Publicado por: Djalma Santos | 12 de outubro de 2014

Testes sobre cadeias e teias alimentares (II)

01. (UCS) Nas angiospermas, os grãos de pólen provenientes das flores masculinas são conduzidos até as femininas para que ocorra a fecundação, processo chamado de polinização. Recentemente, estudos têm mostrado que doenças provenientes de abelhas domesticadas podem estar sendo transmitidas para as abelhas selvagens, o que prejudica o processo de polinização executado por esses insetos selvagens. O processo de polinização executado pelas abelhas e por outros insetos é chamado de __________ e a morte desses agentes polinizadores consequentemente poderá causar a perda dos __________ na cadeia alimentar. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.

a) abiótico – consumidores primários

b) hidrofilia – consumidores secundários

c) anemofilia – decompositores

d) entomofilia – produtores

e) ornitofilia – consumidores

02. (IFSul) Os ecologistas utilizam o termo cadeia alimentar para se referir à sequência em que se alimentam os seres de uma comunidade. Essa transferência de energia é sempre unidirecional. Considerando esse contexto, afirma-se que:

a) Os organismos que têm alimentação variada em uma cadeia alimentar são chamados de onívoros.

b) A energia em uma cadeia alimentar, transferida até o último nível trófico, tem origem nos consumidores primários.

c) A quantidade de energia transferida é sempre maior que a do nível anterior.

d) As substâncias orgânicas, como água e sais minerais são as principais fontes de energia em uma cadeia alimentar.

03. (UEPG) Com relação à energia e matéria nos ecossistemas, assinale o que for correto.

01. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional. Tem início com a captação de energia luminosa pelos produtores e termina com a ação dos decompositores.

02. A energia luminosa captada por algas, plantas e bactérias fotossintetizantes é utilizada na produção de substâncias orgânicas, nas quais fica armazenada com energia potencial química.

04. Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos. Eles atuam na conversão da matéria orgânica contida nos cadáveres, restos de organismos e nas excretas em átomos de elementos químicos, que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.,

08. Um animal que se alimenta de organismo produtor é considerado um consumidor primário e constitui o segundo nível trófico.

16. Toda a energia luminosa proveniente do Sol que chega ao ecossistema é captada e convertida em compostos orgânicos pelos produtores.

Soma das alternativas corretas:

04. (PUC-SP) Ao longo de teias alimentares, a energia captada pelos seres vivos é obtida a partir das moléculas orgânicas por eles sintetizadas ou ingeridas e assimiladas. Nesse caso, a quantidade de energia disponível nos níveis tróficos é maior nos:

a) Produtores.

b) Consumidores primários.

c) Consumidores secundários.

d) Consumidores terciários.

e) Decompositores.

05. (PUC-CAMPINAS) Em determinada área de uma reserva ecológica da África os produtores servem de alimento para antílopes, que são caçados por leões. A população de antílopes diminui acentuadamente quando infestada por certo parasita. Essa diminuição terá como consequência imediata:

a) O crescimento da população de leões e a diminuição da população de produtores.

b) O crescimento da população de produtores e a diminuição da população de leões.

c) A diminuição da população de produtores e a manutenção da população de leões.

d) O crescimento da população de produtores e a manutenção da população de leões.

e) A manutenção das populações de produtores e de leões.

06. (UniEvangélica-Anápolis) Analise a figura e leia o texto a seguir.

06

Disponível em: <http:// http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/cadeia>.

Acesso em: 29 set. 2013.

Grande parte da matéria que os gafanhotos receberam das plantas que comeram, ao longo de sua vida, foi consumida na sua respiração, que os mantiveram vivos. Para os sapos, portanto, sobra apenas a energia contida no corpo dos gafanhotos, naquele instante em que são predados. A mesma coisa ocorre na relação alimentar entre sapos e cobras. De acordo com as informações contidas no texto e na figura, verifica-se que:

a) O nicho ecológico representa todas as condições físicas, químicas e biológicas necessárias a uma espécie para a sua sobrevivência, crescimento e reprodução.

b) Em uma cadeia alimentar, uma mesma espécie pode ocupar ao mesmo tempo níveis tróficos diferentes, em função do alimento que ela ingere.

c) Quase sempre a massa dos produtores é maior que a dos consumidores. Às vezes, no entanto, uma pirâmide de massa pode apresentar-se invertida.

d) Nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que está sendo transferida de um nível trófico para outro.

07. (UEM) A análise de conteúdos estomacais de espécies de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná permite verificar que a maioria delas apresenta grande adaptabilidade trófica, pela capacidade de incorporarem, em suas dietas, diferentes recursos alimentares. As principais fontes de alimento registradas são os microcrustáceos, os moluscos, os insetos (aquáticos e terrestres), os protozoários, os rotíferos, os nematoides, os peixes, as algas unicelulares e filamentosas, os vegetais superiores, os detritos e o sedimento. Considerando conceitos básicos de ecologia e as informações citadas, assinale o que for correto.

01. Todos os organismos citados no enunciado da questão constituem a população da planície de inundação.

02. Nesse ecossistema, as algas e os vegetais superiores são organismos autótrofos e os peixes são organismos heterótrofos.

04. Considerando as diferentes fontes de alimentos registradas, algumas espécies de peixes podem ser classificadas como consumidoras primárias e outras como consumidoras secundárias.

08. Considerando que algumas espécies de peixes se alimentam de detritos, esses organismos podem ser classificados como decompositores.

16. As informações citadas no enunciado da questão são suficientes para a proposição de uma teia alimentar para a planície de inundação do alto rio Paraná.

32. Todas as espécies de peixes da planície de inundação ocupam o mesmo habitat e, portanto, o mesmo nicho ecológico.

64. Todos os organismos citados no enunciado, ao morrerem, poderão sofrer a ação de decompositores, constituindo parte do detrito utilizado pelas espécies detritívoras.

Soma das alternativas corretas:

08. O equilíbrio biológico de uma comunidade depende da proporção existente entre produtores, consumidores e predadores. Considerando-se que eles sejam assim representados:

I. Produtores

II. Herbívoros

III. Carnívoros

e que haja relacionamento entre eles, pode-se afirmar que:

a) Se I diminuir, II e III aumentarão.

b) Se II diminuir, I aumentará e III diminuirá.

c) Se I e II aumentarem, III diminuirá.

d) Se III aumentar, I e II diminuirão.

e) Se III aumentar, I e II aumentarão.

09. O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia.

09

A largura de cada nível dessa pirâmide, quando analisada de baixo para cima, representa:

a) A quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.

b) O número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.

c) O tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.

d) A quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.

e) A produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.

10. (PUC-MG) O fluxo de energia em uma cadeia ecológica é:

a) Bidirecional, fluindo tanto do início para o final, quanto do final para o início da cadeia.

b) Bidirecional, sendo constante ao longo de toda a cadeia ecológica.

c) Unidirecional, diminuindo paulatinamente do início para o final da cadeia.

d) Unidirecional, aumentando paulatinamente do início para o final da cadeia.

e) Pode ser bidirecional ou unidirecional, dependendo dos componentes envolvidos na cadeia.

11. (URCA) Analise o esquema representativo de a teia alimentar que mostra as relações interespecíficas de uma comunidade que ocorre em vários ecossistemas. No caso da retirada dos consumidores secundários, espera-se inicialmente que a população de:

11

a) Consumidores primários diminuam.

b) Consumidores terciários aumentem.

c) Produtores diminuam.

d) Consumidores quartanários aumentem.

e) Decompositores diminuam.

12. (FPS) Na teia alimentar abaixo, qual dos elementos que a constituem tem acesso a menor quantidade de energia?

12

a) Milho.

b) Piolho.

c) Galinha.

d) Porco.

e) Homem.

13. (IFSC) As pirâmides de biomassa representam a matéria acumulada nos seres vivos em cada nível trófico da cadeia alimentar. As duas pirâmides ecológicas representadas abaixo (figuras a e b) foram obtidas através de uma amostragem pontual, isto é, obtidas durante um breve período de tempo.

13

De acordo com conceitos ecológicos, assinale a soma da(s) proposição (ões) correta(s).

01. Na pirâmide (a) a biomassa diminui a cada nível trófico. Isto ocorre porque a energia é progressivamente perdida ao longo da cadeia alimentar.

02. A pirâmide (b) aparece invertida devido à amostragem pontual não considerar a alta taxa de renovação do fitoplâncton. Dessa forma, uma análise de longo prazo revelaria uma maior biomassa de fitoplâncton.

04. A contaminação da natureza com toxinas como o DDT pode comprometer a saúde dos seres vivos. Em geral os organismos produtores são os mais afetados devido ao processo de acúmulo conhecido como ampliação biológica.

08. A pirâmide (b) não pode existir, pois a biomassa de fitoplâncton não pode sustentar uma biomassa maior de zooplâncton.

16. A matéria pode ser transmitida ao longo da cadeia alimentar e retornar ao meio abiótico através da ação de organismos decompositores. Dessa forma, o trajeto da matéria nos ecossistemas é cíclico.

Soma das alternativas corretas:

14. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO) Após um longo período realizando um trabalho na faculdade, um estudante chega em sua casa com muita fome e coloca alguns alimentos no seu prato. Além do tradicional arroz e feijão, não podem faltar a carne, o omelete e a salada. Em relação ao fluxo de energia ao longo de uma cadeia alimentar, o estudante consegue obter mais energia quando ingere:

a) Carne e omelete, porque são provenientes de consumidores primários, nível trófico que armazena mais energia que os produtores.

b) Carne e arroz, porque são ricos em carboidratos e proteínas, que são substâncias que armazenam muita energia.

c) Feijão e carne, porque apresentam muito ferro que irá compor a molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de gás oxigênio.

d) Salada, arroz e feijão, porque são os produtores da cadeia alimentar e contêm mais energia armazenada em seus tecidos.

e) Carne, omelete e feijão, porque possuem maior quantidade de carboidratos, que são moléculas orgânicas com muitas ligações químicas.

15. (UPF) Para responder esta questão, observe a figura abaixo.

15

Com relação à energia na teia alimentar neste ecossistema, pode-se afirmar:

I. Aumenta gradualmente dos produtores aos consumidores finais.

II. Toda energia captada pelas algas e plantas volta para o meio físico antes de ser utilizada pelos consumidores de maior ordem.

III. O potencial energético não sofre alterações nos diferentes níveis tróficos da teia.

IV. As algas e as plantas captam a luz solar, que é armazenada como energia química em moléculas orgânicas.

V. Os animais herbívoros e carnívoros, nos processos metabólicos, transformam as moléculas orgânicas em energia.

Estão corretas:

a) II, III e V.

b) IV e V.

c) I e III.

d) III e IV.

e) I, II, III, IV e V.

16. (IFSul) A vida na Terra depende inteiramente da energia que vem do Sol. Portanto, os ecossistemas são unidades biológicas mantidas a luz solar. Com relação ao fluxo de energia e matéria nos ecossistemas, são feitas as afirmativas:

I. Os decompositores recebem energia de todos os níveis tróficos do ecossistema.

II. Nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de um nível trófico para outro.

III. Os organismos fotossintetizantes – no caso, a maioria dos produtores – são o elo inicial na transferência de energia entre os níveis tróficos.

IV. Na transferência de energia de um nível trófico para outro, ocorrem perdas energéticas por respiração, excreção e morte de parte dos organismos.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

17. (UNIFOR) Com relação ao esquema abaixo, que mostra as relações tróficas numa região podemos afirmar corretamente:

17

I   II

0  0 – Não há consumidor exclusivo de terceira ordem.

1  1 – Só há dois consumidores primários.

2  2 – Só há um animal que ocupa três níveis tróficos.

3  3 – Só há um animal que ocupa quatro níveis tróficos.

4  4 – Os consumidores secundários  exclusivos  são a cobra, o sapo e o gavião.

18Numa lagoa são lançadas substâncias não biodegradáveis que se acumulam nos tecidos dos organismos que aí vivem. Espera-se encontrar maior concentração dessas substâncias:

a) No fitoplâncton e nas plantas submersas.

b) Nos moluscos filtradores.

c) Nos peixes herbívoros.

d) Nos peixes carnívoros.

e) Aas aves piscívoras.

19. (UNIFESP) A figura esquematiza o fluxo de energia através de um ecossistema. Esse fluxo é mediado por processos fisiológicos nos organismos.

19

Os retângulos representam grupos de organismos e as flechas, o fluxo de energia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os fluxos aos processos ocorrentes nos organismos e representados por X, Y e Z.

a) X: excreção; Y: respiração; Z: digestão.

b) X: respiração; Y: digestão; Z: excreção.

c) X: respiração; Y: excreção; Z: digestão.

d) X: excreção; Y: digestão; Z: respiração.

e) X: digestão; Y: respiração; Z: excreção.

20. (UNIJUI-RS) A reciclagem dos nutrientes é importante para:

a) Que os organismos consigam manter seu potencial biótico.

b) Que os organismos consigam manter sua atividade social.

c) Evitar que terminem as reservas de nutrientes.

d) Recompor a homeostase hidrológica.

e) Devolver a energia para o sol.

21. (PUC-CAMPINAS) Considere:

I. Maior acúmulo de energia.

II. Maior biomassa.

III. Maior número de indivíduos.

Nos primeiros níveis tróficos de um ecossistema no qual os produtores são gramíneas:

a) Ocorre somente I.

b) Ocorrem somente I e II.

c) Ocorrem somente I e III.

d) Ocorrem somente II e III.

e) Ocorrem I, II e III.

22. (UFSCAR) Pode-se afirmar que fitoplâncton:

a) É constituído por organismos heterótrofos.

b) Representa a comunidade dos produtores do plâncton.

c) Não depende da presença de luz para se desenvolver.

d) Representa a comunidade dos consumidores do plâncton.

e) É representado por organismos que se deslocam ativamente na água.

23. (UEM) Sobre o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas, assinale o que for correto.

01. Um banco de coral reúne uma comunidade de seres marinhos, na qual energia e matéria fluem entre os níveis tróficos.

02. A transferência de energia ao longo das cadeias alimentares é unidirecional. A energia é gradualmente dissipada ao passar pelos níveis tróficos.

04. Em uma cadeia alimentar, os herbívoros (consumidores primários) têm a sua disposição toda a energia originalmente armazenada nas substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese.

08. A produtividade primária líquida é relativamente maior em uma floresta do que no ambiente marinho, porque as árvores crescem lentamente e acumulam muita matéria orgânica em seus troncos.

16. As pirâmides ecológicas constituem maneiras de expressar, graficamente, a estrutura dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar, em termos de energia, biomassa e número de indivíduos.

Soma das alternativas corretas:

24. Em um curso d¢água, a partir da nascente, observou-se de início a proliferação de algas microscópicas. Constatou-se a seguir o aparecimento de uma população de protozoários que se alimentavam de algas. Isso propiciou o subsequente desenvolvimento de pequenos crustáceos capazes de ingerir e viver à custa dos protozoários e, por sua vez, de servirem de alimento para alguns peixes. À medida que morriam, alguns desses seres enriqueciam o curso d¢água de substâncias orgânicas solúveis que rapidamente permitiram o crescimento de bactérias sapróbias. A sequência de relações que assim foi estabelecida entre esses seres permite caracterizar:

a) Um hábitat.

b) Um nicho ecológico.

c) Uma cadeia alimentar.

d) Um ecossistema.

e) Uma sucessão ecológica.

25. (UNIPAC) Em uma área de cultivo de arroz irrigada pela água de uma lagoa próxima, foi utilizado o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) em larga escala para se evitar pragas. Devido a irrigação a água infiltrou no solo levando parte do DDT (0,000.003ppm), que foi acumulado na lagoa. Nessa lagoa existe a seguinte cadeia alimentar: plâncton, peixes herbívoros, peixes carnívoras e martim-pescador. Podemos esperar que a concentração de DDT nosmartim pescador em relação ao plâncton seja:

a) Menor

b) Igual

c) Maior.

d) Inexistente.

26. (FUVEST) Considere as reações em que organismos convertem:

I. Aminoácidos em sais minerais.

II. Açúcares em aminoácidos.

III. Sais minerais em aminoácidos.

Os organismos decompositores realizam apenas as reações.

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

27. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) O menor número de níveis tróficos possível de ser encontrado em um ecossistema autossuficiente é:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) e.

e) 4.

28. (UFAC) “Ao derrubarem a árvore, não haverá mais sementes, logo, as cutias desaparecerão por falta de comida e eu não terei mais carne para comer”.

(Palavras de um seringueiro de Xapuri)

O trecho acima exemplifica:

a) Uma população.

b) Uma cadeia alimentar.

c) Um nicho ecológico.

d) O ciclo da energia.

e) Um ecossistema.

29. (UEL) No caso de acidentes com usinas nucleares, seus efeitos vão depender do tipo e da quantidade de radiação que chega ao organismo. Por exemplo, o estrôncio 90 tem uma meia-vida de 28 anos, tempo suficiente para se inserir nas cadeias alimentares e se acumular nos organismos vivos. Assim, após alguns meses decorridos de um acidente em uma usina nuclear em região litorânea, qual dos organismos mencionados abaixo teria acumulado mais estrôncio 90?

a) Algas pardas.

b) Aves piscívoras.

c) Ouriços do mar.

d) Peixes planctófagos.

e) Microcrustáceos planctônicos.

30. (UFMG) Denomina-se fluxo de energia a transferência de energia, a partir do Sol, pelos diversos componentes bióticos dos ecossistemas, representados, na figura abaixo, pelos níveis P, C e D.

30

Podemos dizer que a quantidade de energia fixada é:

a) Independente dos níveis P, C e D.

b) Maior no nível C do que nos níveis P e D.

c) Constante em cada nível P, C e D.

d) Progressivamente menor no sentido  P → D.

e) Progressivamente maior no sentido P → D.

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: