Publicado por: Djalma Santos | 20 de março de 2013

Testes de fotossíntese

 01. (UEG) Os pigmentos fotossintetizantes (ou fotossintéticos) têm a propriedade de absorver certos comprimentos de onda da luz, refletindo os demais. A cor do pigmento é dada pelo comprimento de onda refletido. O olho humano é capaz de distinguir os comprimentos de onda que compõem a luz visível ou luz branca. Nos seres fotossintetizantes, os pigmentos que conseguem captar a energia luminosa estão principalmente representados por:

a) Ficocianinas, que são azuis, e ficoeritrina, que são verdes.

b) Ficocianinas, que são amarelas, e ficoeritrina, que são vermelhas.

c) Clorofilas, que são verdes; carotenos e xantofilas, que são amarelados; e pelas ficobilinas, que podem ser azuis ou vermelhas.

d) Clorofilas, que são verdes; carotenos e xantofilas, que são amarelados; e pelas ficobilinas, que podem ser azuis ou alaranjadas.

02. (UFRS) Considere as afirmativas a seguir, relacionadas à fotossíntese.

I. A biossíntese de glicose nos tecidos vegetais pode contribuir para a diminuição do teor de CO2 da atmosfera.

II. A taxa de fotossíntese independe da concentração de CO2, embora possa ser influenciada pela intensidade luminosa e pela temperatura.

III. O oxigênio é produzido, durante a fotossíntese, a partir do CO2 da atmosfera.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

03. (FGV) Os vegetais e alguns microrganismos captam energia proveniente do sol, convertendo-a numa forma disponível para os demais organismos de um ecossistema. Este processo é resultado da captação de luz:

a) Visível e sua transformação em energia mecânica.

b) Visível e sua transformação em energia química.

c) Ultravioleta e sua transformação em energia mecânica.

d) Infravermelha e sua transformação em energia mecânica.

e) Infravermelha e sua transformação em energia térmica.

04.  (COVEST) O plantio de árvores é um valioso ensinamento às gerações futuras com vistas a contrabalancear os efeitos em nosso planeta do acúmulo de gases nocivos à atmosfera. Considerando as taxas de fotossíntese e as trocas gasosas das plantas com o ambiente, observe o gráfico abaixo e as afirmativas que se seguem.

04

I   II

0  0 – “Plantas de sombra” possuem ponto de compensação fótico mais baixo que “plantas de sol”, pois necessitam de intensidades luminosas menores.

1  1 – Quando todo o gás oxigênio liberado na fotossíntese é consumido na respiração celular, a planta não mais realiza trocas gasosas, independente da intensidade luminosa.

2  2 – O ponto de compensação fótico, mostrado em B, representa a intensidade luminosa que as plantas necessitam receber diariamente para poderem crescer.

3  3 – Se a intensidade luminosa for inferior ao ponto de compensação fótico, a matéria orgânica produzida com a fotossíntese será insuficiente para a planta crescer.

4  4  Sob condições ideais, as taxas de fotossíntese aumentam até atingir um ponto de saturação luminosa, mostrado em A, no qual deixam de aumentar.

05. (PUC-RIO) Atualmente um dos principais temas apresentados na mídia é a mudança climática global vinculada ao aumento de gás carbônico atmosférico. E uma das principais maneiras de mitigação deste problema seria o sequestro de carbono pelas plantas especialmente pelas espécies arbóreas. Que processo fisiológico realizado pelas plantas captura o carbono atmosférico?

a) Respiração.

b) Absorção de nutrientes pela raiz.

c) Expressão gênica.

d) Fotorrespiração.

e) Fotossíntese.

06. (PUC-CAMPINAS) A extração de madeira é, em última análise, uma atividade humana que depende do crescimento de plantas. Considerando que esse crescimento é uma incorporação de matéria presente no ambiente, é correto dizer que o maior percentual de biomassa que compõe a madeira seca é proveniente de:

a) Gás carbônico vindo do ar.

b) Gás oxigênio vindo do ar.

c) Matéria orgânica vinda do solo.

d) Minerais vindos do solo.

e) Vapor de água vindo do ar.

07. (UFT) O conceito de sequestro de carbono abrange mecanismos de absorção e transformação do gás carbônico atmosférico, através da fotossíntese, em estoques de carbono na biomassa terrestre. Nesse processo, as reações responsáveis pela fixação do carbono durante a fotossíntese ocorrem:

a) Na fase de fotofosforilação.

b) Durante a fotólise da água.

c) No ciclo das pentoses.

d) Durante as reações de Hill.

e) Nos complexos de antena.

08. Acerca da fotossíntese assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I  II

0  0 – A equação da fotossíntese, partindo  do  princípio de que todo o oxigênio liberado provém da H2O, pode ser escrita: 6CO2 + 6 H2O  →  C6H12O6 + 6O2.

1  1 – Para que ocorra  a etapa termoquímica  da fotossíntese, é necessário que por ocasião da etapa fotoquímica, haja apenas água, luz, clorofila, ATP  e fosfato.

2  2 – Devido a presença  da  clorofila,  que é verde,  uma planta  aumentará, provavelmente, sua taxa de fotossíntese quando colocada em local iluminado por luz verde.

3 3 – Comparando duas folhas A e B, verificamos que A apresenta razão fotossintética maior que B para a mesma intensidade e qualidade de luz incidente. Isto nos faz supor que A tenha maior quociente respiratório.

4 4 – Mantendo-se uma planta em determinado ambiente com temperatura e concentração de CO2 constantes e aumento gradativo de intensidade luminosa, a sua taxa de fotossíntese aumenta até alcançar o ponto de saturação luminosa.

09. (UECE) A Fotossíntese é um processo que “produz” a energia necessária ao início da cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e __________ para produzir __________ e ao final liberar __________. Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior.

a) água, CO2, glicose e oxigênio.

b) CO2, oxigênio, glicose e água.

c) glicose, água, CO2 e oxigênio.

d) água, glicose, oxigênio e CO2.

10. (UNCISAL) Fotossíntese é uma reação que ocorre nos vegetais. Assinale a alternativa correta.

a) Ocorre na presença da luz e libera CO2.

b) Ocorre na presença da luz e libera O2.

c) Ocorre em todas as células.

d) Ocorre na presença da luz gastando glicose e formando O2.

e) Ocorre no órgão “sede” da planta que é a raiz.

11. (UFSC) A fotossíntese é um processo muito importante para os seres vivos e consiste na conversão de energia luminosa em energia química. A respeito das fases, local de ocorrência e fatores que interferem no processo, é correto afirmar:

I  II

0  0 – Na fase luminosa, ocorre liberação de O2.

1  1 – Na fase escura, ocorre a formação dos carboidratos.

2 2 – As  clorofilas alfa  e beta  absorvem,  principalmente, as  radiações na faixa do verde e consequentemente, para este comprimento de onda, a taxa de fotossíntese é mais elevada.

3 3 – Nos grana  dos  cloroplastos,  pela presença da  clorofila,  ocorrem as reações da etapa fotoquímica.

4 4 – As reações da fase escura ocorrem no  estroma do  cloroplasto, desprovido de clorofila.

12. (UERJ) Compostos de enxofre são usados em diversos processos biológicos. Existem algumas bactérias que utilizam, na fase da captação de luz, o H2S em vez de água, produzindo enxofre no lugar de oxigênio, conforme a equação química:

6 CO2 + 12 H2S  →  C6H12O6 + 6 H2O + 12 S

O elemento reduzido na equação química está indicado em:

a) Enxofre.

b) Carbono.

c) Oxigênio.

d) Hidrogênio.

13. (PUC) Uma solução contendo vermelho de cresol foi colocada em quatro tubos de ensaio. Essa solução apresenta cor púrpura. O aumento de CO2 torna a solução amarela e a diminuição de CO2 deixa a solução com uma coloração púrpura intensa. Em cada tubo foi colocada uma folha de árvore do mangue e depois os tubos foram fechados e lacrados. O “estado” da folha e as condições às quais os tubos foram submetidos constam abaixo:

I. Folha seca, no escuro.

II. Folha seca, sob luz forte.

III. Folha recém-coletada, no escuro.

IV. Folha recém-coletada, sob luz forte.

Espera-se que, após algum tempo, a solução indicadora adquirirá cor púrpura intensa e amarela, respectivamente, nos tubos:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e II.

d) IV e I.

e) IV e III.

14. (FCC) Uma folha foi apanhada, imediatamente encerrada no interior de um tubo de ensaio e, em seguida, exposta a 800 lux de intensidade luminosa. Verificou-se que a concentração de CO2 no interior do tubo duplicou durante as duas horas de exposição à luz. Tais resultados permitem concluir que a folha:

a) Ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico.

b) Ficou exposta a uma intensidade luminosa igual a seu ponto de compensação fótico.

c) Ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico.

d) Apresentou um quociente respiratório igual a 2.

e) Apresentou um quociente respiratório igual a 1/2.

15. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Utilize o texto abaixo para responder esta questão.

O primeiro registro de “Seca” no bioma Caatinga foi feito pelo jesuíta FERNÃO CARDIM, conforme relato abaixo: “(…) No ano de 1583 houve tão grande seca e esterilidade nesta província. As fazendas de canaviais e mandiocas muitas se secaram, por onde houve grande fome principalmente no sertão de Pernambuco, pelo que desceram do sertão apertados pela fome, socorrendo-se aos brancos 4 a 5 mil índios”.

In: Villa, Marco Antonio. Vida e Morte no Sertão. São Paulo: Editora Ática, 2000.

O armazenamento de água por cactáceas ocorre, em geral:

a) Nas folhas, cuja epiderme apresenta e suberina.

b) Nas folhas, cuja epiderme apresenta cutina.

c) No cladódio, que também atua como órgão de fotossintetizante.

d) No cladódio, que também atua como órgão de fotorrespiração.

e) No xilopódio, que também armazena nutrientes.

16. (COVEST) Existem fatores que interferem na taxa de fotossíntese de uma planta. A esse propósito, analise os itens mencionados a seguir.

1. Intensidade de energia luminosa.

2. Concentração de gás carbônico.

3. Temperatura.

4. Concentração de oxigênio.

Interferem na taxa fotossintética:

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1, 2 e 3, apenas.

c) 2 e 3, apenas.

d) 3 e 4, apenas.

e) 1 e 2, apenas.

17. (UFOP) A fotossíntese é um processo bioquímico muito importante para os seres vivos e consiste na conversão de energia luminosa em energia química. Sobre esse fenômeno, podemos afirmar que:

a) A fase clara da fotossíntese ocorre nos tilacoides.

b) A fase escura da fotossíntese ocorre nos grana.

c) A fotossíntese compreende apenas uma fase que se chama luminosa ou clara.

d) Os plastos são encontrados nas plantas e nos fungos.

e) Algumas bactérias possuem clorofila e cloroplastos.

18. (UFMG) O processo fotossintético caracteriza-se, fundamentalmente, pela conversão de energia luminosa em energia química. Quanto a esse processo, é correto afirmar que:

I  II

0 0 – O hidrogênio resultante  da fotólise  da água reage,  diretamente, com o dióxido de carbono e forma, num último momento da reação, uma molécula altamente energética de seis átomos de carbono.

1 1 – Além de energia  luminosa, é  necessária a presença de clorofila, água e enzimas, para que ele ocorra com sucesso.

2 2 – O  gás  carbônico  liberado  na  fase  fotoquímica  será  utilizado  na formação dos compostos orgânicos.

3 3 – Envolve duas fases: uma devendo  ocorrer,  obrigatoriamente,  na presença de luz, e outra que pode, ou não, ocorrer na presença da luz.

4 4 – Na fase clara, ocorre a fotólise da água, produzindo  oxigênio molecular, que poderá, ou não, ser eliminado para a atmosfera.

19. (UFG) Os raios ultravioleta, presentes na luz solar, são filtrados pelo ozônio na estratosfera. A camada de ozônio, formada há cerca de 450 milhões de anos, ocorreu por causa da evolução de organismos:

a) Heterótrofos, que produziam gás carbônico como produto da respiração.

b) Decompositores anaeróbios, que reciclavam a matéria orgânica.

c) Eucariotos, que utilizavam matéria orgânica produzida pelos autótrofos.

d) Procariotos, que consumiam oxigênio no processo respiratório.

e) Autótrofos, que produziam oxigênio no processo fotossintético.

20. (PUC-MG) De acordo com o esquema abaixo, qual é a associação correta?

20

a) Fotofosforilação cíclica ocorre em 1.

b) Fotofosforilação acíclica ocorre em 3.

c) Ciclo de Krebs ocorre em 4.

d) Ciclo de Calvin ocorre em 2.

e) Glicólise ocorre em 1.

21. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I  II

0 0 – Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz.

1 1 – A fotofosforilação cíclica  pode ocorrer  na ausência  de luz,  desde que sejam fornecidos, à célula, ATP e citocromos.

2 2 – Na fase  luminosa do  processo fotossintético,  ocorre incorporação de CO2 para a formação de carboidratos.

3 3 – Durante a fotossíntese, ocorre  formação  de carboidratos  na  etapa fotoquímica.

4 4 – Durante a fotossíntese, o oxigênio é liberado na etapa termoquímica.

22. (UNIVASF) A macaxeira (mandioca, aipim) corresponde ao órgão de uma planta no qual se acumulam substâncias de reserva energética que têm sua origem:

a) Nas folhas, a partir da produção de hormônios vegetais.

b) Nas folhas, a partir da fotossíntese.

c) Nas raízes, por absorção diretamente do solo.

d) Nas raízes, por relação simbiótica com bactérias.

e) No caule, a partir da quebra da glicose.

23. (PUC-SP)

23

A propriedade de “captar a vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:

a) Mitocôndria, respiração, citocromo.

b) Cloroplasto, fotossíntese, citocromo.

c) Cloroplasto, respiração, clorofila.

d) Mitocôndria, fotossíntese, citocromo.

e) Cloroplasto, fotossíntese, clorofila.

24. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0  0 – Tendo por base a figura a seguir, que mostra o espectro de ação da luz sobre o processo da fotossíntese, podemos afirmar que a eficiência das radiações vermelhas, verdes e azuis, está representada, respectivamente, nas plantas 5, 2 e 1.

24a

1 1 – Com base na figura abaixo que representa um esquema, simplificado, do processo fotossintético, podemos afirmar que as substâncias I, II, III e IV são, respectivamente, H2O, O2, CO2 e C6H12O6.

24b

2  2 – As  equações I e II, mostradas abaixo resumem, respectivamente, as etapas fotoquímica e termoquímica da fotossíntese.

24c

3  3 – As reações de claro da fotossíntese ocorrem nas zonas clorofiladas dos cloroplastos.

4  4 – A fotossíntese  tem por  objetivo a síntese de compostos ricos em energia.

25. Para responder esta questão, use o código abaixo:

a) Se as três alternativas forem corretas.

b) Se apenas a alternativa 1 for correta.

c) Se apenas a alternativa 2 for correta.

d) Se duas quaisquer alternativas forem corretas.

e) Se as três alternativas forem incorretas.

I. Aumentando-se a temperatura observa-se aumento na velocidade da fotossíntese, quando a intensidade luminosa esta reduzida.

II. O esquema abaixo representa o efeito da temperatura sobre velocidade da fotossíntese quando a intensidade luminosa é muito reduzida.

25

III. Para qualquer comprimento de onda, o processo fotossintético se apresenta com a mesma intensidade, desde que a temperatura se mantenha a mesma.

26. O esquema abaixo resume:

26

a) A glicólise.

b) A cadeia respiratória.

c) A etapa fotoquímica da fotossíntese.

d) O ciclo de Krebs.

e) A etapa química ou enzimática da fotossíntese.

27. (FCC) Um lote de plantas estava sob as condições iniciais discriminadas nas tabelas a seguir. Submetido às condições experimentais 1, verificou-se que a taxa de fotossíntese dobrou. Submetido, em seguida, às condições experimentais 2, verificou-se novo aumento na taxa da fotossíntese.

CONDIÇÕES INICIAIS

Concentração de CO2

0,05%

Temperatura

10oC

Intensidade luminosa

baixa

CONDIÇÕES

EXPERIMENTAIS 1

Concentração de CO2

0,05%

Temperatura

10oC

Intensidade luminosa

alta

CONDIÇÕES

EXPERIMENTAIS 2

Concentração de CO2

0,05%

Temperatura

20oC

Intensidade luminosa

alta

a) Concentração de CO2 e a temperatura.

b) Concentração de CO2 e a intensidade luminosa.

c) Intensidade luminosa e a temperatura.

d) Intensidade luminosa e a concentração de CO2.

e) Temperatura e a intensidade luminosa.

28. (COVEST) As plantas possuem a capacidade de “gerar” energia, a partir da luz solar, associada à absorção de alguns elementos químicos. Elas captam energia através de várias reações bioquímicas. Com ralação a esse assunto, podemos afirmar.

I   II

0 0 – Na natureza, ocorrem reações de transformação em que os reagentes têm menos energia que os produtos. São as chamadas reações endergônicas, como, por exemplo, a fotossíntese.

1 1 – A fotossíntese compreende várias reações que são desenvolvidas em duas fases: a fotoquímica, que necessita de luz e ocorre nos tilacoides, e química, que independe diretamente da luz e ocorre no estroma dos cloroplastos.

2  2 – Na etapa fotoquímica da fotossíntese, ocorrem a fotólise da água com liberação do oxigênio, e a transferência de hidrogênio para o NADP.

3 3 – Na etapa fotoquímica da fotossíntese, ocorre a formação de ATP, a partir da fotofosforilação do ADP, com a participação da clorofila.

4  4 – O NADP e o gás oxigênio, produzidos na etapa fotoquímica, são indispensáveis para a transformação de gás carbônico em glicose.

29. (SANTA CASA) A fase luminosa da fotossíntese origina dois transportadores de energia: o NADPH2 e o ATP. Esta energia será utilizada, posteriormente, na fase escura. A produção deles é feita, respectivamente, por processos de:

a) Redução e fosforilação.

b) Oxidação e redução.

c) Transaminação e hidrólise.

d) Fosforilação e redução.

e) Oxirredução e oxirredução.

30. (UFBA) O gráfico abaixo representa a atividade fotossintética da maioria dos vegetais, com utilização de faixas de luz de diferentes comprimentos de onda:

30

Analisando-se esse gráfico, é possível concluir-se que:

a) A fotossíntese só se processa sob a ação de luz violeta, azul, laranja ou vermelha.

b) A fotossíntese não ocorre sob a luz branca.

c) As folhas refletem o verde.

d) A fotossíntese é pouco intensa sob ação de luz verde.

e) Quando os vegetais estão sob faixas de luz de diferentes comprimentos de onda, não há variação na intensidade da fotossíntese.

31. (SANTA CASA) Responda esta questão com base no esquema abaixo.

31

A luz aparece como fator limitante:

a) No ponto 4.

b) No ponto 3.

c) No segmento 2-3.

d) No segmento 3-4.

e) No segmento 2-4.

32. (USU-RJ) O fenômeno do esquema a seguir é de vital importância para os seres vivos.

32

Identificando-o, indique, nas alternativas relacionadas, as substâncias representadas, respectivamente, pelos números (1), (7) e (8).

a) Água, oxigênio e glicose.

b) Oxigênio, água e gás carbônico.

c) Glicose, gás carbônico e oxigênio.

d) Oxigênio, gás carbônico e glicose.

e) Gás carbônico, oxigênio e glicose.

33. (FCMSC-SP) Escrevendo-se que durante a etapa fotoquímica da fotossíntese houve:

I. Fotólise de água.

II. Redução do NADP a NADPH2.

III. Fotofosforilação do ATP que passa a ADP.

IV. Desprendimento de oxigênio.

Foi cometido erro:

a) Na I e na II.

b) Na II, na III e na IV.

c) Na II, apenas.

d) Na III, apenas.

e) Na II e na III.

34. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I  II

0 0 – A fase de escuro da  fotossíntese está  na dependência dos produtos formados na fase fotoquímica.

1 1 – A água é um dos compostos importantes na fotossíntese, sendo dela que provém o oxigênio liberado no processo fotossintético.

2 2 – Durante a  etapa  fotoquímica  da fotossíntese,  ocorre, sempre, fotólise da água, redução do NADP a NADPH2 e desprendimento de oxigênio.

3 3 – Nas reações  de escuro, a energia  absorvida na etapa fotoquímica é usada para reduzir o carbono do CO2 a carboidrato, com desprendimento de O2 para a atmosfera.

4 4 – Algumas bactérias fotossintetizam utilizando ácido sulfúrico, ao invés de água. Nesse tipo de fotossíntese, não ocorre liberação de oxigênio molecular.

35. Na figura a seguir os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, podem corresponder, respectivamente, a:

35

a) H2O, luz, oxigênio, NADP, NADPH2, ATP, ADP + Pi, CO2, H2O e glicose.

b) H2O, luz, oxigênio, NADPH2, NADP, ADP + Pi, ATP, CO2, H2O e glicose.

c) Luz, H2O, oxigênio, NADP, NADPH2, ATP, ADP + Pi, CO2, H2O e glicose.

d) Luz, H2O, oxigênio, NADP, NADPH2, ADP + Pi, ATP, CO2, H2O e glicose.

e) Luz, H2O, oxigênio, NADP, NADPH2, ADP + Pi, ATP, H2O, CO2 e glicose.

36. (FCC) Uma folha de uma planta mantida no escuro durante 36 horas foi totalmente coberta com vaselina e a planta foi deixada 12 horas ao sol. Em seguida, fez-se prova do amido com esta folha. Provavelmente, a folha apresenta:

a) Amido, porque a vaselina não interfere no processo da fotossíntese.

b) Amido, porque a superfície da folha não realiza fotossíntese.

c) Ausência de amido, porque o CO2, não teve acesso às células clorofiladas.

d) Ausência de amido, porque a vaselina bloqueia a ação da clorofila.

c) Ausência de amido, porque o O2, não passou através dos estômatos.

37. (CESCEM) A participação de um determinado pigmento num processo fotossintético pode ser reconhecida:

a) Pela concentração do pigmento.

b) Pelo peso molecular do pigmento.

c) Pela análise química elementar do pigmento.

d) Pela comparação do espectro de absorção do pigmento com o espectro de absorção da luz no processo.

e) Pela analogia química do pigmento com o produto final do processo.

38. (UCSal) Considere gráfico abaixo. Nele, os pontos de compensação e saturação luminosa estão indicados, respectivamente, em:

38

a) I e II.

b) II e I.

c) I e III.

d) II e III.

e) III e II.

39. (FUVEST) “Foram os trabalhos de Calvin, Bassham e Benson, empreendidos desde l946, que permitiram conhecer as diversas etapas da redução de CO2 a glicídios. Esses pesquisadores trabalharam com algas verdes unicelulares, às quais forneceram CO2 marcados com C14 (carbono radioativo), demonstrando que o primeiro composto estável que aparece é o ácido fosfoglicérico, já que um dos seus carbonos é radioativo”. A que fenômeno corresponde esta descrição?

a) Fotofosforilação cíclica.

b) Fase clara da fotossíntese.

c) Fase escura da fotossíntese.

d) Fotofosforilação acíclica.

e) Fotólise da água.

40. Não é processo comum entre a fotofosforilação cíclica e acíclica:

a) Excitação da clorofila.

b) Devolução de elétrons à clorofila.

c) Oxidação da ferredoxina.

d) Redução da ferredoxina.

e) Formação de ATP e de NADPH2.

41. (UPE) Em relação à fotossíntese:

I  II

0 0 – A etapa  denominada  fotoquímica  compreende: fotofosforilação cíclica, fotofosforilação acíclica e redução do gás carbônico.

1 1 – A  partir  da  fotossíntese  são   sintetizadas   todas  as  substâncias inorgânicas dos vegetais.

2 2 – A etapa química ou reação escura acontece na presença ou ausência de luz e ocorre no estroma dos cloroplastos.

3 3 – Na fotólise da  água ou  reação de Hill, o  hidrogênio  é eliminado  para a atmosfera e o oxigênio é fornecido para formação do NADP.

4 4 – Os pigmentos  relacionados com a fotossíntese ficam situados na membrana dos tilacoides.

42. (U. SÃO JUDAS-SP) Com relação ao fenômeno da fotossíntese, sabe-se que a reação:

42

a) Corresponde ao ciclo de Calvin.

b) Corresponde à reação de Hill.

c) Ocorre no estroma do cloroplasto.

d) É o resultado do ciclo das pentoses.

e) É o resulto do ciclo de Krebs.

43. (UNITAU-SP) Um estudante de Fisiologia Vegetal realizou o seguinte experimento: manteve uma planta por um determinado tempo em um ambiente com “temperatura e concentração de gás carbônico constantes e aumento gradativo de intensidade luminosa”. Decorrido o tempo previsto, o estudante observou que a taxa de fotossíntese:

a) Aumentou até atingir o ponto de saturação luminosa, permanecendo inalterado a partir desse momento.

b) Não sofreu nenhuma alteração.

c) Aumentou até atingir o ponto de saturação luminosa e depois começou a diminuir.

d) Aumentou indefinidamente.

e) Diminuiu gradativamente.

44. (UPE) O trecho da Música de Caetano Veloso “Luz do sol, que a folha traga e traduz. Em ver de novo, em folha, em graça em vida, em força, em luz…” reporta-se à utilização da luz do sol pelas plantas, fundamental para a fotossíntese. Em relação às etapas desse processo em vegetais, é correto afirmar que:

a) A absorção de energia luminosa ocorre por meio de moléculas de clorofila, pigmento responsável pela cor verde nas plantas, presente no estroma do cloroplasto.

b) O transporte de elétrons ocorre sequencialmente de um aceptor para outro, liberando toda a energia luminosa que havia sido captada até o último, denominado aceptor Q.

c) A fotofosforilação cíclica conta com o fotossistema I e a formação de ATP, enquanto a acíclica tem a participação dos fotossistemas I e II e a formação de ATP e NADPH.

d) O NADPH produzido em etapa fotoquímica fornece nitrogênio para a produção de glicídios, com base no gás carbônico.

e) A fixação do carbono é a transformação em que o carbono do gás carbônico passa a constituir moléculas orgânicas e representa uma das reações de claro.

45. (FCC) Manteve-se uma planta, durante 6 horas, sob temperatura ótima e com uma intensidade luminosa tal que permitia que cada folha absorvesse 5 mg de CO2 por hora de fotossíntese. Durante esse tempo, a quantidade de CO2 fornecido era equivalente a 1 mg/h por folha. Em seguida, manteve-se a temperatura e a intensidade luminosa, mas a planta passou a receber uma quantidade de CO2 equivalente a 7 mg/h por folha. Nos dois períodos considerados, foram fatores limitantes da fotossíntese, respectivamente:

a) O CO2 e a luz.

b) O CO2 e a temperatura.

c) A luz e o CO2.

d) A temperatura e o CO2.

e) A luz e a temperatura.

46.  (UFV) Um palco montado para a realização de um show no Maracanã ocupou toda a extensão do gramado. Quatro semanas após o show, com a desmontagem do palco, observou-se que o gramado estava amarelado, perdendo o seu verde exuberante. Assinale a alternativa incorreta:

a) Mesmo no escuro, houve intensa síntese de tecidos de condução e de sustentação.

b) Na ausência da luz, o padrão de lamelação normal dos cloroplastos foi desestruturado.

c) A fotossíntese foi comprometida com a ausência da luz, o que interferiu na síntese de parede celular.

d) Na ausência da luz, ocorreu estiolamento das folhas e dos caules do gramado.

e) O gramado, na ausência de luz, interrompe a produção dos pigmentos de clorofila.

47.  Na etapa fotoquímica, que compreende as “reações de claro” estão incluídas:

a) Unicamente a fotólise da água.

b) Unicamente a fotofosforilação cíclica.

c) Unicamente a fotofosforilação acíclica.

d) Unicamente as fotofosforilação cíclica e acíclica.

e) As fotofosforilações cíclica e acíclica e a fotólise da água.

48. (FUVEST) A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer:

a) Glicídios como fonte de carbono.

b) Água como fonte de hidrogênio.

c) ATP como fonte de energia.

d) Vitaminas como coenzimas.

e) Sais minerais para captação de oxigênio.

49. (COVEST) Assinale a alternativa que indica três fatores que influenciam a velocidade com que a fotossíntese se processa.

a) Concentração de glicose, pressão atmosférica e umidade do ar.

b) Intensidade luminosa, concentração de CO2e temperatura.

c) Idade do vegetal, teor de O2 no ar e pressão atmosférica.

d) Teor de glicose nas células fotossintetizantes, umidade do ar e intensidade luminosa.

e) Pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar.

50.  (USU-RJ) No experimento com elódea num tubo iluminado (figura abaixo), afirmamos que as bolhas são:

50

a) Oxigênio resultante da fotólise da água.

b) Oxigênio resultante da quebra da molécula de gás carbônico.

c) Gás carbônico resultante do ciclo de Krebs.

d) Gás carbônico proveniente do ciclo de Calvin.

e) Oxigênio proveniente da fotofosforilação.

51. (OMEC-SP) Sabendo-se que o processo da fotossíntese pode ser dividido em duas etapas, a fotoquímica e a química, os produtos finais de cada etapa são, respectivamente:

a) ATP + NADPH2 e glicose.

b) ADP + NADPH2 e amido.

c) ATP + NADP e glicose.

d) Glicose e ATP + NADPH2.     

e) Glicose e ADP + NADP.

52. (CESGRANRIO) Todas as plantas verdes da terra produzem, por ano, aproximadamente 164 bilhões de toneladas de matéria orgânica. A propósito desta informação, são feitas três afirmações:

I. Nos oceanos, essa produção se processa de maneira uniforme em toda a massa líquida.

II. Contribui de maneira acentuada para essa produção o gás carbônico (CO2) que as plantas absorvem do ar ou da água.

III. Parte dessa matéria orgânica é consumida pelas próprias plantas no fenômeno da respiração.

Assinale:

a) Se somente I for correta.

b) Se somente I e II forem corretas.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente III for correta.

e) Se I, II e III forem corretas.

53. (PUC-RJ) As diferentes etapas da fotossíntese apresentam eventos bem localizados na estrutura do cloroplasto. Relacione a primeira coluna com a segunda, e, a seguir, escolha a sequência correta:

ESTRUTURAS

FENÔMENOS

(1) Grana e lamelas(2) Estroma (   ) Produção de oxigênio(   ) Incorporação do gás carbônico(   ) Excitação de moléculas de clorofila(   ) Fotofosforilação(   ) Redução do ácido fosfoglicérico

a) 1, 1, 2, 1, 2.

b) 2, 2, 1, 1, 1.

c) 1, 2, 1, 1, 2.

d) 1, 1, 2, 2, 1.

e) 1, 2, 2, 1, 1.

54. (VUNESP) Com relação à fotossíntese, podemos dizer que:

a) A taxa da fotossíntese é sempre proporcional ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera.

b) A redução do NADP (nicotinamida – adenina – difosfato) ocorre durante a fotofosforilação cíclica.

c) A redução de CO2 nas plantas superiores ocorre no estroma do cloroplasto.

d) A quebra da molécula de água independe da luz.

55. Assinale a alternativa incorreta a respeito da fotossíntese.

a) Se a água fornecida para uma planta contiver oxigênio radioativo, toda a radioatividade será encontrada nas moléculas de glicose.

b) É um processo que ocorre principalmente nas plantas, mas pode ser observado também em bactérias.

c) Temperaturas muito altas poderão reduzir a velocidade desse processo, bem como concentrações muito baixas de CO2.

d) Uma das etapas desse processo é independente de luz.

e) Na etapa dependente de luz, há produção de ATP que será utilizado na síntese de glicose.

56. (UFV) O teste do iodo é um experimento clássico para demonstrar a ocorrência de fotossíntese. Como teste, duas folhas (A e B) de Trapaeolum foram completamente cobertas com papel metálico para que as substâncias de reserva fossem totalmente consumidas. Recortou-se, no papel do alumínio, a silhueta das letras UFV, permitindo que a folha B fosse exposta à luz solar apenas na região do recorte. Após um período de dois dias, os dois papéis de alumínio foram retirados, as folhas A e B foram destacadas, fervidas em álcool, descoradas e tratadas com solução de iodo. Com este tratamento, observou-se que a imagem das três letras UFV ficou corada de roxo, na folha B.

56

De acordo com os resultados obtidos, é incorreto afirmar que:

a) A fotossíntese ocorreu somente em algumas regiões da folha B.

b) A fotossíntese ocorreu uniformemente na folha.

c) O iodo reagiu apenas na região que continha amido.

d) O álcool retirou os pigmentos das duas folhas.

e) Na região da folha exposta à luz, houve produção de amido.

57. (FUVEST) Mediu-se a taxa de fotossíntese em plantas submetidas a diferentes condições de temperatura e luz. Foram utilizadas duas intensidades luminosas: uma baixa, próxima ao ponto de compensação fótico (representada nos gráfico por linha interrompida) e outra alta, bem acima do ponto de compensação fótico (representada nos gráficos por linha contínua). Qual dos gráficos abaixo representa melhor os resultados obtidos?

57

58. (CESGRANRIO) A equação a seguir é uma generalização do processo da fotossíntese:

CO2 + 2H2A → (CH2O) n + H2O + 2A

Sobre esse processo são feitas as seguintes afirmações.

I. Se H2A for a água, esse composto será a fonte exclusiva da liberação de O2.

II. A fase escura desse processo ocorre em nível de hialoplasma.

III. A substância H2A pode funcionar como fonte de elétrons.

IV. Na fase do processo chamada fotoquímica, a clorofila absorve energia química.

São corretas as seguintes afirmações:

a) Apenas I e III.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I, II e IV.

d) Apenas II, III e IV.

e) Todas.

59. (UMC-SP) A fórmula abaixo representa a reação simplificada da fotossíntese:

6 CO2 + 6 H2O → 6 O2 + C6H12O6

Um pesquisador realizou dois experimentos. No primeiro deles, forneceu à planta moléculas de água marcadas com oxigênio radioativo. No segundo, forneceu à planta moléculas de dióxido de carbono marcadas com oxigênio radioativo. Ao término dos dois experimentos, ele verificou que:

a) O O2 produzido pela planta do experimento 1 era radioativo.

b) O O2 produzido pela planta do experimento 2 era radioativo.

c) O O2 produzido pelas plantas dos dois experimentos era radioativo.

d) A glicose produzida pelas plantas dos dois experimentos era radioativa.

e) Tanto o O2 como a glicose produzidos por ambas as plantas eram radioativos.

60. (ESPM-SP) Considere as três plantas abaixo.

I. Cipó-chumbo, formada por fios amarelos com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.

II. Erva-de-passarinho, formada por folhas verdes e com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.

III. Dioneia, formada por folhas verdes que se fecham como duas metades de uma concha, aprisionando insetos que lhe servem de alimento.

A fotossíntese ocorre em:

a) I, somente.

b) III, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

C

A

B

VFFVV

E

A

C

FFFFV

A

B

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

VVFVV

B

E

C

C

B

A

FVFVV

E

A

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

VFFFF

B

E

VVVVV

E

C

C

VVVVF

A

D

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

A

D

D

VVFFV

D

C

D

D

C

E

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

FFVFV

B

A

C

A

A

E

B

B

A

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

A

C

C

C

A

B

E

A

A

D

 

Anúncios

Responses

  1. Porque a questão 7 a resposta também não poderia ser a letra D?

    • 07. (UFT) O conceito de sequestro de carbono abrange mecanismos de absorção e transformação do gás carbônico atmosférico, através da fotossíntese, em estoques de carbono na biomassa terrestre. Nesse processo, as reações responsáveis pela fixação do carbono durante a fotossíntese ocorrem:
      a) Na fase de fotofosforilação.
      b) Durante a fotólise da água.
      c) No ciclo das pentoses.
      d) Durante as reações de Hill.
      e) Nos complexos de antena.
      Prezado Fabrício
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“No ciclo das pentoses.”)
      ALTERNATIVA D (“Durante as reações de Hill.”) – INCORRETA
      – O papel da luz na fotossíntese consiste, basicamente, em excitar os elétrons da clorofila e em degradar a água (fotólise da água ou reação de Hill). A fotólise da água (reação de Hill) foi descrita por Robert Hill em 1937. Essa cisão da água, impulsionada pela luz, é catalisada por um complexo proteico contendo Mn. Hill desconhecia qual era a substância que atuava como aceptora de hidrogênio. Sabe-se, hoje, que se trata do NADP+, habitualmente representado, embora incorretamente, por NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato).
      ALTERNATIVA C (“No ciclo das pentoses.”) – CORRETA
      Como resultado da etapa fotoquímica, ocorre a formação de ATP (nas fotofosforilações cíclica e acíclica) e de NADPH2 (na fotofosforilação acíclica), bem como liberação de O2 (na fotofosforilação acíclica). O ATP e o NADPH2 são utilizados na etapa termoquímica, na qual ocorre a redução do CO2 a carboidrato (CH2O). O conjunto de reações que ocorre na etapa termoquímica toma o nome de CICLO DAS PENTOSES ou ciclo de Calvin. A última denominação é uma homenagem a Melvin Calvin, que, na década de 40, mostrou como o CO2 é utilizado na fotossíntese. A etapa química da fotossíntese é conhecida também como fase “escura”, denominação que pode gerar alguma dúvida por dar a entender que a etapa termoquímica ocorre no escuro, o que não é uma verdade. A fase escura toma essa denominação por não depender diretamente da energia luminosa. Ela, entretanto, depende da presença de NADPH e ATP, que são gerados na fase clara. A fase escura ocorre também na presença da luz ou enquanto durarem os estoques intracelulares de NADPH e de ATP. Na etapa química, o carbono entra na forma de CO2, em uma sequência cíclica de reações denominada ciclo de Calvin ou ciclo de Calvin-Benson, que ocorre no estroma dos cloroplastos. O NADPH participa da etapa química como redutor, fornecendo elétrons ricos em energia. O ATP, por seu turno, é um fornecedor suplementar de energia, que foi captada na etapa fotoquímica. O ciclo de Calvin não produz glicose, diretamente, mas um composto com três átomos de carbono, denominado gliceraldeído-3-fosfato (PGAL), precursor utilizado pela célula na produção de glicose e de outras moléculas orgânicas.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Por que a alternativa 2-2 da questao 34 é falsa?

    • Prezado João Pedro
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA 2 – 2 (“Durante a etapa fotoquímica da fotossíntese, ocorre, sempre, fotólise da água, redução do NADP a NADPH2 e desprendimento de oxigênio.”) – INCORRETA
      – Na fotofosforilação cíclica, que envolve apenas o fotossistema I (P700), a luz excita os elétrons da clorofila, que são capturados, por um aceptor primário de elétrons (a ferredoxina). A seguir, os elétrons são transferidos para uma cadeia transportadora de elétrons, os citocromos. Passando de um para outro, os elétrons vão liberando o excesso de energia, levando à formação de ATP, através de fosforilações. Do último citocromo, os elétrons, com seu nível energético baixo, retornam à clorofila, recompondo-a. Dessa forma, a clorofila, que, ao perder elétrons, adquiriu carga positiva (ficou ionizada), voltou a sua condição original com o retorno dos elétrons. Essa sequência toma o nome de fotofosforilação cíclica, pelo fato de ocorrer na presença de luz (foto), promover a formação de ATP a partir de ADP + Pi (fosforilação), e os elétrons retornarem à clorofila, não requerendo, portanto, a presença de doadores externos de elétrons.
      * RESUMO DA FOTOFOSFORILAÇÃO CÍCLICA
      I. Utiliza apenas o PSI.
      II. Não requer doador externo de elétrons.
      III. Não forma NADPH2.
      IV. Não libera oxigênio.
      V. Forma ATP.
      COMPLEMENTO
      * RESUMO DA FOTOFOSFORILAÇÃO ACÍCLICA
      I. Utiliza o PSI (P700) e o PSII (P680).
      II. Requer um doador externo de elétrons (água, na maioria dos casos).
      III. Ocorre a fotólise da água (reação de Hill).
      IV. Produtos: ATP, NADPH2 e oxigênio.
      Sugiro que procure ver, com mais detalhes, as etapas (ou fases) da fotossíntese [fase fotoquímica (fase luminosa ou reações de “claro”) e fase termoquímica (fase química ou reações de “escuro”).
      Um forte abraço
      Djalma Santos.

  3. obrigado desde ja

  4. Olá. Por que a questão 50 não poderia ser c?

    • Prezada Ana
      – O experimento mostra o processo fotossintético, portanto, liberação de oxigênio resultante da fotólise da água, também denominada reação de Hill (ALTERNATIVA A). Seria ALTERNATIVA C (“Gás carbônico resultante do ciclo de Krebs.”), se o experimento representasse a respiração aeróbia.
      – Sugiro que faça uma revisão envolvendo a etapa fotoquímica da fotossíntese, particularmente, a fotofosforilação acíclica.
      Um abraço
      Djalma Santos

  5. Olá, eu gostaria de entender por quê a questão 14 é letra C. Agradeço desde já pela resposta.

    • 14. (FCC) Uma folha foi apanhada, imediatamente encerrada no interior de um tubo de ensaio e, em seguida, exposta a 800 lux de intensidade luminosa. Verificou-se que a concentração de CO2 no interior do tubo duplicou durante as duas horas de exposição à luz. Tais resultados permitem concluir que a folha:
      a) Ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico.
      b) Ficou exposta a uma intensidade luminosa igual a seu ponto de compensação fótico.
      c) Ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico.*
      d) Apresentou um quociente respiratório igual a 2.
      e) Apresentou um quociente respiratório igual a 1/2.
      Tâmily
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“Ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico.”)
      JUSTIFICATIVA
      – Leia o texto abaixo e você concluirá, sem grandes dificuldades, que a alternativa C está correta.
      PONTO DE COMPENSAÇÃO FÓTICO OU PONTO DE COMPENSAÇÃO LUMINOSO
      SOB BAIXA INTENSIDADE LUMINOSA, A TAXA DE RESPIRAÇÃO CELULAR É SUPERIOR À TAXA DE FOTOSSÍNTESE. CONSEQUENTEMENTE, AS TROCAS GASOSAS DA RESPIRAÇÃO SUPERAM AS DA FOTOSSÍNTESE. NESSA CONDIÇÃO, A PLANTA CONSOME OXIGÊNIO E LIBERA CO2, e o balanço de matéria orgânica é negativo, já que mais glicose é consumida na respiração celular do que produzida na fotossíntese. Há certa intensidade luminosa em que as taxas de fotossíntese e de respiração celular se equivalem. Nessa condição, todo O2 gerado na fotossíntese é consumido na respiração, e todo CO2 eliminado na respiração é utilizado na fotossíntese. Essa intensidade luminosa é conhecida como ponto de compensação fótico (PCF) ou ponto de compensação luminoso (PCL) e nela o balanço de trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente é nulo. Sob intensidades luminosas superiores ao PCF e dentro de certos limites, a taxa de fotossíntese supera a de respiração. Nessa condição, a planta libera mais O2 na fotossíntese do que consome na respiração e capta mais CO2 na fotossíntese do que elimina na respiração. Há, portanto, um balanço positivo de matéria orgânica, pois mais glicose é produzida na fotossíntese do que é consumida na respiração.
      – Sugiro que você faça uma revisão envolvendo os conceitos básicos de bioenergética.
      Djalma Santos

  6. A questão 60 ,porque a primeira está errada e a segunda correta??

    • 60. (ESPM-SP) Considere as três plantas abaixo.
      I. Cipó-chumbo, formada por fios amarelos com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.
      II. Erva-de-passarinho, formada por folhas verdes e com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.
      III. Dioneia, formada por folhas verdes que se fecham como duas metades de uma concha, aprisionando insetos que lhe servem de alimento.
      A fotossíntese ocorre em:
      a) I, somente.
      b) III, somente.
      c) I e II, somente.
      d) II e III, somente.
      e) I, II e III.
      Otacílio
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou (questão 60, acima).
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“II e III, somente.”).
      Atente para o que é solicitado na questão “A FOTOSSÍNTESE OCORRE EM:”
      ALTERNTIVA I (“Cipó-chumbo, formada por fios amarelos com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.”) – INCORRETA
      – HOLOPARASITAS (“PARASITISMO COMPLETO”): são os VEGETAIS ACLOROFILADOS que retiram da planta hospedeira a seiva elaborada, necessária a sua sobrevivência. Eles causam às plantas parasitadas mais prejuízos do que no caso das hemiparasitas. Suas raízes sugadoras ou haustórios penetram pelo caule do hospedeiro até os vasos liberianos de onde retiram a seiva orgânica. Como exemplo de holoparasitas, citamos o cipó-chumbo.
      – Como você constatar, cipó-chumbo (aclorofilado) não realiza fotossíntese.
      ALTERNTIVA II (“Erva-de-passarinho, formada por folhas verdes e com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.”) – CORRETA
      – Hemiparasitas (“parasitismo incompleto”): são as plantas clorofiladas que retiram do hospedeiro a seiva bruta, que elas utilizam para REALIZAR A FOTOSSÍNTESE. Nesse caso, os vasos perfurados são os vasos lenhosos, que transportam uma solução de água e sais minerais. Como exemplo, citamos a erva-de-passarinho.
      – Como você pode constatar, erva-de-passarinho (clorofilado) realiza fotossíntese.
      Djalma Santos

  7. pq a 39 e C ?

    • 39. (FUVEST) “Foram os trabalhos de Calvin, Bassham e Benson, empreendidos desde l946, que permitiram conhecer as diversas etapas da redução de CO2 a glicídios. Esses pesquisadores trabalharam com algas verdes unicelulares, às quais forneceram CO2 marcados com C14 (carbono radioativo), demonstrando que o primeiro composto estável que aparece é o ácido fosfoglicérico, já que um dos seus carbonos é radioativo”. A que fenômeno corresponde esta descrição?
      a) Fotofosforilação cíclica.
      b) Fase clara da fotossíntese.
      c) Fase escura da fotossíntese.*
      d) Fotofosforilação acíclica.
      e) Fotólise da água.
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“Fase escura da fotossíntese.”).
      JUSTIFICATIVA
      – A etapa termoquímica da fotossíntese é conhecida também como fase “escura”, denominação que pode gerar alguma dúvida por dar a entender que ela ocorre apenas no escuro, o que não é uma verdade. A fase escura toma essa denominação por não depender diretamente da energia luminosa. Ela, entretanto, depende da presença de NADPH e ATP, que são gerados na fase clara. A fase escura ocorre também na presença da luz ou enquanto durarem os estoques intracelulares de NADPH e de ATP. Na etapa termoquímica, o carbono entra na forma de CO2, em uma sequência cíclica de reações denominada ciclo de Calvin ou ciclo de Calvin-Benson, que ocorre no estroma dos cloroplastos. O NADPH participa da etapa química como redutor, fornecendo elétrons ricos em energia. O ATP, por seu turno, é um fornecedor suplementar de energia, que foi captada na etapa fotoquímica. O ciclo de Calvin não produz glicose, diretamente, mas um composto com três átomos de carbono, denominado gliceraldeído-3-fosfato (PGAL), precursor utilizado pela célula na produção de glicose e de outras moléculas orgânicas.
      – A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS MOLÉCULAS INTERMEDIÁRIAS FORMADAS NA ETAPA TERMOQUÍMICA FOI FEITA POR MELVIN CALVIN E COLABORADORES, DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA (VER ENUNCIADO). Com o intuito de seguir o trajeto do carbono, desde o instante em que ele penetra nos sistemas fotossintetizantes sob a forma de CO2, até sua incorporação nos compostos orgânicos formados, foi fornecido a uma cultura de Chlorella (alga unicelular verde) iluminada, CO2 marcado com carbono radioativo (C14). O primeiro registro revelou que a fotossíntese é um processo extremamente rápido: cerca de 30 segundos após a cultura ser iluminada, nas condições descritas, já se detectava glicose radioativa. Detendo o processo após intervalos de tempo cada vez menores, foi possível identificar as diversas moléculas intermediárias do processo. VERIFICARAM, DESSA FORMA, QUE O PRIMEIRO COMPOSTO ESTÁVEL FORMADO ERA O ÁCIDO FOSFOGLICÉRICO (3-FOSFOGLICERATO), abreviadamente representado por PGA.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: