Publicado por: Djalma Santos | 27 de outubro de 2011

Testes de botânica (5/5)

01. (UEPB) Observe o ciclo de vida da Ulva, uma alga multicelular, e assinale a alternativa que corresponde à numeração do desenho.

01

a) I – gametófito 2n; II – zoósporos 2n; III – esporófitos n; IV – gametângios; V – zigoto.

b) I – gametófitos n ; II – gametângios; III – zigoto; IV – esporófito 2n; V – zoósporos.

c) I – esporófito n; II – zoósporos n; III – gametófitos 2n; IV – gametângios; V – zigoto.

d) I – esporófito 2n; II – zoósporos 2n; III – gametófitos 2n; IV – gametângios; V – zigoto.

e) I – esporófito 2n; II – zoósporos n; III – gametófitos n; IV – gametângios; V – zigoto.

02. (URCA) São exemplos de estruturas foliares:

a) Espinho de mandacaru e espinho de rosa.

b) Dente de alho e bulbo da cebola.

c) Espinho de mandacaru e gavinha.

d) Espinho de juá e gavinha.

e) Caule do mandacaru e haste da bananeira.

03. (FEI) A ausência de cloroplastos nas células das raízes subterrâneas e nas células mais internas dos vegetais é justificada pelo fato  de que:
a) A presença de água e dos nutrientes orgânicos e inorgânicos do solo são fatores desencadeantes da síntese de todos os plastos, independentemente do fator luz.
b) Órgãos subterrâneos em hipótese alguma conseguem formar plastos e proplastos.
c) A presença da luz é fundamental para que se forme a clorofila e para a organização dos plastos.
d) A aeração do solo interfere diretamente na diferenciação dos cloroplastos, mas não no processo da tomada de água pelas raízes.
e) A temperatura do solo não interfere no mecanismo de absorção de água pela raiz, mas apenas na produção de clorofila e dos cloroplastos.

04. (UEPG) Os mecanismos de absorção e transporte são extremamente importantes para a fisiologia das plantas. Nesse contexto, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Em plantas pequenas, o excesso de água empurrado pela pressão da raiz pode ser facilmente eliminado por meio dos pelos absorventes das raízes.

1  1 – As raízes realizam duas funções principais, fixação da planta ao substrato e absorção de água e sais minerais.

2  2 – A seiva bruta circula pelos vasos do floema, que formam feixes contínuos de tubos capilares das folhas até as raízes.

3  3 – Nas plantas da família das crassuláceas, a exemplo do abacaxi, encontra-se uma adaptação bioquímica que ajuda a eliminar água em climas quentes e secos.

4  4 – No mesófilo da folha, a fotossíntese produz glicose e outros glicídios. Nessas células forma-se a sacarose. A sacarose é o açúcar a ser transportado pelo xilema.

05. (UFU) A cana-de-açúcar é usada para a produção de açúcar e etanol. Nesse processo são produzidos a vinhaça, a torta de filtro e o bagaço, considerados, até pouco tempo, como subprodutos que não tinham utilidade e que deveriam ser descartados. Com os avanços científicos, tem sido possível o uso alternativo desses produtos como, por exemplo, a vinhaça na adubação da lavoura e o bagaço na co-geração de energia elétrica. No cultivo da cana-de-açúcar, as lavouras são alternadas com o plantio de amendoim ou soja, para que haja o enriquecimento do solo. A parte da cana-de-açúcar usada nas usinas, o amendoim e a soja consumidos pelas pessoas são, respectivamente, as seguintes partes de uma planta:

a) Fruto, raiz e raiz.

b) Fruto, semente e semente.

c) Caule, raiz e semente.

d) Caule, semente e semente.

06. (UFG) Leia o texto a seguir.

A mandioca é um item básico da agricultura dos trópicos e, como o arroz e o pão, suas raízes são um meio fácil de obtenção de calorias. Essa planta cresce facilmente a partir de pequenas mudas ou estacas, prática agrícola comum de propagação vegetativa ou assexuada.

NASSAR, Nagib; ORTIZ, Rodomiro. Melhorar a mandioca e alimentar os pobres. Scientific American Brasil. Ano 8, n. 97, 2010. p. 72-77. [Adaptado].

O cultivo de plantas por meio da prática agrícola apresentada no texto, embora de fácil manejo, pode propiciar a:

a) Segregação gênica e resistência à baixa disponibilidade de água.

b) Variabilidade fenotípica e a suscetibilidade à baixa disponibilidade de água.

c) Uniformidade genética e a vulnerabilidade a pragas e doenças.

d) Recombinação gênica e a resistência a pragas e doenças.

e) Mutação cromossômica e a resistência a altas temperaturas.

07. (UECE) Durante muito tempo as samambaias dominaram a paisagem da Terra e, ao longo de milhões de anos, as várias espécies adaptaram-se a todos os tipos de ambiente. Uma das características das samambaias é a presença de uma estrutura reprodutiva denominada protalo que é um:

a) Esporófito verde, haploide, que origina esporângios.

b) Gametófito com rizoides, diploide, que origina esporângios.

c) Gametófito avascular haploide, efêmero, que origina gametângios.

d) Esporófito subterrâneo, diploide, que origina gametângios.

08. (URCA) As pteridófitas tiveram seu apogeu sobre a Terra no Período Carbonífero (360 – 285 milhões de anos passados). Sobre esse grupo de plantas é correto afirmar:

a) Atualmente se encontram interdependentes das briófitas.

b) Foram suplantadas pelas gimnospermas e angiospermas pela dependência de água para o processo reprodutivo.

c) Por interagirem com dinossauros e esses ao serem extintos quebraram importante elo ecológico o que levou esse grupo de plantas a quase completa extinção.

d) A fase gametofítica duradoura impede que o processo reprodutivo seja rápido o suficiente para competirem com outros grupos de plantas vasculares.

e) As pteridófitas perderam a competição para as plantas com sementes porque não possuem tecidos verdadeiros e por isso não atingem grande porte.

09. (UFT) A evolução das plantas está relacionada com a ocupação do ambiente terrestre. Com relação aos passos mais importantes, no início da história da evolução das plantas, que contribuíram para o sucesso na ocupação do meio terrestre, é correto afirmar que:

a) Com relação à sustentação, a solução encontrada foi o desenvolvimento do sistema dérmico.

b) O desenvolvimento do sistema vascular e do sistema dérmico permitiu às plantas vasculares colonizar ambientes de baixa umidade.

c) Para solucionar problemas de transporte de água e alimentos nas plantas terrestres, o desenvolvimento do sistema dérmico foi essencial.

d) O fruto foi uma importante aquisição evolutiva das plantas, e se deu no início da história evolutiva do grupo.

e) As raízes formam o sistema radicular, que possui como única função a fixação da planta ao substrato.

10. (CEFET-MG) As plantas são organismos pluricelulares incapazes de:

a) Reproduzir assexuadamente.

b) Produzir suas próprias proteínas.

c) Absorver matéria orgânica do solo.

d) Responder a estímulos hormonais.

e) Realizar processos fotossintéticos.

11. (PUC-CAMPINAS) Folhas foram destacadas de uma planta de soja e submetidas a pesagens sucessivas. Assinale o gráfico no qual o ponto I corresponde ao momento em que os estômatos completaram o seu fechamento.

11

12. (IFMG) O diagrama abaixo representa a ordem evolutiva dos principais grupos de plantas.

12

Sobre esses grupos, podemos afirmar, exceto:

a) O pequeno porte das briófitas é resultado da ausência de vasos condutores de seiva.

b) As pteridófitas dependem da água na sua reprodução.

c) Gimnospermas formam, no seu ciclo reprodutivo, a semente e o fruto.

d) Em angiospermas a polinização pode ser realizada pelo vento ou por animais.

13. (IFSudeste-MG) Julgue as afirmativas abaixo relativas a reprodução de organismos do Reino Plantae e assinale a alternativa correta.

a) As gimnospermas apresentam dupla fecundação, estando o embrião dentro da semente nua.

b) Em pteridófitos, a oosfera nada ao encontro do anterozoide, sendo este um exemplo de reprodução sexuada.

c) Em angiospermas, após a fecundação, o ovário dará origem a semente e o óvulo originará o fruto.

d) Todos os vegetais apresentam ciclo reprodutivo haplodiplobionte, sendo que as briófitas pertencem ao único grupo com a fase haploide duradoura.

e) Nas briófitas, o esporófito é fotossintetizante, sendo o gametófito dependente do esporófito.

14. (UEPG) Com relação à anatomia, fisiologia e classificação das Gimnospermas e Angiospermas, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – O termo gimnosperma significa que as sementes estão descobertas ou expostas, isto é, não protegidas nas flores.

1  1 – O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) se enquadra entre as gimnospermas.

2  2 – O caulículo dá origem à parte inicial do caule ou hipocótilo, a gêmula origina a parte superior do caule, e o epicótilo as primeiras folhas.

3  3 – As flores são partes altamente especializadas de uma planta, nas quais se formam as estruturas reprodutivas das angiospermas.

4  4 – As monocotiledôneas apresentam folhas com nervuras paralelas, já as dicotiledôneas apresentam folhas com nervuras ramificadas.

15. (PUC-MG) A primavera é a estação do ano em que flores enfeitam casas, ruas e jardins. Elas são bem diversificadas aos nossos olhos. A figura apresenta o esquema de uma flor e destaca algumas de suas estruturas.

15

Fonte: professoraliviaribeiro.blogspot.com

Observe a figura e marque a alternativa incorreta sobre as estruturas florais.

a) Nos estames estão os sacos polínicos correspondentes aos microsporângios, onde ocorre meiose, formando os micrósporos.

b) Nos macrosporângios ocorrem meioses seguidas de mitoses para formação, no saco embrionário, de oito núcleos haploides, sendo um deles a oosfera.

c) Mesmo sendo monóclina, nessa flor, dependendo de suas características estruturais e adaptativas, poderá ocorrer autogamia ou alogamia.

d) Mesmo com observação detalhada e completa de suas estruturas – os verticilos florais –, não seria possível identificar a planta como mono ou dicotiledônea.

16. (UFTM) Os vegetais são classificados em quatro grandes grupos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, sendo este último o maior, com aproximadamente 235.000 espécies conhecidas. Existem algumas características que são exclusivas das angiospermas; dentre elas, pode-se citar a:

a) Semente protegida por um tegumento, que envolve o embrião.

b) Produção de grãos de pólen, com capacidade de formar o tubo polínico.

c) Produção de gametas femininos imóveis, protegidos no interior do arquegônio.

d) Dupla fecundação, com a formação do embrião e do endosperma triploide.

e) Produção de óvulos no interior do androceu, que se desenvolvem nos frutos.

17. (UNIMONTES) As adaptações foliares apresentam morfologias e fisiologias que permitem a um vegetal desenvolver características que favorecem diversificados hábitos e comportamentos no ecossistema. As alternativas a seguir referem-se a esse assunto. Analise-as e assinale a que apresenta uma relação correta com as brácteas.

a) Atração de polinizadores.

b) Economia hídrica.

c) Captura de insetos.

d) Reserva energética.

18. (UNIFAL) Sobre as plantas com sementes é incorreto afirmar que:

a) Gimnospermas e angiospermas apresentam esporos masculinos e femininos diferentes (plantas heterósporas).

b) Gimnospermas apresentam sementes nuas, já que não possuem flores nem frutos.

c) Dois grandes grupos de angiospermas são as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.

d) Gimnospermas e angiospermas co-evoluíram com os animais que as polinizam.

19. (UFSC) A cobertura vegetal original do estado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.

19

Texto adaptado de: ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991. p. 26. Imagem disponível em: <http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/gimnospermas.html&gt; Acesso em: 14 set. 2010.

A foto mostra e o texto cita as coníferas (araucárias), uma representante do grupo das gimnospermas. Sobre este grupo, é correto afirmar que:

I   II

0 0 – O grupo das gimnospermas é evolutivamente mais recente do que o grupo das angiospermas.

1  1 – Ao longo do processo evolutivo das plantas, as gimnospermas apresentaram uma novidade evolutiva em relação às pteridófitas: a presença de sementes.

2  2 – As araucárias são plantas monoicas, isto é, plantas que possuem em um mesmo indivíduo flores masculinas e femininas.

3  3 – O processo de polinização das gimnospermas é dependente de insetos e pássaros, os quais são atraídos pelos nectários na base de suas flores.

4  4 – As coníferas são vegetais que não atingem grandes alturas (com altura média de10 metros), com exceção das araucárias.

20. (UFTM) Duas sementes, A e B, produzidas por uma mesma espécie de planta, foram colocadas em diferentes vasos com a mesma quantidade de terra e água e submetidas à mesma condição de temperatura e pressão. A semente A tinha cinco gramas a mais que B. Os vasos foram colocados no interior de duas caixas de 40 cm de altura, totalmente vedados para impedir a entrada de luz no interior. As sementes germinaram e geraram plantas estioladas, porém uma atingiu altura maior que a outra. O esquema ilustra o resultado da experiência.

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Analisando-se o experimento descrito, pode-se concluir que o crescimento foi:

a) Maior em A porque esta planta conseguiu absorver mais gás CO2 proveniente do ar.

b) Maior em A porque esta planta tinha mais reservas nutritivas no interior do endosperma.

c) Menor em B porque esta planta não tinha nutrientes para realizar várias meioses rapidamente.

d) Menor em B porque esta planta não conseguiu realizar a quimiossíntese para gerar ATP.

e) Menor em B porque esta planta não absorveu o gás CO2 do meio e consequentemente não respirou.

21. (UNIMONTES) As briófitas compreendem os vegetais terrestres morfologicamente mais simples. Conhecidas popularmente como “musgos”, “antóceros” ou “hepáticas”, ocupam caracteristicamente ambientes úmidos, o que representa uma adaptação à ausência de:

a) Flores.

b) Clorofila b.

c) Vasos condutores.

d) Células flageladas.

22. (UNIR) Em relação às estruturas das flores, assinale a alternativa que apresenta relação incorreta entre as estruturas dadas.

a) Conjunto de pétalas → corola.

b) Conjunto de sépalas → cálice.

c) Estames → androceu.

d) Conjunto de flores → tépala.

e) Pistilo → gineceu.

23. (UFGD) Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo. Entre as plantas indicadas para esse fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas (monocotiledôneas). Indique a alternativa que apresenta uma característica que corresponde a esse grupo.

a) Folhas sem bainha.

b) Sementes com dois cotilédones.

c) Flores pentâmeras.

d) Raízes fasciculadas.

e) Folhas peninérveas.

24. (IFSC) O cladograma abaixo ilustra possíveis relações de parentesco evolutivo entre os principais componentes do Reino Plantae.

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Com base no cladograma e sobre o assunto Reino Plantae, assinale as proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 -As plantas criptógamas estão representadas no grupo B. Recebem essa denominação devido a suas estruturas produtoras de gametas serem pouco evidentes.

1  1  -As plantas angiospermas (3 e 4) são constituídas por raízes, caules, folhas, sementes, flores e frutos. As sementes são abrigadas no interior de frutos e os frutos são resultado do desenvolvimento do ovário das flores. Exemplo: sequóias, laranjeira e feijão.

2  2  -O número 1 representa plantas que apresentam pequeno porte devido à ausência de vasos condutores de seiva. Seus representantes habitam ambientes úmidos, pois a água é essencial para fecundação de seus gametas.

3  3 -As samambaias, avencas e pinheiros correspondem ao grupo das Gimnospermas (3). A fecundação depende da presença de água e seus representantes possuem sementes que protegem o embrião contra a desidratação e armazenam nutrientes para o desenvolvimento.

4  4 -As plantas fanerógamas (3 e 4) somadas às plantas pteridófitas (2) formam o grupo das plantas traqueófitas ou vasculares (C), pois todas possuem vasos condutores de seiva.

25. (FATEC) Alguns estudantes fizeram as seguintes observações sobre as características de um grupo de plantas:

I. Apresentam tecidos especializados para o transporte da seiva.

II. Possuem frutos e sementes.

III. Formam tubo polínico para a ocorrência da fecundação.

IV. Apresentam a fase esporofítica transitória.

Com relação a essas afirmações, pode-se afirmar que o pinheiro, a samambaia, o limoeiro e os musgos apresentam, respectivamente, as seguintes características:

a) III, IV, II e I.

b) I, II, III e IV.

c) II, III, IV e I.

d) III, I, II e IV.

e) I, III, IV e II.

26. (UEL) As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano, há cerca de410 a387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas.  Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.

a) Rizoma e bulbo.

b) Colmo e bulbo.

c) Estolão e rizoma.

d) Cladódio e estolão.

e) Estolão e cladódio.

27. (UNIRIO) O processo de gutação consiste na eliminação de gotículas de água por estruturas bem-definidas, os hidatódios, localizados nas bordas das folhas. Os hidatódios se assemelham aos estômatos, mas, em lugar de câmara subestomática, há um parênquima aquífero, o epitema, onde terminam os vasos lenhosos das últimas nervuras.

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Indique a melhor combinação de fatores (temperatura, umidade de ar e água do solo), para que a gutação possa ser observada pela manhã em algumas plantas.

TEMPERATURA

UMIDADE RELATIVA DO AR

SATURAÇÃO DE ÁGUA DO SOLO

a

Baixa

Alta

Saturado

b

Alta

Alta

Saturado

c

Baixa

Alta

Não saturado

d

Alta

Baixa

Não saturado

e

Baixa

Baixa

Não saturado

28. (UNIMONTES) A folha é o órgão vegetativo que apresenta grande polimorfismo e adaptações a diferentes ambientes e funções. A figura abaixo apresenta alguns tipos de folhas. Analise-a.

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Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas e assinale a alternativa incorreta.

a) A folha com ócrea tem estípula bastante desenvolvida.

b) O limbo foliar tem grande importância na taxonomia vegetal.

c) Na folha séssil, o pecíolo está ausente.

d) A folha invaginante é um tipo de folha completa.

29. (UFSC) O reino vegetal agrupa espécies com uma grande diversidade de formas, tamanhos, tipos de habitat e que apresentam variadas estratégias reprodutivas e de dispersão.  Sobre os diferentes grupos deste reino, é correto afirmar que:

I   II

0 0 – As Briófitas são plantas vasculares de pequeno porte e que realizam reprodução sexuada.

1 1 – As Angiospermas se caracterizam pela presença do fruto que se origina a partir do desenvolvimento do ovário, presente no gineceu da flor.

2  2  – O pequeno porte das Pteridófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, pois o transporte de água e de nutrientes ocorre de célula a célula por difusão.

3  3 – Os representantes mais conhecidos das Pteridófitas são as hepáticas e os musgos, e os das Briófitas são as samambaias.

4 4 – O pinheiro e a macieira são representantes das Gimnospermas e Angiospermas, respectivamente.

30. (UEL) A história da evolução das plantas está relacionada com a ocupação progressiva do ambiente terrestre e o aumento de sua independência da água para a reprodução. O aparecimento do floema e do xilema solucionou o problema do transporte de água e dos alimentos nas plantas que crescem em ambientes terrestres.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) As principais células de condução do xilema são os elementos crivados e as células companheiras, e as principais células de condução do floema são os elementos traqueais e os elementos de vasos xilemáticos.

b) O xilema, principal tecido condutor de água, também está envolvido na condução das substâncias orgânicas, na sustentação e no armazenamento de substâncias.

c) O floema, além de açúcares, transporta aminoácidos, lipídios, micronutrientes, hormônios, estímulos florais, numerosas proteínas e RNA.

d) As plantas vasculares, briófitas, gimnospermas e angiospermas possuem xilema e floema. Como exemplo, podemos citar musgos, carvalhos e pinheiros, respectivamente.

e) O floema é responsável pelo transporte da seiva bruta, das raízes até as folhas, e o xilema é responsável pelo transporte da seiva elaborada, das folhas até as raízes.

31. (UNIMONTES) A figura a abaixo ilustra uma flor completa de Angiospermas, e o quadro a seguir relaciona estrutura e função de alguns componentes. Analise-os.

31

1. Pétala Atração de agentes polinizadores
2. Pistilo Produção do grão de pólen
3. Estame Desenvolvimento do óvulo
4. Sépala Proteção

Considerando a figura, o quadro e o assunto abordado, assinale a alternativa que apresenta o número de função(ões) incorreta(s).

a) 3.

b) 1.

c) 4.

d) 2.

32. (UFTM) Analisando as características dos grupos vegetais e das fases dos ciclos reprodutivos, considere as informações seguintes:

I. Produção de grãos de pólen é posterior formação do tubo polínico.

II. Fase esporofítica duradoura e fase gametofítica reduzida.

III. Formação de um endosperma derivado de uma dupla fecundação.

IV. Animais que atuam no transporte do pólen entre diversas flores.

Pode-se afirmar corretamente que

a) I e III ocorrem nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

b) II e IV ocorrem nas gimnospermas e angiospermas.

c) II ocorre nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

d) III ocorre nas gimnospermas e angiospermas.

e) I e IV são exclusivas de angiospermas.

33. (UFES)

PÁTRIA

[…]

Lá vem uma barquinha cheiinha de índios

Outra de degredados

Outra de pau de tinta

Até que o mar inteiro

Se coalhou de transatlânticos

E as barquinha ficaram

Jogando prenda coa raça misturada

No litoral azul de meu Brasil

(ANDRADE, Oswald de. Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 1991, PP.32-33.)

O texto acima faz referência a “pau de tinta”, conhecido também como pau-brasil. O pau-brasil é uma dicotiledônea que possui como característica:

a) Estrutura trímera em suas flores.

b) Esporófitos pouco duradouros e dependentes do gametófito.

c) Caule com crescimento em espessura devido à existência do câmbio.

d) Produção de esporos organizada em estróbilos, com ciclo haplobionte haplonte.

e) Raízes organizadas em “cabeleira”, pois seus ramos radiculares são equivalentes, não tendo eixo principal.

34. (UNIMONTES) A reprodução sexuada é, sem dúvida, o método mais importante pelo qual os organismos eucariotos aumentam a variabilidade em sua descendência. Assim, as plantas desenvolveram mecanismos que impedem a autofecundação. Assinale a alternativa que representa um desses mecanismos.

a) Dimorfismo sexual entre as espécies.

b) Amadurecimento do pólen e estigma de uma flor em épocas diferentes.

c) Flores masculinas e femininas numa mesma árvore.

d) Flores com estiletes e anteras do mesmo tamanho.

35. (UFVJM) Observe esquema abaixo e assinale a alternativa incorreta.

35

a) I representa a epiderme, com função de revestimento e proteção.

b) II representa parênquima paliçádico, cuja função é realizar biossíntese de compostos orgânicos.

c) III representa parênquima lacunoso, cuja função é armazenar nutrientes.

d) IV representa uma estrutura com função de trocas gasosas.

36. (UFC) A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.

a) Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar.

b) Aumento da concentração osmótica no interior dos vasos xilemáticos da raiz, entrada de água por osmose, impulsão da seiva para cima.

c) Semelhança dos vasos do xilema a tubos de diâmetro microscópico, propriedades de adesão e coesão das moléculas de água, ocorrência do fenômeno da capilaridade.

d) Permeabilidade seletiva das células do córtex da raiz, presença da endoderme com as estrias de Caspary, transporte ascendente da seiva bruta.

e) Produção de carboidratos nas folhas, aumento da concentração osmótica nesses órgãos, ascensão da seiva bruta, por osmose e capilaridade, nos vasos do xilema.

37. (UEPB) Leia o poema abaixo de J. G. de Araújo Jorge, que está no livro Espera…, 1960).

“Rosa… Espinho…”

Pago a impaciência

desta paixão ansiosa

por te querer

em meu caminho…

Quis colher a rosa,

 Feriu-me o espinho

Analisando o verso em destaque, do ponto de vista biológico, podemos afirmar que:

a) Está correto, pois os espinhos são folhas modificadas que, além da função de proteção, também evitam a perda de água por transpiração.

b) Está correto, pois a roseira apresenta espinhos como elementos de defesa contra predadores.

c) Está incorreto, pois a roseira apresenta acúleos, que são projeções epidérmicas, pontiagudas, resistentes, facilmente destacáveis e com função de proteção.

d) Está incorreto, pois a roseira apresenta tricomas, que são projeções da epiderme caulinar, com função protetora.

e) Está correto, pois os espinhos são modificações da epiderme foliar, pontiagudas, resistentes, com função de proteção.

38. (UFJF)A existência de diferentes estratégias reprodutivas é uma das explicações para o sucesso das plantas na colonização dos mais variados ambientes. Assinale a alternativa em que todas as estruturas apresentadas possam ser usadas na reprodução vegetativa.

a) Tubérculo, tubo polínico e estolhos.

b) Estolhos, grãos de pólen e rizomas.

c) Tubérculo, oosfera e rizomas.

d) Frutos, folhas e oosfera.

e) Folhas, tubérculos e gemas.

39. (UFMS) Alguns estudantes realizaram um experimento para testar o sistema reprodutivo de determinada espécie vegetal, que possui flores hermafroditas. Com essa finalidade, eles procederam da seguinte maneira: para cada tratamento foram utilizadas 500 flores. No tratamento I, as flores foram usadas como testemunhas, não recebendo nenhuma intervenção por parte dos estudantes; no tratamento II, as flores foram polinizadas manualmente com pólen proveniente da mesma flor (autopolinização) e protegidas posteriormente; no tratamento III, as flores foram inicialmente emasculadas (remoção das anteras), polinizadas com o pólen proveniente de flores diferentes da mesma espécie e, posteriormente, protegidas; no tratamento IV, as flores foram emasculadas (remoção das anteras) e, posteriormente, protegidas, evitando-se assim o processo de polinização. Os resultados obtidos podem ser visualizados no gráfico abaixo:

39

Analisando-se o gráfico, é correto afirmar:

I   II

0  0 – A planta possui mecanismo que impede a autofecundação.

1  1 – A planta possui mecanismo que impede a polinização cruzada.

2  2 – A planta não apresenta frutos partenocárpicos.

3 3 – O sucesso reprodutivo é maior nas plantas com polinização cruzada em relação à autopolinização.

4 4 – As plantas reproduzem-se tanto através da polinização cruzada como por autofecundação.

40. (UFPI) As plantas são grupos basicamente terrestres, que conseguiram um número de características especializadas em virtude de sua adaptação à sua vida na Terra. Essas características são mais bem desenvolvidas entre as plantas vasculares, o grupo dominante. Sobre esse grupo de plantas, assinale somente a alternativa que contempla a afirmativa correta.

a) Presença de uma cutícula cerosa, com aberturas especializadas, representadas pelos ostíolos dos estômatos.

b) Presença de um eficiente sistema de condução, no qual o xilema transporta os produtos da fotossíntese para toda a planta e o floema, água e sais minerais.

c) O crescimento em espessura, resultante da atividade cambial presente em todas as angiospermas, é capaz de adicionar células indefinidas ao corpo da planta.

d) O gametófito (n), no seu ciclo reprodutivo, constitui a fase mais desenvolvida, representada pela planta completa, e o esporófito (n) constitui a fase menos desenvolvida, representada pelo tubo polínico e saco embrionário.

e) O gametófito, nessas plantas, nutre o esporófito, que depende nutricionalmente dele para o seu desenvolvimento.

41. (PUC-CAMPINAS) Num terreno úmido situado ao lado de uma plantação de tomate cresceram musgos e samambaias. Considerando-se os ciclos de vida desses dois tipos de vegetais, pode-se afirmar corretamente que:

a) Os esporos do musgo e da samambaia são transportados por correntes de ar, germinando somente se caírem no solo seco.

b) O esporófito do musgo, bem como o da samambaia, é capaz de realizar fotossíntese e de absorver nutrientes do solo.

c) O gametófito do musgo e o da samambaia têm tamanho muito pequeno e dão origem a um esporófito grande e rico em clorofila.

d) A fecundação do musgo necessita de água para o encontro dos gametas, ao passo que na samambaia o encontro entre os gametas ocorre por meio de correntes de ar.

e) O esporófito do musgo é nutrido pelo gametófito, enquanto que, na samambaia, o esporófito realiza fotossíntese e absorve nutrientes do solo.

42. (UEPB) No esquema abaixo, os segmentos delimitados por letras indicam processos fisiológicos das angiospermas. Identifique-os, de acordo com a figura ao abaixo.

42

A → B

B → C

C → D

C → E

a

Absorção Condução de seiva elaborada Condução de seiva bruta Transpiração

b

Absorção Condução de seiva bruta Transpiração Condução de seiva elaborada

c

Transpiração Condução de seiva bruta Condução de seiva elaborada Absorção

d

Absorção Condução de seiva bruta Condução de seiva elaborada Transpiração

e

Condução de seiva bruta Condução de seiva elaborada Transpiração Absorção
43. (UNESP) Um rapaz apaixonado desenhou no tronco de um abacateiro, a 1,5 metros do chão, um coração com o nome de sua amada. Muitos anos depois, voltou ao local e encontrou o mesmo abacateiro, agora com o dobro de altura. Procurou pelo desenho que havia feito e verificou que ele se encontrava:

a) Praticamente à mesma altura e mantinha o mesmo tamanho e proporções de anos atrás.

b) A cerca de 3 metros do chão e mantinha o mesmo tamanho e proporções de anos atrás.

c) A cerca de 3 metros do chão e mantinha as mesmas proporções, mas tinha o dobro do tamanho que tinha anos atrás.

d) A cerca de 3 metros do chão e não tinha as mesmas proporções de anos atrás: estava bem mais comprido que largo.

e) Praticamente à mesma altura, mas não tinha as mesmas proporções de anos atrás: estava bem mais largo que comprido.

44. (FUVEST)A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:

FOLHA

RAIZ SUBTERRÂNEA

a

Glicose é produzida, mas não é consumida. Glicose é armazenada, mas não é consumida.

b

Glicose é produzida e consumida. Glicose é consumida e armazenada.

c

Água é consumida, mas não é armazenada. Água é armazenada, mas não é consumida.

d

Água é consumida, e glicose é produzida. Glicose é armazenada, mas não é consumida.

e

Glicose é produzida, mas não é consumida. Água é consumida e armazenada.

45. (PUC-CAMPINAS) Considere a frase abaixo.

Na cana-de-açúcar, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se com I e o outro com II.

Para que essa frase seja corretamente completada, I e II devem ser substituídos por:

a) A oosfera e os núcleos polares.

b) A oosfera e as sinérgides.

c) A oosfera e as antípodas.

d) As sinérgides e as antípodas.

e) As sinérgides e os núcleos polares.

46. (UFAL) Trocas gasosas entre as folhas e o meio ambiente; eliminação de água na forma líquida (gutação) e trocas gasosas nos caules, são fenômenos que ocorrem em diferentes vegetais. Eles são possibilitados pela presença de, respectivamente:

a) Estômatos, hidatódios e traqueídes.

b) Tricomas, lenticelas e hidatódios.

c) Estômatos, hidatódios e lenticelas.

d) Lenticelas, traqueídes e acúleos.

e) Vasos crivados, hidatódios e traqueídes.

47.  (PUC-MG) Os caules apresentam características específicas de cada grupo de plantas.

47

Sobre as figuras apresentadas, é correto afirmar, exceto:

a) 3 é caule de monocotiledônea, que não apresenta câmbio com crescimento secundário em espessura e nem delimitação clara entre córtex e cilindro central.

b) 4 é caule de dicotiledônea apresentando feixes vasculares líbero-lenhosos e há, nesse grupo de plantas, crescimento secundário em espessura.

c) Em 2 encontra-se semente com cotilédones triploides e endosperma bem desenvolvido.

d) A semente representada em 1 apresenta reservas nutritivas no endosperma bem desenvolvido e cotilédone reduzido.

48. (FGV-SP) O gráfico apresenta a taxa de transpiração de uma planta ao longo de certo período de tempo.

48

Pode-se afirmar que, nessa planta, no intervalo

a) A-B, os estômatos estão se abrindo.

b) A-B, a transpiração é apenas estomática.

c) A-B, a transpiração é estomática e cuticular.

d) B-C, os estômatos estão se fechando.

e) B-C, a transpiração é apenas estomática.

49. (UEM) Considere uma samambaia, uma araucária como o pinheiro-do-Paraná e uma planta de feijão e assinale o que for correto.

I   II

0  0 – A primeira pertence ao grupo das plantas avasculares.

1  1 – As estruturas relacionadas com a reprodução sexuada na araucária são denominadas de estróbilos.

2  2 – No ciclo de vida da samambaia, a fase mais desenvolvida e predominante é representada pelo gametófito.

3  3 – O feijão pertence ao grupo das angiospermas.

4  4 – Nas plantas de feijão, a semente corresponde ao óvulo fecundado e desenvolvido.

50. (UEPB) Alguns seres vivos apresentam nutrição mixotrófica, ou seja, realizam nutrição autotrófica e heterotrófica. Tal fato observa-se, por exemplo, na Euglena e nas plantas “carnívoras”. Essas plantas, além de realizarem a fotossíntese, nutrem-se de pequenos animais como insetos ou invertebrados microscópicos da água. A explicação se deve ao fato de:

a) Apresentarem um sistema radicular rudimentar, necessitando de um complemento alimentar.

b) Apesar de viverem em ambientes pobres em nutrientes e realizarem a fotossíntese, as plantas “carnívoras” não conseguem metabolizar o que apreendem.

c) Viverem em ambientes pobres em nitratos (sais minerais) que servem de fonte de nitrogênio para a fabricação de aminoácidos e substâncias orgânicas nitrogenadas em geral.

d) Apresentarem alta taxa metabólica, mesmo vivendo em ambientes ricos em matéria orgânica, necessitando de um complemento alimentar.

e) Viverem em ambientes pobres em matéria orgânica, sendo esta a forma principal de obtenção dos alimentos.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

E

C

C

FVFFF

D

C

C

B

B

C

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

D

C

D

FVVVV

D

D

A

D

FVFFF

B

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

D

D

FFVFV

D

E

A

D

FVFFV

C

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

D

C

C

B

C

A

C

E

FFVVV

A

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

E

D

E

B

A

C

C

C

FVFVV

C

 

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Responses

  1. Como se faz essa questão, professor? Me ajude.

    Leia os versos de Gilberto Gil na canção Drão:

    “Drão / O nosso amor é como um grão / Uma semente de ilusão / Temque morrer pra germinar / Plantar nalgum lugar / Recussitar no chão / Nossa semeadura”

    Os versos mostram a semente de uma maneira poética. Cientificamente,por outro lado, podem ser feitas algumas considerações sobre talestrutura vegetal.
    Leia as cinco afirmativas a seguir e assinale a alternativaque apresenta todas as corretas:
    I. Todas as fanerógamas apresentam sementes.
    II. Todas as plantas traqueófitas apresentam sementes.
    III. Uma semente se origina de um óvulo fecundado, que sempre estádentro de um ovário.
    IV. Uma semente protege um embrião, que é o futuro esporófito.
    V. As gimnospermas apresentam uma maior diversidade no que dizrespeito à dispersão das sementes quando comparadas às angiospermas
    a. apenas I, III e V são corretas
    b. apenas I e IV são corretas
    c. apenas II, III e IV são corretas
    d. apenas I, III e IV são corretas
    e. apenas uma afirmativa é correta

    • Prezado Fernando
      Veja a seguir a explicação que você solicitou.
      I. As fanerógamas compreendem as gimnospermas e as angiospermas. Todas têm semente.CORRETA
      II. Traqueófitas são as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. As pteridófitas (samambaias…) não apresentam sementes.FALSA
      III. Nas gimnospermas não está dentro de ovário.FALSA
      IV. CORETA
      V. Por não possuírem flores típicas e sim estróbilos, nem frutos, a polinização das gimnospermas é feita, via de regra, pelo vento (polinização anemófila). Não apresentam, portanto, uma maior diversidade no que diz respeito a dispersão das semente.FALSA
      Resposta: b
      Um abraço
      Djalma Santos

      • Obrigado pela sua resposta e atenção que me deu. Sempre que posso visito o seu site, que por sinal é muito bom e bem elaborado. Estava fazendo um simulado e fiquei em dúvida nessa questão.
        Obrigado pelo esclarecimento. Até a próxima.

        Você é professor de Biologia há muito tempo? Se possível, gostaria de mais contatos.

  2. prezado professor estou com uma dúvida na sua questão 42 C e D não deveriam ser condução de seiva bruta e B e C condução de seiva elaborada ???????

    • Prezada Karina
      – A/B: absorção da seiva bruta feita pela raiz (região pilífera, onde se encontram os pelos absorventes).
      – B/C: condução da seiva bruta da raiz para as regiões clorofiladas, como mostra o esquema.
      – C/D: condução da seiva elaborada, produzida pela fotossíntese.
      – C/D: transpiração. Para maiores detalhes sobre transpiração ver ÓRGÃOS DE AREJAMENTO VEGETAL, matéria publicada neste blog no dia 11/09/2010.
      – ALTERNATIVA D.
      – Observe que a alternativa C (INCORRETA), indica A/B como transpiração e C/D como absorção. Ambas as indicações não corretas.
      Um abraço
      Djalma Santos


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