: fase clara (fotoquímica) e fase escura (química).

24. Na fertilização humana só os espermatozoides que têm o cromossomo Y geram filhos homens (patrilinhagem, ou seja, linhagem paterna) enquanto só as mitocôndrias maternas presentes no óvulo são transferidas para todos os filhos (matrilinhagem, ou seja, linhagem materna). Estudos envolvendo o cromossomo Y e o DNA mitocondrial de brasileiros brancos revelam que “a imensa maioria das patrilinhagens é europeia, enquanto a maioria das matrilinhagens é ameríndia ou africana”.

                                            (adaptado de “Ciência Hoje” – n¡. 159).

Aliando esses conhecimentos aos das ciências sociais e transferindo as informações para o contexto de “São Paulo”, foram feitas as seguintes argumentações sobre as etnias que contribuíram para a formação da população de São Paulo:

I. É possível que a baixa porcentagem de cromossomos Y de indígenas e de africanos esteja ligada à baixa fertilidade dessas raças.

II. Deve ter ocorrido um processo de miscigenação, iniciado entre os primeiros colonos portugueses com as mulheres indígenas.

III. É possível que, em meados do século XIX, devido às levas de novos imigrantes, genes de origem portuguesa, italiana, japonesa, espanhola, alemã, e sírio-libanesa passaram a integrar o genoma dos paulistanos.

Assinale a alternativa que, segundo as Ciências Sociais e a Biologia, apresenta todas as argumentações aceitáveis.

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

25. (UNESP) No esquema estão representadas etapas, numeradas de1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

25

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

a) Absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.

b) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de golgiense e lisossomo.

c) Fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.

d) Absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.

e) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

26. (PUC-MG) O desenho representa origem e ação de organela celular presente em muitos seres vivos.

26

É correto afirmar que esse processo ocorre:

a) Normalmente em eucariontes no processo de digestão intracelular.

b) Na atividade de glândulas endócrinas.

c) No estômago dos mamíferos no processo de digestão proteica.

d) Em todos os tecidos de origem mesodérmica.

27. (UFRGS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção radiativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:

a) O complexo golgiense e o lisossomo.

b) O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.

c) A mitocôndria e o ribossomo.

d) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.

e) O centríolo e o retículo endoplasmático liso.

28. (UFC)O pesquisador Gustavo obtém pectinase, no meio de cultura líquido, produzida pelo fungo Aspergillus niger, para ser empregada na indústria de sucos. Gustavo não precisa destruir o fungo para obter aenzima; ele simplesmente separa o meio de cultura do microrganismo e isola a enzima deste meio. Deacordo com o texto, assinale a alternativa correta.

a) O Aspergillus niger é um organismo que possui mesossomo; desta forma, a síntese da enzima ocorre nas membranas do mesossomo e, depois, ela é secretada para o meio de cultura.

b) O caminho da produção da pectinase começa com a transcrição, no citoplasma, do seu RNAm, que é traduzido por ribossomos presentes  no retículo endoplasmático rugoso.

c) A síntese da pectinase ocorre no retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.

d) A síntese da pectinase começa no núcleo e termina nas membranas do retículo endoplasmático liso. Em seguida, esta enzima passa para o lisossomo, depois para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.

e) A síntese da pectinase começa no mesossomo e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, esta enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.

29. (UPE) A célula animal é desprovida de uma membrana celulósica rígida, como acontece com as células vegetais. Desse modo, no hialoplasma da célula animal, existem vários tipos de fibras proteicas em diversas direções, que lhe conferem consistência e firmeza, compondo o citoesqueleto. Sobre os elementos deste e os movimentos de que eles participam, assinale a alternativa correta.

a) A associação de proteínas motoras aos microfilamentos constituídos por tubulina permite que organelas sejam deslocadas pelo interior das células. As proteínas motoras ligam-se, de um lado, aos microfilamentos e do outro, à organela, que será transportada, permitindo seu deslocamento.

b) Os filamentos intermediários, mais delicados e menos duráveis, encontram-se no citoplasma de células eucarióticas animais, como, por exemplo, nas células que revestem a camada mais externa da pele, conhecidos como filamento intermediário de queratina, cuja função é impedir que essas células se rompam ou se separem, quando submetidas a um esticamento.

c) Os microfilamentos são encontrados apenas no citoplasma periférico de células eucarióticas animais; são constituídos de proteína tubulina, são finos e flexíveis, envolvendo-se, por exemplo, na movimentação das células brancas do sangue e na fagocitose de corpos estranhos, que essas células executam.

d) Os microtúbulos, filamentos grossos, tubulares, rígidos e constituídos de moléculas da proteína contrátil, actina, estão envolvidos na formação do fuso de divisão celular ou c durante a divisão celular.

e) Nas células musculares, os microfilamentos de actina associam-se a filamentos mais grossos e também contráteis de miosina. A interação da actina com a miosina possibilita a contração suave, lenta e rítmica do intestino, denominada de peristaltismo, que possibilita o deslocamento do “bolo alimentar” nele contido.

30. (UEL) A função desempenhada por uma célula está diretamente relacionada à sua forma, tipos de organelas e localização das mesmas no citoplasma. Analise as imagens de células a seguir.

30

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, dentre as imagens, aquela que representa uma célula especializada em síntese de proteínas para exportação.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

GABARITO


01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

D

C

B

A

C

D

B

B

E

A

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

D

B

VVVVV

C

A

A

A

C

B

B

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

A

B

FFVVV

E

B

A

D

C

E

D

Anúncios

Responses

  1. A resposta da questão 27 é A e não D. Mais atenção professor.

    • 27. (UFRGS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção radiativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:
      a) O complexo golgiense e o lisossomo.
      b) O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.
      c) A mitocôndria e o ribossomo.
      d) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.
      e) O centríolo e o retículo endoplasmático liso.
      Prezado Antônio Carlos
      – A alternativa correta da questão acima é, realmente, D (“O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.”).
      – Ver RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO, SÍNTESE PROTEICA e COMPLEXO GOLGIENSE, matérias publicadas neste blog nos dias 21/08/2014, 16/07/2014 e 22/02/2015, respectivamente.
      – CONSIDERANDO SEU COMENTÁRIO, sugiro que você faça uma revisão envolvendo organelas citoplasmáticas.
      Sucesso na sua revisão
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: