Publicado por: Djalma Santos | 9 de setembro de 2014

Testes de sucessão ecológica (I)

01. (UPE) Um pesquisador levantou fotos antigas e atuais, entrevistou moradores, analisou imagens de satélites e visitou diversas áreas da Floresta Amazônica, procurando conhecer os diferentes estágios de sucessão em áreas degradadas e preservadas. Organizou as informações e propôs 3 etapas.

1ª ETAPA: ILUSTRAÇÃO DA DEGRADAÇÃO PROGRESSIVA

Fonte: Monitoramento da cobertura florestal da Amazônia

por satélites (2007-2008). http://www.obt.inpe.br/deter

2ª ETAPA: ATIVIDADE DEGRADADORA

I. Retirada de madeira e queimada.

II. Corte Raso.

III. Recorrência de queimada.

IV. Extração seletiva de Madeira.

3ª ETAPA: CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS DA SUCESSÃO

A. Área em processo inicial de sucessão, com poucas espécies e espaço para ser colonizado por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.

B. Permanência apenas das espécies do sub-bosque, com solo exposto para colonização por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.

C. Área com redução de espécies da comunidade clímax, estimulando a sucessão secundária a partir de árvores jovens que compõem o sub-bosque.

D. Estágio, no qual permanecem algumas poucas espécies da comunidade clímax, predominando espécies do sub-bosque.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre Ilustração, Atividade Degradadora e Características ecológicas da sucessão:

a) 1-I-A; 2-II-C; 3-III-B; 4-IV-D.

b) 1-IV-B; 2-II-A; 3-I-C; 4-III-D.

c) 1-III-B; 2-IV-A; 3-II-C; 4-I-D.

d) 1-I-D; 2-III-B; 3-IV-A; 4-II-C.

e) 1-IV-C; 2-I-D; 3-III-B; 4-II-A.

02. (UEM) Sobre o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que:

01. A produtividade primária líquida, que é alta nas fases iniciais da sucessão, diminui à medida que o clímax vai sendo atingido.

02. Não há modificações do ambiente durante o processo de sucessão, embora ocorram modificações nas espécies.

04. Cada comunidade que vai surgindo durante a sucessão recebe o nome de estágio seral, tornando-se mais complexa com o surgimento de novos nichos ecológicos.

08. Ocorrerá o processo de sucessão primária em uma área de cultura abandonada.

16. A biomassa total aumenta ao longo da sucessão e se estabiliza quando o clímax é atingido.

Soma das alternativas corretas:

03. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

Composição em espécies: muda rapidamente no início e mais lentamente nos estágios intermediários, mantendo-se praticamente constante no clímax. As espécies importantes nos estágios iniciais podem não ser importantes nem estar presentes no clímax.

Biomassa: aumenta, pois o número de indivíduos aumenta.

Diversidade de espécies: inicialmente é baixa, mas aumenta gradativamente. No clímax a diversidade é estável.

O texto se refere:

a) A uma teia alimentar dentro de uma comunidade biológica.

b) Às mudanças nas comunidades durante uma sucessão ecológica.

c) Aos níveis tróficos e ao fluxo de matéria em um ecossistema.

d) Ao processo de eutroficação (ou eutrofização) de um ecossistema.

04. (UERN) Acerca das sucessões ecológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Os conjuntos populacionais passam constantemente por alterações abruptas e descontínuas com o passar do tempo.

(  ) O fim da sucessão secundária sempre resulta em uma comunidade clímax composta pelas mesmas populações que existiam antes da derrubada.

(  ) A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão e maior que um.

(  ) A presença das espécies pioneiras facilita a retenção da umidade, diminui a temperatura da superfície e a protege contra a ação do vento.

(  ) A sucessão primaria tem inicio em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, comprometendo a estabilidade do estagio clímax da sucessão.

A sequência esta correta em:

a) F, F, F, V, V.

b) F, F, V, V, F.

c) V, F, F, V, F.

d) V, V, V, V, V.

05. (UFPI) Em uma estrada construída entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, uma rocha foi explodida e, com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por liquens, depois por musgos e finalmente por pteridófitas. Uma sucessão ecológica primária, como a descrita no exemplo acima, pode ser representada por:

a) Produtores, consumidores, decompositores.

b) Espécie pioneira, série, clímax.

c) Espécie pioneira, disclímax, série.

d) Série, espécie pioneira, biocenose.

e) Espécie pioneira, ecótono, clímax.

06. (UNISINOS) O Novo Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei 1.876/99) é uma proposta de reforma do atual Código Florestal Brasileiro (Lei Federal 4.771/65). Dentre os assuntos discutidos, a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) é um dos pontos mais polêmicos. A recuperação da vegetação nas APPs levará à retirada de fatores de perturbação dessas áreas (lavouras, gado etc.) e à consequente recuperação da área, que pode ocorrer, inclusive, por sucessão natural. Sobre o processo de sucessão ecológica na recuperação da vegetação nessas áreas, avalie as seguintes proposições.

I. Sucessão ecológica é a sequência de comunidades em um determinado ecossistema, que vai desde a colonização até a comunidade clímax.

II. Nas comunidades, ocorrem mudanças ordenadas e graduais, em que as primeiras plantas que se estabelecem são denominadas climáxicas, que são gradualmente substituídas por outras espécies até chegarem a uma comunidade pioneira.

III. Cada estágio sucessional é chamado de comunidade seral.

IV. A sucessão ecológica para quando uma comunidade seral alcança um equilíbrio entre seus fatores físicos e bióticos, sendo esse estágio chamado de comunidade clímax.

V. A comunidade pioneira mantém elevada diversidade de espécies e tende a persistir indefinidamente, exceto se ocorrerem novas perturbações.

Sobre as proposições acima, é correto afirmar que:

a) Apenas I e III estão corretas.

b) Apenas II e V estão corretas.

c) Apenas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas I, III e IV estão corretas.

e) Apenas I, III e V estão corretas.

07. (UEM) Analise as afirmativas sobre sucessão ecológica e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A sucessão ecológica é regulada pela comunidade biológica e também pelos fatores abióticos que podem limitar a extensão do desenvolvimento das espécies.

02. Ao longo do processo de sucessão, observa-se aumento na diversidade de espécies, aumento de nichos ecológicos e diminuição da produtividade primária líquida.

04. As espécies pioneiras são fundamentais para a sucessão, pois promovem alterações ambientais que propiciam o estabelecimento das comunidades intermediárias.

08. Os líquens são considerados indicadores de comunidades clímax, uma vez que necessitam de condições favoráveis, como sombra e umidade, para sobreviverem.

16. O processo de sucessão secundária ocorre logo após a sucessão primária e apresenta maior diversidade de espécies e de indivíduos.

Soma das alternativas corretas:

08. (IFMG) Em uma sucessão ecológica, uma comunidade pode se desenvolver gradualmente até atingir a maturidade, isto é, um equilíbrio relativo com as condições ambientais. Esse processo se inicia com a instalação de uma população pioneira que pode ser representada pelos líquens. Sobre esses seres vivos, é incorreto afirmar que:

a) São associações de mutualismo entre fungo e alga.

b) São bons indicadores de poluição ambiental.

c) Nessa relação a alga absorve água e sais minerais do solo, fornecendo-os aos fungos.

d) Na sucessão ecológica são capazes de modificar o ambiente e são substituídos por outras espécies de plantas e animais.

09. (UNIMONTES) Leia a notícia abaixo.

Incêndio na Serra do Curral destrói 40 hectares em 2 parques, diz fundação.

O incêndio na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que destruiu área de vegetação do Parque da Serra do Curral e do Parque das Mangabeiras, foi extinto, segundo o Corpo de Bombeiros e a Fundação de Parques Municipais. Nesta terça-feira, o diretor da fundação, Homero Brasil Filho, informou que a área queimada é de 40 hectares. O trabalho de combate às chamas foi encerrado por volta das 22h desta segunda-feira, segundo o Corpo de Bombeiros. A destruição foi maior no Parque da Serra do Curral, onde 30 hectares de vegetação foram queimados, de acordo com Filho. Já no Parque das Mangabeiras, dez hectares foram destruídos, conforme balanço da fundação. Os parques têm área total de 40 e 232 hectares, respectivamente, e ficam lado a lado.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/09/incendio-na-serra-do-curral-destroi-40-hectares-em-2-parques-diz-fundacao.html.

Com base no assunto abordado, na notícia e no processo de sucessão ecológica, é correto afirmar:

a) Todas as etapas que antecedem o estabelecimento de uma comunidade clímax deverão ocorrer nas áreas devastadas pelo fogo, a começar pela atividade regeneradora, promovida por líquens e musgos.

b) A área devastada sofrerá um processo de sucessão secundária, onde comunidades intermediárias terão importante papel nesse processo.

c) A recuperação das áreas degradadas pelo fogo será lenta, uma vez que não há resquícios da comunidade anterior.

d) A recuperação das áreas devastadas não será possível devido à extinção das comunidades pioneiras.

10. (UCS) A sucessão ecológica é o processo de colonização de um ambiente por seres vivos. Com o passar dos anos, os organismos que habitam um determinado local vão sendo substituídos por outros. São exemplos de espécies pioneiras em um processo de sucessão ecológica na superfície de uma rocha:

a) Líquens e briófitas.

b) Anelídeos e platelmintos.

c) Angiospermas e gimnospermas.

d) Pteridófitas e artrópodes.

e) Nematoides e insetos.

11. (CESGRANRIO) Uma preá que vivia à beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto. Suponhamos que um charco onde vivia a preá e os outros seres vivos da nossa história, com o decorrer dos tempos, vá lentamente se modificando. O espelho d’água diminua, pela progressiva invasão de novas plantas, assoreamento e a instalação de plantas mais duradouras; pelo surgimento de novos animais e desaparecimento de outros. O cenário se modifica. Este fenômeno denomina-se:

a) Comunidade clímax.

b) Comunidade em equilíbrio dinâmico.

c) Comunidade em equilíbrio estático.

d) Sucessão ecótona.

e) Sucessão ecológica.

12. (UEPG) A imagem abaixo representa um esquema de sucessão ecológica. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Fonte: Gowdak D, Mattos NS. Biologia: genética, evolução, ecologia.

Editora FTD, São Paulo, 1990

01. O estágio I indica a instalação de uma comunidade pioneira ou ecese.

02. Com o passar dos anos, as comunidades pioneiras modificam as condições locais, especialmente a fertilidade do solo, e novas espécies podem se instalar.

04. A velocidade em que as mudanças acontecem vai aumentar na medida em que as etapas da sucessão ecológica acontecem.

08. No estágio III, com o aumento de matéria orgânica no local, há o favorecimento e o desenvolvimento de vegetação de maior porte. A comunidade começa a ficar estável.

16. A comunidade que se estabelece ao final de toda a sucessão é chamada de ecótone.

Soma das alternativas corretas

13. (IFSul) Sucessão ecológica representa o processo de mudanças sucessivas nas comunidades que compõem um ecossistema. Durante esse processo, vários eventos ocorrem, ao longo da sucessão, até o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esses eventos, são feitas as seguintes afirmações:

I. A produtividade primária bruta aumenta no início do processo, depois se estabiliza.

II. A diversidade das espécies aumenta, assim como a biomassa, atingindo o máximo no clímax.

III. A reciclagem dos nutrientes aumenta no início do processo, tornando-se mais rápida.

IV. As cadeias alimentares tornam-se mais simples, pois aumenta o número de nichos ecológicos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, III e IV.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) I, II e IV.

14. (PUC-SP) Durante o processo de evolução de uma comunidade ou sucessão ecológica, não se observa:

a) Aumento de produtividade primária.

b) Aumento de taxa respiratória.

c) Aumento de complexidade de a cadeia alimentar.

d) Diminuição do fluxo de energia.

e) Diminuição da biomassa.

15. (UNIRIO) Uma região hostil, desabitada, com rochas nuas, que vai passando por mudanças gradativas, dando origem a comunidades mais complexas, favorecendo o desenvolvimento de plantas maiores e também o estabelecimento de animais maiores é um exemplo de:

a) Comunidade clímax.

b) Ecossistema complexo.

c) Nicho ecológico.

d) Competição ecológica.

e) Sucessão ecológica.

16. (FUVEST) Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:

I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.

II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

17. (UFC) No que se refere à sucessão ecológica, indique as afirmativas corretas.

01. Os organismos que conseguem suportar as duras condições para iniciar uma colonização caracterizam-se como as espécies pioneiras.

02. A sucessão ecológica envolve a evolução das comunidades ao longo do tempo, resultando em uma comunidade estável.

04. Durante a sucessão, embora ocorram modificações nas espécies, não há modificação do ambiente pelas comunidades que se sucedem no tempo.

08. O processo de sucessão termina quando se estabelece, na área, uma comunidade o mais estável possível.

16. A comunidade clímax se caracteriza quando a espécie que atingiu o ápice do seu desenvolvimento dá lugar, a seguir, a outra espécie.

32. Durante o processo de sucessão, observam-se: mudança nos tipos de plantas e animais, aumento da biomassa e aumento da estabilidade das comunidades.

64. À medida que ocorre a sucessão, dá-se uma diminuição na complexidade da comunidade, permitindo que se estabeleça um menor número de relações ecológicas.

Dê a soma das afirmativas corretas.

18. (UFV) Como se fossem organismos vivos, os ecossistemas naturais estão em constantes modificações. Do estágio jovem até a maturidade ou clímax, os ecossistemas sofrem profundas mudanças não somente na composição e diversidade de espécies, como também na sua biomassa e produtividade. Assim, do início da sucessão até o clímax da comunidade, não se observa proporcionalmente aumento da:

a) Taxa de respiração.

b) Diversidade de espécies.

c) Reciclagem de nutrientes.

d) Produtividade líquida.

e) Biomassa total.

19. (UECE) A sucessão ecológica compreende uma série de alterações no ecossistema, resultantes da ação contínua dos fatores ambientais sobre os organismos e da reação dos organismos sobre o ambiente em que vivem. Dessa forma, a comunidade pioneira evolui passo a passo, até que a velocidade do processo começa a diminuir gradativamente, chegando a um ponto de equilíbrio, quando a comunidade passa a ser denominada clímax. Nesse contexto, pode-se afirmar corretamente que a estabilidade das comunidades clímax ocorre devido à(ao):

a) Aumento da variedade de espécies e da complexidade das relações alimentares.

b) Diminuição do número de espécies e à simplificação das relações alimentares.

c) Manutenção do número de espécies e, consequentemente, à estabilidade das relações alimentares.

d) Introdução de novas espécies e ao incremento da complexidade das relações alimentares.

20. (UERN) Podemos caracterizar uma sucessão ecológica como uma substituição lenta e gradual da dominância de uma comunidade sobre outra. A sucessão ecológica permite a formação de uma comunidade clímax, atinge a estabilidade e dificilmente sofre alterações significativas em sua estrutura. As espécies que iniciam o processo de sucessão são denominadas espécies pioneiras. Ao longo da sucessão, ocorrem mudanças na estrutura das comunidades. A sucessão pode ser classificada como primaria quando tem inicio em ambientes que nunca foram habitados anteriormente. A sucessão secundaria e caracterizada por ter inicio em ambientes que já foram habitados, cujas comunidades sofreram grandes perturbações, o que comprometeu o equilíbrio da comunidade clímax. Podemos citar como exemplo de sucessão secundaria o repovoa mento natural de uma área agrícola que foi abandonada. Durante a sucessão, as comunidades que se instalam sofrem mudanças em sua estrutura. Na tabela a seguir estão listadas algumas dessas mudanças. Observe:

20

Analisando a tabela e utilizando conhecimentos prévios de ecologia, pode-se concluir que há um erro no seguinte item dessa tabela:

a) O comportamento da diversidade esta correto, pois a comunidade pioneira tem poucas espécies.

b) O comportamento da biomassa total esta correto, pois com o aumento da diversidade de espécies haverá aumento populacional e consequente aumento da biomassa.

c) A relação produção/consumo esta incorreta, pois ela será maior do que 1 no inicio da sucessão e não menor.

d) O comportamento da teia alimentar está correto, pois com o aumento da diversidade de espécies haverá maior complexidade nas relações tróficas.

21. (PUC-SP) Considere os itens abaixo:

I. Biomassa.

II. Biodiversidade.

III. Tipos de relações ecológicas.

Ao longo do processo de sucessão ecológica constata-se:

a) Aumento de I, II e III.

b) Aumento de I e II e diminuição de III.

c) Aumento de I e III e diminuição de II.

d) Aumento de I e diminuição de II e III.

e) Diminuição de I, II e III.

22. (UEPG) Os ecossistemas naturais estão em constante modificação. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o nome que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema. Sobre esse fenômeno, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Como características marcantes ao longo da sucessão pode-se verificar que o tamanho dos indivíduos tende a aumentar e a diversidade das espécies a diminuir.

1  1 – Ao longo da sucessão, a produtividade primária bruta aumenta gradativamente e a razão fotossíntese/respiração é F>R, destacando-se que a conservação dos nutrientes no ecossistema diminui.

2  2 – Quanto mais diversificados os componentes vivos, maior a probabilidade de que uma mudança numa das condições possa afetar negativamente o ecossistema como um todo.

3  3 – A complexidade das cadeias alimentares tendem a aumentar, quando se avança em direção à comunidade clímax. Já a produtividade líquida da comunidade, ou seja, o que sobra da matéria orgânica feita por fotossíntese, diminui.

4 4 – A grande estabilidade das comunidades clímax deve-se principalmente a sua grande diversidade de espécies. Quanto mais complexo o ecossistema, mais complexas serão as relações dentro dele, já que há maior número de nichos ecológicos disponíveis. Quanto mais nichos, mais diversificadas serão a flora e a fauna.

23. (UFES) Na superfície de uma rocha originalmente desabitada, instalam-se alguns indivíduos de uma espécie. A espécie encontra, nessa superfície, as condições ideais para sua sobrevivência. Com o passar do tempo e das gerações, esses organismos alteram as condições daquele ambiente e favorecem a instalação de outras espécies. Esse processo se repete ao longo do tempo, de tal maneira que a comunidade se altera até chegar a um estágio onde a composição da comunidade tende a se estabilizar. A situação descrita caracteriza um evento ecológico conhecido como:

a) Evolução ecológica.

b) Sucessão primária.

c) Adaptação.

d) Sucessão secundária.

e) Interação interespecífica.

24. (UFMT) As colônias de liquens rupestres, ao se inserirem nas fendas das rochas, constituem:

a) Uma sucessão secundária.

b) Fase intermediária da sucessão secundária.

c) Fase clímax da sucessão primária.

d) fase inicial de uma sucessão primária.

e) Uma comunidade final de sucessão secundária.

25. (UFPA) Comunidade clímax:

a) É a que inicia uma áreas despovoada, em que nunca houve vida ou na qual os organismos vivos preexistentes tenham sido totalmente destruído.

b) É aquela que é capaz de perdurar indefinidamente, enquanto perdurarem aquelas condições ambientais nas quais se originou pelo fenômeno de sucessão ecológica.

c) É aquela que, pelo fenômeno da sucessão ecológica, se estabelece numa área em que a comunidade anterior foi praticamente destruída. É substituída em intervalos de tempo bastante curtos.

d) É aquela que, numa determinada região, sob as mesmas condições climáticas gerais, vai se modificando, lenta e progressivamente, até tornar-se totalmente diferente.

26. (FATEC-SP) Dadas as afirmações relativas à sucessão ecológica:

I. Há mudança nos tipos de plantas e animais.

II. Há aumento de biomassa da comunidade.

III. Há aumento do número de espécies diferentes na região.

IV. Há maior homeostase.

Assinale:

a) Se todas as afirmações estiverem corretas.

b) Se apenas um das afirmações estiver correta.

c) Se apenas duas das afirmações estiverem corretas.

d) Se apenas três das afirmações estiverem corretas.

e) Se todas as afirmações estiverem corretas.

27. (UEM) As matas brasileiras, periodicamente, sofrem incêndios. Com o passar do tempo, desde que novas perturbações não ocorram, observa-se a regeneração da parte degradada que, em geral, inicia-se com espécies herbáceas, como várias espécies de gramíneas, e completa-se com o desenvolvimento de arbustos e de árvores, em decorrência de um processo conhecido como sucessão ecológica. Baseando-se no exemplo dado e nas características do processo de sucessão, assinale o que for correto.

01. A sucessão que ocorre em matas, após um incêndio, é um exemplo de sucessão secundária.

02. A sucessão secundária caracteriza-se, desde o início do processo, pela presença de condições favoráveis ao desenvolvimento dos organismos, como a disponibilidade de nutrientes.

04. As espécies de gramíneas que colonizam o solo no início do processo de sucessão são consideradas espécies pioneiras.

08. Durante a sucessão, ocorre aumento na biomassa dos organismos; mas as espécies, em números bastante reduzidos, permanecem as mesmas.

16. Em decorrência do aparecimento de novos nichos ecológicos, ocorre aumento na complexidade das cadeias alimentares da comunidade em evolução.

32. A sucessão ecológica somente acontece após a alteração nas características do solo e do clima, decorrentes da interferência humana.

64. Não são conhecidas informações a respeito da ocorrência de sucessão em ambientes que nunca foram habitados.

Soma das alternativas corretas:

28. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre sucessão ecológica.

I. Quando uma comunidade atinge o estágio clímax, a teia alimentar torna-se mais complexa.

II. A composição das espécies tende a permanecer constante ao longo da sucessão.

III. Os diferentes organismos dos estágios serais ocasionam modificações nas condições ambientais locais.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

29. (UEPB) A sucessão ecológica é uma sequência de alterações da composição das comunidades, culminando com a formação de uma comunidade relativamente estável, em equilíbrio com o ambiente. Em se tratando da sucessão ecológica, é correto afirmar:

a) No decorrer de uma sucessão ecológica, ocorre diminuição no número de nichos ecológicos disponíveis.

b) À medida que ocorre a sucessão, dá-se uma diminuição na complexidade da comunidade, permitindo que se estabeleça um menor número de relações ecológicas.

c) A composição das espécies tende a manter-se constante ao longo da sucessão ecológica.

d) A sucessão ecológica é um processo direcional e previsível.

e) A sucessão ecológica começa com o estabelecimento de uma comunidade clímax.

30. (FATEC-SP) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecologia. Assina a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos.

a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica a aumento da biomassa.

b) O aumento da biodiversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.

c) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.

d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.

e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

 gab

 

Anúncios

Responses

  1. na verdade fala que é maior que um e não igual a um*

    • 04. (UERN) Acerca das sucessões ecológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
      ( ) Os conjuntos populacionais passam constantemente por alterações abruptas e descontínuas com o passar do tempo.
      ( ) O fim da sucessão secundária sempre resulta em uma comunidade clímax composta pelas mesmas populações que existiam antes da derrubada.
      ( ) A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão e maior que um.
      ( ) A presença das espécies pioneiras facilita a retenção da umidade, diminui a temperatura da superfície e a protege contra a ação do vento.
      ( ) A sucessão primaria tem inicio em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, comprometendo a estabilidade do estagio clímax da sucessão.
      A sequência esta correta em:
      a) F, F, F, V, V.
      b) F, F, V, V, F.*
      c) V, F, F, V, F.
      d) V, V, V, V, V.
      Prezado Eder
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      04. (UERN) Acerca das sucessões ecológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
      ( ) Os conjuntos populacionais passam constantemente por alterações abruptas e descontínuas com o passar do tempo.
      ( ) O fim da sucessão secundária sempre resulta em uma comunidade clímax composta pelas mesmas populações que existiam antes da derrubada.
      ( ) A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão e maior que um.
      ( ) A presença das espécies pioneiras facilita a retenção da umidade, diminui a temperatura da superfície e a protege contra a ação do vento.
      ( ) A sucessão primaria tem inicio em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, comprometendo a estabilidade do estagio clímax da sucessão.
      A sequência esta correta em:
      a) F, F, F, V, V.
      b) F, F, V, V, F.
      c) V, F, F, V, F.
      d) V, V, V, V, V.
      SEQUÊNCIA CORRETA: B (“F, F, V, V, F.”).
      – A terceira proposição (“A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão e maior que um.”) está, realmente correta.
      – Atente que a proposição se refere a um ecossistema em sucessão e não à comunidade clímax.
      – RELAÇÃO: PRODUÇÃO BRUTA/RESPIRAÇÃO
      * Nos estágios iniciais, é maior que 1.
      COMPLEMENTO
      SUCESSÃO ECOLÓGICA (ALGUMAS CONSIDERAÇÕES)
      A exemplo dos seres vivos, que passam por grandes modificações desde a sua juventude até a maturidade, os ecossistemas também sofrem transformações. Dessa forma, as diversas comunidades vão se sucedendo até que se atinja um estágio de relativa estabilidade, conhecido como comunidade clímax. A comunidade clímax é, portanto, aquela que atingiu o desenvolvimento máximo compatível com as condições físicas do ecossistema a que pertence. A comunidade que primeiro se instala na sucessão é chamada comunidade pioneira, e as comunidades que se instalam em seguida são chamadas seres ou séries. A comunidade clímax apresenta uma grande diversidade de espécie, um grande número de seres vivos e uma elevada biomassa, sendo a que possui maior número de nichos ecológicos. Nela, é atingida uma alta estabilidade (homeostase), capaz de responder, dentro de certos limites e rapidamente, às flutuações do ambiente.
      – Sugiro que você faça uma revisão acerca das principais mudanças que ocorrem num ecossistema durante a sucessão ecológica:
      I. Composição em espécies.
      II. Diversidade em espécies.
      III. Teia alimentar.
      IV. Produtividade primária bruta.
      V. Biomassa total.
      VI. Respiração da comunidade,
      VII. Produtividade líquida (produção bruta – respiração).
      VIII. Relação: produção bruta/respiração.
      IX. Razão entre a fotossíntese e a respiração.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. como assim a oitava é letra c???? os líquens Só aparecem em lugares sem poluição. não deveria ser a letra b? já que ele quer a incorreta!

    • 08. (IFMG) Em uma sucessão ecológica, uma comunidade pode se desenvolver gradualmente até atingir a maturidade, isto é, um equilíbrio relativo com as condições ambientais. Esse processo se inicia com a instalação de uma população pioneira que pode ser representada pelos líquens. Sobre esses seres vivos, é incorreto afirmar que:
      a) São associações de mutualismo entre fungo e alga.
      b) São bons indicadores de poluição ambiental.
      c) Nessa relação a alga absorve água e sais minerais do solo, fornecendo-os aos fungos.
      d) Na sucessão ecológica são capazes de modificar o ambiente e são substituídos por outras espécies de plantas e animais.
      Cara Bruna
      Veja, abaixo, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA INCORRETA: C (“Nessa relação a alga absorve água e sais minerais do solo, fornecendo-os aos fungos.”).
      JUSTIFIFICATIVA
      LIQUENS
      Associação mutualista entre fungos, principalmente ascomicetos, e certos gêneros de algas verdes ou de cianobactérias. Nessa associação, AS ALGAS E AS CIANOBACTÉRIAS REALIZAM A FOTOSSÍNTESE, PRODUZINDO MATÉRIA ORGÂNICA, QUE SERVE DE ALIMENTO PARA SI MESMA E PARA OS FUNGOS. ESTES, por sua vez, protegem as algas e as cianobactérias, bem como ABSORVEM DO MEIO, ÁGUA E SAIS MINERAIS, através das hifas, criando condições para que elas realizem fotossíntese. Embora sejam resistentes, dentro de certos limites, às variações de temperatura, os liquens são muito sensíveis à poluição do ar. Em ambientes poluídos, a maioria desaparece, e os sobreviventes FUNCIONAM COMO INDICADORES DA POLUIÇÃO AMBIENTAL ao serem analisados.
      Atente para os trechos grifados, contidos na descrição acima.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: