Publicado por: Djalma Santos | 11 de julho de 2014

Testes sobre sistema circulatório (I)

01. (UNICENP)                              O Ataque Cardíaco

O ataque cardíaco, denominação popular paro o infarto do miocárdio, atinge e mata pessoas diariamente em todo o mundo, acometendo 2 em cada 100 pessoas por ano, sendo a maior causa de morte súbita em adultos (aproximadamente 1/3 dos casos são fatais). Em situações normais, o sangue é bombeado pelo coração e circula, através das artérias e veias, irrigando todos os tecidos do corpo, inclusive o próprio coração. No infarto do miocárdio, há uma interrupção ou diminuição do fluxo de sangue para o coração, levando a uma redução acentuada da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco. Quando o coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente ocorre lesão da musculatura e, dependendo do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração “morre” e para de funcionar.  Na maioria das vezes o óbito ocorre por falta de atendimento imediato. As intervenções precoces, feitas nos primeiros minutos após o início dos sintomas, podem salvar as vitimas da morte súbita (parada cardiorrespiratória) e deve ser feita por quem estiver mais próximo da vitima. Por que o infarto ocorre?  O infarto do miocárdio é a morte de um segmento do músculo cardíaco, determinada pela interrupção brusca da corrente sanguínea numa das artérias nutridoras do coração. Existem algumas causas que levam a esta obstrução, sendo a principal delas a aterosclerose – acúmulo de gordura na parede das artérias, formando verdadeiras placas, que podem vir a obstruir o vaso e impedir o fluxo de sangue a partir daquele local. Essa obstrução normalmente ocorre quando a placa se rompe e a ela se agregam plaquetas, formando um coágulo (trombo) e obstruindo a artéria. Essa obstrução faz com que o paciente tenha os sintomas característicos do infarto agudo do miocárdio. O(s) vaso(s) sanguíneo(s) obstruído(s) pelas placas causadoras do infarto e que irriga(m) o músculo cardíaco é(são):

a) Artéria coronária.

b) Artéria pulmonar.

c) Veias cavas.

d) Artéria aorta.

e) Veias pulmonares.

02. Você já pensou o que acontecerá com o seu corpo sem a realização de atividades físicas? Segundo as informações do IBGE, 80% da população brasileira vive nas cidades e mais de 60% dos adultos que vivem nessas áreas não praticam exercícios físicos com a frequência adequada. Por esse motivo, é necessário combater um problema que vem assumindo grande importância em áreas urbanas, o sedentarismo. Pesquisas comprovam que o sedentarismo afeta aproximadamente 70% da população brasileira, o que corresponde a uma porcentagem maior do que a da obesidade, da hipertensão, do tabagismo, do diabetes e do colesterol alto; sendo assim, praticar atividades físicas é hoje uma questão de saúde pública. Pensando nisso, pode-se afirmar que uma consequência do sedentarismo é a:

a) Ocorrência de acidentes vasculares que provocam a mistura de sangue arterial e venoso nos ventrículos, resultando em deficiência de oxigenação nos tecidos do corpo.

b) Ocorrência constante de processos inflamatórios que resultam no aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, o que se conhece popularmente como cãibras.

c) Redução do volume de ar que cabe nos pulmões e da capacidade de o coração bombear sangue para todo o corpo, o que afeta a oxigenação celular.

d) Alteração do material genético ocasionando diminuição da mineralização óssea, o que aumenta a osteoporose e os problemas nas articulações.

e) Incidência de infarto agudo do miocárdio, devido ao aumento da irrigação do músculo cardíaco pelo sangue contido no interior do coração.

03. (UNICAMP) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.

b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.

c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.

d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

04. (FATEC) O pH normal do sangue humano varia entre 7,35 e 7,45. Acima de 7,45 ou abaixo de 7,35, o indivíduo passa a apresentar um quadro denominado, respectivamente, alcalose e acidose, conforme a figura a seguir.

04A

Os pontos A e B na figura representam amostras de sangue que foram obtidas, respectivamente da __________I__________. Por sua vez, os pontos C e D representam amostras de sangue de indivíduos que podem estar, respectivamente, ___________II___________.

Os números I e II podem ser substituídos corretamente por:

04B

05. (IFB)                   Leia o texto abaixo e responda esta questão

Cientistas americanos afirmam ter criado células vermelhas do sangue a partir de células-tronco embrionárias de seres humanos. A equipe, da empresa de biotecnologia Advanced Cell Techonology, em Massachusetts, acredita que a descoberta trará esperança para milhões de pessoas que precisam de transfusões de sangue. Eles disseram que um dos maiores feitos da experiência foi conseguir que as novas células expelissem seu núcleo, assim como fariam dentro do organismo. Este processo previne que elas continuem a se multiplicar e eventualmente se tornem cancerígenas. No entanto, não foi possível obter células do tipo O negativo, conhecido como doador sanguíneo universal. Isso porque nenhuma das células-tronco embrionárias realizadas na experiência era O negativo.

A possibilidade de produzir hemácias para uso terapêutico em humanos é um avanço biotecnológico muito significativo, porque as hemácias propiciam:

a) A defesa do organismo pelo exercício da fagocitose contra microrganismos patógenos.

b) A proteção imunológica do organismo pela produção de anticorpos.

c) O transporte de oxigênio dos alvéolos pulmonares para as diversas regiões do organismo.

d) A formação de plaquetas a partir de sua própria fragmentação, após algumas semanas de vida em pequenos fragmentos celulares essenciais na coagulação sanguínea.

e) Ação catalítica produzindo as enzimas que presidem o metabolismo energético para a produção do ATP.

06. (IFTM)                   Leia o texto a seguir para responder esta questão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade como doença de saúde pública. Nos Estados Unidos, mais de 50% da população é obesa; no Brasil este nível chega a alcançar 35%. Vida sedentária, alimentação incorreta e predisposição genética levam à obesidade e quando o índice de massa corporal (peso em kg/altura em m2) é maior que 30, tem-se maior incidência de fatores comórbidos como hipertensão arterial, dislipidemia, hiperinsulinemia, diabetes melito tipo 2 e resistência insulínica. Todos estes fatores atuam sinergicamente predispondo às doenças cardiovasculares e coronarianas. A gordura depositada no abdome é metabolicamente muito ativa, está constantemente transformando-se em ácidos graxos livres transportados diretamente via circulação portal para o fígado, onde são transformados principalmente em triacil glicerol, VLDL e LDL, propiciando o desenvolvimento de aterosclerose. Na presença de ácidos graxos livres aumentados, menos insulina é removida da circulação. Altos níveis de ácidos graxos livres provenientes da gordura visceral alcançam o fígado através da circulação portal e estimula a síntese de VLDL pelos hepatócitos. Esta elevação de VLDL pode diminuir o HDL por aumentar a troca de colesterol da HDL para VLDL por ação de enzimas. O tecido adiposo pode sintetizar citocinas como TNF-α e IL-6. Portanto a própria obesidade promove o processo inflamatório e potencia a aterogênese independente dos efeitos na resistência à insulina ou nas lipoproteínas. O evento inicial da aterosclerose é o acúmulo de LDL na matriz subendotelial. O acúmulo é maior quando os níveis de LDL circulante são maiores, e o transporte e a retenção de LDL estão aumentados em locais predispostos à formação da lesão. Quando as partículas de LDL ficam aprisionadas na artéria, elas podem sofrer oxidação progressiva e serem captadas por macrófagos, por intermédio de receptores removedores presentes na superfície dessas células. Isto leva à formação de peróxidos de lipídeos e facilita o acúmulo de ésteres de colesterol, resultando na formação de células espumosas. A aterosclerose pode levar ao entupimento do vaso sanguíneo. Assim, se as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um acidente vascular cerebral (derrame); ou se são aquelas que levam sangue para as pernas, ela sentirá dor ao caminhar (claudicação intermitente), podendo chegar até à gangrena; no caso de obstrução nas artérias coronárias (vasos que levam sangue ao coração), o sintoma será dor no peito (angina), ou o infarto do miocárdio.

Extraído, com adaptações, de http://interaçõesmedicamentosas.com.br acesso em: 1 out. 2011.

Com relação às artérias e aos processos mencionados no texto, é incorreto afirmar:

a) O excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sanguíneo, é considerado um fator favorecedor de aterosclerose.

b) A obesidade visceral, com depósito de gordura no abdome, é mais perigosa, pois predispõe a maior risco de doenças cardiovasculares e coronarianas.

c) A perda de elasticidade das artérias pode levar a alterações na pressão arterial mínima e máxima e sobrecarregar o coração.

d) Toda artéria conduz sangue arterial, do coração em direção aos órgãos, impulsionado pela contração cardíaca que gera a pressão sistólica.

e) A artéria coronária é um ramo da artéria aorta que nutre o músculo cardíaco, fornecendo-lhe sangue arterial, mesmo do seu lado direito.

07. (VUNESP) É multo comum ouvirmos a seguinte afirmação: “As artérias carregam sangue arterial, rico em oxigênio, e as veias carregam sangue venoso, pobre em oxigênio”. Entretanto, esta generalização está incorreta, visto que o sangue venoso (aquele que corre nas veias) nem sempre é pobre em oxigênio, e o sangue arterial (aquele que corre nas artérias) nem sempre é rico em oxigênio. Quais dos vasos abaixo relacionados poderiam exemplificar que essa generalização não ocorre nos mamíferos?

I. Vasos que saem do ventrículo esquerdo do coração.

II. Vasos que chegam ao átrio esquerdo do coração.

III. Vasos que saem do ventrículo direito do coração.

IV. Vasos que chegam ao átrio direito do coração.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) II e III.

e) II e IV

08. (UFMG) Analise estes gráficos representativos de atividade do sistema cardiovascular durante a realização de exercício físico:

08

Com base nas informações contidas nesses gráficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, durante o exercício físico,

a) O músculo da perna recebe maior quantidade de oxigênio entre 14 e 16 minutos de atividade.

b) O volume de sangue de um indivíduo pode aumentar até cinco vezes.

c) O volume de sangue que passa pelo coração de um indivíduo, a cada minuto, é maior que no repouso.

d) Um fluxo maior de hemácias aumenta a oxigenação do músculo da perna.

09. (UEG) A força gravitacional desempenha um papel fundamental na estabilidade dos organismos vivos. Dentro de uma espaçonave em órbita os tripulantes experimentam uma aparente perda de peso, situação denominada de estado de imponderabilidade. No caso de um astronauta em um ambiente onde a gravidade é praticamente nula, é correto afirmar:

a) O cérebro será menos irrigado por correntes sanguíneas.

b) A pressão para baixo, sobre a coluna vertical, torna-se maior.

c) O seu coração bombeia mais facilmente sangue para todas as regiões do seu corpo.

d) A quantidade de movimento linear do fluido sanguíneo passa a ser uma função da densidade do sangue.

e) A quantidade de movimento linear do fluido sanguíneo passa a ser uma função da densidade da linfa.

10. (PUC-PR) O edema resulta do acúmulo de água nos compartimentos extracelulares. Um das causas do edema é a redução da proteína albumina na corrente sanguínea. O Kwashiorkor que significa “mal do 1° filho, quando nasce o segundo”, indicando o aumento dos casos em que a criança mais velha foi desmamada (do peito materno) precocemente assim que seu mais novo irmão nasceu, deixando o irmão mais velho sem a fonte de proteínas, gerando edema, irritabilidade, anorexia, dermatoses ulceradas e hepatomegalia, causada pelo acúmulo de gordura no fígado.

10

Em condições de nutrição adequada, não ocorrem os edemas e as trocas nos capilares sanguíneos são realizadas devido:

a) A pressão osmótica que ocorre no sentido dos tecidos para os capilares que além de conduzir a água para o sangue permite a passagem de várias proteínas através da membrana para os tecidos periféricos.

b) A duas forças: a pressão hidrostática do sangue, que força a água através da parede dos vasos, e a força no sentido contrário, que é a pressão osmótica.

c) A duas forças: a pressão osmótica do sangue, que força a água através da parede dos vasos, e a força no sentido contrário, que é a pressão hidrostática.

d) A pressão hidrostática que força a passagem de proteínas dos capilares para os tecidos periféricos na região da porção venosa do capilar.

e) A pressão osmótica que força a passagem de água e proteínas dos capilares para os tecidos periféricos na região da porção arterial do capilar.

11. (UEPB)A revista Veja – edição 1858 – ano 37 – n.o 24, de 16 de junho de 2004, em sua matéria de capa, destaca: “Um santo remédio? Eficazes para baixar o colesterol, as estatinas já são as drogas mais vendidas no mundo”. No conteudo da matéria, as articulistas Anna Paula Buçala e Paula Neiva discorrem sobre os efeitos dessa nova droga no combate seguro aos altos níveis de colesterol. Sobre o colesterol, analise as proposições abaixo:

I. O colesterol e um dos mais importantes esteróis dos esterídeos animais, produzido e degradado pelo fígado, que atua como um órgão regulador da taxa dessa substância no sangue.

II. O colesterol participa da composição química da membrana das células animais, além de atuar como precursor de hormônios, como a testosterona e a progesterona.

III. Quando atinge baixos níveis no sangue, o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma nas artérias, provocando-lhes um estreitamento.

IV. Ha dois tipos de colesterol: O LDL e o HDL. O primeiro e o “colesterol bom”, que remove o excesso de gordura da circulação sanguínea.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas a proposição I é correta.

b) Apenas a proposição II é correta.

c) Apenas as proposições I e II são corretas.

d) Apenas as proposições III e IV são corretas.

e) Todas as proposições são corretas.

12. Em uma sala de cateterismo cardíaco, foram feitas várias tomadas de pressão sistólica do ventrículo esquerdo. Foram feitas varias medidas de pressão, em intervalos regulares de tempo. Após 30 minutos de exame, foi feita uma injeção de contraste, fazendo com que a pressão se elevasse de A para B, para depois cair de B para C e, em seguida, para o ponto D, onde a pressão foi de 124 mmHg, conforme mostra o gráfico abaixo.

12

A pressão sistólica do ventrículo esquerdo cinco minutos após a aplicação da injeção de contraste, em milímetros de mercúrio, era:

a) 130.

b) 135.

c) 140.

d) 145.

e) 150.

13. (FUVEST) Nos mamíferos, o tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a aproximadamente 0,6% da massa corporal.  O gráfico abaixo mostra a relação entre a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos.

13A

O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e o resultado da pesagem de indivíduos adultos.

13B

Fauna silvestre – Secretaria Municipal

do Verde e do Meio Ambiente, SP, 2007.

Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:

I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.

II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.

III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

14. (MACK) Sobre o sistema circulatório dos artrópodos, é incorreto afirmar que:

a) É do tipo aberto.

b) O coração é dorsal.

c) O sangue possui pigmento hemoglobina.

d) Hemocianina é o pigmento presente na hemolinfa dos crustáceos e aracnídeos.

e) Em insetos, não é responsável pelo transporte de oxigênio.

15. (FFB) Após 50 anos de idade, alguns seres humanos, principalmente os homens, podem apresentar pressão arterial elevada. A pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias é denominada pressão arterial. Em uma pessoa saudável, a pressão nas artérias durante a sístole ventricular, denominada pressão sistólica ou máxima 1, oscila entre 120 e 130mmHg. Durante a diástole ventricular, a pressão diminui, ficando em torno de 70 a 80mm de Hg, chamada pressão diastólica ou mínima 2 . O gráfico a seguir representa as variações da pressão do sangue em uma artéria do braço de uma pessoa saudável durante 5 segundos.

15

Valendo-se das escalas representadas no gráfico, o valor da frequência cardíaca dessa pessoa no momento da medição é, aproximadamente:

a) 84 batimentos/minuto.

b) 104 batimentos/minuto.

c) 124 batimentos/minuto.

d) 134 batimentos/minuto.

e) 168 batimentos/minuto.

16.  Durante qualquer atividade competitiva, o estresse físico, cardiovascular e emocional pode provocar alteração da pulsação, taquicardia, a morte do músculo cardíaco ou originar arritmias ventriculares fatais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) As arritmias cardíacas são alterações assintomáticas que não interferem no ritmo normal do coração.

b) No processo de taquicardia, os batimentos tornam-se mais lentos e o coração bombeia, para a cabeça e o corpo, mais sangue a cada contração.

c) Nas competições, o próprio corpo dos atletas controla o estresse por meio da produção de hormônios corticoides produzidos pela glândula tireoide.

d) O controle da frequência cardíaca e da pressão arterial dos atletas, em situação de estresse, pode ser feito com adrenalina, pois ela diminui os batimentos cardíacos.

e) A verificação da pulsação de um atleta, ao pressionar uma artéria, evidencia o fluxo sanguíneo impulsionado pela contração do ventrículo esquerdo.

17. (UNIFOR) No sistema circulatório humano, o coração funciona como uma bomba. Em relação a esse órgão, pode-se afirmar corretamente que o sangue que:

a) Entra no átrio direito pelas veias cavas é venoso e é enviado diretamente aos tecidos do corpo.

b) Sai pela artéria aorta é venoso e é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

c) Entra no átrio esquerdo é oxigenado e provém dos pulmões.

d) Entra no ventrículo direito é oxigenado e é enviado aos tecidos do corpo.

e) Sai do ventrículo esquerdo é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

18. (MACK) A respeito do desenho acima, que representa o coração de um mamífero, é incorreto afirmar que:

18

a) 3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.

b) 1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.

c) 2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.

d) 4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.

e) 5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.

19. (FCM-PB) O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Diversos estudos demonstraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial sistêmica uma entidade de alta prevalência e elevada morbimortalidade na população, o exercício físico tem importante papel como elemento não medicamentoso para o seu controle ou como adjuvante ao tratamento farmacológico. Sobre o funcionamento do coração é possível afirmar:

I. O relaxamento de uma câmara cardíaca é denominado diástole.

II. A contração de uma câmara cardíaca é denominada sístole.

III. A pressão sistólica ou pressão máxima oscila em torno de 120 mmHg e 130 mmHg.

IV. A pressão diastólica ou pressão mínima oscila em torno de 70 mmHg e 80 mmHg.

V. A contração de uma câmara cardíaca é denominada diástole.

Estão corretas as afirmativas:

a) Apenas I e II.

b) Apenas I, II, III e IV.

c) Apenas II e V.

d) I, II, III, IV e V.

20. (IFMG) O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo, pois sua matriz extracelular, chamada plasma, é líquida. Além do plasma, o sangue apresenta diversos elementos figurados. Considere as afirmações abaixo sobre os elementos figurados do sangue. Todas estão corretas, exceto:

a) As hemácias ou glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio. Para melhor desempenharem essa função, as hemácias apresentam núcleo bem desenvolvido, pois é a estrutura responsável por coordenar o transporte gasoso.

b) As hemácias são repletas da proteína hemoglobina, que apresenta em sua estrutura átomos de ferro, responsáveis por sua coloração avermelhada.

c) Os leucócitos ou glóbulos brancos são células envolvidas na defesa do organismo. Existem diversos tipos de leucócitos, como neutrófilos e linfócitos, que desempenham funções específicas no combate a microrganismos invasores ou a substâncias estranhas.

d) Plaquetas são pequenos fragmentos do citoplasma de células chamadas megacariócitos, localizadas na medula óssea.

21. (UEG) Na espécie humana, a ocorrência de um ferimento com sangramento faz com que as fibras musculares do vaso sanguíneo danificado se contraiam, diminuindo o diâmetro do vaso e, consequentemente, do fluxo sanguíneo. Tal ação só é possível devido à liberação de:

a) Trombina, que, na presença de íons sódio e de vitamina D do sangue, catalisa uma reação química propiciando a transformação da trombina em protrombina, que, por sua vez, catalisa a reação de transformação de fibrinogênio em fibrina, formando uma rede de fios no ferimento, estancando a saída de sangue.

b) Tromboplastina, que, na presença de íons magnésio e de vitamina E do sangue, catalisa uma reação química propiciando a transformação da protrombina em trombina, que, por sua vez, catalisa a reação de transformação de fibrina em fibrinogênio, formando uma rede de fios no ferimento, estancando a saída de sangue.

c) Fibrinogênio, que, na presença de íons potássio e de vitamina A do sangue, catalisa uma reação química propiciando a transformação da protrombina em trombina, que, por sua vez, catalisa a reação de transformação de tromboplastina em fibrina, formando uma rede de fios no ferimento, estancando a saída de sangue.

d) Tromboplastina, que, na presença de íons cálcio e de vitamina K do sangue, catalisa uma reação química propiciando a transformação da protrombina em trombina, que, por sua vez, catalisa a reação de transformação de fibrinogênio em fibrina, formando uma rede de fios no ferimento, estancando a saída de sangue.

22. (UFSC) A difusão de substâncias é um mecanismo de transporte muito lento para distâncias superiores a poucos milímetros. Existem duas diferentes estratégias adaptativas para resolver este problema em animais: (1) apresentar um tamanho e formato de corpo capaz de fazer com que um grande número de células realize trocas com o ambiente e (2) apresentar um sistema circulatório que transporte um líquido e que este passe próximo das células.

22

Disponível em: A<http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba regiao/noticia/2013/05/aparicao-de-agua-viva-rara-no-litoral-norte-de-sp-preocupa-ambientalistas.html>; B<http://olhares.uol.com.br/ninfa-do-gafanhoto-do-egipto-anacridium-aegyptium foto2373317.html>;

C<http://www.tier3.de/fieldstudies/soil-organisms/&gt;. Acesso em: 1 nov. 2013.

Observe as figuras abaixo e indique a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. O animal representado em A não apresenta sistema circulatório distinto; neste grupo, a cavidade gastrointestinal apresenta duas funções: a digestão e a distribuição de substâncias em todo o corpo.

02. O animal representado em B apresenta sistema circulatório fechado e sua hemolinfa circula inteiramente dentro de vasos.

04. O animal representado em C apresenta sistema circulatório aberto, assim o sangue se mistura com o líquido intersticial.

08. Os animais representados em B e C apresentam coração e sistema circulatório fechado. Além disso, a difusão de gases se dá através de um sistema respiratório traqueal.

16. Os animais mostrados em A, B e C possuem como pigmento respiratório a hemoglobina.

32. O sistema circulatório fechado proporciona maior pressão, permitindo oxigenação e nutrição mais eficientes para as células de animais maiores e mais ativos.

Soma das alternativas corretas:

23. (IFMG) O sistema circulatório humano é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, responsáveis por promover a circulação do sangue por todo o organismo. As afirmações abaixo sobre o sistema circulatório estão corretas, exceto:

a) O coração apresenta quatro cavidades internas: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito, ventrículo esquerdo.

b) O sangue apresenta “células”, chamadas hemácias ou glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

c) Os principais vasos sanguíneos são chamados de artérias e veias.

d) Após levar nutrientes e oxigênio para as células do corpo, antes mesmo de voltar ao coração, o sangue circula pelos pulmões, a fim de receber oxigênio e liberar o gás carbônico.

24. (FEPECS-DF) Por ser fumado, o crack tem um efeito mais rápido do que a cocaína, uma vez que, atingindo os pulmões, chega rapidamente ao cérebro, enquanto que a cocaína é aspirada pelo nariz e absorvida pela mucosa nasal até chegar à corrente sanguínea. Essa rapidez é devida ao fato de que a droga, ao ser absorvida pelos pulmões, é transportada até o coração e, de lá, para o cérebro, passando obrigatoriamente pelos seguintes vasos:

a) Artéria pulmonar e veia pulmonar.

b) Artéria aorta e veias cavas.

c) Artéria coronária e veia pulmonar.

d) Veia pulmonar e artéria aorta.

e) Veias cavas e artéria coronária.

25. (FCM-PB) O nosso corpo é formado por quatrilhões de células vivasque necessitam ao mesmo tempo de água, alimentos, ar,entre outras tantas substâncias. O sangue é um tecidoconjuntivo líquido que circula pelo sistema cardiovascular,transportando as substâncias necessárias à vida das células.Sobre suas diferentes funções, é correto afirmar:

a) Os leucócitos ou glóbulos brancos transportam nutrientes e hormônios.

b) As plaquetas, pequenos fragmentos citoplasmáticos anucleados, derivados de megacariócitos, participam no processo de coagulação do sangue.

c) O plasma é o material extracelular e é responsável pelo transporte de oxigênio.

d) As hemácias, discos bicôncavos anucleados, são responsáveis pela defesa do organismo.

e) Os glóbulos vermelhos contem hemoglobina que regulam a manutenção da temperatura.

26. (FATEC) Sobre os elementos figurados do sangue de uma pessoa foram feitas as seguintes afirmações:

I. As hemácias permanecem na circulação por aproximadamente 120 dias, sendo então removidas e destruídas no baço.

II. O transporte de oxigênio ocorre graças à presença da hemoglobina no interior dos glóbulos vermelhos.

III. A contagem de leucócitos costuma diminuir em doenças infecciosas, como pneumonia e meningites.

IV. As plaquetas são importantes na defesa do organismo contra agentes infecciosos.

V. Apenas nos mamíferos as hemácias são anucleadas.

Deve-se concluir que:

a) estão corretas apenas as afirmações I, II e V.

b) estão corretas apenas as afirmações III e IV.

c) apenas a afirmação IV está correta.

d) estão corretas apenas as afirmações I e III.

e) todas as afirmações estão corretas.

27. (IFPE) Nos países industrializados, mais de 50% das mortes é causada por doenças cardiovasculares, como são genericamente conhecidas as doenças do coração e dos vasos sanguíneos. O coração humano é um órgão oco, com o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400g, conforme o sexo da pessoa. Localiza-se sob o osso esterno e entre os dois pulmões, em uma região chamada de mediastino. Sobre esse órgão, assinale a única alternativa correta.

a) Entre o átrio direito e o ventrículo direito, encontra-se a válvula bicúspide ou mitral.

b) É revestido externamente por uma membrana serosa chamada endocárdio.

c) Durante a sístole ventricular, o lado esquerdo envia sangue para os pulmões.

d) O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula tricúspide.

e) Pelo seu lado direito, circula apenas sangue rico em CO2 e, pelo seu lado esquerdo, apenas sangue rico em O2.

28. (UDESC) Analise as proposições em relação à circulação humana.

I. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula mitral, e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pela válvula tricúspide.

II. O coração é envolto pelo pericárdio (membrana dupla) e possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

III. O coração se contrai e relaxa. A fase de contração denomina-se sístole e a de relaxamento, diástole.

IV. A artéria aorta está ligada ao ventrículo direito pelo qual sai o sangue rico em gás carbônico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

29. Considere a tabela abaixo, com informações sobre o sistema circulatório de vertebrados:

29

Assinale a alternativa com a sequência correta de animais a que correspondem as características indicadas de I a IV.

a) I – bem-te-vi; II – truta; III – crocodilo; IV – homem; V – rã.

b) I – foca; II – sardinha; III – jacaré; IV – pato; V – sapo.

c) I – sabiá; II – salmão; III – rã; IV – boi; V – jabuti.

d) I – pardal; II – baleia; III – tartaruga; IV – onça; V – girino.

e) I – gato. II – atum; III – cascavel; IV – quero-quero; V – enguia.

30. (UNITAU) A tirinha abaixo faz referência ao sistema circulatório das minhocas, animais que pertencem ao filo dos anelídeos.

30

Com relação ao sistema circulatório das minhocas, considere as sentenças abaixo:

I. Sistema circulatório semiaberto e presença de pigmento respiratório.

II. Sistema circulatório fechado e presença de pigmento respiratório.

III. Presença de rede de vasos capilares e vasos contráteis longitudinais.

IV. Ausência de rede de vasos capilares e vasos contráteis transversais.

Com base nessas sentenças, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Apenas II e IV estão corretas.

d) Apenas III e IV estão corretas.

e) Apenas II e III estão corretas.

31. Associe os números romanos com os arábicos:

I. Entrada do sangue no coração.

II. Passagem do sangue ao ventrículo.

III. Passagem do sangue para a aorta.

IV. Passagem do sangue para a artéria pulmonar.

V. Saída completa do sangue das aurículas

1. Sístole ventricular direita.

2. Sístole auricular.

3. Diástole auricular.

4. Diástole ventricular.

5. Sístole ventricular esquerda.

a) I – 3; II – 4; III – 5; IV – 1; V – 2.

b) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2; V – 5.

c) I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 5.

d) I – 3; II – 2; III – 1; IV – 5; V – 4.

e) I – 2; II – 4; III – 1; IV – 5; V – 3.

32. (FCM-PB) Conhecendo a anatomia do coração, relacione corretamente as colunas A e B:

COLUNA A

1. Artéria pulmonar

2. Coronárias

3. Veia pulmonar

4. Pequena circulação

5. Grande circulação

COLUNA B

(  ) Irrigação do miocárdio

(  ) Conduz sangue venoso

(  ) Conduz sangue arterial

(  ) Leva O2 para os tecidos

(  ) Retira CO2 da circulação

A alternativa que corresponde à sequencia correta é:

a) 2, 1, 3, 5, 4.

b) 4, 1, 2, 3, 5.

c) 1, 3, 4, 5, 2.

d) 2, 3, 1, 5, 4.

e) 3, 1, 2, 4, 5.

33. (IFPE) Um importante tecido animal é o sanguíneo. Esse tecido é constituído por uma parte líquida, o plasma e os elementos figurados (eritrócitos, leucócitos e trombócitos). Sobre o tecido sanguíneo humano, assinale a única alternativa correta.

a) Os leucócitos ou glóbulos brancos são fragmentos celulares responsáveis pela coagulação do sangue.

b) Os eritrócitos ou hemácias são “células” anucleadas, ricas em hemoglobina e que atuam no transporte de gases respiratórios.

c) Os trombócitos são células grandes e nucleadas que atuam no processo de coagulação do sangue.

d) As células mais numerosas na circulação são os leucócitos, que atuam na defesa do organismo.

e) O transporte de nutrientes, dos intestinos para todas as células, é feito pelos eritrócitos.

34. Nos mamíferos, 100 ml de sangue transportam 25 ml de O2, enquanto, nos moluscos, a mesma quantidade de sangue transporta apenas 1,5 ml de O2. Essa diferença:

a) Deve-se ao fato de as hemoglobinas desses animais terem origens diferentes.

b) Contribui para o fato de os mamíferos serem animais muito mais ativos que os moluscos.

c) Resulta do fato de a hemoglobina dos moluscos não ter a mesma função da hemoglobina dos mamíferos.

d) É consequência de os mamíferos terem simetria bilateral, enquanto os moluscos têm simetria radial.

e) Deve-se ao fato de os mamíferos possuírem hemoglobina no sangue e os moluscos não apresentarem nenhum pigmento respiratório.

35. (MACK) Num infarto, células do musculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste:

a) Na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular.

b) Na substituição de parte da artéria aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração.

c) No transplante de células retiradas do musculo da perna, que substituirão a parte morta do musculo cardíaco.

d) Na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração.

e) Na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio.

36. O sangue sofre menor transformação química ao passar:

a) Pelas cavidades cardíacas.

b) Pelos alvéolos pulmonares.

c) Pelas microvilosidades intestinais.

d) Pelas glândulas endócrinas.

e) Pelas células do corpo, através dos capilares.

37. (UEM) A circulação dos vertebrados encontra–se esquematizada na figura a seguir. Com relação a esse assunto, assinale o que for correto.

37

01. A circulação nos peixes é dupla, pois o sangue passa duas vezes no coração em cada ciclo, e incompleta, pois há mistura de sangue arterial com sangue venoso no coração.

02. Os anfíbios possuem coração com três câmaras, dois átrios e um ventrículo. Como não há mistura de sangue arterial com sangue venoso, a circulação é chamada completa.

04. O coração dos répteis apresenta dois ventrículos e um átrio, não havendo mistura de sangue venoso com sangue arterial.

08. Em aves e mamíferos, o coração possui quatro câmaras, não havendo mistura de sangue arterial com sangue venoso, o que está relacionado à endotermia.

16. A dupla circulação compreende a pequena circulação, também chamada pulmonar, e a grande circulação, também chamada sistêmica.

32. Os movimentos de contração do coração são denominados diástole e os de relaxamento, sístole.

Soma das alternativas corretas:

38. Assinale o caminho mais curto a ser percorrido por um glóbulo vermelho para levar oxigênio de um dos pulmões a um dos rins, em um mamífero:

a) Artéria pulmonar – aurícula direita – ventrículo direito – aurícula esquerda – aorta – veia renal.

b) Veia pulmonar – aurícula direita – ventrículo direito – aurícula esquerda – ventrículo esquerdo – aorta – artéria renal.

c) Artéria pulmonar – aurícula esquerda – ventrículo esquerdo – aorta – artéria renal.

d) Veia pulmonar – aurícula esquerda – ventrículo esquerdo – aorta – artéria renal.

e) Artéria pulmonar – aurícula esquerda – ventrículo esquerdo – aorta – veia renal.

39. A formação de varizes deve-se, entre outros fatores, ao acumulo de sangue nas veias, que ficam comprometidas na função de:

a) Impedir o refluxo do sangue.

b) Reforçar as paredes dos vasos.

c) Retardar as pulsações cardíacas.

d) Acelerar as contrações sistêmicas.

e) Retardar as contrações sistêmicas.

40. (FCM-PB) M.S.A. procurou um clínico geral em virtude de estar apresentando, há uma semana aproximadamente, uma série de desconfortos. O médico solicitou da paciente um exame de sangue. Em posse dos resultados, o clínico fez um quadro comparativo para que M.S.A. entendesse melhor o significado de cada um dos valores expressos no exame. O quadro se refere ao número de células sanguíneas expresso em células/mm3 de sangue encontrado no exame de um indivíduo normal e no de M.S.A.

40

Entre as prováveis alterações apresentadas por M.S.A., podemos verificar que ela não apresenta:

a) Anemia.

b) Distúrbio de coagulação.

c) Infecção.

d) Alergia.

41. (UNITAU) O sangue é um fluido biológico circulante, constituído de células (elementos figurados) suspensas em um meio líquido denominado plasma. A capacidade de manter esse fluído biológico no seu estado líquido e restrito ao interior dos vasos sanguíneos é denominada hemostasia. Considerando que a coagulação sanguínea é um processo de vital importância para manutenção da hemostasia, assinale a alternativa que apresenta uma proteína plasmática e um elemento figurado diretamente envolvidos com esse processo.

a) Albumina e monócito.

b) Fibrinogênio e neutrófilo.

c) Albumina e plaqueta.

d) Fibrinogênio e plaqueta.

e) Tromboplastina e neutrófilo.

42. (UEPG) As células que compõem o corpo humano necessitam de água e variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de oxigênio. Essas estão entre as inúmeras funções do sistema cardiovascular. Com relação ao sistema cardiovascular humano, assinale o que for correto.

01. As células que formam as paredes dos capilares deixam pequenos espaços entre si, por onde extravasa o líquido sanguíneo. O líquido sanguíneo extravasado, denominado linfa, banha as células próximas aos capilares fornecendo-lhes ureia e gás carbônico.

02. As artérias coronárias são responsáveis pela irrigação sanguínea do músculo cardíaco. Elas são ligadas à aorta e ramificam-se junto às células do miocárdio, fornecendo-lhes sangue oxigenado.

04. Transporte de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas, o transporte de anticorpos do sistema de defesa e a regulação da temperatura corporal também estão entre as funções do sistema cardiovascular.

08. A pressão que o corpo humano exerce sobre as artérias e veias é chamada de pressão arterial.

16. As artérias pulmonares que transportam sangue até os pulmões, e as artérias umbilicais do feto que transportam sangue em direção à placenta, estão ricas em oxigênio e nutrientes.

Soma das alternativas corretas:

43. (IFG) Das funções mencionadas abaixo, assinale aquela que não faz parte do sistema circulatório humano:

a) Defesa do organismo, através de células especializadas.

b) Transporte de oxigênio dos pulmões até às células.

c) Transporte de substâncias produzidas por glândulas endócrinas.

d) Transporte de impulsos elétricos até os músculos.

e) Transporte e distribuição de calor produzido pelos músculos.

44. Preencha corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Em uma pessoa jovem e com boa saúde, quando ocorre a sístole (contração) dos ventrículos, as grandes artérias _______ e a pressão sanguínea em seu interior atinge, em média, cerca de ______________ .

Assinale a opção correta.

a) contraem-se; 120 mmHg.

b) contraem-se; 80 mmHg.

c) relaxam-se; 120 mmHg.

d) relaxam-se; 80 mmHg.

e) não se alteram; 120 mmHg.

45. (UECE) O sinal elétrico que provoca a contração dos músculos do coração é gerado:

a) Simultaneamente, nos dois átrios.

b) No nó sinoatrial.

c) Simultaneamente, nos dois ventrículos.

d) No nó atrioventricular.

46. Analise o gráfico abaixo relacionado com a produção de anticorpos nas primeiras fases da vida de uma criança.

46

A análise do gráfico permite concluir que:

a) O feto não produz anticorpos.

b) O recém-nascido não produz anticorpos.

c) Na época do nascimento a criança não esta protegida, pois produz poucos anticorpos.

d) Após o nascimento a criança depende completamente dos anticorpos maternos, pois e incapaz de produzir anticorpos.

e) Após o nascimento a criança depende dos anticorpos maternos, embora esteja produzindo os seus.

47. No coração dos mamíferos, nota-se que a musculatura do ventrículo esquerdo é mais espessa que a do ventrículo direito. Isto se deve ao fato de:

a) O ventrículo esquerdo exercer menor pressão sobre o sangue arterial que é impulsionado aos pulmões.

b) O ventrículo direito exercer menor pressão sobre o sangue arterial que é impulsionado para o corpo todo.

c) O ventrículo esquerdo exercer maior pressão sobre o sangue arterial que é enviado aos pulmões.

d) O ventrículo esquerdo exercer maior pressão sobre o sangue arterial que é enviado ao corpo todo.

e) O ventrículo direito exercer menor pressão sobre o sangue arterial que é enviado aos pulmões.

48. (FEI) O esquema a seguir apresenta o coração de um mamífero. Baseando-se nesse esquema, responda:

48

Quais são os nomes dos vasos representados pelos números I e II?

a) I – artéria aorta, II – artéria pulmonar direita.

b) II – artéria aorta, I – artéria pulmonar direita.

c) I – artéria aorta, II – artéria pulmonar esquerda.

d) II – artéria aorta, I – artéria pulmonar esquerda.

e) I – artéria pulmonar direita, II – artéria pulmonar esquerda.

49. O esquema abaixo representa um tipo de sistema circulatório.

49

Esse esquema é válido para:

a) Peixes.

b) Anfíbios.

c) Répteis.

d) Aves.

e) Mamíferos.

50. Considerando as funções dos vasos sanguíneos no homem, podemos afirmar que:

a) As artérias transportam sangue rico em oxigênio e as veias transportam sangue pobre em oxigênio.

b) A troca de substâncias entre o sangue e os tecidos é possibilitada por ação das artérias.

c) As artérias diferenciam-se das veias por terem paredes espessas e elásticas.

d) Nas veias o sangue circula sob alta pressão, auxiliando assim no bombeamento cardíaco.

e) As veias são vasos que saem do coração, enquanto as artérias são vasos que chegam ao coração.

51. Determinada droga tem ação generalizada sobre a capa muscular dos vasos sanguíneos, alterando-lhes o diâmetro. Se essa droga for administrada num órgão percorrido por veias, artérias e capilares haverá consequente alteração de diâmetro:

a) Nos três tipos de vasos citados.

b) Apenas nas artérias e veias.

c) Apenas nas veias e capilares.

d) Apenas nas artérias e capilares.

e) Apenas nas artérias.

52. Observe as figuras a seguir.

52

As figuras I, II e III representam, respectivamente, a circulação de:

a) Um peixe, um anfíbio e um mamífero.

b) Uma ave, um réptil e um anfíbio.

c) Um mamífero, uma ave e um réptil.

d) Um réptil, um anfíbio e uma ave.

e) Um peixe, um mamífero e um réptil.

53. (UFRS)

53

1. Veias pulmonares da direita

2. Veia cava superior

3. Átrio direito

4. Ventrículo direito

5. Veia cava inferior

6. Ventrículo esquerdo

7. Átrio esquerdo

8. Veias pulmonares da esquerda

9. Artéria pulmonar

10. Aorta

A sístole do(a) ___________________ lança sangue, através da(s) ____________________ para os pulmões, ______________________________.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas.

a) 4 – 9 – onde ocorrerá a hematose.

b) 6 – 10 – de onde irá para todo o corpo.

c) 3 – 2 e 5 – onde ocorrerá a hematose.

d) 7 – 1 e 8 – onde será oxigenado.

e) 6 – 10 – onde será oxigenado.

54. As artérias são vasos sanguíneos que se caracterizam por:

a) Apresentarem paredes delgadas, transportando sangue em fluxo lento e sob baixa pressão.

b) Apresentarem paredes espessas e ricas em fibras elásticas, transportando sangue sob alta pressão e situando-se profundamente em relação à pele.

c) Apresentarem paredes delgadas, para facilitar a troca com os tecidos, transportando sangue sob alta pressão e situando-se superficialmente em relação à pele.

d) Deformarem-se facilmente sob a ação de qualquer pressão, apresentando parede constituída por epitélio uniestratificado.

e) Apresentarem paredes espessas reforçadas por uma camada de tecido muscular, transportando sangue em fluxo lento e sob baixa pressão.

55. (IFTM) O transporte de oxigênio e nutrientes no organismo é realizado pelo sistema circulatório, constituído pelo sangue, coração e vasos sanguíneos. O coração atua como uma bomba gerando a pressão que impulsiona o sangue criando o fluxo circulatório. No ser humano, o sangue com baixo teor de oxigênio é bombeado até os pulmões. Ao mesmo tempo, o sangue oxigenado é bombeado para as várias partes do organismo. Assinale a alternativa correta.

a) As veias pulmonares levam sangue oxigenado para o átrio esquerdo.

b) O sangue que sai do ventrículo esquerdo é conduzido diretamente aos pulmões para oxigenação.

c) O ventrículo direito recebe sangue oxigenado e o envia para o organismo.

d) A artéria aorta sai do ventrículo direito e transporta sangue oxigenado.

e) O átrio direito recebe sangue das veias cavas e o envia para o organismo.

56. (IFNMG) O anatomista britânico William Harvey descreveu a circulação sanguínea no século XVII, iniciando a fisiologia experimental. A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet (1511 – 1553), que estudou a circulação pulmonar. Até esse momento, a ciência fisiológica estava apoiada nas concepções puramente teóricas do médico grego Galeno, que admitia haver, na circulação, uma comunicação entre os dois ventrículos do coração.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologia. Acesso: 06 dez. 2012. (Adaptado).

Em relação à mistura entre sangue arterial e venoso, Galeno estava:

a) Certo em relação a mamíferos, anfíbios e répteis.

b) Errado em relação a mamíferos, anfíbios e répteis.

c) Errado em relação a mamíferos, e certo em relação à anfíbios e répteis.

d) Certo em relação a mamíferos e errado em relação à anfíbios e répteis.

57. (UFF) O sistema imune apresenta um tipo de célula que passa do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo onde irá exercer sua função. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como:

a) Basófilos e pinocitose.

b) Macrófagos e fagocitose.

c) Leucócitos e endocitose.

d) Leucócitos e diapedese.

e) Glóbulos brancos e endocitose.

58. (IFPE) O sangue humano é constituído por uma parte líquida, o plasma sanguíneo e uma parte sólida, os elementos figurados. Sobre esses componentes do sangue e suas respectivas funções no organismo, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. O plasma sanguíneo, que corresponde a cerca de 60% do volume total do sangue, é responsável pelo transporte interno de hormônios, nutrientes e excreções.

II. Os eritrócitos (glóbulos vermelhos) são os elementos figurados em maior número e realizam o transporte de gases respiratórios (CO2 e O2).

III. Os leucócitos (glóbulos brancos) são os elementos figurados responsáveis pela defesa do organismo e atuam também na coagulação do sangue.

IV. Os eritrócitos, os leucócitos e os trombócitos são células sanguíneas produzidas principalmente na medula óssea.

V. Os trombócitos ou plaquetas são fragmentos citoplasmáticos anucleados e que atuam no processo de coagulação do sangue.

Estão corretas apenas as assertivas:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II. III e V.

e) I, II e V.

59. (IFSC) (…) Nossa circulação é dupla, sendo o trajeto “coração – pulmões – coração”, denominado circulação pulmonar (ou pequena circulação) e o trajeto “coração – sistemas corporais – coração” denominado circulação sistêmica (ou grande circulação).

59

Com base nas informações acima e sobre o assunto sistema circulatório, é correto afirmar que:

a) A pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em gás carbônico volta ao coração.

b) Na circulação sanguínea humana, as veias sempre transportam gás carbônico e as artérias sempre transportam oxigênio.

c) Na circulação sanguínea humana, as veias sempre transportam oxigênio e as artérias sempre transportam gás carbônico.

d) Na grande circulação, o sangue sai do ventrículo esquerdo para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito onde chega pelas veias cavas.

e) Nos humanos, o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pela válvula tricúspide.

60. (UFRGS) Um reduzido suprimento de sangue no músculo cardíaco de mamíferos acarreta:

a) A diminuição do suprimento de oxigênio.

b) O aumento do número de hemácias.

c) O aumento do número de mitocôndrias.

d) O aumento do metabolismo oxidativo.

e) A diminuição da concentração de ácido láctico.

GAB

 

 


Responses

  1. Oi prof,na questão 15 como eu faço a medição da frequencia?é um tipo de media ?como se faz?

    • Caro Eder
      Veja, a seguir, a solução da questão que você solicitou.
      – 7 sístoles (120mmgH), em 5 segundos (como consta no gráfico).
      – Em 60 segundos (1 minuto) teremos:
      * 7 x 60/5 = 84.
      – Resposta: 84 batimentos/minuto (ALTERNATIVA A).
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: