Publicado por: Djalma Santos | 18 de outubro de 2014

Testes de bioenergética (III)

01. Em um laboratório, montou-se um experimento a fim de estudar a fotossíntese em determinada planta. Folhas de igual tamanho foram colocadas em tubos, hermeticamente fechados, contendo água e azul de bromotimol, solução indicadora que apresenta coloração verde em meio neutro, amarela em meio ácido e azul em meio básico. Sabe-se que, em meio neutro, a concentração de CO2 é normal; em meio ácido, é alta; em meio básico, é baixa.

01A

Ao final do experimento, traçou-se um gráfico que representa a variação das taxas de fotossíntese e respiração dessa planta em função da intensidade luminosa.

01.B

Com relação ao experimento descrito, seria correto afirmar que:

a) A letra A do gráfico representa a planta que estava no tubo 1.

b) O tubo 2 corresponde, no gráfico, à letra B.

c) Plantas mantidas no ponto de compensação estão representadas no gráfico pela letra C.

d) Plantas mantidas no ponto de saturação estão representadas no gráfico pela letra B.

e) Os tubos 1, 2 e 3 correspondem respectivamente, no gráfico, às letras A, B e C.

02. (IFG) Uma das diferenças entre os seres vivos e a matéria bruta está relacionada com sua composição química. Os seres vivos possuem uma grande quantidade de carbono na composição de suas moléculas. De acordo com a fonte de carbono utilizada pelos seres vivos, estes podem ser classificados em autotróficos ou heterotróficos. Nesse contexto, marque a alternativa correta:

a) As células de seres autotróficos se diferem das de heterotróficos pela ausência de mitocôndrias.

b) Assim como a fotossíntese é exclusiva dos seres autotróficos, processos como fermentação e respiração celular são exclusivos de seres heterotróficos.

c) Dentre os seres vivos somente os autotróficos são capazes de transformar carbono inorgânico em orgânico.

d) O alimento produzido pelos autótrofos é utilizado somente por eles mesmos no processo de respiração.

e) O processo de fermentação ocorre apenas em autotróficos.

03. (UEM) Albert Einstein sabiamente expressou: a matéria é a energia condensada, e a energia é a matéria dissociada. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

a) Os combustíveis fósseis são uma fonte de energia renovável, pois são constituídos de resíduos orgânicos.

b) A decomposição da matéria orgânica permite a reciclagem dos átomos de elementos químicos, que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

c) Para obter energia, no processo de respiração, as plantas degradam as moléculas orgânicas que elas mesmas produzem.

d) Das substâncias orgânicas incorporadas pelas células de um animal, parte é degradada na respiração celular para fornecer a energia metabólica.

e) Para a síntese de matéria orgânica, pelos seres vivos, é necessária a energia luminosa ou química.

04. (UFSJ) As figuras abaixo estão em mesma escala e mostram a fotossíntese e a respiração de duas plantas hipotéticas (A e B) em relação à intensidade luminosa e à velocidade de reação. PCF indica o ponto de compensação fótica.

04

I. A espécie A é melhor competidora que a espécie B.

II. Na sombra (no PCF da espécie A), a espécie B tem mais ganho de biomassa que a espécie A.

III. Se transferida para ambiente de intensidade luminosa abaixo do seu PCF, a espécie A não produzirá açúcar suficiente para sua manutenção.

IV. Acima do PCF, ambas as espécies são capazes de “produzir” energia além da sua manutenção e, por isso, acumular essa energia na biomassa.

V. A espécie A tem mais sucesso em ambiente sombreado que a espécie B.

Podem ser consideradas corretas as seguintes afirmativas:

a) II, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

05. (UFT) A energia necessária para que ocorra a contração muscular é proveniente da quebra do ATP (Adenosina Trifosfato) disponível no citoplasma das células musculares. Em anaerobiose, esse ATP é formado:

a) Pelo processo de fermentação láctica.

b) Pelo processo de fosforilação oxidativa.

c) Pelo processo de fermentação alcoólica.

d) Pela fosforilação do ADP (Adenosina Difosfato) pela fosfocreatina.

e) Pela fosforilação do ADP (Adenosina Difosfato) por fósforo orgânico.

06. (UNICENTRO) A fermentação é uma possibilidade catabólica de inúmeros organismos, promovendo “produção” de energia celular. A equação simplificada a seguir representa o processo de fermentação realizado por microrganismos como o Saccharomyces cerevisiae (levedura).

06

A, B e C podem ser, respectivamente:

a) Glicose, álcool e gás carbônico.

b) Glicose, água e gás carbônico.

c) Álcool, água e gás carbônico.

d) Álcool, glicose e gás oxigênio.

e) Sacarose, gás carbônico e água.

07. (IFBA) Uma menina de nove anos tem de colocar azeite de oliva em tudo o que come e praticamente beber creme de leite devido a uma rara condição genética que faz com que o cérebro não receba nutrição suficiente de uma dieta normal. De um total de 100 pessoas diagnosticadas com a doença no mundo inteiro, 25 são do Reino Unido. A síndrome de deficiência de transportador tipo 1 de glicose (Glut1-DS), como é chamada, deixa o paciente sem conseguir transportar glicose ao cérebro da maneira correta.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5852780-EI238,00Doenca+rara+faz+menina+beber+creme+de+leite+e+oleo+diariamente.html. Acesso em 23 de junho de2012.

Uma redução no fornecimento de glicose para as células cerebrais pode provocar uma série de transtornos, pois esse constituinte da matéria viva:

a) É o principal componente da membrana plasmática dos neurônios.

b) Através de sua ação enzimática, aumenta a concentração de nutrientes celulares.

c) Atua como o principal dissolvente de substâncias químicas no citoplasma.

d) Ajuda a manter constante o pH da célula.

e) É a principal fonte de energia fornecida para formar moléculas de ATP.

08. (UFSJ) Analise as afirmativas abaixo, sobre bioenergética:

I. Diferentes dos animais, que utilizam carboidratos como principal fonte de energia para as atividades metabólicas, as plantas, seres autotróficos, não dependem de carboidratos, pois são capazes de utilizar a energia luminosa do sol para essas atividades.

II. Os animais, assim como as plantas, são dependentes, mesmo que indiretamente, da energia oriunda da fotossíntese, uma vez que a maioria das cadeias tróficas depende principalmente da energia solar.

III. Nos animais, a respiração celular ocorre exclusivamente nas mitocôndrias.

IV. Além da disponibilidade de luz, a escassez de água pode ser considerada um fator limitante para a fotossíntese.

Com base nessa análise, estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I e III.

09. (UECE) Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e os heterotróficos, respectivamente, é usar:

a) Carbono orgânico e carbono inorgânico.

b) Carbono inorgânico e carbono orgânico.

c) Carbono da água e do ar.

d) Metano e gás carbônico.

10. (UNISC) Com relação ao ciclo de Calvin e ao ciclo de Krebs, pode-se dizer que:

a) O primeiro faz parte do processo respiratório: o segundo, do processo fotossintético e ambos ocorrem no citoplasma celular.

b) O primeiro ocorre na mitocôndria e faz parte do processo fotossintético; o segundo ocorre no cloroplasto e faz parte da respiração celular.

c) O primeiro ocorre no cloroplasto e faz parte do processo fotossintético; o segundo ocorre na mitocôndria e faz parte do processo respiratório.

d) O primeiro ocorre no cloroplasto e faz parte do processo respiratório; o segundo ocorre na mitocôndria e faz parte do processo fotossintético.

e) O primeiro ocorre no cloroplasto; o segundo na mitocôndria e ambos fazem parte do processo fotossintético.

11. (UNIMONTES)Para manter sua funcionalidade normal, as plantas utilizam os alimentos por ela produzidos durante afotossíntese, e a energia desses alimentos é liberada pela respiração. Considerando o exposto no enunciado eoutros conhecimentos sobre o assunto, é corretoafirmar:

a) A intensidade luminosa na qual as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem é chamada de ponto de saturação luminosa.

b) Na intensidade luminosa na qual as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem, a planta não realiza trocas gasosas com o ambiente.

c) As heliófilas possuem um ponto de compensação fótico baixo e se desenvolvem bem em locais sombreados.

d) As umbrófilas têm o mesmo ponto de compensação fótico que as heliófilas; o que determina diretamente o seu desenvolvimento é o suprimento hídrico disponível.

12. (UFSJ) Leia com atenção os trechos abaixo:

“Na escola me encantei por um bichinho com nome estranho Noctiluca. Abre parêntese: sempre fui um ás da biologia […] É um tipo de plâncton (minúsculo, portanto) que tem a capacidade de “brilhar” quando alguma coisa o incomoda: o fenômeno da bioluminescência.”       Mar Brilhante (ou as Noctilucas). 03/05/2010 Aline Moraes @ 18:19 http://alinemoraes.wordepress.com

“A Noctiluca é um protista unicelular dinoflagelado pertencente à classe Noctiluciphyceae, ordem Noctilucales.“ Http://pt.wikipedia.org/wiki/Noctilca

“A bioluminescência é a emissão de luz visível por organismos vivos. Ela ocorre em variados organismos (bactérias, fungos, algas, celenterados, moluscos, artrópodes, peixes) (…). A bioluminescência é gerada por reações químicas altamente exotérmicas, nas quais moléculas genericamente denominadas de luciferinas são oxidadas na presença de enzimas chamadas luciferases, produzindo moléculas eletronicamente excitadas que decaem emitindo luz.” http://www.biotabiolum.ufscar.br

Com base nos três trechos acima sobre a bioluminescência, é correto afirmar que:

a) Noctilucas e vaga-lumes são organismos aparentados por possuírem luciferinas e luciferases e, assim, produzirem luz para atrair fêmeas na época de reprodução.

b) Noctilucas e vaga-lumes, assim como muitos outros organismos, são capazes de produzir luz utilizando a reação de luciferinas e oxigênio.

c) A luciferina é uma molécula única, rara, presente em dinoflagelados pertencentes à classe Noctiluciphyceae.

d) Os organismos bioluminescentes são organismos terrestres, pois necessitam de oxigênio para efetuar a reação de luciferina para produzir luz.

13. (UEM) Em relação ao metabolismo celular, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Metabolismo celular é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células e, normalmente, são classificadas em anabolismo ou reação de síntese e catabolismo ou reação de degradação.

02. As células musculares executam, em condições normais, a respiração aeróbica. Porém, durante um esforço muscular intenso, se o organismo não consegue fornecer oxigênio suficiente para a respiração celular, as células musculares trabalham anaerobicamente. Esse processo anaeróbico provoca dor e sensação de queimação nos músculos, devido ao acúmulo de ácido lático.

04. A sequência correta dos eventos que ocorrem durante a respiração celular é: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e formação de acetil – CoA.

08. “Luz do sol, Que a folha traga e traduz, Em verde novo, Em folha, Em graça, Em vida, Em força, Em luz”. Nesses versos, o poeta Caetano Veloso se refere à fotossíntese, processo metabólico que ocorre nos cloroplastos das células vegetais, graças à presença de clorofila.

16. A equação “glicose → álcool + gás carbônico” representa o processo de quimiossíntese realizado por microrganismos como o Saccharomyces cerevisiae (levedura).

Soma das alternativas corretas:

14. (UNICENTRO) A principal diferença entre os organismos autótrofos e heterótrofos é a capacidade dos primeiros produzirem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. A forma básica de obtenção de energia a nível celular para ambos é a respiração celular. A respeito destes dois importantes processos metabólicos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A fotossíntese consiste de dezenas de reações químicas, que podem ser reunidas em duas etapas básicas: a etapa fotoquímica que é constituída pelo ciclo das pentoses (ciclo de Calvin) e a etapa química que é composta da fotólise da água e da fotofosforilação.

II. A organela responsável pela fotossíntese é o cloroplasto dentro do qual podem ser verificadas as reações fotoquímicas ocorrendo nos tilacoides e as reações químicas ocorrendo no estroma.

III. A respiração celular da glicose também ocorre em várias reações que são normalmente agrupadas em três etapas metabólicas: glicólise, ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) e fosforilação oxidativa.

IV. Nas células eucarióticas a glicólise ocorre na matriz mitocondrial, o ciclo do ácido cítrico na crista mitocondrial e a fosforilação oxidativa ocorre no citoplasma.

a) Apenas I e II.

b) Apenas I, II e III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas II, III e IV.

e) Apenas III e IV.

15 . (UFTM) O gráfico a seguir foi obtido a partir das observações no metabolismo de um animal em cativeiro.

15

De acordo com o resultado obtido no gráfico, é previsível concluir que esse animal é

a) Endotérmico, isto é, seu próprio metabolismo gera o calor para manter a sua temperatura.

b) Endotérmico, isto é, a fim de sobreviver depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo.

c) Endotérmico, isto é, a temperatura corpórea não varia de acordo com o meio.

d) Ectotérmico, isto é, depende de uma fonte externa de calor do meio para aquecer seu corpo.

e) Ectotérmico, isto é, a fim de sobreviver não depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo e a sua temperatura corpórea não varia com o meio.

16. A via de Embden-Meyerhof começa com a glicose e acaba com:

a) Ácido pirúvico.

b) Glicose-6-fosfato.

c) Etanol.

d) Ácido láctico.

e) Citrato.

17. (UEA) A pesca com timbó, ou tinguijara, na qual plantas tóxicas são maceradas e enxaguadas nas águas com o objetivo de entorpecer os peixes e facilitar sua captura por meio de puçás e redes, é uma prática presente entre muitas comunidades ribeirinhas na Amazônia. Pesquisadores identificaram um total de 935 espécies de plantas das quais se pode extrair venenos ictiotóxicos, com destaque para a rotenona, que apresenta o maior potencial tóxico entre as espécies estudadas.Considerando que a rotenona inibe a ação da enzima NADH-desidrogenase, pode-se afirmar que esta toxina atua:

a) Inibindo a síntese do fósforo na ATP, no complexo de Golgi.

b) No citoplasma da célula, impedindo a formação de ácido pirúvico durante a glicólise.

c) No ribossomo, onde impede a síntese enzimática da desidrogenase.

d) Nas mitocôndrias, onde impede a formação de ATP na cadeia respiratória.

e) Potencializando o retículo endoplasmático rugoso na formação de moléculas de ATP.

18. (UFAM) Muitas bactérias não clorofiladas realizam a síntese de substâncias orgânicas através da oxidação de compostos inorgânicos. Dá-se a este processo o nome de quimiossíntese. Em relação às bactérias quimiossintetizantes, qual das alternativas está incorreta:

a) Tiobactérias oxidam compostos de enxofre a sais ferrosos.

b) Tiobactérias oxidam compostos de enxofre.

c) Ferrobactérias oxidam compostos de ferro.

d) Bactérias nitrosas oxidam amônia a nitritos.

e) Bactérias nítricas oxidam nitritos a nitratos.

19. (UFRN) Diariamente “gastamos” energia em tudo o que fazemos – correndo, nadando, dançando, caminhando, pensando e até dormindo. Sobre o processo de obtenção da energia que utilizamos para essas e outras atividades, é correto afirmar:

a) O dióxido de carbono e a água se originam durante a glicólise, etapa que ocorre no citoplasma da célula.

b) Na respiração celular, o oxigênio e a glicose são utilizados para a produção de ADP pelas células do corpo.

c) A glicose utilizada na respiração celular provém da digestão dos carboidratos pelo sistema digestório.

d) Nesse processo metabólico, o gás carbônico é gerado em menor quantidade quando a “produção” de energia é elevada.

20. (FUVEST) A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que:

a) O vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.

b) O vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.

c) A fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.

d) A fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.

e) O vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se  completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.

21. (ANGLO) É consenso, hoje, que as emissões exageradas de gás carbônico na atmosfera contribuem para o aquecimento global da Terra, o que poderá acarretar consequências sérias no clima e na produtividade de suas diversas regiões. Uma das formas de minimizar o problema seria levar as empresas multinacionais que emitem esse gás em excesso a reestruturar sua produção. Como isso implicaria custos gigantescos, tais empresas podem adotar outras alternativas, pelo menos temporariamente: em vez de reduzirem a emissão do gás carbônico, devem garantir que o excesso dele seja consumido. Por isso, muitas delas estão investindo em projetos de reflorestamento em países tropicais, que funcionariam como verdadeiros “ralos” ou sumidouros para o gás carbônico da atmosfera. Analise, agora, as afirmações seguintes, relacionadas aos vegetais. I. Absorvem a luz solar graças à presença de clorofila em suas células.

II. Respiram aerobiamente, tanto de dia como à noite.

III. Têm nutrição autotrófica.

IV. Têm a capacidade de transpirar.

Qual dos conjuntos de afirmações estaria relacionado com a habilidade dos vegetais para funcionarem como “sumidouros” de gás carbônico, referida no texto acima?

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e III.

e) II e IV.

22. (UNIFOR) O gráfico a seguir representa as curvas de fotossíntese e respiração de uma planta em diferentes intensidades luminosas.

22A

Qual das alternativas apresenta corretamente a relação entre o O2 e o CO2 produzidos pela planta, nas intensidades luminosas I, II e III?

22B

23. (PUC-RJ) Indique a opção que apresenta a afirmativa correta sobre a respiração celular.

a) A glicose é totalmente degradada durante a glicólise.

b) A formação de ATP ocorre somente dentro da mitocôndria.

c) Na respiração anaeróbia, não existem aceptores de elétrons.

d) Não ocorre liberação de CO2 durante o Ciclo de Krebs.

e) O O2 é o aceptor final de elétrons na respiração aeróbia.

24. (UNIFOR) Bactérias dos gêneros Nitrobacter e Nitrossomonas utilizam a energia liberada na reação de nitrificação para sintetizar moléculas orgânicas, a partir de gás carbônico e água. Quanto ao tipo de nutrição, elas podem ser classificadas como:

a) Heterótrofas fotossintetizantes.

b) Autótrofas autissintetizantes.

c) Autótrofas fotossintetizantes.

d) Heterótrofas quimiossintetizantes.

e) Autótrofas quimiossintetizantes.

25. (PUCCAMP) Um pé de batatas disporá de maior quantidade de material nutritivo para armazenar em seus órgãos de reserva:

a) Quando a taxa de respiração atingir seu valor máximo.

b) Quando a taxa de fotossíntese atingir seu valor máximo.

c) Quanto maior for a taxa de fotossíntese em relação à taxa de respiração.

d) Quanto menor for a taxa de fotossíntese em relação à taxa de respiração.

e) Quanto mais próxima a taxa de fotossíntese estiver da taxa de respiração.

26. (FATEC) Numa comunidade terrestre, ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados a seguir.

26

Analisando-se o esquema, deve-se afirmar que;

a) Somente as plantas participam de I e de II.

b) Somente os animais participam de I e de II.

c) Os animais e as plantas participam tanto de I como de II.

d) Os animais só participam de II.

e) As plantas só participam de I.

27. (PUC-RJ) Há alguns anos descobriu-se vida, com presença de seres pluricelulares e uma cadeia alimentar completa com todos os níveis tróficos, em profundezas marinhas, próximas a vulcões submersos, local onde não há penetração de luminosidade. Indique a alternativa que explica a possibilidade da existência de um ecossistema nessas condições.

a) A presença de fermentadores.

b) A presença de quimiossintéticos.

c) A presença de anaeróbios.

d) O transporte de nutrientes pelas correntes marinhas.

e) A deposição de detritos orgânicos de seres mortos.

28. (ANGLO)

LEIA OS DOIS TEXTOS A SEGUIR, QUE SERVIRÃO DE BASE PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO

TEXTO 1

Dois grandes processos, na natureza, respondem pela maior parte das reações relacionadas à energia nos seres vivos. São eles a fotossíntese e a respiração celular, cujas equações simplificadas podem ser representadas, respectivamente, da maneira a seguir:

28

Os gases oxigênio e carbônico, por sua vez, são protagonistas importantes dos processos de combustão, o primeiro como reagente e o segundo como produto.

TEXTO 2

Vários gases, como o vapor de água, o gás carbônico e o metano, são responsáveis pelo efeito estufa, importante para a manutenção da vida na Terra. O aumento na emissão desses gases, principalmente devido à atividade humana, está sendo responsabilizado por uma exacerbação no efeito estufa, denominado aquecimento global, com consequências certamente danosas para o planeta.

Considerando os dois textos e seus conhecimentos sobre o assunto, escolha a alternativa que resume a melhor forma de minorar os efeitos do aquecimento global:

a) Limpar grandes áreas de floresta, utilizando parte da madeira para fins industriais e parte como combustível.

b) Substituir, para a obtenção de eletricidade, as usinas nucleares e hidrelétricas por usinas termelétricas.

c) Investir no reflorestamento de áreas devastadas e na diminuição da poluição dos mares pelo petróleo.

d) Permitir a livre emissão do metano produzido por aterros sanitários, em vez de queimá-lo.

e) Utilizar como combustível carvão, preferencialmente à lenha.

29. (UFSE) O gráfico abaixo representa as taxas de fotossíntese e de respiração dos vegetais em função da intensidade luminosa.

29

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que, mantidas no ponto de compensação fótico (PCF), as plantas:

a) Acabam morrendo.

b) Têm melhor desenvolvimento.

c) Eliminam mais CO2 para o ambiente.

d) Absorvem mais O2 do meio ambiente.

e) Produzem mais glicose do que consomem.

30. (UNIFOR) Considere os seguintes processos:

I. Síntese de glicose a partir de água e gás carbônico.

II. Transformação de glicose em demais substâncias orgânicas.

III. Degradação da glicose para liberação da energia.

Assinale a alternativa da tabela abaixo que indica corretamente os organismos onde eles ocorrem.

30

GAB

 

 

 

 

 

 

 


Responses

  1. Olá, professor. Na questão 8, por que a afirmativa III está errada? Onde mais ocorre respiração celular nos animais?
    Grata.

    • 08. (UFSJ) Analise as afirmativas abaixo, sobre bioenergética:
      I. Diferentes dos animais, que utilizam carboidratos como principal fonte de energia para as atividades metabólicas, as plantas, seres autotróficos, não dependem de carboidratos, pois são capazes de utilizar a energia luminosa do sol para essas atividades.
      II. Os animais, assim como as plantas, são dependentes, mesmo que indiretamente, da energia oriunda da fotossíntese, uma vez que a maioria das cadeias tróficas depende principalmente da energia solar.
      III. Nos animais, a respiração celular ocorre exclusivamente nas mitocôndrias.
      IV. Além da disponibilidade de luz, a escassez de água pode ser considerada um fator limitante para a fotossíntese.
      Com base nessa análise, estão corretas apenas as afirmativas:
      a) I e II.
      b) II e IV.*
      c) III e IV.
      d) I e III.
      Bárbara Gomes
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      AFIRMATIVA III (“Nos animais, a respiração celular ocorre exclusivamente nas mitocôndrias.”) – INCORRETA
      JUSTIFICATIVA
      – A respiração aeróbia (respiração celular) pode ser dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs (ciclo do ácido tricarboxílico ou ciclo do ácido cítrico) e cadeia respiratória (cadeia oxidativa ou cadeia transportadora de elétrons). A GLICÓLISE OCORRE NO HIALOPLASMA, o ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial e a cadeia respiratória nas cristas mitocondriais. Assim sendo, a glicólise (degradação anaeróbia da glicose em ácido pirúvico), ocorre tanto na fermentação quanto na respiração aeróbia.
      – Sugiro que revise bioenergética, particularmente fermentação e respiração aeróbia.
      Djalma Santos

  2. Tem como aglm explicar a 1a questao, pff?

    • Prezada Cynthia
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: B (“O tubo 2 corresponde, no gráfico, à letra B.”).
      Atente para o que consta no enunciado:
      I. O azul de bromotimol apresenta coloração:
      Ia. Verde em meio neutro.
      Ib. Amarelo em meio ácido.
      Ic. Azul em meio básico.
      II. Em meio neutro a concentração de CO2 é normal.
      III. Em meio ácido a concentração de CO2 é alta.
      IV. Em meio básico a concentração de CO2 é baixa.
      Tendo por base o exposto acima, teremos:
      TUBO 1: ocorreu consumo de CO2 na fotossíntese, o meio tornou-se básico e o indicador é azul. Esse tubo corresponde à região C do gráfico em que a fotossíntese é maior do que a respiração.
      TUBO 2: a fotossíntese é igual à respiração, o meio manteve-se neutro e o indicador é verde. A intensidade luminosa II corresponde ao ponto de compensação luminoso, letra B do gráfico.
      TUBO 3: ocorreu liberação de CO2, o meio é ácido e o indicador é amarelo. Aqui a velocidade de respiração é maior do que a de fotossíntese e corresponde à região A do gráfico.
      Portanto, a resposta correta é a letra B.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: