Publicado por: Djalma Santos | 8 de agosto de 2014

Testes de sistema nervoso (I)

01. (UFAL) Durante um ato-reflexo a medula espinal pode fazer o corpo responder a estímulos em uma velocidade surpreendente. Por exemplo, quando o médico testa os reflexos do paciente realizando um teste patelar, ou seja, batendo com um martelinho em seu joelho, é correto afirmar que:

01

1. A resposta ao estímulo ocorre de forma independente do encéfalo.

2. Um neurônio sensitivo e um neurônio motor participam da elaboração da resposta motora.

3. Um neurônio associativo faz a conexão entre o neurônio sensitivo e o neurônio motor durante a resposta motora.

Está (ão) correta (s) apenas:

a) 1.

b) 3.

c) 1 e 3.

d) 2 e 3.

e) 1 e 2.

02. (UFF) Um beijo estimula eventos fisiológicos importantes de origem involuntária como a vasodilatação. O sistema nervoso autônomo consiste em duas divisões que diferem anatômica e fisiologicamente: o simpático e o parassimpático. O beijo registrado por fotografia térmica infravermelha — técnica que capta as variações de calor e as traduz em distintas cores. O vermelho indica as áreas quentes (onde há mais sangue circulando). O azul, zonas frias.

02

O sistema simpático, no caso do beijo, será responsável pela:

a) Contração da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de noradrenalina.

b) Contração da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de acetilcolina.

c) Dilatação da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de acetilcolina e noradrenalina.

d) Contração da pupila, aceleração dos batimentos cardíacos e produção de adrenalina e noradrenalina.

e) Dilatação da pupila, aceleração dos batimentos cardíacos e produção de adrenalina e noradrenalina.

03. (IFB.) Leia o texto abaixo e responda esta questão

O guaraná é cultivado há centenas de anos na Amazônia Brasileira, na região próxima ao Rio Tapajós e Rio Madeira, que corresponde à terra ancestral dos índios Sateré-Mawé. Eles não cultivam o guaraná no senso clássico da palavra, seu sistema é mais bem descrito como “semi-domesticação”. Coletam as sementes que caem das árvores de guaraná na floresta, e as plantam nas clareiras, onde são aguadas pela chuva e precisam de cuidados mínimos. Quando amadurece, as flores dão lugar a cachos de frutas vermelhas, que se abrem levemente para revelar a semente preta na poupa branca. O guaraná é colhido imediatamente antes de amadurecer. O guaraná contém até 5% de cafeína e é rico em fósforo, potássio, tanino e vitaminas. O guaraná age sobre o sistema nervoso, ajudando a combater a fadiga, a estimular a atividade cerebral e a manter os níveis de energia durante atividades físicas intensas.

(http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/108/70/ Acesso em 10/09/07.)

O consumo humano do guaraná interfere em diferentes mecanismos fisiológicos da célula, como, por exemplo, na:

a) Transmissão de informação ao nível das conexões neuromusculares e interneuronais.

b) Ativação do DNA das células do músculo estriado, estimulando a síntese de actina e de miosina.

c) Estimulação das mitocôndrias, promovendo a aceleração do processo da respiração aeróbica.

d) Supressão do impulso nervoso, como um neurotransmissor depressivo pela presença da cafeína.

e) Inativação dos mecanismos de transcrição e de tradução das proteínas envolvidas nas sinapses químicas.

04. (FCM-PB) O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma um dos sistemas importantes na coordenação das funções dos diferentes órgãos: o sistema nervoso. Este é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Morfologicamente, os neurônios podem ter várias formas e tamanhos. Assinale a alternativa que classifica os tipos de neurônios presentes na figura abaixo:

04

a) I – neurônio multipolar, II – neurônio pseudounipolares, III – neurônio bipolar.

b) I – neurônio pseudounipolares, II – neurônio multipolar, III – neurônio bipolar.

c) I – neurônio bipolar, II – neurônio multipolar, III – neurônio pseudounipolares.

d) I – neurônio bipolar, II – neurônio pseudounipolares, III – neurônio multipolar.

e) I – neurônio multipolar, II – neurônio bipolar, III – neurônio pseudounipolares.

05. (UFAM) Os cientistas já identificaram várias substâncias que atuam como neurotransmissores. Entre esses conhecidos destacam-se:

a) Acetilcolina, tripsina, adrenalina, noradrenalina e secretina.

b) Gastrina, adrenalina, noradrenalina e serotonina.

c) Acetilcolina, ptialina, noradrenalina e serotonina.

d) Acetilcolina, adrenalina, pepsina e serotonina.

e) Acetilcolina, adrenalina, noradrenalina e serotonina.

06. (UNIFOR) Quando uma pessoa encosta a mão em uma chaleira com água fervente, ela reage imediatamente por meio de um ato reflexo. Nesse caso, o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para:

a) O encéfalo.

b) Os músculos flexores do braço.

c) A medula espinhal.

d) As terminações sensoriais de calor da mão.

e) As terminações sensoriais de dor da mão.

07. (UNIOESTE) Sobre o Sistema Nervoso, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que corresponda somente às afirmativas corretas.

I. Os neurônios durante o “repouso”, quando não estão transmitindo impulsos nervosos, apresentam a superfície interna da membrana plasmática negativa em relação ao exterior.

II. As células de Schwann e os oligodendrócitos são células gliais responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, respectivamente.

III. Nas sinapses químicas as células se comunicam entre si através de junções intramembranas (junções gap), permitindo a passagem do impulso nervoso diretamente de uma célula para outra.

IV. Na transmissão do impulso nervoso, os neurônios passam pela despolarização e repolarização, onde ocorre alteração da permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, respectivamente.

a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

08. (IFB) De um dia para outro, […] beber e dirigir virou crime. […] A margem de tolerância atual, 0,2 g/L, é tão baixa que, na prática, obriga o motorista à abstinência. Quando ingerida em excesso, a bebida alcoólica afeta praticamente todas as partes do organismo, a curto e em longo prazo. Veja como o álcool, em excesso, pode afetar uma das partes do corpo humano: “Dor de cabeça, insônia ou sonolência, tontura, alteração da fala, falta de coordenação, agressividade, depressão, alteração de humor e memória, medos inexplicáveis, nervosismo, epilepsia, demência, raciocínio mais lento, danos à visão, convulsões, alucinações, desorientação espacial e temporal, perda de consciência, anestesia, coma profundo e morte por parada respiratória.” Considerando-se as informações do texto que discriminam múltiplos efeitos do álcool sobre o organismo humano, o estado de um motorista alcoolizado, incapaz de controlar a direção do veículo, deve ser associado:

a) À deficiência do seu sistema imunológico, tornando o organismo extremamente vulnerável a infecções.

b) A interferências na transmissão do impulso nervoso afetando a consciência e comprometendo a coordenação motora.

c) À perda da propriedade da superfície muscular de produzir o neurotransmissor sináptico.

d) A uma estimulação intensiva da secreção de insulina, bloqueando o metabolismo energético com repercussões na produção de ATP.

e) Ao aumento da sensibilidade pelas radiações luminosas, o que amplia o potencial de percepção visual da retina, causando alucinações.

09. (UEPB) Um indivíduo sofreu uma queda e desmaiou, sendo socorrido e conduzido ao hospital onde foram feitos exames e o mesmo ficou sob observação. Após algum tempo despertou, afirmando que não estava enxergando. O médico explicou à família que o trauma deve ter atingido:

a) Os lobos temporais, situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, que controlam a visão.

b) Os lobos occipitais, situados na parte traseira da cabeça, que controlam a visão.

c) Os lobos parietais, localizados nas laterais superiores da cabeça, que controlam a visão.

d) O lobo frontal, localizado na porção anterior de cada hemisfério cerebral, que controla a visão.

e) Os lobos localizados na parte inferior do cérebro, responsáveis pela visão.

10. (UNINASSAU) O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma  os órgãos que participam da coordenação do  organismo. Sobre a morfologia e o funcionamento desse tecido, identifique a alternativa correta.

a) Os neurônios podem ser classificados em aferentes ou motores, eferentes ou sensoriais e associativos ou interneurônios.

b) A transmissão do impulso nervoso entre neurônios se dá através da sinapse. Nesta região, são liberados neurotransmissores guardados nas vesículas pré-sinápticas do axônio.

c) Além dos neurônios, outras células compõem o tecido nervoso, como: a micróglia, o oligodendrócito e o fibroblasto.

d) A transmissão do impulso nervoso ao longo do neurônio dá-se pela entrada de sódio e potássio na superfície interna da membrana, causando a despolarização.

e) A fibra nervosa responde a “lei do tudo ou nada”, onde a excitação vai aumentando de acordo com a intensidade do estímulo.

11. (PUC-RS) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma terceira pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em:

a) Noradrenalina.

b) Acetilcolina.

c) Serotonina.

d) Glicina.

e) Glutamato.

12. (FCM-PB) O sistema nervoso exerce sobre os movimentos respiratórios um controle involuntário. Assinale a alternativa correspondente à região em que esse controle rítmico da respiração é produzido pela atividade de neurônios inspiratórios e expiratórios:

a) Na região do hipotálamo apenas.

b) Na região do bulbo encefálico e da medula espinal.

c) Na região do córtex cerebral.

d) Na região do hipotálamo e córtex cerebral.

e) Na região do centro pneumático da ponte.

13. (IFB) Peptídeos são moléculas biológicas formadas por cadeias curtas de aminoácidos. Em animais e seres humanos alguns peptídeos, chamados neuropeptídeos, são liberados por neurônios e agem como neurotransmissores.

(Scientific American Brasil. set. 2007, p. 84).

A partir da análise do texto, é correto afirmar que esses peptídeos agem nos neurônios ao nível:

a) Do corpo celular, estimulando o núcleo a transcrever os genes desses neurotransmissores.

b) Das sinapses, permitindo a passagem de um impulso nervoso de um neurônio para outro.

c) Do axônio, permitindo a passagem do impulso.

d) Das terminações nervosas, aumentando as ramificações.

e) Dos dendritos, amplificando o impulso nervoso.

14. (MACKENZIE) Assinale a alternativa correta a respeito da célula representada abaixo.

14

a) A seta A indica os dendritos, responsáveis por emitir impulsos nervosos para outra célula.

b) A bainha de mielina está apontada pela seta C e tem como função acelerar a condução dos impulsos nervosos.

c) A estrutura D é mais abundante na substância cinza do sistema nervoso.

d) A seta B é o principal componente dos nervos.

e) Em E ocorre a produção dos neurotransmissores

15. (UFSC) A maioria das pessoas aceita sem embaraços os resultados da pesquisa científica experimental quando ela se aplica às outras partes do corpo: não nos sentimos incomodados, por exemplo, com o conhecimento de que o coração não é a sede das emoções. No entanto, a ideia de que a mente e a espiritualidade humanas se originam num órgão físico, o cérebro, parece nova e desconcertante para algumas pessoas. Elas acham difícil acreditar que o cérebro é um órgão computacional de processamento de informações cujo extraordinário poder resulta, não do seu mistério, mas de sua complexidade – da enorme quantidade, variedade e interatividade de suas células nervosas.

KANDEL, Eric R. Em busca da mente: o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. p. 23.

Analise as proposições abaixo e indique a soma da(s) correta(s).

01. O cérebro de um indivíduo adulto tem sua origem embrionária a partir da região posterior do tubo neural.

02. O cérebro possui áreas responsáveis por sensações, movimentos, enquanto que associações como, por exemplo, as lembranças são processadas no cerebelo.

04. Os gliócitos ou células gliais fazem parte do cérebro e são células responsáveis por dar sustentação e nutrir os neurônios.

08. A comunicação entre neurônios normalmente é feita através das sinapses químicas, as quais se caracterizam pela ausência de contato físico entre os neurônios envolvidos.

16. Nas sinapses químicas, ocorre a liberação de moléculas neurotransmissoras como, por exemplo, a adrenalina, a serotonina e a dopamina.

32. Substâncias químicas como os opiáceos e a nicotina, entre outros, não interferem nas sinapses químicas estabelecidas entre os neurônios.

Soma das alternativas corretas:

16. (UEA) Em uma sala de aula, um garoto espeta com um compasso o colega que senta à sua frente. A primeira reação da vítima foi dar um salto para frente. Em seguida, com os olhos já vermelhos de raiva, levantou-se e partiu para cima do brincalhão. Do texto é possível extrair exemplos de:

a) Ato reflexo, ações do sistema nervoso parassimpático e efeitos da adrenalina.

b) Arco reflexo, ações do sistema nervoso parassimpático e efeitos da adrenalina.

c) Ato reflexo, ações do sistema nervoso simpático e efeitos da adrenalina.

d) Arco e ato reflexo, ações do sistema nervoso simpático e efeitos da acetilcolina.

e) Ato reflexo, ações do sistema nervoso parassimpático e efeitos da acetilcolina.

17. (FCM-PB) “Crack” é uma droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio. Essa droga bloqueia a reabsorção da dopamina no mesencéfalo e no sistema límbico, aumentando o nível desse neurotransmissor e proporcionando sensação passageira de prazer. Com o uso, os neurotransmissores passam a produzir menos dopamina, diminuindo também o número de receptores para esse mensageiro (Linhares, 2006). O consumo dessa droga está levando milhares de jovens à dependência química, sem volta, uma vez que sua ação no cérebro altera a fisiologia das sinapses o que poderá acarretar ao seu usuário, paradas cardíacas, respiratórias e convulsões. Sobre as sinapses que ocorrem entre os neurônios podemos afirmar que elas podem ser classificadas morfologicamente como:

I. Axodendríticas: ocorrendo entre axônios e o corpo celular.

II. Axoaxônica: ocorrendo entre axônio e axônio.

III. Axossomática: ocorrendo entre axônio e o corpo celular.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a I está correta.

b) As alternativas I e III estão corretas.

c) Somente a II está correta.

d) Somente a III está correta.

e) As alternativas II e III estão corretas.

18. (UNICENTRO) O sistema nervoso surgiu a partir de uma propriedade fundamental da vida: a irritabilidade, ou seja, a capacidade de responder aos estímulos ambientais. O esquema básico do sistema nervoso dos vertebrados consiste em um cordão nervoso dorsal oco cuja extremidade anterior termina em uma grande massa ganglionar: o cérebro. Com relação ao sistema nervoso humano, considere as afirmativas a seguir.

I. Nervos raquidianos são aqueles que partem do encéfalo, conectando-o aos músculos, sendo constituintes do sistema nervoso central.

II. O cerebelo conecta-se ao córtex cerebral, ao tronco encefálico e à medula espinhal, coordenando os movimentos e orientando a postura corporal.

III. O hipotálamo está localizado sob o tálamo, sendo uma região importante no ajustamento do organismo às variações externas.

IV. Os gânglios do sistema nervoso periférico autônomo simpático ficam próximos da medula espinhal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

19. (PUC-PR) Fazer uso abusivo de uma substância é empregá-la em um padrão que viola as normas sociais ou legais (drogas ilícitas) adotadas pela sociedade em que o indivíduo vive… O uso abusivo de drogas pode levar a dependência, caracterizada pela dificuldade de autocontrole de administração e, frequentemente, tolerância e aparecimento de sintomas de abstinência quando se tenta interromper o uso. Pode ocorrer em diversos graus. Em casos mais intensos, é comum o emprego do termo “adicção”, derivado do inglês addiction. Esse termo seria equivalente ao “vício”, cuja conotação moral negativa determinou o abandono de seu emprego na área de saúde. A adicção se caracteriza pela vontade incontrolável de consumir a droga.

(GUIMARÃES, Francisco Silveira. Neurociência da mente e do comportamento. p. 337-338)

Sobre os mecanismos de ação das drogas sobre o sistema nervoso e suas implicações é correto afirmar:

a) O desejo compulsivo de consumir a droga caracteriza a dependência psicológica, causados por psicotrópicos como a maconha e a cocaína.

b) O uso contínuo de alguma droga poderá provocar o desenvolvimento de um estado no qual o organismo só funciona bem mediante a droga, isso é conhecido como dependência fisiológica, a retirada da droga nesse caso não gera a crise de abstinência.

c) As síndromes de abstinência são variáveis tanto em relação a intensidade quanto as manifestações. As drogas lícitas são denominadas dessa maneira pelo fato de não gerarem crise de abstinência.

d) A ação das drogas sobre o sistema nervoso sempre será agonista, ou seja, acelera a liberação de neurotransmissores dificultando a ação do sistema nervoso central.

e) O uso abusivo de drogas pode levar à dependência, que se caracteriza pela perda do autocontrole, levando a quebra de vínculos com familiares e amigos. A dependência pode ser psicológica e fisiológica em ambos os casos não é constatada à tolerância.

20. (UFSCar) Dentre os vários malefícios do consumo do álcool, um deles é a ataxia. As ataxias são lesões no cerebelo, que resultam na perda do controle:

a) Dos movimentos oculares.

b) Da temperatura corporal.

c) Dos batimentos cardíacos.

d) Do equilíbrio corporal.

e) Da deglutição.

21. (UFRN) O sistema nervoso é responsável pelo controle das funções fisiológicas necessárias a nossa sobrevivência. Nos vertebrados, esse sistema é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. São estruturas do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico, respectivamente:

a) Córtex cerebral e medula espinal.

b) Medula espinal e gânglios nervosos.

c) Gânglios nervosos e nervos.

d) Hipotálamo e córtex cerebral.

22. O veneno de algumas cobras peçonhentas brasileiras, como a cascavel (Crotalus) e a coral (Micrurus), tem ação neurotóxica, por impedir a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor, o que bloqueia a propagação de impulsos pelos neurônios, podendo levar à morte por insuficiência respiratória. Com base nos dados apresentados, pode-se concluir que os referidos venenos têm como ponto de ação:

a) As sinapses.

b) O corpo celular.

c) Os dendritos.

d) O estrato mielínico (bainha de mielina).

23. A figura a seguir representa, esquematicamente, os componentes do encéfalo humano.

23

Na embriologia humana, os folhetos dão origem secundária a tecidos, e estes, a órgãos, de modo que, no sistema nervoso, nódulos histológicos primários, originados de ectoderma, multiplicam-se, diferenciam-se e expandem-se no sentido ventridorsal e posteroanterior, para formar o sistema nervoso central. Com base nessas informações, em qual alternativa ocorre a ordem correta de formação embriológica?

a) Bulbo, medula, cerebelo e cérebro.

b) Medula, bulbo, cérebro e cerebelo.

c) Cérebro, cerebelo, bulbo e medula.

d) Medula, bulbo, cerebelo e cérebro.

e) Medula, cerebelo, cérebro e bulbo.

24. O que é mostrado na tira abaixo, de forma espirituosa, é conhecido em humanos por reflexo patelar, sendo testado por um médico ao bater com um martelo no joelho do paciente. Esse reflexo envolve:

24

a) Um neurônio sensitivo que leva o impulso até a medula espinhal, na qual se conecta com um neurônio motor, que conduz o impulso até o órgão efetuador.

b) Vários neurônios sensitivos, que levam o impulso até a medula espinhal, na qual fazem conexão com inúmeros neurônios, que levam o impulso até o órgão efetuador.

c) Um neurônio sensitivo, que leva o impulso até o lobo frontal do cérebro, no qual faz conexão com um neurônio motor, que conduz o impulso até o órgão efetuador.

d) Um neurônio sensitivo, vários neurônios medulares e um neurônio motor localizado no lobo frontal do cérebro.

e) Vários neurônios sensitivos localizados na medula espinhal, na qual se conectam com neurônios motores, que levam o impulso nervoso ao cérebro e, posteriormente, até o órgão efetuador.

25. (FCM-PB) O consumo de drogas, por exemplo, o “crack”, atua no cérebro, promovendo alterações na fisiologia das sinapses nervosas, podendo provocar paradas cardíacas e convulsões. Sobre as sinapses entre os neurônios, é falso afirmar que:

a) Quando a membrana do neurônio é atingida por um estimulo químico, elétrico ou mecânico, com um mínimo de intensidade, os canais que estavam fechados à passagem de íons sódio se abrem.

b) O fato dos mediadores químicos estarem acumulados só e somente só no final do axônio, a transmissão do impulso ocorre sempre do axônio de um neurônio para o axônio do neurônio seguinte.

c) Na sinapse existe em geral uma distancia entre as duas células envolvidas.

d) A passagem do impulso nervoso entre as membranas das células envolvidas se dá por substâncias químicas, conhecidas por neurotransmissores.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

26. (IFG) A respeito do funcionamento e da anatomia do sistema nervoso humano, analise cada afirmação a seguir:

I. As informações no sistema nervoso são transmitidas através das sinapses, união física entre dois ou mais neurônios.

II. Os mediadores químicos estão sempre armazenados no corpo celular dos neurônios.

III. A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso mais lenta nos neurônios.

IV. A transmissão dos impulsos ocorre devido à inversão de cargas iônicas na fibra nervosa.

V. A interrupção na produção de ATP pode comprometer a transmissão dos impulsos nervosos.

Estão corretas:

a) Somente as afirmações IV e V.

b) Somente as afirmações I e V.

c) Somente as afirmações I, IV e V.

d) Somente as afirmações I, III, IV e V.

e) Somente as afirmações II, III, IV e V.*

27. (UDESC) O tecido nervoso é um dos tecidos humanos que possuem células altamente especializadas. Na ausência dele não é possível comandar, de forma rápida e eficiente, várias partes do nosso organismo. Assinale a alternativa correta a respeito do tecido nervoso.

a) A função da bainha de mielina, no tecido nervoso, é bloquear a condução do impulso nervoso.

b) Os oligodendrócitos são células nervosas que se enrolam em vários axônios dos neurônios, formando e mantendo a bainha de mielina.

c) Os nódulos de Ranvier são estruturas de defesa do neurônio que se localizam no núcleo e no citoplasma dessa célula.

d) Os botões sinápticos são estruturas pós-sinápticas que se localizam no interior do corpo celular e sua função é fornecer sustentação e nutrição aos neurônios.

e) As células da glia identificam as mensagens químicas para serem transformadas em impulso nervoso.

28. (UPF) Observe a figura que representa o sistema nervoso.

28

A(s) estrutura(s) revestida(s) por meninges está(ao) representada(s) por:

a) I.

b) I e II.

c) I, II, III e IV.

d) II e III.

e) I, II, III, IV e V.

29. (FCM-PB) Imagine as seguintes situações:

I. Ao tomar uma injeção, com o braço distendido, uma pessoa ao receber a picada da agulha não demonstra nenhuma reação.

II. Uma pessoa apresenta uma doença degenerativa que provoca alteração no equilíbrio do corpo.

Podemos afirmar que os órgãos do sistema nervoso que controlam a primeira e a segunda reação foram respectivamente:

a) Cérebro e medula.

b) Cerebelo e córtex.

c) Medula e córtex.

d) Córtex e cérebro.

e) Cérebro e cerebelo.

30. (IFSul) Os neurônios são células especializadas na condução dos impulsos nervosos. Essas células apresentam uma parte mais volumosa, o corpo celular do neurônio, de onde partem inúmeros prolongamentos citoplasmáticos finos, as neurofibrilas. De acordo com o número e o arranjo de suas neurofibrilas, os neurônios podem ser classificados em três tipos básicos, conforme as afirmativas a seguir:

I. Neurônios multipolares ─ apresentam vários dendritos, geralmente ramificados.

II. Neurônios bipolares ─ apresentam um só dendrito, localizado em posição diametralmente oposta ao axônio.

III. Neurônios pseudounipolares ─ apresentam uma só microfibra que se divide em duas, uma correspondendo ao dendrito e outra ao axônio.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II, apenas.

b) I, III, apenas.

c) II, III, apenas.

d) I, II, III.

GAB

 

 

 


Responses

  1. Djalma, VC é fantástico.
    Obrigado
    Prof. Augusto


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: