Publicado por: Djalma Santos | 30 de julho de 2011

Testes de programa de saúde (4/5)

01. (UEPB) Analise o gráfico abaixo e, em seguida, coloque V, para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.

01

( ) As vacinas consistem em antígenos isolados de microrganismos causadores de certa doença ou mesmo em microrganismos vivos previamente atenuados.

( ) Após uma infecção ter sido debelada, resta no organismo certa quantidade de linfócitos especiais, as células de memória, que guardam a capacidade de reconhecer agentes infecciosos com os quais o organismo já teve contato.

( ) Se o organismo for invadido por um microrganismo contra o qual foi imunizado, ocorrerá resposta imunitária secundária, muito mais rápida e intensa que a primária.

( ) O soro é uma solução de anticorpos contra determinado antígeno, no entanto, não confere imunidade permanente, pois a memória imunitária não é estimulada.

( ) O organismo imunizado com soro reconhece os próprios anticorpos do soro como antígenos, e passa a produzir anticorpos específicos contra eles. Assim, deve-se evitar tomar o mesmo soro duas vezes.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) F V F F V.

b) V F V V F.

c) V V V V V.

d) F F F V V.

e) F V F V F.

02. (UFAL) Vários métodos contraceptivos são disponíveis nas farmácias ou fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população brasileira, e alguns ainda evitam doenças sexualmente transmissíveis. A esse propósito, é correto afirmar que:

a) A transmissão do vírus HIV não é prevenida com o uso de preservativos (camisinha), considerando que os vírus são filtráveis.

b) A sífilis é uma doença viral que pode causar feridas genitais conhecidas como “cancros”.

c) A gonorreia provoca secreção purulenta (corrimento) na uretra do homem, mas não na mulher.

d) Os papilomavírus humanos geralmente produzem verrugas genitais.

e) A AIDS é uma doença controlada com coquetéis de drogas antivirais; assim, não oferece mais risco de morte.

03. (IFSP) O Ministério da Saúde divulgou, em 25/07/2010, que o Brasil registrou, em 2009, um total de 1 632 óbitos causados pelo vírus H1N1, contra 71 óbitos, pelo mesmo vírus, no primeiro semestre de 2010. Essa considerável diminuição está provavelmente associada ao sucesso das medidas preventivas utilizadas contra este agente.

Adaptado de http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_ NOTICIA=11562, acessado em agosto de 2010.

Assinale a alternativa que explica corretamente o sucesso das medidas utilizadas pelo Ministério da Saúde para a redução dos casos associados ao H1N1 no Brasil.

a) As campanhas de prevenção garantiram a imunização dos grupos de risco através de vacinas com anticorpos específicos contra os antígenos do vírus H1N1.

b) A prevenção contra infecções pelo vírus H1N1 está associada à determinação do Ministério sobre a restrição do consumo de carne suína crua ou mal cozida.

c) A redução dos casos de óbitos pelo H1N1 está relacionada às campanhas de prevenção com vacinas contendo antígenos específicos do vírus.

d) As campanhas de prevenção se caracterizaram pela distribuição de soros terapêuticos contendo antígenos específicos do vírus H1N1.

e) A diminuição dos casos de infecção pelo vírus H1N1 deve-se ao tratamento dos indivíduos infectados, com antibióticos específicos.

04. (UESPI) Recentemente, 250 pessoas morreram vítimas de Cólera no Haiti, sendo que mais de 3000 estavam infectadas. A cólera:

a) É causada por ratos que habitam os esgotos.

b) Possui origem viral e se transmite após a ingestão de alimento contaminado.

c) Acomete somente crianças e idosos, imunologicamente mais deficientes.

d) É típica de regiões do planeta sem infraestrutura de esgoto sanitário.

e) É mais comum durante o verão do que no inverno.

05. (FAVIP) As parasitoses ocorrentes no Brasil geralmente estão associadas às péssimas condições higiênico sanitárias, sendo boa parte dessas doenças veiculadas pela água contaminada, como, por exemplo a:

a) Doença de Chagas.

b) Amebíase.

c) Filariose.

d) Leishmaniose.

e) Malária.

06. (UNICENTRO) Os vírus, diferentemente dos outros seres vivos, não apresentam organização celular. Desta forma, eles necessitam da estrutura celular dos outros organismos para se reproduzir, sendo, portanto, parasitas obrigatórios. O estudo dos vírus é de extrema importância devido ao grande número de doenças humanas causadas por esses agentes microscópicos infecciosos. A compreensão do seu ciclo de vida possibilita intervenções que tornam a humanidade menos vulnerável às doenças virais. A alternativa que contém somente doenças causadas por vírus é a:

a) Gripe, febre amarela, sarampo, dengue.

b) Tétano, caxumba, catapora, poliomielite.

c) Difteria, leptospirose, herpes, raiva.

d) Tuberculose, hanseníase, varíola, rubéola.

07. (IFCE) Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. São exemplos dessas doenças, respectivamente:

a) Leishmaniose e Malária.

b) Giardíase e Tricomoníase.

c) Amebíase e Toxoplasmose.

d) Doença de Chagas e Giardíase.

e) Malária e Tricomoníase.

08.  (MACKENZIE) A busca por recursos que sejam eficientes na prevenção de doenças, tem sido alvo de grandes investimentos, tanto científicos como industriais. A esse respeito são feitas as seguintes afirmações:

I. A eficiência das vacinas é devida a produção de células de memória que permanecem no organismo, podendo combater o agente causador de uma doença imediatamente.

II.Existem diferentes tipos de células no sistema imunitário, sendo que os macrófagos são capazes de fagocitar partículas estranhas e os linfócitos podem produzir anticorpos.

III. Anticorpos são células cuja função é identificar e destruir partículas estranhas.

Assinale:

a) Se somente a afirmativa I for correta.

b) Se somente as afirmativas I e III forem corretas.

c) Se todas as afirmativas forem corretas.

d) Se somente as afirmativas I e II forem corretas.

e) Se somente as afirmativas II e III forem corretas.

09. (UFPR)                   CONSIDERE O SEGUINTE TEXTO:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quinta-feira a apreensão e inutilização, em todo o país, de um lote falsificado da vacina contra a gripe H1N1. O produto, que foi encontrado na semana passada em farmácias de Minas Gerais, se faz passar por um medicamento do laboratório Sanofi-Pasteur, que teve autorização para comercializar a vacina no país nesta semana. A ordem para apreensão foi publicada hoje no “Diário Oficial” da União. Até agora, segundo a Anvisa, o lote falsificado só foi encontrado em farmácias de Minas Gerais, mas a Polícia Federal investiga se o medicamento está sendo distribuído ou vendido em outros locais do país. A venda de vacinas contra o H1N1 em farmácias é proibida. Quem quiser se vacinar só pode fazê-lo em postos de saúde, onde o medicamento é aplicado gratuitamente para quem é contemplado pela campanha de vacinação do Ministério da Saúde, ou em hospitais e clínicas particulares autorizados pela vigilância sanitária. Por enquanto, apenas os laboratórios Abbot e Sanofi-Pasteur tiveram autorização da Anvisa para comercializar a vacina contra a gripe H1N1 no país. O laboratório GlaxoSmithKline também já produziu a vacina, mas ainda não solicitou autorização da agência para vendê-la.

(Folha Online, 15/04/2010.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) O laboratório Sanofi-Pasteur começou a comercializar,em Minas Gerais, vacinas falsificadas contra a gripe H1N1, contrariando determinação da Anvisa que o proibia de realizar tal ação.

b) A Anvisa determinou, em função da descoberta de um lote falso da vacina contra a gripe H1N1, a suspensão e inutilização em todo estado de Minas Gerais das doses falsificadas apreendidas.

c) Os lugares para vacinação contra a gripe H1N1 são os postos de saúde ou hospitais particulares autorizados pela Anvisa.

d) Até o momento, três laboratórios no Brasil já produzem e estão autorizados pela Anvisa a comercializar a vacina contra a gripe H1N1 em todo território nacional.

e) A Polícia Federal já encontrou em farmácias de vários estados vacinas do lote falsificado, mesmo após a apreensão ter sido publicada em Diário Oficial da União.

10. (UNIMONTES) Os anticorpos são proteínas utilizadas para defender o organismo humano. A figura abaixo ilustra ações dos anticorpos. Analise-a.

10

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

a) Os vilões, alvos dos anticorpos na figura, podem ser partículas virais.

b) A ação dos anticorpos, indicada na figura, pode ser denominada de neutralização.

c) Os vilões, uma vez descobertos pelos anticorpos, não conseguem escapar.

d) Por causa do número menor de anticorpos, comparado com o de indivíduos a serem combatidos, estes têm vantagem nessa batalha.

11. (UFPel) Quatro casos de contaminação pela bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) foram confirmados em Pernambuco, na tarde de ontem (22/10/2010). Essa bactéria, também conhecida como a superbactéria, está trazendo preocupações, por isso os meios de comunicação estão divulgando notícias para esclarecimento da população.

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase é transmitida principalmente em ambientes hospitalares, onde a baixa imunidade de pacientes favorece a proliferação. O risco principal é para pacientes com baixa imunidade em UTIs, centros cirúrgicos e emergências. Porém nem todos os que entrarem em contato com a KPC ficarão doentes. A pessoa pode ficar apenas colonizada pela bactéria. Se estiver saudável e com imunidade reforçada, a pessoa corre poucos riscos.

O controle da transmissão entre pacientes e o uso correto de antibióticos são as principais providências. A proliferação pode ser barrada com o isolamento de pacientes que apresentem sintomas e também de pessoas contaminadas e que não tenham sinais.

As bactérias são disseminadas de paciente a paciente por meio de mãos mal higienizadas de profissionais de saúde e de visitantesem hospitais. Porisso a lavagem das mãos com sabão ou com álcool gel é importante, para evitar o transporte de germes. O simples

contato de pele pode não transmitir a bactéria, mas ajuda a espalhá-la pelo ambiente.

A KPC é encontrada em fezes, na água, no solo, no trato gastrointestinal, em vegetais, frutas e nos cereais. Provoca normalmente pneumonia e infecções urinárias. http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1 &section=Geral&newsID=a3085493.xml [adapt.].

Com base em seus conhecimentos e no texto, é correto afirmar que a Klebsiella pneumoniae carbapenemase é um (a):

a) Eucarioto que tem uma capacidade proliferativa superior às demais bactérias existentes, pois ela desenvolveu mecanismo de variabilidade genética através da reprodução sexuada.

b) Procarioto e, para evitar a contaminação, as pessoas sadias que visitam pacientes nos hospitais devem tomar antibiótico e lavar as mãos antes de fazerem as visitas.

c) Procarioto e é mais provável que uma pessoa doente seja vítima da superbactéria do que uma pessoa sadia, pois a capacidade de defesa do organismo dos pacientes nos hospitais está mais debilitada.

d) Cianobactéria, e as pessoas que estão contaminadas não podem sofrer procedimentos cirúrgicos nem transfusão de sangue, pois esta é uma das principais formas de transmissão.

e) Eucarioto, e pessoas com infecções urinárias e pneumonia devem procurar os hospitais, pois estes são os sintomas da doença.

12. (PUC-PR) Uma pessoa que vive na zona rural, foi ao posto médico da cidade. O médico observou que este paciente se encontrava descalço e mal vestido, apresentava magreza, palidez e seu intestino estava repleto de vermes. Dado esse contexto, identifique os vermes intestinais responsáveis pelo estado desse rapaz e identifique o que ele deve fazer para não adquiri-los:

a) Lombrigas; e andar sempre calçado.

b) Ancilóstomo; e vestir-se bem.

c) Lombrigas; e lavar bem as verduras.

d) Tênias; e comer carne bem cozida.

e) Ancilóstomo; e andar sempre calçado.

13. (FATEC-SP) Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nas seis primeiras semanas de 2010, aproximadamente 108 mil casos de dengue, um aumento de 109% sobre os registros do mesmo período de 2009.  A maior parte dos doentes contraiu a doença no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O verão excepcionalmente quente vivido pelo Brasil em 2010, associado ao forte período de chuvas, aumentou o perigo de epidemias de dengue.

http://jovempan.uol.com.br/noticias- Acesso em 25.02.2010.

Assinale a alternativa correta sobre a dengue.

a) As vítimas da dengue, nos estados citados no enunciado da questão, provavelmente beberam ou tiveram contato com água contaminada pelos agentes causadores da doença.

b) A dengue é uma doença infecciosa aguda que se alastra rapidamente devido à proximidade com pessoas doentes e ao contato com as roupas de cama, vestimentas e objetos contaminados.

c) A incidência da dengue pode ser diminuída com a conscientização da população sobre a importância do tratamento dos doentes e da aplicação da vacina específica para essa doença.

d) Assim como a dengue, a malária e a febre amarela podem ser prevenidas pela erradicação dos mosquitos transmissores.

e) Melhoria nas redes de água e esgoto, combate aos hospedeiros naturais da doença (como gambás e tatus) e higiene corporal adequada são algumas medidas importantes no combate à dengue.

14. (UNIMONTES) A figura abaixo mostra uma abordagem conjunta de duas doenças de importância epidemiológica: a AIDS e a hepatite B. Observe-a.

14

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que melhor justifica a abordagem conjunta das duas doenças.

a) Presença dos vírus no sangue e em outros fluidos corporais.

b) São doenças causadas por vírus.

c) Os agentes causadores atacam células semelhantes.

d) Estimulam a produção do mesmo tipo de anticorpo.

15. (UFPel) Pedrinho esta no quintal, brincando com algumas minhocas, quando a sua mãe o vê e grita:

– Não mexe com esses bichos nojentos, depois vai ficar com a barriga cheia de lombrigas.

É comum algumas pessoas confundirem as minhocas (anelídeos) com os nematódeos, especialmente a Ascaris lumbricoides. Sobre esses dois organismos, é correto afirmar que pertencem a:

a) Classes diferentes dentro do mesmo filo (Annelida). A transmissão dos nematódeos pode ocorrer pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos infectantes.

b) Famílias diferentes dentro do mesmo gênero e ambos podem infectar o ser humano, porém e mais comum ocorrer com os nematoides.

c) Reinos diferentes e, por isso, não tem nenhuma relação entre si, portanto os meios de transmissão de suas larvas são completamente diferentes.

d) Filos diferentes e que apenas o nematódeo citado pode infectar o ser humano. A transmissão dos nematódeos pode ocorrer pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos infectantes.

e) Ordens diferentes dentro da mesma classe; apesar de ambos serem morfologicamente semelhantes, eles se distinguem quanto a forma de reprodução, sendo as minhocas por reprodução assexuada e os nematódeos por sexuada.

16. (IFMT)           ESTUDO DEFENDE VACINAR MENINOS CONTRA HPV

Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.

(ESTUDO DEFENDE VACINAR MENINOS CONTRA HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/busca/ESTUDO%20DEFENDE%20VACINAR%20MENINOS%20CONTRA%20HP V>. Acesso em: 23 mar. 2010.)

Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.

a) É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.

b) A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.

c) Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.

d) Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.

e) São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.

17. (UFSM) Observando as características e as principais doenças causadas por vírus e bactérias, assinale a afirmativa correta.

a) Os vírus, apesar de acelulares, estão incluídos no reino Monera.

b) Os vírus nem sempre são parasitas intracelulares, pois há casos de reprodução viral no exterior das células de outros seres.

c) Toda pessoa infectada pela síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV) morrerá certamente, devido à ação da bactéria, que ataca os linfócitos do organismo.

d) As bactérias contêm membrana plasmática, citoplasma, mitocôndrias e um núcleo, que encerra o material cromossômico.

e) Os antibióticos, que agem contra as bactérias, não têm nenhum efeito contra as infecções virais.

18. (UFU) Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas abaixo e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

TABELA 1

DST

A

Aids

B

Sífilis

C

Herpes genital

TABELA 2

REINO A QUE PERTENCE

O AGENTE CAUSADOR

1

Monera

2

Fungi

3

Protista

TABELA 3

TRATAMENTO

I

Aguardar a reação do sistema imunológico sem uso de medicação

II

Administração de soros e vitaminas

III

Antibiótico

a) C 3 I.

b) A 2 II.

c) B 1 III.

d) A 3 I.

19. (IFSP) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de doença, o agente causador e seu respectivo modo de transmissão.

DOENÇA

AGENTECAUSADOR

MODO DE TRANSMISSÃO

a

Dengue

Bactéria

Através da picada do mosquito Aedes aegypti, contaminado pelo agente causador.

b

Leptospirose

Bactéria

Contaminação pelo sêmen, pelo sangue ou por secreções dos olhos.

c

Cólera

Vírus

Ingestão de água ou de alimentos contaminados.

d

Sarampo

Vírus

Contato direto com pessoas doentes ou pelo ar.

e

Botulismo

Vírus

Ingestão de alimentos enlatados, em conserva ou defumados contaminados com a toxina botulínica.

20. (UNIMONTES) A figura a seguir ilustra o ciclo evolutivo de um parasita muito comum em nosso meio. Analise-a.

20

De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) A reprodução demonstrada na figura é do tipo sexuada.

b) A presença de núcleos é a característica mais utilizada para diferenciar as formas evolutivas desse parasita.

c) A forma mais comum de sua transmissão é pela penetração em pele íntegra.

d) Embora na linguagem coloquial seja chamado de verme, o parasita em questão é um protozoário.

21. (UFES) A Taenia solium é um parasita intestinal que pertence à classe dos Cestoda. Com relação a esse parasita, é correto afirmar que:

a) Cada proglótide apresenta um tipo de sistema reprodutivo que pode ser masculino ou feminino.

b) As proglótides são formadas por um processo de bipartição da região posterior do escólex.

c) Os humanos adquirem este parasita consumindo carne de porco contendo cisticercos vivos.

d) Os humanos adquirem este parasita consumindo a carne de boi contendo oncosferas vivas.

e) As tênias adultas, assim como outros platelmintos, apresentam boca e intestino, mas não apresentam ânus.

22. (IFSUL) A febre amarela é uma doença infecciosa, que ataca o fígado, os rins e o sangue. A maior incidência se dá entre os meses de janeiro e abril, período de chuva, em que o mosquito transmissor prolifera com mais facilidade. As mortes de bugios nas matas são um alerta de que há uma proliferação dos mosquitos que transmitem a doença na zona rural. Sobre o agente causador da doença, é correto afirmar que se trata de:

a) Um vírus transmitido pelo mosquito que se infecta ao picar uma pessoa ou animal doente e passa para a próxima pessoa ou animal que picar, ou transmitido de pessoa para pessoa.

b) Uma bactéria transmitida pelo mosquito, que se infecta ao picar uma pessoa ou animal doente e passa para a próxima pessoa ou animal que picar.

c) Um vírus transmitido pelo mosquito, que se infecta ao picar uma pessoa ou animal doente e passa para a próxima pessoa ou animal que picar.

d) Uma bactéria transmitida pelo mosquito, que se infecta ao picar uma pessoa ou animal doente e passa para a próxima pessoa ou animal que picar, ou transmitido de pessoa para pessoa.

23. (UEPA) As novas tecnologias de comunicação ajudam a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis com o mínimo possível de exposição. Quanto a isso, a campanha Muito prazer, sexo sem DST, consiste em um site que permite aos usuários o envio de cartões virtuais com manifestações clínicas da AIDS (1), Herpes (2), Gonorreia (3) e Sífilis (4), dentre outras, como forma de alertar seus parceiros sobre DST’s.

         (HTTP://virgula.uol.com.br/ver/notícia/tecnologia/2009/08/18/216909-cartao-virtual-criado pelo-governoalerta- parceiros-sobre-dsts, acesso em 18/09/2009, com modificações).

Sobre as doenças em destaque, no texto acima, afirma-se que:

I. Causada pelo vírus da imunodeficiência humana, o número 1 ataca e destrói os linfócitos.

II. O número 2 tem como agente causador uma bactéria que pode ocasionar má formação fetal levando à morte do bebê.

III. O tratamento com antibióticos específicos do número 3 promove a cura, e a abstinência sexual evita a disseminação da doença.

IV. O número 4 tem como agente etiológico uma bactéria que causa lesões conhecidas como cancro em ambos os sexos.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I e II.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) I, III e IV.

e) I, II, III e IV.

24. (PUC-RIO) O parasitismo causado por helmintos é uma das maiores causas de endemias no Brasil. São exemplos de endemias causadas por esses parasitas.

a) Pneumonia e esquistossomose.

b) Esquistossomose e tuberculose.

c) Teníase e tripanossomíase.

d) Teníase e ascaridíase.

e) AIDS e tuberculose.

25. (UNIMONTES) A tabela a seguir mostra características de dois métodos utilizados para diagnosticar determinadas doenças. Analise-a.

Gota Espessa

PCR (reação em cadeia da polimerase)

I

Demonstração do parasita

Criação de múltiplas cópias do DNA

II

Mais fácil de ser realizada

Mais complexa

III

Menos sensível

Mais sensível

IV

Menor custo

Custo mais elevado

De acordo com a tabela apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) A gota espessa tem menor probabilidade de erros porque, nesse exame, o diagnóstico é realizado pela visualização do parasita.

b) Ambos os métodos são considerados como sendo biologia molecular.

c) Se um determinado diagnóstico precisasse ser confirmado, a PCR seria o método mais indicado para esse fim, comparado com a gota espessa.

d) A sensibilidade da PCR é o único fator que justifica o fato de ele ser o método com custo mais elevado.

26. (UFF) Desde o surgimento da gripe suína, vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.

a) Imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.

b) Imunização passiva – mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.

c) Imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antígeno.

d) Imunização passiva – mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antígeno.

e) Imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se inocula o complexo antígeno-anticorpo para o combate à infecção.

27. (UFF) As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) se tornaram um problema de Saúde Pública na faixa etária de12 a 16 anos, dada a ilusão dos jovens em considerar que outras formas de sexo (oral, anal, coito interrompido) não apresentam riscos e que metodologias exclusivamente contraceptivas (tabelinha, pílula anticoncepcional) são suficientes para protegê-los. Três adolescentes que se consideravam contaminados por alguma DST resolveram se automedicar, usando um antifúngico (adolescentes A e B) ou um antibiótico (adolescente C). A tabela abaixo mostra a análise dos três adolescentes para identificação das respectivas DSTs.

ADOLESCENTE

AGENTE CAUSATIVO (NÍVEL = UA*)

Neisseria gonorrhoeae

Candida

albicans

Vírus da

Imunodeficiência

Adquirida

A

5,60

0,10

0,12

B

0,20

8,50

0,18

C

0,08

2,03

13,0

* Unidades arbitrárias – positivo >3,00 UA

De acordo com a tabela acima, pode-se afirmar que:

a) Os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e B podem ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia e a candidíase são causadas por fungos.

b) Os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por bactéria, enquanto a AIDS é causada por um vírus.

c) O medicamento escolhido pelo adolescente C pode ter um efeito benéfico, visto que a AIDS é causada por uma bactéria.

d) Os medicamentos escolhidos pelos adolescentes B e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a candidíase é causada por um fungo, enquanto a gonorreia é causada por um vírus.

e) O medicamento escolhido pelo adolescente A pode ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por um fungo.

28. (UPE) Na coluna I, encontram-se representantes de monera, fungo e protista, e, na coluna II, algumas de suas características. Estabeleça a correta associação entre as colunas I e II.

28

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) A3; B4; C1; D2.

b) A1; B3; C2; D4.

c) A2; B4; C1; D3.

d) A4; B1; C3; D2.

e) A1; B2; C4; D3.

29. (COVEST) Diversas doenças podem afetar o ser humano e algumas podem trazer sérios comprometimentos ao sistema genital, afetar a fertilidade ou a saúde geral do homem ou da mulher. No quadro abaixo, são apresentadas doenças com seus respectivos agentes causais. Identifique aquelas que são sexualmente transmissíveis.

DOENÇA

AGENTE CAUSAL (GÊNERO)

1

Blenorragia

Bactéria (Neisseria)

2

Botulismo

Bactéria (Clostridium)

3

Sífilis

Bactéria (Treponema)

4

Toxoplasmose

Esporozoário (Toxoplasma)

5

Tricomoníase

Protista (Trichomonas)

Estão corretas apenas:

a) 2 e 4.

b) 3, 4 e 5.

c) 1, 2, 3 e 4.

d) 1, 2 e 5.

e) 1, 3 e 5.

30. (UFOP) Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu, o brasileiro do meio rural que andava descalço e, por isso, era acometido por uma verminose que o deixava fraco, pálido (com características de anemia) e magro. Monteiro Lobato retratava o personagem: “ele está assim; ele não é assim”. Os vermes causadores dos sintomas apresentados pelo personagem criado pelo escritor são:

a) Balantidium coli e Taenia saginata.

b) Ascaris lumbricoides e Toxoplasma gondii.

c) Necator americanus e Ancylostoma duodenale.

d)Giardia intestinalis e Enterobius vermicularis.

31. (UNEAL) Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, alongado e de extremidades afiladas, que podem medir apenas alguns milímetros de comprimento, mas com algumas espécies cujos representantes podem atingir um metro ou mais. Uns são parasitas de vida livre e outros são parasitas de plantas e de animais, incluindo o homem, podendo causar diversas doenças. Existem mais de cinquenta espécies de nematelmintos parasitas do homem. Sobre o assunto, complete o texto com as palavras corretas.

“O Wuchereria bancrofti é um verme causador da ____________, cuja transmissão ao homem é feita por meio do Culex fatigans, que é um ____________.”

a) esquistossomose – caramujo

b) malária – mosquito

c) doença de Chagas – besouro

d) filariose – mosquito

e) doença de Chagas – mosquito

32. (UEMS) A frase “se nadou, depois coçou é porque pegou”representa um dito popular que indica acontaminação por:

a) Plasmodium vivax.                       

b) Trypanosoma cruzi.               

c) Schistosoma mansoni.

d) Taenia solium.                             

e) Ancilostoma duodenalis.

33. (UFLA) A maior parte dos esgotos brasileiros não recebe tratamento, o que ocasiona grande número de casos de doenças de veiculação hídrica. Analise as proposições abaixo e marque, a seguir, a alternativa correta.

I. A água sem tratamento, quando ingerida, pode transmitir algumas verminoses, como ascaridíase, oxiuríase e ancilostomose.

II. A amebíase é causada por um protozoário chamado Entamoeba hystolitica e é contraída por ingestão de água contaminada ou alimentos indevidamente lavados.

III. O risco de contrair leptospirose nas enchentes aumenta devido ao contato com água e o solo contaminados.

a) Somente as proposições I e II são corretas.

b) Somente a proposição III é correta.

c) Somente as proposições II e III são corretas.

d) As proposições I, II e III são corretas.

34. (UNIMONTES) É cada vez mais frequente a presença de amostras da bactéria Escherichia coli patogênica em rebanhos bovinos. A figura a seguir ilustra a participação dessa bactéria no nosso meio. Analise-a.

34

De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) A alta incidência dessa bactéria nos rebanhos pode estar relacionada com uma contaminação da água ingerida pelo gado.

b) O risco de contaminação seria eliminado se o gado fosse tratado em cocheiras e mantido em ambientes fechados.

c) O gado não consegue transmitir a bactéria para sua mesma espécie.

d) A produção de toxinas pela bactéria não caracteriza um fator de virulência.

35. (UFOP) As campanhas de vacinação são importantes, pois nos garantem uma proteção maior contra algumas doenças. Abaixo há três afirmações em relação a conceitos envolvendo a vacinação:

I. A vacina pode conter substâncias isoladas de microrganismos causadores de doenças ou os próprios microrganismos previamente atenuados.

II. A vacina desencadeia no organismo vacinado uma resposta imunitária primária.

III. Graças à vacinação, o organismo é capaz de reagir com maior rapidez e eficiência contra qualquer patógeno.

Baseando-se nas afirmações acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas II e III são afirmações verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

d) I, II e III são afirmações falsas.

36. (UCG)                           O PULSO

“O pulso ainda pulsa

O pulso ainda pulsa

Peste bubônica, câncer, pneumonia

Raiva, rubéola, tuberculose, anemia

Rancor, cisticercose, caxumba, difteria

Encefalite, faringite, gripe, leucemia

O pulso ainda pulsa (pulsa)

O pulso ainda pulsa (pulsa)

Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia

Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia

Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria

Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania

E o corpo ainda é pouco

E o corpo ainda é pouco

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia

Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia

Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia

Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia

O pulso ainda pulsa

O corpo ainda é pouco

Ainda pulsa

Ainda é pouco (pulso)…”

(Titãs)

Ao analisar o trecho: “Raiva, rubéola, tuberculose …”, nos deparamos com doenças causadas respectivamente por:

a) Bactéria, vírus e protozoário.

b) Vírus, vírus e bactéria.

c) Bactéria, bactéria e vírus.

d) Vírus, bactéria e protozoário.

37. (PUC-RIO) Indique a opção em que estão presentes somente doenças veiculadas por insetos:

a) Dengue, Febre amarela e Rubéola.

b) Doença de Chagas, Giardíase e Cólera.

c) Febre amarela, Malária e Doença de Chagas.

d) Febre amarela, AIDS e Toxoplasmose.

e) Teníase, Leishmaniose e Dengue.

38. (UFAL) As doenças sexualmente transmissíveis podem trazer sérios comprometimentos ao sistema genital, levar à infertilidade e/ou prejudicar a saúde geral de um organismo. Assinale a alternativa que indica a única doença citada que não é transmitida sexualmente.

a) Sífilis, causada por bactéria.

b) Blenorragia, causada por bactéria.

c) Tricomoníase, causada por protozoário flagelado.

d) Botulismo, causada por bactéria.

e) Condiloma acuminado (crista-de-galo), causada pelo papiloma vírus humano.

39. (UNIVASF) O organismo humano conta com defesas próprias na luta contra agentes nocivos à saúde. Com relação a esse assunto, analise as proposições e assinale a alternativa correta.

1. Em consequência de uma inflamação, os vasos linfáticos aumentam a drenagem de líquido e de materiais que chegam aos nódulos linfáticos.

2. Entre as células encontradas nos nódulos linfáticos estão as apresentadoras de antígenos (normalmente, os macrófagos), que reconhecem substâncias estranhas ao corpo.

3. Uma frente de batalha contra uma infecção é a imunidade humoral, que depende da produção de anticorpos.

Está(ão) correta(s):

a) 2, apenas.

b) 1, 2 e 3.

c) 3, apenas.

d) 1 e 2, apenas.

e) 1, apenas.

40. (UEL) Analise a figura a seguir:

40

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Epidemia se caracteriza por uma elevação progressiva, inesperada e descontrolada do número de casos de doenças durante um período numa população, ultrapassando os valores endêmicos ou esperados.

II. Epidemias são endemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países. A peste bubônica, na Idade Média, e a gripe espanhola, no início do século XX, são exemplos de epidemias que ocorreram ao longo da história da humanidade.

III. Endemia é definida como a presença de uma doença em uma população de determinada área geográfica, ou refere-se à prevalência usual de uma doença em um grupo populacional ou em uma área geográfica.

IV. A extensão geográfica de uma epidemia pode ser restrita a um bairro ou atingir uma cidade, um estado ou um país, podendo se estender por horas, no caso das infecções alimentares ou semanas, nos casos de gripes ou vários anos no caso da AIDS.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

D

C

D

B

A

D

D

C

C

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

C

E

D

A

D

E

E

C

D

D

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

C

D

D

C

A

B

A

E

C

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

D

C

D

A

B

B

C

D

B

E

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: