Publicado por: Djalma Santos | 17 de setembro de 2013

Testes de fisiologia (5/5)

01. (UPE) Observe a figura abaixo e analise as seguintes afirmativas:

01

I. O lado esquerdo do coração apresenta um maior espessamento da musculatura do miocárdio, por ser responsável pelo transporte de sangue pobre em oxigênio para o pulmão.

II. O átrio direito comunica-se com a veia cava, sendo responsável pela entrada do sangue pobre em oxigênio no interior do coração.

III. A circulação humana é impulsionada por um órgão com três câmaras, diferente dos anfíbios e répteis.

IV. Artéria pulmonar é o vaso responsável pela ida do sangue venoso para o pulmão, onde este sofrerá hematose.

Estão corretas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

02. (UNICENTRO) Os alimentos que ingerimos todos os dias possuem uma grande variedade de nutrientes. As grandes moléculas orgânicas, presentes nesses alimentos, devem ser desdobradas em compostos mais simples e solúveis, de maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. O processo digestório tem a função de transformar as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras, pequenas, simples e solúveis. O sistema digestório no ser humano é composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Em relação aos processos que ocorrem na digestão, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na boca, primeira porção do tubo digestório, ocorre os processos de mastigação e insalivação. Apresenta como estruturas anexas a língua, os dentes e as glândulas salivares, responsáveis pela produção de saliva, que apresenta entre outras, a enzima digestiva pepsina, responsável pela digestão de amido.

II. Após a mastigação e a deglutição, o alimento passa, sucessivamente, para a faringe e o esôfago, atingindo então o estômago, órgão saculiforme que produz o suco gástrico.

III. A digestão no intestino delgado ocorre graças à ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

IV. As principais funções do intestino grosso são: reabsorção de água, formação e acúmulo de fezes. O intestino grosso contém inúmeras bactérias que promovem a fermentação e a decomposição dos restos alimentares.

a) Apenas I e II.

b) Apenas I, II e III.

c) Apenas II, III e IV.

d) Apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

03. (UNESP)

Quando abrirem meu coração

                                              Vão achar sinalização

                                             De mão e contramão.

                             (Millôr Fernandes. Veja, 04.04.2012.)

No contexto da biologia, os versos de Millôr Fernandes, falecido em 2012, podem ser usados para ilustrar, de maneira poética, as características de um sistema circulatório em que os sangues arterial e venoso seguem fluxos distintos, sem se misturarem. Nessas condições, o protagonista desses versos poderia ser:

a) Uma ave ou um peixe.

b) Um réptil ou um mamífero.

c) Um mamífero ou uma ave.

d) Um peixe ou um réptil.

e) Um réptil ou uma ave.

04. (UNEAL) A hipófise também denominada glândula pituitária, localiza-se na sela túrcica, na base do cérebro. Pode ser dividida em duas partes distintas: o lobo anterior e o lobo posterior. Em casos de tumores na hipófise pode ocorrer excesso de produção hormonal hipofisária que provocam sintomas clínicos muito característicos como os prolactinomas (secretam prolactina), doença de Cushing (secretam hormônio adrenocorticotrófico – ACTH) entre outros. Assinale a opção correta quanto aos hormônios citados nos respectivos distúrbios.

a) A prolactina tem como função principal estimular a ejeção do leite e o ACTH faz parte do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, promovendo a secreção de tiroxina que atua no metabolismo.

b) A prolactina tem como função principal estimular a produção de ADH (hormônio antidiurético) e o ACTH, provocando vasodilatação nos vasos sanguíneos.

c) A prolactina tem como função principal estimular a secreção de GH (hormônio do crescimento) e o ACTH; ambos fazem parte do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

d) A prolactina e ACTH são produzidos no hipotálamo.

e) A prolactina tem como função estimular a produção de leite e o ACTH faz parte do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, promovendo a secreção de cortisol e aldosterona pelas glândulas suprarrenais.

05. (COVEST) Sobre o processo de excreção dos seres vivos, analise as proposições:

I    II

0  0 – O processo  de excreção  tem duas  finalidades  fundamentais:  remoção e eliminação dos resíduos de origem celular e manutenção do equilíbrio hidrossalino dos fluídos corpóreos.

1  1 – O ácido úrico é o excreta nitrogenado predominante dos anfíbios, insetos, répteis e aves, que contribui para adaptação animal à vida terrestre e permite a oviparidade.

2  2 – Na  escala  evolutiva,  o  primeiro  sistema  excretor  especializado é observado nas planárias, que possuem células-flama, que retiram os excretas presentes no líquido extracelular e, através de um movimento coordenado de flagelos, impelem a solução a ser excretada para o interior dos dutos que se abrem nos poros presentes na superfície do corpo.

3   3 – Nos aracnídeos,  a excreção ocorre pelos túbulos de Malpighi e glândulas coxais.

4  4 – Nos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, as estruturas encarregadas pela excreção são os rins metanefros, compostos por néfrons e glomérulos de Malpighi, que retiram do plasma sanguíneo as excretas que devem ser eliminados para o meio externo.

06. (UERGS) Responda esta questão assinalando os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) nas informações abaixo sobre o sistema circulatório humano.

(  ) O coração humano é constituído por quatro câmaras.

(  ) Válvulas no coração promovem o refluxo do sangue.

(  ) O ciclo cardíaco tem duas fases: sístole e diástole.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V V – V.

b) V F V.

c) V F – F.

d) F F V.

e) F V F.

07. (PUC-RS) Responda esta questão com base no texto a seguir, sobre a história de cerveja.

Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.

Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.

     Elaborado com base em informações obtidas em http:// http://www.brejas.com.br

São enzimas produzidas durante a germinação da se­mente de cevada, na etapa de maltagem, que realizam a decomposição do amido. Com função análoga, no ser humano essas enzimas são encontradas:

a) Na saliva e no pâncreas.

b) No apêndice e no baço.

c) No fígado e no sangue.

d) No estômago e na bile.

e) No intestino e na linfa.

08. (UDESC) No processo de inspiração, o ar rico em __________ é filtrado, aquecido e umedecido quando passa pelas vias respiratórias, sendo levado __________. No pulmão o __________ do ar inspirado entra na circulação sanguínea. O dióxido de carbono do sangue __________ é liberado nos__________ para que seja eliminado com o ar expirado.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, na sequência, os espaços em branco no texto acima.

a) oxigênio – aos pulmões – oxigênio – venoso – alvéolos

b) dióxido de carbono – aos pulmões – oxigênio – arterial – alvéolos

c) dióxido de carbono – à traqueia – dióxido de carbono – arterial – alvéolos

d) oxigênio – à traqueia – oxigênio – arterial – alvéolos

e) oxigênio – aos pulmões – dióxido de carbono – venoso – alvéolos

09. (UFTM) O gráfico indica a ação de diferentes enzimas digestivas humanas (I, II e III) em diferentes valores de pH.

09

Em relação à atividade dessas substâncias, é correto afirmar que:

a) III é a quimiotripsina, que transforma ácidos nucleicos em nucleotídeos.

b) II é a ptialina contida na saliva, que hidrolisa o amido em moléculas menores.

c) I e III são, respectivamente, a lactase e a sacarase, que digerem os açúcares do leite e da cana.

d) I hidrolisa proteínas no duodeno, transformando-as em peptonas.

e) II é a lipase, que transforma lipídios em ácidos graxos e glicerol.

10. Com relação à figura a seguir, que representa um néfron, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

10

I   II

0  0 – O número 1 indica uma arteríola eferente.

1  1 – O número 9 indica uma arteríola aferente.

2  2 – Os números 7 e 8 indicam, respectivamente, um ramo da artéria renal e um da veia renal.

3  3 – O número 6 indica a alça de Henle.

4  4 – Os números  10 e 11 indicam,  respectivamente,  a cápsula de Bowman e o glomérulo de Malpighi.

11. (UCS) O sistema digestório das aves apresenta algumas estruturas características, que tornam a maioria desses animais onívoros, capazes de ingerir diferentes tipos de alimentos. Considere as seguintes proposições em relação ao sistema digestório das aves.

I. A moela é um local de digestão enzimática, semelhante ao estômago humano.

II. A abertura externa, no final do sistema digestório, é a cloaca, por onde também são eliminados os produtos finais do sistema excretor e do sistema reprodutor.

III. O papo é uma região dilatada do intestino delgado, responsável pelo amolecimento de alimentos duros, como sementes e partes vegetais.

Das proposições acima, é correto afirmar que:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

12. (FPS) Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos sistemas integradores e de regulação funcional do corpo humano. Sobre este assunto, leia as informações abaixo sobre as ações de alguns hormônios no organismo e assinale a alternativa correta.

a) A prolactina é um peptídeo liberado no hipotálamo e na hipófise, exercendo efeito antidiurético nos ductos coletores renais.

b) A vasopressina é um hormônio produzido na hipófise e estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias.

c) O hormônio liberador de gonadotrofina é sintetizado no hipotálamo, agindo sobre a hipófise na liberação de hormônio luteinizante.

d) A oxitocina produzida no hipotálamo inibe a liberação do hormônio do crescimento, de secreções gástricas e do glucagon.

e) A somatostatina, produzida nos ovários, apresenta efeito sobre a contração uterina e sobre a produção do leite materno.

13. (UFTM) Analise o gráfico de um experimento, onde o hormônio utilizado foi aplicado em mamíferos.

13

Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar que:

a) A deficiência desse hormônio acarreta diminuição da atividade anabólica, reduzindo a síntese proteica.

b) O crescimento no grupo experimental foi possível devido ao aumento de células e do número de meioses promovido pelo hormônio.

c) O grupo controle não é significativo para se chegar às conclusões do teste experimental realizado.

d) Injeções desse hormônio em pessoas desprovidas de receptores para os mesmos, nas membranas das células, contribuiriam para elevar sua estatura.

e) O referido hormônio possui seu lócus de produção na tireoide, contribuindo também para o controle do metabolismo basal.

14. (UNEAL) Uma característica importante para conquista definitiva do meio terrestre foi a presença de excreta pouco tóxica, o que permitiu ao embrião seu desenvolvimento dentro do ovo. Assinale a opção correta que combina a excreta menos tóxica e a que possui menor “gasto” energético, respectivamente.

a) Amônia e ácido úrico.

b) Ureia e amônia.

c) Ácido úrico e amônia.

d) Amônia e ureia.

e) Ureia e ácido úrico.

15. (UEM) Considerando conceitos químicos e a fisiologia dos animais, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Ocorre difusão de oxigênio do ar alveolar para o sangue porque a pressão parcial do gás oxigênio, no interior dos pulmões, é maior do que a dos capilares sanguíneos pulmonares.

1  1 – No estômago, o ácido clorídrico favorece a ação da pepsina, enzima que só atua em meio ácido.

2  2 – A urina dos mamíferos pode ser considerada uma mistura heterogênea porque, além de água e ureia, contém sais, glicose e aminoácidos dissolvidos.

3  3 – Os répteis são animais ectotérmicos porque a manutenção da temperatura corporal envolve reações endotérmicas que liberam grande quantidade de energia dos alimentos.

4  4 – A sobrevivência dos peixes cartilaginosos marinhos está relacionada à alta concentração de ureia no sangue, a qual permite a isotonia com o meio externo.

16. (UESPI) Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim do homem. Um néfron é uma estrutura tubular envolvida na filtração do sangue e na formação da urina. Nessa estrutura, podem ser distinguidos: o glomérulo/cápsula de Bowman; o túbulo contornado proximal; a alça de Helen; o túbulo contornado distal e o duto coletor. A remoção de excretas dos capilares sanguíneos, tais como ácido úrico, amônia, etc., ocorre:

a) Na cápsula de Bowman.

b) No túbulo contornado proximal.

c) Na alça de Henle.

d) No túbulo contornado distal.

e) No duto coletor.

17. (MACKENZIE)

LOCAL

ENZIMA

SUBSTRATO

Glândula salivar

Ptialina

A

Estômago

B

Proteínas

Pâncreas

C

Amido

D

Lipase entérica

Lipídeos

Os espaços A, B, C e D são preenchidos correta e respectivamente por:

a) Glicose, tripsina, amilase, fígado.

b) Lipídeos, tripsina, lipase, intestino grosso.

c) Amido, pepsina, amilase, intestino delgado.

d) Maltose, pepsina, tripsina, intestino delgado.

e) Amido, protease, tripsina, intestino grosso.

18. (MACKENZIE) O quadro abaixo apresenta algumas doenças provocadas por alterações hormonais.

Glândula afetada

Hormônio

Alteração na secreção

Diabetes melito

Pâncreas

A

B

Gigantismo

C

D

Aumento

Bócio

E

F

Diminuição

Os espaços, A, B, C, D, E e F serão preenchidos correta e respectivamente por:

a) Glucagon, diminuição, hipófise, GH, paratireoide e calcitonina.

b) T4, aumento, hipotálamo, FSH, medula da supra renal e ocitocina.

c) Insulina, diminuição, hipófise, GH, tireoide e tiroxina.

d) Glicocorticoide, aumento, paratireoide, adrenalina, tireoide e LH.

e) Insulina, diminuição, hipotálamo, ADH, tireoide e ACTH.

19. (UEL) A figura abaixo mostra órgãos excretores de um invertebrado.

19

O órgão excretor e o invertebrado são, respectivamente:

a) Glândula verde e camarão.

b) Nefrídio e minhoca.

c) Célula-flama e planária.

d) Túbulo de Malpighi e barata.

20. (F.C.Chagas-BA) O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água do corpo humano, determinando aumento de reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue:

a) Pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água.

b) Pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água.

c) Nenhum ADH, o quer eleva, ao máximo, a reabsorção de água.

d) Muito ADH, o que reduz a reabsorção de água.

e) Muito ADH, o que aumenta a reabsorção de água.

21. (PUC-CAMPINAS) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

A primeira vista, parece pedra jogada na praia ou madeira boiando no mar. Mas a secreção serosa formada nas entranhas do cachalote é quase tão valiosa quanto o ouro. Enquanto cada grama do metal é vendido a US$ 30, o âmbar-cinza está cotado a US$ 20. No organismo da baleia, a missão dessa substância pastosa é envolver as partes duras das lulas – que ela não consegue digerir – protegendo seu intestino de ferimentos.

            Quando expelida pela baleia, tem cheiro de esterco, endurece e ganha aroma especial despois de flutuar por décadas no oceano. O cheiro, então, passa a lembrar a castanha-do-brasil ou a madeira de igrejas antigas. Assim como o sal ressalta o sabor, ele intensifica odores e fixa aromas.

                        (Adaptado: Revista Galileu, n. 248, 2012. P. 13)

O âmbar-cinza é uma secreção biliar produzida em grandes quantidades pelo cachalote. Na espécie humana algumas glândulas produzem secreções que também eram muito valiosas antes da possibilidade da síntese de hormônios com a tecnologia do DNA recombinante. A tabela abaixo apresenta alguns exemplos:

GLÂNDULA

SECREÇÃO

AÇÃO

Hipófise

I

Tireoide

II

Tiroxina

Regulação do metabolismo

III

IV

Útero

Adrenais

V

Metabolismo de sódio e potássio

Para completar corretamente a tabela, I, II, III, IV e V devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) Triiodotironina, tireoide, ovário, oxitocina e corticosterona.

b) Hormônio tireotrófico, tireoide, ovário, progesterona e corticosterona.

c) Triiodotironina, hipotálamo, tireoide, oxitocina e adrenalina.

d) Hormônio tireotrófico, hipotálamo, ovário, progesterona e adrenalina.

e) Triiodotironina, paratireoide, hipófise, oxitocina e adrenalina.

22. (UFLA) A figura abaixo representa um sarcômero:

22

Fonte: Adaptado de GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Tratado de Histologia em cores.

3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. P. 168.

Na contração muscular, tem-se encurtamento:

a) Da banda A.

b) Das moléculas de miosina e actina.

c) Das bandas I e H.

d) Das bandas A e H.

23. (UECE) A excreção é um processo natural que tem como finalidade a eliminação de rejeitos provenientes do metabolismo, garantindo o equilíbrio interno nos animais. A fisiologia do sistema excretor e a anatomia dos órgãos que o constitui estão relacionadas ao hábito e ao nicho de cada espécie, pois funcionam de acordo com a disponibilidade de água no auxílio da excreção de substâncias nitrogenadas. Com relação à excreção, dentre as alternativas abaixo, os animais que eliminam, respectivamente, amônia, ureia e ácido úrico, são:

a) Pargo, rato e pombo.

b) Sapo, lambari e jacaré.

c) Jacaré, macaco e lambari.

d) Peixe-boi, galinha e pato.

24. (UFSJ) Sobre o controle dos batimentos cardíacos, é incorreto afirmar que:

a) Os batimentos cardíacos respondem ao controle do Sistema Nervoso Central, responsável pelas emoções, tais como respostas ao susto, ao medo, à euforia, etc.

b) As células marca-passo são responsáveis por deflagrar potenciais de ação de forma autônoma nas células musculares cardíacas.

c) O Sistema Nervoso Central controla a frequência dos batimentos cardíacos.

d) O coração não necessita do controle do Sistema Nervoso Central, já que possui células marca-passo que, sozinhas, são capazes de estimular as células musculares cardíacas a se contraírem periodicamente.

25. (UFPel) Está comprovado cientificamente que as folhinhas verdes que fazem parte do dia-a-dia da cozinha do brasileiro também fazem bem à saúde. Um estudo da U.F.R.J. mostra que a salsa pode evitar a formação  de coágulos no sangue. As pesquisas estão sendo realizadas para identificar qual a substância da salsa que produz este efeito e transformá-la em medicamento.                      

                        http://g1.globo.com/jornalhoje, 17/10/2008 [adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a coagulação do sangue, assinale a alternativa correta.

a) A ativação de etapas sucessivas de seu mecanismo culmina com a transformação do fibrinogênio – proteína encontrada no plasma – em fibrina, cujo entrelaçamento origina o coágulo.

b) O início da ativação do mecanismo de coagulação tem a participação das plaquetas, que liberam trombina e, com isso, concorrem para uma coagulação mais rápida.

c) Há uma estreita relação entre o número de glóbulos vermelhos no sangue (hemácias ou eritrócitos) e o desencadeamento do mecanismo de coagulação.

d) O coágulo, uma vez formado no organismo, libera uma substância rica em proteínas plasmáticas denominada soro.

e) Para uma coagulação eficaz, é imprescindível a presença do íon Na+, que atua como um cofator deste mecanismo.

26. (UFPel) Respiração é o processo de trocas gasosas com o meio externo através de superfícies respiratórias do corpo dos animais. Ela pode ser cutânea, branquial e/ou pulmonar.  Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) Os mamíferos, as aves, os répteis e os anfíbios apresentam apenas respiração pulmonar, enquanto os peixes também podem apresentar a respiração branquial.

b) Os vertebrados apresentam os pulmões localizados no tórax, separados da cavidade geral do corpo, porém somente os seres humanos têm o diafragma.

c) A entrada de ar nos mamíferos segue o seguinte caminho: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Nesses últimos órgãos, ocorre a troca gasosa.

d) O fluxo de ar nos pulmões dos vertebrados que voam é unidirecional. Além disso, nesses animais existem os sacos aéreos, que promovem a entrada e saída de ar dos pulmões.

e) A água com oxigênio penetra pelas brânquias dos peixes e sai pela boca. Nas brânquias, que são estruturas filamentosas altamente irrigadas, ocorrem as trocas gasosas.

27. (UFPR) Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.

    (Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.)

O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de:

a) Aldosterona pelas glândulas adrenais.

b) Insulina pelo pâncreas.

c) Tiroxina pela tireoide.

d) Vasopressina pelo hipotálamo.

e) Somatotrofina pela hipófise.

28.  (UNESP) Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0. Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é:

a) Menor que em La Paz, o que implica menor esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Disso resulta saldo energético positivo, o que melhora o desempenho físico dos jogadores quando o jogo acontece em cidades de baixa altitude.

b) Maior que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Em Santos, portanto, o maior esforço físico dos músculos envolvidos com a respiração resulta na melhora do desempenho físico dos atletas no jogo.

c) Menor que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Tanto em Santos quanto em La Paz a quantidade de O2 por volume de ar inspirado é a mesma, e a diferença no desempenho físico dos jogadores deve-se apenas ao esforço empregado na respiração.

d) Maior que em La Paz, porém é menor a concentração de O2 por volume de ar atmosférico inspirado. Em La Paz, portanto, o organismo do atleta reage diminuindo a produção de hemácias, pois é maior a quantidade de O2 disponível nos alvéolos. A menor quantidade de hemácias resulta no baixo desempenho físico dos jogadores.

e) Maior que em La Paz, assim como é maior a concentração de O2 por volume de ar atmosférico inspirado. Em Santos, portanto, com maior disponibilidade de oxigênio, a concentração de hemácias do sangue é suficiente para levar para os tecidos musculares o O2 necessário para a atividade física empregada no jogo.

29. (FPS) Nas olimpíadas realizadas em Londres, em 2012, mais uma vez o atleta jamaicano Usain Bolt demonstrou sua superior capacidade física e aeróbia na prova dos 100 metros livres, batendo seu próprio  record mundial. Considerando que as trocas gasosas são essenciais ao suprimento energético e à homeostase do organismo do atleta, observe a figura ilustrativa abaixo. É correto afirmar que:

29

a) As trocas gasosas com o ar atmosférico e o sangue fornecem moléculas reagentes para a  respiração celular,  gerando grande síntese de ATP na matriz mitocondrial.

b) Na hematose, o oxigênio atmosférico difunde-se dos alvéolos para os capilares sanguíneos, onde se liga à albumina formando um complexo estável chamado oxiemoglobina.

c) Na hematose, a pressão parcial de oxigênio (PO2) nos capilares sanguíneos (A) é maior que nos alvéolos pulmonares (C), havendo a difusão do oxigênio alveolar para o sangue.

d) Na hematose, a pressão parcial de gás carbônico (PCO2) nos alvéolos pulmonares (D) é maior que nos capilares sanguíneos (B), havendo a difusão do gás carbônico alveolar para o sangue.

e) Ao passar pelos capilares dos tecidos corporais, a pressão parcial de oxigênio (PO2) (E) é maior no sangue que nos tecidos, e a de gás carbônico (PCO2) (F) menor.

30. Considerando-se os sistemas respiratórios, branquial, traqueal, cutâneo e pulmonar, em qual deles as trocas respiratórias se realizam sem a participação de sistema circulatório e cujo exemplo está correto?

a) Cutânea, anfíbios.

b) Branquial, peixes.

c) Pulmonar, mamíferos.

d) Filotraqueal, equinodermos.

e) Traqueal, insetos.

31. (UFPel) “Embora os cientistas há muito considerassem a substância branca cerebral como infraestrutura passiva, novos estudos revelam que ela tem papel direto na aprendizagem e nas doenças mentais. Embora a substância cinzenta produza os pensamentos e cálculos no cérebro, a substância branca controla os sinais compartilhados pelos neurônios, coordenando o modo como as regiões do cérebro trabalham em conjunto.”

            Scientific American Brasil, Ano 6, n° 71, Abril de 2008 [adapt.].

Com base no texto e seus conhecimentos é correto afirmar que:

a) O cérebro faz parte do sistema nervoso central e a sua substância branca tem essa cor devido à grande quantidade de mielina.

b) A substância branca tem essa cor devido à grande quantidade de tecido adiposo presente nela; esse tecido é importante para o isolamento térmico e proteção mecânica do cérebro.

c) Tanto a substância branca quanto a cinzenta apresentam a mesma composição, estão presentes no sistema nervoso central e no periférico.

d) Os gânglios nervosos estão localizados no sistema nervoso central, enquanto os nervos cranianos e espinhais, no sistema nervoso periférico.

e) A substância branca e a cinzenta não apresentam grande diversidade celular. A principal célula do tecido nervoso – neurônio – está localizada apenas no cérebro.

32. (PUC-SP) O ciclo bioquímico abaixo ocorre no fígado humano e envolve compostos nitrogenados.

32

Sobre as substâncias diretas e indiretamente relacionadas a esse ciclo (reagentes ou produtos), não é correto afirmar que:

a) A degradação de substâncias como aminoácidos e bases nitrogenadas gera a produção de amônia.

b) A amônia é uma substância tóxica para as células e deve ser transformada em outras substâncias.

c) Uma das substâncias produzidas a partir da amônia é a ureia.

d) Toda ureia produzida nesse ciclo é destruída no próprio fígado.

e) A ureia é a principal substância nitrogenada excretada pelos rins.

33. (FATEC) Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) A artéria pulmonar conduz sangue, rico em oxigênio, do coração para todo o corpo.

b) As veias pulmonares conduzem o sangue arterial, rico em oxigênio, dos pulmões ao coração.

c) A absorção e distribuição dos nutrientes são facilitadas pela digestão completa do amido no estômago.

d) Os capilares da circulação sistêmica distribuem o gás carbônico aos tecidos, de onde recebem o gás oxigênio.

e) A absorção dos nutrientes ocorre nas vilosidades intestinais localizadas na superfície interna do intestino grosso.

34. (UNCISAL) Quase todas as funções do corpo são em partes musculares. Sem músculos os vertebrados não poderiam se mover, seus tecidos poderiam enfraquecer e os produtos de suas glândulas não poderiam ser distribuídos. O sistema muscular associado ao esqueleto é de grande importância nos mecanismos locomotores. Os vertebrados apresentam três tipos de músculos: estriado esquelético, não estriado e estriado cardíaco. Dadas as proposições abaixo:

I. Os músculos estriados são ligados ao esqueleto e apresentam contração voluntária.

II. Os músculos não estriados são encontrados na parede dos órgãos ocos e apresentam contração voluntária.

III. Os músculos estriados cardíacos formam o miocárdio e possuem fibras de contração involuntária.

Verifica-se que apenas:

a) I, II e III estão corretas.

b) I e II estão corretas.

c) I, II e III estão incorretas.

d) I e III estão corretas.

e) II e III estão corretas.

35. (UNEAL) O acúmulo de líquido em excesso no interstício do pulmão recebe o nome de edema pulmonar, uma condição com risco de vida em potencial, que interfere nas trocas gasosas e resulta em desequilíbrio entre ventilação e a perfusão. Em relação ao processo de troca de gases, assinale a opção correta.

a) O processo de trocas de gases nos pulmões ocorre por simples difusão.

b) O processo de trocas gasosas nos pulmões ocorre, em sua maior parte, nos espaços mortos anatômico e fisiológico.

c) O processo de trocas gasosas nos pulmões dos mamíferos é limitado, sendo que a maior parte das trocas de gases ocorre pela pele.

d) O processo de troca de gases nos pulmões ocorre por difusão facilitada.

e) Ocorre pouca troca de gases nos pulmões porque a troca foi estabelecida na região condutora do trato respiratório.

36. (UCPel) Numa nutrição adequada, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes: água, sais minerais e inúmeras substâncias orgânicas. As moléculas orgânicas devem então ser desdobradas em outras menores e solúveis de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A digestão dos nutrientes é processada por enzimas digestórias. A alternativa que nos mostra corretamente o nutriente, a enzima e o produto absorvido, respectivamente, é:

a) Sacarose, sacarase, glicose + frutose.

b) Amido, protease, aminoácido.

c) Sacarose, lactase, glicose + glicose.

d) Maltose, amilase, glicose+ glicose.

e) Amido, amilase, ácido graxo + frutose.

37. (PUC-RIO) O controle da taxa de glicose no sangue é feito por dois hormônios: a insulina e o glucagon. Sobre esses dois hormônios, é correto afirmar que:

a) Ambos são produzidos no fígado e agem para diminuir o nível de glicose no sangue.

b) A insulina é produzida no pâncreas, e sua ação diminui o nível de glicose no sangue; o glucagon é produzido no fígado e age transformando o glicogênio em glicose.

c) Ambos são produzidos no pâncreas, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.

d) A insulina transforma o glicogênio em glicose, e o glucagon facilita a entrada de glicose nas células.

e) Ambos são produzidos no fígado, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.

38. (UEPA) Os jogos eletrônicos situam as pessoas nos mais diversos ambientes virtuais. Acessórios como capacetes, óculos, dispositivos e vestimentas inserem os jogadores e observadores em múltiplos estímulos: sonoros, visuais e mecânicos. As sensações que surgem são basicamente respostas do sistema nervoso simpático, reproduzindo nos indivíduos mecanismos de adaptação presentes no mundo real em situação de fuga, ataque ou defesa. Uma das sensações obtidas pela estimulação do referido componente do sistema nervoso autônomo é:

a) Diminuição da frequência respiratória

b) Diminuição da pressão arterial.

c) Aumento dos batimentos cardíacos.

d) Aumento do peristaltismo intestinal.

e) Promove a contração da pupila.

39. (FUVEST) Em algumas doenças humanas, o funcionamento dos rins fica comprometido. São consequências diretas do mau funcionamento dos rins:

a) Acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial.

b) Redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue.

c) Não produção de bile e enzimas hidrolíticas importantes na digestão das gorduras.

d) Redução do nível de hormônio antidiurético e elevação do nível de glicose no sangue.

e) Redução do nível de aldosterona, que regula a pressão osmótica do sangue.

40. (UFSC) O neurônio é uma célula altamente especializada, didaticamente dividida em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio, conforme a figura abaixo.

40

Compilado de: GUYTON & HALL. Tratado de fisiologia médica. 11. ed.

Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2006.

Considere o esquema de uma célula neural e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0 0 – Um neurônio em repouso apresenta concentrações dos íons de sódio e potássio semelhantes às encontradas no meio extracelular.

1 1 – Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática é eletricamente negativa em relação à superfície externa.

2  2 – O impulso nervoso ocorre sempre no sentido 3 → 2 → 1.

3  3 – Se colocado em meio hipertônico, o neurônio acima terá saída de água por osmose, um tipo de transporte de membrana que utiliza ATP.

4  4 – Se colocado em meio hipotônico, o neurônio acima terá uma entrada passiva de água por osmose, sendo a homeostase celular facilmente restabelecida por bombas de água que ocorrem em toda membrana plasmática.

41. (IFG) A respeito do sistema circulatório nos metazoários, são feitas algumas afirmativas:

I. As hemácias adultas dos mamíferos e das aves não apresentam núcleo.

II. Alguns invertebrados podem apresentar circulação do tipo fechada.

III. As veias pulmonares humanas transportam sangue arterial dos pulmões para o coração.

IV. Uma das funções do sangue dos insetos é o transporte de oxigênio da traqueia para os tecidos do corpo.

Estão corretas:

a) Somente as afirmativas I e II.

b) Somente as afirmativas I e III.

c) Somente as afirmativas II e III.

d) Somente as afirmativas II e IV.

e) Somente as afirmativas I, II e III.

42. (UNCISAL) A maconha – Cannabis sativa, uma planta arbustiva que pode atingir 2,50 m de altura – é usada ilegalmente como fumo (Status Legal – Brasil: proibido uso, tráfego e comércio). São mais de 60 substâncias que se encontram presentes na maconha conhecidas pelo nome genérico de canabinoides. O Delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC) é a substância preponderante e o principal princípio ativo desta planta. O haxixe, outra forma de narcótico, é proveniente da maconha e muitas vezes mais potente que a maconha comum. Apesar da maconha já ser utilizada em alguns países nos tratamentos da dor, glaucoma, espasmos provocados por ferimentos na medula espinhal, restabelecimento do apetite em doentes de câncer ou AIDS, e auxiliar no combate ao mal-estar provocado pelos quimioterápicos, os estragos provocados pelo uso da droga são intensos. No sistema nervoso, os danos podem estar associados, por exemplo, à perda de memória, a alterações da coordenação motora e à dependência química. É impossível dizer que a maconha não faz mal para o homem; é um vício, considerado por muitos como doença. Marque V para as informações verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O telencéfalo é a parte mais desenvolvida do encéfalo humano; é o centro da inteligência e do aprendizado.

(  ) O hipotálamo faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino.

( ) No bulbo raquidiano encontram-se centros controladores de funções vitais, como as que regulam movimentos respiratórios e batimentos cardíacos.

( ) Graças ao cerebelo podemos realizar ações altamente coordenadas e complexas, como andar de bicicleta, jogar tênis ou tocar violão.

Qual a sequência correta, de cima para baixo?

a) V F VF.

b) F VF V.

c) V V VV.

d) VV VF.

e) F VVV.

43. (UEPG) As diversas partes do corpo são capazes de se comunicar, enviando sinais umas às outras. Essa capacidade atingiu seu mais alto grau no tecido nervoso, constituinte de nosso principal sistema de integração corporal, o sistema nervoso. Com relação ao sistema nervoso, assinale a alternativa correta.

a) O sistema nervoso periférico dos humanos, constituído do encéfalo e medula espinhal, apresenta função de condução de informações entre órgãos receptores de estímulos.

b) Os neurônios sensitivos ou aferentes são aqueles que levam a resposta até um órgão efetor, que pode ser representado por um músculo ou uma glândula.

c) Os chamados atos reflexos são respostas voluntárias do organismo, como por exemplo, o comando de erguer a mão para alcançar um objeto.

d) Potencial de ação é uma despolarização rápida e substancial da membrana do neurônio. Ocorre quando a membrana do neurônio é atingida por um estímulo de natureza química, elétrica ou mecânica, com um mínimo de intensidade.

e) As células da glia, da neuróglia ou gliócitos têm a função única de conduzir mensagens nervosas no encéfalo.

44. (UFPEL) O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele é fundamental na coordenação das funções dos diferentes órgãos. As células responsáveis pelas suas funções são os neurônios (figura abaixo).

44

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é incorreto afirmar que:

a) Geralmente o sentido da propagação do impulso nervoso é A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada na transmissão do impulso nervoso para um outro neurônio ou para outros tipos celulares.

b) Tanto a estrutura representada pelo número 1 quanto 2 são ramificações do neurônio, sendo que geralmente a 2 é única e mais longa.

c) A estrutura número 3 pode ser formada pela célula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso.

d) A estrutura número 4 está no centro metabólico do neurônio, onde também se encontra a maioria das organelas celulares.

e) Considerando o sistema nervoso central, a região número 5 está presente na substância cinzenta e ausente na branca.

45. (UNICENTRO) A principal célula do sistema nervoso é o neurônio, pois ele é responsável pela condução do impulso nervoso que segue dos dendritos em direção ao axônio. Considerando estas células, assinale a alternativa que associa corretamente as partes do neurônio a seus respectivos nomes.

45

a) A: Corpo Celular; B: Dendritos; C: Axônio; D: Nódulo de Ranvier; E: Bainha de mielina.

b) A: Axônio; B: Corpo Celular; C: Nódulo de Ranvier; D: Bainha de mielina; E: Dendritos.

c) A: Dendritos; B: Nódulo de Ranvier; C: Corpo Celular; D: Bainha de mielina; E: Axônio.

d) A: Dendritos; B: Corpo Celular; C: Bainha de mielina; D: Nódulo de Ranvier; E: Axônio.

e) A: Dendritos; B: Nódulo de Ranvier; C: Bainha de mielina; D: Axônio; E: Corpo Celular.

46. (OBJETIVO-SP) Faz frio. Os pelos ficam eretos; os vasos periféricos se contraem, o que diminui o fluxo na superfície corporal, surgem tremores e dessa contração muscular generalizada origina-se mais calor que, pelo sangue, é distribuído por todo o corpo; aumenta o ritmo respiratório e é fornecido mais oxigênio para a respiração celular; há maior liberação dos hormônios adrenalina e tiroxina, que aumentam o metabolismo dos tecidos em geral, produzindo mais calor interno. (…) Numa pequena região do encéfalo, o hipotálamo, fica o centro nervoso que coordena todo esse mecanismo de termorregulação, possibilitando que a nossa temperatura corporal seja mantida constante.

                       (C. da Silva Junior e S. Sasson. Biologia. 2005. Adaptado.)

No texto, além da integração dos sistemas nervoso e muscular, observamos a integração dos seguintes sistemas:

a) Endócrino, digestório, cardiovascular e sensorial.

b) Esquelético, tegumentar, cardiovascular e sensorial.

c) Endócrino, tegumentar, cardiovascular e sensorial.

d) Cardiovascular, genital, respiratório e endócrino.

e) Endócrino, sensorial, respiratório e imune.

47. (PUC-GO)          Use o texto abaixo para responder esta questão.

A lauta ceia há muito está pronta, esperando. O séquito, com seu apetite e gula, só não vai servir-se de comida fria porque as panelas de ferro, de pedra e de barro são enormes e seguram o calor por um tempo bastante esticado. Também porque a criadagem, vendo que o imbróglio do preto velho pode atrasar sem tanto o inicio da refeição, cuidam de deixar um fogo manso por debaixo das ditas panelas, que embrulhado em cinzas dorme, insuficiente para queimar a comida, mas o bastante para incutir nela o desejável calor, naquele ponto em que para quem for comer, será preciso soprar. Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor. Com isso a criadagem acaba lucrando, pois o melhor que há do arroz com palmito amargo, um dos pratos que será servido, e a rapa que fica grudada no fundo e nas paredes da panela e quanto mais fica chocando sobre a febre da lenha, mais a rapa prospera e mais cheirosa fica. Como aos escravos sempre cabem os rebotalhos, a cartilagem, a pele, os miúdos e as rapas das panelas, hoje também haverão de banquetear-se com tal fartura e gosto que muitos hão de achar estranho.

Sem a patroa que achou por bem ficar conduzindo a criadagem, o dono da casa, por resto, senta-se a mesa, com o capitão-general a seu, lá dele, lado direito, e o secretário do capitão-general a sua esquerda, que é assim que os bons modos recomendam a um anfitrião atento, desde que a oração do creio em deus padre deu conta de que o Deus-filho está sentado ao lado direito de Deus-pai Todo-Poderoso, que há de vir julgar os vivos e os mortos e esquecer os distraídos, por certo.

                 (LOURENÇO, Edival. Naqueles morros, depois da chuva: o jogo do Diabolo. São Paulo: Hedra, 2011. p. 87-88.)

“Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor”

O trecho acima, extraído do texto, menciona o estômago, importante órgão envolvido no processo digestivo. Sobre esse processo, analise as alternativas abaixo e marque a verdadeira:

a) A entrada de o bolo alimentar no estômago estimula a produção do hormônio gastrina, aumentando a secreção do suco gástrico.

b) Após a saída de o bolo alimentar do estômago, o próximo destino e o íleo, no intestino delgado, que produz o suco entérico.

c) A absorção de nutrientes ocorre fundamentalmente no intestino grosso, que também promove a egestão.

d) A bile produzida no pâncreas contem diversas enzimas que atuam na digestão.

48. (UFRR) O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma um dos sistemas responsáveis pela coordenação das funções dos diferentes órgãos. Sobre o sistema nervoso é incorreto afirmar que:

a) As células da glia ou neuróglia são vários tipos celulares relacionados com sustentação, nutrição, fagocitose e produção de mielinas.

b) Os neurônios ou células nervosas têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alterações do meio.

c) Os dendritos são projeções da membrana plasmática que recebem o impulso nervoso vindo de outros neurônios.

d) O axônio é a projeção de membrana mais alongada, que transmite o impulso nervoso para outros neurônios e para outros tipos celulares como as células dos órgãos efetores (musculares e glandulares).

e) O impulso nervoso é unidirecional e sempre transmitido no sentido axônio, dendrito e corpo celular.

49. (IFPE) As glândulas endócrinas lançam o seu produto diretamente na circulação sanguínea. Analise as informações relacionadas aos hormônios que essas glândulas produzem e assinale a alternativa correta.

a) A tireoide é chamada de glândula mestra, pois controla direta ou indiretamente outras glândulas, através de seus hormônios tróficos.

b) A secreção do hormônio de crescimento STH produz os seguintes efeitos: a lipólise aumenta, a absorção de cálcio aumenta e a síntese proteica diminui.

c) A ingestão de bebidas alcoólicas estimula a liberação do hormônio ADH, o que aumenta a diurese com baixa concentração de excreções.

d) A insulina é liberada pela adrenal e diminui a concentração de glicose no sangue.

e) Os hormônios T3 e T4 apresentam iodo na sua composição e a sua falta provoca o bócio endêmico.

50. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – O músculo liso, ao  contrário do estriado, apresenta movimentos rápidos.

1 1 – O tônus muscular é mantido graças a impulsos nervosos de baixa frequência descarregado sobre os músculo.

2  2 – Na contração muscular, a  actomiosina  funciona como material contrátil.

3  3 – Os  canais de  Havers  são encontrados tanto no músculo liso, quanto no estriado.

4  4 – A fadiga muscular pode ser devido ao acúmulo de ácido lático.

51.  (MACKENZIE) Vários distúrbios neurológicos são devidos a alterações na ação de neurotransmissores. A respeito dessas substâncias, é correto afirmar que:

a) Sua ação sempre depende da existência de receptores na membrana.

b) Não podem ser reabsorvidas uma vez secretadas, sendo necessária a sua destruição.

c) Sempre são capazes de provocar um potencial de ação em um neurônio.

d) São sempre lançadas no espaço entre um axônio e um dendrito.

e) A intensidade da resposta não depende da quantidade dessas substâncias lançadas na sinapse.

52. (OBJETIVO-SP) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36ºC e 37ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.  Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema:

a) Digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) Imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) Nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) Genital, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) Endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

53. (UCS) O pâncreas é um importante órgão do corpo humano, sendo responsável pela produção de substâncias que auxiliam nos processos digestórios e regulam o metabolismo energético. Devido a essas características, o pâncreas pode ser classificado como uma glândula:

a) Endócrina, pois produz o suco pancreático e a insulina, que são liberados dentro do estômago.

b) Exócrina, pois produz e secreta hormônios dentro do intestino delgado.

c) Endócrina, pois a secreção de bicarbonato ocorre na corrente sanguínea.

d) Mista, pois produz suco pancreático, que é secretado no intestino delgado, e hormônios, que são secretados na corrente sanguínea.

e) Mista, pois produz ácidos, que são secretados na circulação sanguínea, e bases, que são secretadas dentro do intestino grosso.

54. (UNIMONTES) O metabolismo é a soma das alterações físicas e químicas que ocorrem no organismo humano. Essas alterações incluem a síntese e a degradação de constituintes corporais. Pode incluir a absorção, distribuição, transformações e eliminação dos compostos e dos seus metabolitos. A figura abaixo está relacionada com esse processo. Analise-a.

54

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor representa II e III.

a) Fezes e calor.

b) Dióxido de carbono e calor.

c) Suor e urina.

d) Fezes e suor.

55. (IFPE) Observe e analise a figura a seguir que representa o aparelho respiratório humano. O fenômeno de troca de gases respiratórios (O2 do ar atmosférico para o sangue e CO2 do sangue para o ar atmosférico), conhecido como hematose, ocorre em:

55

a) 1, que representa as fossas nasais.

b) 4, que representa a traqueia.

c) 5, que representa os brônquios.

d) 7, que representa os bronquíolos.

e) 8, que representa os alvéolos pulmonares.

56. (UNICENTRO) Para que todas as células do organismo mantenham-se vivas e ativas, elas necessitam de aporte nutricional e de oxigênio, que são fornecidos através do sistema circulatório. Para que o sangue carregado destes constituintes atinja todo o organismo, ele necessita ter um ciclo sanguíneo continuo. Assinale a alternativa que contenha o caminho percorrido pelo sangue em ordem lógica de passagem de sangue de uma estrutura para outra no sistema circulatório.

a) Átrio direito – ventrículo esquerdo – pulmão – átrio esquerdo – ventrículo direito – corpo.

b) Átrio esquerdo – ventrículo direito – pulmão – átrio direito – ventrículo esquerdo – corpo.

c) Átrio direito – ventrículo direito – átrio esquerdo – pulmão – ventrículo esquerdo – corpo.

d) Átrio direito – ventrículo direito – pulmão – átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – corpo.

e) Átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – pulmão – átrio direito – ventrículo direito – corpo.

57. (UEA) O organismo dos animais vertebrados apresenta diversos sistemas fisiológicos responsáveis pela manutenção dos processos vitais. Tais sistemas estão totalmente integrados. A coordenação de todos os sistemas pode ocorrer basicamente de duas maneiras: transmissão elétrica, por meio de células especializadas, e transmissão química, por transporte de substâncias específicas pelo sangue. As células especializadas e as substâncias específicas, às quais o texto se refere, são, respectivamente, os:

a) Axônios e as proteínas.

b) Nervos e os neurotransmissores.

c) Neurônios e os hormônios.

d) Botões sensoriais e as enzimas.

e) Dendritos e os lipídeos.

58. (PUC-RIO) Os peixes são animais pecilotérmicos. Essa afirmativa é:

a) Correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente.

b) Incorreta e significa dizer que esses animais possuem respiração pulmonar.

c) Correta e significa dizer que esses animais apresentam respiração branquial.

d) Correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal não varia em relação ao ambiente.

e) Incorreta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente.

59. (UFPel) Quarenta por cento das mulheres acima de 50 anos vão desenvolver osteoporose em algum momento de suas vidas. Deste número, apenas três em cada 10 terão a doença diagnosticada. Estes números, em especial, demonstram o quanto a osteoporose ainda é uma doença não valorizada no Brasil. É importante que os fatores de risco para desenvolver a doença sejam mais divulgados. Os principais são idade avançada, baixo peso, raça caucasiana, histórico familiar, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio, uso de determinadas medicações como corticoides, fumo, álcool e uma vida sedentária.

                                        Diário Popular, 1º de outubro de 2008 [adapt.]

Um dos fatores que explica esta relação osteoporose – climatério, em mulheres é:

a) O aumento da taxa de estrogênio – hormônio produzido pela hipófise-anterior ou adenohipófise – que provoca a mobilização de cálcio dos ossos para o sangue.

b) A diminuição da taxa de progesterona – hormônio produzido pelos ovários – o que provoca diminuição da atividade dos osteoclastos e, com isso, removendo o cálcio dos ossos.

c) Aliado ao sedentarismo e ao fumo, a diminuição da taxa de estrogênio – hormônio produzido pelo hipófise-posterior ou neurohipófise – que impede o depósito de cálcio nos ossos.

d) A diminuição da taxa de estrogênio, hormônio produzido pelos ovários, que auxilia na deposição de cálcio nos ossos.

e) O aumento da taxa de estrogênio – hormônio produzido pelo hipotálamo – que provoca o aumento da atividade dos osteócitos, tornando o osso mais frágil.

60. (UEL) No citoplasma das hemácias, há um pigmento denominado hemoglobina (Hb), que contém ferro (Fe). Ela reage facilmente com O2, formando um composto denominado oxiemoglobina, conforme a reação (I). Essa reação é reversível, resultando a reação (II), como mostra o exemplo a seguir.

60A

Embora o CO2 seja transportado, em sua maior parte, pelo plasma sanguíneo, ele também o é pelas hemácias. A reação com a hemoglobina resulta num composto denominado carboemoglobina, conforme a reação (III). Essa reação também é reversível, resultando a reação (IV), como mostra o exemplo a seguir.

60B

As reações I, II, III e IV ocorrem no organismo humano durante o processo de transporte de gases respiratórios pelo sangue. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os locais do organismo em que ocorrem as reações mencionadas.

a) Pulmões; tecidos; pulmões; tecidos.

b) Pulmões; tecidos; tecidos; pulmões.

c) Pulmões; pulmões; tecidos; tecidos.

d) Tecidos; pulmões; pulmões; tecidos.

e) Tecidos; tecidos; pulmões; pulmões.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

D

C

C

E

VFVVF

B

A

A

B

VVFFV

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

B

C

A

C

VVFFV

A

C

C

B

A

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

B

C

A

D

A

C

A

E

E

E

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

A

D

B

D

A

A

C

C

A

FVFFF

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

C

C

D

A

D

C

A

E

E

FVVFV

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

A

C

D

C

E

D

C

A

D

B


Responses

  1. Oi professor Djalma, venho estudando condenadamente e surgem dúvidas espontâneas nos variados assuntos da biologia: zoologia, fisiologia, embriologia etc. Por consequência, anoto as dúvidas em papel para solucionar com algum “entendido” do assunto. Mas há um obstáculo: não faço cursinho e estudo em casa, ficando difícil encontrar os “entendidos”.
    Se possível gostaria da sua colaboração com meu aprendizado (e já tem feito muito ultimamente: seja com o blog, seja com as explicações nos comentários).Gostaria de saber se o sr. possui algum e-mail ou algum meio em que eu possa entrar em contato para enviar as dúvidas. Obrigado.

  2. Professor, não entendo pq a alternativa e) do exercício 09) está errada. Poderia me explicar?

    • Erick
      ALTERNATIVA E (“II é a lipase, que transforma lipídios em ácidos graxos e glicerol.”) – INCORRETA
      – O pH ideal de atuação da lipase, contida no suco pancreático, é básico e não neutro, como indica o gráfico.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: