Publicado por: Djalma Santos | 8 de abril de 2014

Testes de fotossíntese (1)

01. (FATEC) Observe o gráfico a seguir, que representa a taxa de fotossíntese líquida em relação à variação de alguns fatores ambientais.

01

De acordo com a figura, foram feitas quatro afirmações:

I. Para uma mesma temperatura, a taxa fotossintética líquida é maior à medida que aumenta a intensidade luminosa.

II. Para uma mesma intensidade luminosa, a taxa fotossintética é maior à medida que aumenta a temperatura.

III. Para uma mesma porcentagem de CO2 no ar, temperatura e luminosidade não influenciam a taxa fotossintética.

IV. O ponto de inflexão de cada curva representa o ponto de saturação de gás carbônico.

Estão corretas as afirmações contidas apenas em:

a) I e II.

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

02.  (UCB) Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obtenção de glicose por meio da energia da luz. No que se refere ao processo de fotossíntese, julgue os itens a seguir.

I    II

0  0  – Uma parte do açúcar se junta com a água e origina a seiva orgânica, a qual é distribuída para todas as partes da planta por meio de um sistema de vasos de condução chamado floema.

1  1 – A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).

2  2 – Plantas jovens consomem menos dióxido de carbono e libertam mais oxigênio, pois o carbono é incorporado a sua estrutura física durante o crescimento.

3  3 – A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera. Ao alimentar-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entra na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução.

4  4 – A fase escura ocorre apenas à noite ou na ausência de luz.

03.  (PUCCAMP) Analise a seguinte afirmação: “Se as usinas elétricas utilizam madeira em lugar de combustíveis fósseis e se novas árvores são plantadas constantemente para substituir as que foram queimadas nas usinas, não há liberação de dióxido de carbono adicional”.

Considere:
x = volume de CO2 absorvido na fotossíntese realizada pelas plantas do reflorestamento, no tempo t
y = volume de CO2 eliminado na respiração das plantas do reflorestamento, no tempo t
z = volume de CO2 eliminado na combustão da madeira usada nas usinas elétricas, no tempo t
A afirmação só é válida se:
a) x = z.

b) x = y.

c) y = z.

d) z = xy.

e) z = x + y.

04. (IFB) As figuras abaixo se referem ao sistema fotossintético do vegetal representado por uma folha sob duas situações ambientais.

04

A interpretação dessas figuras que esquematicamente destacam aspectos relacionados ao processo da fotossíntese envolve reconhecer que:

a) A energia solar incidente é convertida em energia química potencializada na estrutura molecular da glicose.

b) O CO2 absorvido, principalmente nos estômatos, é decomposto com desprendimento do oxigênio e fixação do carbono.

c) O CO2 que é eliminado da planta principalmente durante a noite resulta da oxidação de moléculas orgânicas, e é simultaneamente utilizado na fotossíntese.

d) A clorofila atua como molécula que é sensível à energia solar e é mais eficiente na absorção das radiações que são percebidas como luz verde.

e) A produtividade primária da fotossíntese é, em sua maior parte, convertida em celulose, principal reserva da planta.

05.  (UFLA) Considere as seguintes etapas da fotossíntese:

I. Síntese de ATP.

II. Fotólise da água.

III. Síntese de glicose.

IV. Fixação do CO2.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas da fotossíntese.

a) IIIIIIIV.

b) II IIIIIV.

c) IVIIIIII.

d) II IIVIII.

06. (ACAFE) O gás carbônico necessário para a realização da fotossíntese vegetal penetra nas folhas através de estruturas denominadas estômatos (do grego stoma, boca). A abertura e o fechamento dos estômatos dependem de diversos fatores, principalmente da luminosidade, da concentração de gás carbônico e do suprimento hídrico. A respeito do comportamento dos estômatos, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

Os estômatos tendem a fechar quando a intensidade luminosa é __________, ou a concentração de CO2 no mesófilo foliar é __________. Ao contrário, eles tendem a abrir quando o suprimento de água nas raízes é _________.

a) alta – baixa – baixo.

b) baixa – baixa – alto.

c) baixa – alta – alto.

d) alta – alta – baixo.

07. (FATEC) Em determinada intensidade luminosa, conhecida como ponto de compensação fótico, as taxas de fotossíntese e de respiração de uma planta se equivalem, isto é, todo o oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado na respiração, e todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese. Assim, espera-se que uma planta submetida a uma intensidade luminosa correspondente ao seu ponto de compensação fótico:

a) Acumule maior quantidade de matéria orgânica e cresça normalmente.

b) Modifique periodicamente sua taxa de fotossíntese e de respiração, a fim de garantir sua perfeita floração e frutificação.

c) Apresente os pigmentos de clorofila saturados.

d) Não cresça, pois consome todo o alimento que produz.

e) Não cresça, pois absorve quantidades insuficientes de água e sais minerais do solo.

08. (IFMG) Respiração celular e fotossíntese são fenômenos distintos. Analise o gráfico que representa as taxas de respiração e fotossíntese de uma planta e assinale a alternativa correta:

08

Disponível em: < http://www.expoente.com.br/vestibular/&gt;.

Acesso em: 26 nov. 2012.

a) A representa a fase de maior acúmulo de matéria orgânica na planta, que poderá ser disponibilizada para os níveis tróficos dos consumidores.

b) Em A, a quantidade de gás carbônico consumido na fotossíntese é maior que a quantidade de gás carbônico produzido na respiração.

c) Em B, a quantidade de gás oxigênio liberado é igual à quantidade consumida.

d) Em C, o aumento da intensidade luminosa aumenta proporcionalmente a taxa de fotossíntese.

09. (FEI) No século XX, o cientista belga van Niel propôs que a fotossíntese bacteriana poderia ser representada de forma sucinta a partir da equação abaixo:

09

Para as sulfobactérias, que realizam um tipo especial de fotossíntese denominado fotorredução ou fotossíntese bacteriana, a letra X da equação acima pode ser corretamente substituída por qual dos elementos químicos a seguir?

a) O.

b) C.

c) S.

d) Cl.

e) N.

10. (ACAFE) A vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do sol. A fotossíntese é um processo biológico que pode aproveitar essa energia. Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

a) As reações dependentes de luz ocorrem na membrana dos tilacoides e as reações independentes de luz ocorrem no estroma do cloroplasto, sendo também fundamental a presença de luz para que seja mantido um pH alcalino e ocorra a ativação da enzima Rubisco na etapa de carboxilação da fotossíntese.

b) Plantas C3 e C4 não diferem nas etapas da fotossíntese, mas apresentam especificidades em relação aos fatores limitantes água, nutrientes e luz.

c) O ATP e o NADPH2 produzidos na fase dependente de luz são utilizados na fase independente de luz, no Ciclo de Calvin, para a síntese de carboidrato a partir do CO2.

d) Na fase dependente de luz a água é oxidada, com a liberação de gás oxigênio para o meio e os prótons e elétrons de hidrogênio contribuem para o potencial eletroquímico que irá operar na formação de ATP e NADPH2.

11. (UNICENTRO) Leia o texto a seguir.

Luz do sol

que a folha traga e traduz

Em verde novo,

Em folha, em graça,

Em vida, em força, em luz…

(Adaptado de: VELOSO, C. Luz do Sol.)

O texto refere-se a um processo pelo qual seres autotróficos utilizam gás carbônico, água e energia da luz do sol para fabricar açúcares, com liberação de oxigênio. Com relação a esse processo, assinale a alternativa correta.

a) A glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico, gerando quatro moléculas de ATP e fornecendo duas para a produção de frutose-1,6-difosfato.

b) Consiste em oxidações sucessivas por meio da retirada dos átomos de hidrogênio ligados aos carbonos e de moléculas de gás carbônico.

c) Na fase clara desse processo, as moléculas de clorofila absorvem a energia da luz e a utilizam para sintetizar ATP bem como NADPH.

d) Na fase escura desse processo, ocorre oxidação pelo NAD, produzindo ácido succínico com quatro carbonos, NADH e CO2.

e) O processo começa com a acetil-CoA, condensando com o ácido oxalacético, com quatro carbonos para formar ácido cítrico com seis carbonos.

12. (UFCE) Relativo ao processo fotossintético, indique a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – A fotossíntese tem como  objetivo a síntese de  compostos ricos em energia.

1  1 – As reações de claro da fotossíntese ocorrem nas zonas clorofiladas dos cloroplastos.

2  2 – A fase de escuro do  processo fotossintético  está na dependência dos produtos da fase de claro.

3  3 – Nas plantas, um dos compostos fundamentais para que ocorra a fotossíntese é a H2O e é dela que sai o oxigênio liberado para a atmosfera.

4  4 – A temperatura e a intensidade luminosa não afetam a taxa da fotossíntese.

13. (UFVJM)

“Luz do Sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo

Em folha, em graça, em vida, em força…”

(Luz do Sol – Caetano Veloso)

O fenômeno descrito poeticamente nesse trecho da música Luz do Sol, de Caetano Veloso, pode ser representado quimicamente conforme demonstrado neste quadro.

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Com base no fenômeno natural apresentado, assinale a alternativa incorreta.

a) A energia luminosa é convertida em energia química, que mantém as ligações entre os átomos dos produtos formados na reação química.

b) A energia solar será transformada ao longo de toda a cadeia alimentar, sendo convertida em calor, trabalho, formação de ligações químicas, etc.

c) A energia solar é absorvida pela clorofila presente em certos organismos e esse fenômeno, descrito em linguagens poética e química, refere-se à fotossíntese.

d) A energia da radiação solar é utilizada para romper as ligações químicas entre os átomos da molécula de dióxido de carbono, convertendo-a em oxigênio molecular.

14. O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários. Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o:

a) Metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.

b) Metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.

c) Gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.

d) Gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

e) Gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.

15. (PUC-MG) O processo fotossintético ocorre em duas etapas: a fase clara e a fase escura. Nas Angiospermas,a fotossíntese ocorre nos cloroplastos.

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Observando-se o esquema dado, é correto afirmar, exceto:

a) A fotólise da água ocorre em 1.

b) A liberação de oxigênio ocorre em 2.

c) A liberação de ATP e NADPH2 ocorre em 1.

d) A utilização de água e de CO2 ocorre, respectivamente, em 1 e 2.

16. (MACKENZIE) Durante a etapa fotoquímica da fotossíntese, ocorrem:

a) Formação de ATP e síntese de glicose.

b) Formação de O2 e síntese de glicose.

c) Fotólise da água, formação de ATP e NADPH2.

d) Formação de NADPH2 e síntese de glicose.

e) Fotólise de NADPH2 e síntese de glicose.

17. (UEL) Analise a figura a seguir.

17

Qual das curvas sugeridas, na figura, representa a variação da fixação de CO2 em relação à temperatura para uma planta submetida a uma intensidade luminosa constante?

a) A.

b) B.

c) C.

d) D.

e) E.

18. O oxigênio gasoso é utilizado pela grande maioria dos seres vivos atuais como agente que participa da degradação de carboidratos. Esse processo gera, como resíduos, moléculas de água,dióxido de carbono e energia. Mesmo assim, após bilhões de anos,ainda possuímos uma atmosfera com maior concentração de oxigênio gasoso que dióxido de carbono. Assinale a alternativa abaixo que represente uma explicação mais plausível para a manutenção das concentrações atmosféricas:

a) O dióxido de carbono é absorvido por bactérias e fungos que o decompõem novamente em oxigênio atmosférico.

b) Plantas utilizam o dióxido de carbono para fazer respiração vegetal.

c) Seres autótrofos fotossintetizantes podem absorver dióxido de carbono para formar carboidrato, com liberação de oxigênio.

d) Os seres vivos utilizam tão pouco oxigênio gasoso que este não afeta a concentração atmosférica.

e) Plantas liberam muito oxigênio, mas não o utilizam na sua respiração.

19. (VUNESP) A fotossíntese ocorre em duas etapas: fotoquímica e química. Pode-se afirmar:

a) Elas são independentes e ocorrem no interior dos cloroplastos.

b) A etapa fotoquímica sintetiza carboidrato e a etapa química libera oxigênio.

c) O Ciclo de Calvin-Benson ocorre na etapa química e se dá no estroma dos cloroplastos.

d) Na etapa química, ocorre a fotólise da água e ela se dá nos tilacoides dos cloroplastos.

e) Na etapa fotoquímica, ocorre a fotofosforilação e a fixação do carbono.

20. Uma das folhas de uma planta foi parcialmente coberta com uma tira de papel-alumínio, como mostra a figura abaixo:

20

Durante alguns dias, essa planta foi exposta à luz uniforme. A respeito desse experimento, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A região coberta torna-se amarelada por causa da destruição da clorofila.

II. As regiões não cobertas da folha apresentarão maior quantidade de amido que a porção coberta.

III. Na região coberta, os processos prejudicados são a quebra da molécula de água e a produção de ATP.

Assinale:

a) Se todas forem corretas.

b) Se somente I e II forem corretas.

c) Se somente II e III forem corretas.

d) Se somente I for correta.

e) Se somente II for correta.

21. (PUC-SP) Os trechos I e II, a seguir, referem-se ao processo de fotossíntese.

I. Em 1937, Robin Hill, da Universidade de Cambridge, trabalhou com cloroplastos isolados em lugar de plantas intactas. Forneceu às organelas mantidas in vitro, água, luz e um aceptor de hidrogênio.

II. Na década de 1940, Melvin Calvin, da Universida­de da Califórnia, forneceu a uma alga, gás carbônico marcado com o isótopo 14. Esse carbono ra­dioativo foi encontrado em moléculas orgânicas 30 segundos após iniciada a fotossíntese.

Ao ler atentamente os trechos indicados por I e II, um estudante do Ensino Médio fez cinco afirmações. Assinale a única incorreta.

a) Em I temos resumida uma etapa denominada “fotólise da água”.

b) Em I descreve-se uma etapa onde há desprendimento de oxigênio.

c) Em II descreve-se uma etapa onde há produção de glicose.

d) Em I e II temos resumidas etapas da fotossíntese que obrigatoriamente se realizam em presença de luz.

e) Em I e II temos resumidas etapas que ocorrem no interior de cloroplastos.

22. (VUNESP)

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Em 1, onde se encontra a fonte de luz, a planta está no ponto de compensação fótico. Deslocando-se a fonte de luz para o ponto 2, a planta:

a) Vai deixar de eliminar Oe CO2.

b) Vai eliminar mais Oque CO2.

c) Vai eliminar menos Oe CO2.

d) Vai eliminar menos O2 e CO2.

e) Tenderá a eliminar quantidades iguais de Oe CO2.

23. (UFMS) Com relação ao processo de fotossíntese, assinale o que for correto:

I    II

0   0 – Os produtos da etapa fotoquímica são as moléculas de ATP, NADPH e gliceraldeído.

1   1 – A Rubisco (ribulose bifosfato carboxilase) é a enzima que catalisa a reação final do Ciclo de Calvin.

2   2 – A etapa bioquímica ocorre no cloroplasto, na membrana do tilacoide.

3   3 – A etapa fotoquímica ocorre no cloroplasto, na membrana do tilacoide.

4   4 – O oxigênio liberado para a atmosfera provém da fotólise da água.

24. (UEL) Analise as frases sobre os fatores que influem na fotossíntese.

I. As radiações luminosas menos absorvidas pelas clorofilas são verde e amarelo.

II. Plantas umbrófilas têm ponto de compensação elevado e por isso vivem em ambientes com deficiência luminosa.

III. Uma planta passa a eliminar CO2 quando exposta a uma intensidade luminosa abaixo do ponto de compensação fótico.

IV. O gráfico a seguir representa a influência da temperatura na taxa fotossintética, fixando-se a luz em intensidade alta (I) e intensidade baixa (II).

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Estão corretas:

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III.

c) Apenas II e IV.

d) Apenas III e IV.

e) Apenas I e IV.

25. (UEM) A fotossíntese consiste, basicamente, na conversão da energia luminosa em energia química. Por esse processo, os organismos clorofilados assimilam carbono, na forma de gás carbônico, e liberam o gás oxigênio. Sobre a fotossíntese e o metabolismo do carbono nas plantas, assinale o que for correto.

I    II

0  0 – O ATP é um dos elos entre a clorofila, que capta energia luminosa, e os compostos orgânicos, que armazenam energia química.

1  1 – Durante a etapa química da fotossíntese, ocorre a produção de glicose e a liberação de oxigênio a partir da fotólise de moléculas de água.

2  2 – A taxa de fotossíntese pode ser estimada pela quantidade de CO2 que a planta absorve. No entanto, há certa intensidade luminosa em que a quantidade de CO2 absorvido é igual à quantidade de CO2 liberado na respiração, conhecida como ponto de compensação.

3  3 – Como a fotossíntese depende da luz absorvida pela folha, esse processo é mais eficiente nas faixas correspondentes à luz verde.

4  4 – A glicose produzida na fotossíntese e transportada pelas células do floema é utilizada na respiração que, nos vegetais, ocorre apenas nas células dos órgãos não iluminados e desprovidos de pigmentos.

26. (VUNESP) Um professor realizou um experimento para verificar as trocas gasosas que ocorrem nos organismos. Preparou três tubos de ensaio da seguinte maneira:

Tubo I – água e ramo de Elodea (angiosperma de água doce).

Tubo II – água e algumas planárias.

Tubo III – água, ramo de Elodea e quatro planárias.

Todos os tubos receberam gotas de azul de bromotimol (substância indicadora que adquire cor amarela em meio ácido). Eles foram fechados, de modo que não houvesse troca de gases com o meio ambiente e deixados recebendo diferentes intensidades luminosas. Os tubos I e II ficaram próximos da fonte de luz. Já o tubo III recebeu luz em menor intensidade que os tubos anteriores, fazendo com que a Elodea ficasse no ponto de compensação fótico. Sabendo que o gás carbônico dissolvido em água forma um ácido, pode-se afirmar que os tubos I, II e III, irão adquirir, após algum tempo, respectivamente, as cores:

a) Azul, azul e amarelo.

b) Amarelo, azul e amarelo.

c) Amarelo, amarelo e azul.

d) Amarelo, azul e azul.

e) Azul, amarelo e amarelo.

27. (UNISC) Na fotossíntese, dois estágios sequenciais ocorrem nos cloroplastos: 1) Primeiro a luz com certos comprimentos de onda é capturada e convertida em energia química por uma série de passos chamados de reações de luz, ou reações luminosas, ou ainda fase clara; e 2) o CO2 é fixado e reduzido a compostos orgânicos, particularmente açúcares, por uma série de passos chamados de reações no escuro, ou fixação de CO2, ou ainda fase escura. Essas reações ocorrem, respectivamente:

a) Nos citocromos e no estroma.

b) Na membrana do tilacoide e no estroma.

c) Na molécula antena e nos centros de reação.

d) No estroma e na molécula antena.

e) Os dois estágios ocorrem no estroma.

28. (UEPB) Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram uma célula solar, do tamanho de um baralho de cartas, que imita a fotossíntese. Os cientistas acreditam que a folha artificial é uma fonte de energia elétrica promissora e de baixo custo (Planeta, jun/2011). Acerca do processo fotossintético assinale a alternativa correta.

a) O ponto de compensação fótico de uma planta é a intensidade de luz em que o volume de CO2 produzido na respiração é exatamente igual àquele consumido na fotossíntese.

b) A folha artificial terá seu melhor rendimento quando exposta aos comprimentos de onda do infravermelho, assim como as folhas naturais que têm maior taxa fotossintética quando iluminadas por luz verde.

c) A folha artificial deve conter células eletrônicas especiais responsáveis pela transformação da luz solar em energia elétrica, semelhante aos estômatos, organelas da célula vegetal onde ocorre a fotossíntese.

d) A fotossíntese é afetada apenas pela concentração de gás carbônico na atmosfera e pela intensidade luminosa.

e) Dentre os organismos vivos, as plantas são os únicos capacitados a realizar a fotossíntese.

29. (UERGS) Responda esta questão com base na ilustração abaixo, que esquematiza uma planta terrestre típica que utiliza luz do sol e dióxido de carbono da atmosfera para formar compostos orgânicos pela fotossíntese.

29

Os componentes ambientais que participam da fotossíntese substituem correta e respectivamente, os números 1, 2 e 3 por:

a) CO2, O2 e H2O.

b) CO2, H2O e O2.

c) O2, O2 e H2O.

d) O2, CO2 e H2O.

e) O2, H2O e CO2.

30. (UERGS) Qual das frases abaixo elucida melhor o “dilema” diário de um estômato?

a) “Abrir para absorver O2 para a fotossíntese ou fechar para garantir a retenção de água para a respiração?”.

b) “Abrir para liberar o CO2 da respiração ou fechar para garantir a retenção de água da fotossíntese?”.

c) “Abrir para absorver CO2 para a fotossíntese ou fechar para evitar a perda de água pela transpiração?”.

d) “Fechar para reter O2 para a fotossíntese ou abrir para permitir a saída de água da transpiração?”.

e) “Fechar para reter O2 para a respiração ou abrir para permitir a saída de água da fotossíntese?”.

31. (IFNMG) Sabemos que a fotossíntese é um fenômeno imprescindível à vida na Terra, onde, através dela, os seres fotossintetizantes produzem o seu próprio alimento e também o oxigênio, que é liberado para a atmosfera. O esquema abaixo representa as duas fases que ocorrem durante o fenômeno da fotossíntese. Observando o sentido das setas, indique os respectivos nomes das substâncias ou moléculas que representam as letras A, B, C, D, E, F, G e H.

31

Fonte: https://djalmasantos.wordpress.com/2010/10/03/testes-de-bioenergetica-1. Acesso em 25/06/2012.

a) H2O – O2 – CO2 – glicose – ATP –ADP – NADPH2 – NADP.

b) H2O – O2 – CO2 – glicose – ADP – ATP – NADPH2 – NADP.

c) O2 – H2O – glicose – CO2 – ADP – ATP – NADPH2 – NADP.

d) O2 – H2O – glicose – CO2 – ADP – ATP – NADP – NADPH2.

32. (UFTM) O gráfico representa a variação na taxa de fotossíntese de plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e de concentração de gás carbônico em função da temperatura.

32

A reta pontilhada indica a temperatura ótima para a realização da fotossíntese. A curva que indica corretamente a continuidade do fenômeno é a de número:

a) 3, porque o cloroplasto é induzido a produzir mais clorofila e isso leva certo tempo.

b) 3, porque inicialmente as enzimas perdem a função e outras são sintetizadas lentamente.

c) 4, porque as enzimas alteram suas formas e deixam de exercer suas funções na fotossíntese.

d) 2, porque, após a temperatura ótima, as enzimas estão saturadas deixando a fotossíntese constante.

e) 1, porque a temperatura elevada potencializa a atividade das enzimas que atuam na fotossíntese.

33. (UEPB) Em regiões tropicais, como nosso país, certas plantas apresentam adaptações às condições ambientais, tais como alta intensidade luminosa, altas temperaturas e baixa disponibilidade de água. Nessas condições, os estômatos podem permanecer fechados por muito tempo durante o dia, o que reduz a transpiração da planta, mas também restringe a entrada de gás carbônico, fundamental para o processo de fotossíntese. Assim, nessas regiões, foram identificadas plantas com diferentes estratégias adaptativas, no que diz respeito ao processo fotossintético. Sobre o tema acima exposto são apresentadas as proposições a seguir. Relacione as colunas com o tipo de planta que as apresenta.

I. Plantas C3.

II. Plantas C4.

III. Plantas CAM.

A. O milho e a cana-de-açúcar são exemplos de plantas……. .

B. Nessas plantas o ciclo C4, ocorre durante a noite e, durante o dia, o ácido málico, formado no citosol e armazenado no vacúolo de suco celular, é liberado e origina CO2, que entra no Ciclo de Calvin.

C. Nessas plantas os ciclos C3 e C4 ocorrem em células distintas e podem ser concomitantes.

D. Nessas plantas, o CO2 entra no ciclo de Calvin e se une à ribulose bifosfato (RuBP); o produto de seis carbonos resultante é instável e, por ação da rubisco, formam-se duas moléculas de ácido fosfoglicérico (PGA).

E. Os cactos e o abacaxi são exemplos de plantas……. .

Assinale a opção que apresenta a relação correta entre as colunas.

a) II-D; III-E; II-C; I-A; III-B.

b) II-E; III-C; II-D; I-B; III-A.

c) II-A; III-B; II-E; I-C; III-D.

d) II-C; III-D; II-A; I-E; III-B.

e) II-A; III-B; II-C; I-D; III-E.

34. (FUVEST) O fitoplâncton consiste em um conjunto de organismos microscópicos encontrados em certos ambientes aquáticos. O desenvolvimento desses organismos requer luz e CO2, para o processo de fotossíntese, e requer também nutrientes contendo os elementos nitrogênio e fósforo. Considere a tabela que mostra dados de pH e de concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água, para amostras coletadas durante o dia, em dois diferentes pontos (A e B) e em duas épocas do ano  (maio e novembro), na represa Billings, em São Paulo.

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I. Nessas amostras, existe uma forte correlação entre as concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água.Com base nas informações da tabela e em seus próprios conhecimentos sobre o processo de fotossíntese, um pesquisador registrou três conclusões:

II. As amostras de água coletadas em novembro devem ter menos CO2 dissolvido do que aquelas coletadas em maio.

III. Se as coletas tivessem sido feitas à noite, o pH das quatro amostras de água seria mais baixo do que o observado.

É correto o que o pesquisador concluiu em:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

35. (UNISINOS) A fotossíntese é o processo metabólico pelo qual organismos utilizam a energia da luz solar para conversão de dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio (figura abaixo).

35

(Disponível em http://vivace.no.comunidades.net/in dex.php?

pagina=1145235940_01. Acesso em 13 abr. 2012).

Sobre o processo fotossintético, avalie as seguintes afirmativas.

I. A fotossíntese é realizada por todos os organismos heterotróficos.

II. Os vegetais superiores realizam as trocas gasosas através de pequenas aberturas em suas folhas, denominadas estômatos.

III. A clorofila é um pigmento que ocorre nas células vegetais e é responsável pela captura e absorção da energia da luz solar.

IV. O processo de fotossíntese retira o gás carbônico (CO2) atmosférico e armazena nas plantas, contribuindo assim para o aumento dos gases estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que:

a) Apenas II e IV estão corretas.

b) Apenas I, II e III estão corretas.

c) Apenas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas II e III estão corretas.

e) Todas as proposições estão corretas.

36. (PUC-RIO) A fotossíntese é um processo complexo que ocorre em duas fases: fase luminosa e Ciclo de Calvin. Sobre as duas etapas da fotossíntese, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. Na fase luminosa, ocorre a conversão da energia solar em energia química.

II. Na fase luminosa, ocorre liberação de oxigênio, produção de NADPH e consumo de ATP.

III. No Ciclo de Calvin, o CO2 atmosférico é incorporado em moléculas orgânicas do cloroplasto.

IV. O Ciclo de Calvin necessita indiretamente da luz, pois a produção de açúcar depende do ATP e NADPH produzidos na fase luminosa.

Estão corretas:

a) Somente I, II e III.

b) Somente II, III e IV.

c) Somente I, III e IV.

d) Somente I, II e IV.

e) Todas as afirmativas.

37. (FPS) Mudanças no clima do planeta alteram fatores abióticos que influenciam o comportamento fisiológico das plantas.  Por exemplo, o processo fotossintético das plantas é afetado pelas concentrações de CO2, temperatura e luminosidade ambientais, dentre outros. Considerando seus conhecimentos botânicos, é correto afirmar que:

a) Em condições ideais de temperatura e luminosidade, plantas submetidas a altas concentrações de CO2 abrem seus estômatos e têm aumentadas as taxas de fotossíntese.

b) Em condições ideais de concentração de gás carbônico e luminosidade, plantas submetidas a temperaturas crescentes fecham seus estômatos e têm diminuídas as taxas de fotossíntese.

c) Em condições ideais de concentração de gás carbônico e temperatura, plantas submetidas a alta intensidade luminosa abrem seus estômatos e têm aumentadas as taxas de fotossíntese.

d) Em condições ideais de temperatura e luminosidade, o baixo suprimento hídrico da planta estimula a abertura dos estômatos e o aumento das taxas de fotossíntese.

e) Em condições ideais de concentração de gás carbônico e luminosidade, o alto suprimento hídrico da planta estimula a fechamento dos estômatos e o aumento das taxas de fotossíntese.

38. (PUC-GO)                                TEXTO

Há pessoas que vivem para destruir. Nasceram no fosso da ignorância e lá construíram o seu mundo de ódio, de desprezo, de traição. Fazem cursos de guerra, especializam-se no manuseio de armas bélicas e exercitam-se diariamente no processo de delação. Têm a língua afiada, pronta para soltar vitupérios e o dedo médio lambuzado de titica e enrijecido de tantas deduragens. São obscuras, raivosas, traidoras, covardes e vivem no anonimato. Têm como lema a destruição. Se não posso ser notável, ser importante, ser escritor, por exemplo, que ninguém o seja. E aí, no laboratório de sua insignificância destilam ódio contra aqueles que estão construindo, mostrando ao mundo que ainda e possível plantar rosas e fabricar perfumes.

(TELES, Jose Mendonca, Crônicas de mim. Goiânia: Kelps, 2011. p. 127.)

No texto acima é feita referência ao potencial destrutivo de algumas pessoas, o que também acaba por atingir a natureza, em seus vários aspectos: “Há pessoas que vivem para destruir. Nasceramno fosso da ignorância e lá construíram o seu mundode ódio, de desprezo, de traição. Fazem cursos deguerra, especializam-se no manuseio de armas bélicas eexercitam-se diariamente no processo de delação.” A alteração do meio ambiente provoca danos que podem ser sentidos pelas populações do mundo inteiro, como o efeito estufa, que tem levado ao aumento da temperatura no planeta. No Brasil, o desmatamento e as queimadas têm causado uma dupla preocupação, pois, além de as queimadas lançarem na atmosfera gases de efeito estufa, a derrubada de árvores diminui a taxa de fixação do carbono pela fotossíntese, contribuindo para ampliar o problema. Sobre o processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta:

a) A fotólise da agua produz o desdobramento do CO2 em carbono e oxigênio.

b) A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: a etapa luminosa ou fotoquímica e a etapa química ou enzimática.

c) Nos cloroplastos contidos nas folhas, o único pigmento envolvido no processo fotossintético e a clorofila.

d) No chamado Ciclo de Calvin, o açúcar formado pelas reações da fotossíntese é a sacarose.

39. (UDESC) Analise as proposições abaixo, em relação às plantas:

I. São seres autótrofos e produzem seus alimentos.

II. As plantas fazem fotossíntese através dos leucoplastos, como os amiloplastos que armazenam amido.

III. A clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa indispensável à fotossíntese.

IV. Na fotossíntese ocorre a transformação do gás carbônico e da água em açúcar.

V. A fotossíntese consome oxigênio e produz gás carbônico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

40. (FCMSC-SP) Supondo que as 3 plantas mostradas no esquema abaixo sejam da mesma espécie e perfeitamente iguais, e sabendo-se que a II está no ponto de compensação fótico, mantendo-se a fonte de luz F em A, ocorre que:

40

a) A I está eliminando mais O2 que a II.

b) A II está eliminando mais CO2 que a I.

c) A III está eliminando mais O2 que a I.

d) A III está eliminando mais CO2 que a II.

e) Nada do que foi dito nas alternativas anteriores está ocorrendo.

GABARITO

GAB

 

 

 

 

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Responses

  1. Professor, na questão 20, por que o item I está correto? A folha já não possui um numero determinado de clorofila? Para mim, ela ficará amarela devido a falta de luimnosidade e não “ausência ” de clorofila.
    Agradeço a explicação!

    • Gabriela
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: A (Se todas forem corretas.”)
      JUSTIFICATIVA
      AFIRMATIVA I (“A região coberta torna-se amarelada por causa da destruição da clorofila.”) – CORRETA
      – A produção de clorofila necessita de luz. Na sua ausência, o pigmento é destruído.
      AFIRMATIVA II (“As regiões não cobertas da folha apresentarão maior quantidade de amido que a porção coberta.”) – CORRETA
      – A formação de amido ocorre nas regiões iluminadas.
      AFIRMATIVA III (“Na região coberta, os processos prejudicados são a quebra da molécula de água e a produção de ATP.”) – CORRETA
      – No escuro, não ocorre a fotólise da água (quebra da molécula de água). Dessa forma, não há produção de NADPH, nem liberação de O2, nem produção de ATP.
      Djalma Santos

  2. Explique a questão 15 professor!

    • Gabrielle
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      Atente que a questão solicita a alternativa incorreta (“Observando-se o esquema dado, é correto afirmar, exceto:”).
      – O esquema mostra:
      * 1: tilacoide.
      * 2: estroma.
      – A etapa fotoquímica (“fase clara”) ou fotodependente, que ocorre no tilacoide, compreende: excitação eletrônica da clorofila e fotólise da água.
      – A etapa termoquímica (“fase escura”), enzimática ou termodependente ocorre no estroma. A “fase escura” toma essa denominação por não depender diretamente da energia luminosa. Ela, entretanto, depende da presença de NADPH e ATP, que são gerados na fase clara. Nessa etapa ocorre a redução do CO2 a carboidrato.
      ALTERNATIVA A (“A fotólise da água ocorre em 1.”) – CORRETA
      – Ver descrição acima.
      ALTERNATIVA B (“A liberação de oxigênio ocorre em 2.”) – INCORRETA
      – A liberação do oxigênio, consequência da fotólise da água, ocorre em 1 (tilacoide) e não em 2 (estroma), como consta nessa alternativa.
      ALTERNATIVA C (“A liberação de ATP e NADPH2 ocorre em 1.”) – CORRETA
      – ATP e NADPH2 são gerados na fase fotoquímica, que ocorre, realmente em 1 (tilacoide). Ver descrição acima.
      ALTERANTIVA D (“A utilização de água e de CO2 ocorre, respectivamente, em 1 e 2.”) – CORRETA
      – A utilização de água (fotólise da água) ocorre, realmente em 1 (tilacoide) e a utilização de CO2 (redução do CO2 a carboidrato) ocorre em 2 (estroma).
      – Ver FOTOSSISTEMAS, matéria publicada neste blog no dia 24/03/2016.
      – Sugiro que você faça uma revisão envolvendo bioenergética, particularmente os conceitos básicos de fotossíntese.
      – Nível da questão: fácil.
      Djalma Santos


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