Publicado por: Djalma Santos | 9 de setembro de 2011

Testes de fisiologia (2/5)

01. (UEPB) “Eu tenho sangue azul, portanto, sou nobre, caro colega”. Essa é uma expressão que foi muito usada entre os espanhóis (originalmente de pele bem branca), que passaram a ter filhos mais morenos, devido à miscigenação, no século VIII, como a maioria de sua população atual. A aristocracia, no entanto, orgulhava-se de não ter-se misturado àquele povo de pele quase negra e apontava para as próprias veias, onde parecia correr sangue azul, como se isso fosse prova de uma ascendência mais nobre. De fato, o sangue venoso tem aspecto azulado e pode ser visto através da superfície da pele, ainda mais se esta for clara, acentuando o contraste de cores. Seja de que cor for o sangue entre os animais, essa cor é dada em função do pigmento presente no sangue. Qual é a cor característica do sangue que apresenta os seguintes pigmentos e quais os elementos que permitem determinada coloração?

a) Hemocianina, presente em moluscos e artrópodes, permite coloração verde em função de uma estrutura dos grupos hemo anormal.

b) Clorocruorina, presente em anelídeos poliquetos, permite coloração azul em função do metal Cu em sua estrutura.

c) Hemocianina, presente em moluscos e artrópodes, permite coloração azul em função do metal Cu em sua estrutura.

d) Hemeritrina, presente em anelídeos poliquetos, permite coloração azul em função do ferro em sua estrutura.

e) Clorocruorina, presente em anelídeos poliquetos, permite coloração verde em função do metal ferro em sua estrutura.

02. (PUC-RS) O equilíbrio metabólico dos seres humanos depende da manutenção de concentrações adequadas de glicose no sangue. O esquema abaixo ilustra a manutenção da homeostasia da glicose pela insulina, um dos principais hormônios envolvidos na regulação do metabolismo energético.

02

 

Os números 1, 2 e 3 devem ser substituídos, respectivamente, pelos termos:

a) Aumenta – aumenta – diminui.

b) Aumenta – diminui – diminui.

c) Aumenta – aumenta – aumenta.

d) Diminui – aumenta – diminui.

e) Diminui – diminui – aumenta.

03. (UECE) Os animais obtêm energia para suas atividades vitais por meio da respiração celular que consiste na extração de energia acumulada nas moléculas de diversas substâncias orgânicas como carboidratos e lipídios. Com base nas informações existentes, observe os tipos de respiração listados abaixo e preencha os parênteses, correlacionando os tipos de respiração aos animais.

I. Respiração cutânea.

II. Respiração branquial.

III. Respiração pulmonar.

IV. Respiração traqueal.

(   ) Barata

(   ) Tubarão

(   ) Calango

(   ) Água viva

(   ) Caranguejo

(   ) Esponja

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) IV, II, III, I, II e I.

b) I, III, IV, II, I e II.

c) IV, II, I, III, III e IV.

d) III, I, II, IV, I e IV.

04. (FUVEST) O gráfico mostra as taxas de glicose medidas em amostras de sangue de duas pessoas, ao longo de cinco horas. A primeira amostra de sangue foi coletada em jejum. Imediatamente depois, administrou-se glicose às pessoas e, a partir desse momento, foram coletadas amostras de sangue a cada hora.

04

Nesse gráfico, a curva:

a) I é de uma pessoa diabética, e a acentuada elevação da taxa de glicose que se observa a partir do tempo 0 é devida à ação da insulina.

b) II é de uma pessoa normal, e a acentuada queda da taxa de glicose que se observa a partir de 1 hora é devida à ação da insulina.

c) II é de uma pessoa diabética, e a acentuada queda da taxa de glicose que se observa a partir de 1 hora é devida à ação da insulina.

d) I é de uma pessoa normal, e a lenta queda da taxa de glicose que se observa a partir de 2 horas é devida à ação da insulina.

e) II é de uma pessoa normal, e a acentuada elevação da taxa de glicose que se observa a partir do tempo 0 é devida à ação da insulina.

05. (IFSudeste-MG) Analise as afirmativas abaixo em relação ao sistema circulatório dos vertebrados.

I. Em mamíferos, o sangue venoso, rico em gás carbônico, é conduzido pela artéria pulmonar do ventrículo direito para os pulmões.

II. Os peixes apresentam coração bicavitário, por onde circula apenas sangue venoso.

III. Em anfíbios, o sistema circulatório e dito aberto, pois o sangue venoso se mistura ao arterial.

Marque a opção correta.

a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

e) Apenas a afirmativa I está correta.

06. Durante a contração muscular ocorre:

a) Diminuição do comprimento da actina.

b) Diminuição do comprimento da miosina.

c) Deslizamento dos miofilamentos finos entre os miofilamentos espessos.

d) Despolimerização das proteínas contráteis.

e) Redução conjunta dos miofilamentos de actina e miosina.

07. (UEL) Motivado pela beleza da água verde-néon de uma praia brasileira, um banhista se arrisca a um mergulho. Não podia ter tido ideia melhor. Sobre uma pedra, pôde ver uma ANÊMONA-DO-MAR reluzindo um azul-florescente indescritível. Pouco adiante, um OURIÇO-DO-MAR movimentava lenta e ritmadamente os seus espinhos, como em uma solitária dança. Ao sair da água, foi surpreendido por uma fuga de vários SIRIS para suas tocas. Olhou para o lindo céu azul, como em um ato de agradecimento. GAIVOTAS faziam grandes rasantes sobre a água em busca de alimento. O festival de beleza só cessou quando, ao sentar-se à orla, para uma água-de-coco, percebeu que o lixo humano é um desastrado atrativo de insetos, especialmente de BARATAS.

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo do sistema respiratório de cada um dos animais citados (e destacados) no texto.

a) Ausente (ou respiração por difusão direta); branquial; pulmonar; traqueal; traqueal.

b) Traqueal; ausente; branquial; pulmonar; ausente.

c) Ausente; branquial; branquial; pulmonar; traqueal.

d) Branquial; traqueal; traqueal; pulmonar; ausente.

e) Traqueal; ausente; pulmonar; traqueal; branquial.

08. (IFCE) Sobre o pâncreas, é correto afirmar que:

a) Auxilia no processo de digestão através da liberação da bile, secreção sem enzimas digestivas que emulsiona lipídios.

b) Além de produzir insulina, é responsável pela produção de outro hormônio, o glucagon, que trabalha de forma antagônica à insulina.

c) Atua no controle do processo de digestão através da produção do hormônio gastrina, que age estimulando a produção e a liberação de suco gástrico no estômago.

d) Além de controlar a taxa de glicose sanguínea, atua também na manutenção da concentração de cálcio no sangue, através da produção da calcitonina.

e) É considerado uma glândula mista ou anfícrina, por liberar, na corrente sanguínea, todas as substâncias que produz.

09. (UNESP) Para voar, os insetos consomem muito oxigênio, em consequência da elevada atividade muscular necessária para o movimento de suas asas. Para suprir a intensa demanda, o oxigênio é levado às células musculares:

a) Pelo sangue, através de um sistema cardiovascular fechado, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.

b) Pelo sangue, através de um sistema cardiovascular aberto, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.

c) Através de um sistema de túbulos denominado traqueia, o qual leva o sangue rico nesse gás aos tecidos musculares.

d) Através de um conjunto de túbulos denominado traqueia, o qual transporta esse gás desde orifícios externos até os tecidos, sem que o sangue participe desse transporte.

e) Através de um coração rudimentar dividido em câmaras, das quais partem túbulos, chamados traqueias, que distribuem o sangue rico nesse gás aos tecidos do corpo.

10. (UFG) A hipófise é considerada a glândula mestra do corpo humano pelo fato de seus hormônios regularem o funcionamento de outras glândulas endócrinas. A inibição de um desses hormônios em uma criança, a somatotrofina, produzido na adenohipófise, comprometerá:

a) A concentração de glicose no sangue.

b) O crescimento dos ossos.

c) A deposição de cálcio nos ossos.

d) A reabsorção de água pelos rins.

e) A quebra do glicogênio no fígado.

11. (FUVEST) A figura abaixo representa, em corte longitudinal, o coração de um sapo. Comparando o coração de um sapo com o coração humano, pode-se afirmar que:

11

a) Não há diferenças significativas entre os dois quanto à estrutura das câmaras.

b) Enquanto no sapo o sangue chega pelos átrios cardíacos, no coração humano o sangue chega pelos ventrículos.

c) Ao contrário do que ocorre no sapo, no coração humano o sangue chega sempre pelo átrio direito.

d) Ao contrário do que ocorre no sapo, nas câmaras do coração humano por onde passa sangue arterial não passa sangue venoso.

e) Nos dois casos, o sangue venoso chega ao coração por dois vasos, um que se abre no átrio direito e o outro, no átrio esquerdo.

12. (PUC-RS) O sistema nervoso autônomo é classicamente dividido em simpático e parassimpático. Para ilustrar o efeito do simpático, costumamos relacionar sua função com a resposta de lutar ou fugir, que se refere a situações de emergência, nas quais a sobrevivência do organismo depende da realização de esforço físico. Nestas ocasiões, o simpático deve favorecer órgãos e mecanismos capazes de garantir a atividade muscular. Portanto, espera-se que o simpático promova os ajustes abaixo discriminados, exceto:

a) Aumento da frequência e força de contração do coração.

b) Aumento da constrição dos bronquíolos pulmonares.

c) Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos.

d) Aumento da liberação de glicose pelo fígado.

e) Estimulação da liberação de adrenalina pela glândula adrenal.

13. Antes das viagens para locais de grandes altitudes é aconselhável que o passageiro descanse ao menos 24 horas, sem fazer muito esforço físico, pois a pressão parcial do oxigênio diminui nessas regiões provocando:

I. Falta de ar e cansaço, até que o organismo se adapte.

II. Aumento do número de glóbulos vermelhos na circulação.

III. Elevação da temperatura corporal para compensar os gastos energéticos.

Está correto o apresentado em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III.

14. (UEL) A adrenalina é muito associada aos esportes radicais devido à excitação à qual a pessoa que os pratica está submetida. Este hormônio prepara o corpo para enfrentar situações de perigo ou de emergência. Em qual(is) glândula(s) endócrina(s) humana(s) é produzida a adrenalina?

a) Hipófise.

b) Tireoide.

c) Paratireoides.

d) Suprarrenais.

e) Pâncreas.

15. (UECE) Ruminantes são mamíferos herbívoros que se diferenciam de outros mamíferos por serem capazes de digerir a celulose ingerida na alimentação. Esses animais são capazes de digerir a celulose dos vegetais porque:

a) Em seu intestino existem glândulas capazes de produzir enzimas que hidrolisam a celulose.

b) Em sua saliva existem fungos capazes de digerir a celulose durante os períodos de ruminação.

c) Em suas câmaras gástricas existem vermes que se alimentam do vegetal e defecam o material digerido e preparado para a absorção.

d) Ao longo do seu aparelho digestivo, existem bactérias e protozoários que realizam a digestão do polissacarídeo presente na parede celulósica dos vegetais.

16. (UFU) Associe as características dos sistemas respiratórios descritos na Coluna A aos tipos de respiração descritos na Coluna B.

COLUNA A – CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS RESPIRATÓRIOS

I. Sistema respiratório composto por finos tubos ramificados que partem de orifícios situados aos pares nos anéis do tórax e abdome.

II. Sistema respiratório onde existem vasos sanguíneos superficiais correndo abaixo da camada de revestimento do corpo.

III. Sistema respiratório no qual o oxigênio é retirado do ar livre e absorvido em sacos aéreos.

IV. Sistema respiratório em que o oxigênio absorvido é aquele dissolvido na água.

COLUNA B – TIPOS DE RESPIRAÇÃO

1. Respiração cutânea encontrada na minhoca.

2. Respiração pulmonar encontrada nos pássaros.

3. Respiração traqueal encontrada no pulgão.

4. Respiração branquial encontrada na lagosta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) I.2; II.3; III.1 e IV.4.

b) I.3; II.2; III.4 e IV.1.

c) I.2; II.4; III.3 e IV.1.

d) I.3; II.1; III.2 e IV.4.

17. (CEDERJ) Assinale a alternativa que associa corretamente a atividade fisiológica ligada a cada uma das divisões do sistema nervoso autônomo (SNA).

SNA

parassimpático

SNA

simpático

a

Pupila

Contrai

Dilata

b

Coração

Acelera

Desacelera

c

Salivação

Diminui

Aumenta

d

Brônquios

Dilatam

Contraem

18. (UFF) Na paixão, ocorre a desativação de áreas ligadas ao juízo crítico (André Palmini, neurocientista). Conjuntamente, os batimentos cardíacos aumentam e diferentes sensações têm sido descritas na literatura científica e poética em resposta ao estímulo da pessoa amada. Nesse processo, moléculas como a ocitocina, considerada o hormônio do amor, atuam para que essas diferentes sensações atraiam os indivíduos. Um pesquisador, estudando esse tipo de sinalização, aplicou uma concentração fixa de três hormônios em três grupos experimentais, separadamente, e observou o efeito de cada hormônio sobre alguns parâmetros fisiológicos, apresentado nos gráficos abaixo. A linha tracejada marca o nível basal do parâmetro avaliado antes do tratamento.

18

Observando os resultados acima, pode-se afirmar que os hormônios X, Y e Z, avaliados pelo pesquisador, são, respectivamente:

a) Adrenalina, paratormônio e insulina.

b) Insulina, paratormônio e adrenalina.

c) Adrenalina, insulina e paratormônio.

d) Paratormônio, insulina e adrenalina.

e) Paratormônio, adrenalina e insulina.

19. (UNIMONTES) O sangue é a massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório, como mostra a figura a seguir. Analise-a.

19

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) O plasma é uma solução aquosa composta principalmente de proteínas.

b) Os glóbulos vermelhos originam-se de megacariócitos da medula óssea.

c) Das estruturas representadas na figura, apenas uma é anucleada.

d) Constantemente os glóbulos brancos deixam os capilares por diapedese.

20. (UDESC) Analise as proposições abaixo, em relação ao sistema digestório humano.

I. A principal enzima do suco gástrico é a pepsina, que atua na digestão de proteínas.

II. Quando o quimo entra em contato com a parede intestinal do duodeno é estimulada a produção de secretina, que atua neutralizando a acidez do quimo.

III. A vesícula biliar produz a bile e o fígado a armazena. A bile é composta de enzima que hidrolisa a maltose em glicose.

IV. O pâncreas produz amilase pancreática e completa a atuação da amilase salivar, que atua na digestão do amido.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

21. (SANTA CASA-SP) Considere a seguinte reação de metabolismo dos vertebrados:

Fosfocreatina + ADP → ATP + creatina

Essa reação ocorre:

a) Nos músculos, quando falta ácido lático.

b) Nos músculos, quando falta glicogênio.

c) Nos neurônios, quando falta oxigênio.

d) Normalmente nos músculos.

e) Normalmente em qualquer célula.

22. (UFAM) A evolução do sistema circulatório permitiu aos metazoários mais complexos um transporte eficiente de fluidos para suprir sua demanda energética em contraposição às trocas realizadas por difusão nos organismos menos complexos. Sabemos que os animais podem ter sistema circulatório aberto ou fechado. Sendo assim, assinale a opção que contém somente animais de circulação fechada:

a) Tambaqui, minhoca, sanguessuga, polvo, ornitorrinco.

b) Aranha, pirarucu, gafanhoto, lula, barata.

c) Gato, borboleta, ariranha, macaco, aranha.

d) Salamandra, leão, elefante, formiga, centopeia.

e) Aranha, gafanhoto, formiga, mariposa, onça.

23. (UNIMONTES) O impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alterações nas cargas elétricas das superfícies interna e externa da membrana celular (potencial de ação), como mostra a figura a seguir. Observe-a.

23

As afirmativas abaixo se referem à transmissão do impulso nervoso. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

a) A entrada de íons positivos para a célula causa a despolarização.

b) Quando o neurônio está em repouso, os canais de sódio e potássio estão abertos.

c) A rápida alteração de potenciais elétricos é denominada potencial de ação.

d) A saída de potássio provoca a repolarização na célula.

24. (FAVIP) A digestão dos alimentos demanda a integração de vários órgãos. Sobre este assunto, correlacione as colunas abaixo:

1. Pâncreas

2. Fígado

3. Intestino delgado

4. Boca

5. Estômago

(  ) Produção da bile para emulsificação das gorduras.

(  ) Síntese da pepsina para digestão proteica.

(  ) Síntese de carboxipeptidase e aminopeptidase para digestão proteica.

(  ) Síntese de amilase para digestão de amido e glicogênio.

(  ) Síntese de tripsina e quimotripsina para digestão proteica.

A sequência correta é:

a) 2, 3, 1, 4, 5.

b) 1, 5, 3, 4, 2.

c) 2, 1, 5, 4, 3.

d) 3, 2, 4, 5, 1.

e) 2, 5, 3, 4, 1.

25. (UECE)                                   ANALISE O TEXTO:

“Eita! que cervejinha incômoda! Exclamou Justina que comentou com Juliana: – Veja quantas vezes o Juca foi ao banheiro, quando assistia à contenda final entre o “Brasil e Irã“ (imaginação criativa). Também, o Brasil é o campeão da diplomacia! Ainda bem que a gente vai bem menos ao banheiro, porque só bebemos um bom suco”.

Podemos afirmar corretamente que o fato de Juca ter ido inúmeras vezes ao banheiro se deve a uma disfunção hormonal provocada pelo álcool da cerveja sobre o hormônio:

a) ACTH.

b) Somatotrofina.

c) TSH.

d) ADH.

26. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0 0 – O músculo cardíaco, apesar  de apresentar estrias transversais, é de contração involuntária.

1 1 – O tecido muscular  é formado por células alongadas, especializadas na contração, podendo ou não estar sujeito ao controle voluntário.

2 2 – Os íons Ca++, participantes  do mecanismo  de contração  muscular, são concentrados nas cisternas do retículo sarcoplasmáticos.

3 3 – A energia imediata  que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia provenientes de creatina-fosfato.

4 4 – Em um sarcômero, os elementos constituintes dispõem-se na seguinte ordem: linha Z, faixa A, zona H, faixa I, linha Z.

27. (UEL) Ao ingerir um lanche composto de pão e carne:

a) A digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se no duodeno, onde as proteínas são quebradas, com a ação da bile.

b) A digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação da pepsina.

c) A digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.

d) A digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão.

e) A digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.

28. No gráfico a seguir, representando uma contração muscular simples, o espaço compreendido entre a e b é denominado:

28

a) Adição latente.

b) Tempo perdido.

c) Fase isotônica.

d) Fase de contração.

e) Fenômeno de acomodação.

29. (UFU) O hormônio chamado __________ controla o teor de açúcar no corpo dos mamíferos. Ele é produzido pelo _________ e sua deficiência pode provocar uma doença chamada _________. O hormônio responsável por estimular e manter os processos metabólicos recebe o nome de _____________; é produzido pela glândula __________, e o aumento do volume dessa glândula por carência de iodo na dieta é chamado de __________.

A alternativa que completa corretamente as lacunas é:

a) Insulina; pâncreas; diabetes; tiroxina; tireoide; bócio.

b) Tiroxina; fígado; bócio; insulina; tireoide; diabetes.

c) Insulina; fígado; diabetes; tiroxina; hipófise; bócio.

d) Tiroxina; pâncreas; bócio; insulina; hipófise; diabetes.

30. (UECE) Certo paciente ao medir sua pressão encontrou 130 mm Hg por 110 mm Hg. Relatou o ocorrido para o médico que sugeriu que ele colocasse um aparelho para registrar as medidas ao longo de 24 horas. Associando este resultado aos dados de outros exames, o médico julgou importante este acompanhamento. Sobre a pressão do paciente, assinale o correto.

a) A pressão diastólica estava fora da faixa de normalidade.

b) A pressão sistólica estava fora da faixa de normalidade.

c) Ambas as pressões, sistólica e diastólica, estavam fora da faixa de normalidade.

d) Não havia anormalidade. Ambas as pressões, sistólica e diastólica, estavam dentro da faixa de normalidade.

31. (FAVIP) O sistema urinário humano é responsável pela maior parte da excreção de metabólitos indesejáveis. Nesse sistema:

a) A amônia e o ácido úrico gerados do metabolismo proteico são as principais excretas eliminadas.

b) A bexiga armazena a urina, que é amarelada devido à presença de sais biliares.

c) Os rins eliminam do sangue ureia, água e sais em excesso.

d) Os néfrons renais têm a função de reter o açúcar no sangue em pessoas que têm diabetes.

e) Os ureteres têm a função de levar a urina da bexiga ao meio externo.

32. (UFPEL) Nos humanos, o processo de respiração é do tipo pulmonar e envolve o sistema circulatório, pois os gases são transportados, através dos vasos sanguíneos, dos pulmões para os tecidos e dos tecidos de volta para os pulmões. Existem diferentes tipos de respiração para outros animais, como a aérea, a branquial e a cutânea. No entanto, independente do animal e do tipo de respiração, o oxigênio, ao chegar às células dos tecidos, participa de um processo chamado de respiração celular, ou seja, o processo de “produção” de energia para a célula (ATP). Analise as seguintes afirmativas.

I. No processo de respiração ocorre a difusão de CO2 dos tecidos para o sangue e de O2 do sangue para os tecidos. O sangue, ao passar pelos pulmões, faz a troca gasosa: deixa o CO2 e recebe O2. Em alguns animais, porém, o sistema circulatório não participa da condução dos gases nem das trocas gasosas.

II. A respiração aérea é realizada por insetos; a branquial, pelos peixes; a cutânea, pelos anelídeos e a pulmonar, pelos mamíferos.

III. A respiração celular, nos eucariotos aeróbicos, se processa com a participação de mitocôndria. Nessa organela, ocorrem o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, sendo que o oxigênio participa diretamente apenas da última etapa dessa cadeia.

IV. No ser humano, o sistema respiratório é composto pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Nesses órgãos, as trocas gasosas ocorrem nos alvéolos, que são estruturas formadas por células epiteliais.

V. As hemácias são anucleadas e contêm, no seu interior, a hemoglobina. Esta proteína possui ferro, ao qual o oxigênio se liga para ser transportado pelo sangue. Já o dióxido de carbono, em sua maior parte, é transportado dissolvido no plasma sanguíneo, sob a forma de íons bicarbonato.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas II, III e V.

b) Apenas I e IV.

c) Apenas I, II e V.

d) I, III e V.

e) Todas as afirmativas.

33. (COVEST) O coração e os pulmões humanos desempenham uma série de atividades em conjunto, para garantir o transporte de oxigênio às células e a remoção do gás carbônico liberado como produto da respiração celular. Sobre a integração morfofuncional destes órgãos, observe a figura abaixo e considere as afirmações a seguir.

33

I   II

0  0 – A pressão parcial de gás oxigênio (PO2) no interior dos pulmões é maior que a do sangue presente nos capilares sanguíneos pulmonares; daí ocorrer a difusão do oxigênio dos alvéolos para o sangue.

1  1 – Na hematose, ocorre a difusão de gás carbônico, que está combinado à hemoglobina sanguínea, na forma de carbo-hemoglobina, para os alvéolos.

2  2-  O coração é um órgão oco, com quatro câmaras, das quais as duas superiores bombeiam sangue para as duas inferiores, o qual flui em um só sentido, devido às válvulas artrioventriculares.

3  3 – A contração dos átrios, chamada de sístole atrial, provoca a saída do sangue diretamente

para as artérias pulmonares, que possuem pequeno diâmetro para facilitar as trocas gasosas no pulmão.

4  4 – A aorta recebe sangue do ventrículo esquerdo, rico em oxigênio, e o envia para o resto do corpo, enquanto que as veias promovem o retorno do sangue.

34. (CEFET-MG) Analise a figura a seguir.

34

A esclerose múltipla é uma doença que atinge o sistema nervoso central e, por motivos genéticos ou ambientais, a bainha de mielina é agredida, ocasionando diminuição na velocidade de propagação dos impulsos nervosos. Essa estrutura afetada encontra-se representada na figura pelo número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

35. (UNINOEST) O processo de excreção permite que os organismos animais liberem substâncias tóxicas. Em condições fisiológicas normais, uma pessoa saudável deve eliminar na urina:

a) Água, ácido úrico e proteínas.

b) Água, ureia e sais minerais.

c) Água, proteínas e sais minerais.

d) Água, amônia e pigmentos.

e) Água, ureia e glicose.

36. (UFPB) O sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos que transformam o alimento ingerido em moléculas menores. Estas podem ser absorvidas e utilizadas para a obtenção de energia necessária às funções vitais e como matéria-prima para a síntese de novas moléculas. A figura abaixo ilustra etapas do processo de digestão das proteínas presentes na dieta humana. Com base na figura apresentada e nos aspectos fisiológicos gerais da digestão das proteínas, identifique as afirmativas corretas:

36

I   II

0  0 – A digestão das proteínas tem início na boca por ação das enzimas encontradas na saliva.

1  1 – A renina, no estômago, realiza a quebra das ligações peptídicas das proteínas, o que leva à produção de cadeias polipeptídicas menores.

2  2 – O pâncreas libera, no duodeno, proteínas precursoras inativas, que, ao se tornarem ativas, originam as enzimas tripsina, quimotripsina e carboxipeptidase, responsáveis pela quebra dos polipeptídeos e oligopeptídeos em cadeias menores.

3  3 – A parede do intestino delgado, além de produzir a enzima enteroquinase que age ativando a forma inativa da tripsina, produz também as aminopeptidases que agem liberando aminoácidos dos oligopeptídeos.

4  4 – Proteínas parcialmente digeridas presentes no quimo estimulam células do duodeno a liberar, no sangue, o hormônio colecistoquinina, que estimula a liberação das enzimas pancreáticas.

37. (UEFS) A ilustração abaixo representa a ação integrada de vários sistemas fisiológicos humanos na manutenção das funções do corpo.

37

A respeito dessa integração orgânica, é possível afirmar:

a) Uma intensa hematose ocorre nos capilares durante a troca de gás oxigênio e gás carbônico, nos diversos tecidos do corpo.

b) Os nutrientes absorvidos no intestino são transportados por vasos venosos até os capilares, para serem distribuídos pelas células.

c) O sangue rico em oxigênio, ao sair dos pulmões, é bombeado pela porção direita do coração antes de ser enviado para os tecidos do corpo.

d) O sistema cardiovascular funciona como estrutura integradora de diversos sistemas presentes no organismo.

e) O fígado, ao filtrar o sangue, retira de circulação os resíduos do metabolismo e os nutrientes orgânicos em excesso presentes no organismo.

38. (UPE)

INDIQUE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS LACUNAS DO TEXTO ABAIXO.

Os atos reflexos são respostas __________ a um estímulo __________. O reflexo patelar (figura abaixo) é coordenado__________; portanto, é um exemplo de reflexo __________. Mas o bulbo, a ponte e __________ também são centros reflexos, que coordenam atos, como vômito, deglutição, piscar de olhos, gritos de dor, riso e lágrimas, dentre outros.

38

a) involuntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

b) involuntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro

c) involuntárias – sensorial – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

d) voluntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

e) voluntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro

39. (UERJ) Como consequência dos mecanismos que regulam a pressão osmótica dos peixes marinhos, os peixes ósseos precisam beber água do mar, enquanto os cartilaginosos não. O gráfico abaixo mostra a osmolaridade do plasma sanguíneo de peixes marinhos, em relação à da água do mar.

39

A coluna do gráfico que representa a osmolaridade do plasma dos elasmobrânquios e a substância orgânica importante para a manutenção da pressão osmótica nesses animais estão indicadas em:

a) 1 – ácido úrico.

b) 2 – glicina.

c) 3 – glicose.

d) 4 – ureia.

40. (UFSC) A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.

40

SOARES, J. Luís. Biologia no terceiro milênio. São Paulo: Scipione, 1999. 2 v. (Adaptado)

Com respeito a esse aparelho, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – A estrutura A indica uma região comum aos aparelhos digestório e respiratório.

1 1 – Na cavidade bucal ocorre a ação de enzimas (exemplo: ptialina) sobre o amido, transformando-o em maltose e dextrinas.

2  2 – O órgão indicado em D produz algumas substâncias que são lançadas diretamente no duodeno e outras que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

3  3 – Quando existe excesso da glicose no sangue ela é convertida em amido no local indicado por D.

4  4 – Indivíduos com a doença conhecida como amarelão ou ancilostomíase têm em C o local típico da fixação do parasita Ancylostoma braziliensis.

41. (UFV) O esquema com indicações (I a VII) representado abaixo corresponde a uma parte do processo da transmissão nervosa:

41

Assinale a alternativa que apresenta duas informações incorretas:

a) I representa o axônio e III a direção da transmissão do impulso.

b) V indica uma célula pós-sináptica e II o neurotransmissor.

c) VII corresponde à endocitose e IV à liberação de neurotransmissor.

d) VI indica o espaço sináptico e I a terminação pré-sináptica.

42. (UFJF) A alimentação nos animais envolve duas fases indissociáveis: a digestão e a absorção. Nos mamíferos, a digestão é um processo complexo que pode levar várias horas, dependendo do hábito alimentar do animal. Em todos eles, porém, ocorrem as mesmas etapas básicas enquanto o alimento percorre o trato digestório. Em relação aos agentes que atuam na digestão, seus locais de produção e ação, bem como suas participações no processo digestório, é correto afirmar que:

a)A pepsina é uma enzima produzida e utilizada no estômago, como principal emulsificante de lipídios, que são convertidos em glicerol e ácidos graxos.

b) A sacarase e a lactase são enzimas produzidas no pâncreas e atuantes no duodeno, onde hidrolisam polissacarídios como a sacarose e o glicogênio, que são convertidos em glicose.

c) A bile é uma enzima produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, desdobrando polipeptídios em oligopeptídios e aminoácidos no intestino delgado.

d) A ptialina (ou amilase salivar), produzida na boca, não é uma enzima, mas tem a função de reduzir o pH do bolo alimentar, possibilitando a digestão do amido, que ocorre no estômago.

e) A tripsina é uma enzima produzida no pâncreas na forma de tripsinogênio e ativada no duodeno pela enteroquinase, onde quebra proteínas em peptídios menores.

43. (UFMS) Sobre o tecido nervoso, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – O axônio constitui parte do neurônio especializado na transmissão do impulso nervoso.

1  1 – A medula espinal (espinhal) é classificada como sistema nervoso periférico (SNP).

2  2 – A bainha de mielina (estrato mielínico), encontrada em axônios mielínicos, proporciona uma condução não saltatória e uma redução da velocidade de condução do impulso nervoso.

3  3 – Neurônios multipolares possuem um único axônio e muitos dendritos.

4  4 – A sinapse química é caracterizada pelo contato físico entre neurônios com ausência de neurotransmissores (mediadores químicos).

44. (UECE)Analise as afirmações a seguir:

I. Os discos intercalares são as junções do tipo gap, apresentadas pelas células musculares estriadas cardíacas nas ramificações de conexão com as células vizinhas.

II. O tecido muscular cardíaco é de natureza lisa porque sua contração é involuntária.

III. A musculatura lisa é encontrada em órgãos viscerais como o estômago e o intestino, daí sua denominação de tecido muscular visceral.

É correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

45. (UFAM) O objetivo da produção de urina é manter a homeostase através da regulação do volume e da composição do sangue. Enquanto que alguns produtos orgânicos devem ser excretados, outros devem ser retidos. Em um laboratório de análises clínicas, três amostras de urina de indivíduos distintos foram processadas com o seguinte resultado:

Amostra A: ureia, ácido úrico, cloreto de sódio, creatinina e água.

Amostra B: ácido úrico, cloreto de sódio, creatinina, glicose e água.

Amostra C: grandes proteínas, ureia, glicose e água.

Qual(ais) amostra(s) poderia(m) pertencer a um individuo normal:

a) Apenas a amostra C.

b) Apenas a amostra B.

c) Apenas a amostra A.

d) Amostras A e B.

e) Amostras A, B e C.

46. (UFV) Com relação à ação do hormônio antidiurético (ADH) na fisiologia do sistema urinário, assinale a afirmativa correta:

a) O ADH atua nos túbulos renais aumentando a reabsorção de água do filtrado glomerular.

b) O ADH é produzido na glândula adrenal e atua na reabsorção de água pelo ducto coletor.

c) A presença de álcool no sangue ativa a produção de ADH pela região cortical dos rins.

d) A liberação de ADH acelera a excreção de água, proteínas e sais minerais pelo ureter.

47. (PUC-MG) Observe o esquema abaixo, que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano.

47

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.

a) A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos.
b) As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas.
c) As células musculares cardíacas podem realizar contração, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central.
d) As células musculares cardíacas apresentam intenso consumo de oxigênio que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos ventrículos.

48. (UFRGS) Numa sinapse química, a propagação do impulso nervoso de um neurônio para outro é feita através:

a) Da neuroglia, que compreende vários tipos de células com função específica de transmissão de impulsos.

b) Da inversão das cargas elétricas que se propagam ao longo da membrana e é causada pela entrada de íons sódio na célula.

c) Da pronta intervenção de fibras musculares estriadas, que se contraem, permitindo a propagação.

d) Do contato estrutura direto e permanente entre axônio e dendritos de neurônios sensitivos.

e) De mediadores químicos liberados pelo axônio de um neurônio para o dendrito ou corpo celular de outro neurônio.

49. (PUC-CAMPINAS) Considere o esquema abaixo que mostra como a ureia é formada a partir de CO2 e NH3 nos animais ureotélicos.

49

(Knut Schmidt – Nielsen. Fisiologia Animal. Adaptação e Meio Ambiente. São Paulo: Santos Livraria, 1996. p. 380)

Este é um processo que demanda ….I…., nos mamíferos ocorre no ….II… e é conhecido como ciclo da …. III…. . Para completar corretamente a frase I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) oxigênio – rim – arginina.

b) oxigênio – fígado – ornitina.

c) enzimas – fígado – arginina.

d) energia – rim – ornitina.

e) energia – fígado – ornitina.

50. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – Nos mamíferos,  a comparação  do conteúdo de glicose, sais minerais e proteínas do sangue, com o conteúdo da cápsula de Bowmann em seus rins, mostraria, no fluido da cápsula sais minerais e glicose.

1  1 – No ciclo da ureia, entram e saem, respectivamente, uma molécula de amônia e duas de ureia.

2  2 – Proteínas  ingeridas  por  mamíferos  produzem  um composto  nitrogenado tóxico, que deve passar por determinado ciclo bioquímico para se transformar em um composto nitrogenado pouco tóxico. O ciclo que responde por essas transformações ocorre no fígado.

3  3 – Analisando-se  o  líquido  presente no  interior  da  cápsula  de Bowmann não deve ser encontrado, normalmente, proteínas de alto peso molecular.

4  4 – Sabendo-se  que  a fórmula  da  ureia é (NH2)2CO, um  mamífero  precisa excretar 50 dessas moléculas para se livrar da mesma quantidade de nitrogênio que um peixe elimina excretando 100 moléculas de amônia.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

A

A

B

C

C

C

B

D

B

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

D

B

D

D

D

D

A

C

A

B

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

D

A

B

E

D

VVVFF

E

B

A

A

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

C

E

VVVFV

D

B

FFVVV

D

B

D

VVVFF

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

C

E

VFFVF

B

C

A

D

E

E

VFVVV

 

Anúncios

Responses

  1. Gostei é necexario para preparação dos exames.

  2. Pode comentar a questão 30.
    Porque não pode ser a letra D?

    • 30. (UECE) Certo paciente ao medir sua pressão encontrou 130 mm Hg por 110 mm Hg. Relatou o ocorrido para o médico que sugeriu que ele colocasse um aparelho para registrar as medidas ao longo de 24 horas. Associando este resultado aos dados de outros exames, o médico julgou importante este acompanhamento. Sobre a pressão do paciente, assinale o correto.
      a) A pressão diastólica estava fora da faixa de normalidade.*
      b) A pressão sistólica estava fora da faixa de normalidade.
      c) Ambas as pressões, sistólica e diastólica, estavam fora da faixa de normalidade.
      d) Não havia anormalidade. Ambas as pressões, sistólica e diastólica, estavam dentro da faixa de normalidade.
      Alécio
      O paciente apresentava pressão sistólica limítrofe, porém dentro da faixa de normalidade (130 mm Hg) e pressão diastólica alta (110 mm Hg).
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: