Publicado por: Djalma Santos | 9 de fevereiro de 2012

Testes de assuntos diversos (3/5)

01. (URFB) Duas proteínas do fungo Maniliophtha perniciosa que levam as plantas de cacau a sofrer necrose, morrer e adquirir o aspecto de vassouras velhas, podem se tornar novas armas contra as ervas daninhas. “As duas proteínas têm perfis semelhantes de ação e podem dar origem a herbicidas muito eficientes”, afirma um pesquisador da Unicamp. Essas moléculas são parte do “feitiço” da vassoura-de-bruxa e atacam especificamente plantas do grupo das dicotiledôneas, que acarretam grandes prejuízos econômicos aos produtores. O glifosato, o herbicida não seletivo mais utilizado no mundo, atualmente só se mostra eficiente contra monocotiledôneas. Segundo esse pesquisador, o resultado do uso intensivo dessa substância foi a seleção de ervas daninhas resistentes a ela. Assim, o controle das ervas daninhas dicotiledôneas, em geral, requer o uso de herbicidas seletivos em combinação com o glifosato. Além da resistência de algumas ervas daninhas, os resíduos da substância podem ser encontrados em colheitas e em animais usados na alimentação humana, bem como nas águas subterrâneas e até na água potável.

                                                                        (NATÉRCIA, 2008, p. 74).

Com base na análise do texto e considerando-se conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar:

I   II

0  0 – M. perniciosa, por sua relação alimentar com certas plantas, deve integrar o primeiro nível trófico na cadeia alimentar.

1  1 – O fungo da vassoura-de-bruxa apresenta a digestão extracelular como característica do reino a que pertence, segundo a classificação de Whittaker.

2 2 – A resistência ao glifosato vem sendo desenvolvida por plantas cujas sementes apresentam um único cotilédone.

3  3 – A aplicação do glifosato na forma pulverizada é um procedimento que facilita a absorção desse herbicida pelas plantas.

4  4 –  O efeito sistêmico do glifosato é condicionado a sua absorção pelo xilema que transporta a seiva elaborada nas plantas vasculares.

02. (IFBA)                                       Gordura do bem

As queimaduras são uma das principais causas externas de morte no Brasil. Em média, um milhão de casos são registrados a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Uma pesquisa brasileira promete melhorar esse cenário com um novo tratamento para queimados que usa gordura corporal do próprio paciente para cicatrizar mais rapidamente as suas feridas. Na terapia proposta, a gordura do paciente é aspirada e aplicada sobre a queimadura com uma gaze, como se fosse uma pomada. O cirurgião plástico Marco Aurélio Pellon, líder da pesquisa, explica que as células de gordura, chamadas adipócitos, produzem uma série de substâncias que estimulam a circulação sanguínea e a multiplicação das células da pele. “Quando retiradas do corpo, a falta de oxigênio faz com que elas produzam certos hormônios que chegam até as células da queimadura e aceleram o processo e cicatrização”, afirma.

Adaptado de: Ciência Hoje nº 283/ julho de 2011, p. 63.

Considerando-se conceitos histológicos e o texto apresentado, é correto afirmar:

a) Nas queimaduras, durante o processo de cicatrização, há migração de fibroblastos para a região danificada, produzindo fibras colágenas e o fechamento da lesão.

b) Os adipócitos são células epiteliais de revestimento que compõem a estrutura das glândulas endócrinas.

c) No processo de infecção, inclusive na pele, há uma diminuição da liberação de histamina, o que provoca redução no fluxo sanguíneo e dilatação das artérias.

d) Na circulação sanguínea, tem-se a presença de leucócitos agranulócitos responsáveis pelo transporte de O2 e CO2 para os tecidos.

e) As queimaduras provocadas por radiação solar diminuem a produção de células epiteliais e de melanina.

03. (UCS) O sódio, componente que aparece descrito nos rótulos dos alimentos, é considerado um dos vilões da boa alimentação. O seu consumo excessivo pode causar __________, mas ele e um __________ útil para o metabolismo humano, pois participa na fisiologia __________. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.

a) Hipotensão; metal; renal.

b) Hipertensão; cátion; nervosa.

c) Hipotensão; mineral; pulmonar.

d) Hipertensão; ânion; digestiva.

e) Hipotensão; cátion; hepática.

04. (UESPI) Abaixo é ilustrado um simples teste para detectar a resistência de bactérias aos antibióticos de uso humano, indicados para terapia contra infecções. Admita que, no teste hipotético abaixo, concentrações iguais dos antibióticos 1, 2 e 3 foram inoculados em discos de papel de filtro que, a seguir, foram transferidos para placas com nutrientes contendo a bactéria Escherichia coli. Após 24 horas de exposição:

04

a) A bactéria foi igualmente sensível aos antibióticos 1 e 2.

b) O antibiótico 1, somente, exerceu uma ação inibitória, mas não foi bactericida.

c) O uso indiscriminado de antibióticos poderia explicar o resultado apresentado com o antibiótico 3.

d) Genes de resistência a antibióticos transferidos por “conjugação” são a causa do resultado com o antibiótico 3.

e) O antibiótico 2 possui ação contra Escherichia coli e outras bactérias de diferentes espécies.

05. (UEG) “Recifes de corais dão suporte a vários vertebrados e invertebrados. A água que os circunda é fundamental para sua existência, atuando como solvente para reações bioquímicas e, em grande medida, determinando as estruturas das macromoléculas que realizam essas funções.”

VOET, D.; VOET, J. G.; PRATT, C. W. Fundamentos da bioquímica: a vida em nível molecular. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 22.

Sobre a molécula da água e suas propriedades, é correto afirmar:

a) A água líquida é uma rede regular de moléculas de água, cada qual formando ligações de hidrogênio com moléculas de água vizinha, o que lhes confere apolaridade.

b) A água que circunda os recifes de corais é indispensável à sua atividade metabólica, já que os processos fisiológicos ocorrem quase que exclusivamente em meios aquosos.

c) As moléculas de água, através de uma membrana seletivamente permeável, movem-se de regiões de menor potencial hídrico para uma região de maior potencial.

d) As substâncias hidrofóbicas, como íons e moléculas polares se dissolvem na água para realização das reações bioquímicas.

06. (UFTM) Considere algumas características que podem ser encontradas em diferentes seres vivos.

I. Parede celular de quitina e digestão extracorpórea.

II. Material genético disperso no citoplasma e presença de plasmídeos dispersos no citosol.

III. Cápsula proteica envolvendo o material genético, podendo ser DNA ou RNA.

IV. Multicelulares, presença de tecidos e autótrofos.

Vírus, bactérias, vegetais e fungos apresentam, respectivamente, as características:

a) I, II, III e IV.

b) II, IV, III e I.

c) III, I, II e IV.

d) II, I, IV e III.

e) III, II, IV e I.

07. (UNIMONTES) Os passos principais de um método científico incluem a observação, formulação de hipótese, parte experimental e conclusões. No entanto, outras partes podem ser incorporadas ao desenvolvimento de uma pesquisa, como controles, variáveis e dados. Por mais que a utilização de controles possa estar relacionada a todos os passos de uma pesquisa, o valor de um controle serve para avaliar diretamentea:

a) Parte experimental.

b) Conclusão.

c) Observação.

d) Hipótese.

08. (IFBA)

08

A chamada vida moderna traz implicações, dentre outras, associadas a hábitos que podem comprometer o bom funcionamento do organismo humano, a exemplo do sistema digestório. Sobre esta fisiologia, analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:

a) Alimentos ricos em ácidos graxos insaturados contribuem para a formação de ateromas e complicações cardíacas.

b) Raquitismo e dificuldades na coagulação sanguínea são exemplos de hipovitaminoses associadas a vitaminas hidrossolúveis.

c) Uma dieta rica em alimentos à base de trigo e derivados de leite pode aumentar a produção de gases intestinais – flatulência – como consequência de processos fermentativos.

d) O suco pancreático apresenta pH neutro, devido à presença de bicarbonatos de sódio, que permite a ação de enzimas como a pepsina.

e) A diabetes insulinodependente, ou do tipo 1, é típica das pessoas idosas, e raramente tem implicações cardiovasculares.

09. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

“Comemore com Sucesso, sem Excesso” é um slogan que dissemina o consumo inteligente e responsável do álcool, entretanto o Ministério da Saúde aborda o consumo de álcool como um problema de saúde pública, sob dois aspectos: o primeiro embasa o consumo num contexto de alterações no Sistema Nervoso Central, e o segundo alerta para a ingestão constante e prolongada do álcool que causa danos mais graves, principalmente no fígado, diminuindo a regeneração celular neste órgão, inibindo a principal via de metabolização dos ácidos graxos, provocando acúmulo dos mesmos, ocasionando lesões hepáticas.

(Adaptado do texto – Setor de bebidas conclui primeira campanha coletiva para o consumo responsável. Disponível em http://abetran.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15680&Itemid=2)

A situação apresentada no texto permite concluir que:

a) O cérebro apresenta células que não são afetadas em sua função pelo consumo de bebidas alcoólicas.

b) A metabolização dos constituintes dos lipídios apresenta-se diretamente afetada pelo consumo crônico de bebidas alcoólicas.

c) Células que se apresentam como “alvos” da ação do álcool no organismo têm como característica não apresentarem carioteca.

d) O processo de reparação do fígado consiste em gerar novas células haploides, substituindo as que foram destruídas pelo metabolismo do álcool.

e) A regeneração meiótica hepática é comprometida pelo uso constante e prolongado de bebidas alcoólicas.

10.(IFSC) É comum ver nos filmes de terror e até no clipe “Thriller” de Michael Jackson cadáveres com unhas e cabelos compridos. Sabemos também que um dos mitos em que muita gente crê é que depois da morte as unhas e pelos continuam crescendo.

Analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0  0 – Após a morte, o corpo sofre um processo de desidratação, no qual ele perde água. Assim as estruturas do corpo “murcham”, como uma uva desidratada. Como as unhas e cabelos/barba têm pouca água na sua composição, o tecido ao redor murcha muito mais e faz com que essas estruturas se destaquem mais, parecendo que elas mudam de tamanho.

1  1 – É impossível que as unhas e cabelos/barba continuem crescendo após a morte, pois, com a falta de sangue circulando as células não têm acesso ao oxigênio e nutrientes de que precisam e morrem em algumas horas.

2  2 – No caso do cabelo/barba, está dentro da pele uma parte, que é o chamado folículo piloso. Quando a pele murcha, sua espessura diminui, expondo parte do folículo.

3  3 – Após a morte, mesmo sem circulação sanguínea, as células são capazes de secretar proteínas somente para o crescimento dos cabelos, portanto somente os cabelos podem crescer significativamente após a morte.

4  4 – O crescimento não é um processo ativo, ou seja, ele não envolve o “gasto” de energia. Para formar os pelos e as unhas, as células não gastam nutrientes e oxigênio.

11. (Olimpíada Brasileira de Biologia)A água será o bem mais precioso neste século por ser essencial aos seres vivos. Indique a opção que apresenta a afirmativa correta sobre esse líquido.

a) A atividade metabólica de uma célula está diretamente relacionada à condição de hidratação dessa célula.

b) Os seres aquáticos obtêm o oxigênio necessário para sua respiração a partir da molécula de água.

c) A água só dissolve as moléculas celulares, mas não participa das atividades metabólicas celulares.

d) A água tem baixo calor específico e, por isso, não consegue absorver o excesso de calor produzido no corpo, provocando produção de suor.

e) A ingestão de água é sempre dispensável a animais aquáticos

12. (UFPB) Com o objetivo de aumentar a produção de alimentos, são utilizadas varias técnicas de cruzamento entre diferentes variedades de plantas. Após esses cruzamentos, é comum o surgimento de híbridos que, geralmente, são superiores às linhagens puras, por apresentarem alta produtividade, a exemplo do milho. Neste caso, o surgimento de variedades híbridas mais produtivas e mais resistentes às doenças, obtidas após o cruzamento, é resultado de uma:

a) Seleção natural.

b) Heterose.

c) Clonagem.

d) Enxertia.

e)Mutação genética.

13. (UNEMAT) As plantas produzem uma infinidade de substâncias químicas, das quais a medicina popular se apoderou como remédio. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) Os medicamentos naturais trazem vantagens por não apresentarem efeitos colaterais e poderem ser tomados à vontade.

b) Uma boa maneira de processar um medicamento baseado em uma proteína vegetal é fazer da planta um chá bem quente.

c) Só é possível extrair medicamentos das folhas dos vegetais, já que só existem estômatos ali.

d) Se duas plantas medicinais pertencerem à mesma ordem, elas necessariamente pertencerão ao mesmo gênero.

e) Uma substância vegetal que atenue as contrações de músculos lisos pode retardar o parto, dilatar os brônquios e reduzir cólicas.

14. (UNICENTRO)Com relação aos princípios primordiais que norteiam osestudos em Biologia, pode-se afirmar:

a) Os organismos vivos descendem de distintos ancestrais, estando, portanto, distantes evolutivamente uns dos outros.

b) Organismos com certos traços biológicos sobrevivem e se reproduzem melhor sob conjuntos específicos de condições.

c) O surgimento de células espontaneamente, a partir da matéria não viva, possibilita a reprodução de inúmeras outras com constituição química variada.

d) Alterações anatômicas e fisiológicas induzidas pelo ambiente aumentam a probabilidade de sobrevivência dos organismos.

e) Pequenas modificações anatomofisiológicas possibilitam a ocupação dos seres vivos nos hábitats que apresentam condições climáticas extremas.

15. (UNB) Em 1969, o homem pisou no solo da Lua e milhões de pessoas assistiram ao evento. Dois anos antes, em 1967, outro evento havia dado início a uma nova era para a medicina: o primeiro transplante de coração, realizado na África do Sul. Àquela altura, ainda não se conheciam os efeitos colaterais desse tipo de transplante, e o receptor dava sinais de estar rejeitando o novo coração. O paciente sofreu infecção pulmonar e morreu 18 dias depois de efetuado o transplante. A partir dessa data, os problemas de rejeição têm sido estudados e vêm sendo controlados. Hoje, o transplante de diversos órgãos, como rins, córnea, fígado e medula óssea, está bem estabelecido.

Internet: <www.tvcultura.com.br> (com adaptações).

Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, relativos a transplantes de órgãos e tecidos e assinale a alternativa correta:

a)Se o doador e o receptor de um coração a ser transplantado forem pai e filho, a chance de ocorrer rejeição é nula.

b)O transplante de rim entre indivíduos vivos é possível, porque tanto o receptor quanto o doador mantêm as funções de excreção.

c)Um indivíduo que tenha córnea transplantada pode apresentar alterações na cor dos olhos.

d)Infere-se do texto que o tempo de sobrevida de pacientes que tiveram órgãos transplantados após 1967 variou de forma inversamente proporcional à quantidade de transplantes realizados no mundo.

e)A rejeição de tecidos ou órgãos, como a que ocorreu no primeiro transplante de coração, deve-se à incompatibilidade do sistema sanguíneo RH do indivíduo receptor.

16. (IFMT) O ferro é um sal classificado como micromineral, pois é utilizado pelos organismos em pequenas quantidades diárias, porém sua falta na ingestão pode acarretar prejuízos ao organismo. Com relação ao papel biológico desse elemento químico, marque a alternativa incorreta.

a) A maior parte do elemento Ferro no organismo humano, em termos percentuais, se encontra dentro das hemácias, fazendo parte da molécula de hemoglobina e desempenhando importante papel no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

b) O tipo mais comum de anemia é a ferropriva e pode vir acompanhada de deficiência de outros elementos, como o ácido fólico e a vitamina B12.

c) Alimentos contendo ácido ascórbico favorecem a absorção de Ferro, ao passo que compostos como fenóis, presentes em refrigerantes, chás e café prejudicam-na.

d) O sangramento é a principal causa da anemia ferropriva, razão pela qual se faz, preferencialmente, o tratamento com transfusões seriadas de sangue, especialmente em mulheres, após a menstruação.

e) No Brasil, é obrigatória a fortificação de farinha de trigo e milho com ferro e ácido fólico, como medida preventiva contra a anemia ferropriva.

17. (UNEMAT) O pesquisador brasileiro mais reconhecido internacionalmente é, provavelmente, o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele desenvolveu, entre outras pesquisas, formas de comunicação entre o cérebro e máquinas (como os computadores); além de possíveis tratamentos para o Mal de Parkinson. Assinale a alternativa correta.

a) Os primeiros animais com sistema nervoso foram os anelídeos.

b) O cérebro capta sinais vindos dos órgãos dos sentidos e retorna comandos aos músculos através de substâncias chamadas hormônios.

c) A tecnologia de interação cérebro-máquina só é possível porque neurônios transmitem impulsos elétricos de forma semelhante a um fio.

d) Os neurônios não se reproduzem porque, assim como as hemácias, não possuem núcleo.

e) Por ser uma doença genética recessiva, o Parkinson só pode se desenvolver em filhos de um pai homozigoto dominante e uma mãe heterozigota.

18. (UEL) Em algumas modalidades esportivas, as equipes devem ser formadas apenas por atletas do mesmo sexo. Sobre as características que determinam ou diferenciam o sexo, é correto afirmar:

a) O sexo masculino depende de um gene determinador do sexo localizado no cromossomo Y.

b) A progesterona atua no desenvolvimento de órgãos genitais típicos do sexo masculino.

c) Os núcleos das células feminina e masculina apresentam um mesmo conjunto cromossômico.

d) A testosterona é o principal hormônio sexual feminino produzido nas trompas.

e) As células masculinas apresentam cromatina sexual.

19. (UFG) O reino animal é constituído por uma grande variedade de organismos, distribuídos em diversos filos com características peculiares. Uma característica apresentada por esse reino, que o distingue dos demais seres vivos, é a:

a) Reprodução de forma sexuada, garantindo a variedade de espécies.

b) Produção de hormônios que atuam em células-alvo, regulando o seu crescimento e desenvolvimento.

c) Presença de tecidos nervoso e muscular responsáveis por movimentos rápidos e precisos.

d) Obtenção de energia para as suas atividades vitais por meio da respiração celular aeróbica.

e) Existência de DNA e RNA como material genético no núcleo de suas células.

20.(IFSC) As consequências da exposição à radiação são graves e persistentes no organismo humano. Em situações como os acidentes radioativos em Chernobyl (em 1986) ou em Goiânia (em 1987) as consequências podem ser vistas até hoje nas pessoas que tiveram contato com a radiação e também nas crianças nascidas após os acidentes, muitas apresentando graves anomalias congênitas (problemas de malformação, doenças genéticas etc.).

Em relação aos problemas e perigos provenientes da radiação no desenvolvimento embrionário ou nos filhos de pessoas que foram expostas à radiação, analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0  0 – Sendo a divisão que marca o desenvolvimento embrionário a mitose, ao considerar um embrião afetado pela radiação no estágio de mórula, existe grande possibilidade de uma mutação ocorrida no material genético afetar praticamente todo o organismo em desenvolvimento.

1  1 – Se a radiação atingisse exclusivamente as células que compõem a endoderme do embrião, podemos supor que ele teria problemas graves no desenvolvimento dos sistemas digestório e respiratório.

2  2 – Uma possível explicação para o nascimento de crianças com anomalias congênitas é o estresse psicológico que as mães dessas crianças passam durante acidentes e eventos como estes. Este estresse pode levar a malformações na criança.

3  3 – Caso o embrião humano seja exposto à radiação e sofra mutações problemáticasem seu DNAno momento em que está passando pela fase da segmentação, teoricamente os problemas deverão ser bem menores e atingir menor quantidade de células do que se ele for exposto quando estiver no oitavo mês de gestação.

4  4 – Considere um casal que tenha sido exposto a alto nível de radiação e, alguns meses após a exposição, tenha gerado um filho. A possibilidade de a criança ter algum problema é muito baixa, pois a radiação dificilmente afetará espermatozoides e ovócitos II que são ambos produzidos diariamente nos testículos (nos homens) e nos ovários (nas mulheres).

21. (UNEMAT) Em julho de 2011 foi realizada a última viagem de um ônibus espacial. Este programa da NASA durou 30 anos e, apesar de muito caro, trouxe conhecimentos importantes. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

a) O astronauta percebe a aceleração da nave através dos ossículos da orelha média, seu órgão do equilíbrio.

b) A alimentação no espaço fica prejudicada porque é a gravidade que faz com que o alimento desça da boca até o estômago.

c) Astronautas podem passar pouco tempo no espaço porque no vácuo não há O2 para ser usado pelos retículos endoplasmáticos.

d) A falta de gravidade não afeta tecidos mais estáveis, como os ossos, o que evita perda de massa óssea durante as viagens espaciais.

e) Uma planta, colocada de lado sobre o solo, em um vaso, no espaço, não produziria raízes para baixo e folhas para cima.

22. (UNEMAT) O ex-Vice-Presidente José de Alencar morreu no dia 29 de março de 2011, vítima de problemas decorrentes de um câncer, que comprometeu o intestino, e contra o qual lutava nos últimos anos. O câncer ocorre devido a mutações genéticas que provocam alterações celulares. Assinale alternativa correta.

a) As células cancerígenas se multiplicam no organismo através de sucessivas meioses.

b) As divisões celulares em células somáticas não cancerosas ocorrem pelo processo denominado mitose e são reducionais.

c) As células cancerígenas desenvolvem mecanismos capazes de “burlar” o sistema imunológico, que tem como principais células de defesa as hemácias.

d) O intestino delgado atua tanto na digestão quanto na absorção dos alimentos.

e) O intestino dos mamíferos é de origem ectodérmica e deriva do arquêntero no embrião.

23. (UEPB)A água é um recurso natural de extrema importância. Presente em macro e microambientes e sob várias formas, ela desempenha funções como hidratação, regulação da temperatura, condução de vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais, etc. Uma das características da água é a quantidade presente no corpo humano, que varia entre células devido à função exercida e idade. Imagine a seguinte situação: um experiente professor, com aproximadamente 50 anos de idade e 25 de profissão, com massa corporal de85 kg bem distribuída nos seus1,84 cm de altura, acostumado a escalar serras durante suas pesquisas de campo, segue mais uma vez uma de suas trilhas. Após um longo percurso, o professor e seus alunos, com idades variando entre 18 e 25 anos, chegam exaustos ao local da coleta de dados. Baseado nas informações pode-se afirmar, corretamente, que:

a) Se encontrará quantidade de água igual tanto no organismo do professor quanto no dos alunos, pois eles bebem água durante o trajeto.

b) Se encontrará quantidade de água igual nos organismos do professor e dos alunos, pois cada pessoa tem sua capacidade limite de transpiração e o professor tem um bom condicionamento físico.

c) Se encontrará menos água no organismo dos estudantes em relação ao professor, pois sendo mais jovens andam mais rápido que o professor, e, portanto, transpiram mais e perdem mais água.

d) Se encontrará menos água no organismo do professor, principalmente nas células musculares, em relação aos organismos dos estudantes, devido à idade avançada dele e da perda por evaporação durante o trajeto.

e) Se encontrará menor quantidade de água no organismo dos estudantes em relação ao organismo do professor porque suas células musculares gastaram mais energia, mesmo bebendo água durante o trajeto.

24. (UPE) O objetivo da ciência é o de fornecer explicações para os fenômenos da natureza. Assim as explicações são formuladas e testadas rigorosamente. Analise as figuras que ilustram um procedimento científico.

24

Estabeleça a associação correta entre as colunas, seguindo a ordem numérica que descreve a cronologia de um procedimento científico e assinale a alternativa que contém a sequência correta.

a) IV I V II III.

b) IV III V II I.

c) II IV III I V.

d) III IV II V I.

e) II I IIII IV V.

25. (UEPB)O esquema abaixo é a representação da reprodução assexuada dedeterminado organismo. Analise as proposições que seguem.

25

I. O organismo pertence ao Reino Protista, filo Bacillariophyta, sendo conhecido genericamente como diatomáceas, algas comuns no plâncton marinho e ocorre também em água doce. As células das diatomáceas apresentam parede celular rígida, denominada frústula.

II. A carapaça rígida interfere na reprodução assexuada desse organismo. Após a bipartição, cada célula-filha recebe uma das valvas da carapaça original e sintetiza uma nova; isso leva a uma redução do tamanho dos indivíduos na população ao longo das gerações, desencadeando a reprodução sexuada.

III. Graças à resistência da parede celular, esses organismos foram bem preservados no registro fóssil, sendo usados como indicadores de camadas de rochas sedimentares que podem conter petróleo ou gás natural.

Assinale a alternativa que contém a(s) proposição(ões) correta(s):

a) II e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) I, II e III.

e)Apenas II, apenas.

26. (Olimpíada Brasileira de Biologia)Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitaminaem questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pêlos. Sobre essa experiência podemos afirmar:

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.

b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.

c) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.

d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.

e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese possível de ser testada experimentalmente.

27. (PUC-SP) Na coluna I, numeradas de I a V, temos características apresentadas para certas substâncias; na coluna II encontramos nomes de substâncias, precedidos por letras de A a E.

COLUNA I

I. É utilizada na etapa puramente química da fotossíntese.

II. Armazena energia e é produzida principalmente na respiração mitocondrial.

III. É sintetizada em locais específicos de alguns cromossomos e entra na constituição do nucléolo.

IV. É liberada pela hipófise e estimula as células intersticiais do testículo.

V. É liberada pela queima de serragem acelerando o amadurecimento de frutos.

COLUNA II

A. Hormônio luteinizante.

B. Etileno.

C. Trifosfato de adenosina.

D. Gás carbônico.

E. RNA ribossômico.

Assinale a alternativa que apresenta uma relação correta entre as duas colunas.

a) I-D; II-E; III-C; IV-A; V-B.

b) I-E; II-C; III-E; IV-A; V-B.

c) I-C; II-D; III-A; IV-B; V-E.

d) I-C; II-A; III-B; IV-E; V-D.

e) I-D; II-C; III-E; IV-A; V-B.

28. (UFJF) Leia as afirmativas abaixo a respeito das clorófitas (algas verdes), feófitas (algas pardas) e rodófitas (algas vermelhas).

I. Entre as feófitas predominam as formas pluricelulares e macroscópicas.

II. Clorófitas, feófitas e rodófitas possuem função ecológica essencial na decomposição e reciclagem de matéria orgânica.

III. Das rodófitas extrai-se a agarose, um dos componentes do ágar usado como meio de cultura de bactérias.

IV. Clorófitas e rodófitas diferem pela presença dos pigmentos fucoxantina e ficoeritrina, respectivamente.

Marque a opção que registra as afirmativas corretas.

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

29. (UEPG) A Síndrome de Adônis é caracterizada pela dependência ao exercício físico, com uma doentia valorização da frequente prática esportiva, sem se importar com eventuais consequências ou contra indicações, mesmo mediante orientações. Nesse contexto, e, dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém a denominação correta desse transtorno.

a) Corporativismo.

b) Anorexia.

c) Bulemia.

d) Vigorexia.

e) Fisioculturismo.

30. (UEM) Com relação às afirmativas a seguir, assinale o que for correto.

I  II

0 0 – As angiospermas (Magnoliophyta) constituem o grupo vegetal de maior sucesso evolutivo, devido à presença de vasos condutores especializados.

1  1 – Os vírus são parasitas intracelulares, atacando células de diferentes organismos. Quando estão fora das células hospedeiras adequadas, não apresentam nenhum tipo de atividade metabólica.

2  2 – As algas reúnem um grupo de organismos que apresentam embrião; por isso, são chamadas de espermatófitas.

3  3 – As bactérias quimioautotróficas utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia, tal como sulfeto de hidrogênio, para sintetizar substâncias orgânicas.

4  4 – Os protoctistas são organismos eucariontes, uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos, que se reproduzem de forma assexuada ou sexuada.

31. (PUC-MG) Com a chegada do verão, renasce a preocupação com a boa forma e a ilusão por regimes com perdas de peso milagrosas. É preciso, no entanto, manter o equilíbrio de nutrientes no organismo, para não ocorrerem problemas de carência nutricional. A esse respeito, é incorreto afirmar:

a) A perda diária de líquidos no organismo, pela transpiração, pode aumentar a perda de sais minerais e eletrólitos, que devem ser repostos pela alimentação.

b) O consumo de massas e lipídeos deve ser reduzido no verão, por conter elevado teor calórico, podendo favorecer o aumento de massa gorda.

c) Na ingestão de água engarrafada, deve-se preferir embalagens de vidro ou plástico duro, pois a de plástico mole, sob ação do calor, pode deixar passar partículas tóxicas para a água.

d) Nas atividades esportivas, com o suor excessivo, o uso de água pura é mais indicado que bebidas isotônicas, por ser mais facilmente absorvida.

32. (UNINOEST) Sobre vírus e bactérias, assinale a alternativa incorreta.

a) As bactérias heterotróficas alimentam-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos.

b) O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é considerado um retrovírus, pois contêm uma cadeia simples de RNA associada à transcriptase reversa, uma enzima que produz DNA tendo como modelo o RNA viral.

c) As arqueas são seres procarióticos que diferem das bactérias por não apresentarem peptidioglicanos na parede celular.

d) As bactérias, além do DNA cromossômico unifilamentar, podem conter moléculas circulares adicionais de DNA denominados de plasmídios, cuja presença é essencial à vida da bactéria.

e) A maioria das bactérias vive entre as células dos tecidos e nas superfícies e cavidades dos órgãos enquanto os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

33. (URCA) As proteínas são polímeros de aminoácidos. As funções básicas nos seres vivos desses compostos são principalmente plástica e aceleradora de reações químicas. Assinale a alternativa correta que apresenta a estrutura e a sua proteína formadora:

a) Acúleos – lignina.

b) Tendão – albumina.

c) Chifres – queratina.

d) Unhas – quitina.

e) Epidermes vegetais – serina.

34. (UEG) Para os seres vertebrados terrestres, manter a temperatura de seu corpo a uma temperatura independente da temperatura ambiente é fundamental. Os mecanismos termorreguladores que garantem essa independência podem ser de dois tipos: a ectotermia e a endotermia. Sobre esses mecanismos termais, é correto afirmar:

a) A ectotermia é o processo segundo o qual os animais aquecem seus corpos por meio da produção de calor pelo metabolismo interno.

b) A endotermia é empregada pela generalidade das aves e dos mamíferos, enquanto a ectotermia é empregada pela generalidade dos répteis.

c) Os animais endotérmicos são aqueles que aquecem seus corpos por meio de fontes externas de calor, como o sol ou uma rocha aquecida.

d) A ectotermia é empregada pela generalidade das aves e dos mamíferos, enquanto a endotermia é empregada pela generalidade dos répteis.

35. (UEPB) Em 1961, o cosmonauta Yuri A. Gagarin, primeiro homem a orbitar a Terra, exclamou ao observá-la do espaço: “A Terra é azul!”. A cor azul da Terra deve-se à composição atmosférica e ao fato de cerca de três quartos da superfície planetária estar cobertos por água. Nos seres vivos ela representa cerca de 75% das substâncias que compõem seus corpos. Sobre a água, analise as proposições apresentadas, colocando V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A quantidade de água pode variar entre indivíduos de espécies diferentes, e entre indivíduos da mesma espécie pode variar em razão de fatores como idade, sexo e estado fisiológico.

( ) Em um indivíduo, analisando determinada etapa de seu desenvolvimento, podemos afirmar que a variação no teor de água entre seus tecidos ou entre seus órgãos está relacionada à atividade metabólica; sendo que a quantidade de água é inversamente proporcional à atividade metabólica.

( ) As moléculas de água são polares, isto é, apresentam zonas positivas e negativas, o que propicia o estabelecimento de pontes de hidrogênio, decorrendo daí as propriedades da água, como solidificação, calor de vaporização e calor específico, poder de dissolução, coesão e adesão, capilaridade.

( ) Graças ao alto calor específico da água, a temperatura dentro da célula mantém-se equilibrada, sem variações bruscas que afetariam o metabolismo celular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) F F V V.

b) V V V F.

c) F V F V.

d) V F V V.

e) V F F V.

36. (UEA) A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que se deve deixar ferver bastante. No caso do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde, ensina o botânico Juan Revilla, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

(Globo Repórter, Rede Globo de Televisão, reportagem sobre fitoterápicos, 14.04.2004.)

A despeito do tratamento fitoterápico contra o câncer, referido no texto, a quimioterapia continua sendo reconhecida pela maioria dos médicos como o tratamento mais eficiente. Contudo, pacientes de câncer em tratamento quimioterápico apresentam, no geral, queda de cabelo, pele ressecada, pequenas feridas na mucosa da boca e disfunções intestinais. Considerando os tecidos onde surgem tais sintomas, pode-se dizer que têm em comum o fato de:

a) Terem a mesma origem embrionária.

b) Apresentarem alta taxa de divisão mitótica.

c) Apresentarem alta taxa de divisão meiótica.

d) Apresentarem metástases do tumor primário.

e) Serem o tecido alvo do agente quimioterápico.

37. (IF-GO) Assinale a alternativa correta.

a) O pâncreas produz a biles.

b) O duodeno é a última porção do intestino delgado.

c) A válvula mitral encontra-se entre o átrio e o ventrículo esquerdo do coração.

d) A adrenalina, quando liberada pelo sistema nervoso simpático, diminui a frequência cardíaca.

e) Populações são grupos de organismos de espécie diferentes que vivem numa determinada área.

38. (PUC-MG) Até algum tempo atrás, os cientistas acreditavam que a pele negra havia evoluído para evitar cânceres de pele, pois a melanina absorve os raios ultravioleta do Sol. Mas essa teoria esbarrava no fato de que esse tipo de câncer costuma surgir em idade avançada, depois que as pessoas já tiveram filhos e, portanto, dificilmente alteraria a evolução. Estudos publicados em 1991 revelaram que pessoas de pele clara expostas à forte luz solar tinham níveis muito baixos da vitamina folato, cuja deficiência em mulheres grávidas podia levar à má formação de coluna vertebral em seus filhos. Sabemos ainda que o folato é fundamental na síntese de DNA e RNA. Enquanto os humanos modernos estavam restritos à África, a pele escura funcionava bem para todos. A partir de 100 mil anos atrás, os homens modernos migraram para Ásia, Oceania, Europa e, há pelo menos 15 mil anos, para a América. Nas regiões onde a pele humana recebia menores índices de radiação, a pele negra passou a representar um bloqueador dos raios ultravioletas necessários para iniciar a formação de vitamina D. Sabendo que a cor da pele humana é uma herança autossômica quantitativa e que a produção de melanina pode, em alguma extensão, ser influenciada pela exposição ao Sol, é correto afirmar, exceto:

a) Nas mesmas condições, indivíduos de pele escura poderiam ser mais afetados pelo raquitismo do que aqueles de pele clara.

b) Homens de pele clara, quando muito expostos à luz solar, podem ter reduzida a sua produção de espermatozoides.

c) Nas regiões equatoriais, ter pele mais escura é sempre mais vantajoso do ponto de vista adaptativo do que ter pele mais clara.

d) O tipo de nutrição dos homens durante sua evolução pode ter tido influência na seleção da cor da pele.

39. (UNESP) Um estudante de biologia, ao observar uma amostra de água, encontrou uma ameba viva. Em seu relatório, escreveu: O animal observado é um eucarioto, apresenta o corpo formado por muitas células e não possui uma forma definida, já que altera sua conformação constantemente. Sua locomoção ocorre através de expansões do corpo, denominadas pseudópodes. A descrição do aluno está:

a) Errada, pois a ameba não é considerada um animal e é unicelular.

b) Errada, pois a ameba é um procarioto e é unicelular.

c) Certa, pois o aluno descreveu corretamente todas as características do animal.

d) Parcialmente certa, pois errou apenas ao dizer que a ameba é formada por muitas células.

e) Parcialmente certa, pois errou apenas ao dizer que a ameba é um eucarioto.

40. (UNB)

40

Em geral, as aves utilizam características físicas para demonstrar suas qualidades, como, por exemplo, uma plumagem chamativa. O chamariz é externo no caso da espécie Milvus migrans (milhafre-preto), ave de rapina que vive em praticamente todos os continentes, exceto nas Américas. Vinte dias antes da postura dos ovos, a fêmea e seu parceiro saem em busca de pedaços de plástico branco reluzente para decorar o ninho. Com essa prática, esses pássaros demarcam o território e protegem os ovos. De acordo com os pesquisadores, a preferência pela cor do material deve-se à facilidade de visualização da cor branca pelo pássaro. Em contraste com as cores escuras dos troncos de árvore, o tom alvo reluz e pode ser avistado de longe por outros indivíduos da mesma espécie. Outros pássaros são conhecidos por construir ou ornamentar ninhos, como o joão-de-barro (Furnarius rufus) e o pássaro-arquiteto (Ptilonorhynchus violaceus), sendo a motivação deles, no entanto, associada, geralmente, à sedução da fêmea.

Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 -O estudo relatado no texto mostra que os indivíduos da espécie Milvus migrans utilizam material do meio ambiente na composição do ninho como forma de atrair o parceiro para a reprodução.

1  1 -As espécies citadas no texto pertencem ao Filo chordata, pois apresentam, pelo menos em uma fase de suas vidas, notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais.

2  2 -Considerando que a figura ilustrada abaixo apresenta um corte transversal de um ovo durante o desenvolvimento embrionário de animais pertencentes à mesma classe que o milhafre-preto, o joão-de-barro e o pássaro-arquiteto, é correto afirmar que as estruturas A e B, indicadas na figura, são responsáveis, respectivamente, pela excreção de compostos nitrogenados, principalmente amônia, e pela sustentação física e metabólica do embrião.

40B

3  3 -A introdução, em áreas urbanas, de espécies que, como o milhafre-preto, ornamentam seus ninhos com material de baixa taxa de degradação, é eficaz como estratégia para minimizar os problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, em especial, de derivados de petróleo.

4 4 -Sabendo que os ovos do milhafre-preto são de coloração clara é correto afirmar que a escolha de plástico da cor branca facilita a identificação do ninho pela espécie e dificulta a ação dos predadores.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

FVFVF

A

B

C

B

E

A

C

B

VVVFF

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

A

B

E

B

B

D

C

A

C

VVFFF

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

E

D

D

A

D

C

E

A

D

FVFVV

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

D

D

C

B

D

B

C

C

A

FVFFV


Anúncios

Responses

  1. Olá professor, gostaria de saber o porquê do gabarito da questão de número 4 ser a letra C. Abraço…

    • Prezado Diego
      Veja abaixo a resolução da questão.
      – ALTERNATIVA A (“A bactéria foi igualmente sensível aos antibióticos 1 e 2.”) – INCORRETA
      * Se a bactéria fosse igualmente sensível aos antibióticos 1 e 2, as áreas sem crescimento bacteriano seriam iguais ou muito próximas, o que não é mostrado na figura.
      – ALTERNATIVA B (“O antibiótico 1, somente, exerceu uma ação inibitória, mas não foi bactericida.”) – INCORRETA
      * Os antibióticos têm como objetivo causar a morte (bactericidas) ou parada no seu desenvolvimento e multiplicação (bacteriostáticos), das bactérias. A questão não especifica se o antibiótico em questão tem ação bactericida ou bacteriostática.
      – ALTERNATIVA C (“O uso indiscriminado de antibióticos poderia explicar o resultado apresentado com o antibiótico 3.”) – CORRETA
      * O uso indiscriminado de antibióticos pode promover a seleção de bactérias resistentes a diversos antibióticos, como mostra o resultado obtido com o antibiótico 3. Perceba, neste caso, a ausência de área sem crescimento bacteriano.
      – ALTERNATIVA D (“Genes de resistência a antibióticos transferidos por “conjugação” são a causa do resultado com o antibiótico 3.”) – INCORRETA
      * A transferência de genes de resistência a antibióticos pode ser causada, também, por transformação e transdução, além da conjugação. Para maiores detalhes ver TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA, TRANSDUÇÃO BACTERIANA e CONJUGAÇÃO BACTERIANA, matérias publicadas neste blog nos dias 10/03/2014, 03/05/2014 e 15/06/2014, respectivamente.
      – ALTERNATIVA E (“O antibiótico 2 possui ação contra Escherichia coli e outras bactérias de diferentes espécies.”) – INCORRETA
      * O teste citado nesta questão se refere apenas a Escherichia coli. Dessa forma, não se pode afirmar que o antibiótico 2 possua ação sobre outras espécies de bactérias.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: