Publicado por: Djalma Santos | 23 de julho de 2011

Testes de poluição (4/5)

01. (UEPB) A mudança global do clima é um problema bastante complexo e que traz consequências possivelmente catastróficas. Este problema vem sendo causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, está relacionado ao aumento da concentração, na atmosfera da Terra, de gases que possuem características específicas. Sobre o tema acima exposto, analise as afirmativas:

I. Esses gases permitem a entrada da luz solar, mas impedem que parte do calor no qual a luz se transforma volte para o espaço.

II. Esses gases são chamados de “gases de efeito estufa” (GEE), sendo o mais importante deles o dióxido de carbono – CO2, motivo pelo qual o sequestro de carbono, através da manutenção de florestas e da implementação de fontes de obtenção de energia limpa, confere aos países a emissão dos créditos de carbono, de acordo com o Protocolo de Kioto.

III. Sem o efeito estufa, o sol não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para que ela fosse habitável, a temperatura média global cairia dos 32ºC atuais para algo em torno de –17ºC.

IV. O aumento dos GEE provoca a intensificação do efeito estufa e o consequente aumento do calor aprisionado na atmosfera; esse calor adicional, que é o delta de energia térmica, tem influência determinante sobre o funcionamento do clima planetário, já que essa energia é a responsável pela circulação dos ventos e dos oceanos, pela evaporação e pela precipitação.

Assinale a alternativa que indique a(s) afirmativa(s) correta(s):

a) I, III e IV, apenas.

b) I e III, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) I e II, apenas.

e) I, apenas.

02. (UERJ) Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação. O consumo dessas pastilhas de iodeto de potássio pode diminuir a incidência de tumores na seguinte glândula:

a) Tireoide.

b) Hipófise.

c) Pâncreas.

d) Suprarrenal.

03. (PUC-CAMPINAS) Um impacto ambiental direto que pode ser esperado se forem confirmadas as previsões de aumento de cerca de2°Cna temperatura média global nos próximos 50 anos é:

a) A diminuição progressiva no pH da água das chuvas.

b) O aumento da produtividade de grãos no mundo.

c) A perda da camada de ozônio da atmosfera.

d) A extinção das espécies de altitudes elevadas.

e) O aumento da competição nos trópicos.

04. (UFOP) Durante quatro décadas, pelo menos, o plástico petroquímico foi considerado um produto ideal, desde o seu descobrimento. Mas, a partir da década de 40, o plástico passou a ser o vilão ambiental. Seu principal problema ambiental é justamente a característica que já foi apontada como sua maior vantagem: a resistência.

              (fonte: Ferraz, P. Jornal da Tarde, 14 maio 1993, p. 14).

Essa resistência significa que o plástico é resistente:

a) À desinfecção.

b) À ação de agrotóxicos.

c) À biodegradação.

d) Aos antibióticos .

05. (UESPI)São consideradas práticas de desenvolvimento sustentável:

a) Reflorestamento de áreas que sofreram influência antrópica.

b) Queimadas e desmatamento para cultivo de alimentos.

c) Uso de combustíveis renováveis como o gás natural.

d) Construção de represas e termoelétricas.

e) Utilização de sacos plásticos descartáveis no supermercado.

06. (UEMA)Em Bacabeira (MA) deverá ser implantada a maior refinaria de petróleo do país, gerando milhares de empregos durante a fase de construção e instalação. A perfuração dos primeiros poços de petróleo no litoral maranhense e as características do Porto de Itaqui apontam o Maranhão como um grande polo receptor e distribuidor de petróleo e derivados, para importantes mercados como Europa e Estados Unidos. No entanto, deve-se considerar que o desenvolvimento precisa ser integrado e assegurar uma exploração sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, os principais efeitos ambientais que podem advir de uma refinaria são:

a) Desencadeamento do processo de eutrofização e comprometimento ecológico das APAs do litoral maranhense.

b) Poluição radioativa por meio de explosões atômicas da água utilizada para o resfriamento dos reatores e lançada nos corpos d’água.

c) Emissão de metais pesados nas águas interiores do Estado, ocasionando a intoxicação de organismos aquáticos e comprometendo a integridade dos sistemas naturais.

d) Emissões atmosféricas de poluentes e elevadas cargas orgânicas nos efluentes líquidos.

e) Envenenamento dos elos da cadeia alimentar aquática pela emissão de DDT.

07. (UEMS) A Escherichia coli faz parte do grupo dos coliformes e é a espécie bacteriana preferencialmente pesquisada para aferir a qualidade bacteriológica da água doce e dos alimentos. A razão da escolha desta espécie se deve porque:

a) É exclusivamente anaeróbia.

b) Sua presença na água ou nos alimentos indica a possibilidade da presença de organismo patogênico.

c) Se reproduz somente na água.

d) Ocorre exclusivamente nas fezes de jacarés.

e) Sua detecção em água ou alimento é simples e é identificada visualmente.

08. (UEA)Se você estivesse pesquisando o nível de contaminação por mercúrio de espécies aquáticas habitantes do rio Madeira, e se as dosagens de mercúrio fossem feitas a partir de tecido muscular, as mais altas concentrações desse metal seriam observadas em:

a) Peixes.

b) Pequenas tartarugas.

c) Moluscos.

d) Botos.

e) Crustáceos.

09. (UNCISAL) Nos países desenvolvidos uma pessoa produz, em média, cerca de2,5 kg de lixo por dia. Devido ao crescimento demográfico nas cidades, é fácil perceber que em breve não haverá mais áreas para depositar tanto lixo.

        (Amabis e Martho, Fundamentos da Biologia Moderna)

Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o problema do excesso de lixo que é produzido. Para esse fim, os municípios poderiam:

a) Construir usinas de compostagem e estimular a reciclagem.

b) Construir aterros sanitários ou queimar todo o lixo.

c) Queimar todo o lixo ou estimular a reciclagem.

d) Transportar o lixo para regiões distantes das áreas urbanas.

e) Construir usinas de compostagem e enterrar todo o lixo.

10. (UERJ) O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o CO2, tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica. Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar CO2 é:

a) Lêvedo.

b) Bactéria.

c) Zooplâncton.

d) Fitoplâncton.

11. (UFJF) Alterações no número de indivíduos e metabolismo dos microrganismos têm grande impacto nas mudanças climáticas globais, exceto porque:

a) Degradam anaerobicamente matéria orgânica, liberando metano (CH4).

b) Decompõem matéria orgânica, liberando dióxido de carbono (CO2).

c) Fixam óxido nitroso (N2O) em associação com raízes de leguminosas.

d) Fixam parte do dióxido de carbono (CO2) durante processo de fotossíntese.

e) Absorvem nitrogênio do óxido nitroso (NO2) para a formação de biomassa

12. (UNIMONTES) O mercúrio é considerado como um dos principais poluentes ambientais, podendo causar a morte de muitas pessoas. A figura a seguir mostra alguns dos personagens envolvidos nesse processo. Observe-a.

12

De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) As consequências do mercúrio no meio ambiente dependem da sua concentração no local e do tempo de exposição.

b) A suscetibilidade ao mercúrio é restrita aos mamíferos.

c) A origem do mercúrio no ambiente é exclusiva de bactérias.

d) Pessoas vegetarianas não correm riscos de se contaminarem com o mercúrio por meio da ingestão de alimentos.

13. (CEFET-PI) A cada ano, o aumento de resíduos, principalmente oriundos de esgotos domésticos, ameaça a biodiversidade do rio Potyem Teresina. Nosmeses conhecidos como BROBRÓ, o rio diminui suas águas e acumula uma grande quantidade de minerais, que provocam a imensa proliferação de aguapés, impedindo a penetração da luz e a realização da fotossíntese nas suas camadas mais profundas, causando um aumento no consumo de oxigênio e na morte dos seres aeróbicos. A este processo, que causa um sério problema ambiental e de saúde pública, dá-se o nome de:

a) Compostagem.

b) Bioacumulação.

c) Nitrificação.

d) Estabilização.

e) Eutrofização.

14. (PUC-CAMPINAS) A formação do ozônio é um processo:

a) Exotérmico, pois a radiação solar é absorvida.

b) Endotérmico, pois a radiação solar é absorvida.

c) Isotérmico, pois a radiação solar age apenas como catalisador.

d) Exotérmico, pois a radiação solar age apenas como catalisador.

e) Endotérmico, pois a radiação solar age apenas como catalisador.

15. (UNICENTRO) A necessidade de se fazer uma transição de recursos não renováveis de carbono para biorrecursos renováveis é inegável. […]. O grande desafio […] está em se desenvolver um produto agrícola que apresente o dobro da produção de biomassa, aumentando o valor industrial do produto em termos de extração do bicombustível.[…] A biomassa de uma árvore pode ser aumentada atuando-se, por exemplo, no processo de fotossíntese, aumentando-se a captação inicial de energia da luz, a qual atualmente é de menos de 2%. Outras possibilidades seriam atuar no metabolismo do nitrogênio, tornar a planta mais robusta, por meio do aumento da resistência a doenças e a insetos, tolerância a secas e a grandes variações de temperatura, diminuir o período de dormência da planta durante o inverno, ou eliminar a floração, processo que consome muita energia.

                                            (FARAH, 2007. p. 357)

Uma repercussão danosa ao meio ambiente, consequente da exploração de grandes áreas para a produção de biocombustível, é:

a) A perda da biodiversidade devido à inibição do controle de outras espécies vegetais.

b) O aumento na disponibilidade de nichos ecológicos.

c) A manutenção permanente das espécies endêmicas.

d) O acréscimo no número de elos nas cadeias alimentares locais.

e) A maior vulnerabilidade da produção primária consumida por organismos de níveis tróficos de ordem mais elevada.

16. (CEFET-SP) Utilize as informações a seguir para responder esta questão.

Para classificar o ar da cidade de São Paulo, a CETESB considera as quantidades de SO2, as de partículas sólidas (MP) e o produto de ambos, existentes em determinado volume de ar, em determinado momento. Para a determinação da qualidade do ar, dos três valores apresentados na tabela a seguir, escolhe-se aquele que confere ao ar a pior qualidade.

QUALIDADE

DO AR

SO2

( μG/M3)

MP

( μG/M3)

SO2 X MP

( μG/M3)

Sem poluição Até 5 Até 30

Ótima De5 a60 De30 a60

Boa De60 a80 De60 a80

Aceitável De80 a365 De80 a240

Inadequada De365 a800 De240 a375

De800 a1 600 De375 a625 Entre 65 000 e 261 000
Péssima De1 600 a2 100 De625 a875 Entre 261 000 e 393 000
Crítica Acima de 2 100 Acima de 875 Acima de 393 000

Com relação à ação dos poluentes utilizados como referênciapara a determinação da qualidade do ar, pode-se afirmar quea presença de SO2 e MP no ar atmosférico causam, respectivamente:

a) Dores de cabeça e fraqueza.

b) A morte de peixes e infecção respiratória.

c) Chuva ácida e problemas respiratórios.

d) Efeito estufa e destruição da camada de ozônio.

e) Eutrofização de lagos e tontura e fraqueza.

17. (UFPR) Estamos constantemente em contato com a poluição, gerada por diversas formas de atividade humana. Sobre a poluição observada no litoral paranaense, assinale a alternativa correta.

a) Fezes de animais depositadas na praia durante o verão não podem ser consideradas como agentes poluidores, uma vez que se dissolvem na areia e, portanto, não causam nenhum mal à saúde.

b) O esgoto despejado nos rios aumenta a quantidade de oxigênio presente na água, o que favorece o aparecimento de excesso de vegetais aquáticos.

c) O derramamento de petróleo no mar pode ser prejudicial até aos organismos que não entraram em contato direto com o poluente.

d) O desmatamento da Mata Atlântica através de queimadas, diferentemente da Floresta Amazônica, não tem efeito na poluição atmosférica.

e) O volume exagerado dos aparelhos de som dos veículos não pode ser considerado uma modalidade de poluição, uma vez que não pode ser quantificado.

18. (MACK) Considere o gráfico abaixo e seus conhecimentos, a respeito da variação da concentração de gás carbônico na atmosfera.

18

Analisando o gráfico, é correto afirmar que:

a) Somente a partir de 1920, o gás carbônico passou a fazer parte da atmosfera.

b) De1960 a2000, aconcentração de gás carbônico duplicou na atmosfera.

c) Entre 1920 e 1980, o aumento na concentração de gás carbônico foi o mesmo do verificado entre 1980 e 2000.

d) Após o ano de2000, aconcentração de gás carbônico tem diminuído.

e) O aumento da concentração de gás carbônico passou a ser constante a partir de 1960.

19. (UFMT) As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações de gases, como CO2 e CH4, na atmosfera. Sobre os fatores que provocam aumento desses gases, considere:

I. Queimadas.

II. Intensa atividade fotossintética das plantas.

III. Reflorestamento por plantas exóticas.

IV. Intensa atividade pecuária.

São estes os fatores:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

20. (PUC-RIO) Em aterros sanitários, após determinado tempo, ocorre produção de gases como metano e gás sulfídrico. Isso porque encontramos neste ambiente:

a) Anaerobiose e oxigênio em abundância.

b) Aerobiose e ausência de matéria orgânica.

c) Pouca quantidade de matéria orgânica e de oxigênio.

d) Abundância de matéria orgânica, água e oxigênio.

e) Anaerobiose e abundância de matéria orgânica.

21. (UFAC) Segundo o meteorologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos (SP) “…estima-se que todo ano a Amazônia seja responsável por despejar no ar cerca de 200 milhões de toneladas de CO2, em razão do desmatamento de áreas antes preservadas e da prática das queimadas, sobretudo nos meses de seca, de julho a novembro”.

                                (Tribuna da Imprensa – 04/05/2002).

Sobre o tema:

I. A queima das florestas tropicais e de combustíveis fósseis são os dois únicos fatores responsáveis pelo aumento do efeito estufa

II. O Protocolo de Kyoto (que visa estabelecer protocolos de redução da emissão de gases poluentes) foi ratificado pelos Estados Unidos, responsável pela emissão de aproximadamente 36% da emissão total de dióxido de carbono.

III. Quanto maior a concentração de gás carbônico na atmosfera, maior será o efeito estufa e a temperatura na superfície do planeta.

IV. Os reservatórios de carbono na terra e nos oceanos são maiores que o total de carbono na atmosfera.

Indique a alternativa que contém a (s) alternativa (s) correta (s):

a) II e III.

b) I e II.

d) II e IV.

d) III e IV.

e) I e IV.

22. (FGV-SP) Assinale a alternativa errada:

a) A água, além de poluída por dejetos industriais e esgotos, pode também ser poluída pela agricultura.
b) A poluição da água com substâncias não biodegradáveis pode perturbar todo o equilíbrio ecológico de uma região.
c) A poluição atmosférica se dá não só pela indústria, mas também pela circulação de carros e ônibus.
d) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, é ocasionada pela poluição atmosférica.
e) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, agrava a poluição atmosférica.

23. (UCPel) Das afirmativas abaixo, todas podem ser consideradas como consequências de eutrofização, exceto:

a) Consumo rápido de oxigênio dissolvido na água.

b) Desenvolvimento de uma superpopulação de microrganismos decompositores na água.

c) Formação de espumas brancas na água, conhecidas como cisne-de-detergentes.

d) Diminuição do nível de O2 na água, acarretando a morte por asfixia de espécies aeróbicas.

e) Predominância de organismos anaeróbicos, produtores de diversas substâncias tóxicas.

24. (UCPel) A grande preocupação em relação ao ambiente fez com que em rótulos de alguns produtos como aerossóis, refrigeradores, condicionadores de ar entre outros, tivesse o seguinte aviso: Não contém CFC (clorofluorcarbono). Essa advertência está diretamente associada à:

a) Redução da fixação de nitrogênio.

b) Preservação da camada de ozônio.

c) Redução da poluição visual.

d) Recuperação de áreas verdes.

e) Conservação do solo.

25. (UFMT) Entre agosto de 2004 e julho de 2005 foram derrubados9.102 quilômetrosquadrados de floresta. Mapeamento feito pelo governo mostra uma redução de 50% no ritmo de desmatamento na Amazônia. Contudo, o estado de Mato Grosso teve o pior desempenho: 6 mil quilômetros quadrados desmatados, quase dois terços do total registrado em toda a Amazônia.

                                                                            (Estadão Online, Disponível em http:/lwww.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/aao/261113.htm Acesso em 26/8/05).

Considerando o quadro de saúde que pode se estabelecer a partir do desmatamento, analise as assertivas.

I. A alteração da umidade relativa do ar provoca transtorno à saúde respiratória.

II. O aumento de resíduos no solo eleva o número de casos de câncer hepático.

III. A perda de habitats pode favorecer o aparecimento de espécies vetoras de viroses.

IV. Inundações e alagamentos aumentam o risco de câncer de pele.

São corretas:

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) I e III, apenas.

e) III e IV, apenas.

26. (UFOP) O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando, como mostra o quadro abaixo.

Época

Teor de co2 (ppm)

1850

275

1958

315

1982

340

2050

550-650

(valores estimados)

Qual das opções a seguir aponta, respectivamente, a principal causa do aumento de CO2 atmosférico e uma possível consequência desse fenômeno?

a) Queimadas na Amazônia; lixiviação e empobrecimento dos solos.

b) Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global.

c) Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo.

d) Uso de agrotóxicos e aerossóis; aumento da taxa de mutação gênica

27. (PUC-RIO) Extinção é um processo natural inclusive para a nossa espécie, mas o Homem tem interferido de forma a acentuar e aumentar a velocidade desse processo. Nesse caso, a perda de grande número de espécies na natureza pode acarretar diferentes processos à exceçãode:

a) Desequilíbrio na cadeia alimentar.

b) Perda de patrimônio genético.

c) Diminuição da competição interespecífica.

d) Diminuição da camada de ozônio na estratosfera.

e) Substituição de nichos ecológicos por outras espécies.

28. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações, a respeito de biocombustíveis.

I. O biodiesel é um tipo de biocombustível que pode substituir, com vantagens ambientais, vários derivados do petróleo.

II. O babaçu, palmeira com raízes respiratórias, típica do cerrado, é uma das plantas indicadas para a produção de biodiesel.

III. A implantação de uma monocultura, como a cana-de-açúcar, em áreas de Mata Atlântica, implica queimadas, que contribuem para o aumento da temperatura e da erosão do solo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

29. (PUC-RIO) A decomposição constitui um processo ecológico presente em todos os ecossistemas, sejam eles naturais ou estejam eles sob controle do homem. Dentre as opções abaixo, destaque a afirmativa falsa:

a) O esgoto doméstico não se decompõe em rios não poluídos.

b) Uma das dificuldades em se usar resíduos produzidos pelo homem é a frequente presença de metais pesados em altas concentrações.

c) A decomposição desempenha um papel reduzido na agricultura moderna e intensiva.

d) A liberação de nutrientes pela decomposição do esgoto pode estimular o crescimento de algas nos corpos d’água onde é lançado.

e) O arraste de nutrientes oriundos da agricultura ou de esgotos pode levar à redução do nível de oxigênio na água, mediante a proliferação de algas e organismos.

30. (UECE) O lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares representa uma prática bastante comum em várias regiões do Brasil. Por isso, a utilização desses locais por banhistas pode tornar-se um grande perigo para a saúde, já que o esgoto é despejado sem tratamento prévio. Assim, o número de casos de diarreias, micoses e hepatites infecciosas é bastante elevado em algumas cidades litorâneas. Para liberar ou desaconselhar o banho de mar, as autoridades sanitárias verificam o grau de poluição da água fazendo a quantificação de coliformes. Assinale a alternativa que contém o nome da bactéria que é o principal bioindicador da qualidade microbiológica dos corpos d’água.

a) Staphylococcus aureus. 

b) Escherichia coli.

c) Vibrio cholerae. 

d) Leptospira interrogans.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

A

D

C

A

D

B

D

A

D

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

C

A

E

B

A

C

C

C

D

E

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

D

D

C

B

D

B

D

C

A

B



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: