Publicado por: Djalma Santos | 16 de fevereiro de 2012

Testes de reprodução (5/5)

01. (UNEMAT) Uma pesquisa recém-publicada nas atas da Academia de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) sugere que, até 2050, um bilhão de pessoas sofrerá pela escassez de água nas cidades, a menos que o crescimento populacional humano seja freado. Para tanto, a contracepção é uma saída possível. Assinale a alternativa correta.

a) A pílula do dia seguinte funciona impedindo que a mulher ovule após a relação sexual.

b) A “tabelinha” funciona bem porque é fácil prever em que dia a mulher estará fértil, bastando evitar relações neste dia.

c) A pílula anticoncepcional baseia-se nos hormônios LH e FSH, que impedem o aumento da testosterona necessária à fecundação.

d) O preservativo, além de evitar a gravidez indesejada, impede a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

e) A vasectomia esteriliza definitivamente o homem, impedindo-o de ejacular.

02. (UECE)Em sua viagem a caminho da fecundação, o espermatozoide atravessa primeiramente a estrutura do óvulo denominada:

a) Células foliculares.

b) Zona pelúcida.

c) Membrana ovular.

d) Grânulos corticais.

03. (IFMG) As abelhas apresentam um caso especial de reprodução: a rainha da colméia pode realizar a reprodução sexuada por fecundação, originando as operárias, ou a reprodução “assexuada”, originando o zangão. Sobre a reprodução das abelhas, é correto dizer que:

a) A divisão meiótica ocorre tanto nos machos quanto nas fêmeas.

b) Esse caso especial de reprodução denomina-se pedogênese.

c) As fêmeas são diploides e os machos haploides.

d) Os óvulos que originam as fêmeas não são fecundados.

04. (PUC-GO) Leia o texto abaixo.

– Amanhã cedo a senhora volte aqui, em jejum. É necessário o exame de Galli Mainini. Antes disso, posso adiantar-lhe que todos os sintomas levam à gravidez.

– Gravidez? O senhor está achando que eu sou o quê?

– Achando que a senhora é uma mulher feliz, como toda mulher que vai ser mãe.

– O senhor está muito enganado. Saiba que sou uma viúva honesta, respeitada, e que vivo exclusivamente para meu filho. E saiba mais, há dezoito anos que enviuvei, dezoito anos de castidade, de respeito à memória de meu saudoso marido, viu?

[…]

– Ora essa! Grávida, grávida é a m… E saiu deitando palavrões pelo corredor do consultório.

[…]

Um cheiro de carne assada parece sair da cozinha, misturando-se com os pensamentos medrosos de Amélia. Julinho levanta-se, beija carinhosamente a face da mãe e vai para a mesa aguardar a refeição. Horas depois, sai para o seu habitual encontro com a jovem guarda. O local é a Rua Oito, no trecho que se estende da Anhanguera à Rua Três, passarela dos sonhos fantásticos e dos desejos exóticos, mini-Augusta, pasto dos desocupados, dos cabeludos, recanto dos “papos-firmes” e dos “brasas-mora!”.

[…]

Acorda tarde no outro dia, sente-se mais ainda indisposta, com os vômitos aumentando cada vez mais. Levanta-se, vai à cozinha, passa pela porta do quarto de Julinho que ainda dorme, profundo. Contempla o rosto do filho, acha-o bonito: os mesmos traços do pai. E uma clara sensação maternal revolve as suas entranhas, como se uma estranha felicidade duplamente a sacudisse entre o céu e o inferno, terrivelmente.

***

Os tocos de cigarros abandonados no cinzeiro parecem paralisados sob o peso de um enorme silêncio que se mistura com o cheiro enjoativo e traiçoeiro da maconha.

(TELES, José Mendonça. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Kelps, 2011. p. 69-70 e 72.)

Observe o seguinte fragmento do texto acima: “- Amanhã cedo a senhora volte aqui, em jejum. É necessário o exame de Galli Mainini. Antes disso, posso adiantar-lhe que todos os sintomas levam à gravidez”.

A gravidez ou gestação é resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, com o posterior desenvolvimento do embrião. Assim, a respeito de algumas características reprodutivas, analise as afirmativas a seguir:

I. Após a fecundação, a nova célula formada começa a se dividir por meiose, pois se trata de uma célula reprodutiva.

II. O âmnio é uma membrana que recobre o embrião, apresentando função protetora.

III. No ovário, as células germinativas por meiose formam ovogônias, que se transformam em ovócitos, dos quais, após a divisão mitótica e maturação, se originam os óvulos.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contenha apenas proposição(ões) correta(s):

a) I, II e III.

b) II.

c) I e III.

d) III.

05. (UFSC) As figuras abaixo mostram procedimentos cirúrgicos no aparelho reprodutor masculino e feminino denominados de vasectomia (Figura 1) e ligação tubária (Figura 2).

05

 

AMABIS e MARTHO. Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 369.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – O homem vasectomizado mantém a produção normal do hormônio testosterona, uma vez que este é lançado diretamente na corrente sanguínea.

1  1 – Um homem que se submete à vasectomia (mostrada na Figura 1) tem preservada a capacidade de ejacular normalmente.

2  2 – Uma mulher submetida ao procedimento de ligação tubária (mostrada na Figura 2) mantém a produção de óvulos (ovócitos secundários), mas estes não podem ser alcançados pelos espermatozoides.

3  3 – Como um homem vasectomizado não mais elimina espermatozoides, não pode mais transmitir o vírus da AIDS para seus parceiros sexuais.

4  4 – Os ovários continuarão produzindo os hormônios FSH (hormônio estimulante do folículo), LH (hormônio luteinizante), estrogênio e progesterona mesmo depois da cirurgia.

06. (UEMS) Observe a figura abaixo.

06

Ela exemplifica um tipo de:

a) Reprodução sexuada.

b) Cissiparidade.

c) Regeneração.

d) Partenogênese.

e) Cicatrização.

07. (FAVIP)Na gravidez, o hormônio que prepara o útero para a nidação do ovo é:

a) Folículo estimulante (FSH).

b) Luteinizante (LH).

c) Progesterona.

d) Prolactina.

e) Ocitocina.

08. (UFPel) O que surgiu antes: o ovo ou a galinha? Este é um problema retórico que parece insolúvel apenas se desconsiderarmos a evolução dos organismos como descritos por Charles Darwin há quase 150 anos. Antes que as galinhas surgissem, outros animais já se reproduziam por meio de ovos. Assim, o ovo, como estrutura reprodutiva, surgiu antes da galinha. Porém, continuamos tendendo a pensar que a oviparidade seja rara, mas na verdade a viviparidade que é a exceção entre os animais.

Ciência Hoje, vol. 42, n° 250, Julho de 2008 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) As espécies vivíparas não formam ovos envoltos por cápsulas e os embriões desenvolvem-se dentro da mãe. Os animais vivíparos têm placenta, exceto os cangurus e demais marsupiais cujos filhotes completam a maior parte do desenvolvimento fora do útero.

b) O ovo das espécies ovovivíparas pode variar muito de tamanho entre os animais, mas é uma célula relativamente grande do organismo ao qual pertence, por causa do volume do seu núcleo.

c) Espécies ovíparas põem ovos protegidos por cápsulas e o embrião desenvolve-se no interior do ovo, enquanto que as espécies ovovivíparas retêm os ovos até a eclosão. Os tubarões apresentam tanto espécies ovíparas quanto ovovivíparas.

d) A gema, considerando o ovo da galinha, é a célula-ovo (ovócito) que poderá ser fertilizada. A clara é a principal reserva nutritiva, que servirá para o desenvolvimento do ovo até a formação do pinto.

e) O surgimento dos ovos com casca permitiu que o ancestral dos vertebrados terrestres saísse da água e garantiu aos anfíbios sucesso na colonização do ambiente terrestre.

09. (UFERSA) Em relação às categorias reprodutivas, um animal cujos ovos são liberados pela fêmea para o ambiente e o desenvolvimento da prole ocorre exteriormente ao corpo maternal trata-se de um:

a) Ovíparo.

b) Ovovivíparo.

c) Ovígero.

d) Vivíparo.

10. (UNICENTRO) O gráfico a seguir refere-se ao ciclo menstrual de uma mulher normal. Sabendo-se que I indica o início do ciclo, analise as opções abaixo e assinale a incorreta.

10

 

a) Em II, os folículos encontram-se em maturação por ação do LH.

b) Em III, o estrógeno eleva o nível de LH.

c) Em IV, ocorre a ovulação devido à concentração máxima de LH e FSH.

d) Em V, o corpo-lúteo secreta progesterona ocorrendo o espessamento do endométrio.

e) Em VI, ocorre a queda de LH, pára a produção de progesterona e o endométrio regride.

11. (UNIMONTES) A espermatogênese refere-se à sequência inteira de eventos através dos quais a partir das espermatogônias ocorre a formação dos espermatozoides. Sobre esse evento, é correto afirmar que:

a) A primeira divisão meiótica acontece nos espermatócitos primários, e dão origem aos espermatócitos secundários, haploides.

b) Na puberdade, as espermatogônias, que haviam permanecido dormentes no epidídimo desde o período fetal, começam a aumentar de número.

c) As células de Leydig, que revestem os túbulos seminíferos, sustentam e nutrem as células germinativas.

d) Os espermatócitos secundários possuem 2n = 46 cromossomos e são as células que sofrem a primeira divisão reducional (meiose) durante a espermatogênese.

e) As espermátides são as maiores células germinativas dos túbulos seminíferos e através da espermiogênese diferenciam-se em espermatozoides.

12. (PUC-RIO)Os contraceptivos orais, as chamadas pílulas anticoncepcionais,são constituídas basicamente por doishormônios. Escolha a opção que indica corretamente o nomedesses hormônios e sua ação na anticoncepção.

a) Estrogênio e hormônio folículo-estimulante, que estimulam a perda do endométrio.

b) Progesterona e hormônio luteinizante, que inibem o crescimento do endométrio.

c) Insulina e progesterona, que inibem a maturação do folículo ovariano.

d) Progesterona e estrogênio, que interferem na maturação do folículo ovariano.

e) Testosterona e progesterona, que inibem a liberação do endométrio.

13. (PUC-PR) Atualmente, são utilizadas, cotidianamente, técnicas de fertilização in vitro para casais que apresentam dificuldades em ter filhos. As mesmas consistem na retirada de óvulos e espermatozoides e a sua fecundação se faz em ambiente extra-uterino. Com relação à formação dos gametas humanos, pode-se afirmar que a meiose ocorre:

a) Na espermatogônia e na ovogônia.

b) Na espermatogônia e no ovócito I.

c) No espermatócito I e no ovócito I.

d) Na ovogônia e no espermatócito I.

14. (CEFET-SP) Contracepção significa impedir a formação da célula ovo ou zigoto. Um dos métodos utilizados é a vasectomia ou esterilização cirúrgica masculina, no qual corta e amarra os canais deferentes. É um método regulamentado pela Constituição Federal através da Lei 9.263, de 1996, artigo226. Aesterilização cirúrgica masculina é um método que:

a) Favorece a participação masculina no planejamento familiar.

b) Constitui uma proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

c) Interfere na capacidade sexual masculina.

d) O homem deixa de ser fértil devido à paralisação da produção de espermatozoides pelos testículos.

e) Inibe a produção do hormônio testosterona pelos testículos.

15. (UFSC) “O aparecimento da placenta no processo evolutivo das espécies veio contribuir para que, nos mamíferos, as fêmeas pudessem desenvolver suas crias dentro de seus próprios ventres, evitando o ataque de predadores aos ovos e tornando desnecessária a produção de elevado número de descendentes para a sobrevivência de algumas poucas crias….”

(SOARES, J. L. Biologia. São Paulo: Scipione, 1999, v. único, p. 211).

Com relação ao processo reprodutivo dos mamíferos e ao desenvolvimento embrionário dessa classe de animais, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – Através da placenta, a mãe fornece alimento e oxigênio para o feto e este passa para a circulação materna o gás carbônico e restos de seu metabolismo, como é o caso de produtos nitrogenados.

1  1 – A placenta secreta hormônios que mantêm a integridade do endométrio durante a gravidez.

2  2 – As trocas entre mãe e feto, através da placenta, são efetuadas por difusão, graças à proximidade dos vasos sanguíneos maternos e dos vasos sanguíneos do embrião.

3  3 – A placenta transmite ao feto anticorpos maternos, que lhe conferem imunidade contra todas as doenças congênitas.

4  4 – Algumas espécies de mamíferos atuais são ovíparas, como é o caso do ornitorrinco que põe ovos semelhantes aos dos répteis, incubando-os para manter a temperatura.

16. (UNIMONTES) O espermatozoide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais. O objetivo final do percurso da maioria dos espermatozoides é encontrar uma célula reprodutora feminina, resultando na fecundação. Porém, para que isso aconteça, o espermatozoide terá que passar por vários obstáculos e sofrerá forte concorrência. A figura a seguir ilustra a frustração de um espermatozoide que não conseguiu fecundar. Observe-a.

16

 

Considerando a figura e o assunto relacionado, analise as alternativas a seguir e assinale a correspondente ao obstáculo implícito na “fala” do espermatozoide.

a) Tabelinha.

b) Pílula.

c) Preservativo.

d) Laqueadura tubária.

17. (UECE) A zona pelúcida é uma estrutura encontrada nos(as) ____________, cuja função é __________.

Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, na ordem, as lacunas, completando, corretamente, a afirmação.

a) pelos de cães e proteção.

b) traqueias de mamíferos e transporte.

c) óvulos humano e proteção.

d) trompas de falópio e transporte.

18. (UNIVALE) Durante a gametogênese pode-se afirmar que:

a) A ovogênese no ser humano inicia-se na primeira infância e termina com a fecundação.

b) A duplicação do número de cromossomas, ocorre na espermiogênese.

c) Ao término da gametogênese os gametas femininos e masculinos produzidos têm o mesmo número de cromossomas.

d) A produção de espermatozoides humanos está sob a influência do hormônio luteinizante.

e) Ao término da ovogênese humana todas as células produzidas são gametas haplóides e viáveis.

19. (COVEST) No gráfico abaixo se ilustra a variação nos níveis de concentração de três hormônios ligados ao processo reprodutivo feminino, na espécie humana. Com base nesses dados, analise as seguintes proposições.

19

 

I    II

0  0 – O gráfico corresponde ao período pré-ovulatório, também chamado “fase folicular” ou ‘proliferativa’.

1  1 – O pico indicado de gonadotrofina coriônica humana mantém o corpo lúteo funcionante, assegurando a produção de estrógeno e progesterona no início da gravidez.

2  2 – A elevação de progesterona e estrógeno observada corresponde à fase secretora do ciclo menstrual, também chamada “fase lútea”.

3  3 – A queda nos níveis de progesterona e estrógeno observada à direita do gráfico induz à descamação do endométrio, característica do período menstrual.

4  4 – A elevação observada nos níveis de progesterona e estrógeno é garantida pela placenta durante a gestação, sendo a queda desses hormônios associada à proximidade do parto.

20. (FGV) As células reprodutoras óvulo e espermatozoide são resultantes:

a) Da meiose, que mantém o número de cromossomos constante.

b) Da mitose, que reduz o número de cromossomos pela metade.

c) Da meiose, que reduz o número de cromossomos pela metade.

d) Da mitose, que mantém o número de cromossomos constante.

e) Da mitose ou meiose, pois ambos os processos mantém constante o número de cromossomos.

21. Estabelecendo uma comparação entre a espermatogênese e a ovogênese, seria correto afirmar:

a) Que, ao redor do espermatozoide, são formadas membranas frequentemente complexas, enquanto no óvulo a membrana envolvente é mais simples.

b) Que o ovócito conserva e aumenta seu citoplasma, enquanto o espermatozoide elimina a maior parte de seu citoplasma.

c) Que o complexo formado pelo aparelho de Golgi e pelas mitocôndrias se comporta de modo muito diferente nos dois gametas.

d) Que, em ambos os casos, a fase de crescimento ocorre imediatamente após a meiose.

e) Que, em ambos os casos, o produto final do processo é sempre a formação de quatro células funcionais por célula inicial.

22. Os animais exibem padrões de reprodução sexuada extremamente diversificados. Entretanto, todos têm em comum a ocorrência da gametogênese, o processo de formação dos gametas. Nos machos, ocorre a espermatogênese, ou seja, a formação de espermatozoides. Entre as fêmeas, acontece a ovulogênese, isto é, a formação de óvulos. Sobre esses fenômenos, assinale a afirmativa correta.

a) Ambos ocorrem em células denominadas gônadas, sendo que a espermatogênese se dá nos testículos, nos machos, e a ovulogênese, nos ovários, nas fêmeas.

b) Meiose ocorre em ambos, sendo que, de cada cem células que iniciam, podem surgir quatrocentos espermatozoides ou quatrocentos óvulos.

c) Os produtos meióticos da espermatogênese já são os espermatozoides, mas na ovulogênese passam por diferenciação celular antes de se tornar gametas.

d) Quando da ovulação, é liberado do ovário um ovócito primário, que só se tornará óvulo caso seja fecundado.

e) A proliferação de espermatogônias ocorre praticamente por toda a vida masculina fértil, enquanto a de ovogônias se restringe à fase embrionária feminina.

23. Em um ciclo menstrual normal, a ovulação deve ocorrer em um período caracterizado por:

a) Concentrações plasmáticas de LH e de estrógeno elevadas.

b) Concentrações plasmáticas de FSH e de progesterona elevadas.

c) Concentrações plasmáticas de LH elevadas e de estrógenos baixas.

d) Concentrações plasmáticas de LH e de progesterona baixas.

24. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta entre o hormônio e sua função no ciclo menstrual da mulher.

a) FSH – desenvolvimento do folículo de Graff.

b) Progesterona – estimula a secreção de FSH pela hipófise.

c) Estrógeno – estimula o espessamento da mucosa uterina.

d) LH – induz o rompimento do folículo maduro e a liberação do gameta feminino.

e) FSH – estimula a produção de estrógeno.

25. (UNIPAC)Sobre os hormônios que participam do ciclo menstrual da mulher, podemos afirmar:
a) FSH – é produzido no ovário e tem a função de estimular o amadurecimento do folículo.
b) Progesterona – é produzida no epidídimo, e sua maior concentração no sangue ocorre na segunda fase do ciclo.
c) Estrógeno – é produzido pelo ovário, e sua maior concentração no sangue ocorre na fase secretora do ciclo.
d) LH – é produzido na hipófise e sua maior concentração no sangue ocorre no período fértil do ciclo.

26. (MACK) Em relação ao ciclo menstrual da mulher, são feitas as seguintes afirmações:

I. A maturação do folículo ovariano sofre influência direta da progesterona.

II. O estrógeno é produzido apenas pelo corpo lúteo.

III. Alta taxa de progesterona inibe nova ovulação.

Assinale:

a) Se I e II estiverem corretas.

b) Se II e III estiverem corretas.

c) Se apenas III estiver correta.

d) Se apenas II estiver correta.

e) Se I e III estiverem corretas.

27. (UFV) Com relação aos tipos de reprodução, considere as afirmativas abaixo:

I. Geralmente, se um organismo está adaptado ao seu meio, seus descendentes gerados por reprodução assexuada também deverão estar, pois são réplicas do ancestral.

II. A reprodução sexuada possibilita maior variabilidade genética, cuja vantagem é permitir maior chance de sobrevivência considerando as mudanças do meio ambiente.

III. Os organismos monoicos apresentam necessariamente fecundação cruzada, mas ela pode ser externa ou interna.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e III, apenas.

d) I, II e III.

e) Em nenhuma das três afirmativas.

28. (UFV) Correlacione alguns métodos de anticoncepção com seus respectivos mecanismos de ação.

MÉTODOS DE ANTICONCEPÇÃO

I. Diafragma

II. Laqueadura

III. Dispositivo intra-uterino

IV. Vasectomia

MECANISMOS DE AÇÃO

(   ) Impede a liberação dos gametas da gônada para a uretra.

(   ) Impede a nidação no endométrio.

(   ) Impede que os gametas cheguem ao terço distal das tubas.

(   ) Impede a passagem dos gametas da vagina para o útero.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) I, II, III, IV.

b) IV, III, II, I.

c) II, III, I, IV.

d) III, II, IV, I.

e) IV, III, I, II.

 29. (FBV) A gametogênese é o fenômeno de formação dos gametas nos mamíferos, representado por dois processos distintos: espermatogênese e ovulogênese. Analise o processo de espermatogênese esquematizado abaixo.

29

 

Julgue as proposições abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

I    II

0  0 – Durante o processo da espermatogênese, observa-se a ocorrência de quatro fases sucessivas: proliferação (mitoses), crescimento, meiose e espermiogênese (maturação).

1  1 – Na formação dos espermatozoides, cada espermátide por meio de uma cariocinese e uma citocinese sucessivas forma apenas uma célula gamética.

2  2 – Espermatogônias, presentes nos túbulos seminíferos, são células haploides germinativas, precursoras dos espematozoides, encontradas no epitélio germinativo dos epidídimos.

3  3 – De cada espermatócito II, mediante meiose equacional, formam-se quatro espermátides e o mesmo número de espermatozoides.

4  4 – O número diploide característico de uma espécie poderá ser reconstituído no momento da fecundação, quando da fusão dos pró-núcleos do espermatozoide e do óvulo.

30. (MACK) Sabendo-se que o homem possui em suas haploides n=23 cromossomos, encontraremos em um espermatócito II:

a) 46 cromossomos.

b) 23 cromossomos.

c) 44 cromossomos.

d) 22 cromossomos.

e) 92 cromossomos.

31. (UEL) Assinale a alternativa do quadro abaixo que indica corretamente o que normalmente ocorre (+) ou não () na reprodução das aves.

COMPORTAMENTO

DE CORTE

FECUNDAÇÃO INTERNA

DESENVOLVIMENTO INDIRETO

a

+

+

b

+

c

+

+

+

d

+

+

e

+

32. (UFJF) Os peixes cartilaginosos, como os tubarões e as raias, apresentam sexo separado, fecundação interna e desenvolvimento direto. Quanto ao padrão de desenvolvimento do embrião, eles podem ser vivíparos, ovovivíparos e ovíparos. Em relação a esses padrões nas diferentes espécies de peixes cartilaginosos, é incorreto afirmar que:

a) Nas vivíparas, o desenvolvimento do embrião até a formação dos jovens ocorre fora do corpo materno.

b) Nas ovíparas, o desenvolvimento do embrião ocorre fora do corpo materno.

c) Nas ovovivíparas, o desenvolvimento do embrião ocorre no interior do corpo da fêmea.

d) Nas ovíparas, os ovos são protegidos por cápsulas grandes.

e) Nas vivíparas não se formam ovos protegidos por cápsulas.

33. (UFPA) As mulheres apresentam, a partir da puberdade, ciclos repetidos de atividades reprodutoras chamados ciclos menstruais, com duração média de 28 dias. Por volta do décimo quarto dia do início do ciclo:

a) Os folículos ovarianos entram em processo de amadurecimento e ocorre a menstruação.

b) A taxa de estrógenos no sangue está bem reduzida.

c) Os elevados níveis de progesterona no sangue levam à formação do corpo lúteo.

d) A taxa de hormônio folículo estimulante (FSH) está aumentada.

e) A taxa de hormônio luteinizante (LH) está elevada e ocorre a ovulação.

34. (PUC-MG) No ciclo feminino normal de 28 dias, logo após a menstruação e na primeira metade do ciclo, há, exceto:

a) Aumento na produção de FSH nos primeiros dias.

b) Amadurecimento de novo folículo ovariano.

c) Produção de estrógeno em grande concentração, próxima da ovulação.

d) Produção de progesterona pelo corpo lúteo.

e) Aumento do endométrio por indução hormonal.

35. (UECE) Diante das dificuldades impostas pelo mundo atual, a humanidade vem tentando controlar o nascimento de novos indivíduos através da utilização de métodos contraceptivos. Para tanto, muitas pesquisas têm colocado no mercado uma infinidade de produtos que podem ser bastante eficientes para o planejamento familiar. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os métodos contraceptivos listados na 1a com os modos de ação listados na 2a.

1. Diafragma

2. Pílula anticoncepcional

3. Dispositivo intra-uterino

4. Ligadura tubária

(   ) Previne a ovulação.

(   ) Impede a chegada do óvulo ao útero.

(   ) Impede a implantação do óvulo fertilizado.

(   ) Impede a entrada dos espermatozoides no útero.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 4, 2, 1, 3.

b) 2, 3, 4, 1.

c) 2, 4, 3, 1.

d) 3, 4, 2, 1.

36. (UFSE) “Considerando-se 8 ovócitos primários e 8 espermatócitos primários, obteremos …..I…. óvulos e …..II….. espermatozoides”. Para completar corretamente a frase anterior, basta substituir I e II, respectivamente, por:

a) 8 e 8.

b) 8 e 16.

c) 8 e 32.

d) 32 e 8.

e) 32 e 16.

37. (FEI-SP) Na espécie humana, são haploides as células:

a) Germinativas primordiais.

b) Espermatócitos primários ou de primeira ordem.

c) Ovogônias.

d) Espermatogônias.

e) Espermátides.

38. (FURRN) Entre as duas colunas, associação correta é:

COLUNA I

I. Vivíparos.

II. Ovíparos.

III. Ovovivíparos.

COLUNA II

a. Animais que põem ovos.

b. Os ovos se partem antes da postura.

c. Filhotes saem vivos do corpo materno.

a) Ia; IIb; IIIc.

b) Ic; IIa; IIIb.

c) Ib; IIa; IIIc.

d) Ia; IIc; IIIb.

e) Ib; IIc; IIIa.

39. (UPE)

“GRAVIDEZ TIRA DA ESCOLA 25% DAS ADOLESCENTES.”

Em Pernambuco, em 2003, nasceram mais de 1500 bebês de mães com idade entre 10 e 14 anos. Outros 226.102 foram gerados por jovens entre 15 e 19 anos, segundo o Ministério da Saúde. Em Recife, 36,9% das alunas menores de 18 anos já ficaram grávidas…

                           Letícia Lins, Jornal o Globo, 07/03/2005.

A gravidez pode ser evitada, ou mesmo, planejada. Basta seguir as orientações do médico especializado e conhecer para empregar corretamente os métodos de prevenção. Sobre estes, analise as afirmativas e conclua.

I    II

0  0 – Preservativo ou camisinha é uma borracha elástica que veste o pênis ereto e retém o conteúdo da ejaculação. Consiste em um bom método anticoncepcional, além de diminuir o risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e o diabetes.

1   1 – A tabelinha consiste em um método natural que evita a relação sexual no período fértil da mulher; é baseada em ciclos menstruais, por isso tem uma eficácia de 100%.

2  2 – A laqueadura tubária consiste na interrupção da permeabilidade das tubas uterinas, e, como não há passagem para o óvulo, não há encontro dele com o espermatozoide. É facilmente reversível.

3  3 – A vasectomia consiste em um corte nos ductos deferentes, impede os espermatozoides de atingirem o pênis durante a ejaculação, não altera a produção de hormônios masculinos e não causa impotência sexual.

4  4 – A pílula anticoncepcional consiste na combinação de hormônios femininos sintéticos, estrogênio e progesterona, que inibem a liberação de gonadotrofinas (FSH e LH) pela hipófise, impedindo a ovulação.

40. (UEPG) Em urodelos (anfíbios), as larvas em determinadas condições tornam-se sexualmente maduras sem perder as características larvais, produzindo óvulos fertilizáveis. Esse fenômeno denomina-se:

a) Neotenia.

b) Pedogênese.

c) Poliembrionia.

d) Metamorfose.

e) Oogamia.

41. (UNIFOR) Durante a fecundação, o fenômeno da polispermia é evitado pelo surgimento:

a) Da reação acrossômica.

b) Dos filamentos do fuso.

c) Do cone de fecundação.

d) Da membrana de fecundação.

e) Dos pronúcleos masculino e feminino.

42. (UFRS) Quando um gameta masculino é fecundado por um gameta masculino e os blastômeros iniciais se separam, sem que ocorra qualquer anormalidades nas divisões celulares:

a) Formam-se embriões geneticamente iguais.

b) Formam-se embriões de sexos diferentes, ligados a uma única placenta.

c) Cada um formará apenas metade de um embrião.

d) Podem ser formar embriões de mesmo sexo ou de sexos diferentes.

e) Formam-se embriões que não sobrevivem.

43. (UFPI) “Programas intensivos de melhoramento e seleção têm levado a um estreitamento da variabilidade genética das plantas cultivada…… com isso, às vezes a resistência às doenças é perdida nos membros altamente uniformes de uma progênie que tenha sido fortemente selecionada para rendimentos crescentes.”

(Raven et al. 2001, p.803)

Essa uniformidade da progênie a que o autor se refere é devida à predominância da reprodução:

a) Sexuada que, através da meiose, mantém o genótipo dos parentais.

b) Sexuada que, através da mitose, mantém as características do parentais.

c) Sexuada que, através da meiose, aumenta a recombinação genética.

d) Assexuada que, através da mitose, aumenta a recombinação genética.

e) Assexuada que, através da mitose, diminui a recombinação genética.

44. (CEFET-MG) Observe os esquemas I e II ao abaixo. Em relação à formação de gêmeos, representados nos esquemas I e II, é correto afirmar que:

44

 

a) Em I, tem-se a formação de gêmeos monozigóticos com a distinção de sexos.

b) Em II, tem-se a formação de gêmeos dizigóticos, originados de diferentes zigotos.

c) Em I e II, os gêmeos apresentarão as mesmas estruturas cromossômicas.

d) Nos dois tipos, os gêmeos apresentarão a mesma bagagem genética.

45. (UNIFESP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem:

a) Não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.

b) Não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.

c) Tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

d) Tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

e) Tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

46. (PUC-SP) Em maio de 2005, foi relatado um caso raro de quadrigêmeosem Belo Horizonte. Trêsmeninos e uma menina nasceram prematuros. A menina nasceu de parto normal e para os irmãos, foi necessário fazer cesariana. A novidade do caso está no fato de os quatro apresentarem tipos sanguíneos distintos. Essas informações nos levam a concluir que:

a) Os meninos são gêmeos univitelinos e a menina teve origem a partir de outro óvulo fecundado.

b) Os quatro irmãos não são gêmeos fraternos.

c) Os quatro irmãos tiveram sua origem a partir de um mesmo zigoto.

d) Os quatro irmãos tiveram sua origem a partir de zigotos diferentes.

e) Esse é um caso de poliembrionia, pois envolveu apenas um óvulo e um espermatozoide.

47. (PUC-PR) Leia as seguintes afirmações a respeito do ciclo menstrual na mulher.

I. No início de cada ciclo menstrual ocorre um aumento nas taxas de todos os hormônios, exceto o FSH, que só aumenta no momento da ovulação, quando deve haver a estimulação do folículo.

II. Quando ocorre a fertilização e consequente fixação do embrião no tecido uterino, inicia-se a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG) pela placenta. Este hormônio é responsável por estimular o corpo lúteo a produzir progesterona, impedindo, assim, o início de um novo ciclo menstrual.

III. No momento da ovulação, por volta do 14o dia do ciclo, as taxas de LH e estrógeno estão altas, enquanto as taxas de FSH estão baixas.

IV. Para que a ovulação ocorra, é necessário que todos os hormônios estejam com suas taxas baixas, exceto a progesterona, que mantém o endométrio preparado para a nidação.

Estão corretas:

a) Apenas I e IV.

b) Apenas I e II.

c) Apenas II e III.

d) Apenas I, II e IV.

e) Todas.

48. (UNIPAC) Relacionando o número de cromossomos com cada célula, marque a opção verdadeira:
a) 44 autossomas + XY espermatogônia, ovócito primário.
b) 22 autossomas + X espermatócitos secundários, ovócito secundário.
c) 44 autossomas + XX ovócito secundário, ovócito primário.
d) 22 autossomas + Y espermatogônia, espermatócito secundário.

49. (UFMS) Os casos de nascimento de gêmeos, na espécie humana, envolvem duas situações diferentes; na primeira, os gêmeos são referidos como univitelinos e, na segunda, como bivitelinos. Com relação aos gêmeos, é correto afirmar que:

I   II

0  0 – Os gêmeos univitelinos são resultantes da bipartição de um oócito primário, cujas células resultantes são fecundadas por dois espermatozoides distintos.

1 1 – Os gêmeos univitelinos são resultantes da bipartição de um óvulo, cujas células resultantes são fecundadas por dois espermatozoides distintos.

2 2 – Os gêmeos bivitelinos são resultantes da fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides e são sempre de sexos diferentes.

3  3 – Os gêmeos univitelinos são resultantes da fecundação de um único óvulo por um único espermatozoide, resultando sempre em indivíduos do mesmo sexo.

4 4 – Os gêmeos bivitelinos são resultantes da fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides, podendo resultar em indivíduos do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

50. (UFPI) Existem populações de uma espécie de lagarto, Cnemidophorus ocellifer, que se reproduzem normalmente através de fecundação do óvulo pelo espermatozoide, mas, em outras populações dessa mesma espécie, ocorre o desenvolvimento de óvulo sem que haja a fecundação. Esta segunda forma de reprodução é denominada de:

a) Neotenia.

b) Pedogênese.

c) Gametogênese.

d) Partenogênese.

e) Espermatogênese.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

D

B

C

B

VVVFF

C

C

C

A

A

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

A

D

C

A

VVVFV

C

C

C

FVFFV

C

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

B

E

A

B

D

C

A

B

VFFFV

B

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

A

A

E

D

C

C

E

B

FFFVV

A

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

D

A

E

B

B

D

C

B

FFFVV

D

 


Responses

  1. professor, por que na questão 21 a alternativa não pode ser a letra “c”?

    • Caro Filipe
      Veja atentamente a alternativa C: “Que o complexo formado pelo aparelho de Golgi e pelas mitocôndrias se comporta de modo muito diferente nos dois gametas.” Perceba que a alternativa não se refere à LOCALIZAÇÃO, mas sim a COMPORTAMENTO. Dessa forma, a alternativa C não pode ser considerada correta.
      Sucesso
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: