Publicado por: Djalma Santos | 30 de julho de 2011

Testes de fisiologia (1/5)

01. (UFPR) Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem através da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:

1. O oxigênio (O2), assimilado pelo corpo através das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.

2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo inclusive transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.

3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.

4. O sistema circulatório é composto pelos sistemas sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

02. (FATEC) Observe atentamente o esquema a seguir.

02

Nos animais, o metabolismo oxidativo de proteínas e de ácidos nucleicos produz CO2 e água, mas, além disso, o grupo amina, ligado quimicamente a essas substâncias, leva à formação de alguns produtos que, por serem tóxicos, precisam ser eliminados como, por exemplo, a amônia, a ureia e o ácido úrico.

A excreção de qualquer um desses produtos nitrogenados está geralmente relacionada com o ambiente em que o animal vive. Assim a amônia, por ser a mais tóxica, deve ser eliminada conforme vai sendo produzida e, dessa forma, o animal perde grandes quantidades de água, correndo o risco de desidratação.

A ureia, menos tóxica, pode permanecer um tempo maior na circulação, o que significa uma economia hídrica para o animal.

Já o ácido úrico, pouco tóxico, praticamente insolúvel na água, pode ser acumulado por um longo tempo e, quando é eliminado, a perda de água é mínima.

Pelas características das substâncias descritas anteriormente e segundo a predominância dessas substâncias na excreção, os animais I, II e III são denominados amoniotélicos, ureotélicos e uricotélicos e, respectivamente, exemplificados por:

a) Aves, peixes e mamíferos.

b) Insetos, aves e répteis.

c) Anfíbios, répteis e peixes.

d) Peixes, mamíferos e aves.

e) Répteis, insetos e anfíbios.

03. (UNICENTRO) Grande parte do controle do corpo humano é realizada por hormônios que são produzidos por algumas células específicas que têm ações em outras células. Essas células produtoras de hormônios reúnem-se formando glândulas endócrinas. A partir dos conhecimentos sobre as principais glândulas endócrinas humanas e seus respectivos hormônios, identifique com V as afirmativas verdadeiras, e com F, as falsas:

( ) A insulina estimula o transporte de glicose para o interior das células, diminuindo a concentração dessa substância no sangue.

( ) O hormônio luteinizante é produzido nos ovários com a função de desenvolver as características sexuais secundárias femininas.

( ) A progesterona é produzida pelos ovários, mantendo o crescimento da mucosa uterina, iniciado pelo estrógeno.

( ) O hormônio folículo-estimulante é produzido tanto pelos ovários quanto pelos testículos, promovendo o amadurecimento dos folículos ovarianos, nas mulheres, e a espermatogênese, nos homens.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V F V V.

b) V F V F.

c) F V F V.

d) F F V F.

e) F V F F.

04. (UFV) Observe o esquema abaixo, que representa um neurônio:

04

Com base no esquema, é correto afirmar que os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

a) Corpo celular, dendritos e axônio.

b) Dendritos, corpo celular e axônio.

c) Axônio, dendritos e corpo celular.

d) Corpo celular, axônio e dendritos.

05. (UNICAMP) Os gráficos A, B e C mostram as variações da secreção de insulina e glucagon em função da concentração de glicose, e as variações da concentração de glicose no sangue, após uma refeição rica em carboidratos.

05

Com base nos gráficos acima, pode-se afirmar que:

a) Se os níveis de glicose no sangue estão altos, a secreção de insulina aumenta para permitir que as moléculas de glicose sejam absorvidas pelas células, e os níveis de glucagon permanecem baixos, pois não há necessidade de o glicogênio ser transformado em glicose.

b) O aumento dos níveis de glicose no sangue causa um aumento da secreção de insulina e de glucagon por células do pâncreas, pois ambos os hormônios contribuem para que as moléculas de açúcar atravessem a membrana plasmática das células.

c) A secreção de glucagon é alta em indivíduos que tenham se alimentado de carboidrato duas horas antes, pois muitos desses carboidratos acabam se transformando em glicose; já com relação à insulina, ocorre um aumento porque os níveis de glicose estão elevados.

d) As células secretoras do pâncreas estão sempre produzindo grandes quantidades de insulina e de glucagon, pois esses dois hormônios são responsáveis pela captura de glicose do sangue para as células.

06. (PUC-SP) “No duodeno ocorre grande parte da digestão enzimática dos alimentos. Nessa região do trato digestório, a enzima …I…, presente no suco …II…, digere …III… .”

No trecho acima, as lacunas I, II e III podem ser preenchidas correta e, respectivamente, por:

a) amilase, gástrico e amido.

b) pepsina, entérico e gorduras.

c) tripsina, entérico e gorduras.

d) pepsina, pancreático e proteínas.

e) tripsina, pancreático e proteínas.

07. (UNIMONTES) A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso, resultante da destruição progressiva da bainha de mielina que envolve os nervos. É mais frequente em mulheres, e os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma consequência da ausência da bainha de mielina.

a) Geração rápida de potencial de ação no nódulo de Ranvier seguinte.

b) Propagação lenta dos impulsos nervosos.

c) Propagação dos impulsos em saltos pelos nódulos de Ranvier.

d) Aumento da resistência da membrana.

08. (FATEC-SP) Sabe-se que pela digestão, as grandes moléculas orgânicas dos alimentos são transformadas em moléculas menores, suficientemente pequenas para atravessar a membrana das células intestinais, passando para o sangue, de onde serão distribuídas para o corpo todo. Assim, a fim de demonstrar, na prática, a transformação dos alimentos nos processos digestivos, um grupo de alunos realizou a experiência descrita a seguir.

Colocaram em três tubos de ensaio as seguintes misturas:

Tubo 1: clara de ovo, saliva e hidróxido de sódio.

Tubo 2: macarrão, suco gástrico e ácido acético.

Tubo 3: batata, suco pancreático e bicarbonato de sódio.

Fecharam e mantiveram esses tubos por quatro horas a uma temperatura de 37oC. Assinale a alternativa que indica onde, após esse tempo, poderia ser encontrado o dissacarídeo maltose.

a) Apenas no tubo 1.

b) Apenas no tubo 3.

c) Apenas nos tubos 1 e 2.

d) Apenas nos tubos 2 e 3.

e) Nos tubos 1, 2 e 3.

09. (UNICAMP) Para suprirem suas células com oxigênio e removerem o gás carbônico dos tecidos, os animais realizam trocas gasosas com o ambiente, processo denominado de respiração. Na tabela abaixo estão listados 4 grupos de animais e 4 tipos de respiração:

GRUPO DE ANIMAIS

TIPO DE RESPIRAÇÃO

I. Poríferos

 A. Branquial

   II. Crustáceos

B. Traqueal

          III. Insetos

C. Cutânea

          IV. Répteis

  D. Pulmonar

As relações corretas entre os grupos de animais mencionados à esquerda e os tipos de respiração mencionados à direita são:

a) IC; IIA; IIIB; IVD.

b) IB; IIA; IIIC; IVD.

c) IA; IIB; IIIC; IVD.

d) IC; IID; IIIA; IVB.

10.  (UNIOESTE) A figura abaixo representa a vista anterior do coração de um mamífero. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

10

I. O circuito que passa pela sequencia H→ B→ D→ F contem sangue rico em O2, uma vez que acabou de chegar dos pulmões e será encaminhado ao corpo.

II. O sangue rico em CO2 será oxigenado nos pulmões através do circuito na seguinte sequencia: E → C → A → G.

III. Em C encontra-se sangue rico em O2 que será distribuído pelo corpo através de E.

IV. O sangue rico em CO2 chega dos tecidos corporais ao coração através de G, passando por A e C onde e encaminhado aos pulmões através de E.

a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

b) Apenas as alternativas I e III estão corretas

c) Apenas a alternativa III está correta.

d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

11. (COVEST) Após a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas em 2016, alguns atletas brasileiros afirmaram já estarem se preparando para este grande evento. Considerando a regulação integrada dos vários sistemas do corpo humano durante o exercício físico, podemos afirmar o seguinte:

I   II

0  0 – O estresse dos atletas, antes das competições, é controlado com uma grande descarga de dopamina pela medula suprarrenal, que suprime a atividade do sistema nervoso central.

1  1 – A descarga de adrenalina pela hipófise, no organismo de um atleta do salto em distância, provoca aumento do fluxo sanguíneo, do coração para os músculos das pernas, antes da competição.

2  2 – No desafio da maratona, o tremendo desgaste físico e a desidratação fazem o córtex suprarrenal liberar mineralocorticoides para promover a reabsorção de sódio e a excreção de potássio.

3  3 – Em um atleta da natação, por exemplo, a quebra do glicogênio para o fornecimento de açúcar ao sangue é dependente da liberação de glucagon pelo pâncreas.

4  4 – A ingestão de hormônios esteroides derivados da testosterona é proibida nos jogos olímpicos. Tal prática pode influenciar, nas mulheres, o desenvolvimento de características sexuais masculinas.

12. (PUC-RS) Responda esta questão com base na figura abaixo, que representa o sistema circulatório humano.

12

Em relação à figura, é correto afirmar que a estrutura identificada com o número:

a) 1 corresponde à artéria aorta.

b) 2 conduz sangue oxigenado dos tecidos de volta ao coração.

c) 3 corresponde à veia pulmonar.

d) 4 é um dos vasos que fazem parte da grande circulação.

e) 4 é um vaso que conduz sangue desoxigenado.

13. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto.

ESPINAFRE PREJUDICA A ABSORÇÃO DE FERRO

Graças ao marinheiro Popeye, personagem que recorre a uma lata de espinafre quando precisa reunir forças para enfrentar o vilão Brutus, até as crianças pensam que a verdura é uma boa fonte de ferro. O que os pequenos e muitos adultos não sabem é que a disponibilidade desse mineral para o organismo é bastante limitada.

“O ácido oxálico presente no espinafre forma sais insolúveis com o ferro e também com o cálcio, dificultando a absorção dos dois minerais”, afirma a nutricionista Lara Cunha, da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo ela, a verdura contém muita fibra, vitaminas A, C e do complexo B, potássio e magnésio, além de ser considerada laxativa e diurética, mas não deve ser consumida por pessoas com deficiência de ferro ou propensão a formar cálculos renais, também devido ao grande teor de ácido oxálico.

                (http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u374889.shtml)

O ferro é um mineral necessário para o bom funcionamento do nosso organismo e está diretamente associado à função de:

a) Digestão de ácidos graxos.

b) Síntese de proteínas.

c) Combate a agentes invasores.

d) Transporte de oxigênio.

e) Absorção de glicose.

14. (UEL) A figura abaixo representa a estrutura renal de um néfron de mamífero. Os números indicam os processos básicos que ocorrem para a formação da urina.

14

(Adaptado de: SILVA JÚNIOR, C. da; SASSON, S. Biologia. São Paulo: Saraiva, 2007, p.350.)

Assinale a alternativa que contém a ordem sequencial dos números correspondentes aos processos indicados.

a) 1 – reabsorção passiva de água; 2 – secreção ativa de íons H+ e K+; 3 – reabsorção ativa de sais e glicose; 4 – filtração.

b) 1 – filtração; 2 – reabsorção ativa de sais e glicose; 3 – reabsorção passiva de água; 4 – secreção ativa de íons H+ e K+.

c) 1 – filtração; 2 – reabsorção passiva de água; 3 – secreção ativa de íons H+ e K+; 4 – reabsorção ativa de sais e glicose.

d) 1 – reabsorção passiva de água; 2 – reabsorção ativa de sais e glicose; 3 – filtração; 4 – secreção ativa de íons H+ e K+.

e) 1 – reabsorção ativa de sais e glicose; 2 – filtração; 3 – reabsorção ativa de água; 4 – secreção ativa de íons H+ e K+.

15. (FATEC-SP) A diabetes é uma doença caracterizada por um distúrbio no metabolismo do organismo chamado de hiperglicemia, que ocorre quando a taxa de glicose no sangue fica muito alta, o que pode trazer várias complicações à nossa saúde. A maior preocupação é com os jovens, pois a alimentação desequilibrada é um dos fatores que faz com que a doença se manifeste cada vez mais cedo.

Sobre esse assunto, pode-se afirmar corretamente que:

a) A diabetes ocorre quando o pâncreas não produz a enzima amilase, que atua na digestão dos carboidratos.

b) O fígado e o pâncreas possuem regiões endócrinas que produzem hormônios relacionados com o metabolismo da glicose.

c) O hormônio glucagon, produzido pelo pâncreas, é essencial para que ocorra a redução do nível de glicose no sangue.

d) O hormônio insulina promove a passagem da glicose do sangue para as células, nas quais ela é utilizada ou armazenada.

e) Os tipos de diabetes conhecidos são consequência dos hábitos sedentários, da obesidade e da alimentação inadequada.

16. (UCPel) O gráfico (hipotético) abaixo compara a velocidade de reação entre proteínas e água, resultando em peptídeos, na ausência (A) e presença (B) de proteases.

16

As enzimas que realizam esse processo no sistema digestório humano e o local de síntese são:

a) Amilase, produzida pelo pâncreas e tripsina, produzida pelo intestino grosso.

b) Pepsina, produzida pelo fígado e lipase, produzida pelo pâncreas.

c) Amilase, produzida pelo intestino grosso e tripsina, produzida pelo estômago.

d) Lipase, produzida pelo pâncreas e amilase, produzida pelas glândulas da parede do estômago.

e) Pepsina, produzida pelas glândulas da parede do estômago e tripsina, produzida pelo pâncreas.

17. (UFAL) Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim. A filtragem do plasma sanguíneo ocorre nos glomérulos dos néfrons, cada um envolvido por uma cápsula de Bowman. O filtrado glomerular contém várias substâncias, exceto:

a) Água.

b) Sais.

c) Glicose.

d) Proteína.

e) Aminoácidos.

18. (UESPI) A reação do corpo humano aos estímulos ambientais provoca respostas voluntárias e involuntárias em grande velocidade. Considere a condução do impulso nervoso, ilustrado abaixo e, a seguir, analise as afirmações feitas.

18

1. O estímulo do neurônio produz alterações elétricas que o percorrem dos dendritos (A) para as terminações do axônio (B), o qual é recoberto por fibras mielinizadas (C).

2. No neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática está eletricamente negativa em relação ao exterior.

3. Mudanças temporárias na permeabilidade da membrana citoplasmática aos íons sódio e potássio são responsáveis pelo potencial de ação durante o impulso nervoso.

Está(ão) correta(s):

a) 1 e 2, apenas.

b) 1 e 3, apenas.

c) 1, 2 e 3.

d) 2 e 3, apenas.

e) 2, apenas.

19. (FAVIP) Os músculos possuem diferentes funções no organismo humano, com anatomia que varia de acordo com a função. Assim, considere os três tipos de tecidos musculares abaixo e aponte a alternativa correta.

19

a) O tecido muscular esquelético (1), geralmente associado aos ossos, provoca movimentos voluntários.

b) O tecido muscular cardíaco (2) é exclusivo do coração.

c) O tecido muscular liso (3) é encontrado dentro de órgãos e realiza movimentos involuntários.

d) Somente os tecidos estriados esqueléticos (1) e os cardíacos (3) são contráteis.

e) O exercício físico provoca hipertrofia dos tecidos musculares lisos (2).

20. (PUC-RIO) Em junho de 2010, foi encontrado, em uma represa, o corpo de uma advogada desaparecida no mês anterior. Apesar de passado tanto tempo, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) mostrou que a vítima, apesar de atingida por um tiro, teve o afogamento como causa de sua da morte.

               http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/laudo-da-causa-damortede-mercia-nakashima-ajuda-defesa-deex- namorado-diz-advogado-20100721.html

Qual a evidência que os peritos devem ter encontrado para que pudessem afirmar o motivo da morte?

a) O sangue das artérias pulmonares da vítima estava coagulado.

b) Os alvéolos pulmonares da vítima estavam cheios de bolhas de ar.

c) Os fluidos corporais da vítima apresentavam traços químicos da água do lago.

d) O pulmão da vítima tinha água doce com características da água do lago.

e) O pH do sangue estava ácido em conseqüência do acúmulo de ácido carbônico.

21. (UEPG) Quanto ao sistema cardiovascular humano, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – O sistema vascular sanguíneo possui o coração como órgão central da circulação. Ele impulsiona o sangue para as artérias, que se ramificam nas arteríolas, e depois em capilares que conduzem o sangue entre as células dos tecidos.

1  1 – Como as artérias possuem musculatura lisa pouco desenvolvida, o refluxo do sangue é impedido por suas válvulas.

2  2 – Os capilares deixam alimento e oxigênio nos tecidos e recolhem deles os resíduos metabólicos, como o gás carbônico. Os capilares venosos se reúnem em vênulas, que se reúnem em vasos cada vez mais calibrosos, as veias, que chegam ao coração, trazendo sangue de todas as partes do corpo.

3  3 – O sistema vascular linfático é formado por capilares muito finos que possuem fundo cego nos interstícios dos tecidos. Eles drenam o fluido intercelular denominado linfa. Esses capilares reúnem-se em vasos de calibre cada vez maior que desembocam nos ductos linfáticos.

4  4 – Os linfonodos, encontrados nos trajetos dos ductos linfáticos, filtram a linfa, retirando dela agentes que possam ser nocivos ao organismo. Além dos linfonodos, o baço, o timo, as tonsilas (amígdalas), as adenoides e parte da medula óssea também participam do sistema linfático, filtrando a linfa.

22.  (FCM-PB) O atleta Roberto ao participar de uma corrida de 1800m, teve um desmaio após percorrer 1000m em consequência do déficit de oxigenação em seu cérebro. Conhecendo-se que as células musculares conseguem obter energia por meio da respiração aeróbica ou mesmo da fermentação, acredita-se que nas células musculares de Roberto ocorreu acúmulo de:

a) Monóxido de carbono.

b) Ácido lático.

c) Glicogênio.

d) Etanol.

e) Glicose.

23. (IFCE) O córtex dos lobos cerebrais é o local de controle das atividades vitais – sensoriais e motoras – do nosso organismo. A este respeito, relacione, corretamente, as duas colunas.

1. Controle das emoções e da agressividade.

2. Visão.

3. Informações sensoriais relacionadas a calor, frio, pressão e toque.

4. Audição.

5. Memória, fala, aprendizagem, linguagem, comportamento e personalidade.

(  ) Occipital.

(  ) Frontal.

(  ) Parietal.

(  ) Vários lobos.

(  ) Temporal.

A sequência corretaé:

a) 1, 2, 3, 4, 5.

b) 2, 1, 3, 5, 4.

c) 3, 21, 5, 4.

d) 4, 3, 2, 1, 5.

e) 2, 3, 4, 5, 1.

24. (UFU) Durante uma corrida, um atleta sofreu uma lesão na musculatura esquelética. Com relação ao reparo deste tecido, assinale a alternativa correta.

a) A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração, que depende da participação de células satélites.

b) A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração e a mitose das fibras musculares preexistentes permite a regeneração deste tecido.

c) A musculatura esquelética tem alta capacidade de regeneração, que depende da proliferação de células do tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares esqueléticas.

d) A musculatura esquelética não possui nenhuma capacidade de regeneração e em toda lesão deste tecido ocorre a formação de uma cicatriz.

25. (CEFET-MG) A ilustração abaixo mostra os principais órgãos do sistema respiratório humano.

25

   Disponivel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sistema-respiratorio&gt;. Acesso em 08 out. 2010.

Os fumantes causam maiores danos as suas vias e superfícies respiratórias, devido a introdução de partículas de tabaco e substâncias como a nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Essas substâncias paralisam os cílios, estruturas cuja origem e a organela ________, localizada nas traqueias e brônquios, indicadas na figura pelos números ________. A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas é:

a) centríolo, 2 e 4.

b) lisossomo, 3 e 5.

c) ribossomo, 1 e 5.

d) mitocôndria, 3 e 4.

e) peroxissomo, 1 e 2.

26. (UFV) Observe o esquema com as indicações (I a VI), relacionadas com o tecido muscular:

26

Assinale a alternativa que apresenta duas indicações incorretas:

a) I – miofibrila e V – banda A.

b) II – sarcômero e VI – zona H.

c) III – zona H e IV – banda I.

d) VI – linha Z e I – fibra muscular.

27. (F. O. Lins-SP) As funções desempenhadas pelos órgãos do nosso corpo devem ser realizadas harmoniosamente. Para que isso ocorra, existem os chamados sistemas integradores, responsáveis pela coordenação de todas as atividades. Tais sistemas são:

a) Circulatório e excretor.

b) Endócrino e nervoso.

c) Nervoso e respiratório.

d) Endócrino e circulatório.

e) Circulatório e respiratório.

28. (UFOP) O esquema abaixo ilustra as diferentes regiões que compõem o néfron. Cada número representa uma dessas regiões. Assinale a alternativa em que se associam corretamente regiões do néfron e suas principais funções.

28

a) 1 = reabsorção de substâncias úteis; 3 = reabsorção de água; 5 = reabsorção de água.

b) 2 = filtração glomerular; 3 = reabsorção de água; 4 = eliminação ativa de compostos indesejáveis.

c) 1 = filtração glomerular; 2 = reabsorção ativa de substâncias úteis; 5 = reabsorção de água.

d) 1 = filtração glomerular; 2 = eliminação ativa de compostos indesejáveis; 4 = reabsorção ativa de substâncias úteis.

29. (FUVEST) Cada uma das curvas do gráfico abaixo mostra a correlação entre a temperatura corporal de um vertebrado (A e B) e a temperatura ambiente.

29

Os animais A e B podem ser, respectivamente:

a) Coelho e lagarto.

b) Sapo e jacaré.

c) Tartaruga e galinha.

d) Pombo e cavalo.

e) Lagartixa e gato.

30. (FGV) Alguns rapazes cometeram a imprudência de dirigir logo depois de terem tomado várias cervejas. Durante o percurso, suspeitaram que, um pouco mais à frente, no posto rodoviário, poderia estar sendo realizado o teste do bafômetro. Nesse teste, o motorista deve soprar o ar em um aparelho que irá detectar a presença e a quantidade de álcool ingerida. Com o intuito de mascarar o teste e despistar os policiais, os rapazes lavaram a boca, beberam água e chuparam várias balas de hortelã. Parados no posto rodoviário e feito o teste do bafômetro, este deu resultado:

a) Negativo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Só pode ser detectado a partir de gotículas da bebida que permanecem na mucosa da boca. A água e os elementos aromáticos da bala mascaram a detecção pelo aparelho.

b) Negativo. O álcool é lentamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sanguínea, é totalmente metabolizado pelo fígado e eliminado pelos rins. A água bebida pelos rapazes acelera a eliminação do álcool pela urina, e os elementos aromáticos da bala mascaram o odor da bebida.

c) Positivo. O álcool é lentamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. O álcool ainda presente no estômago libera vapores que são expelidos pela boca junto com o ar soprado no aparelho.

d) Positivo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Alcança a corrente sanguínea e chega aos demais tecidos do corpo, inclusive mucosas bucais. Moléculas de álcool nas mucosas são detectadas pelo aparelho.

e) Positivo. O álcool é rapidamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sanguínea e chega rapidamente aos demais tecidos do corpo, inclusive pulmão. Moléculas de álcool nos alvéolos são liberadas junto com o ar soprado no aparelho.

31. (UEM) No que se refere à estrutura da fibra muscular estriada esquelética, assinale o que for correto.

I   II

0 0 – As fibras musculares estriadas esqueléticas se formam durante o desenvolvimento embrionário a partir de células precursoras denominadas mioblastos.

1  1 – Uma fibra muscular estriada esquelética apresenta um padrão bem definido de faixas (ou estrias) transversais claras e escuras alternadas, decorrente do arranjo peculiar das proteínas actina e miosina nas miofibrilas.

2  2 – Cada fibra muscular estriada esquelética é revestida por um envoltório, o sincício.

3  3 – Os músculos de cor avermelhada têm essa coloração devido à presença da fibroxantina, uma proteína sintetizada pelo perimísio.

4  4 – Os vasos sanguíneos nutrem e oxigenam as fibras e removem dos espaços entre elas o gás carbônico e as excreções geradas no metabolismo celular.

32. (FUVEST) Todos sabem que o cavalo tem transpiração abundante; que o cão toma fôlego quando cansado, com a língua pendendo para fora da boca; que o porco deita na lama e depois se seca ao ar. Esses mecanismos:

a) Diminuem a temperatura do animal.

b) Destinam-se a “produzir” mais energia.

c) Melhoram a respiração do animal.

d) Favorecem a excreção do animal.

e) Não têm relação entre si.

33. (FUVEST) O gráfico abaixo representa duas curvas que indicam o que acontece com o metabolismo de animais: uma para animais que mantém constante a temperatura do corpo e outra para animais cuja temperatura do corpo é igual à do ambiente.

33

Que animais têm curvas do tipo Y?

a) Camundongo, canário e rã.

b) Caranguejo, lula e pescada.

c) Elefante, baleia e avestruz.

d) Gaivota, pescada e jacaré.

e) Baleia, tubarão e pescada.

34. (UECE) “Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP constatou que crianças que sofrem dores de cabeça com frequência apresentam mais problemas de comportamento, como retraimento, reação emocional e agressividade, quando comparadas a um grupo de crianças sem essas queixas. De acordo com a pesquisa, estas crianças também apresentam reação de desconforto em relação à intensidade de som, luz e movimento, que podem aparecer nos primeiros meses de vida, sendo um importante potencial indicador de dor de cabeça em fases posteriores do desenvolvimento.”

(Disponível em: http://www.diariodopara.com.br/ N-87478- DOR+DE+CABECA+PODE+AFETAR+ COMPORTAMENTO+DA+CRIANCA.html).

A dor de cabeça queixa frequente nos dias atuais, ocorre quando:

a) Crianças em fase de desenvolvimento apresentam dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.

b) Há o depósito de gordura nas artérias, como resultado de uma alimentação inadequada.

c) Um desequilíbrio metabólico produz substâncias tóxicas que se depositam na corrente sanguínea e provocam o aumento da pressão arterial.

d) Os vasos sanguíneos cerebrais ficam dilatados e pressionam os nervos.

35. (UFU) Durante a realização de atividade física, é natural que ocorra um aumento da pressão arterial. Esse aumento fisiológico difere do quadro de hipertensão durante atividades cotidianas e até quando se está em repouso. Por ser um quadro patológico e de evolução silenciosa, merece atenção e correta interpretação. Considerando uma pressão arterial de 120 mm Hg por 80 mmHg, assinale a alternativa correta.

a) No momento da sístole ventricular, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é de 120 mmHg, representado no manômetro.

b) No momento da sístole atrial, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é superior a 120 mmHg.

c) A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão acima de 120 mmHg, já permite um fluxo de sangue durante a diástole.

d) A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão abaixo de 80 mmHg, não permite um fluxo de sangue durante a sístole atrial.

36. (UFLA) O sistema endócrino apresenta importante função na manutenção da taxa normal de cálcio no sangue. Marque a alternativa que indique corretamente a resposta endócrina do organismo a uma baixa concentração de cálcio no sangue:

a) Síntese de glucagon para estimular absorção de cálcio no intestino.

b) Inibição do hormônio antidiurético para reabsorver cálcio nos rins em maior quantidade.

c) Produção de paratormônio para estimular o tecido ósseo a disponibilizar cálcio para o sangue.

d) Maior produção de calcitonina para estimular a deposição de cálcio nos ossos.

37. (MACK) Aprender a nadar envolve, além de coordenação motora, o controle do ritmo respiratório. A respeito desse controle, considere as afirmações:

I. A alteração no ritmo respiratório é provocada principalmente pela diminuição da quantidade de oxigênio no sangue.

II. Receptores presentes na parede de vasos sanguíneos percebem alterações no pH sanguíneo e transmitem essas informações para o bulbo, que é o responsável pelo controle desse ritmo.

III. Esse controle é feito de forma voluntária pelo sistema nervoso central.

Assinale:

a) Se todas forem corretas.

b) Se somente a II for correta.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente I e III forem corretas.

e) Se somente III for correta.

38. (UERJ) Uricotélicos são animais que excretam nitrogênio através de sua incorporação em ácido úrico, substância pouco solúvel em água. Já os mamíferos excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água. Considere a hipótese de que, em algum momento do futuro da Terra, a água se torne progressivamente escassa. No gráfico abaixo, as curvas representam as taxas de crescimento populacional de diversos grupos animais em função da crescente dificuldade de obtenção de água.

38

Com base no conceito de seleção natural, a curva que poderia representar os animais uricotélicos é a identificada por:

a) P.

b) Q.

c) R.

d) S.

39. (UNIMONTES) O organismo humano tem a capacidade de manter suas funções constantes dentro de certos limites. Essa capacidade de manter esse equilíbrio é denominada homeostase. A figura a seguir ilustra a regulação do ritmo respiratório, que é um exemplo de homeostase. Observe-a.

39

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

a) A diminuição da concentração de CO2 no sangue inibe o centro respiratório.

b) O tipo de feedback representado é positivo, pois a correção funcional se faz no mesmo sentido.

c) O aumento da concentração de CO2 aumenta o ritmo de contrações no diafragma.

d) O centro respiratório está localizado no bulbo.

40. (UNICENTRO) A disponibilização de informações adequadas e compreensíveis nas embalagens dos alimentos sobre o conteúdo nutricional, que não levem o consumidor a erro, pode contribuir para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, conforme descreve a Estratégia Globalem Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, aprovada na 57a Assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 22 de maio de 2004. Cento e quatro países membros da OMS, inclusive o Brasil, foram signatários dessa estratégia. Alguns desses países possuem legislações que preveem a rotulagem nutricional obrigatória, bem como normatizam outros aspectos acerca da comercialização dos alimentos. (COUTINHO & RECINE, 2007).

Quando a embalagem de um alimento expõe que a sua composição é rica em proteínas, significa que, durante o processo de digestão desse alimento, o composto orgânico em questão será substrato para a ação de enzimas digestórias específicas, encontradas na composição de secreções que atuam em diferentes órgãos do sistema digestório. Considerando-se as informações, é correto afirmar que a digestão das proteínas:

a) Tem início na boca, por ação da enzima ptialina, presente na saliva, e continua no estômago, através da ação da enzima renina.

b) Ocorre no intestino delgado através da ação da enzima tripsina, que promove o rompimento de ligações peptídicas e formação de oligopeptídeos.

c) Acontece exclusivamente no estômago, através da ação do suco gástrico formado a partir das enzimas pepsina, tripsina e amilopsina.

d) Ocorre apenas no estágio final da digestão, por ação do suco entérico liberado no intestino grosso.

e) Depende da ação de enzimas que também participam da digestão de lipídios e polissacarídeos

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

D

B

A

A

E

B

B

A

D

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

FFVVV

A

D

B

D

E

D

C

A

D

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

VFVVV

B

B

A

A

C

B

C

A

E

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

VVFFV

A

B

D

A

C

B

D

B

B

 

Anúncios

Responses

  1. Gostei desse site mim ajudou bastante!!!

  2. professor, sobre a questão 26 o gabarito está corrto?

    • Prezado Filipe
      A questão pede a alternativa que apresenta DUAS indicações incorretas. A alternativa C apresenta DUAS indicações incorretas. III é banda I e não H. IV é banda A e não I. Lembro que a zona H é a V.
      Um abraço
      Djalma Santos

  3. Prezado professor,
    Uma dúvida me veio ao ver o gabarito da questão 8. Não deveria se considerar também o tubo 1, levando em consideração a atuação da amilase salivar em grandes moléculas de amido que são posteriormente transformadas em dextrinas, mais tarde também transformadas em maltose (ou estou me equivocando?)?
    Agradeço a atenção e admiro muito seu trabalho.

    • 08. (FATEC-SP) Sabe-se que pela digestão, as grandes moléculas orgânicas dos alimentos são transformadas em moléculas menores, suficientemente pequenas para atravessar a membrana das células intestinais, passando para o sangue, de onde serão distribuídas para o corpo todo. Assim, a fim de demonstrar, na prática, a transformação dos alimentos nos processos digestivos, um grupo de alunos realizou a experiência descrita a seguir.
      Colocaram em três tubos de ensaio as seguintes misturas:
      Tubo 1: clara de ovo, saliva e hidróxido de sódio.
      Tubo 2: macarrão, suco gástrico e ácido acético.
      Tubo 3: batata, suco pancreático e bicarbonato de sódio.
      Fecharam e mantiveram esses tubos por quatro horas a uma temperatura de 37oC. Assinale a alternativa que indica onde, após esse tempo, poderia ser encontrado o dissacarídeo maltose.
      a) Apenas no tubo 1.
      b) Apenas no tubo 3.
      c) Apenas nos tubos 1 e 2.
      d) Apenas nos tubos 2 e 3.
      e) Nos tubos 1, 2 e 3.
      Cara Paula
      Clara de ovo (tubo 1) não contém amido. Ela é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal.
      Sucesso
      Djalma Santos

  4. A numero 20 esta correta a resposta ?

    • ALTERNATIVA CORRETA: D (“O pulmão da vítima tinha água doce com características da água do lago.”)
      – Os movimentos respiratórios são voluntários. No entanto, quando há excesso de gás carbônico, esse se transforma em anidrido carbônico, baixando o pH sanguíneo e fazendo com que o bulbo comande esses movimentos, que passam assim a ser involuntários. No caso relatado, se a vítima tivesse sido colocada já falecida no lago, não haveria água nos pulmões, já que, após a morte do indivíduo, não haveria mais movimentos respiratórios. A presença de água doce com elementos do lago onde o corpo foi encontrado é evidência de que a vítima deveria ainda estar viva ao ser colocada no lago e com movimentos respiratórios, que permitiram a entrada dessa água nos pulmões, provocando a morte por afogamento.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: