Publicado por: Djalma Santos | 3 de julho de 2013

Testes de fisiologia (4/5)

01. (UNIFESP) No gráfico, as curvas I, II e III representam o consumo das principais reservas de energia no corpo de uma pessoa em privação alimentar.

01

A curva que se relaciona corretamente ao tipo de reserva que representa é:a) I – gordura; II – proteína; III – carboidrato.

b) I – proteína; II – gordura; III – carboidrato.

c) I – proteína; II – carboidrato; III – gordura.

d) I – carboidrato; II – proteína; III – gordura.

e) I – carboidrato; II – gordura; III – proteína.

02. (IFBA)

No tempo que eu era só

Que não tinha amor nenhum

Meu coração batia mansinho

Tum, tum, tum

 

Depois veio você

O meu amor, o número 1

E o meu coração

Pos-se a bater

Tum, tum, tum

 

Tum, Tum, Tum

Ari Monteiro/Cristóvão de Alencar

Medo de olhar no fundo

Medo de dobrar a esquina

Medo de ficar no escuro

De passar em branco, de cruzar a linha

Medo se achar sozinho

De perder a rédea, a pose e o prumo

Medo de pedir arrêgo, medo de vagar sem rumo

 

Medo estampado na cara

Ou escondido no porão

Medo circulando nas veias

Ou em rota de colisão

Medo é de Deus ou do Demo?

É ordem ou é confusão?

O medo é medonho

O medo domina

O medo é a medida da indecisão

 

Miedo (Pedro Guerra / Lenine / Robney Assis)

O medo, o amor, entre outros sentimentos, desencadeiam reações fisiológicas expressivas como taquicardia, sudorese, rubor, dilatação pupilar, fuga. Nestas circunstâncias, o organismo sofre alterações funcionais variadas de efeito imediato e em longo prazo, sob coordenação hormonal e nervosa. Sobre as alterações fisiológicas nessas circunstâncias, pode-se afirmar que:

a) Em situações de perigo, a glândula suprarrenal é estimulada pelo sistema nervoso simpático e aumenta a liberação de adrenalina na corrente sanguínea.

b) O fígado, em situações de fuga-ataque, converte glicose em glicogênio para preparar o organismo para uma reação de autoproteção.

c) Em situações de estresse, o coração sofre bradicardia para liberar mais oxigênio aos músculos e vísceras.

d) O sistema nervoso simpático promove a diminuição do batimento cardíaco e faz com que o organismo como um todo diminua seu ritmo e retorne à condição de estabilidade.

e) A dilatação das artérias da pele e das vísceras, aliada à contração da pupila, contribui para reações de autodefesa.

03. (UCS) A água é indispensável à vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto. Ela é o principal componente das células e um solvente biológico universal. No corpo humano, a água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente nas secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestório e nervoso, na urina e na pele. Por tudo isso, nos ressentimos imediatamente da falta dela em nosso organismo. Analise o quadro de equilíbrio hídrico corporal apresentado abaixo.

HIDRATAÇÃO DIÁRIA

DESIDRATAÇÃO DIÁRIA

Alimentos                                          1 000 mL Urina                            I mL
Líquidos                                                  II mL Pele                          850 mL
Reações químicas internas                     350 mL Pulmões                    350 mL
Fezes                        100 mL
Total                                                      III mL Total                       2 550 mL

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores representados, no quadro acima, por I, II e III.

I

II

III

a

1250

1200

2550

b

1000

1200

1550

c

1250

1250

2550

d

1250

850

3500

e

1200

1250

2500

04. (MACK)

 

Peixe-boi

Pirarucu

Tartaruga

Temperatura corporal

A

B

C

Respiração

D

E

F

Peixe-boi, Pirarucu e tartaruga são alguns animais amazônicos muito caçados nos últimos tempos e, por isso, têm merecido proteção maior dos biólogos e das autoridades. A respeito da respiração e da temperatura corporal desses animais, o preenchimento correto da tabela acima, de A a F, é, respectivamente:

a) Pecilotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar.

b) Pecilotermo, Homeotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar.

c) Homeotermo, Homeotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar.

d) Homeotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar.

e) Homeotermo, Pecilotermo, Homeotermo, Pulmonar, Branquial e Branquial.

05. (UNICAP) O sistema circulatório, também chamado sistema cardiovascular, é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Em relação ao sistema circulatório, analise a figura a seguir, a fim de responder à proposição 0-0 desta questão.

05

 I   II

0  0 – A circulação pulmonar ou pequena circulação (2 e 8) é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Inicia na aurícula esquerda e termina no ventrículo direito do coração.

1  1 – Sobre o sistema circulatório do ser humano podemos concluir que a pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias.

2  2 – Com relação a nutrição e a sistemas digestórios de vertebrados, podemos dizer que a digestão de proteínas, de origem animal ou vegetal, inicia-se no estômago e deve terminar no intestino delgado, onde ocorre a absorção dos aminoácidos.

3  3 – Ao ingerir um lanche composto de pão, ovos e carne, a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.

4  4 – Considerando o sistema endócrino humano, podemos afirmar que a tireoide é uma glândula produtora de hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.

06. (UNIMONTES) Os endotermos são animais que regulam suas altas temperaturas corpóreas por meio de mecanismos que equilibram a produção metabólica de calor e a perda de calor para o meio ambiente. As afirmativas a seguir referem-se a esse assunto. Analise-as e assinale a correta.

a) Os anfíbios são exemplos de animais com esse sistema de regulação.

b) O aumento do calor produzido no processo apresentado não pode ser proveniente da alimentação.

c) As temperaturas corpóreas nesses animais são mais estáveis em ambientes quentes do que em frios.

d) O sistema nervoso central desses animais funciona mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.

07. (CEFET-MG) Considere as figuras seguintes:

07

 Fonte: Disponível em: <http://loja.bioaulas.com.br/images/apostila_histologia_basica01.

jpg>. Acesso em: 02 set. 2011.

Não está diretamente relacionada aos sistemas representados nessa ilustração a(o):

a) Eliminação de toxinas.

b) Transporte de nutrientes.

c) Proteção de órgãos vitais.

d) Produção de células sanguíneas.

e) Coordenação das funções do organismo.

08. (FUVEST) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris:

a) Aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

b) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

c) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.

d) Aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

e) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

09. (UFPR) Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem através da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:

1. O oxigênio (O2), assimilado pelo corpo através das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.

2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo inclusive transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.

3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.

4. O sistema circulatório é composto pelos sistemas sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

10. (UEM) Assinale o que for correto.

I   II

0  0 – No coração humano, o sangue chega por grandes vasos e penetra nos átrios cardíacos ou aurículas.

1  1 – Os aminoácidos essenciais aos seres humanos devem ser obtidos a partir da ingestão de alimentos ricos em lipídios.

2  2 – Úmero, metacarpos, fêmur e mandíbula são ossos, respectivamente, do braço, da mão, da coxa e da cabeça.

3  3 – O problema de visão denominado miopia é decorrente da focalização da imagem antes da retina.

4  4 – O sistema nervoso autônomo é constituído por neurofibrilas motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos não estriados das vísceras e à musculatura estriada do coração.

11.  (COVEST) O desgaste do corpo humano em uma prova de ultramaratona no gelo da Antártica, a uma temperatura de -15oC, foi recentemente documentada na televisão. No ano de 2011, a prova teve um brasileiro como vencedor, cuja resistência física e psicológica foi superior à dos outros atletas. Na regulação fisiológica do corpo humano, a fim de protegê-lo contra a hipotermia, considere as seguintes situações.

I   II

0  0 – Devido à economia de energia para o aquecimento corporal, ocorre maior eliminação de água através da urina; daí a necessidade de a hidratação ser elevada.

1  1 – Ocorre aumento da glicogênese devido à atividade da insulina, de forma a resguardar as reservas energéticas e a garantir o aquecimento corporal.

2  2 – Os calafrios no corpo geram calor, pois provocam contração dos músculos esqueléticos; este processo depende da presença de íons Ca2+ para manter a miosina e a actina unidas.

3  3 – O sangue oxigenado retorna ao coração pelas veias pulmonares, que o bombeia para a artéria aorta e daí para o resto do corpo, aquecendo os principais órgãos internos.

4  4 – Devido ao maior consumo calórico do organismo, a disponibilidade de nutrientes para o cérebro diminui produzindo redução da capacidade mental.

12. (UNCISAL) O professor João realizou uma prova oral de biologia com cinco alunos. Assinale a alternativa que indica a única resposta correta dada pelo aluno.

a) Pedro afirmou que as brânquias são importantes na osmorregulação dos peixes.

b) João afirmou que a artéria pulmonar presente no coração humano tem sangue rico em oxigênio.

c) Maria afirmou que a alça de Henle existe no rim de todos os vertebrados.

d) Joana afirmou que a artéria aorta é responsável pelo retorno venoso no corpo humano.

e) Jorge afirmou que a glândula secretora de sal existe só nos anfíbios.

13. (MACK) Aprender a nadar envolve, além de coordenação motora, o controle do ritmo respiratório. A respeito desse controle, considere as afirmações:

I. A alteração no ritmo respiratório é provocada principalmente pela diminuição da quantidade de oxigênio no sangue.

II. Receptores presentes na parede de vasos sanguíneos percebem alterações no pH sanguíneo e transmitem essas informações para o bulbo, que é o responsável pelo controle desse ritmo.

III. Esse controle é feito de forma voluntária pelo sistema nervoso central.

Assinale

a) Se todas forem corretas.

b) Se somente a II for correta.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente I e III forem corretas.

e) Se somente III for correta.

14. (FEI) A íris é a parte colorida do olho. Assinale a alternativa sobre a função correta da íris:

a) É um músculo pigmentado que controla a quantidade de luz que penetra no olho através da lente.

b) É um músculo pigmentado que controla a quantidade de luz que penetra no olho através da pupila.

c) É um tecido conjuntivo que atua como lente.

d) É um tecido conjuntivo que é responsável pela focalização de objetos.

e) É um nervo que é responsável pela focalização de objetos.

15. (IFSC) O terremoto ocorrido no Japão no dia 11 de março de 2011 deixou o planeta vulnerável em relação a um desastre radioativo e trouxe à tona uma grande discussão envolvendo a utilização da energia nuclear. Os problemas causados pela radiação no corpo humano são vários e extremamente agressivos.

Em relação aos sistemas que compõem o organismo humano e aos problemas que a radiação pode ocasionar a eles, analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0  0 – Os pulmões, que sofrem muito com a radiação, ao terem sua função prejudicada, podem influenciar todo o organismo. Se em uma pessoa exposta à radiação o problema gerado dificultasse a hematose nos alvéolos pulmonares, poderíamos identificar um aumento na quantidade de gás carbônico no sangue dessa pessoa.

1  1 – A tireoide é uma importante glândula que integra o sistema nervoso. Ela age enviando sinais elétricos para a manutenção da homeostase do organismo. Certamente, alterações causadas nessa glândula pela radiação vão afetar de forma significativa a vida da pessoa, ou pela secreção exagerada de hormônios, ocasionando um hipertiroidismo, ou uma produção baixa de hormônios, ocasionando um hipotiroidismo.

2  2 – Estômago e intestinos também são órgãos que sofrem com a radiação. Ambos fazem parte do sistema digestório. O intestino é dividido em delgado e grosso. A digestão propriamente dita ocorre no estômago e no intestino delgado. O intestino grosso age principalmente absorvendo água e armazenando as fezes até que elas sejam liberadas.

3  3 – Os rins integram o sistema excretor. Se a radiação causasse problemas nos rins de uma pessoa sadia, principalmente nas células que compõem os néfrons, esta pessoa não teria muitos problemas. O sistema excretor quase não se relaciona com outros sistemas do corpo. Age de forma autônoma, filtrando os líquidos corporais e eliminando suas impurezas na urina.

4  4 – Se a radiação causasse problemas ao sistema nervoso central de uma pessoa, isso poderia ocasionar desde perda de memória e confusão, até dificuldades de movimentação e alterações na sensibilidade do corpo. Porém, seriam problemas momentâneos, pois os neurônios, as células que compõem o sistema nervoso central, têm grande capacidade de regeneração e logo seriam renovados.

16. (FUVEST) Ao longo da evolução dos vertebrados, a:

a) Digestão tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estômago e intestino são características apenas do grupo mais recente.

b) Circulação apresentou poucas mudanças. O número de câmaras cardíacas aumentou, o que não influenciou a circulação pulmonar e a sistêmica, que são completamente separadas em todos os grupos.

c) Respiração, no nível celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudança, porém, nos órgãos responsáveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos.

d) Excreção sofreu muitas alterações, devido a mudanças no sistema excretor. Porém, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amônia e ácido úrico.

e) Reprodução sofreu algumas mudanças relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceção dos peixes, independem da água para se reproduzir.

17. Os aeroportos contemporâneos e as viagens em aeronaves apresentam uma série de problemas, talvez nem sequer imaginados pelo Pai da Aviação. Esses problemas podem acarretar desconfortos ou mesmo prejuízos à saúde das pessoas. Leia as frases a seguir, procurando identificar aquelas que apresentam afirmações cientificamente válidas.

I. Os ruídos das aeronaves, principalmente no pouso e na decolagem, contribuem para a poluição das áreas próximas aos aeroportos.

II. Durante a aterrissagem, a pressão externa é maior que a pressão interna do avião.

III. Enquanto a aeronave sobe, o ar contido no ouvido médio (dentro do ouvido) e nos seios paranasais se expande.

IV. Durante o voo, a permanência na posição sentada pode causar acúmulo de líquido nas pernas e nos pés, provocando inchaço e desconforto.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações cientificamente válidas.

a) Apenas I e II.

b) Apenas II e III.

c) Apenas III e IV.

d) Apenas I, II e III.

e) I, II, III e IV.

18. (UEG) Os controles hídricos e do conteúdo de sais do organismo são realizados por mecanismos osmorreguladores, dos quais participam estruturas ou órgãos excretores. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar:

a) Os protistas de água doce, como paramécios e amebas, vivem em um meio cuja concentração é menor que a do interior de suas células, o que leva a entrada de água nesses organismos por osmose. A solução para essa situação é a presença dos vacúolos contráteis, que recolhem o excesso de água e a descarregam para fora da célula.

b) Os peixes ósseos marinhos, ao contrário dos de água doce, perdem água para o ambiente. Assim, esses peixes ingerem a água do mar, que é aproveitada pelo organismo, sendo o excesso de sais excretado por células especializadas localizadas nas brânquias.

c) Os peixes cartilaginosos marinhos, tais como os tubarões, possuem altos níveis de ureia no sangue, mantendo, assim, a concentração interna de seus corpos aproximadamente igual à da água do mar. Nesse caso, o excesso de sal é excretado pelos rins e, em muitas espécies, por uma glândula retal.

d) Nas halófitas, plantas que conseguem sobreviver em ambientes salinos, observa-se a presença de mecanismos que atuam na manutenção da baixa concentração de sódio dentro das células, excretando por processo passivo o excesso de sal, o que contribui para a regulação hídrica da célula.

19. (PUC-RIO) Substâncias, como o álcool, quando ingeridas em excesso são consideradas tóxicas e podem ocasionar mudança de comportamento e falta de consciência do indivíduo. Qual o órgão humano responsável pela detoxificação dessa substância do sangue?

a) Coração.

b) Pâncreas.

c) Apêndice.

d) Fígado.

e) Estômago.

20. (UPE) Na busca da superação constante, os atletas dedicam-se, os treinadores inovam, e a ciência pesquisa para os esportistas do futuro. “Equipes de cientistas especializados em medicina do esporte estão desenvolvendo pesquisas que buscam técnicas para minimizar a dor e acelerar o processo de cura nos casos de lesões musculares e, até, melhorar as performances física e mental dos atletas”.

                                                            (Galileu, maio 2007. Adaptado)

Sobre as afirmativas que contêm aspectos da fisiologia humana, relacionados com exercícios utilizados em atividades físicas, analise-as e conclua.

I   II

0  0 – A dor sentida pelos atletas em suas atividades se deve aos receptores nervosos de contato de terminações livres, enquanto a percepção de pressão é atribuída ao corpúsculo de Paccini, localizado na pele.

1  1 – Na reparação de fraturas ósseas, entram em ação os osteoclastos, células do tecido ósseo que originam os osteócitos e osteoblastos, relacionados com a regeneração e a remodelação do tecido ósseo.

2  2 – A regulação do ritmo respiratório se dá pela detecção sanguínea do nível aumentado de CO2 e da baixa de O2, diretamente pelo bulbo e por receptores das artérias aorta e carótidas, respectivamente.

3  3 – Nas lesões articulares comuns em esportistas, as rupturas de menisco são mais graves, pois sua regeneração não ocorre espontaneamente, devido ao baixo metabolismo do tecido cartilaginoso.

4  4 – Rompimentos de ligamentos e de tendões são lesões que comprometem as atividades dos atletas, pois a união dos músculos aos ossos é feita pelos ligamentos, e os tendões unem ossos a outros ossos.

21. (COVEST) Uma das principais causas de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares. Em relação a esse problema, podemos fazer as seguintes afirmações.

I  II

0  0 – Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão o diabetes, os fatores nutricionais e a vida sedentária.

1  1  – O uso de pílulas anticoncepcionais aumenta os riscos cardiovasculares, sobretudo em indivíduos com história familiar de doenças circulatórias.

2  2  – Apesar de estar altamente relacionado ao câncer de pulmão e de bexiga, o fumo não oferece riscos cardiovasculares.

3  3 – Alimentação rica em gordura animal, tensão nervosa (estresse), pressão alta favorecem o aparecimento da arteriosclerose, que se caracteriza pela perda de elasticidade e formação de placas de gordura nas artérias.

4  4 – A obstrução brusca de uma artéria coronária causa o infarto do miocárdio, provocando morte celular por falta de oxigenação; mas, independente da extensão da lesão, as células cardíacas têm rápida regeneração, pois o sangue que passa pelos ventrículos garante a nutrição do tecido cardíaco.

22. (ESPM-SP) Considere as funções abaixo.

I. Sintetizar ureia a partir de amônia e gás carbônico, retirados do sangue.

II. Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, desintoxicando o organismo.

III. Destruir hemácias velhas ou anormais, transformando a hemoglobina em bilirrubina.

No organismo humano, elas são exercidas pelo:

a) Pâncreas e pelos rins.

b) Fígado e pelos rins.

c) Fígado e pelo pâncreas.

d) Pâncreas, somente.

e) Fígado, somente.

23. (PUC-RIO) Os peixes são animais pecilotérmicos. Essa afirmativa é:

a) Correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente.

b) Incorreta e significa dizer que esses animais possuem respiração pulmonar.

c) Correta e significa dizer que esses animais apresentam respiração branquial.

d) Correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal não varia em relação ao ambiente.

e) Incorreta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente.

24. (MACK) A respeito do pâncreas, assinale a alternativa correta.

a) É a única glândula mista existente no organismo.

b) Um de seus hormônios é responsável pelo controle da quantidade de água eliminada pela urina.

c) O controle da secreção de seus hormônios é realizado por hormônios hipofisários.

d) É responsável pela produção de enzimas digestivas que são secretadas no duodeno.

e) A deficiência na produção de um de seus hormônios na infância causa o nanismo.

25. (UNICAP)

I   II

0 0 – O sangue é uma variedade de tecido conjuntivo, de propriedades específicas, cuja substância intercelular é liquida.

1  1 – No neurônio, o axônio conduz o impulso nervoso para o corpo celular e o dendrito conduz para fora do corpo celular.

2  2 – Os rins contribuem para a homeostasia através do controle da eliminação de água, sais, substâncias tóxicas e substâncias em excesso e produtos finais do metabolismo.

3 3 – Uma grande desvantagem dos vegetais superiores é só poderem se reproduzir através do concurso de outra planta de sexo oposto, o que nem sempre se encontra com facilidade, como é o caso do mamoeiro macho.

4  4 – O ovo heterolécito, encontrado nos anfíbios, apresenta segmentação total e desigual e, no curso de sua embriogênese, não se forma nem âmnio nem alantoide.

26. (FUVEST) O esquema abaixo representa uma árvore filogenética de alguns filos animais. Cada número, I, II e III, corresponde à aquisição de uma característica ausente nos ramos anteriores a ele e presente nos posteriores.

26

No quadro a seguir, as características correspondentes a cada número estão corretamente indicadas em:

I

II

III

a

Células nervosas Sistema digestório completo Tubo nervoso dorsal

b

Células nervosas Tubo nervoso dorsal Sistema digestório

completo

c

Tubo nervoso dorsal Células nervosas Sistema digestório

completo

d

Tubo nervoso dorsal Sistema digestório completo Células nervosas

e

Sistema digestório

completo

Células nervosas Tubo nervoso dorsal

27. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)

ESTATINAS E COLESTEROL:

As estatinas são um grupo de substâncias afins, denominadas lipoproteínas, são empregadas em medicina para tratar os altos níveis de Colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue. As lipoproteínas são essenciais ao funcionamento do organismo humano, mas em níveis sanguíneos elevados podem ser prejudiciais. O colesterol, que já foi considerado o inimigo maior do nosso sistema cardiovascular, é formado principalmente no nosso fígado. Do total de Colesterol do corpo humano, cerca do 60% é formado no fígado e o restante vem da alimentação. O colesterol e seus derivados são importantes para a produção dos hormônios, na formação das membranas celulares, na produção da vitamina D, essencial no metabolismo do cálcio, que por sua vez é importante na formação, conservação e regeneração de ossos. Sem colesterol a vida humana não é possível. Além do metabolismo do colesterol o fígado humano é uma grande usina de transformação. Marque a alternativa que não contenha uma função do fígado humano:

a) Armazenar glicogênio.

b) Produção de sais biliares.

c) Filtrar substâncias apolares oriundas diretamente do intestino (sistema porta hepático).

d) Realizar o ciclo da ornitina (produção de ureia).

e) Destruição de hemácias.

28. (COVEST) Os mecanismos de auto-regulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback), como ocorre no exemplo de feedback negativo, esquematicamente, ilustrado na figura.

28

O aumento da concentração da substância X determina a ativação do centro Y, que provoca o aumento da função Z, que determina a diminuição da concentração da substância X. Um exemplo de feedback negativo no homem é:

a) A regulação do ritmo respiratório.

b) A diminuição da oxigenação sanguínea por excessiva ingestão de água salgada por um náufrago.

c) A menor capacidade de armazenamento de urina em idosos.

d) A elevação da temperatura em casos de febre.

e) A contração da musculatura uterina durante o trabalho de parto.

29. (UERJ) O aldicarb, conhecido popularmente como chumbinho, é uma substância de alta toxicidade, derivada do ácido carbâmico. Ele age inibindo a acetilcolinesterase, enzima que, hidrolisando o mediador químico acetilcolina, desempenha um papel importante no processo de transmissão do impulso nervoso em sinapses como as encontradas nas junções neuromusculares. Observe a concentração de Ca++ medida em dois compartimentos de células musculares, em repouso, na ausência de aldicarb:

29a

Nos gráficos a seguir, representados na mesma escala do anterior, observe algumas alterações na concentração de Ca++ nesses compartimentos:

29b

O gráfico que mostra a ação do aldicarb, logo após sua penetração na junção neuromuscular, é o de número:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

30. (UNICAP)

I   II

0  0 – O estômago é uma região dilatada e musculosa do canal alimentar. Nele o alimento armazenado sofre a ação do suco gástrico, que contém ácido clorídrico responsável pela extrema acidez, com pH em torno de 7,8.

1   1 – Mesmo na fase adulta, a maioria dos répteis e das aves continuam excretando ácido úrico, o que possibilita boa economia de água.

2   2 – A filtração e a reabsorção são duas etapas principais do trabalho do nefro.

3  3 – As vitaminas são nutrientes regulares, pois, com as enzimas, controlam as reações químicas do corpo.

4   4 – No homem, as enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos atuam na boca e no duodeno.

31. (CESGRANRIO) A reação imediata de um vertebrado a um estímulo físico nocivo depende diretamente:

a) Do sistema circulatório.

b) Do sistema nervoso.

c) Das glândulas endócrinas.

d) Dos rins.

32. (FUVEST) Todos sabem que o cavalo tem transpiração abundante; que o cão toma fôlego quando cansado, com a língua pendente para fora da boca; que o porco deita na lama e depois se seca ao ar. Estes mecanismos:

a) Diminuem a temperatura do animal.

b) Destinam-se a produzir mais energia.

c) Melhoram a respiração do animal.

d) Favorecem a excreção do animal.

e) Não têm relação entre si.

33. (FUVEST) O ornitorrinco e a equidna são mamíferos primitivos que botam ovos, no interior dos quais ocorre o desenvolvimento embrionário. Sobre esses animais, é correto afirmar que:

a) Diferentemente dos mamíferos placentários, eles apresentam autofecundação.

b) Diferentemente dos mamíferos placentários, eles não produzem leite para a alimentação dos filhotes.

c) Diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.

d) À semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões alimentam-se exclusivamente de vitelo acumulado no ovo.

e) À semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões livram-se dos excretas nitrogenados através da placenta.

34. (PUC-RIO) Um organismo pluricelular necessita transportar, de forma eficiente e rápida, informações para todas as células que fazem parte de seu corpo. Quanto mais eficiente for esta sinalização de acontecimentos, melhor a resposta do indivíduo e melhor deve ser sua adaptação ao meio. Quais os sistemas envolvidos diretamente nesse processo de sinalização?

a) Nervoso, respiratório e circulatório.

b) Respiratório, digestório e locomotor.

c) Respiratório, excretor e digestório.

d) Nervoso, hormonal e circulatório.

e) Respiratório, hormonal e locomotor.

35. (COVEST) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0  0 – A circulação nos peixes é fechada, simples e completa, enquanto nos anfíbios é dupla e incompleta, com mistura de sangue arterial e venoso; no homem, é fechada, dupla e completa.

1  1 – Nos rins, a reabsorção tubular é um processo passivo para todas as substâncias, exceto água, sendo controlada pelo ADH (hormônio antidiurético).

2 2 – No arco reflexo, a resposta motora a um estímulo não depende da percepção consciente.

3  3 – A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares.

4  4 – O FSH (hormônio folículo estimulante) estimula o amadurecimento do folículo, o qual produz estrógenos, que estimulam a produção de FSH, num exemplo de retroalimentação negativa.

36. Com relação aos seus conhecimentos sobre fisiologia animal, analise as proposições a seguir.

01. No coração dos mamíferos há passagem de sangue do ventrículo esquerdo para o ventrículo direito.

02. Uma pessoa normal deverá excretar mais ureia quando tiver uma alimentação rica em proteínas.

03. Um náufrago, sem suprimento de água potável, poderia sobreviver por mais tempo caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes, porque a elevada concentração de sal no peixe induziria a desidratação por aumento de excreção de sódio e água.

04. O músculo estriado esquelético, muito trabalhado nas academias para a obtenção de um melhor resultado estético, independe do sistema nervoso para se contrair.

05. Algumas pessoas se submetem a uma cirurgia de diminuição do estômago, como auxiliar no processo de emagrecimento. Esse procedimento tem como finalidade fazer com que o indivíduo se sinta saciado com menor quantidade de alimento.

06. Logo após a nidação do ovo humano, o embrião começa a produzir um hormônio que estimula os ovários a continuar produzindo estrógeno e progesterona, de modo a manter o espessamento do endométrio. Esse hormônio é a prolactina.

07. Como os mamíferos são animais superiores, apenas neles se desenvolveu o córtex, e com ele, a capacidade de pensar.

08. O órgão respiratório dos anfíbios é separado do abdome por uma estrutura muscular, o diafragma.

Assinale a alternativa com a soma das proposições verdadeira.

a) 10.

b) 08.

c) 14.

d) 20.

e) 15.

37. (UFRRJ) O beija-flor e o hipopótamo são animais que mantêm constante a temperatura corporal. Parte da energia liberada durante a respiração aeróbica é convertida em calor e se constitui na principal fonte de calorias. Quanto aos animais em questão, espera-se que a taxa metabólica avaliada pelo consumo de oxigênio por grama de tecido, seja muito menor:

a) Nos tecidos do beija-flor, pois sua pequena superfície corporal representa uma pequena área de perda de calor.

b) Nos tecidos do hipopótamo, porque a relação entre a superfície e a massa corporal é muito menor que a do beija-flor, e ele dissipa calor para o ambiente com muito menos facilidade que o beija-flor.

c) Nos tecidos do beija-flor, porque ele tem dificuldade em reter o calor.

d) No hipopótamo, pois seu grau de atividade muscular é muito menor.

e) Nos tecidos do beija-flor, pois sua pequena massa corporal deve requerer menor quantidade de energia para se manter aquecida.

38. (FUVEST) Em caso de hipertensão, recomenda-se uma dieta sem sal porque este atua:

a) Diminuindo o volume de sangue circulante.

b) Aumentando o volume de sangue circulante.

c) Reduzindo o calibre dos vasos sanguíneos.

d) Dilatando o calibre dos vasos sanguíneos.

e) Obstruindo os capilares arteriais com placas de ateroma.

39. (UNIP-SP) Qual das seguintes atividades não é controlada por hormônios?

a) Secreção gástrica.

b) Metabolismo do cálcio e do fósforo.

c) Volume urinário.

d) Pressão sanguínea.

e) combinação do oxigênio com a hemoglobina.

40.  Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – As contrações do coração são controladas pelo sistema nervoso autônomo, pela acetilcolina, noradrenalina e por uma estrutura própria chamada rede de Purkinje, que determina o ritmo das batidas.

1   1 – Os anfíbios e os répteis possuem circulação dupla e incompleta, pois a existência de um só ventrículo no coração, mesmo que parcialmente dividido pelo forâmem de Panizza, permite a mistura do sangue venoso com o arterial.

2  2 – No estômago dos seres humanos, o ácido clorídrico ativa o tripsinogênio, transformando-o em tripsina que degrada proteínas em peptídeos e aminoácidos.

3  3 – Nos invertebrados, com exceção dos artrópodes e cefalópodes, a circulação é aberta, pois o sangue sai dos vasos e os órgãos ficam mergulhados em lacunas cheias de sangue denominada hemocele.

4   4 – Nos insetos a excreção ocorre através dos tubos de Malpighi, que retiram excretas do celoma e os liberam para fora, através de aberturas na pele.

41. (UNICAP)

I   II

0  0 – A válvula mitral guarnece o orifício atrioventricular esquerdo.

1 1 – O coração do homem  é dotado de  auto-excitação  rítmica, cujo controlador é denominado marca-passo.

2  2 – Hematose é o conjunto de reações que conduz à manutenção do equilíbrio do meio interno.

3   3 – A traqueia  é o segmento da árvore  respiratória que  fica compreendido entre a laringe e os brônquios.

4   4 – A célula flama faz parte do sistema excretor dos platelmintos.

42. (PUC-RIO) Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas:

a) Composição química complexa e estado coloidal.

b) Elevado grau de organização e execução das funções vitais.

c) Manutenção da homeostase e alto nível de individualidade.

d) Consumo de energia e renovação contínua da matéria.

e) Capacidade de reprodução e hereditariedade.

43. (UPE) Os seres vivos precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Além de sobreviver, devem ser capazes de se adaptarem ao ambiente que os cerca. Com relação à homeostase, assinale a alternativa correta.

a) A regulação da quantidade de água e sais no corpo dos peixes ósseos marinhos, conhecida como osmorregulação, ocorre, principalmente, pela ação dos grandes rins que excretam elevada quantidade de sal e ureia.

b) A regulação dos níveis de glicose no sangue circulante é realizada, principalmente, pelo glucagon do pâncreas e pela insulina produzida pelo fígado.

c) Quando a temperatura corporal sobe ou desce, receptores na pele e no bulbo captam a alteração, enviando uma mensagem ao cérebro, que dá início a uma reação no sentido de gerar ou liberar calor, conforme seja o caso, na pele e no bulbo.

d) Quando ocorre a mudança de uma variável, o corpo pode reagir através do feedback negativo. Por exemplo: na regulação dos níveis hormonais em que a produção de hormônios de uma glândula interfere na produção hormonal de outra glândula.

e) O feedback negativo causa um efeito desestabilizador da homeostase, por ampliar as variações, gerando mudanças bruscas.

44. (UFRGS) Associe os processos citados na coluna I às estruturas ou regiões do trato gastrointestinal (coluna II) onde eles ocorrem.

COLUNA I

1. Início da digestão do amido.

2. Absorção de água e concentração de material não digerido.

3. Absorção de glicose, aminoácidos, glicerol e ácidos graxos.

4. Ação digestiva da pepsina sobre as proteínas.

COLUNA II

(  ) Estômago.

(  ) Intestino delgado.

(  ) Boca.

A sequência correta, de cima para baixo, na coluna II é:

a) 134.

b) 321.

c) 34 1.

d) 412.

e) 431.

45. (UECE) Marque a alternativa em que todas as estruturas anatômicas que, embora em organismo diferentes, estão ligadas à mesma função orgânica:

a) Brânquias – alvéolos – traqueias.

b) Espícula – coluna vertebral – célula flama.

c) Gônadas – cnidoblasto – notocorda.

d) Bexiga natatória – rins – ureteres.

46. (FUVEST) Em qual das alternativas a seguir as três funções mencionadas são realizadas pelo fígado?

a) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em ureia, produzir bile.

b) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em ureia, secretar quimiotripsina.

c) Regular o nível de glicose no sangue, produzir ácido clorídrico, secretar quimiotripsina.

d) Produzir bile, transformar amônia em ureia, produzir ácido clorídrico.

e) Produzir bile, produzir ácido clorídrico, secretar quimiotripsina.

47. (PUCCAMP) De modo geral, exercício físico ajuda a reduzir gordura no corpo que é consumida na produção de energia. Energia pode também ser suprida ao organismo a partir de hidratos de carbono. O gráfico a seguir, dá a % de energia suprida ao organismo pela gordura e pelo hidrato de carbono, em função do tempo de um exercício físico (por exemplo, numa esteira).

47

Pela análise do gráfico conclui-se que:

I. Em repouso o organismo metaboliza mais um dissacarídeo do que um triglicerídeo.

II. Após 40 minutos de exercício, sacarose deve contribuir energeticamente tanto quanto margarina.

III. Com o aumento do tempo de exercício a tendência é consumir mais gordura do que hidratos de carbono.

É correto afirmar, somente:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

48. (FATEC) Os seres vivos mantêm um ambiente interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentarem variações. Essa estabilidade, denominada _____I_____, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o _____II_____.  Assim, cada ser vivo mantém a sua própria vida e, através do processo de _____III_____, garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunas I, II e III.

a)  I = metabolismo

     II = homeostase

     III = reprodução

b)  I = metabolismo

     II = reação a estímulos do ambiente

     III = reprodução

c)  I = reação a estímulos do ambiente

     II = reprodução

     III = adaptação

d)  I = homeostase

     II = metabolismo

     III = reprodução

e)  I = homeostase

     II = reprodução

     III = adaptação

49. (CESGRANRIO) As brânquias em peixes ósseos marinhos, além da função respiratória, têm papel excretor e osmorregulador. A respeito das adaptações de peixes ósseos marinhos ao meio em que vivem, podemos afirmar que:

a) Bebem água salgada, que é absorvida no intestino, e eliminam o excesso de sais pelas brânquias.

b) Eliminam, pelas brânquias, grandes quantidades de água e o excesso de sais.

c) Absorvem água salgada pelas brânquias e eliminam o excesso de sais por essas estruturas.

d) Acumulam altas taxas de ureia no sangue e a eliminam gradativamente pelas brânquias.

e) Eliminam grandes quantidades de água pelo intestino e eliminam o excesso de sais pelas brânquias.

50. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0  0 – Tubarão, perereca, jacaré, coruja e rato têm, respectivamente, 2, 3, 4, 4 e 4 cavidades no coração.

1  1 – Além de atuar na emulsão das gorduras, a bile, produzida pelo fígado, tem por função promover a contração da vesícula biliar.

2  2 – A ação da pepsina é favorecida pelo ácido clorídrico, contido no suco gástrico, que mantém o pH adequado para a atuação dessa enzima.

3  3 – Bebidas alcoólicas costumam aumentar o volume da urina. Isso acontece porque o álcool etílico bloqueia a liberação de ocitocina no sangue.

4  4 – No organismo humano a ureia é a principal excreta do metabolismo dos compostos nitrogenados.

51. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0  0 – Artérias e veias apresentam grande número de válvulas que impedem o retorno do sangue ao coração.

1  1 – O transporte do CO2 no sangue dos seres humanos é feito principalmente sob a forma de íons HCO3.V

2  2 – A troca gasosa de oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz através da associação desses gases com proteínas transportadoras no bronquíolo.

3  3 – A secretina é um hormônio produzido pelas células estomacais, que atua estimulando a secreção de HCl e aumentando os movimentos peristálticos estomacais.

4  4 – Nos mamíferos, através do ciclo da ornitina, que acontece nos rins, a amônia é transformada em ureia.

52. (UERJ) O gráfico a seguir exemplifica como a exposição de um homem normal, repetidas vezes, a um mesmo tipo de antígeno (ex: vírus) provoca, após um certo intervalo de tempo, uma resposta do organismo.

52

Podemos atribuir essa resposta do organismo ao fenômeno de memória imunológica, que tem como consequência:

a) O aumento da produção de anticorpos.

b) A inibição da produção de anticorpos.

c) O aumento da produção de antígenos.

d) A inibição da produção de antígenos.

53. (UFMS) Os répteis, por dependerem do calor do meio ambiente para se aquecerem e por variar a temperatura de seus corpos conforme as variações da temperatura do ambiente, podem ser chamados, respectivamente, de animais:

a) Homeotérmicos, pecilotérmicos.

b) Pecilotérmicos, ectotérmicos.

c) Ectotérmicos, homeotérmicos.

d) Heterotérmicos, endotérmicos.

e) Ectotérmicos, heterotérmicos.

54. (UFF) “Um náufrago, sem suprimento de água potável, poderia sobreviver por mais tempo caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes”.

Assinale a opção que justifica a afirmativa acima.

a) A carne de peixe contém, normalmente, concentrações elevadas de ácido úrico que, ao ser excretado, provocaria desidratação.

b) O aumento do catabolismo proteico aceleraria o consumo de água metabólica.

c) A elevada concentração de sal no peixe induziria, a desidratação por aumento de excreção de NaCl e água.

d) O aumento da excreção renal de ácido úrico, proveniente do catabolismo proteico, acarretaria concomitante perda de água.

e) O aumento da excreção renal de ureia, proveniente do catabolismo proteico, acarretaria maior perda de água.

55. (UNESP) Jamie Whitaker mal nasceu e já se tornou celebridade. Jamie é o que já está sendo chamado de “irmão salvador” pelos tabloides (jornais populares) do Reino Unido, uma criança gerada para fornecer tecidos vivos para tentar salvar a vida de outro filho de seus pais. O irmão de Jamie se chama Charlie e sofre de uma forma rara de anemia causada por anomalia genética… Como foi concebido por técnicas de fertilização “in vitro”… Jamie pôde ter suas células testadas no útero, uma forma de confirmar sua compatibilidade com as de Charlie.

(Leite, M. Ciência em Dia. Folha de S. Paulo, MAIS! 29.06.2003.)

Os termos anemia e fertilização in vitro, utilizados no texto, significam, respectivamente:

a) Doença relacionada com os glóbulos brancos ou linfócitos e técnica de fertilização do óvulo pelo espermatozoide, na tuba uterina.

b) Doença relacionada com o processo de coagulação do sangue e técnica de fertilização do óvulo pelo espermatozoide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da mãe.

c) Doença relacionada com os processos de respiração celular e técnica de fertilização do óvulo pelo espermatozoide, em local apropriado do aparelho reprodutivo da mãe.

d) Doença relacionada com deficiência de glóbulos vermelhos ou hemácias e técnica de fertilização do óvulo pelo espermatozoide, fora do corpo da mãe.

e) Doença relacionada com o sistema imunológico e técnica de fertilização do óvulo pelo espermatozoide, fora do corpo da mãe.

56. (FUVEST) A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em relação a determinadas substâncias, os alergênicos, que são reconhecidas por um tipo especial de anticorpo. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico:

a) Ligam-se a moléculas do anticorpo presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas.

b) Desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos.

c) São reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas.

d) Ligam-se aos anticorpos e migram para os órgãos imunitários primários onde são destruídas.

e) São fagocitadas pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas.

57. (CESGRANRIO) As afirmativas a seguir são relacionadas aos mecanismos termorreguladores presentes em seres homeotérmicos.

I. A manutenção da temperatura corpórea é importante, porque a hipotermia e a hipertermia causam “avarias” no funcionamento enzimático.

II. Em baixas temperaturas ambientais, a vasodilatação periférica diminui o fluxo sanguíneo, implicando o aquecimento das partes externas do corpo, que passam calor para os tecidos internos.

III. Em altas temperaturas ambientais, um fator básico de regulação é a sudorese, pois a água do suor evapora, retirando calor da pele, o que não permite que a temperatura do corpo se eleve muito.

Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

58.  (PUC-RIO) Para a realização de alguns processos fisiológicos, o organismo humano tem a necessidade de íons de cálcio. Dentre os mecanismos que dependem diretamente desses íons para sua realização, temos:

a) Excreção de toxinas e atividade da tiroide.

b) Digestão de alimentos básicos e respiração.

c) Coagulação do sangue e contração muscular.

d) Atividade neurológica e oferta de O2 às células.

e) Crescimento dos ossos e atividade da hipófise.

59. Nos esquemas abaixo, são representadas algumas “estruturas” relacionadas à espécie humana.

59

I. No esquema C, a seta 1 mostra a fecundação óvulo (ovócito secundário) que ocorre no terço proximal da tuba uterina. A seta 2 mostra o início do fenômeno da nidação. O percurso (1→ 2) é percorrido em cerca de 6 dias.

II. O esquema A mostra um feto humano em processo gestacional. A seta 2 assinala a placenta, enquanto a estrutura da seta 1 é o cordão umbilical, por onde passam duas artérias e uma veia.

III. Um nefro é mostrado no esquema D. 1 é o corpúsculo renal, onde se processa a filtração do sangue; 2 é a arteríola eferente, a partir da qual formam-se os capilares peritubulares; em 3 há uma grande reabsorção de água por influência do ADH.

IV. No esquema B são mostradas, a grande e a pequena circulação. Nas estruturas 1, 2 e 4 o sangue circulante é carbonado. Esta circulação é dupla e completa.

Assinale a alternativa verdadeira.

a) Todas as proposições estão incorretas.

b) Todas as proposições estão corretas.

c) Há apenas uma proposição incorreta.

d) Apenas duas proposições são verdadeiras.

e) Apenas uma proposição está correta.

60. (UFES) No Pantanal Mato-Grossense, os jacarés aquecem-se ao sol nas margens dos rios durante o dia e, como a água esfria mais lentamente que a terra, submergem à noite. Essa estratégia dos crocodilos está relacionada ao fato de eles:

a) Excretarem principalmente ureia, composto nitrogenado com baixa toxicidade que necessita de água para ser eliminado.

b) Serem ectotérmicos, dependendo de fontes externas de calor para a regulação da temperatura corpórea.

c) Dependerem da água para a fecundação e o desenvolvimento dos ovos.

d) Apresentarem o corpo revestido por uma pela grossa, com placas córneas, que evita a dessecação.

e) Não terem, em seus pulmões, superfície suficiente para uma troca gasosa eficiente, necessitando realizar absorção de oxigênio da água do meio circundante, através de mucosa cloacal.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

E

A

A

D

FFVFF

D

A

B

C

VFVVV

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

VFVVV

A

B

B

VFVFF

C

E

D

D

VFVVF

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

VVFVF

E

A

D

VFVFV

A

C

A

B

FVVVV

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

B

A

C

D

VFVVF

A(2,3,5)

B

B

E

FFFFF

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

VVFVV

E

D

E

A

A

E

D

A

VFVFV

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

FVFFF

A

E

C

D

A

C

C

D(II,III)

B

 


Responses

  1. Professor, o senhor pode fazer a questão 27?

    • 27. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)
      ESTATINAS E COLESTEROL:
      As estatinas são um grupo de substâncias afins, denominadas lipoproteínas, são empregadas em medicina para tratar os altos níveis de Colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue. As lipoproteínas são essenciais ao funcionamento do organismo humano, mas em níveis sanguíneos elevados podem ser prejudiciais. O colesterol, que já foi considerado o inimigo maior do nosso sistema cardiovascular, é formado principalmente no nosso fígado. Do total de Colesterol do corpo humano, cerca do 60% é formado no fígado e o restante vem da alimentação. O colesterol e seus derivados são importantes para a produção dos hormônios, na formação das membranas celulares, na produção da vitamina D, essencial no metabolismo do cálcio, que por sua vez é importante na formação, conservação e regeneração de ossos. Sem colesterol a vida humana não é possível. Além do metabolismo do colesterol o fígado humano é uma grande usina de transformação. Marque a alternativa que não contenha uma função do fígado humano:
      a) Armazenar glicogênio.
      b) Produção de sais biliares.
      c) Filtrar substâncias apolares oriundas diretamente do intestino (sistema porta hepático).
      d) Realizar o ciclo da ornitina (produção de ureia).
      e) Destruição de hemácias.
      Caro Mateus
      Dentre as funções do fígado podemos citar:
      I. Síntese, armazenamento e quebra do glicogênio (ALTERNATIVA A).
      II. Produção de bile (ALTERNATIVA B).
      III. Conversão de amônia em ureia – ciclo da ornitina – (ALTERNATIVA D).
      IV. Destruição de hemácias (ALTERNATIVA E).
      V. Filtrar o sangue, enviando para os rins as toxinas para serem eliminadas.
      VI. Síntese do colesterol.
      VII. Síntese de protrombina e fibrinogênio (fatores de coagulação do sangue).
      VIII. Emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile.
      IX. Lipogênese, a produção de [triacilglicerol] (gorduras).
      X. Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E.
      XI. Armazenamento de alguns minerais como o ferro e o cobre.
      XII. Síntese de albumina (importante para a osmolaridade do sangue).
      XIII. Síntese de angiotensinógeno (hormônio que aumenta a pressão sanguínea quando ativado pela renina).
      XIV. Reciclagem de hormônios.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: