Publicado por: Djalma Santos | 5 de novembro de 2013

Testes de assuntos diversos (5/5)

01. (UFMS) A determinação do sexo em várias espécies de répteis (e.g. quelônios, crocodilianos e alguns lacertílios) é influenciada pela temperatura de incubação durante o desenvolvimento embrionário. As temperaturas excessivamente altas ou baixas podem ser letais para o desenvolvimento de diversas espécies de répteis. Os gráficos A e B, abaixo, relacionam, respectivamente, a eclosão de machos e fêmeas em uma espécie de tartaruga e em uma espécie de lagarto, com temperatura de incubação (oC).

01

Após a análise cuidadosa dos gráficos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II

0   0 – Não é possível relacionar a proporção de machos e fêmeas eclodidos com a temperatura de incubação.

1  1 – Os ovos da tartaruga e do lagarto produzem um maior número de fêmeas quando a temperatura de incubação está entre 28 e 30 oC.

2  2 – Dos ovos de tartaruga, nasce um maior número de machos quando incubados entre 24 e 28 oC; e, dos ovos de lagarto, um maior número de fêmeas com temperaturas entre 24 e 26 oC.

3  3 – Dos ovos de tartaruga eclode um maior número de fêmeas quando a temperatura de incubação está igual ou acima de 30 oC; e, dos ovos de lagarto, o maior número de machos eclode à temperatura acima de 29 oC.

4 4 – Nos exemplos considerados, embora sejam espécies de répteis, fica claro que a temperatura não é um fator importante para a determinação dos sexos.

02. (UFBP) Sabendo que animais e vegetais apresentam diferentes polissacarídeos estruturais e de reserva, um professor solicitou a seus alunos que determinassem, através de testes específicos, a presença dessas substâncias em diferentes materiais biológicos. Após a análise, os estudantes apresentaram a seguinte tabela de resultados:

POLISSACARÍDEO ENCONTRADO

MATERIAL ANALISADO

Fígado bovino

Semente de milho

Carapaça de besouro

Glicogênio

+

Amido

+

Celulose

+

Quitina

+

+

(+) presença do polissacarídeo

(–) ausência do polissacarídeo

Ao ler a tabela, o professor detectou como erro a presença de:

a) Glicogênio no fígado bovino.

b) Amido na semente do milho.

c) Quitina na carapaça do besouro.

d) Quitina na semente do milho e de celulose na carapaça do besouro.

e) Glicogênio no fígado bovino e de quitina na carapaça do besouro.

03. (UERJ) Qualquer pessoa saudável pode resistir por algumas semanas ao jejum, desde que o desequilíbrio hidroeletrolítico seja evitado por ingestão de água e eletrólitos. No esquema abaixo, estão representadas por setas as etapas anabólicas e catabólicas de alguns compostos importantes do metabolismo da célula hepática.

03

Para a adaptação do organismo às condições de jejum, devem ser ativadas no fígado as etapas de números:

a) 1 3 68.

b) 1– 468.

c) 2357.

d) 2 457.

04. (UFAL) Sabe-se que há uma relação direta entre a incidência de depósitos de placas gordurosas nas paredes das artérias e altas taxas de colesterol no sangue, onde ele se associa a lipídios e proteínas. Com relação a esse tema, é correto afirmar que:

1. O colesterol é um constituinte das membranas celulares.

2. Os níveis plasmáticos de colesterol não dependem só de uma alimentação com maior ou menor ingestão de lipídios.

3. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) têm um percentual de colesterol bem mais alto do que as de alta densidade (HDL).

4. Alta concentração de HDL no sangue e baixa concentração de LDL representam um maior risco de ateromas e enfartes.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1, 2 e 4, apenas.

c) 3 e 4, apenas.

d) 1, 2 e 3, apenas.

e) 2, apenas.

05. (COVEST) A alimentação dos brasileiros sofreu sérias modificações com o passar do tempo. Hoje, cresce o consumo de alimentos pobres em fibras ou em substâncias importantes para garantir uma vida saudável. A associação de cereais com leguminosas nas refeições, como, por exemplo, de arroz com feijão (principalmente o arroz integral) já não é tão habitual. Deve-se salientar, porém, que essa associação, entre outras razões, é importante porque pode:

a) Fornecer ao organismo aminoácidos essenciais.

b) Diminuir a absorção de colesterol no duodeno.

c) Aumentar a ingestão de triglicerídeos.

d) Fornecer quantidades equilibradas de vitaminas.

e) Contribuir para a preservação da reserva de glicogênio.

06. (UFRN) A composição do leite de cada espécie de mamífero é adequada às necessidades do respectivo filhote. O gráfico a seguir apresenta a composição do leite humano e do leite de uma espécie de macaco.

06

Considere dois filhotes de macaco: um alimentado com leite de macaco e o outro com o mesmo volume de leite humano. A partir da análise do gráfico, pode-se dizer que o filhote de macaco que for alimentado com o mesmo volume de leite humano provavelmente apresentará:

a) Deformidades ósseas.

b) Carência energética.

c) Menor crescimento.

d) Diarreias frequentes.

07. (UNIFESP) No ambiente terrestre, uma aranha, uma abelha e uma alface estão sujeitas às mesmas condições ambientais. Qual das afirmações sobre as adaptações que evitam a perda de água e que permitem as trocas gasosas nesses organismos está correta?

a) Enquanto as traqueias da abelha e da aranha levam o oxigênio do ar diretamente às células, na alface o ar é absorvido pelos estômatos e transportado com a água pelos feixes vasculares antes de tornar o oxigênio disponível para a planta.

b) Na abelha e na aranha, a perda de água é evitada pelo exoesqueleto, na alface, pela cutícula da epiderme. Tanto o exoesqueleto quanto a cutícula fornecem também sustentação a esses organismos.

c) Na alface, a perda de água é controlada exclusivamente pelos estômatos. Na abelha, a menor atividade de voo também controla a perda de água e a aranha, por sua vez, vive apenas em ambientes com alta umidade.

d) Na aranha e na abelha, os inúmeros pelos que revestem o corpo somente evitam a perda de água. Os pelos da raiz de uma alface, ao contrário, permitem a absorção de água.

e) Tanto na abelha quanto na aranha, e também na alface, o ar absorvido já entra em contato diretamente com as células, o que permite que as trocas gasosas sejam muito rápidas. Na abelha, isso é importante para o voo.

08. (UFAC) As bactérias são organismos constituídos por uma única célula procariótica ou por agregados destas células, formando colônias. Esses organismos são sensíveis aos antibióticos, os quais não surtem efeito contra os vírus. Estes podem ser destruídos pelo nosso próprio organismo, através de anticorpos e de um tipo de proteína que protege o corpo especificamente contra eles (os vírus). Essa proteína é conhecida por:

a) Retrovírus.

b) Transcriptase reversa.

c) Mioglobina.

d) Pró-vírus.

e) Interferon.

09. (UECE) Pesquisas recentes demonstraram que grande parte dos brasileiros sofre de obesidade e muitos chegam a morrer de problemas cardíacos. Dados como estes levam a refletir sobre um conceito atual que vem sendo cada vez mais discutido: a qualidade de vida das pessoas. Com relação a este tema, considere os seguintes fatores.

I. Infraestrutura urbana adequada.

II. Lazer.

III. Componentes psicológicos.

IV. Dieta baseada em lipídios.

São fundamentais para uma vida saudável:

a) II, III e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, II e III.

10. (UPE) A vida sedentária associada a uma dieta desbalanceada e rica em gordura de origem animal, estilo fast food, tem contribuído para o surgimento de “doenças da modernidade”, tais como hipertensão, diabetes, doenças coronarianas e obesidade. Nesse sentido, analise as afirmativas.

I   II

0   0 – Os ácidos graxos saturados presentes na carne bovina podem levar ao desenvolvimento da aterosclerose, uma doença cardiovascular na qual depósitos de gordura, em forma de placas, desenvolvem-se na parede interna das artérias, endurecendo-as e reduzindo ou impedindo a circulação do sangue.

1   1 – Uma dieta saudável deve conter certa quantidade de gorduras e óleos, uma vez que esses elementos são necessários para absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, B, C, D e E.

2   2 – O hambúrguer, a batata-frita e o milkshake são ricos em ácidos graxos saturados, que, associados ao stress, ao fumo e à vida sedentária, são fatores que favorecem o aumento do colesterol do tipo LDL (lipoproteína de baixa densidade), que, em excesso, é depositado nas paredes das artérias.

3  3 – Após uma refeição rica em carboidratos, o teor de glicose no sangue aumenta, ou seja, a glicemia,  estimulando as células beta do pâncreas a produzirem a insulina que, por sua vez, favorece a entrada da glicose nas células, principalmente nas células musculares e as hepáticas.

4  4 –  A obstrução das artérias que irrigam o coração pelo depósito excessivo de colesterol dificulta a passagem do sangue, impede esse órgão de receber oxigênio e ocasiona morte celular em parte do tecido cardíaco, caracterizando o infarto do miocárdio.

11. (UFMS) Os répteis atuais pertencem às ordens Chelonia (jabuti, cágado, tartarugas), Squamata (cobras, lagartos) e Crocodilia (jacaré, crocodilo). Sobre esses cordados, é correto afirmar que:

I   II

0  0 – O embrião dos  répteis  apresenta  como  anexos  embrionários  apenas  o  cório e o alantoide.

1  1 – Os répteis utilizam o calor metabólico para regular a temperatura do corpo, razão pela qual são denominados endotérmicos.

2  2 – As escamas e as placas córneas do tegumento dos répteis são de origem epidérmica.

3  3 – Os répteis têm fecundação interna e podem ser ovíparos ou ovovivíparos.

4  4 – Somente os crocodilos apresentam desenvolvimento direto.

12. (PUC-SP) Um restaurante apresenta o seguinte cardápio:

I. Casquinha de siri.
II. Salada de rúcula e agrião com lascas de queijos camembert e roquefort.
III. Risoto de frutos do mar, contendo lula, marisco e camarão.

Considerando-se apenas os componentes descritos em I, II e III, é correto afirmar que fazem parte daquele cardápio:

a) Artrópodes, moluscos, algas e fungos.

b) Artrópodes, moluscos, fungos e angiospermas.

c) Artrópodes, protocordados, algas e angiospermas.

d) Moluscos, protocordados, algas e fungos.

e) Moluscos, protocordados, fungos e angiospermas.

13. (PUC-MG) “Por décadas os cientistas tiveram de quebrar a cabeça para criar antídotos contra o veneno das cobras. Agora, descobriram que uma solução potencialmente melhor foi desenvolvida ao longo de milhões de anos pelos gambás sul-americanos, que se alimentam de serpentes. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz identificaram no sangue dos gambás duas moléculas, DM43 e DM64, que têm função antiofídica. São glicoproteínas que apresentam estrutura parecida com a de substâncias do sistema de defesa do organismo, embora elas mesmas não sejam anticorpos. Seja como for, a DM43 e a DM64 parecem especificamente talhadas para neutralizar os principais efeitos do veneno das serpentes da família das viperídeas, entre as quais se incluem as jararacas, responsáveis por 90% dos 20 mil acidentes anuais com cobras no Brasil. A primeira molécula se opõe à ação dos compostos do veneno que causam forte hemorragia na vítima ao impedir a formação de coágulos, enquanto a outra neutraliza as substâncias que matam as células musculares de quem é picado.”

Fonte: Extraído da Reportagem: Sangue de gambá contém soro antiofídico, do Jornal “Folha de S. Paulo”, 30/08/2005.

Analisando o texto e de acordo com seus conhecimentos, é incorreto afirmar:

a) A imunidade dos gambás sul-americanos ao veneno das jararacas foi naturalmente selecionada.

b) Essa resistência dos gambás ao veneno de serpentes viperídeas é determinada geneticamente.

c) Os linfócitos de gambá reagem a picadas das jararacas produzindo soro antiofídico que pode ser letal para as cobras.

d) Um dos componentes do veneno da jararaca poderia ser útil na prevenção de tromboses.

14. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) A água será o bem mais precioso neste século por ser essencial aos seres vivos. Indique a opção que apresenta a afirmativa correta sobre esse líquido.

a) A atividade metabólica de uma célula está diretamente relacionada à condição de hidratação desta célula.

b) Os seres aquáticos obtêm o oxigênio necessário para sua respiração a partir da molécula de água.

c) A água só dissolve as moléculas celulares, mas não participa das atividades metabólicas celulares.

d) A água tem baixo calor específico e, por isso, não consegue absorver o excesso de calor produzido no corpo, provocando produção de suor.

e) A ingestão de água é sempre dispensável a animais aquáticos

15. (UFSM) Observe essa interessante comparação: “Na parte mais superficial do sistema radicular (primeiros 30 cm), é onde se dá o maior volume de absorção de nutrientes, enquanto as raízes profundas vão a busca de umidade. Analogamente, nosso …… tem como função principal a absorção dos nutrientes digeridos. O …… , por sua vez, reabsorve a água e sais minerais remanescentes”.

                                                           (“Horta é Saúde”, 1998, adaptado.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) pâncreas – esôfago.

b) fígado – intestino grosso.

c) estômago – fígado.

d) estômago – intestino delgado.

e) intestino delgado – intestino grosso.

16. (FATEC) Um estudante visitou a Serra da Cantareira e analisou os seguintes seres vivos:

I. Sabiá

II. Musgo

III. Cotia

IV. Carpa

Com relação a eles, fez cinco afirmações. Assinale a única que esteja totalmente correta.

a) Dois deles apresentam diafragma.

b) Dois deles apresentam bico córneo.

c) Dois deles apresentam meiose espórica.

d) Apenas um deles apresenta meiose espórica.

e) Todos apresentam meiose gamética.

17. (FUVEST) O tema teoria da evolução tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

a) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

b) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

c) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

d) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

e) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

18. (UERJ) Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.

Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado o seguinte trecho:

“… para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.”

Dentre as etapas que constituem o método científico, esse trecho do relatório é um exemplo de:

a) Análise de dados.

b) Coleta de material.

c) Elaboração da hipótese.

d) Planejamento do experimento.

19. (UEL) Um cientista investigava a influência dos fatores ambientais na variabilidade fenotípica de um determinado caráter. Quais os grupos de gêmeos que o pesquisador deve estudar para comparar os resultados?

a) Gêmeos idênticos criados juntos e gêmeos fraternos criados juntos.

b) Gêmeos fraternos criados juntos e gêmeos fraternos criados separados.

c) Gêmeos idênticos criados separados e gêmeos fraternos criados separados.

d) Gêmeos fraternos criados juntos e gêmeos idênticos criados separados.

e) Gêmeos idênticos criados juntos e gêmeos fraternos criados separados.

20. (UFSC) A maioria das substâncias que constituem as células, que formam o corpo dos seres vivos, está constantemente interagindo. Com relação a estes processos e às substâncias que deles participam, é correto afirmar que:

I   II

0  0 – Sínteses e decomposições se processam mediadas por um intrincado conjunto de catalisadores.

1  1 – O conjunto de todas as etapas que resultam nas transformações químicas orgânicas é denominado catabolismo.

2  2 – A síntese de proteínas é um tipo de reação química na qual o produto final, uma cadeia de nucleotídeos, é construído com gasto de energia e a intermediação de moléculas de fosfato e glicose.

3  3 – Mesmo em completo repouso, o corpo “gasta” energia – obtida através do metabolismo basal – para se aquecer e manter movimentos internos, como os do coração.

4  4 – A respiração celular é uma reação química do  tipo  exergônica,  uma  vez  que  libera energia.

21. (UPE) A água é a substância mais abundante da célula viva. Sua importância está ligada desde a própria origem dos seres vivos, como sua autoconservação, auto-regulação e reprodução. A água é tão importante que os gregos antigos consideravam-na como um dos elementos fundamentais da matéria. Analise e conclua, dentre as propriedades abaixo apresentadas, as que lhe conferem essa versatilidade.

I   II

0 0 –  Calor específico: por apresentar baixo calor específico, evita a elevação da temperatura dos organismos.

1 1 – Solvente universal: os reagentes químicos contidos nas células estão dissolvidos em água, e as, reações químicas celulares ocorrem em meio aquoso.

2 2 – Transporte: as plantas conseguem transportar a água, que retiram do solo, até as suas folhas mais altas, graças à capilaridade dos vasos do floema.

3 3 – Tensão superficial: devido às altas forças de coesão (atração entre moléculas de água e outras substâncias polares hidrofóbicas) e adesão (atração das moléculas de água entre si).

4 4 – Estrutura molecular: a disposição dos átomos da água é linear, sendo considerados moléculas apolares com zonas positivas e negativas.

22. O primeiro Rei Momo Brasileiro foi feito de papelão em 1932 e, até 1988, quando no Rio de Janeiro, por lei, foi liberado o peso dos candidatos, os reis Momos tinham, no mínimo, 150 kg.

(Adaptado de http://www.ivt-rj.net/caderno/anteriores/4/hitstorico/vargas.htm)

O combate à obesidade, na sociedade contemporânea, vem sendo estimulado, pois o excesso de gordura e/ou de peso pode predispor a problemas de saúde como diabetes e hipertensão. No entanto, é importante lembrar que na origem da obesidade podem estar envolvidos fatores metabólicos, genéticos e comportamentais. Algumas pesquisas estão sendo realizadas e apontam para o fato de que no tecido adiposo da área abdominal foi encontrada anomalia em um grupo responsável pelo receptor adrenérgico beta-3, associado com a obesidade. Há suspeitas também de existirem várias diferenças nas mitocôndrias dos obesos que podem ser relacionadas à obesidade.

(Adaptado de http://www.psiqweb.med.br/infantil/obesid2.html)

Um grupo de estudantes, após leitura do texto, fez os seguintes comentários:

I. O obeso é o único responsável pelo seu excesso de peso, pois a falta de controle, a indolência e a gula são seus atributos principais.

II. A tendência à obesidade pode ser facilitada ou dificultada pelos aspectos culturais e comportamentais da pessoa.

III. Alterações genéticas, ausência de atividade física, comportamento alimentar alterado e inadequado podem provocar obesidade.

É cientificamente válido afirmar o que se apresenta em apenas:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) II e III.

23. (UNESP) O esquema seguinte representa a produção de compostos nitrogenados a partir do metabolismo de um composto orgânico em diferentes grupos animais.

23

Os números de 1 a 4 podem, nessa ordem, ser corretamente substituídos por:

a) Proteínas, amônia, mamíferos, ácido úrico.

b) Carboidratos, ácido úrico, mamíferos, amônia.

c) Carboidratos, amônia, répteis, ácido úrico.

d) Proteínas, ácido úrico, invertebrados aquáticos, amônia.

e) Lipídios, amônia, invertebrados terrestres, ácido úrico.

24. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.
c) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese possível de ser testada experimentalmente.

25. (COVEST) Considerando alguns processos biológicos representados nos gráficos abaixo, analise as proposições a seguir.

25

I  II

0 0 – Mantendo-se constante a concentração de uma enzima, à medida que se eleva a concentração de seu substrato, a velocidade da reação deverá obedecer à curva mostrada em (1).

1  1 – O crescimento de uma colônia de bactérias em meio adequado (condições ideais) pode ser ilustrado pela curva mostrada em (2).

2 2 – Sabendo-se que cada enzima tem um pH ótimo, em que sua atividade é máxima, pode-se deduzir que a atividade ilustrada em (3) refere-se à enzima pepsina humana.

3 3 – A curva mostrada em (4) ilustra a resposta (contração) de uma célula muscular isolada, ao ser estimulada.

4 4 – A difusão facilitada ocorre de uma região de maior concentração para outra de menor concentração de partículas, o que é ilustrado em (5).

26. (UNCISAL) Um estudo da UnB (Universidade de Brasília) com o caquimel, espécie cultivada no Brasil, mostrou que ele é rico em antioxidantes, substâncias que podem prevenir doenças como diabetes e câncer. Nas pesquisas realizadas, a fruta inibiu a formação de radicais livres em porcentagem que varia de 20% a 90%. De acordo com a pesquisadora Luana Dalvi, comer um caqui por dia já traz benefícios – por ser rico em açúcares, sobretudo frutose e glucose; ele deve ser consumido com moderação, principalmente por quem tem diabetes.

(Folha de S. Paulo, 24.10.08. Adaptado)

A respeito do texto, foram feitas algumas afirmativas.

I. O caqui inibe totalmente a formação de radicais livres.

II. A intensa formação de radicais livres pode aumentar a chance de uma pessoa desenvolver algum tipo de câncer.

III. O diabetes pode ser causado pelo consumo excessivo de caqui.

IV. O caqui é um alimento que contém substâncias que podem gerar energia ao corpo.

Está correto, apenas, o contido em:

a) I.

b) I e II.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

27. (UPE)

LEIA O TRECHO DESTA CANÇÃO, INTERPRETADA POR ALCEU VALENÇA.

♫ Da manga rosa, quero o gosto e o sumo, melão 1 – maduro, sapoti, juá, jabuticaba teu olhar noturno, beijo

2 – travoso de umbu-cajá. 3 – Pele macia, ai carne de 4 –  caju, 5 – saliva doce, doce mel, mel de uruçu ♫.

Assinale a alternativa que, corretamente, descreve, comenta e/ou justifica as palavras destacadas do trecho acima.

a) 1 – O amadurecimento dos frutos é estimulado pelo fitormônio giberelina, também responsável pela queda das folhas.

b) 2 – A saliva é o produto da secreção das glândulas parótidas, rica em água, íons e enzima amilase salivar ou ptialina, que é a principal responsável pela digestão do amido e de proteínas.

c) 3 – A pele recobre todo o corpo e é formada pela epiderme, constituída por diversas camadas de células epiteliais ricamente vascularizadas, e pela derme, composta por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e terminações nervosas, além de corpúsculos sensíveis à dor, à pressão e à temperatura.

d) 4 – O caju é um pseudofruto composto em que a parte suculenta origina-se do pedúnculo e do receptáculo floral, e o fruto verdadeiro, a castanha, é um fruto seco deiscente.

e) 5 – Na língua, concentram-se as papilas gustativas, onde se encontram células gustativas, células epiteliais modificadas com microvilosidades, que reagem às diversas substâncias químicas; o sabor ácido é provocado pela liberação de íons de hidrogênio de substâncias ácidas e permite distinguir, muitas vezes, as frutas verdes das maduras.

28. As frases a seguir fornecem alguns dados, cientificamente válidos, sobre as relações alimentares humanas. Leia-as com atenção, pois você irá usá-las para resolver este teste.

I. Ao ingerir um vegetal, aproveitamos cerca de 10% das substâncias orgânicas que ele contém.

II. Quando comemos carne bovina, aproveitamos apenas 1% do alimento vegetal que nutriu o boi.

III. A proteína da carne tem todos os aminoácidos essenciais em boa quantidade.

IV. Uma mistura equilibrada de vegetais como, por exemplo, de arroz com feijão, possui todos os aminoácidos essenciais.

V. Uma área cultivada com cereais alimenta mais pessoas que a mesma área utilizada como pasto.

VI. A sequência de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, chama-se cadeia alimentar.

Pensando em diminuir o problema da fome e da desnutrição de muitos brasileiros, são apontadas medidas para um maior aproveitamento da energia contida na matéria orgânica, sintetizada pelos seres clorofilados, e transferida pela via da alimentação. Assinale a alternativa que esteja em sintonia com as informações teóricas apresentadas nas frases e também com os valores culturais de nosso povo.

a) Obrigar a população a utilizar dietas vegetarianas, pois nelas o aproveitamento de energia é de 100%.

b) Dar educação nutricional e culinária que permita às pessoas a escolha de um cardápio que atenda às suas necessidades físicas e à sua condição socioeconômica.

c) Mostrar os benefícios das carnes de peixe e frango, pois elas contêm todos os nutrientes necessários ao organismo.

d) Incentivar o uso de carne bovina, pois é rica em aminoácidos e gorduras, nutrientes sem os quais as células morrem.

e) Introduzir o uso de alimentos transgênicos, principalmente para as populações de baixa renda.

 29. (PUC-CAMPINAS)                             ENERGIA

A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica, etc). A energia – incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha – é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve ser considerada no estudo dos diversos níveis de organização dos ecossistemas, desde moléculas orgânicas, células, tecidos, organismos, populações e comunidades.

(Adaptado de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433)

Considere as afirmativas abaixo, sobre a obtenção e armazenamento de energia nos seres vivos.

I. Os animais adquirem energia para suas atividades através da alimentação.

II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos é convertida em glicogênio.

III. O glicogênio é armazenado no pâncreas e no fígado.

IV. O excesso de carboidratos é transformado em amido.

Estão corretas somente:

a) II, III e IV.

b) I, II e III.

c) III e IV.

d) II e IV.

e) I e II.

30. (UNICAP)

TEXTO I

Existem seres vivos cujas células são revestidas por uma parede quitinosa, não realizam fotossíntese e têm como substância de reserva o glicogênio; o núcleo possui uma carioteca e podem ser uni ou pluricelulares, mas não formam tecidos verdadeiros.

TEXTO II

Todos os seres vivos (exceto os vírus) são constituídos por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em procariontes ou eucariontes.

I   II

0   0 – O ser vivo que corresponde à descrição do texto I é um protozoário.

1   1  – Os fungos e as bactérias possuem células procariotas.

2  2 – Um organismo multicelular que produz gás carbônico e água a partir da glicose apresenta obrigatoriamente cloroplastos.

3  3 – Entende-se por permeabilidade seletiva o controle de entrada e saída de substâncias da célula, feito pela membrana celular.

4  4 – Os ribossomos podem ser encontrados aderidos ao retículo endoplasmático agranular ou liso.

31. (PUC-SP) Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsável pela degradação de uma substância I, que estimula a produção de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diária desse medicamento, adequada a seu organismo, deverá apresentar:

a) Aumento dos níveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancreática aumentará.

b) Redução dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substância I diminuirá.

c) Aumento dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.

d) Redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada.

e) Maior degradação de glicogênio no fígado, o que implicará redução dos níveis de glicose no sangue.

32. (PUC-RJ) Ao fazer um exame sanguíneo, um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que esse indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente:

a) Hemofilia e anemia.

b) Anemia e diabetes.

c) Leucemia e diabetes.

d) Hipoglicemia e obesidade.

e) Diabetes e hemofilia.

33. (FGV) Alguns rapazes cometeram a imprudência de dirigir logo depois de terem tomado várias cervejas. Durante o percurso, suspeitaram que, um pouco mais à frente, no posto rodoviário, poderia estar sendo realizado o teste do bafômetro. Nesse teste, o motorista deve soprar o ar em um aparelho que irá detectar a presença e a quantidade de álcool ingerida. Com o intuito de mascarar o teste e despistar os policiais, os rapazes lavaram a boca, beberam água e chuparam várias balas de hortelã. Parados no posto rodoviário e feito o teste do bafômetro, esse deu resultado:

a) Negativo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Só pode ser detectado a partir de gotículas da bebida que permanecem na mucosa da boca. A água e os elementos aromáticos da bala mascaram a detecção pelo aparelho.

b) Negativo. O álcool é lentamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sanguínea, é totalmente metabolizado pelo fígado e eliminado pelos rins. A água bebida pelos rapazes acelera a eliminação do álcool pela urina, e os elementos aromáticos da bala mascaram o odor da bebida.

c) Positivo. O álcool é lentamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. O álcool ainda presente no estômago libera vapores que são expelidos pela boca junto com o ar soprado no aparelho.

d) Positivo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Alcança a corrente sanguínea e chega aos demais tecidos do corpo, inclusive mucosas bucais. Moléculas de álcool nas mucosas são detectadas pelo aparelho.

e) Positivo. O álcool é rapidamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sanguínea e chega rapidamente aos demais tecidos do corpo, inclusive pulmão. Moléculas de álcool nos alvéolos são liberadas junto com o ar soprado no aparelho. 

34. (UPE) Na primeira coluna, estão listados sais minerais e, na segunda coluna, algumas de suas importantes funções para o metabolismo dos seres vivos. Estabeleça a correta associação entre elas.

PRIMEIRA COLUNA

1. Cálcio.

2. Ferro.

3. Fósforo.

4. Sódio.

SEGUNDA COLUNA

(  ) Participa da constituição do esqueleto e das moléculas, como os ácidos nucleicos e o ATP.

( ) Participa da formação de ossos e dentes, da coagulação do sangue e da contração muscular.

( ) Participa da manutenção no equilíbrio dos líquidos do corpo, do funcionamento dos nervos e das membranas da célula.

(  ) Participa da constituição  da hemoglobina do sangue e dos citocromos.

Assinale a alternativa correta.

a) 3, 1, 4, 2.

b) 3, 4, 2, 1.

c) 1, 4, 2, 3.

d) 1, 4, 3, 2.

e) 2, 1, 4, 3.

35. (COVEST) As algas podem viver fixas, sobre rochas submersas, ou livres, tanto no fundo das águas quanto flutuando. Com relação às algas, analise as a seguir.

I  II

0  0 – A Ulva (alface-do-mar) ocorre no litoral brasileiro aderida às rochas; são algas verdes pertencentes ao filo Chlorophyta.

1  1 – De algas vermelhas (Rhodophyta) podem ser extraídas substâncias utilizáveis em culinária e no preparo de meios de cultura.

2 2 – As algas pardas (Phaeophyta), como por exemplo, o Sargassum, além da fucoxantina, podem apresentar outros pigmentos.

3 3 – A alternância de gerações é observada em algas verdes, vermelhas e pardas.

4 4 – As diatomáceas são algas rodofíceas, das quais se extrai o ágar. Elas compõem os bentos marinhos.

36. (UEL) Considere os seguintes processos:

I. Produção de iogurtes.

II. Produção de açúcar a partir da cana.

III. Fixação de nitrogênio no solo pelo cultivo de leguminosas.

IV. Extração de amido do milho.

Quais dos processos mencionados dependem da participação de microrganismos?

a) Apenas I e II.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e IV.

e) Apenas III e IV.

37. (FUVEST) Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?

NITROGÊNIO

FÓSFORO

POTÁSSIO

a

É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas. É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas. É constituinte de ácidos nucleicos, glicídios e proteínas.

b

Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. É constituinte de ácidos nucleicos. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

c

É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas. É constituinte de ácidos nucleicos. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

d

É constituinte de ácidos nucleicos, glicídios e proteínas. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. É constituinte de proteínas.

e

É constituinte de glicídios. É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

38. (PUCCAMP-SP) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima do fígado responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para que essa substância não se acumule no sangue, sua dieta alimentar deve restringir, dentre os nutrientes mencionados a seguir:

a) As proteínas apenas.

b) Os carboidratos apenas.

c) As gorduras apenas.

d) As gorduras e os carboidratos.

e) As gorduras e as proteínas.

39. (FGV) O trecho faz parte do artigo Dor, Forma, Beleza, publicado na seção Tendências e Debates da “Folha de S. Paulo”, 30.08.05. (Os números 1, 2 e 3 foram colocados para destacar três frases desse trecho.) “Alimentação e abrigo são necessidades de uma planta1; acresça-se sexo e estaremos no reino animal2; um pouco mais de afeto e estaremos no espaço dos bichos de estimação3.” Embora o artigo não tivesse por objetivo ensinar ou discutir biologia, pode-se dizer que, em um contexto biológico:

a) A frase 1 está errada porque, além de as plantas não necessitarem de abrigo, também não necessitam de substratos do meio para subsistir: produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.

b) A frase 2 está errada, porque há reprodução sexuada entre os vegetais e reprodução assexuada no reino animal.

c) A frase 2 está correta, pois a reprodução sexuada só está presente nos animais.

d) As frases 1 e 2 estão corretas e se complementam: plantas e animais necessitam de alimento e abrigo, mas só os animais apresentam reprodução sexuada.

e) A frase 3 está correta porque, ao longo da evolução animal, apenas os animais domésticos desenvolveram sentimentos como o afeto.

40. (UERJ) A produção de imunoglobulinas por células do sistema imunitário constitui um dos mecanismos de defesa do organismo contra infecções. O gráfico abaixo demonstra os níveis de imunoglobulina G (IgG) no soro do feto e do recém-nascido.

40

Os resultados acima permitem chegar à seguinte conclusão em relação a esse soro?

a) Na época do nascimento há predominância de IgG materna.

b) Durante a gestação diminuem os vários níveis de IgG fetal.

c) Durante a gestação os níveis de IgG independem da produção fetal.

d) Após o nascimento diminuem os níveis de IgG produzida pelo recém-nascido.

41. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionadas a seres dos Reinos Monera, Protista e Fungi.

I. A associação das bactérias do gênero Rhizobium com as leguminosas dá origem a uma simbiose de alto valor econômico e ecológico.

II. Penicillium notatum é um representante do reino Fungi, do qual Alexander Fleming extraiu um importante antibiótico, conhecido por penicilina.

III. As micorrizas constituem um grupo de bactérias que realizam a fixação do nitrogênio da atmosfera.

IV. O reino Fungi apresenta espécies comestíveis e espécies tóxicas para o homem.

V. As bactérias são seres procariontes, portanto classificadas no reino Monera.

Estão corretas:

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, II, IV e V.

c) Apenas I, II, III e V.

d) Apenas II e IV.

e) Todas.

42. (UFC) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papeis no organismo.

Analise os itens a seguir.

I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.

II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteroides.

III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.

Da análise dos itens, é correto afirmar que:

a) Somente I é verdadeiro.

b) Somente II é verdadeiro.

c) Somente III é verdadeiro.

d) Somente I e II são verdadeiros.

e) I, II e III são verdadeiros.

43. (PUC-CAMPINAS) De modo geral, exercício físico ajuda a reduzir gordura no corpo que é consumida na produção de energia. Energia pode também ser suprida ao organismo a partir de hidratos de carbono. O gráfico abaixo dá a % de energia suprida ao organismo pela gordura e pelo hidrato de carbono, em função do tempo de um exercício físico (por exemplo, numa esteira).

43

Pela análise do gráfico conclui-se que:

I. Em repouso o organismo metaboliza mais um dissacarídeo do que um triglicerídeo.

II. Após 40 minutos de exercício, sacarose deve contribuir energeticamente tanto quanto margarina.

III. Com o aumento do tempo de exercício a tendência é consumir mais gordura do que hidratos de carbono.

É correto afirmar, somente:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

44. (PUC-MG) Observando um “mofo” que crescia sobre uma infiltração de água no teto da sala, um estudante de biologia fez as seguintes afirmações:

I. Trata-se do crescimento de um microrganismo eucarionte.

II. O organismo é capaz de realizar respiração aeróbia.

III. Ele obtém seu alimento de algum componente orgânico presente no teto.

IV. O microrganismo é capaz de realizar fagocitose e digestão intracelular.

São afirmações corretas:

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II e III, apenas .

d) I, II, III e IV.

45. (COVEST) Sob certas circunstâncias, as células podem passar a se dividir de forma anormal e descontrolada. Essa multiplicação anômala dá origem a uma massa tumoral que pode invadir estruturas além daquelas onde se originou. Com relação a este assunto, analise as proposições abaixo.

1.Células tumorais malignas podem se disseminar por todo o corpo do indivíduo, através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

2. Radiação solar em excesso, exposição a radiações ionizantes e certas substâncias químicas se apresentam como fatores de risco para o surgimento do câncer.

3. Diversas formas de câncer diagnosticadas em pulmão, laringe, esôfago e bexiga urinária, no homem, estão associadas ao tabagismo.

Estão corretas:

a) 1 e 2, apenas.

b) 1 e 3, apenas.

c) 2 e 3, apenas.

d) 3, apenas.

e) 1, 2 e 3.

46. (UPE) Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a sociedade vem se preocupando em melhor conhecer, para melhor assistir, os cidadãos de faixa etária em que se enquadra o idoso. Biologicamente, muitas modificações ocorrem. Associe corretamente, nas colunas abaixo, as modificações estruturais e bioquímicas com os efeitos que podem desencadear com a idade.

A. Diminuição da produção de vitamina D3.

B. Diminuição do tônus das células musculares lisas.

C. Diminuição das atividades dos macrófagos e das células T e B.

D. Redução do número de néfrons e glomérulo

E. Diminuição da atividade dos melanócitos e folículos pilosos.

F. Diminuição de estrógenos e progesterona.

G. Perda de neurônios e de conexões sinápticas, deficiência de síntese de neurotransmissores.

(    ) Cabelos mais fracos, escassos e claros ou brancos.

(   ) Músculos  esqueléticos mais fracos e resistência óssea diminuída.

(  ) Diminuição da motilidade e contrações peristálticas, favorecendo a prisão de ventre.

(   ) Deficiência da atividade sensorial, motora e da memória.

(   ) Maior sensibilidade a infecções e ao desenvolvimento de câncer.

(   ) Diminuição da atividade renal.

(   ) Diminuição da mama, útero e da deposição de cálcio.

Assinale a alternativa verdadeira.

a) E, A, B, G, C, D, F.

b) A, E, B, C, G, D, F.

c) E, C, D, C, AG, F.

d) E, C, A, B, G, D, F.

e) F, E, A, D, C, B, G.

47. (COVEST) Qual das seguintes afirmações não é correta?

a) A espécie pode ser definida como um conjunto de indivíduos semelhantes, que podem se intercruzar e originar descendentes férteis.

b) As espécies estão estruturadas em unidades populacionais.

c) Organismos pertencentes a diferentes espécies podem manter relações como as de competição, predação, simbiose e mutualismo.

d) As sociedades são constituídas por populações que se caracterizam por um alto grau de interdependência entre os indivíduos.

e) Os seres vivos caracterizam-se por uma grande capacidade de aprendizagem.

48. (UEL)   RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NO TEXTO ABAIXO

“Os animais têm acesso periódico aos alimentos, enquanto que as plantas precisam sobreviver durante a noite, sem a possibilidade de produzir açúcar a partir da fotossíntese. Portanto, animais e plantas evoluíram os meios de estocar moléculas de alimento para o consumo, quando essas fontes de energia são escassas.”

(Adaptado: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 444.)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo.

I. Nos seres humanos, a glicose é armazenada na forma do polissacarídeo glicogênio, presente na forma de grânulos no citoplasma de muitas células, principalmente no fígado e nos músculos.

II. Os ácidos graxos são armazenados na forma de gotículas de ATP, compostas de triacilglicerois solúveis em água, principalmente em células musculares especializadas.

III. A quebra de moléculas, com liberação de energia e eliminação de substâncias de excreção, é chamada de anabolismo energético. A energia liberada no anabolismo é utilizada no processo de catabolismo.

IV. As inúmeras reações executadas simultaneamente por uma célula são extremamente coordenadas, permitindo que ela se adapte e continue a funcionar sob uma ampla variedade de condições externas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

49. (UNIRIO) Câncer é o termo genérico para descrever uma coleção de cerca de 150 doenças diferentes, caracterizadas por uma rápida e anormal divisão celular do tecido e pela migração de células cancerígenas para partes do corpo distantes da origem. Com a rápida e desnecessária divisão celular, logo se forma um excesso de tecido, conhecido como tumor.

Adaptado de http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb.

A primeira observação de que alguns medicamentos ou produtos químicos poderiam atuar em tumores aconteceu na Segunda Guerra Mundial. Após vazamento de gás mostarda, pessoas com tumores que ficaram expostas ao gás, tiveram redução nesses tumores. Sendo assim, a quimioterapia é um tratamento que utiliza medicações específicas, as quais têm propriedade de atuar “inativando” ou “destruindo” as células tumorais.                                                                                         http://www.saudenainternet.com.br

O agente quimioterápico ideal mataria as células cancerígenas e seria inofensivo às células sadias. Nenhum agente quimioterápico, por enquanto, atende a estes critérios, e os mais efetivos são também os mais tóxicos para os humanos e, portanto, precisam ser cuidadosamente controlados quando ministrados aos pacientes.

Adaptado de http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb.

Uma pessoa com câncer foi submetida a um tratamento quimioterápico, após o qual não houve formação de novas células tumorais.

A partir das informações contidas nos textos apresentados, é possível considerar que os agentes quimioterápicos atuam sobre:

a) A membrana plasmática, criando o encapsulamento do tumor.

b) A circulação sanguínea, impedindo o tráfego da doença.

c) Os peroxissomos, bloqueando a produção de catalase.

d) Algumas mitocôndrias, impedindo a respiração aeróbica.

e) Algum ponto do ciclo celular, fazendo cessar as mitose.

50. (UNIRIO)

MIGRAÇÃO ATÍPICA LEVA PINGUINS A ALAGOAS

                                                                                         http://www.oeco.org.br

E não é só no Sul do país que os pinguins estão surgindo. Visitas inesperadas e em grande volume no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e até Alagoas fazem com que os pesquisadores classifiquem esse inverno como de “imigração atípica”. Até o fim de agosto, Salvador havia recebido 575 pinguins de Magalhães.

MAIS DE 550 PINGUINS RECOLHIDOS NA BAHIA E MUITO MAIS PELO PAÍS

                                                                       http://blog.hsw.uol.com.br/anopola

Somente na Bahia, foram 575 pinguins de Magalhães, segundo o veterinário Rodolfo Pinho da Silva Filho, do Centro de Recuperação de Mamíferos da Universidade Federal do Rio Grande, que esteve no litoral baiano para ajudar no resgate e tratamento. (…)

A principal diferença dos pinguins achados na Bahia para os do Rio Grande do Sul, que hoje chegam a cerca de 60, é que os do Nordeste são normalmente jovens e chegam magros e fracos pelo esforço de ir atrás de comida até tão longe. Os do Sul chegam normalmente sujos de óleo, mas ainda alimentados. O óleo acaba afetando sua termorregulação e eles procuram a praia para tentar se esquentar.

MIGRAÇÃO DOS PINGUINS

                           http://200.98.194.26/blogs/meioambiente

(…)

O mais chocante desta história é que, por falta de informação, alguns banhistas, ao encontrarem o animal, o levam para casa. Há relatos de pessoas que colocaram o animal na geladeira, imaginando que isso poderia ajudar a conservar sua vida, e até outros que tentaram comercializá-los.

As afirmativas as seguir estão relacionadas com adaptações dos animais ao meio terrestre.

I. A principal característica que permitiu às aves a conquista do ambiente terrestre foi a homeotermia, capacidade de manter a temperatura corporal em equilíbrio com a temperatura ambiente.

II. A manutenção da temperatura corpórea constante permitiu a aves e mamíferos a invasão de “qualquer” ambiente terrestre, tanto os permanentemente gelados quanto os “extremamente” quentes.

III. O hipotálamo é uma das regiões do sistema nervoso central responsável pela manutenção da vida. Controla a sede, a fome, as glândulas endócrinas, as gônadas e a temperatura corporal.

Está(ão) correta(s) apenas.

a) I e III.

b) I e II.

c) II.

d) I.

e) II e III.

51. (UEPB) Leia a estrofe inicial do poema “Vozes de uma sombra”, de Augusto dos Anjos, que está no livro Parnaso de Além-túmulo, de Francisco Cândido Xavier, FEB, 1931.

                                     1 “Donde venho? Das eras remotíssimas,

                                     2 Das substâncias elementaríssimas,

                                     3 Emergindo das cósmicas matérias.

                                     4 Venho dos invisíveis protozoários,

                                     5 Da confusão dos seres embrionários,

                                     6 Das células primevas, das bactérias.”

Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam o poema de Augusto dos Anjos à luz dos conhecimentos atuais da Biologia.

I. Os versos 1 e 6 relacionam-se ao fato de que os registros mais antigos de seres vivos datam de aproximadamente 3,5 bilhões de anos, sendo estes seres semelhantes às atuais bactérias.

II. Os versos 2 e 3 referem-se a provável composição da atmosfera primitiva, que acredita-se fosse formada por hidrogênio, gás carbônico, vapor de água e nitrogênio.

III. O verso 4 expressa um equívoco, pois nenhum sistema de classificação (Copeland, Whittaker, Margulis/Schwartz, Woese) estabelece qualquer parentesco, ainda que longínquo entre mamíferos e protistas.

IV. Quando o poema foi escrito, o termo protozoário era empregado para designar organismos eucariontes unicelulares, heterótrofos e com capacidade de deslocamento, que compunham o filo Protozoa dentro do Reino Animal, mas hoje esta designação não tem valor taxonômico, tendo sido substituída por Protista.

V. A estrofe trata do processo de evolução dos animais, estabelecendo os protistas como ancestrais longínquos para aquele Reino, em virtude de serem eles os primeiros eucariontes a surgirem em nosso planeta.

Está(ão) correta(s):

a) II e V, apenas.

b) I e II, apenas.

c) III e IV.

d) Apenas III.

e) I, II, IV e V.

52. (UFJF) Sobre as semelhanças biológicas entre uma bactéria, uma borboleta, uma rosa e um lobo-guará, podemos afirmar, exceto:

a) Todos esses organismos são constituídos de células.

b) Todos esses organismos possuem genes armazenados em moléculas de DNA.

c) Todos os organismos citados têm capacidade para sintetizar proteínas.

d) Todos os organismos acima contêm células com variedade de organelas delimitadas por membranas.

53. (CESGRANRIO)

“CEARÁ JOGA FORA OPÇÃO ALIMENTAR”

            Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. “O estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta”, título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização.  O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos.

(Jornal do Brasil – 27/08/94)

Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.

a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídeos que são utilizados pelo organismo com função reguladora.

b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.

c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.

d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.

e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.

54. (UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, exceto:

a) Produzir álcool na indústria.

b) Produzir antibióticos para controle de doenças.

c) Produzir enzimas para controle biológico.

d) Produzir glicose para obtenção de energia.

e) Promover decomposição de matéria orgânica.

55. (VUNESP) Vegetais e animais possuem células que, mesmo sendo estruturalmente diferentes, apresentam as mesmas funções. No entanto, existe um tipo celular que desempenha uma função que é exclusiva dos animais. Esta função é de:

a) Reprodução.

b) Sustentação.

c) Secreção glandular.

d) Condução de líquidos internos.

e) Condução de estímulos nervosos.

56. (UFMG) Observe o quadro a seguir.

56

Com base nesse quadro, é incorreto afirmar-se que:

a) O leite de jumenta é o mais parecido com o leite humano.

b) O leite de cabra tem cerca de 3,5 vezes mais proteínas do que o leite humano.

c) O leite em pó é o que mais se assemelha ao leite de vaca.

d) O leite de vaca é o mais gorduroso.

e) Os leites de vaca e de cabra são mais energéticos do que o leite humano.

57. (UFMG) Observe a figura abaixo.

57

Em relação aos seres representados, é possível observar todos os fenômenos biológicos, exceto.

a) Digestão de macromoléculas.

b) Excreção de produtos nitrogenados.

c) Fixação de nitrogênio atmosférico.

d) Regulação osmótica.

e) Resposta a estímulos.

58. (UDESC) Existe uma série de características que distinguem os seres vivos da matéria bruta. Analise as características a seguir e, depois, assinale aquelas características que são exclusivas dos seres vivos:

I. Metabolismo.

II. Ausência de moléculas.

III. Reprodução.

IV. Material genético.

Estão corretas:

a) apenas I e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) Apenas III e IV.

59. (UFRS) Quando uma pessoa é picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de:

a) Soro, que induzirá a formação de anticorpos.

b) Soro, porque é composto antígenos específicos.

c) Soro, porque contém anticorpos prontos.

d) Vacina, porque fornecerá ao organismo elementos de defesa.

e) Vacina, para eliminar quimicamente o veneno.

60. (FURG) Relacione os filos enumerados na coluna 1 com as respectivas afirmativas da coluna 2.

COLUNA 1

I. Protozoários.

II. Poríferos.

III. Cnidários.

IV. Platielmintos.

COLUNA 2

( ) Os cnidoblastos com nematocistos são utilizados para captura de alimentos e defesa.

( ) As tênias adultas são parasitas comuns no intestino do homem.

( ) Os coanócitos são células flageladas que revestem a espongiocela.

(   ) O plasmódio pode parasitar o homem causando a malária.

(   ) Podem apresentar a forma de pólipo ou medusa.

(   ) São animais triploblásticos acelomados.

(    ) São animais unicelulares e microscópicos.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

a) III, IV, II, I, III, IV e I.

b) III, IV, I, I, II, IV e I.

c) I, IV, II, I, III, III e I.

d) III, I, II, IV, III, II e II.

e) III, IV, I, IV, II, IV e II.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

FFVVF

D

C

D

A

C

E

E

D

VFVVV

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

FFVVF

B

C

A

E

D

D

D

D

VFFVV

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

FVFFF

E

A

C

VFFFF

D

E

B

E

FFFVF

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

D

B

E

A

VVVVF

C

C

A

B

A

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

B

E

E

A

E

A

E

A

E

E

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

E

D

B

D

E

D

C

C

C

A

Anúncios

Responses

  1. Professor, gostaria que você explicasse a questão 3 da uerj!

    • Prezada Beatriz
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“2– 3– 5– 7.”).
      JUSTIFICATIVA
      A condição de jejum, como consta no enunciado (“Qualquer pessoa saudável pode resistir por algumas semanas ao jejum, …”), leva o organismo a elaborar estratégias visando obter energia. No caso da questão em foco:
      – Gliconeogênese (2).
      – Oxidação de ácidos graxos (3).
      – Desaminação de aminoácidos (5).
      – Glicogenólise (7).
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: