Publicado por: Djalma Santos | 18 de outubro de 2014

TESTES DE SISTEMA ENDÓCRINO (I)

01. (PUC-SP) Analisando-se o esquema ao lado, pode-se afirmar que se I for o hormônio:

01

a) Luteinizante, a glândula II pode ser o testículo e o hormônio III é o antidiurético.

b) Folículo-estimulante, a glândula II pode ser o ovário e o hormônio III pode ser o estrógeno.

c) Tireotrófico, a glândula II é a tireoide e o hormônio III é a testosterona.

d) Adrenocorticotrófico, a glândula II é a suprarrenal e o hormônio III é o do crescimento ou somatotrofina.

e) Tireotrófico, a glândula II pode ser o pâncreas e o hormônio III pode ser a insulina ou o glucagon, ambos responsáveis pela redução da concentração de glicose no sangue.

02. (PUC-PR) Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central, provocando mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelos quais ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas. Apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. Dessa forma, o consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando custos para a sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.

Fonte: <http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo

=11288&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/%C3%81lcool>. Acesso em: 09/13

O álcool, além de provocar uma das mais expressivas doenças, o alcoolismo, também pode influenciar em mecanismos de feedback. Observe um exemplo a seguir:

Desidratação → aumento da liberação de ADH (hormônio antidiurético) → aumento da permeabilidade da água nos túbulos renais → aumento da reabsorção de água → menor volume de urina (perde menos água) → evita desidratação

Sabendo que o álcool inibe a ação do ADH, espera-se que em um indivíduo que não sofre de distúrbios renais e que ingeriu grandes quantidades de álcool:

a) Produza muita urina.

b) Produza pouca urina.

c) Produza muita urina altamente concentrada em sais e glicose.

d) Produza muita urina altamente concentrada em proteínas.

e) Aumente a reabsorção de água e reduza o volume urinário.

03. (UCS) Os hormônios são mensageiros químicos liberados por determinadas células (geralmente glândulas), que atuam em outras células, modificando seu funcionamento. Considere as seguintes afirmações em relação a algumas das principais glândulas e a alguns dos principais hormônios do corpo humano.

I. A glândula tireoide produz o hormônio tiroxina, que é responsável pelo descolamento do endométrio.

II. Os testículos produzem o hormônio testosterona, que participa do processo de espermatogênese no homem.

III O hormônio insulina, produzido no fígado, facilita a absorção de glicose pelos músculos.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

04. A morte de Steve Jobs, cofundador da Apple, foi amplamente divulgada pela mídia internacional. Considerado um visionário gênio criativo, foi vitimado por complicações associadas a um câncer pancreático. Com relação aos mecanismos e estruturas pancreáticas envolvidas, é correto afirmar o seguinte:

I. O pâncreas é uma glândula mista cuja porção exócrina produz e secreta o suco pancreático enzimático e a endócrina, em que há a produção de hormônios relacionados ao metabolismo dos açúcares.

II. A insulina estimula o fígado a degradar o glicogênio e liberar a glicose evitando a hipoglicemia.

III. O diabetes mellitus é uma síndrome heterogênea de etiologia múltipla, decorrente da falta de glucagon ou da incapacidade do glucagon em exercer adequadamente seus efeitos hiperglicemiantes.

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

05. (FCM-PB) Complete corretamente a frase a seguir: A concentração de cálcio e fósforo é realizado pela——————, o crescimento geral do corpo pela————————-, as atividades das gônadas pela—————— e o metabolismo do açúcar no corpo dos mamíferos pela ————— ————–. As glândulas que correspondem a estas funções são respectivamente:

a) paratireoide, hipófise, timo, hipófise.

b) tireoide, timo, hipófise, pâncreas.

c) paratireoide, suprarrenal, hipófise, timo.

d) hipófise, suprarrenal, hipófise, pâncreas.

e) paratireoide, hipófise, hipófise, pâncreas.

06. (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTA CATARINA) No Brasil, o consumo de cerveja é muito frequente no verão, período em que as temperaturas se elevam e, consequentemente, a desidratação deve ser maior. A ingestão de cerveja ou de outras bebidas alcoólicas para reposição do líquido perdido não é uma medida indicada, visto que uma pessoa que ingira bebida alcoólica terá a sua perda urinária aumentada e acabará por piorar o problema. Assinale a alternativa que mostra a glândula e o hormônio relacionados ao aumento a perda hídrica na situação descrita.

a) Tireoide – GH.

b) Hipófise – Insulina.

c) Suprarrenais – ADH.

d) Tireoide – Vasopressina.

e) Hipófise – ADH.

07. (FPS) Sobre o mecanismo de ação dos hormônios, analise as proposições abaixo.

1. As glândulas endócrinas sempre liberam os hormônios no sangue.

2. Cada hormônio atua sobre todas as células do corpo, que chamamos de células-alvo.

3. Nas células-alvo de cada hormônio existem na membrana ou no citoplasma proteínas denominadas receptores hormonais.

4. Apenas quando ocorre a combinação correta entre o hormônio e o seu receptor, as células-alvo exibem a resposta característica da ação hormonal.

Está(ão) corretas, apenas:

a) 1 e 4.

b) 1, 2 e 3.

c) 4.

d) 1, 3 e 4.

e) 2 e 3.

08. (UNIOESTE) Numerando-se glândulas com algarismos romanos, hormônios com algarismos arábicos e ações por letras maiúsculas:

08

Assinale a(s) alternativa(s) em que todas as associações glândula/hormônio/ação estão corretas.

01. I 1 A, II 3 B, III 2 G, IV 6 E.

02. I 4 H, II 5 F, III 8 D, IV 7 C.

04. I 3 F, II 4 E, III 7 A, IV 1 C.

08. I 2 G, II 7 H, III 3 B, IV 4 D.

16. I 1 A, II 5 F, III 2 G, IV 7 C.

32. I 4 H, II 3 B, III 8 D, IV 6 E.

64. I 5 B, II 6 G, III 4 C, IV 8 F.

Soma das alternativas corretas:

09. (FCM-PB) O Diabetes Mellitus é um distúrbio hormonal em que a pessoa apresenta elevada taxa de glicose, eliminando grande volume de urina, pois a alta quantidade de glicose no filtrado glomerular causa a diminuição na reabsorção de água pelos túbulos renais. Quais são, respectivamente, a glândula endócrina e o hormônio que caracterizam esta deficiência funcional?

a) Suprarrenais; adrenalina.

b) Medula adrenal; noroadrenalina.

c) Pâncreas; insulina.

d) Adrenal; glucagon.

e) Gônadas; progesterona.

10. (IFPE) “Desde a década de 50, é obrigatória no Brasil a adição de iodo ao sal de cozinha. A medida tem como objetivo o controle das doenças associadas à carência desse mineral, especialmente o bócio, distúrbio responsável pelo mau funcionamento da glândula tireoide… Na glândula tireoide, o iodo é usado na síntese dos hormônios T3 e T4”.

CUMINALE, Natália. Nem de mais, nem de menos. Revista Veja, São Paulo, ano 46, ed.2319, n.18, p.94-95, 01 maio2013.

O texto acima se refere à glândula tireoide, que se localiza na região do pescoço. Sobre ela, podemos afirmar corretamente:

a) É uma glândula endócrina e, portanto, não apresenta canais de secreção, sendo os seus produtos lançados diretamente na corrente sanguínea.

b) É uma glândula exócrina e seus produtos são lançados na corrente sanguínea por meio de canais de secreção.

c) É uma glândula endócrina e os hormônios produzidos por ela, o T3 e o T4, são lançados na corrente sanguínea por meio de canais de secreção.

d) É uma glândula mista e, assim sendo, produz secreções eliminadas por canais e outras lançadas na corrente sanguínea.

e) Sendo uma glândula exócrina, os seus produtos de secreção, T3 e T4, não podem ser chamados de hormônios.

11. (UNIMONTES) As glândulas suprarrenais encontram-se localizadas nos polos superiores de cada um dos rins e apresentam duas porções distintas representadas, na figura abaixo, por I e II.

11

Os hormônios liberados por essas diferentes porções exercem no organismo humano vários efeitos. Todas as afirmativas abaixo se referem a ações de hormônios secretados por I, exceto:

a) Tem sua secreção aumentada, principalmente, quando a pressão arterial se encontra abaixo dos níveis normais por várias horas ou dias.

b) Atua diretamente no coração, aumentando o número de batimentos cardíacos por minuto.

c) Degrada glicogênio quando estamos em situação de perigo.

d) Favorece o controle do processo inflamatório por diminuir a permeabilidade capilar.

12. (UEPG) Com relação a determinados hormônios produzidos pelo organismo humano e seus efeitos principais, assinale o que for correto.

01. A ocitocina tem função na contração muscular do útero (por ocasião do parto) e das glândulas mamárias para a ejeção de leite.

02. A insulina produzida pelo pâncreas e liberada na corrente sanguínea tem função de aumentar os níveis de glicose no sangue.

04. A adrenalina ou epinefrina produzida pelas glândulas adrenais tem ação de elevar pressão arterial e o ritmo cardíaco, bem como aumentar a taxa de glicose no sangue.

08. O hormônio somatotrófico (GH) tem única função de estimular a produção de leite.

Soma das alternativas corretas:

13. (UNITAU) Os hormônios foram originalmente definidos como moléculas mensageiras secretadas por glândulas endócrinas. Hoje, o termo representa qualquer substância mensageira produzida por um organismo que é capaz de produzir algum tipo de alteração em nível celular. Todos os hormônios abaixo são produzidos pela adenohipófise (pituitária anterior), exceto:

a) Hormônio do crescimento.

b) Glucagon.

c) Tireotrofina.

d) Hormônio Adrenocorticotrófico.

e) Hormônio Folículo Estimulante.

14. (UECE) “Os anabolizantes-andrógenos esteroides (esteroides anabolizantes) são derivados sintéticos do hormônio sexual masculino, a testosterona, e têm efeito anabólico (aumento da massa muscular) e androgênico (efeitos masculinizantes). Alguns trabalhos mostraram uma associação significativa entre os adolescentes usuários de anabolizantes e o uso prévio de cocaína, drogas injetáveis, álcool, maconha e tabaco. O aumento do consumo de anabolizantes no grupo de adolescentes parece não buscar a melhora do rendimento, mas sim, uma preocupação com a imagem do corpo ideal, fato que se tornou um problema de saúde pública.” Sá Pinto; Rodrigues Lima. Adolescentes e anabolizantes. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), 2010.

A partir da informação textual acima, assinale a opção correta.

a) Os anabolizantes esteroides se ligam aos receptores andrógenos das células, estimulam a produção de RNA e, consequentemente, aumentam a síntese de lipídios.

b) Essas drogas parecem ter um efeito catabólico, decorrente da inibição dos efeitos anticatabólicos dos glicocorticoides e da melhor utilização dos carboidratos.

c) Em usuários do sexo masculino, os anabolizantes provocam uma queda nos hormônios luteinizante e folículo estimulante, levando à diminuição da espermatogênese, alteração da morfologia dos espermatozoides e atrofia testicular.

d) Após o período de uma a duas semanas de uso dos anabolizantes, alterações séricas das frações de lipídios já podem ser observadas. Há uma diminuição da concentração de lipoproteínas de alta densidade (LDL) e um aumento da concentração de lipoproteínas de baixa densidade (HDL).

15. (IFSul) Sabe-se que o hormônio antidiurético (ADH) controla a eliminação de água pelos rins. Quando ocorre redução de água no organismo dos mamíferos, esse hormônio aumenta a permeabilidade do túbulo renal à água, provocando maior reabsorção e diminuindo a quantidade de água eliminada através da urina. A secreção do hormônio antidiurético é feita pela:

a) Adenohipófise.

b) Neurohipófise.

c) Tireoide.

d) Suprarrenal.

16. (UNIOESTE) Desde o início do ano de 2012, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está proibido no Brasil a venda de mamadeiras contendo bisfenol A (BPA), matéria-prima do plástico utilizado na fabricação de mamadeiras, sacolas plásticas, copos descartáveis, etc. Esses materiais, ao sofrerem a ação de processos físicos ou químicos, liberam BPA em alimentos, bebidas e no meio ambiente. O principal perigo da exposição ao BPA está no fato dele ser um desregulador endócrino; sua estrutura química é semelhante à do hormônio estrógeno, por isso a exposição ao BPA está associada a alterações no desenvolvimento e maturação sexual, diminuição da fertilidade, disfunções sexuais e reprodutivas, alterações hormonais, doenças cardíacas e câncer. Considerando as informações acima, é correto afirmar que:

a) Os desreguladores endócrinos são moléculas endógenas.

b) Os hormônios exercem suas funções sobre os chamados órgãos-alvo, cujas células possuem receptores específicos.

c) Qualquer substância química pode mimetizar a ação de algum hormônio endógeno e atuar como um desregulador endócrino.

d) Devido ao fato da estrutura molecular do BPA ser semelhante à do hormônio estrógeno, ele não interfere nas funções hormonais masculinas.

e) Mesmo presente no meio ambiente, os desreguladores endócrinos não interferem com o desenvolvimento dos invertebrados, pois estes animais não produzem hormônios.

17. (CEFET-MG) Analise o esquema abaixo.

17

O hormônio responsável pelos eventos indicados é a(o):

a) Insulina.

b) Tiroxina.

c) Endorfina.

d) Adrenalina.

e) Serotonina.

18. (UFSC) Considere as afirmativas abaixo:

Glândula A – produz hormônio do crescimento, prolactina, folículo estimulante, luteinizante, melanotrófico.

Glândula B – produz tiroxina.

Glândula C – produz insulina e glucagon.

Glândula D – produz hormônios conhecidos como corticosteroides, adrenalina e noradrenalina.

Sobre essas glândulas e os hormônios que elas produzem, é correto afirmar que:

01. A localização das glândulas A, B e C no corpo humano é, respectivamente, no pescoço, na base do cérebro e no abdome.

02. A localização das glândulas A e B no corpo humano é, respectivamente, na base do cérebro e no pescoço, e das glândulas C e D é no abdome

04. As glândulas A, B, C e D são, respectivamente, a tireoide, a hipófise, o pâncreas e as suprarrenais.

08. O hormônio FSH ou folículo estimulante, produzido pela glândula A, promove o crescimento e a regeneração do tecido ósseo.

16. O hormônio insulina, produzido pela Glândula C, atua diminuindo a glicemia do sangue.

32. A glândula A é responsável pela produção dos hormônios conhecidos como trofinas, que são responsáveis pela estimulação de outros órgãos ou glândulas.

Soma das alternativas corretas:

19. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as glândulas e as respectivas funções.

19a

19b

20. (UNAMA) A adrenalina, hormônio que atua como neurotransmissor do sistema nervoso autônomo é considerado o hormônio do medo, do susto, da raiva, da tensão, da luta e da fuga. Sobre o referido hormônio, pode-se afirmar que ele é produzido pela (s) glândula (s):

a) Hipófise, e estimula a reabsorção da água pelos rins.

b) Hipotálamo, e atua na redução de glicose no sangue.

c) Tireoide, e aumenta o metabolismo celular e provoca perda de peso.

d) Suprarrenais, e contribui para regular a pressão arterial.

21. (UNITAU) Assinale a alternativa correta, em relação a esta frase: A ação hormonal responde pela modulação de diversas funções fisiológicas.

I. O hormônio insulina é produzido pelo fígado e tem função hipoglicemiante.

II. O cortisol e aldosterona são produzidos no córtex da suprarrenal e modulam, de forma marcante, atividades fisiológicas no fígado e rins, respectivamente.

III. O hormônio adrenocorticotrófico é produzido na hipófise e controla a secreção de cortisol.

a) I, II e III estão corretas.

b) I, II e III não estão corretas.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) Apenas II e III estão corretas.

22. (UEM) Boa parte do funcionamento do corpo humano depende dos hormônios, que atuam como mensageiros químicos em determinados tecidos. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01. Os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), produzidos pela tireoide, apresentam, em sua estrutura química, um derivado do esterol.

02. A insulina e o glucagon, secretados pelo pâncreas, regulam a concentração da glicose sanguínea, tendo efeitos antagônicos.

04. O ADH, ou hormônio antidiurético, é um peptídeo composto por aminoácidos que atua no controle da concentração da urina. Sua diminuição provoca diabetes insípido.

08. Na região cortical das suprarrenais, são produzidos hormônios esteroides derivados do colesterol, dentre eles, os glicocorticoides, que atuam na produção de glicose a partir de proteínas e de gorduras.

16. As paratireoides são responsáveis pela produção da somatrofina, ou hormônio de crescimento, o qual, em quantidade excessiva na fase jovem da vida, provoca gigantismo.

Soma das alternativas corretas:

23. (UECE) Considere os seguintes hormônios:

23

As glândulas responsáveis pela secreção desses hormônios são respectivamente:

a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.

b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.

d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

24. (UFU) A ingestão de bebida alcoólica faz com que o indivíduo produza maior volume de urina, devido à interferência do álcool na liberação de um hormônio. Com base na ação hormonal na produção de urina, é correto afirmar que ocorre:

a) A liberação de hormônios mineralocorticoides (aldosterona) pelo córtex das glândulas suprarrenais, aumentando a excreção de água.

b) A liberação dos hormônios adrenalina e noradrenalina pela medula das glândulas suprarrenais, aumentando a excreção de água.

c) A inibição da liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela adenoipófise, fazendo com que menos água seja reabsorvida nos túbulos renais.

d) A inibição da liberação do hormônio antidiurético (ADH) pela neuroipófise, fazendo com que menos água seja reabsorvida nos túbulos renais.

25. (UNISC) Considerando que diversos hormônios e células exercem um papel fundamental para o amadurecimento morfológico e fisiológico do sistema reprodutor feminino e masculino, podemos dizer, de forma correta, que o alvo primário do hormônio _____________ são as células _________, as quais secretam ___________. A sequência correta de preenchimento das lacunas, respectivamente, é:

a) GnRH – foliculares – LH e FSH.

b) LH – de Leydig – proteína ligadora de androgênios.

c) LH – de Sertoli – testosterona.

d) LH – de Leydig – testosterona.

e) FSH – de Leydig – testosterona.

26. (UPE) Sobre o Sistema Endócrino Humano, observando-se a figura a seguir, é correto afirmar que:

26

Disponível: http://sistemaendocrinounisul.blogspot.com.br

a) A glândula (2) é regulada pela estrutura (1), atuando diretamente sobre o metabolismo de homens e mulheres, por meio dos hormônios T3, T4 e calcitonina.

b) Localizadas em cima dos rins, as glândulas (3) são responsáveis por hormônios que estimulam a produção de glicose e gordura, além de interferir no funcionamento renal.

c) O hormônio folículo estimulante (FSH), produzido na porção posterior da glândula (1), estimula o amadurecimento de células germinativas na estrutura (4).

d) Na glândula (1), ocorre a produção do hormônio luteinizante (LH) o qual atuará na estrutura (5) para a produção de estradiol.

e) A estrutura (4) sofre a ação dos hormônios FSH e ACTH durante o ciclo menstrual, favorecendo o amadurecimento e a liberação do óvulo.

27. (MACK) A respeito dos hormônios sintetizados na tireoide, considere I, II, III e IV abaixo.

I. São produzidos a partir de um aminoácido.

II. Têm como função acelerar o metabolismo basal.

III. Apresentam iodo na sua molécula.

IV. Sua produção é controlada por nervos cranianos.

Assinale:

a) Se todas as afirmativas forem corretas.

b) Se somente as afirmativas II e III forem corretas.

c) Se somente as afirmativas I e IV forem corretas.

d) Se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.

e) Se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.

28. (UNIOESTE) Relativo a hormônios, analise as alternativas propostas e escolha a(s) correta(s).

01. Citocininas são hormônios que estimulam a divisão celular em vegetais e são produzidos por tecidos em crescimento.

02. Etileno é um hormônio vegetal ligado ao envelhecimento e à morte das células e é responsável pela abscisão foliar.

04. A tiroxina é um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides e tem a função de controlar a taxa de cálcio no sangue.

08. A ecdisona é um hormônio esteroide que determina a ecdise de alguns insetos.

16. Na espécie humana, o ICSH (hormônio estimulador das células intersticiais) auxilia na secreção da progesterona e é responsável pela ovulação.

32. Os ovários, na espécie humana, começam a funcionar na adolescência, estimulados pelo hormônio LH (luteinizante) produzido pelas glândulas suprarrenais.

64. O cretinismo e o nanismo representam hiperfunções das glândulas adrenal e pâncreas, respectivamente.F

Soma das alternativas corretas:

29. (UPE) O aleitamento materno é a estratégia isolada, que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta.

(Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251).

Observe, na figura a seguir, as glândulas envolvidas no processo de amamentação.

29

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-IVjX8OxPxXE/TaNXvmwXVI/AAAAAAAAA0c/PU_O7kgaGFo/s1600/endocr5+hipofise+a%25C3%25A7%25C3%25A3o+afh.jpg

Sobre elas, analise as seguintes afirmativas:

I. A hipófise é dividida em duas porções: adenoipófise e a neuroipófise. É uma glândula mista que apresenta regiões endócrinas e exócrinas, como ocorre com o pâncreas.

II. A adenohipófise, porção anterior da hipófise, não apresenta ductos associados à porção secretora e produz a prolactina, que é um hormônio, que estimula a produção de leite nas glândulas mamárias, durante a gravidez e a amamentação.

III. As glândulas mamárias apresentam a porção secretora associada a ductos que lançam sua secreção, o leite materno, para o exterior do corpo, consistindo em uma glândula exócrina, semelhante às glândulas lacrimais e sudoríparas.

IV. A porção posterior da hipófise, ou seja, a neuroipófise, secreta a ocitocina, um hormônio, que induz à liberação do leite na amamentação, quando o bebê suga. A sucção, por sua vez, provoca um aumento da liberação de ocitocina, como indicam as setas da figura.

Estão corretas apenas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) II e III.

d) II, III e IV.

e) I, III e IV.

30. (UFPR) Considere o texto a seguir:

A edição de janeiro da Environmental Research traz um estudo de Arrebola e colaboradores, da Universidade de Granada, Espanha, que é, ironicamente, uma bomba.

Os autores observaram que um dos componentes do popular pesticida Lindano também favorece o surgimento do diabetes tipo 2. A relação direta observada entre os níveis de poluentes orgânicos persistentes e o desenvolvimento de diabetes era independente da idade, sexo ou peso corporal do paciente.

Segundo os pesquisadores, o acúmulo desses poluentes lipofílicos na gordura corporal poderia explicar por que os obesos têm maior tendência a desenvolver diabetes. Não se sabe ao certo o mecanismo envolvido, mas os autores sugerem que os pesticidas provocam uma reação imunológica em receptores de estrogênio envolvidos no metabolismo dos açúcares.

Mas… e se o Alzheimer fosse, como o diabetes, uma doença metabólica, associada ao desequilíbrio hormonal e, portanto, induzível por pesticidas, entre outros disruptores endócrinos? Isto poderia explicar as correlações observadas. As evidências nesse sentido são tantas que muitos especialistas já defendem que o Alzheimer seja considerado como um diabetes tipo 3, pois vários estudos sugerem que o Alzheimer seria uma consequência de perturbações na resposta do cérebro à insulina.

Esta, além de regular o metabolismo do açúcar, tem papel bem definido na química cerebral, modulando a troca de sinais entre neurônios e atuando no aprendizado e na memória, bem como na manutenção dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

(Adaptado de: GUIMARÃES, J. R. Davée, Pesticidas, comida-lixo, diabetes e Alzheimer. In: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/pesticidas-comida-lixo-diabetes-e-alzheimer&gt;. Acesso em 22/04/2013.)

Baseando-se em conhecimentos sobre diabetes e Alzheimer e no texto, assinale a alternativa correta.

a) Pesticidas provocam mutações nos genes de estrogênio que sintetizam a insulina, gerando o diabetes tipo 2.

b) Alzheimer é considerada por alguns como diabetes tipo 3, pois a insulina provocaria a doença devido à incapacidade do cérebro de metabolizar a própria insulina em seus receptores neuronais.

c) A insulina é produzida no pâncreas e, por ser um carboidrato, explica o diabetes presente em obesos, dada a reação imunológica aos receptores envolvidos no metabolismo de carboidratos.

d) O diabetes é causado por deficiência na produção de insulina, que metaboliza o nível de açúcar no sangue, enquanto o glucagon controla própria atividade da insulina.

e) A insulina é um polipeptídeo que estimula o armazenamento de glicose no fígado sob a forma de glicogênio, diminuindo a glicemia.

 gab

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: