Publicado por: Djalma Santos | 24 de julho de 2014

Testes de respiração celular (I)

01. (UNCISAL) Sobre metabolismo de energia, analise os produtos obtidos a partir da oxidação da glicose (açúcar) e do palmitoil-CoA (forma ativada do palmitoato, um ácido graxo), demonstrado em I e II, respectivamente.

01

Existe uma reação que está presente em I e II. Quem é ela e que letras a representam?

a) Ciclo do citrato; letras “c” e “e”, apenas.

b) β-oxidação; letras “b” e “d”, apenas.

c) Descarboxilação do piruvato; letras “a” e “e”, apenas.

d) Glicólise; letras “a” e “d”, apenas.

d) Cadeia transportadora de elétrons; letras “b” e “e”, apenas.

02. (UDESC) Assinale a alternativa correta quanto à respiração celular.

a) Uma das etapas da respiração celular aeróbia é a glicólise, ocorre na matriz mitocondrial e produz Acetil-CoA.

b) A respiração celular aeróbia é um mecanismo de quebra de glicose na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico, água e energia.

c) O Ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular, ocorre no citoplasma da célula e produz duas moléculas de ácido pirúvico.

d) A etapa final da respiração celular é a glicólise, ocorre na membrana interna da mitocôndria e produz três moléculas de NAD.2H, uma molécula de FAD.2H e uma molécula de ATP.

e) A cadeia respiratória é a etapa final da respiração celular, ocorre no citoplasma da célula, produzindo glicose e oxigênio.

03. (PUC-RIO) A respiração celular é o processo pelo qual a energia contida em moléculas orgânicas é gradualmente transferida para moléculas de ATP. A esse respeito, considere as afirmações abaixo sobre respiração celular.

I. A glicose é totalmente degradada durante a glicólise.

II. No ciclo do ácido cítrico ocorre liberação de CO2.

III. A formação de ATP ocorre somente dentro da mitocôndria.

IV. Na respiração aeróbia o oxigênio é utilizado como aceptor final de hidrogênio formando água.

É correto apenas o que se afirma em:

a) II.

b) III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) III e IV.

04. (PUC-RIO) O processo de respiração celular ocorre em três etapas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória. Marque a alternativa correta com relação a essas etapas.

a) O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem na matriz mitocondrial.

b) No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.

c) Nas cristas mitocondriais, há transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo FAD através da cadeia respiratória, levando à formação de água.

d) A utilização de O2 se dá nas cristas mitocondriais, durante o ciclo de Krebs.

e) A via glicolítica ocorre somente nos processos anaeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre nos processos aeróbios.

05. (UFGO) A lei de conservação de energia afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada, sendo esta lei, válida também para os seres vivos. Os esquemas A e B abaixo mostram processos de liberação de energia (acumulada nas moléculas de ATP), que ocorrem na maioria dos seres vivos. Analise os dois esquemas mostrados e, com relação a eles, assinale a alternativa correta:

05

a) Os esquemas A e B constituem fases do processo de respiração celular e ocorrem em locais diferentes da célula.

b) O esquema A é um processo respiratório aeróbico, que ocorre nas cristas mitocondriais e pode ser denominado de Ciclo do ácido pirúvico.

c) O esquema B é um processo celular de respiração o, que ocorre no hialoplasma e é denominado de Ciclo de Krebs.

d) O esquema B é um processo celular de respiração anaeróbico, que ocorre nas cristas mitocondriais e é denominado de Cadeia Respiratória.

e) Os esquemas A e B constituem fases do processo celular de respiração anaeróbica e ocorrem no mesmo local de celula.

06. A respiração aeróbica pode envolve três etapas: glicólise,ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Com relaçãoaos locais das células onde ocorrem essas reações,podemos dizer:

a) As três ocorrem no interior das mitocôndrias.

b) Apenas o ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no interior das mitocôndrias.

c) Apenas a cadeia respiratória e a glicólise ocorrem no interior das mitocôndrias.

d) Apenas o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.

e) Apenas o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.

07. (UEM) Assinale a alternativa correta a respeito da respiração celular.

a) A glicólise consiste na conversão de glicose em ácido pirúvico.

b) O ciclo de Krebs consiste na conversão de ácido pirúvico em ácido láctico.

c) Na cadeia respiratória, ocorre o transporte de hidrogênio para formar ácido pirúvico.

d) No ciclo de Krebs, ocorrem o transporte de hidrogênio, de oxigênio molecular e a produção de água.

e) Todo o processo de respiração celular ocorre dentro das mitocôndrias.

08. (VUNESP) Observe o esquema abaixo.

08

Essa etapa do processo de respiração celular é denominada e ocorre:

a) Glicólise – citosol.

b) Oxigenação – mitocôndria.

c) Ciclo de Krebs – matriz mitocondrial.

d) Cadeia respiratória – crista mitocondrial.

e) Fermentação – hialoplasma.

09. (UNESP) Durante a respiração aeróbia os substratos são descarboxilados e desidrogenados, levando à formação de CO2 e NADH2, respectivamente. Nesse fenômeno, pode-se afirmar, corretamente, que:

a) O CO2 é reduzido pelo NADH2, formando a glicose (C6H12O6).

b) O ATP é utilizado na síntese de substâncias orgânicas a partir de CO2 e NADH2.

c) O NADH2 libera elétrons que passam pela cadeia transportadora, permitindo a síntese de ATP.

d) O NADH2 reage, no fim da cadeia respiratória, com o oxigênio, formando água.

e) O ATP produzido será utilizado na transformação de CO2 e água em açúcares.

10. (IFSul) A maioria dos seres vivos produz ATP para suas necessidades energéticas por meio da respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são degradadas, liberando energia para a produção de ATP. A degradação da molécula orgânica glicose, durante a respiração, ocorre em três etapas metabólicas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Sobre as etapas metabólicas, são feitas algumas afirmativas:

I. A glicólise é uma etapa extramitocondrial e anaeróbica do processo de respiração celular.

II. A fase aeróbica da respiração em eucariotos ocorre dentro da mitocôndria e compreende o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

III. O ciclo de Krebs é uma fase aeróbica da respiração celular que ocorre nas cristas mitocondriais.

IV. Na cadeia respiratória, etapa da respiração celular que ocorre nas cristas mitocondriais, o aceptor final de elétrons é o oxigênio.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

11. (IFTM) O texto seguinte refere-se ao incêndio ocorrido em uma casa noturna no Brasil.

Incêndio na boate Kiss

Incêndio na boate Kiss foi um evento não intencional que matou 242 pessoas e feriu 116 outras em uma discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. (…) O cianeto, apontado por um laudo técnico como a causa da morte dos estudantes, é uma substância encontrada na natureza e também é um produto da atividade humana. Dentre seus usos caseiros e industriais, estão: fumigar navios e edifícios, esterilizar solos, metalurgia, polimento de prata, inseticidas, venenos para ratos etc. A população está exposta por causa da fumaça dos automóveis, dos gases liberados pelas incineradoras e, também, pela fumaça resultante da combustão de materiais contendo cianetos, como os plásticos. (…)

                      In <http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_boate_Kiss&gt; Acessado em 01 de Jun de 2013.

O cianeto citado no texto foi apontado como a causa mortis dos estudantes, pois são capazes de:

a) Combinar-se com os citocromos da cadeia respiratória, inutilizando-os para o transporte de elétrons, interrompendo o fluxo de elétrons, não havendo assim liberação de energia, o que leva à morte da célula.

b) Ligarem-se irreversivelmente com o oxigênio molecular antes que o mesmo chegue nos tecidos, levando os mesmos à falência múltipla, caracterizando assim, a morte do individuo.

c) Reagem com o gás carbônico e oxigênio, covalentemente, e mesmo que seja reversível esta reação, dependendo da dose de cianeto, o indivíduo é conduzido à morte.

d) Agirem como catalizadores na reação entre a água e o gás carbônico produzindo o ácido carbônico, e sendo um ácido forte, tem-se uma acidose sanguínea com consequente morte dos indivíduos.

e) Participarem de reações de hidrólise da água, na reação de Hill, que é uma das etapas da respiração celular, o que leva à produção de hidrogênio com elevação da acidez sanguínea, produção de ácido lático, câimbra e asfixia.

12.  (UERJ) Os compartimentos e membranas das mitocôndrias contêm componentes que participam do metabolismo energético dessa organela, cujo objetivo primordial é o de gerar ATP para uso das células. No esquema a seguir, os compartimentos e as membranas mitocondriais estão codificados pelos números 1, 2, 3 e 4.

12

Considere os seguintes componentes do metabolismo energético: citocromos, ATP sintetase e enzimas do ciclo de Krebs. Esses componentes estão situados nas estruturas mitocondriais codificadas, respectivamente, pelos números:

a) 1, 2 e 4.

b) 3, 3 e 2.

c) 4, 2 e 1.

d) 4, 4 e 1.

13. (UNCISAL) As mitocôndrias normalmente são descritas como cilindros rígidos e alongados, com um diâmetro de 0,5 a 1 μm, assemelhando-se a bactérias. As microfilmagens de células viva, entretanto, mostram que as mitocôndrias são organelas notoriamente móveis e plásticas. Grande progresso para o entendimento das especializações funcionais e estruturais desta organela ocorreu com a possibilidade de purificar os diferentes componentes e compartimentos mitocondriais. No fígado, por exemplo, foi observado que cerca de 70% das proteínas mitocondriais estão localizadas na matriz, 21% na membrana interna, 6% na membrana externa e 6% no espaço intermembranar. As sentenças abaixo descrevem características de alguns desses componentes e compartimentos mitocondriais.

I. Contém uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas, incluindo aquelas necessárias à oxidação do piruvato e dos ácidos graxos e ao ciclo do ácido cítrico. Contém também várias cópias do DNA mitocondrial.

II. Contém proteínas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória.

III. Contém uma grande proteína formadora de canais (porina). Outras proteínas existentes neste componente incluem as enzimas envolvidas na síntese de lipídeos mitocondriais.

IV. É quimicamente equivalente ao citosol com respeito às pequenas moléculas que este contém.

Qual a sequência correta dos componentes/compartimentos descritos nas sentenças?

a) I – matriz mitocondrial, II – membrana externa, III – membrana interna, IV – espaço intermembranar.

b) I – espaço intermembranar, II – matriz mitocondrial, III – membrana externa, IV – membrana interna.

c) I – matriz mitocondrial, II – membrana interna, III – membrana externa, IV – espaço intermembranar.

d) I – espaço intermembranar, II – membrana interna, III – membrana externa, IV – matriz mitocondrial.

e) I – membrana externa, II – espaço intermembranar, III – membrana interna, IV matriz mitocondrial.

14. (UEM) A liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas compreende basicamente três fases: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01. Na cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, o NADH e o FADH2 funcionam como transportadores de íons H+.

02. A glicólise é um processo metabólico que só ocorre em condições aeróbicas, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbicos.

04. Nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citoplasma, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.

08. No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.

16. A utilização de O2 se dá no citoplasma, durante a glicólise.

Soma das alternativas corretas:

15. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo

O cardiologista John Kheir, do Hospital Infantil de Boston (EUA), liderou um estudo em que coelhos com a traqueia bloqueada sobreviveram por até 15 minutos sem respiração natural, apenas por meio de injeção de oxigênio na corrente sanguínea. A técnica poderá prevenir parada cardíaca e danos cerebrais induzidos pela privação de oxigênio, além de evitar a paralisia cerebral quando há comprometimento de oxigenação fetal.

(Revista Quanta, ano 2, n. 6, agosto e setembro de 2012. p. 19)

O oxigênioé usado no processo de respiração celular, sobre o qual foram feitas as seguintes afirmações:

I. O CO2 é liberado apenas durante a glicólise.

II. No ciclo de Krebs há formação de ATP.

III. O ciclo de Krebs ocorre nas cristas mitocondriais.

IV. O oxigênio é utilizado apenas na cadeia respiratória.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I, II e III.

b) I e II.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) III e IV.

16. (UFPR) A figura abaixo representa o transporte de elétrons (e) pela cadeia respiratória presente na membrana interna das mitocôndrias. Cada complexo possui metais que recebem e doam elétrons de acordo com seu potencial redox, na sequência descrita. Caso uma droga iniba o funcionamento do citocromo c (cit. c), como ficarão os estados redox dos componentes da cadeia?

16A

16B

17. (PUC-RIO) O cianureto é um veneno que mata em poucos minutos, sendo utilizado na condenação à morte na câmara de gás. Ele se combina de forma irreversível com pelo menos uma molécula envolvida na produção de ATP. Assim, ao se analisar uma célula de uma pessoa que tenha sido exposta ao cianureto, a maior parte do veneno será encontrada dentro de:

a) Retículo endoplasmático.

b) Peroxissomos.

c) Lisossomos.

d) Mitocôndria.

e) Complexo de Golgi.

18. (UEA)A respiração aeróbica pode ser dividida em três fases, denominadas glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.Quanto aos locais da célula onde essas fases ocorrem,pode-se afirmar que:

a) A glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.

b) Apenas a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem no interior das mitocôndrias.

c) Apenas o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.

d) Apenas a glicólise e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.

e) Apenas a cadeia respiratória ocorre no interior das mitocôndrias.

19. (UEM) Sobre o processo de respiração celular, assinale o que for correto.

01. Além da respiração celular, existem na natureza outros processos que permitem obter energia a partir de carboidratos. Um deles é a fermentação, processo mais eficiente do que a respiração celular, por produzir maior quantidade de ATP.

02. Uma das fases da respiração celular a partir da glicose é a glicólise, que ocorre no hialoplasma. Nessa fase, uma molécula de glicose transforma-se em duas moléculas de ácido pirúvico e dois ATP.

04. Havendo oxigênio em quantidade suficiente, as células musculares realizam o processo de respiração celular aeróbico; porém, em situações de atividade intensa, na falta de oxigênio, elas podem realizar quimiossíntese.

08. Na cadeia respiratória, ocorre transferência de hidrogênio de um componente para o outro, fazendo com que esses componentes percam energia gradativamente e possam, ao final da cadeia, combinar-se com o oxigênio, formando água e liberando grande quantidade de energia.

16. Existe relação entre respiração pulmonar e respiração celular, no sentido de que o gás carbônico capturado pela respiração pulmonar é levado até as células, as quais irão participar da respiração celular.

Soma das alternativas corretas:

20. (UFMS) Durante uma das etapas do processo da respiração aeróbia nos seres humanos, ocorre a formação de moléculas de acetil-coenzima A. Isso ocorre em nível celular:

a) Nos tilacoides.

b) No citoesqueleto.

c) Nos peroxissomos.

d) Nas mitocôndrias.

e) Na molécula de ATP.

GAB

 

 

Anúncios

Responses

  1. Bem agradeço tanto pelo vosso contributo no meu trabalho de investigação.

  2. Não entendi porque na 14 a 01 está correta, o NADH e o FADH2 não são transportadores de elétrons?

    • 14. (UEM) A liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas compreende basicamente três fases: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.
      01. Na cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, o NADH e o FADH2 funcionam como transportadores de íons H+.
      02. A glicólise é um processo metabólico que só ocorre em condições aeróbicas, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbicos.
      04. Nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citoplasma, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.
      08. No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.
      16. A utilização de O2 se dá no citoplasma, durante a glicólise.
      Soma das alternativas corretas:
      Lucas
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      – As moléculas de NADH e FADH2 são transportadoras de prótons (H+) e elétrons (e-).
      * NAD+ + H+ + 2 e- -> NADH (forma reduzida).
      * FAD + 2H+ + 2 e–> FADH2 (forma reduzida).
      Djalma Santos

  3. porque a 8 e D ?

    • Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“Cadeia respiratória – crista mitocondrial.”).
      JUSTIFICATIVA
      – Acoplada, bioquimicamente, ao ciclo de Krebs, encontra-se uma série de substâncias transportadoras de elétrons que constituem a chamada cadeia oxidativa (CADEIA RESPIRATÓRIA ou cadeia transportadora de elétrons), que ocorre nas CRISTAS MITOCONDRIAIS. Cada um dos pares de hidrogênio extraídos ao longo da glicólise, da descarboxilação do ácido pirúvico e do ciclo de Krebs, é levado à cadeia respiratória e, no último elo dessa cadeia, combina-se com o oxigênio, para formar a água que é liberada na respiração. À medida que os elétrons dos átomos de hidrogênio percorrem a cadeia oxidativa, “perdem” energia, gradualmente, que a célula utiliza para formar ATP, unindo grupos fosfatos às moléculas de ADP. A cadeia respiratória constitui-se de NAD, de FAD e de uma cadeia de citocromos (b, c, a e a3), como mostra o esquema contido na questão.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: