Publicado por: Djalma Santos | 18 de outubro de 2014

TAXONOMIA NA UPE

01. (UPE–2001) Considerando os nomes científicos de alguns organismos, abaixo discriminados e, atendendo à normalização da nomenclatura científica, o que se pode concluir:

 01

I   II

0  0  – O nome do organismo deve ser escrito em latim e obrigatoriamente designados o gênero e a espécie os quais devem ser destacado do texto (grifados ou em itálico).

1  1 – A letra inicial do termo indicativo do gênero deve ser maiúscula e a da espécie de ser minúscula, razões pelas quais os organismos B e D estão incorretamente designados.

2   2 – Para se fazer referência a subespécies, o nome indicativo deve ser escrito com inicial minúscula e suceder a espécie; os termos vermiculares e alba, referentes aos organismos B e C, respectivamente, designam subespécies.

3  3 – A indicação de subgênero deve seguir a de gênero, com todas as letras maiúsculas; apesar de serem representados os subgêneros em B e C, nenhum deles está corretamente escrito.

4   4 –   Quando o nome da espécie homenageia uma pessoa,  a letra inicial pode ser maiúscula ou minúscula; por isto o organismo D pode estar corretamente designado.

02. (UPE-2001) Analise o seguinte esquema como representativo das principais categorias sistemáticas, partindo de Reino e identifique a alternativa correta que descreve e caracteriza tais categorias. Para efeito de simplificação, cada categoria só está representada por um subconjunto.

02

a) As categorias representadas são: A-Filo, B-Ordem, C-Família, D-Classe, E-Gênero, F-Espécie.

b) Filo congrega organismos com características morfológicas, fisiológicas e comportamentais semelhantes e está representado pela figura B.

c) Organismos anatomicamente semelhantes, que convivem num mesmo habitat a apresentam o mesmo tipo de reprodução, são classificados numa mesma Família, que está representado pela figura C.

d) A figura B representa uma Classe, que é constituída por uma ou mais Ordens.

e) Espécie compreende organismos morfo-fisiologicamente semelhantes, capazes de cruzarem-se naturalmente entre si, gerando descendentes férteis; está representada pela figura E.

03. (UPE–2006) Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum são respectivamente agentes etiológicos da malária terçã benigna, quartã benigna e terçã maligna. Sobre as características gerais desses organismos e as regras de classificação, assinale a alternativa correta.

a) São três Espécies distintas do mesmo Filo Plasmodium.

b) São espécies pertencentes a Famílias distintas, porém do mesmo Gênero.

c) Pela sua organização celular, são Procariotos pertencentes ao Filo Sporozoa.

d) São protozoários que pertencem à mesma Espécie, porém a Ordens diferentes.

e) São organismos endoparasitos unicelulares que pertencem ao Reino Protista.

04. (UPE–2007) “As aparências enganam.” Uma aranha pode ser confundida com uma borboleta?

04

Sobre as diferenças e/ou as semelhanças entre esses animais, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto as borboletas como as aranhas são Artrópodes, animais de corpo metamerizado, pernas articuladas, exoesqueleto de quitina, que, por ser rígido, os obriga à muda ou ecdise. São triblásticos, celomados e de simetria bilateral.

II. As borboletas pertencem à Classe Insecta, animais de corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça, apresentam 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos, 3 olhos simples e apêndices bucais, adaptados ao tipo de alimentação. Possuem 3 pares de pernas torácicas.

III. As aranhas pertencem à classe Arachnida e apresentam o prossoma (cefalotórax) ligado ao opistossoma (abdome). No prossoma, existem entre 5 a 8 olhos simples, um par de quelíceras, que inocula o veneno, e 1 par de pedipalpos ao redor da boca. Elas não possuem antenas, nem mandíbulas nem asas, possuindo 4 pares de pernas.

IV. As aranhas e as borboletas são insetos dioicos, de sexos separados e de fecundação externa. No entanto, nas aranhas, o desenvolvimento é direto; já nas borboletas, o desenvolvimento é indireto com metamorfose completa

V. Tanto nas aranhas como nas borboletas, a excreção é realizada pelos túbulos de Malpighi e pelas glândulas coxais localizadas próximas à base da perna. Essas estruturas filtram as excretas nitrogenadas que são lançadas no intestino, sendo eliminadas junto com as fezes.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas I, III e V estão corretas.

c) Apenas II, III e V estão corretas.

d) Apenas IV e V estão corretas.

e) Apenas a V está correta.

05. (UPE–2007) Alga é uma denominação abrangente para organismos classificados em vários filos. Analise as afirmativas abaixo e conclua.

I II

0  0 –  No Reino Protista, existem organismos fotossintetizantes, unicelulares isolados ou em colônias, que apresentam um pigmento azulado. Esses organismos procariontes são classificados como cianobactérias.

1  1  – Dinoflagelados são algas eucariontes unicelulares, em sua maioria de água doce. Possuem dois flagelos, podendo ser autótrofas ou heterótrofas em alternâncias de gerações.

2 2 – Algas planctônicas microscópicas formam o fitoplâncton, base das cadeias alimentares aquáticas. O fitobentos é constituído por essas algas, que se fixam no fundo do mar, sendo macroscópicas e tendo o corpo organizado em um talo.

3 3 –  Das algas vermelhas é retirado o ágar, utilizado na produção de alguns medicamentos, e das algas pardas, a algina, substância gelatinosa utilizada na fabricação de sorvetes.

4 4 – A maré vermelha é um fenômeno relacionado com o aumento populacional, de forma descontrolada, das algas vermelhas macroscópicas conhecidas como rodofíceas.

06. (UPE–2007) O quadro abaixo se refere aos seres dos reinos monera, protista e dos fungos, descrevendo sua forma de reprodução e características em geral. Estabeleça a associação entre as colunas.

06

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) I-A-2, II-D-4, III-E-1, IV-B-5, V-C-3.

b) I-D-5, II-B-2, III-A-1, IV-C-4, V-E-5.

c) I-C-2, II-A-4, III-B-5, IV-E-1, V-D-3.

d) I-C-1, II-D-4, III-A-3, IV-E-2, V-B-5.

e) I-E-1, II-D-4, III-B-5, IV-A-3, V-C-2.

07. (UPE-2007) Leia o texto e responda.

“Considerada uma das mais letais infecções bacterianas, com uma taxa de mortalidade de 90%, a febre de La Oroya é uma doença da região dos Andes. O mosquito que a transmite é o Lutzomyia, o mesmo da leishmaniose, mas o microrganismo que a causa é mais raro. A Bartonella bacilliformis é típica de altitudes entre 600 e 2.800 metros.”

(Veja, outubro de 2005.)

Mosquito: Lutzomyia

Bactéria: Bartonella bacilliformis

Qual a alternativa que classifica corretamente a bactéria e/ou o mosquito em questão, segundo o sistema de classificação biológica e as regras de nomenclatura?

a) A bactéria pertence ao Reino Protista, procarionte, classificada como um bacilo.

b) O mosquito pertence à Classe Insecta, ordem Díptera e Gênero

c) A bactéria pertence ao Gênero Bartonella e à Espécie bacilliformis.

d) O mosquito pertence ao Reino Animal, filo Arthropoda e Espécie Lutzomyia.

e) Os dados referentes ao mosquito e à bactéria são imprecisos, não havendo possibilidade de classificá-los.

08. (UPE–2008) As algas habitam os oceanos há mais de dois bilhões de anos, presentes, também, em ambiente dulcícola e terrestre úmido. Além dessa versatilidade em habitats, apresentam grande heterogeneidade em sua estrutura e pigmentação. As afirmativas a seguir fazem referências a esses organismos. Analise-as e conclua.

I  II

0  0 – O termo algas não tem valor taxonômico. Na verdade, as algas são protistas, eucariontes, fotossintetizantes. Apenas as algas verdes utilizam a clorofila como pigmento fotossintetizante; as demais utilizam pigmentos acessórios de colorações diferentes.

1  1 – As cianobactérias já foram denominadas algas azuis, devido ao seu pigmento verde-azulado ficobilina. Não apresentam clorofila e representam organismos muito frágeis de difícil adaptação em ambientes inóspitos.

2  2 – As clorofíceas  são verdes,  unicelulares  e marinhas,  grandes responsáveis pela fotossíntese do planeta. Quando mantidas no escuro, passam à condição heterotrófica.

3  3 – O Sargassum, comum em nosso litoral, é uma alga multicelular, com pigmento pardo (fucoxantina), do Filo Phaeophyta.

4  4 – Devido ao  pigmento ficoeritrina, as rodofíceas apresentam coloração vermelha. São usadas na culinária japonesa na preparação do sushi e na fabricação de gelatinas.

09. (UPE-2009) Na tirinha abaixo do “níquel náusea – Fernando Gonzales”, há um diálogo entre uma raposa e um ouriço-do-mato.

09A

09B

Considerando-se os níveis taxonômicos de classificação, sobre o grau de parentesco entre esses dois animais, é correto afirmar.

a) Pertencem à mesma espécie animal.

b) São de mesma classe e filo animal.

c) São de mesma ordem e classe animal.

d) São de espécies diferentes, mas parentes em nível de gênero e classe.

e) Não há grau de parentesco evolutivo.

10. (UPE-2009) Dois garotos passeavam em um parque zoológico, observando espécimes animais da fauna sul-americana. Faziam anotações de taxonomia, hábitos de vida e habitat, para trabalho escolar sobre o tema. Na jaula das antas, encontraram a descrição:

10

Dentre as anotações taxonômicas e conclusões feitas pelos garotos, relacionadas abaixo, está correta a alternativa:

a) São animais roedores (perissodactilos) de mesma espécie.

b) São carnívoros (mamíferos) de mesma espécie.

c) São mamíferos, perissodactilos, de gêneros distintos.

d) As antas brasileira e andina pertencem ao mesmo gênero, porém são de classes distintas.

e) As antas brasileiras e andinas representam espécies distintas, porém pertencem ao mesmo gênero e classe.

11. (UPE-2009) O Reino Animalia inclui organismos eucariontes pluricelulares e heterótrofos. São bastante diversificados e estão presentes em nosso planeta, desde a Era Pré-Cambriana. Com relação às características gerais dos filos animais, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0  0 – Exclusivamente  marinhos,  cujas  espécies  mais  conhecidas  são as águas-vivas  e os  corais; são conhecidos por causarem queimaduras devido a um tipo celular característico do filo denominado cnidócitos: Filo Echinodermata.

1  1 – São vermes achatados dorsoventralmente, com simetria bilateral; as formas de vida livre, como as planárias, apresentam ocelos que permitem sua orientação pela luz; muitas espécies são parasitas do homem, como a Taenia solium e o Schistosoma mansoni: Filo Platyhelminthes.

2 2 – São aquáticos, sendo a maioria marinha; são animais filtradores, cujas células da camada externa denominam-se pinacócitos. Os coanócitos promovem correntes de circulação de água através do átrio: Filo Porifera.

3   3 – São vermes roliços com o corpo segmentado em anéis, que representam metâmeros; seu tubo digestivo é incompleto e, nas formas parasitas, como nas solitárias, pode estar ausente: Filo Annelida.

4   4 – Todos aquáticos, sendo a maioria marinhos; corpo mole, com patas articuladas; dentre seus representantes, estão as ostras e os camarões: Filo Mollusca.

12. (UPE-2009) No reino Protista, todos os organismos são ______1______. As algas protistas são ______2______ classificadas de acordo com _____3______. Os protozoários, em relação à nutrição, são todos ____4________, obtendo o alimento do meio por ______5______ou absorção.

A seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

a) 1-procariontes; 2-fotossintetizantes; 3-sua coloração; 4-parasitas; 5-fagocitose.

b) 1-unicelulares; 2-quimiossintetizantes; 3-sua morfologia; 4-parasitas; 5-ingestão.

c) 1-procariontes; 2-unicelulares; 3-seus pigmentos; 4-autótrofos; 5-quimiossíntese.

d) 1-eucariontes; 2-unicelulares; 3-sua morfologia; 4-quimiossintetizantes; 5-fagocitose.

e) 1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos; 4-heterótrofos; 5-ingestão.

13. (UPE-2011) Texto para esta questão.

MORENA TROPICANA

COMPOSIÇÃO ALCEU VALENÇA/VICENTE BARRETO

 

Da manga rosa

Quero o gosto e o sumo

Melão maduro, sapoti, juá

Jabuticaba teu olhar noturno

Beijo travoso de umbu cajá…

 

Pele macia

Ai! carne de caju

Saliva doce

Doce mel

Mel de uruçu

 

Linda morena

Fruta de vez temporana

Caldo de cana caiana..

Vou te desfrutar

 

…Vem me desfrutar…

 

Morena Tropicana

Eu quero teu sabor

Ai, ai, ioiô, ioiô…(2x)

 

DADOS AUXILIARES:

Manga

Mangifera indica

Anacardiaceae

Melão

Cucumis melo

Cucurbitaceae

Sapoti

Manilkara zapota

Sapotaceae

Cana-de-açúcar

Saccharum officinarum

Poaceae

Sobre as palavras destacadas na música “Morena Tropicana”, analise as afirmativas e conclua.

I    II

0   0 – A manga é o fruto da mangueira, que corresponde às seguintes categorias e aos nomes de  táxons: Reino Plantae, Divisão Bryophyta, Classe Araucariaceae.

1   1 – As frutas destacadas na primeira estrofe da música pertencem a plantas do mesmo gênero.

2  2 – Os produtos destacados na segunda estrofe da música provêm, respectivamente, de uma planta e de um animal, sendo estes pertencentes a reinos distintos.

3  3 – A abelha uruçu corresponde às seguintes categorias e aos nomes de táxons: Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta, Ordem Hymenoptera.

4 4 – A cana apresenta as categorias taxonômicas, organizadas na seguinte ordem de complexidade crescente: Plantae, Saccharum, Poaceae.

14. (UPE-2011) O reino protoctista agrupa organismo os com origens evolutivas distintas. Inclui os protozoários e as algas. Associe corretamente alguns dos diferentes filos desse reino listados na coluna A, com seus representantes distribuídos na coluna B e suas respectivas características contidas na coluna C.

14

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-1-F; II-4-C; III-5-B; IV-3-E; V-2-A; VI-6-D.

b) I-6-D; II-5-E; III-4-A; IV-3-B; V-1-C; VI-2-F.

c) I-4-A; II-3-B; III-2-E; IV-5-D; V-6-C; VI-1-F.

d) I-2-F; II-4-E; III-5-D; IV-1-C; V-3-B; VI-6-A.

e) I-5-C; II-6-A; III-2-E; IV-4-F; V-1-D; VI-3-B.

15. (UPE-2011)

15

Era uma vez uma cigarra que vivia cantando, sem se preocupar com o futuro. Encontrando uma formiga que carregava uma folha pesada, falou:

– Para que todo esse trabalho? O verão é para a gente aproveitar!

– Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso guardar comida para o inverno.

– Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir.

– Se não mudar, você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.

– O inverno ainda está longe, querida!

O inverno chegou, e a cigarra começou a passar frio e fome. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e alimentou-a. Porém disse à cigarra:

– No mundo das formigas, todos trabalham e, se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.

Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Adaptado de Contos Tradicionais do Brasil

A cigarra e a formiga já foram tema de lendas, músicas e de contos. Analisando as proposições abaixo sobre esses artrópodes, pode-se concluir que:

I   II

0  0 – A divisão do corpo desses exemplares de Chilopoda restringe-se à cabeça e ao tronco.

1  1 – A formiga e a cigarra são hexápodes e díceros.

2  2 – A respiração desses insetos é do tipo traqueal.

3  3 – A alimentação desses exemplares de crustáceos ocorre por filtração.

4  4 – Aranhas e embuás são representantes da mesma classe de artrópodes que a cigarra e a formiga.

16. (UPE-2014) Observe a tirinha a seguir:

16

(Disponível em: http://www.estudavest.com.br/index/questoes/?resolver=23319&prova=&q=&inicio=&instituicao=&uf=&ano=&cat=1&subcat=)

Nela Mafalda informa ao seu colega Miguelito que fará uma redação sobre a vaca. Para isso, ela fez uma pesquisa e solicitou à professora de Biologia que corrigisse a sua produção textual antes de entregar à professora de redação. A pesquisa, além de conter as informações fornecidas por Miguelito, continha também a classificação zoológica desse animal, segundo o sistema de classificação proposto por Carl Woese e colaboradores (1990). Sobre a classificação taxonômica da vaca, assinale a alternativa correta.

a) Domínio: Eukarya; Reino: Mammalia; Filo: Animalia; Classe: Chordata; Ordem: Perissodactyla; Família: Artiodactylidae; Gênero: Bos; Espécie: Bos taurus.

b) Domínio: Eukarya; Reino: Mammalia; Filo: Animalia; Classe: Chordata; Ordem: Bovidactyla; Família: Artiodactylidae; Gênero: Bos; Espécie: Bos taurus.

c) Domínio: Archaea; Reino: Chordata; Filo: Animalia; Classe: Mammalia; Ordem: Artiodactyla; Família: Bovidae; Gênero: Bos; Espécie: Bos taurus.

d) Domínio: Eukarya; Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Ordem: Artiodactyla; Família: Bovidae; Gênero: Bos; Espécie: Bos taurus.

e) Domínio: Archaea; Reino: Animalia; Filo: Mammalia; Classe: Chordata; Ordem: Perissodactyla; Família: Perissodactylidae; Gênero: Bos; Espécie: Bos taurus.

GAB

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: