Publicado por: Djalma Santos | 24 de julho de 2013

Testes de assuntos diversos (4/5)

01. (UEPG) Com relação à genética, assinale o que for correto.

I  II

0 0 – No desenvolvimento de um indivíduo, os genes recebidos de seus pais têm papel primordial em sua formação, não tendo o ambiente qualquer efeito sobre o seu fenótipo.

1  1 – O DNA, ao contrário do RNA, apresenta capacidade de se autoduplicar.

2  2 – Em ervilhas, o gene que condiciona a cor amarela é dominante sobre aquele para a cor verde. Do cruzamento entre ervilhas heterozigotas (genótipo Aa) foram geradas 100 plantas, 50% da cor amarela e 50% da cor verde.

3  3 -Tanto o DNA quanto o RNA são formados por unidades denominadas nucleotídeos, que são constituídos por um radical fosfato, uma pentose (açúcar com 5 átomos de carbono) e uma base nitrogenada.

4 4 – A meiose caracteriza-se pela formação de células sexuais (gametas nos animais e esporos nos vegetais). A partir de uma célula 2n são formadas 2 células 2n idênticas à original.

02. (UNICENTRO) A tabela a seguir traz valores nutricionais de uma bebida isotônica muito utilizada por atletas. Esses produtos, também conhecidos como bebidas esportivas foram desenvolvidos para repor líquidos e sais minerais perdidos com a “transpiração” durante um exercício com carga intensa, com a finalidade de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho dos desportistas.

02

Os isotônicos favorecem o funcionamento das células e deixam o indivíduo com mais energia, tirando a sensação de cansaço. Todavia, o uso da bebida por quem não pratica exercícios físicos e sem acompanhamento profissional pode trazer grandes riscos. Com base nas informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre biologia celular, analise as proposições e identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

(  ) Devido à presença de carboidratos nessa bebida, seu uso indiscriminado resultará no aumento da taxa de colesterol do indivíduo.

(  ) Os isotônicos apresentam uma concentração iônica igual ou muito similar à concentração iônica do sangue.

(  ) A grande concentração de sais minerais, aliada à grande composição proteica dessa bebida, é o principal responsável pela melhora do desempenho físico do atleta.

(  ) Com a reposição de sais minerais no sangue, após o consumo da bebida, o potássio será levado à célula por transporte ativo.

( ) Quando se mergulha um glóbulo vermelho em um recipiente com a referida bebida, ocorre perda do volume celular e enrugamento da membrana plasmática.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V F F V F.

b) F V F V F.

c) F V F V V.

d) V F V F V.

e) V V V F F.

03. (URCA) Assinale a alternativa que possui apenas características que ligam filogeneticamente as algas verdes (Chlorophyta) aos vegetais terrestres (Methaphyta):

a) Amido como substância de reserva e clorofilas A e B.

b) Parede de celulose e glicogênio como substância de reserva.

c) Clorofilas A e C e caroteno como pigmentos.

d) Parede de silicatos e clorofilas A e D.

e) Eventual reprodução assexuada e fotossíntese.

04. (PUC-CAMINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.

O lagarto Ameiva ameiva libera, de algumas glândulas, uma secreção que exala compostos (feromônios) atraentes para o lagarto que se comunica com companheiros da espécie sem emitir sons.

(Adaptado de Pesquisa Fapesp. Maio 2007. n. 135. p. 37)

Ameiva ameiva é uma espécie de lagarto que ocorre desde a América Central até o sul da América do Sul. As diferentes populações são consideradas pertencentes à mesma espécie porque:

a) Possuem glândulas nos mesmos locais.

b) Ocorrem em habitats semelhantes.

c) São morfologicamente semelhantes.

d) Apresentam os mesmos feromônios.

e) São todas intercruzantes.

05. (UFES)      OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA.

                                                         (“Folha de São Paulo”, 17-09-95)

Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzir:

a) Estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica dos ossos.

b) Estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos.

c) Vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo.

d) Vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.

e) Vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

06. (UEL)       RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NO TEXTO ABAIXO

Os animais têm acesso periódico aos alimentos, enquanto que as plantas precisam sobreviver durante a noite, sem a possibilidade de produzir açúcar a partir da fotossíntese. Portanto, animais e plantas evoluíram os meios de estocar moléculas de alimento para o consumo, quando essas fontes de energia são escassas.

(Adaptado: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 444.)

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir.

I. Nos seres humanos, a glicose é armazenada na forma do polissacarídeo glicogênio, presente na forma de grânulos no citoplasma de muitas células, principalmente no fígado e nos músculos.

II. Os ácidos graxos são armazenados na forma de gotículas de ATP, compostas de triacilgliceróis solúveis em água, principalmente em células musculares especializadas.

III. A quebra de moléculas, com liberação de energia e eliminação de substâncias de excreção, é chamada de anabolismo energético. A energia liberada no anabolismo é utilizada no processo de catabolismo.

IV. As inúmeras reações executadas simultaneamente por uma célula são extremamente coordenadas, permitindo que ela se adapte e continue a funcionar sob uma ampla variedade de condições externas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

07. (UFG) Considere que um bebê recém-nascido saudável não pôde ser amamentado com leite materno, mas foi alimentado adequadamente desde o nascimento com fórmulas lácteas exclusivas para lactentes. No entanto, mesmo tendo sido alimentado corretamente, haverá, para o bebê, falha:

a) No ganho de massa muscular.

b) No ganho de estatura.

c) No armazenamento lipídico.

d) Na transferência da imunização passiva.

e) Na transferência da imunização ativa.

08. (MACK) A osteoporose é uma doença que acomete principalmente as mulheres após os 50 anos de idade. Caracteriza-se pela perda de tecido ósseo, o que pode levar a fraturas. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.

I. A ingestão de alimentos, como leite e derivados, associada à atividade física, é importante na prevenção da doença.

II. A exposição moderada ao Sol aumenta a síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio no tecido ósseo.

III. Essa doença pode ocorrer em casos em que a ingestão de cálcio é deficiente, o que provoca a retirada desse elemento da matriz do tecido ósseo.

Assinale:

a) Se todas estiverem corretas.

b) Se somente I e III forem corretas.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente I e II forem corretas.

e) Se somente I for correta.

09. (UFJF) Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como gripe A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N, à proteína neuraminidase. Esse subtipo de vírus deu origem também às gripes espanhola, aviária e suína devido à:

a) Sua alta taxa de mutação.

b) Multiplicação de suas células.

c) Replicação da hemaglutinina.

d) Instabilidade da hemaglutinina e neuraminidase.

e) Recombinação apenas da neuraminidase.

10. (UFSC) O meio ambiente pode influenciar o funcionamento do nosso organismo de várias formas, desde a alteração de funções fisiológicas, das quais geralmente não nos damos conta, até alterações na nossa percepção sensorial e estado de ânimo. Por exemplo, nas grandes festas musicais que se estendem madrugada adentro, conhecidas como “raves”, o consumo de álcool e bebidas estimulantes, como os “energéticos”, chega a níveis alarmantes. No contexto da ideia de diversão, a mistura destas duas substâncias pode trazer consequências devastadoras para o organismo humano. A pessoa que consome o energético junto com o álcool reduz o efeito deste, uma vez que o estimulante diminui o efeito depressor do álcool sobre o sistema nervoso. Esta ação dos energéticos reduz a percepção da embriaguez, e leva as pessoas a ingerir mais álcool, as quais não se dão conta dos riscos envolvidos. Uma superdosagem desta substância aumenta a frequência cardiorrespiratória e pode provocar irritação estomacal e intestinal. O que a princípio é euforia e excitação, pode transformar-se em tontura e desmaio.

Sobre o assunto do texto acima, pode-se afirmar corretamente que:

I  II

0 0 – O sistema nervoso responde pela coordenação e controle do funcionamento do organismo, independentemente da ação do sistema endócrino.

1 1 – O efeito estimulante das “bebidas energéticas” é consequência da liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que provocam sensação de prazer.

2  2 – Em nível celular, a organela citoplasmática responsável pela “produção” de energia é o lisossomo.

3  3 – A longo prazo, o consumo de álcool em grandes quantidades não provoca alterações cardiovasculares, nem prejuízo nas funções hepáticas.

4  4 – O controle da frequência cardiorrespiratória é uma das funções que podem ser atribuídas ao sistema nervoso autônomo.

11. (URFB)

GOVERNO DO ESTADO INCENTIVA PRODUÇÃO DE VINHO E CAMARÃO.

A produção de vinho no Estado tem destaque na região do Vale do São Francisco, principalmente no município de Juazeiro. O alto teor de açúcar é a principal marca dos vinhos do Vale do São Francisco, característica provocada pela exposição das videiras ao sol, durante mais de três mil horas por ano. Já a cultura do camarão tem como seus principais polos, na Bahia, os municípios de Jandaíra, no norte, Salinas da Margarida, no Recôncavo, Valença, no baixo sul, e Canavieiras, no sul. O Estado é o quarto maior exportador de camarão produzido em cativeiro, com 1,04 mil toneladas, em 2006, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão.

(GOVERNO do Estado…, 2008).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – O álcool produzido na fabricação dos vinhos é produto de um processo biológico de obtenção de energia, a partir da degradação parcial das moléculas da glicose com liberação de CO2.

1  1 – O vinho “avinagrado” é resultante da oxidação do etanol, presente na bebida, em ácido acético.

2  2 – A circulação fechada é uma aquisição evolutiva que se iniciou entre os artrópodos.

3  3 – A realização de mudas durante o desenvolvimento é uma característica fisiológica dos camarões, associada à presença de um exoesqueleto de natureza quitinosa.

4 4 – O sucesso da “estratégia artrópode” está relacionado à aquisição de apêndices articulados conectados a um exoesqueleto.

12.  (UNIFEI) Estimativas atuais, obtidas a partir de contagens diretas, apontam para cerca de 10 bilhões de bactérias em cada 1 cm3 de amostra de solo. Esses microrganismos apresentam alta diversidade e se destacam pela capacidade de atuar em importantes processos, exceto:

a) Fixação biológica de nitrogênio e solubilização de fosfatos.

b) Reciclagem de nutrientes essenciais como C, N, P, S, entre outros.

c) Formação de micorrizas, importantes para o crescimento da grande maioria das espécies vegetais.

d) Produção de substâncias diversas como hormônios que atuam no crescimento vegetal e como antibióticos a microrganismos patogênicos.

13. (UFJF) Na natureza, alguns animais podem sofrer autoamputação de uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador (Revista Ciência Hoje das Crianças 162 – outubro de 2005).

Considerando que a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é incorreto afirmar que:

a) Essas fibras são também chamadas de brancas por terem pouca ou nenhuma mioglobina.

b) As fibras brancas são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes.

c) As fibras brancas atingem a capacidade máxima de contração mais rapidamente e com mais força que as vermelhas, embora a atividade seja mantida por tempo mais curto.

d) As fibras musculares brancas obtêm energia para contração quase que exclusivamente por fermentação, a partir de glicose e glicogênio.

e) As fibras brancas são ricas em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptadas a movimentos lentos e duradouros.

14. (UNIMONTES) A água é a molécula mais importante do corpo humano. A tabela a seguir mostra a média de conteúdo de água como porcentagem do peso corporal total, por idade e sexo. Analise-a.

IDADE (ANOS)

HOMENS

MULHERES

< 01

65%

65%

1-9

62%

62%

10-16

59%

57%

17-39

61%

51%

40-59

55%

47%

> 60

52%

46%

Considerando a tabela e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.

a) Embora esteja em porcentagem diferente nos indivíduos apresentados na tabela, a água move-se livremente no fluido extracelular.

b) Os dados apresentados na tabela não podem ser úteis para reidratação de um organismo.

c) Das pessoas apresentadas, as mulheres com menos de 01 ano de idade possuem as maiores taxas de concentração de medicamentos no plasma.

d) A quantidade de tecido adiposo não influencia na quantidade de água de um organismo.

15. (UESC) Estudos genéticos e moleculares envolvendo análise do DNA mitocondrial e do cromossomo Y têm sido relevantes na compreensão das relações filogenéticas entre populações humanas. (HOMO brasilis, p. 16)

15

Em relação a aspectos da reprodução humana, com base na análise da ilustração, pode-se afirmar:

a) As mitocôndrias são transmitidas a todos os filhos e filhas, invariavelmente, no ovócito.

b) A contribuição genética do gameta masculino é proporcional a suas dimensões.

c) O nascimento dos gêmeos dizigóticos está associado à fecundação de um ovócito por dois ou mais espermatozoides.

d) A organização do DNA mitocondrial obedece ao padrão da célula eucariótica.

e) A origem endossimbiótica do DNA mitocondrial explica a sua baixa taxa de mutação.

16. (UECE) Tanto nas aves quanto nos mamíferos o tegumento e seus anexos contribuem para o(a):

a) Manutenção do nível de oxigênio no sangue.

b) Regulação do teor de ureia no sangue.

c) Manutenção da temperatura corporal constante.

d) Controle do teor de água no organismo.

17. (IF-GO) Assinale a alternativa incorreta.

a) O reino monera reúne os seres procarióticos, cuja principal característica é possuírem células sem separação física entre o material nuclear e o citoplasma.

b) Os vírus, quando fora das células hospedeiras, não se multiplicam nem apresentam atividade metabólica.

c) Retrovírus são os que possuem uma cadeia simples de RNA associada à transcriptase reversa, uma enzima que produz DNA, tendo como modelo o RNA viral.

d) O reino plantae reúne seres eucarióticos multicelulares, heterotróficos e fotossintetizantes.

e) A principal célula atacada pelo HIV é um leucócito sanguíneo, o linfócito T auxiliar, também chamado de célula CD4.

18. (UNIMONTES) Método, entre outras coisas, significa caminho para se chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. Método científico poderia ser o caminho trilhado pelo cientista na busca de “verdades” científicas. Para se chegar a essas “verdades”, tal caminho pode demorar anos para ser percorrido. Assinale a alternativa que representa uma característica existente num método científico, mesmo que nenhum caminho tenha sido percorrido.

a) Reprodutibilidade.

b) Experimentação.

c) Hipótese.

d) Significância.

19. (UERJ) O fígado é um órgão capaz de ajustar-se às necessidades do organismo por meio da variação, para mais (+) ou para menos (-) da atividade de suas diversas etapas metabólicas. Observe os gráficos a seguir, nos quais o eixo horizontal representa a atividade média de seis etapas metabólicas envolvendo carboidratos, aminoácidos e lipídios, no fígado de uma pessoa em dieta alimentar normal.

19

ETAPAS METABÓLICAS

1. Degradação de glicogênio (glicogenólise).

2. Oxidação da glicose (glicólise).

3. Desaminação de aminoácidos.

4. Síntese de glicogênio (glicogenogênese).

5. Oxidação dos ácidos graxos.

6. Síntese de glicose (gliconeogênese).

O gráfico que apresenta as alterações metabólicas encontradas no fígado de uma pessoa submetida a 24 horas de jejum é:

a) W.

b) X.

c) Y.

d) Z.

20. (UFAL) Além da hereditariedade, outros fatores são responsáveis pela manifestação de problemas circulatórios, especialmente acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cardiopatias. Dentre os fatores abaixo relacionados:

1. Obesidade.

2. Dieta rica em sal e gorduras saturadas.

3. Dieta rica em vitaminas D e B.

4. Sedentarismo.

5. Fumo.

6. Dieta rica em proteína vegetal.

7. Pressão arterial de 120 por 80 mm Hg.

8. Stress.

Predispõem o homem a essas doenças:

a) 1, 3, 4, apenas.

b) 1, 2, 4, 5 e 8, apenas.

c) 2, 3, 5 e 6, apenas.

d) 2 e 5, apenas.

e) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

21. (UFSC)                         PARA O ALTO E AVANTE!

Mecanismo único permite que um inseto salte mais de cem vezes sua própria altura.

Um inseto de apenas seis milímetros de comprimento é capaz de pular proporcionalmente mais alto que qualquer outro animal na natureza. O salto da cigarra da espuma (Philaenus spumarius) pode chegar a 70 centímetros – mais de 100 vezes sua própria altura. Isso seria o equivalente a um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prédio de cerca de 70 andares. A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto intervalo de tempo. A força muscular do inseto é gerada lentamente antes do pulo e é estocada. Assim que os músculos da cigarra geram força suficiente para o salto, ela “solta” suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar.

Disponível em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br/3819&gt;

Acesso em: 15 set. 2009. (Adaptado)

Sobre o assunto do texto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – A energia necessária para o movimento descrito é gerada pela musculatura do tipo lisa, já que o movimento é lento e contínuo.

1  1 – A fonte primária de energia dos músculos provém da molécula de adenosina trifosfato (ATP), presente nas células.

2  2 – A cigarra mencionada no texto (Philaenus spumarius) é um artrópode, pertencente ao grupo dos aracnídeos.

3  3 – Os mecanismos de produção de energia na célula envolvem a participação direta de organelas celulares, como os lisossomos.

4 4 – O exemplo de movimento citado no texto (salto) é incomum e pode parecer desnecessário entre os insetos, já que todos possuem asas e podem voar.

22. (UFJF) Considerando-se que os anfíbios adultos realizam as trocas gasosas pela pele e/ou pulmões, que são carnívoros, que apresentam língua protrátil e não possuem dentes, é incorreto afirmar que a maioria desses animais:

a) Pode viver tanto em ambientes terrestres como aquáticos.

b) Se alimenta de insetos capturados com a língua.

c) Apresenta larvas com respiração branquial.

d) Utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água.

e) Possui ovos envolvidos por casca calcárea.

23. (UFCG) Os sais minerais têm variadas funções celulares. O iodo, por exemplo, participa da constituição dos hormônios da glândula tireoide, situada junto aos primeiros anéis da traqueia, na região da garganta. A carência desse mineral resultou em problema de saúde pública, principalmente em relação ao bócio endêmico. Lei brasileira tornou obrigatória a adição de iodato de potássio ao sal de consumo humano, devido à elevada incidência de pessoas com bócio no país. Analise as assertivas e marque a(s) correta(s):

I. A carência do iodo promove o crescimento da tireoide.

II. O surgimento do bócio é decorrente do suprimento do iodo à dieta.

III. Crianças que sofrem com a escassez de iodo apresentam retardo mental.

IV. Uma alimentação deficiente em iodo acarreta a chamada anemia ferropriva.

A alternativa correta é:

a) II, III e IV.

b) I e III.

c) II.

d) II e IV.

e) II e III.

24. (UFSCar) Assinale a alternativa correta.

a) Vírus são organismos unicelulares que dependem da célula do hospedeiro para se reproduzir.

b) Os quatro tipos básicos de substâncias orgânicas que compõem a matéria viva são proteínas, lipídios, glicídios e sais minerais.

c) Reserva de glicogênio e ausência de parede celular são características das células vegetais que compõem o parênquima caulinar.

d) Os óvulos nos mamíferos apresentam ausência de membrana nuclear e material genético disperso no protoplasma.

e) A mitose é um processo equacional de divisão: o número de cromossomos é conservado nas células filhas.

25. (UFAL) A Biologia é a ciência que estuda a vida em seus diversos níveis de organização. Sobre este assunto, é correto afirmar que são características básicas de todos os seres vivos:

a) presença de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

b) organização multicelular.

c) metabolismo aeróbio.

d) reprodução sexuada.

e) presença de carioteca.

26. (UEPB) Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde na atualidade planetária são os distúrbios alimentares, tais como a obesidade, a bulimia, a anorexia, a desnutrição, que se expressam através de hábitos inadequados de alimentação, exigindo para reversão do quadro apoio psicológico e desenvolvimento de programas de reeducação alimentar. Em se tratando do tema acima, analise as afirmativas colocando V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas.

( ) Em dietas de emagrecimento devem ser restringidos os carboidratos, nunca retirados na totalidade, tendo em vista serem as fontes primárias de energia, além de exercerem funções, como por exemplo a composição dos ácidos nucleicos.

( ) A redução da ingestão de carboidratos força o organismo à utilização de lipídios, que têm função de reserva energética.

( ) A água, por não interferir no ganho ou perda de peso, não interessa em termos nutricionais, tendo em vista que suas funções no organismo se restringem ao transporte de moléculas.

( ) As proteínas são utilizadas diretamente por nossas células, sem necessidade de maiores alterações, tendo em vista exercerem as funções hormonal, de defesa, nutricional e enzimática.

( ) Vitaminas e sais minerais são dispensáveis em qualquer dieta, tendo em vista desempenharem funções acessórias no metabolismo.

Assinale o item cuja sequência é correta:

a) V V F V F.

b) V V F F F.

c) F V F F V.

d) V F V F F.

e) F F V V F.

27. (UFPR) Com relação aos reinos de organismos vivos, considere as seguintes afirmativas:

1. Não é possível obter sementes a partir da fertilização de pteridófitas.

2. Crustáceos, insetos e aracnídeos podem ser encaixados num mesmo grupo de organismos, os que possuem patas articuladas.

3. A fotossíntese pode acontecer em organismos dos reinos Plantae e Fungi.

4. Organismos unicelulares são característicos de apenas um reino natural, o Monera.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

28. (MACK) As células adiposas são responsáveis por armazenar lipídios em grandes quantidades. Parte desses lipídios é proveniente da alimentação, mas essas células são capazes de sintetizar lipídios a partir de glicose. Considere as afirmações abaixo.

I. Uma dieta rica em carboidratos pode levar à obesidade.

II. Para estimular a utilização desses lipídios, deve-se eliminar toda a ingestão dessas substâncias.

III. Os lipídios ingeridos na alimentação são absorvidos pelos vasos linfáticos do intestino que os conduzem diretamente até o tecido adiposo.

Assinale

a) Se todas forem corretas.

b) Se somente I e III forem corretas.

c) Se somente I e II forem corretas.

d) Se somente II e III forem corretas.

e) Se somente I for correta.

29. (Universidade Federal do ABC) Esta questão refere-se ao açaí.

29

MARAVILHA DA AMAZÔNIA

            Alimento básico do nortista. Os índios comem com farinha há milênios. Nos anos 1980, surfistas do sul descobriram seu valor energético e nutritivo. Fala-se do açaí, fruto do açaizeiro, uma palmeira que se espalha pela Amazônia, mais nas margens dos rios. Sua fruta, dizem os estudiosos, parece que foi criada em laboratório sob encomenda da “geração saúde”.

(Mylton Severiano. Adaptado)

Informações sobre a composição química e o valor nutricional do açaí.

COMPOSIÇÃO

UNIDADE

QUANTIDADE

Proteínas

g/100 g(1)

13,00

Lipídios totais

g/100 g(1)

48,00

Açúcares totais

g/100 g(1)

1,50

Fibras brutas

g/100 g(1)

34,00

Cinzas

g/100 g(1)

3,50

Vitamina B1

mg/100 g(2)

0,25

Vitamina E

mg/100 g(2)

45,00

Energia

kcal/100 g

66,30

(1) Matéria seca; (2) Cálculo por diferença.

(http://sistemaproducao.cnptia.embrapa.br)

O açaí é um alimento de alto valor calórico. Os dados da tabela permitem afirmar que essa propriedade deve-se à presença de:

a) Proteínas, que são convertidas em energia.

b) Açúcares, que favorecem a absorção de calor.

c) Vitaminas, que aceleram a degradação das fibras brutas.

d) Lipídeos, que geram energia por oxidação dos ácidos graxos.

e) Minerais, que deixam resíduos quando submetidos à combustão.

30. (UFSC)

A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito. O sangue da infeliz diluía-se todo nas lágrimas incessantes que não estancavam dos olhos; pouco chegava aos seios, onde se forma o primeiro licor da vida.

ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1992. p. 77.

Após ler o excerto acima, analise e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – As glândulas sudoríparas, que produzem o suor, são um exemplo de glândula endócrina.

1  1 – Quando o autor diz que o sangue diluía-se todo nas lágrimas e não chegava aos seios, está afirmando que o funcionamento da glândula mamária não tem relação com a circulação sanguínea.

2  2 – A oxitocina é o hormônio que, além de estimular os movimentos de contração uterina no parto, estimula a contração da musculatura lisa das glândulas mamárias na expulsão do leite materno.

3  3 – A produção do leite materno não tem relação direta com o ato de sucção do seio materno pelo recém-nascido.

4  4 – As lágrimas e o leite produzidos pela mãe são exemplos de secreções produzidas pelas glândulas exócrinas.

31. (PUC-RIO) Considera as afirmativas abaixo.

I. Os ácidos nucleicos estão presentes em todos os seres vivos.

II. A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida.

III. Os vírus são organismos unicelulares.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) Apenas a III.

e) I, II e III.

32. (UFPR) Culturas de células hepáticas humanas, mantidas sob condições adequadas a sua sobrevivência, foram submetidas a diferentes situações experimentais, apresentadas na coluna I. Para cada uma, um resultado foi encontrado, e estes estão listados na coluna II. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

COLUNA I

1. Elevação de temperatura (de 36°C para 50°C).

2. Aumento da concentração de sais no meio de cultivo.

3. Remoção de glicose do meio de cultivo.

4. Adição de detergente ao meio de cultivo.

5. Remoção do oxigênio.

COLUNA II

(  ) Células morrem por falta de importante fonte de energia.

(  ) Células morrem por desnaturação das proteínas.

(  ) Células morrem por anoxia.

(  ) Células morrem por rompimento da membrana plasmática.

(  ) Células diminuem de tamanho por perda de água.

a) 4; 1; 5; 2; 3.

b) 3; 4; 2; 5; 1.

c) 3; 1; 5; 4; 2.

d) 4; 1; 2; 5; 3.

e) 5; 4; 2; 3; 1.

33. (PUC-CAMPINAS) Considere o texto abaixo para responder esta questão.

Os naftoimidazóis, derivados de substâncias encontradas em árvores do gênero Tabebuia (ipês), e o melhor entendimento das complicações da doença de Chagas trazem novas esperanças de combate à enfermidade, que acomete de 3 a 5 milhões de brasileiros. Estudos mostraram que esses compostos são capazes de matar Trypanosoma cruzi em células de camundongo em cultura (in vitro).

(Fred Furtado. Ciência Hoje. Rio de Janeiro)

No texto são mencionados três tipos de organismos que pertencem a três diferentes Reinos. Os organismos dos três Reinos possuem uma característica em comum, ou seja, todos:

a) São capazes de produzir substâncias orgânicas por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.

b) São constituídos por organismos heterótrofos que se alimentam por ingestão.

c) São formados por um único tipo de célula, a eucariótica.

d) Têm capacidade de locomover-se sobre um substrato.

e) Reproduzem-se exclusivamente por meio de processos sexuados.

34. (UEPB) Considere as seguintes proposições:

I. O homem apresenta ainda alguns órgãos vestigiais, que sofreram involução e constituem um indício da evolução orgânica.

II. Segundo a Lei de Hardy-Weinberg, numa população onde os cruzamentos ocorrem ao acaso, a frequência dos genes e dos genótipos permanece constante de uma geração para outra, desde que não ocorra mutação nem seleção.

III. Os genes extranucleares têm herança não mendeliana e podem estar distribuídos no DNA das organelas citoplasmáticas.

IV. As mutações são alterações que ocorrem na estrutura do material genético, dando como consequência fenótipos não herdáveis.

Estão corretas as proposições:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) II, III e IV.

d) III e IV, apenas.

e) I e IV, apenas.

35. (UEPB) A cidade de João Pessoa-PB, considerada umas das mais belas capitais nordestinas, atrai, no verão, turistas de várias partes do Brasil e de outros Países, principalmente por ser litorânea. Numa de suas praias, um grupo de turistas, tomando banho, sofreu um acidente provocado por animais marinhos. Alguns desses turistas apresentaram os seguintes sintomas: câimbras, náuseas, vômitos, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas, problemas respiratórios, vergões avermelhados, necrose, ardor e dores intensas. Outros membros do grupo apresentaram dor, formigamento e inchaço. Já os demais apresentaram dilaceramento dos tecidos, causando forte infecção, com veneno no céu-da-boca, dor intensa e prolongada, durante até 24 horas.

O texto acima se refere a acidentes provocados por animais marinhos, respectivamente, pelos seguintes grupos:

a) Sarcopterygii, anfioxo e lampreias.

b) Cnidários, moluscos e peixes.

c) Moluscos, platelmintos e peixes.

d) Moluscos, peixes e planária.

e) Annelida e cnidários e moluscos.

36. (UFPB) Esta questão deve ser respondida com base no texto abaixo.

Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante este processo.

Os níveis de organização da vida que se podem depreender do texto são:

a) Célula, órgão, população, ecossistema.

b) Célula, órgão, sistema, organismo.

c) Tecido, sistema, organismo, biosfera.

d) Tecido, órgão, sistema, comunidade.

e) Órgão, sistema, organismo, população.

37. (UFMG) Observe a figura abaixo, em que estão representados alguns seres vivos presentes no solo de uma mata, com a medida dos respectivos tamanhos:

37

Considerando-se os seres vivos representados nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) Os animais que apresentam tamanho maior favorecem a permeabilidade dos solos férteis.

b) Os fungos e as bactérias são responsáveis pela degradação da matéria orgânica no solo.

c) Os organismos menores se caracterizam por alto metabolismo e eficiência na reciclagem de materiais.

d) Os protozoários representados constituem o primeiro nível da pirâmide alimentar.

38. (MACK) Dois novos medicamentos se mostraram eficazes e seguros no tratamento contra a AIDS. Isso é importante, porque vários subtipos de HIV se tornaram resistentes aos tratamentos atuais. Um dos medicamentos age inibindo a ação da integrina, uma enzima responsável pela incorporação do genoma do vírus ao genoma da célula, de modo a permitir a reprodução do vírus. A outra droga age bloqueando um dos portais que o vírus utiliza para infectar as células do sistema imunológico.

Folha de São Paulo – março/2007 (adaptado)

A respeito do HIV e da ação dos medicamentos descritos acima, considere as afirmações I, II e III.

I. A reprodução do vírus se processa a partir da transcrição e da tradução dos genes virais, utilizando as organelas celulares.

II. O portal bloqueado por uma das drogas é uma proteína na qual os vírus se prendem para infectar a célula.

III. Ao infectar células do sistema imunológico, o HIV diminui a capacidade de defesa do organismo, permitindo o surgimento de infecções oportunistas.

Assinale:

a) Se todas as afirmativas forem corretas.

b) Se somente I for correta.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente I e III forem corretas.

e) Se somente III for correta.

39. (FEPA) Quando indivíduos normais em crescimento são submetidos a uma dieta hiperproteica, apresentarão na urina níveis elevados de ureia. Os níveis de nitrogênio encontrados na urina são sempre ligeiramente inferiores aos encontrados na composição da dieta ingerida. Se houver uma mudança radical na orientação da dieta, substituindo as proteínas por carboidratos, pode-se esperar, depois de alguns dias, que:

a) Os níveis de ureia se mantenham estáveis, pois a metabolização dos carboidratos também acaba produzindo grandes quantidades desse composto nitrogenado.

b) Se verifique episódios de hipoglicemia, uma vez que as células beta do pâncreas teriam dificuldade de funcionamento pela ausência de aminoácidos para a síntese de glucagon.

c) A privação completa de lipídios comprometa de modo significativo a absorção das vitaminas K, D, A, C e E no intestino delgado.

d) Os níveis de ureia na urina tenham uma queda significativa, pois as únicas fontes de aminoácidos disponíveis resultarão de processos de autofagia celular.

e) As taxas de crescimento não sejam alteradas, pois a grande disponibilidade de compostos energéticos fornecidos na dieta supriria as necessidades metabólicas e seria indispensável para a divisão celular.

40. (UEM) Sobre as características dos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.

a) Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são elementos químicos presentes na matéria viva.

b) As bactérias, os protozoários, algumas algas e alguns fungos são organismos unicelulares.

c) A hereditariedade é uma das características essenciais da vida e está intimamente ligada à reprodução.

d) As células são consideradas as unidades básicas da vida e, com exceção dos vírus, todos os seres vivos são constituídos de células.

e) Os seres vivos capazes de reagir aos estímulos externos são classificados no reino animal.

41. (PUC-CAMPINAS) Considere o texto abaixo para responder esta questão.

A disponibilidade e o valor nutricional das folhas no mangue apresentam forte influência sobre o ciclo de vida do caranguejo-uçá. Das plantas do mangue, a avicênia possui a maior quantidade de nutrientes contendo carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo e potássio. Nas áreas com predomínio das folhas de avicênia os animais apresentam maior taxa de engorda. A folha de Laguncularia racenosa possui maior concentração de tanino (que contém ferro), substância inibidora de crescimento que deveria ser evitada pelo crustáceo.

(Jornal UNESP. n. 212. Julio Zanella. Em defesa do caranguejo-uçá. junho/2006. p. 7)

Entre as espécies químicas citadas no texto,

I. O cálcio poderia estar sob a forma de carbonato ou fosfatos.

II. O carbono junto ao nitrogênio poderia estar sob a forma de aminoácidos ou proteínas.

III. O fósforo poderia estar sob a forma elementar.

IV. O tanino que contém ferro deve apresentar esse elemento na forma elementar (não combinada).

Está correto o que se afirma somente em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) III e IV.

42. (UNIFESP) Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento. Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental:

a) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral preexistente.

b) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus.

c) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.

d) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucleico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula.

e) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula proteica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucleico viral é liberado.

43. (UFLA) À medida que aumenta o grau de complexidade dos seres vivos, de uma forma geral, diminui a taxa de reprodução e aumenta a longevidade dos organismos.

Considerando as informações acima, a alternativa que ordena corretamente os organismos de acordo com a diminuição da taxa de reprodução e aumento da longevidade é:

a) Organismos unicelulares, organismos pluricelulares sem feixes nervosos, organismos pluricelulares com cérebro desenvolvido, organismos pluricelulares com feixes e gânglios nervosos.

b) Organismos pluricelulares sem feixes nervosos, organismos unicelulares, organismos pluricelulares com cérebro desenvolvido, organismos pluricelulares com feixes e gânglios nervosos.

c) Organismos pluricelulares sem feixes nervosos, organismos unicelulares, organismos pluricelulares com feixes e gânglios nervosos, organismos pluricelulares com cérebro desenvolvido.

d) Organismos pluricelulares com cérebro desenvolvido, organismos pluricelulares com feixes e gânglios nervosos, organismos pluricelulares sem feixes nervosos, organismos unicelulares.

e) Organismos unicelulares, organismos pluricelulares sem feixes nervosos, organismos pluricelulares com feixes e gânglios nervosos, organismos pluricelulares com cérebro desenvolvido.

44. (PUC-RIO) Quanto ao tipo de nutrição e de material de reserva dos vegetais e dos animais, temos respectivamente:

a) Heterotrófica e amido, autotrófica e lipídios.

b) Autotrófica e gordura, heterotrófica e amido.

c) Autotrófica e amido, heterotrófica e gordura.

d) Heterotrófica e lipídios, autotrófica e amido.

e) Autotrófica e amido; heterotrófica e proteínas.

45. (UESC) Thomas Robert Malthus (1766-1834) não acreditaria que seus famosos ensaios — prevendo um mundo faminto, na proporção do crescimento demográfico — pudessem estar tão equivocados e que o caminho do futuro fosse quase na direção inversa de suas previsões. [..] Ao longo das últimas duas décadas, o que pesquisadores consideram uma “transição dramática” alterou a alimentação e a saúde de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento. Para maior parte desse bloco, a obesidade passa a ser uma ameaça à saúde pública maior que a fome. Aí estaria o núcleo de desconcerto de Thomas Malthus.

(CAPOZZOU, 2007, p. 06)

Embora uma grande parcela da humanidade sobreviva em condições de desnutrição, outra parcela, evidenciando as grandes contradições da sociedade humana, enfrenta o problema da obesidade. Esse aumento da obesidade, em grande parte, deve estar relacionado a mudanças na alimentação sob influências dessa epidemia globalizante. A análise do problema envolve considerar que:

a) A manutenção de uma dieta altamente calórica é de importância básica para garantir um estado imunológico saudável.

b) A evolução da obesidade no organismo humano deve conduzir a sociedade a estabelecer parâmetros estéticos.

c) O combate à obesidade pode ser feito com subsídios públicos às academias de ginástica, liberando-se o consumo de alimentos que engordam, sem prejudicar as indústrias de alimentos calóricos.

d) A ingestão habitual de uma dieta rica em bebidas adoçadas, óleos vegetais e gordura animal constitui a base dietética necessária ao homem.

e) O controle da ingestão de gorduras deve prover as necessidades básicas de colesterol para garantir a integridade das membranas biológicas.

46. (UFLA) Assinale a alternativa correta.

a) Nos anfíbios, o surgimento de um ovo amniótico foi uma das características que permitiram a adaptação dos vertebrados ao ambiente terrestre.

b) Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória exerce a função de pulmão, sendo o único órgão respiratório desses animais.

c) Nos répteis, a fecundação é interna e o desenvolvimento dos ovos ocorre no meio terrestre.

d) Aves e mamíferos são caracterizados pela capacidade de manter constante a temperatura corporal e possuir pele com glândulas sebáceas.

47. (UNESP) Segundo crenças populares, é “muito perigoso se aproximar ou tocar em sapos comuns, devido ao veneno que produzem”. Esse medo:

a) Não tem fundamento, porque o veneno precisa ser lançado diretamente nos olhos da pessoa para fazer efeito.

b) Tem fundamento, uma vez que os sapos conseguem injetar o veneno quando mordem a pessoa.

c) Não tem fundamento, pois é preciso que a pele do sapo entre em contato com a mucosa da pessoa para que o veneno seja transferido.

d) Tem fundamento, pois, quando ameaçados, os sapos podem utilizar seus esporões para injetar veneno em quem os tocar.

e) Não tem fundamento, pois apenas espécies de sapos com cores muito vivas produzem veneno.

48. (UCPel) Assim como os demais seres vivos, necessitamos de certa taxa de água no nosso corpo para nos mantermos vivos. Na realidade estamos constantemente perdendo água para o ambiente, e essa água precisa ser, de alguma forma, reposta, sem o que corremos o risco de nos desidratarmos. Podemos dizer que o papel da água nas reações químicas e no metabolismo é:

a) Transportar substâncias por ela dissolvidas e facilitar as reações químicas.

b) Agir exclusivamente nas membranas celulares.

c) Participar somente nas reações de oxidação.

d) Não transportar nenhum tipo de substância.

e) Transportar substâncias e não facilitar a entrada de material orgânico.

49. (PUC-CAMPINAS) Celulose, amido e glicogênio são polissacarídeos que fazem parte de muitos alimentos. Ruminantes e outros herbívoros utilizam como nutrientes esses três polissacarídeos. Isso porque são capazes de transformar ….I…. e ….II…. em glicose e, nos seus tubos digestivos vivem, em associação mutualística, microrganismos capazes de digerir….III… . Para completar essa frase corretamente, basta substituir I, II e III respectivamente, por:

a) amido, glicogênio e celulose.

b) amido, celulose e glicogênio.

c) glicogênio, celulose e amido.

d) celulose, glicogênio e amido.

e) celulose, amido e glicogênio.

50. (PUC-RIO) Considere as afirmativas abaixo:

I. O reino Fungi apresenta espécies comestíveis, de interesse econômico.

II. Penicillium notatum, de onde Fleming extraiu a penicilina, é um representante do reino Fungi.

III. As bactérias são procariontes, por isso são classificadas no reino Monera.

IV. A associação das bactérias do gênero Rhizobium com as leguminosas constitui uma simbiose de grande valor ecológico e econômico.

V. As micorrizas são um grupo de bactérias que realizam a fixação do nitrogênio atmosférico.

Pode(m) ser considerada(s) verdadeira(s):

a) Apenas as afirmativas I e IV.

b) Apenas a afirmativa II.

c) As afirmativas I, III, IV e V.

d) As afirmativas I, II e V.

e) As afirmativas I, II, III e IV.

51. (UFPB) Com relação às características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:

a) Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática.

b) Apenas as células eucarióticas apresentam ribossomos.

c) A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie.

d) O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo.

e) As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a um processo de evolução.

52. (UFPB) O quadro abaixo, inclui termos ou expressões, identificados por números, relativos às características gerais dos seres vivos.

1. Catabolismo2. Neurônio3. Fecundação Cruzada4. Material Genético5. Célula Procarionte6. Hereditariedade

7. Anabolismo

8. Evolução Biológica

9. Reprodução Assexuada

10. Célula Eucarionte

11. Seleção Natural

12. Variabilidade Genética

Utilize os números que identificam cada um dos termos ou expressões dispostos no quadro, associando-os, corretamente, às definições a seguir.

( ) Compartimento membranoso microscópico no qual ocorrem processos químicos fundamentais à vida e, em seu interior, não há outros compartimentos ou estruturas membranosas.

( ) Processo biológico de síntese de substâncias, como a formação de proteínas a partir da união de aminoácidos.

(  ) Fenômeno através do qual um organismo produz outro que, em geral, lhe é idêntico.

(  ) Modificações sofridas pelos seres vivos ao longo de sua existência na Terra, que levam ao surgimento de novas espécies a partir de espécies ancestrais.

( ) Substâncias químicas que carregam consigo as regras que definem a organização dos seres vivos.

A sequência correta é:

a) 10, 1, 3, 11, 6.

b) 5, 7, 9, 8, 4.

c) 2, 4, 9, 10, 7.

d) 5, 7, 6, 11, 4.

e) 10, 1, 3, 8, 4.

53. (PUC-RIO) Em relação à classificação atualmente aceita dos seres vivos, é correto afirmar que:

a) Não existem animais fotossintetizantes.

b) Todas as bactérias são eucariontes.

c) Todos os unicelulares são procariontes.

d) Os vegetais são heterotróficos.

e) Os cogumelos são vegetais aclorofilados.

54. (UFPB)     Esta questão deve ser respondida com base no texto abaixo.

Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante este processo.

No texto, estão citadas as conceituações das seguintes características dos seres vivos:

a) Metabolismo, movimento, reatividade, crescimento, reprodução.

b) Evolução, reatividade, ambiente, reprodução, crescimento.

c) Evolução, composição química, movimento, reprodução, crescimento.

d) Respiração, reprodução, composição química, movimento, crescimento.

e) Metabolismo, ambiente, movimento, reatividade, crescimento.

55. (UECE) Sabe-se que o carboidrato é o principal fator a contribuir para a obesidade, por entrar mais diretamente na via glicolítica, desviando-se para a produção de gordura, se ingerido em excesso. Uma refeição composta de bolacha (amido processado industrialmente) e vitamina de sapoti (sapoti, rico em frutose), leite (rico em lactose) e açúcar (sacarose processada industrialmente) pode contribuir para o incremento da obesidade, por ser, conforme a descrição acima, visivelmente rica em:

a) Lipídios.

b) Proteínas.

c) Vitaminas.

d) Glicídios.

56. (UFAC) As bactérias são organismos constituídos por uma única célula procariótica ou por agregados destas células, formando colônias. Esses organismos são sensíveis aos antibióticos, os quais não surtem efeito contra os vírus. Estes podem ser destruídos pelo nosso próprio organismo, através de anticorpos e de um tipo de proteína que protege o corpo especificamente contra eles (os vírus). Essa proteína é conhecida por:

a) Retrovírus.

b) Transcriptase reversa.

c) Mioglobina.

d) Pró-vírus.

e) Interferon.

57. (UFBP) Sabendo que animais e vegetais apresentam diferentes polissacarídeos estruturais e de reserva, um professor solicitou a seus alunos que determinassem, através de testes específicos, a presença dessas substâncias em diferentes materiais biológicos. Após a análise, os estudantes apresentaram a seguinte tabela de resultados:

POLISSACARÍDEO ENCONTRADO

MATERIAL ANALISADO

Fígado bovino

Semente de milho

Carapaça de besouro

Glicogênio

+

Amido

+

Celulose

+

Quitina

+

+

(+) presença do polissacarídeo

(–) ausência do polissacarídeo

Ao ler a tabela, o professor detectou como erro a presença de:

a) Glicogênio no fígado bovino.

b) Amido na semente do milho.

c) Quitina na carapaça do besouro.

d) Quitina na semente do milho e de celulose na carapaça do besouro.

e) Glicogênio no fígado bovino e de quitina na carapaça do besouro.

58. (PUC-RIO) No caso de transplantes de órgãos, o processo de aceitação/rejeição do órgão transplantado pelo indivíduo receptor está diretamente relacionado à(ao):

a) Capacidade de digestão de toxinas do doador, pelo receptor.

b) Capacidade de multiplicação das células do doador.

c) Sistema nervoso do receptor.

d) Sistema imunológico do receptor.

e) Sistema imunológico do doador.

59. (UNIMONTES) Os fosfolipídeos são formados por um esqueleto de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos e um grupamento fosfato. A parte em que se encontra o glicerol e o fosfato é polar (hidrofílica) e a parte formada pelos ácidos graxos é apolar (hidrofóbica). Quando colocados em solução aquosa, os fosfolipídeos podem se arranjar em três diferentes estruturas: micela, lipossomo e bicamada fosfolipídica. Essas três estruturas estão apresentadas nas figuras abaixo. Analise-as.

59

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.

a) A micela é considerada uma excelente forma de sistema de liberação controlada de medicamentos, devido à sua flexibilidade estrutural.

b) A principal função da micela está relacionada com a sustentação celular.

c) Substâncias hidrofílicas podem ser facilmente carregadas pelo lipossomo.

d) O local de maior concentração de lipossomo é o trato digestivo porque essa estrutura possui grande capacidade de digerir e absorver gorduras.

60. (FGV)

O girino é o peixinho do sapo.

O silêncio é o começo do papo.

O bigode é a antena do gato.

O cavalo é o pasto do carrapato.

(Arnaldo Antunes. In “As coisas”)

Em relação à estrofe, um estudante de biologia fez as seguintes afirmações:

I. Cita animais de, pelo menos, 4 classes e dois filos.

II. Faz referência aos anfíbios, peixes e insetos, em cujas classes, há espécies que sofrem metamorfose completa.

III. Faz referência a uma interação ecológica do tipo parasitismo.

IV. Apresenta um caso de analogia entre dois diferentes órgãos sensoriais de mamíferos.

V. Cita, talvez involuntariamente, o principal órgão digestório das aves, o qual funciona como um estômago mecânico, triturando os alimentos.

Estão corretas as afirmações

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III, IV e V, apenas.

e) I, II, III, IV e V.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

FVFVF

B

A

E

E

A

D

A

A

FVFFV

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

VVFVV

C

E

A

A

C

D

C

B

B

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

FVFFF

E

B

E

A

B

B

E

D

FFVFV

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

A

C

C

A

B

B

D

A

D

E

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

C

C

E

C

E

C

C

A

A

E

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

B

B

A

A

D

E

D

D

C

B

Anúncios

Responses

  1. Obrigado pela gentileza de compartilhar isto conosco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: