Publicado por: Djalma Santos | 23 de novembro de 2011

Testes de fisiologia (3/5)

01. (UNIMONTES) O corpo humano é constituído por diversas partes inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. A figura a seguir exemplifica uma dessas relações. Analise-a. De acordo com a figura apresentada, assinale a alternativa diretamente relacionada ao sistema evidenciado nessa figura.

01

a) Obtenção e absorção de nutrientes.

b) Trocas gasosas com o meio ambiente.

c) Comunicação de todas as partes do corpo humano.

d) Percepção de variações do meio interno e externo.

02. (COVEST) Os animais desenvolveram, ao longo da evolução, uma série de adaptações ecológicas para resistir às variações de temperatura nas diferentes regiões do planeta. Sobre este tema, analise o que se considera a seguir.

I   II

0 0 – Animais pecilotérmicos, como alguns lagartos, desenvolveram um mecanismo de adaptação à temperatura, que consiste em expor a cabeça ao sol a fim de esquentar o sangue e aquecer o corpo o suficiente para entrar em atividade.

1 1 – Animais homeotérmicos respondem metabolicamente às baixas temperaturas, consumindo uma quantidade maior de alimentos ricos em carboidratos e lipídios.

2  2 – Para tolerar temperaturas elevadas, cobras que vivem em regiões desérticas se movimentam encostando somente parte do corpo na areia quente, enquanto ratos silvestres se escondem em tocas.

3  3 – A fim de tolerar baixas temperaturas, os ursos polares acumulam carboidratos como reserva energética para depois hibernar por até um ano, enquanto que algumas aves migram para regiões mais quentes.

4  4 – Para diminuir a temperatura corporal, alguns animais se adaptaram evolutivamente reduzindo a pelagem e, assim, retendo menos calor; outros, aumentaram as taxas de evaporação de água.

03. (UFU) A base para toda atividade física é a contração muscular. Sem ela, os movimentos inexistem. Observa-se que o íon Ca++ é de fundamental importância nas contrações musculares. Sobre a ação deste íon na contração muscular, a regulação de sua quantidade no sangue, os hormônios que fazem tal regulação e sua carência, assinale a alternativa correta.

a) A partir da sinapse neuromuscular, o impulso nervoso propaga-se pela membrana da fibra muscular e daí para o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado. O cálcio, então, migra para a sinapse, agindo como neurotransmissor, permitindo que um novo impulso no nervo seja conduzido ao ventre muscular, originando nova contração. Cessadas as contrações musculares, o cálcio é reabsorvido pelos rins e integralmente eliminado pela urina.

b) O paratormônio é produzido pelas paratireoides e é o responsável por retirar o cálcio dos ossos e lançá-lo no sangue quando sua concentração está baixa. O excesso deste hormônio pode causar fragilidade dos ossos e cálculos renais.

c) Durante a atividade física, como a contração muscular está sendo mais exigida, muito cálcio é retirado dos ossos, para que seja utilizado na ação da musculatura. Desta forma, o excesso de atividade física resulta em enfraquecimento dos ossos, pois a calcitonina estará retirando muito cálcio de sua reserva, para conduzi-lo à ação praticada durante a atividade física.

d) Quando existe grande quantidade de hormônios que regulam a taxa do cálcio no sangue, este íon sempre será retirado em excesso. Tanto o excesso quanto a falta de cálcio, ofertado para a contração muscular, resultará num quadro clínico conhecido como tetania, que é o relaxamento de todos os músculos do corpo num mesmo momento.

04. (UECE) “Sorvete, abanador, ar-condicionado no volume máximo. Ainda assim, parece que nada diminui a sensação de desconforto provocada pela onda de calor em Fortaleza. O ano de 2010 começou quente e deverá permanecer assim por algum tempo. A temperatura média dos primeiros 26 dias do ano chegou 28,6 graus. O resultado é 1,3º maior que a média histórica de janeiro (27,3º). Há cinco anos, a cidade não registrava um calor tão intenso. A afirmação é do doutorem Ciências Atmosféricas e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Alexandre Costa.”

(Disponível em: http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/948944.html.)

O texto retrata uma realidade bastante conhecida por nós: temperaturas ambientais muito elevadas responsáveis pelo aumento da temperatura corporal. Animais homeotérmicos mantêm a temperatura corporal constante independentemente da variação de temperatura ambiental. Marque a alternativa que contém somente reações termorreguladoras em humanos.

a) Constrição de veias e aumento da sudorese.

b) Constrição das arteríolas da pele e surgimento de tremores.

c) Aumento do fluxo sanguíneo para a pele, tornando-a aquecida, e aumento da sudorese.

d) Aumento da produção de urina e insônia, o que leva a impaciência nos dias mais quentes.

05. (UNIMONTES) Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Frequentemente, o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. As afirmativas abaixo se referem à atuação conjunta desses dois sistemas. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

a) O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo.

b) O hipotálamo é encontrado acima da hipófise e exerce controle sobre ela.

c) O sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.

d) A hipófise estimula o hipotálamo a liberar hormônios gonadotróficos.

06. (MACK) O aumento da perda de água por transpiração tem como principal consequência:

a) O aumento da produção de ADH, visando diminuir a produção de urina.

b) O aumento da produção de células sanguíneas, visando provocar aumento de pressão arterial.

c) A diminuição da frequência respiratória, visando diminuir a perda de água na respiração.

d) O aumento da reabsorção de água pelo intestino.

e) A diminuição da velocidade dos movimentos peristálticos.

07. (UEPA) As cianobactérias despertam interesse quanto à produção de toxinas que podem se acumular em moluscos comestíveis que, quando consumidos, causam sérios problemas à saúde. A ação dessas toxinas compromete a circulação de sangue no fígado resultando em hemorragias. Também a citotoxina das cianobactérias pode afetar os rins e o fígado de mamíferos.

(Fonte: Scientific American Brasil – Oceanos: Origens, transformações e o futuro nº 4, 2009–modificado)

Analise cada palavra destacada no texto acima procurando relacioná-la a uma das afirmativas abaixo. Identifique as corretas.

I. O sangue venoso vem da cabeça e do corpo para o coração pelos dois pares de veias pulmonares, que chegam ao átrio direito.

II. Armazena e metaboliza glicose atua na emulsificação de gorduras do processo da digestão secretando a bile como produto final.

III. Possui uma cápsula fibrosa, que protege o córtex e a medula e suas unidades excretoras, os néfrons, estão localizados na região renal.

IV. É considerada a maior glândula do corpo humano, constituída por células denominadas hepatócitos.

A alternativa que só contém afirmativas corretas é a:

a) I e II.

b) I e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

08. (PUC-RIO) Indique a afirmativa que mostra a adaptação de cada animal e sua respectiva função.

a) A pela fina e úmida dos répteis facilita a sua respiração cutânea.

b) As escamas dos anfíbios ajudam a manter a sua temperatura corporal estável.

c) As penas das aves ajudam a manter a sua homeotermia.

d) A placenta permite o desenvolvimento externo do ovo.

e) A bexiga natatória auxilia na regulação da temperatura corporal dos peixes.

09. (UNEMAT)

EM UMA LOJA DE ANIMAIS ESTAVA EXPOSTA UMA PLACA COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Vende-se animais vertebrados, de pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina. São pecilotérmicos e dependem da água para sua reprodução. Têm fecundação externa e desenvolvimento indireto. As larvas respiram por meio de brânquias e os adultos realizam trocas gasosas por meio de pulmões rudimentares dotados de pequena superfície, e através da pele. O coração apresenta 3 câmaras, sendo 2 átrios e 1 ventrículo. A circulação sanguínea é fechada, dupla e incompleta. – PREÇOS PROMOCIONAIS –

O texto acima se refere a que animal?

a) Peixe.

b) Rã.

c) Papagaio.

d) Cachorro.

e) Iguana.

10. (COVEST)No controle fisiológico de diferentes sistemas do organismo humano, atuam mecanismos nervosos e diferentes hormônios. Com relação a esse assunto, analise as proposições seguintes.

I   II

0  0 – No processo digestivo, a secreção de suco pancreático, estimulada pelo hormônio secretina, e a liberação de bile, estimulada pelo hormônio colecistocinina, são exemplos de retroalimentação negativa.

1  1 – São estruturas que participam do controle do mecanismo de contração das câmaras cardíacas, o nó sinoatrial (1), o feixe de His ou marcapasso cardíaco (2) e o fascículo atrioventricular (3).

10

2  2 – Em condições normais, o mecanismo regulador preponderante do ritmo respiratório é a concentração de gás carbônico no sangue. Quando a concentração de CO2 é alta, o centro respiratório envia impulsos para acelerar o ritmo respiratório.

3  3 – Na normalização dos teores de sódio no sangue, é importante o processo em que o hormônio renina, produzido pelo rim, atua sobre a substância angiotensina, convertendo-a em angiotensinogênio, que, uma vez no sangue, estimula a medula da supra-renal a produzir o hormônio aldosterona.

4  4 – Quando há uma grande ingestão de água, os centros osmorreguladores existentes no hipotálamo são excitados e aumenta muito a taxa de ADH liberado na circulação. Como consequência, aumenta a diurese.

11. (UPE) As funções vitais nos cordados evidenciam evolução e adaptações, que favorecem a sobrevivência desses animais nos diversos ecossistemas em que são encontrados. Analise as características da fisiologia animal citadas abaixo.

I. Tetrápodes, com pele ricamente queratinizada.

II. Coração com três cavidades: dois átrios e um ventrículo. Circulação dupla e incompleta. Heterotermos.

III. Excreção: rins e cloaca. O ácido úrico é a excreta nitrogenada principal.

IV. Amniotas, ovíparos e ovovivíparos.

V. Anexos embrionários: âmnio, cório, vesícula vitelínica e alantoide.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as classes animais e suas características.

a) I, III e V caracterizam aves e répteis.

b) I, II e III caracterizam anfíbios e répteis.

c) IV e V caracterizam aves e mamíferos.

d) II e IV caracterizam anfíbios e aves.

e) III e IV caracterizam anfíbios, répteis e aves.

12. (UPE)

A FESTA NO CÉU

        Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no Céu. Porém, só foram convidados os animais que voam. Um sapo resolveu que iria e se escondeu dentro da viola do urubu. Ao chegar ao céu, o urubu deixou sua viola num canto. O sapo se vendo sozinho, saltou da viola e divertiu-se.

O urubu pegou a sua viola e voou em direção à floresta. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo.

Furioso, ele virou sua viola, e o sapo despencou direto para o chão, mas não morreu.

No entanto, nas suas costas, ficou a marca da queda; uma porção de remendos. É por isso que os sapos possuem uns desenhos estranhos nas costas. É uma homenagem de Deus a este sapinho atrevido, mas de bom coração.

Adaptado de Contos tradicionais do Brasil.

        Anfíbios e aves já foram tema de lendas, músicas e histórias. Sobre esses vertebrados, analise as proposições e conclua.

I   II

0  0 – Os anfíbios apresentam pele úmida, intensamente vascularizada e rica em queratina.

1  1 – As aves apresentam ossos pneumáticos que aumentam a capacidade de voo devido à diminuição do peso corporal.

2  2 – Anfíbios e aves possuem coração com três câmaras; a circulação é fechada, dupla e completa.

3 3 – Ambos são animais homeotermos e possuem sistema digestório completo, com boca destituída de dentes.

4  4 – A fecundação é externa, e o desenvolvimento é indireto nos anfíbios, enquanto, nas aves, a fecundação é interna, sem larvas.

13. (UFAL)O corpo humano desenvolve uma série de processos simultaneamente que se articulam, na maioria das vezes, de forma equilibrada. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo:

a) As artérias pulmonares recebem sangue venoso dos órgãos e tecidos e as veias pulmonares bombeiam sangue para todo o corpo humano.

b) Os pulmões são irrigados por vasos sanguíneos que captam oxigênio atmosférico através dos alvéolos e o transportam associado à hemoglobina presente nas hemácias para todos os tecidos.

c) O sistema nervoso periférico (SNP) controla os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.

d) O exercício aumenta os batimentos cardíacos e movimentos respiratórios, consumindo energia e induzindo a fome. Essa condição estimula o pâncreas a produzir glucagon que promoverá a quebra de triglicerídeos, disponibilizando mais energia ao organismo.

e) O alimento ingerido sofre digestão pela amilase salivar no intestino delgado e é conduzido ao intestino grosso, por movimentos peristálticos controlados pelo sistema nervoso periférico.

14. (MACK) Suponha que uma pessoa, que morava no litoral, se mude para uma cidade situada a 2 000 m de altitude. Depois de algum tempo de adaptação, seu organismo apresenta alterações fisiológicas. Dentre essas alterações podemos, corretamente, citar:

a) O aumento da quantidade de hemácias no sangue.

b) A diminuição da frequência respiratória.

c) A diminuição da pressão arterial.

d) A diminuição na taxa de filtração renal.

e) O aumento da permeabilidade dos capilares para facilitar absorção de oxigênio.

15. (UPE) Considere o gráfico abaixo sobre a variação da concentração de anticorpos presentes no plasma, ao longo de 60 dias, em resposta à introdução de antígenos no organismo de um mesmo indivíduo.

15

Em relação às respostas imunológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Na resposta imunológica primária, o tempo para produção de anticorpos é maior que na resposta secundária. A primeira corresponde à imunização passiva, e a segunda, à imunização ativa.

II. Na primeira inoculação, os antígenos são fagocitados pelos linfócitos T auxiliadores. Estes passam a “informação” para os linfócitos T citotóxicos, produtores de anticorpos.

III. A resposta secundária está relacionada com memória imunológica, por isso é mais rápido o aumento da concentração de anticorpos.

IV. Os anticorpos produzidos são específicos para cada tipo de antígeno e são denominados genericamente imunoglobulinas (Ig). As IgG são imunoglobulinas que passam para o feto, via placentária.

V. A primeira inoculação corresponde à administração de vacina, com resposta lenta, mas de duradoura eficiência, e a segunda inoculação corresponde à administração de soro, com resposta imediata, porém de pouca duração.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas I, II e V estão corretas.

c) Apenas III e IV estão corretas.

d) Apenas IV e V estão corretas.

e) Apenas a V está correta.

16. (MACK) Assinale a alternativa correta a respeito das estruturas A e B do esquema abaixo.

16

a) Todos os hormônios secretados por B são produzidos em A.

b) A diabetes insípida é causada por uma disfunção de A.

c) B é responsável pela regulação do funcionamento do pâncreas.

d) A produz a prolactina, hormônio responsável pela produção de leite.

e) B indica o hipotálamo.

17. (UFPB) Considerando-se as características gerais dos animais vertebrados, é correto afirmar:

a) As aves apresentam circulação dupla incompleta ou completa.

b) Os répteis apresentam rins funcionais do tipo metanefro que excretam principalmente amônia.

c) Os anfíbios apresentam respiração branquial.

d) Os mamíferos são placentários em sua maioria, embora existam representantes anamniotas.

e) Os mamíferos e as aves apresentam desenvolvimento do tipo vivíparo.

18. (UFERS) Responda esta questão considerando três dos principais sistemas dos mamíferos.

I. Sistema Circulatório.

II. Sistema Linfático.

III. Sistema Tegumentar.

Ajudam a regular a temperatura corporal:

a) Apenas o I e o II.

b) Apenas o I e o III.

c) Apenas o II e o III.

d) O I, o II e o III.

19. (UFSM) A origem dos animais vertebrados é tão antiga quanto a dos combustíveis fósseis. Talvez o mais preocupante nessa relação animal/combustível seja a poluição ambiental e a consequente perda da biodiversidade. Sobre as classes de vertebrados, assinale a alternativa correta.

a) Peixes e anfíbios são vertebrados ectotérmicos; répteis, aves e mamíferos são endotérmicos.

b) Por serem grupos cujos hábitos estão relacionados com corpos d’água, indivíduos adultos de peixes e de anfíbios têm brânquias, os seus principais mecanismos para respiração.

c) A substância nitrogenada excretada pela maioria dos peixes é a amônia; aves excretam ácido úrico; mamíferos excretam ureia.

d) Os anexos embrionários, como o córion e o alantoide, são estruturas reprodutivas apenas presentes em répteis e aves, pois mamíferos já apresentam placenta.

e) Mamíferos, como os morcegos, apresentam sacos aéreos, que são estruturas corporais internas que auxiliam no vôo, diminuindo o peso corporal.

20. (UEM) Considerando os processos fisiológicos dos animais, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Os sucos digestivos que participam da digestão são basicamente enzimas, produzidas pelas paredes do tubo digestório ou por glândulas especiais associadas ao sistema digestório.

1  1 – Nos artrópodes, o exoesqueleto, que é constituído principalmente pelo polissacarídeo quitina, envolve totalmente o corpo do animal e o crescimento só ocorre por meio de muda.

2  2 – Na respiração humana, o O2 difunde-se dos tecidos para o sangue, e parte dele une-se à hemoglobina livre, formando um composto, também instável, denominado carboemoglobina.

3  3 – Nos mamíferos prototérios, a placenta propicia que o embrião receba nutrientes e oxigênio da mãe e que passe para o corpo materno os resíduos de seu metabolismo.

4  4 – No organismo humano, a desaminação de aminoácidos ocorre principalmente no fígado, onde os grupos amina são utilizados na produção da ureia.

21. (UNCISAL) Um rapaz estava atrasado para realizar a prova do vestibular da UNCISAL. Para não perder a prova, ele correu muito até chegar ao portão do prédio onde iria realizar a prova. Ao entrar no prédio, estava ofegante e com os batimentos cardíacos acelerados. Essas alterações no corpo são controladas involuntariamente pelo:

a) Fígado.

b) Hipotálamo.

c) Cérebro.

d) Bulbo.

e) Pâncreas.

22. (UPE) Assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

Há algum motivo para o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, comer bananas durante intervalos de partidas de tênis. Leia o seguinte texto.

Comer bananas é bom para evitar câimbras?

[…] câimbras são contrações dos músculos do nosso corpo que acontecem de forma involuntária, intensa e contínua, causando dor no músculo afetado, geralmente nos músculos inferiores. As causas das câimbras são muitas, dentre elas, podemos citar a falta de alongamento antes dos exercícios, interrupção de fluxo sanguíneo, falta de potássio, sódio, cálcio, água […] A banana é uma fruta rica em potássio e fonte de carboidratos, principais fornecedores de energia para o corpo […].

Fonte: Ciência por trás dos fatos. Uzunian e Birner. V.U. 3 ed. Harbra. p.797.

I    II

0  0 – Exercícios  físicos  extenuantes  esgotam  a  fonte  de oxigênio  para  a atividade aeróbica do músculo; assim, a célula passa a realizar fermentação láctica, gerando dores e fadiga muscular.

1  1 – Potássio é um importante  micronutriente encontrado nas verduras, frutos do mar e leguminosas. Participa do mecanismo da contração muscular, da regulação do equilíbrio hídrico e da manutenção do esmalte dos dentes.

2  2 – Nos músculos esqueléticos, as reservas de ATP e de fosfocreatina constituem um suprimento imediato de energia para a contração muscular, ou seja, a sua utilização não depende da respiração, é anaeróbica.

3  3 – Os íons cálcio são essenciais à contração muscular, pois promovem a ligação dos miofilamentos de actina com os de miosina. Na fibra muscular lisa e na muscular estriada esquelética, ficam armazenados em cisternas do retículo sarcoplasmático granular.

4   4 – Carboidratos são moléculas orgânicas constituídas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estão presentes no mel como glicose, na cana-de-açúcar como sacarose e em frutos adocicados, como a banana na forma de frutose.

23. (FATEC) A nova Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de0,2 gramade álcool por litro de sangue pagarão multa, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido. Para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lei_seca/index.shtml. Acessado em: 25/agosto/2008)

Sobre os efeitos do álcool no organismo assinale a alternativa correta.

a) A ingestão do álcool inibe a produção do hormônio ADH (hormônio antidiurético), o que reduz a reabsorção de água nos túbulos renais, tornando a urina mais diluída.

b) A ingestão do álcool estimula a ação do hormônio ADH (hormônio antidiurético), que atua diminuindo a permeabilidade dos túbulos renais para que a urina seja eliminada.

c) A ingestão de álcool destrói os lisossomos das células renais, provocando a liberação de enzimas no interior do citoplasma e consequentemente o aumento do volume de urina.

d) Quanto maior a ingestão de álcool, maior será a atividade muscular e maior será a degradação da glicose, implicando menor liberação de calor.

e) Quanto maior a ingestão de álcool, maior será a atividade do sistema nervoso central, acarretando as sensações de euforia e garantindo bom desempenho físico e mental.

24. (UEL) A homeostase é a capacidade do organismo de manter condições internas constantes em face de um ambiente externo variante. Todos os organismos apresentam homeostase em algum grau, embora, nas mais diferentes espécies, a ocorrência e a efetividade desse mecanismo possam variar.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas abaixo.

I. A despeito de como os organismos regulam seus ambientes internos, todos os sistemas homeostáticos exibem uma retroalimentação negativa, ou seja, quando o sistema se desvia da sua norma ou estado desejado, mecanismos de resposta interna agem para restaurá-lo.

II. A ligação do oxigênio com a hemoglobina nas células vermelhas do sangue aumenta a concentração do oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo, retardando sua difusão dos pulmões para o sistema circulatório. Nos tecidos corporais, o oxigênio é desligado da hemoglobina e se difunde para a região de baixas taxas metabólicas.

III. Produtos de rejeito nitrogenado e do metabolismo de proteínas são excretados na forma: de ureia pela maioria dos organismos aquáticos; de ácido úrico, pelos mamíferos; e de amônia pelas aves e répteis. Como a amônia se cristaliza, as aves e os répteis podem excretá-la em altas concentrações, economizando água.

IV. O equilíbrio de água nos animais aquáticos está intimamente ligado às concentrações de sais e outros solutos em seus tecidos corporais e no ambiente. Assim sendo, animais considerados hiperosmóticos em relação ao seu meio apresentam, em seus tecidos, concentrações mais altas de sais do que na água circundante.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

25. (UFG) Em uma visita à Floresta Tropical Atlântica (Rio de Janeiro, 1832), durante viagem a bordo do navio H. M. S. Beagle (1831-1837), Darwin escreveu o seguinte trecho:

Ao atravessarmos a floresta, tudo estava imóvel, com exceção das borboletas grandes e brilhantes que esvoaçavam preguiçosamente de um lado para outro.

O sucesso desses invertebrados no ambiente terrestre deve-se à presença de:

a) Órgãos sexuais, que permitem a fecundação externa e o desenvolvimento direto.

b) Glândulas antenais, que permitem parte da excreção de amônia.

c) Aparelho circulatório fechado, que possibilita uma troca mais eficiente de nutrientes entre os tecidos.

d) Pulmões, que permitem a troca gasosa em uma maior superfície de contato.

e) Aparelho bucal diversificado e asas, que aumentam a dispersão e a chance de conseguir alimento.

26. (CEDERJ) A atuação do fígado vai muito além da produção de bile na digestão. Na realidade, o fígado é um complexo laboratório químico que desempenha diversas funções vitais ao organismo. Uma dessas funções é:

a) Remover substâncias tóxicas do sangue como álcool e drogas, transformando-as em produtos menos tóxicos.

b) Produzir glóbulos brancos que atuam na defesa do organismo através da fagocitose e da produção de anticorpos.

c) Fabricar insulina, hormônio que facilita a entrada da glicose que está no sangue nas várias células do corpo.

d) Armazenar as vitaminas A, C e E, proteínas e lipídeos para o organismo utilizar quando for necessário.

e) Transformar enzimas digestivas em enzimas respiratórias que possam atuar nas mitocôndrias no processo da respiração aeróbica.

27. (UFF)Os sais minerais são de importância vital para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos, sendo necessária a reposição da concentração de cada íon para que seja mantida a homeostasia do organismo. O gráfico e a tabela abaixo mostram a concentração e algumas atividades biológicas de três íons em seres humanos.

27

Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são, respectivamente:

a) Ca++, Na+ e K+.

b) Na+, K+ e Ca++.

c) K+, Ca++ e Na+.

d) K+, Na+ e Ca++.

e) Na+, Ca++ e K+.

28. (UNIFESP) A figura abaixo mostra o comportamento de um lagarto em diferentes períodos do dia.

28

(Hickman et al. 2004, Princípios integrados de Zoologia. Modificado.)

Tal comportamento encontra-se relacionado diretamente com a:

a) Regulação térmica do animal, pois seu metabolismo celular não é capaz de produzir qualquer tipo de calor.

b) Regulação térmica do animal, pois seu corpo necessita manter temperaturas adequadas ao metabolismo.

c) Respiração, pois ela ocorre tanto por meio de pulmões como também por meio da pele.

d) Respiração, pois o ar que chega aos seus pulmões deve conter certa porcentagem de umidade para as trocas alveolares.

e) Regulação térmica e com a respiração, pois o animal não é capaz de produzir seu próprio calor e respira por meio de pulmões e da pele.

29. (PUC-SP) Analise os trechos abaixo, indicados por I e II:

I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz.

II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo, de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração.

Com relação aos trechos, é correto afirmar que:

a) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas à pequena circulação.

b) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação.

c) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação.

d) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido em órgãos da planta, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.

e) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.

30. (UEM) Com relação à morfologia e à fisiologia dos vertebrados, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – A digestão é sempre extracelular e o sistema digestório apresenta ânus ou cloaca.

1  1 – Produzem amônia que, no fígado, pode ser transformada em ureia ou em ácido úrico.

2  2 – Aves e mamíferos apresentam coração com quatro câmaras distintas e circulação dupla e completa.

3  3 – Os pulmões são estruturas típicas de respiração aérea, portanto não estão presentes nas tartarugas, nos golfinhos, nas baleias e nos peixes-boi.

4  4 – O encéfalo, que constitui o grande centro de comando do corpo, tem origem no tubo neural.

31. (UFERSA) Responda esta questão considerando três dos principais sistemas dos mamíferos.

I. Sistema Circulatório.

II. Sistema Linfático.

III. Sistema Tegumentar.

Protegem contra os organismos invasores:

a) Apenas o I e o II.

b) Apenas o I e o III.

c) Apenas o II e o III.

d) O I, o II e o III.

32. (UFU) Sabe-se que a atividade física é algo de muita importância para a saúde física e mental. Durante a realização desta saudável prática, vários sistemas do corpo humano são utilizados. Sobre esses sistemas e suas inter-relações, leia as afirmativas abaixo.

I   II

0  0 – Quando nos exercitamos, as células musculares passam a respirar mais, buscando obter mais energia para seu trabalho adicional.

1  1 – O aumento da respiração celular leva à liberação de mais gás carbônico pelas células, o que eleva a concentração desse gás no sangue. Como resultado dessa elevação, o sangue torna-se mais ácido.

2  2 – O aumento de acidez no sangue, devido à elevação da concentração de gás carbônico, estimula os centros respiratórios encefálicos localizados no bulbo (medula oblonga) a orientarem o aumento da frequência respiratória, objetivando a obtenção de mais oxigênio.

3  3 – Para que o oxigênio inspirado seja conduzido às células musculares que dele necessitam, tem-se uma aceleração do coração (taquicardia). Assim, o sangue circula mais rápido, levando com maior rapidez o oxigênio até as regiões que dele necessitam.

4  4 – Em uma situação em que o organismo está realizando atividades físicas, o controle da frequência (ritmo) respiratória e cardíaca é involuntário, e, como tal, é controlado pelo Sistema Nervoso Autônomo, cuja porção simpática leva ao aumento, e a porção parassimpática leva à redução dessas frequências.

33. (PUC-RIO)Animais de “sangue frio” não necessitam ser alimentados namesma frequência que animais de “sangue quente”, pelassuas próprias diferenças metabólicas. Além disso, animaishomeotérmicos apresentam algumas adaptações na suafisiologia que facilitam a manutenção de sua temperaturacorporal.  São elas:

a) Alto metabolismo e circulação fechada dupla.

b) Alto metabolismo e circulação fechada simples.

c) Baixo metabolismo e circulação aberta.

d) Baixo metabolismo e circulação fechada.

e) Alto metabolismo e circulação aberta.

34. (FGV) Nas prateleiras das farmácias e supermercados, encontramos várias marcas de produtos anti-perspirantes, os quais restringem a quantidade de secreção das glândulas sudoríparas na zona onde foi aplicado. Portanto, limitam a quantidade de suor na superfície da pele. Gustavo, consumidor desse tipo de produto, procurava por algo que fizesse o mesmo em todo o seu corpo, e não apenas nas axilas. Afinal, considerava o suor algo desnecessário e não higiênico.

Do ponto de vista fisiológico, pode-se dizer que o produto desejado por Gustavo não é aconselhável, pois sua consequência imediata seria:

a) Favorecer a morte das células superficiais da epiderme em razão do dessecamento decorrente da menor quantidade de suor.

b) Comprometer a nutrição das células epiteliais, uma vez que estas se mantêm com os sais minerais presentes no suor.

c) Impedir a eliminação do excesso de água do tecido subcutâneo, sobrecarregando as funções dos rins.

d) Comprometer a eliminação do calor e a consequente manutenção da temperatura da pele.

e) Favorecer o acúmulo das secreções das glândulas sebáceas sobre a epiderme, comprometendo a respiração das células desse tecido.

35. (PUC-MG) O sedentarismo é um comportamento que, associado a fatores genéticos e dietas hipercalóricas, pode contribuir para que um indivíduo se torne obeso ou se mantenha com sobrepeso. Por outro lado, a atividade física regular com exercícios aeróbicos, além dos benefícios cardiovasculares e psicológicos, favorece a perda de massa corporal e manutenção da forma.

35

As figuras acima ilustram duas atitudes físicas e sua relação com as taxas respiratórias pulmonares. A esse respeito, é correto afirmar, exceto:

a) O aumento na produção de CO2 nos tecidos contribui para a acidificação do sangue que normalmente resulta num aumento da frequência respiratória pulmonar.

b) As trocas gasosas da respiração pulmonar representam perda de massa corporal.

c) Em condições metabólicas basais, um indivíduo com hipotireoidismo apresenta normalmente menores taxas respiratórias que o mesmo indivíduo caso ele fosse normal.

d) Para manutenção da homeotermia, pode-se ter um aumento no metabolismo celular para a produção de calor, mas isso não afeta a taxa respiratória no organismo.

36. (UFAM) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. Em seguida, escolha uma das alternativas que mostre a sequência correta:

1. Células da glia e neurônios. ( ) São unidades de troca gasosa.
2. Intestino grosso. ( ) Somente os mamíferos possuem, separa a cavidade torácica da abdominal.
3. Alvéolos. ( ) Tubo em formato de U invertido sua primeira porção é chamada de ceco.
4. Diafragma. ( ) Sistema paralelo ao sistema circulatório fechado.
5. Sistema linfático. ( ) prolongamentos numerosos e longos propagando rapidamente as informações.

a) 3; 5; 2; 4; 1.

b) 1; 4; 2; 5; 3.

c) 3; 4; 2; 5; 1.

d) 3; 4; 1; 5; 2.

e) 4; 3; 5; 2; 1.

37. (PUC-RIO) O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual nãoencontramos uma função ou característica deste órgão.

a) É responsável pela detoxificação do sangue.

b) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.

c) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.

d) Está associada à reserva de glicogênio.

e) Secreta o hormônio insulina.

38. (UEM) Considerando a respiração e a circulação de mamíferos, assinale a alternativa correta.

a) O sangue que sai das brânquias é mais rico em gás oxigênio e mais pobre em gás carbônico.

b) Nos indivíduos jovens, o coração tem três câmaras, sendo um ventrículo e dois átrios.

c) A dupla circulação sanguínea ocorre após a maturação sexual.

d) Para ventilar os pulmões, são necessários dois ciclos de inspiração e dois ciclos de expiração.

e) As trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue ocorrem nos alvéolos pulmonares.

39. (PUC-RIO)Os sistemas celulares do corpo dos heterotróficos pluricelulares (animais) dispõem de dois sistemas de sinalização para integração dos sistemas corporais. São eles:

a) Sistema circulatório e respiratório.

b) Sistema circulatório e excretor.

c) Sistema nervoso e hormonal.

d) Sistema respiratório e nervoso.

e) Sistema locomotor e hormonal.

40. (PUC-RIO) Em relação à eliminação de substâncias dos organismos dos seres vivos, podemos afirmar que:

I. Os pulmões e o aparelho digestivo colaboram no processo de limpeza do organismo humano.

II. O suor, apesar de diluído, apresenta quase a mesma composição da urina.

III. A evapotranspiração das plantas contribui para a eliminação do excesso de fósforo do tecido vegetal.

IV. O suor tem importante papel na regulação térmica no organismo humano.

Assinale:

a) Se somente as alternativas I, III e IV estiverem corretas.

b) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.

c) Se somente as alternativas I, II e IV estiverem corretas.

d) Se somente as alternativas II e III estiverem corretas.

e) Se todas as alternativas estiverem corretas.

41. (UERJ) O metabolismo energético do organismo varia em função dos níveis de hormônios na circulação sanguínea. Por sua vez, a produção hormonal está relacionada com fatores como existência de doenças, escolhas alimentares e estado de atividade ou de inatividade física. O esquema abaixo mostra transformações metabólicas predominantes em determinada condição do organismo, envolvendo algumas substâncias em diferentes tecidos.

41

A condição representada pelo esquema é:

a) Repouso.

b) Diabetes melito.

c) Hiperinsulinismo.

d) Dieta hiperglicídica.

e) Diabetes insípido.

42. (UPE) Em relação ao sistema nervoso e órgãos dos sentidos, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0   0 – Os receptores olfativos estão localizados nas fossas nasais da maioria dos vertebrados. A função olfativa nos peixes é mínima, pois a região do lobo olfativo encefálico é pouco desenvolvida.

1   1 – A fosseta loreal é um órgão de visão noturna, presente nas cobras peçonhentas que caçam durante a noite. É uma estrutura de percepção de luz de baixa intensidade.

2  2 – Os cones e os bastonetes representam os dois tipos básicos de células fotossensíveis, localizadas na retina. Os cones são mais concentrados na região central da retina, na mácula lútea ou mancha amarela. Os bastonetes existem em maior quantidade na periferia da retina.

3  3 – Nas aves e nos mamíferos, o cérebro e cerebelo são bem desenvolvidos. Nas aves e baleias que migram, há orientação, tendo como referência o campo magnético da Terra.

4  4 – A audição e o equilíbrio são sentidos interligados e bem desenvolvidos nos mamíferos e aves. Nos peixes e anfíbios, a audição é pouco desenvolvida e não existe ouvido interno, mas, apenas, as membranas timpânicas. O órgão de Jacobson está relacionado com a audição bem desenvolvida dos répteis.

43. (UFERSA) Responda esta questão considerando três dos principais sistemas dos mamíferos.

I. Sistema Circulatório.

II. Sistema Linfático.

III. Sistema Tegumentar.

Em conjunto, transportam gases, nutrientes e líquidos extracelulares:

a) Apenas o I e o II.

b) Apenas o I e o III.

c) Apenas o II e o III.

d) O I, o II e o III.

44. Alimentação equilibrada, exercícios físicos frequentes e lazer são indicações para a prevenção de doenças cardiovasculares, pois durante:

a) A alimentação, os músculos do sistema digestório provocam a inatividade dos demais músculos do organismo.

b) A digestão, os músculos dilatam-se assumindo a coordenação das atividades metabólicas e motoras.

c) O lazer, os capilares sanguíneos sofrem inversão de movimento, irrigando melhor a musculatura do coração.

d) Os exercícios físicos há um trabalho maior do coração, vasos sanguíneos, sistema nervoso, pulmões e fígado.

e) Os exercícios físicos, as válvulas presentes no coração mudam o sentido do fechamento, obrigando a musculatura a se contrair mais rapidamente.

45. (UFG)                          LEIA O TEXTO A SEGUIR.

As três décadas de estudos sobre os alimentos, o metabolismo humano e a fisiologia do esporte mostram que as dietas radicais não funcionam. Na busca do corpo saudável e esbelto, a melhor dieta é a do bom senso. Uma das dietas mundialmente conhecidas proíbe o consumo de leite e derivados e limita muito o consumo de proteínas. Essas restrições levam à carência de minerais, especialmente o cálcio e ferro.

(VEJA, São Paulo, mar. 2007, n. 11, p. 62. [Adaptado]).

Um indivíduo adulto que adotou essa dieta por um período prolongado pode apresentar:

a) Hemorragia e escorbuto.

b) Cegueira noturna e xeroftalmia.

c) Beribéri e pelagra.

d) Bócio endêmico e cãibras.

e) Osteoporose e anemia.

46. (UFC) A respeito do processo de controle da temperatura corpórea nos vertebrados, é correto afirmar que:

a) Os répteis, animais ectotérmicos, mantêm sua temperatura corpórea sempre elevada devido à presença das escamas dérmicas, que funcionam como isolante térmico.

b) Os animais ectotérmicos, como as aves, dependem de uma fonte externa de calor, bem como do auxílio de penas para manter a temperatura corpórea constante.

c) A necessidade de ambientes úmidos para a sobrevivência dos anfíbios é consequência principalmente de sua ectotermia.

d) Os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corpórea constante através da produção interna de calor.

e) A endotermia e a homeotermia são características compartilhadas por mamíferos e peixes cartilaginosos.

47. (PUC-RIO) A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.

a) Quando há aumento da temperatura ambiente o indivíduo produz menor quantidade de suor e menor quantidade de urina.

b) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

c) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.

d) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e menor quantidade de urina.

e) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

48. (COVEST) Uma fibra muscular, quando estimulada, mostra, como primeira modificação marcante, um grande e rápido aumento de íons (X) no citoplasma. Esses íons (X) são também necessários para o processo de coagulação do sangue, como se mostra, comparativamente, nas reações abaixo. Analise-as.

48

Os íons (X), importantes para a efetivação dos dois processos citados, são íons de:

a) Potássio.

b) Cálcio.

c) Sódio.

d) Ferro.

e) Manganês.

49. (PUC-MG) O gráfico apresenta os resultados da medida de gás carbônico (CO2) liberado por dois diferentes animais (A e B), em função da temperatura ambiental a que foram submetidos.

49

Analisando os resultados de acordo com seus conhecimentos, assinale a afirmativa incorreta.

a) O animal B é classificado como ectotérmico, e seu metabolismo se beneficia do aumento da temperatura ambiental dentro de determinados limites.

b) O organismo do animal A trabalha para que sua temperatura corporal se mantenha a despeito da variação da temperatura ambiental.

c) O animal B aumenta a liberação de CO2 como forma de perder calor e melhor se adaptar ao aumento da temperatura.

d) Em baixas temperaturas, o animal A normalmente apresenta maior consumo de nutrientes do que o animal B.

50. (UFPB) Sobre os aspectos anatômicos e fisiológicos característicos da espécie humana, analise as proposições, a seguir, identificando as verdadeiras.

I   II

0  0 – O sangue venoso passa do átrio direito para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar.

1  1 – As etapas do processo digestivo, absorção de nutrientes e adição da bile e do suco pancreático ao suco digestivo, ocorrem no intestino delgado.

2  2 – Os hormônios tróficos, que regulam o funcionamento de várias glândulas endócrinas, são produzidos pelo hipotálamo e pela neuro-hipófise.

3 3 – O sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico são constituídos, respectivamente, pelo encéfalo e medula espinhal e pelos nervos cranianos e espinhais.

4 4 – O filtrado glomerular, no processo de filtração ocorrido no néfron, percorre sequencialmente a cápsula do glomérulo renal, o túbulo contorcido proximal, o segmento delgado e o túbulo contorcido distal.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

A

VVVFV

B

C

D

A

D

C

B

VFVFF

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

A

FVFFV

B

A

C

C

C

B

C

VVFFV

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

D

VFVFV

A

B

E

A

B

B

E

VVVFV

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

D

VVVVV

A

D

D

C

E

E

C

C

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

B

FFVVF

A

D

E

D

C

B

C

VVFVV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: