Publicado por: Djalma Santos | 30 de outubro de 2014

CITOLOGIA NA UPE

01. (UPE-2004) Sobre os organoides citoplasmáticos, analise as afirmativas.

I   II

0 0 – Os ribossomos, presentes apenas em células eucarióticas, formados por RNA e proteínas, são responsáveis pela síntese proteica.

1  1 – Os centríolos, encontrados no citoplasma de células animais e vegetais, são formados por dois cilindros em ângulo reto entre si, localizando-se próximo ao núcleo na região denominada centro celular ou cinetócoro.

2  2  – Nos lisossomos, a enzima catalase está envolvida no processo de decomposição de H2O2 em água e gás oxigênio.

3  3 – O conjunto de mitocôndrias de uma célula é denominado de condrioma, cujo número é constante em todos os tipos celulares.

4 4 – Os glioxissomos, presentes nos protistas, nos fungos, nas plantas e nos animais, são organelas que atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

02. (UPE-2004) Entre as alternativas abaixo, qual delas contempla corretamente a estrutura e/ou a função de um dos organoides citoplasmáticos?

a) O ergastoplasma é bem desenvolvido em células com pequena atividade metabólica, como os osteoblastos, e pouco desenvolvido em células com alta atividade metabólica, como as adiposas.

b) Nas células de vegetais e de invertebrados, o retículo endoplasmático liso, em geral, encontra-se fragmentado e disperso pelo hialoplasma, sendo denominado de dictiossomo.

c) O retículo endoplasmático rugoso, pela sua comunicação com a membrana plasmática, aumenta consideravelmente o contato entre a superfície da célula e o exterior, facilitando a entrada e a saída de substâncias.

d) Nos músculos, o retículo endoplasmático rugoso, denominado de retículo sarcoplasmático, apresenta-se bem-desenvolvido, servindo de reservatório de íons cálcio e ATP, necessários ao mecanismo de contração.

e) Em células vegetais e animais, são encontrados os peroxissomos, organelas envolvidas na digestão intracelular. A membrana interna dessas organelas é revestida por glicoproteínas, que são produzidas no retículo endoplasmático rugoso e acumuladas no complexo de Golgi.

03. (UPE–2006) Peroxissomos são organelas citoplasmáticas, membranosas, presentes nas células animais e de muitos vegetais. Sobre essas organelas e suas funções, analise as afirmativas.

I   II

0 0 – Apresentam muitas enzimas do tipo oxidases, que utilizam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas e formar, como subproduto, peróxido de hidrogênio.

1  1 – São mais abundantes nas células do fígado e dos rins, onde desempenham importante papel na oxidação de várias substâncias absorvidas pelo sangue, como, por exemplo, o álcool.

2  2 – Os novos peroxissomos são formados a partir das cisternas do complexo de Golgi, sendo liberados diretamente, no citoplasma.

3  3  – Em determinadas plantas, principalmente no grupo das oleaginosas, as células dos cotilédones apresentam um tipo especial de peroxissomos, denominado de glioxissomos, cuja função é converter os lipídeos, armazenados na semente, em açúcares que serão utilizados no processo de germinação.

4 4 – Embora o peróxido de hidrogênio seja uma substância tóxica produzida pelos peroxissomos, estes são capazes de degradá-lo, transformando-o em água e gás carbônico através da enzima catalase.

04. (UPE–2006) A mitose é um processo contínuo de divisão celular, que permite a renovação e a formação de novas células. Associe as figuras dessa divisão às suas respectivas características e a cada fase da mitose.

04

A – Os cromossomos estão alinhados na região equatorial da célula e presos às fibras do fuso pelos centrômeros.

B – As fibras do fuso começam a encurtar e, como consequência, cada lote de cromossomos irmãos são puxados para os polos opostos da célula.

C – Os cromossomos iniciam o processo de desespiralização, e os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares formados.

D – Os cromossomos se condensam, e, em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras originadas a partir dos centrossomos, constituindo o fuso mitótico.

I – PRÓFASE          II – METÁFASE        III – ANÁFASE         IV – TELÓFASE

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.

a) Figura 3-D-I.

b) Figura 2-B-IV.

c) Figura 4-A-II.

d) Figura 1-C-III.

e) Figura 3-C-II.

05. (UPE–2006) A estrutura, a quantidade de DNA e a posição do centrômero dos cromossomos podem ser alteradas sem que haja mudança no número de cromossomos. Esse fenômeno é conhecido como mutação estrutural.

05

A figura acima representa uma mutação estrutural do tipo:

a) Inversão.

b) Duplicação.

c) Deleção.

d) Translocação.

e) Trissomia.

06. (UPE-2007) A membrana plasmática fornece individualidade à célula, definindo e estabelecendo elos entre os meios intra e extracelular. A partir da membrana plasmática, a primeira célula adquiriu identidade. Em relação a esse envoltório celular, podemos afirmar:

I. Os componentes básicos de sua estrutura são fosfolipídios e proteínas. As proteínas, de acordo com a função que desempenham, constituem: canais de proteína, proteínas carregadoras, proteínas receptoras e proteínas de reconhecimento.

II. As células bacterianas não apresentam membrana plasmática. Seu revestimento externo é constituído de glicoproteínas, conhecido como glicocálix ou parede bacteriana.

III. A bomba de sódio e potássio é um mecanismo de transporte por difusão passiva, através da membrana, em que se mantém maior concentração de sódio no interior da célula e de potássio fora dela.

IV. Potencial de membrana é a diferença de potencial elétrico entre seus lados interno e externo. Normalmente, a superfície extracelular tem potencial positivo em relação ao interior, e essa diferença é mantida graças à bomba de sódio e potássio.

V. Na fagocitose, a membrana envolve o material a ser englobado. No combate a infecções em nosso organismo, os macrófagos agem através da fagocitose como também no processo de involução uterina pós-parto.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e V.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas I, IV e V.

d) Apenas I, II e IV.

e) Apenas III, IV e V.

07. (UPE–2008) Em relação às mitocôndrias e aos cloroplastos, analise as afirmativas abaixo e conclua.

I   II

0   0 – Mitocôndrias  e cloroplastos  são organelas  ausentes nas  células das  amebas, pois se trata de seres primitivos com células procariontes.

1  1 – As mitocôndrias, relacionadas à respiração celular e os cloroplastos, com função de fotossíntese, estão presentes exclusivamente nas células animais e vegetais, respectivamente.

2  2 – A hipótese da simbiose mutualística com bactérias é atribuída à origem das mitocôndrias nas células eucarióticas, em função da presença de ribossomos, de DNA e RNA e de sua capacidade de auto

3  3 – Em uma célula eucariótica típica, a glicólise, fase anaeróbia da respiração, ocorre no citosol, e toda a fase aeróbia ocorre no interior das mitocôndrias.

4  4 – Todo o processo fotossintetizante da célula de uma planta ocorre no interior dos cloroplastos, com duas etapas interligadas: fase clara (fotoquímica) e fase escura (química).

08. (UPE–2008) Sobre a mitose e meiose, suas fases e peculiaridades, analise as descrições abaixo e conclua.

I  II

0  0 – As fases da mitose obedecem à sequência: prófase, anáfase, metáfase e telófase. Na prófase, cada cromossomo é formado por duas cromátides-irmãs. Durante a metáfase, há separação das cromátides-irmãs que passam a ser denominadas cromossomos-irmãos.

1  1 – A meiose ocorre em duas etapas: meiose I (reducional) e meiose II (equacional). A meiose I assemelha-se à mitose, enquanto a meiose II tem particularidades próprias, como o crossing over, ausentes na mitose.

2  2 – A mitose pode ser realizada por células haploides ou diploides, que produzem, em condições normais, cópias idênticas de si mesmas. As bactérias não se dividem por mitose nem meiose.

3  3 – Os cromossomos que sofrem descondensação no início da prófase, ao se espiralizarem no final da telófase, tornam a se condensar, mantendo sua individualidade nas células que não se encontram em divisão. Essa condensação é indispensável para a síntese proteica.

4  4 – O câncer é uma doença em que falham os mecanismos biológicos de regulação do processo da divisão celular. Uma série de divisões celulares desordenadas origina inúmeras células-filhas que invadem outros órgãos.

09. (UPE–2008) Analise este cariótipo.

09

Sobre o cariótipo apresentado, analise as afirmativas.

I. É uma monossomia, ou seja, o indivíduo apresenta, apenas, um cromossomo sexual: o X, que caracteriza a síndrome de Turner.

II. Corresponde a uma aneuploidia, do tipo autossômica, pela não disjunção de um ou mais cromossomos durante a meiose.

III. O portador dessa síndrome é do sexo feminino, com ausência de cromatina sexual nas suas células.

IV. As características mais comuns ao portador dessa síndrome são: baixa estatura, baixo padrão de inteligência, testículos atrofiados, ausência de espermatozoides e anomalias renais.

V. Esta alteração não envolve os cromossomos sexuais, portanto não está relacionada ao sexo. O cariótipo é 45, X0, podendo ser do sexo masculino ou feminino, porém estéril.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II e III estão corretas.

b) As afirmativas II, IV e V estão corretas.

c) As afirmativas I e III estão corretas.

d) A afirmativa V está correta.

e) Todas estão corretas.

10. (UPE-2009) As proteínas da membrana plasmática exercem várias funções, agem como transportadoras, receptoras, dentre outras. Na coluna I, estão esquematizados modelos de transporte através de proteínas; na coluna II, o tipo de proteína, e, na coluna III, a descrição desse transporte. Estabeleça a correta associação entre as três colunas.

10

Assinale a que apresenta a associação correta.

a) 1 D IV / 2 C II / 3 A III / 4 B I.

b) 1 A II / 2 B III / 3 C I / 4 D IV.

c) 1 C IV / 2 B I / 3 A III / 4 D II.

d) 1 D IV / 2 A III / 3 C I / 4 B II.

e) 1 B I / 2 C III / 3 D II / 4 A IV.

11. (UPE-2010) “Em 30 de maio de 2008, morreu Lorenzo Odone aos 30 anos, vítima de doença que motivou um esforço sobre-humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar “O Óleo de Lorenzo.”

                                                       Adaptado Jornal “Washington Post”. 2008.

Lorenzo padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas, que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente de uma falha cerebral e causa morte, embora Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina. A ADL é associada a defeitos em uma proteína de membrana transportadora de ácidos graxos para o interior de uma determinada organela, onde sofreriam a beta-oxidação.

Dentre as organelas abaixo, qual está envolvida nesse mecanismo?

a) Complexo de Golgi.

b) Lisossomos.

c) Peroxissomos.

d) Retículo endoplasmático agranular.

e) Retículo endoplasmático granular.

12. (UPE-2011) A figura abaixo representa um corte histológico de raiz de cebola, na qual estão enumeradas diferentes fases do ciclo celular.

12

http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo

legenda/46bb800fb7c29b4228969b92cbdbc1b5.jpg

Assinale a frase que identifica corretamente a fase 5 (cinco) e a estrutura apontada com uma seta.

a) A interfase está subdividida nas fases S, G1 e G2. A estrutura apontada é o cloroplasto.

b) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é o cloroplasto.

c) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é a parede celular.

d) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrípeta. A estrutura apontada é o fragmoplasto.

e) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrífuga. A estrutura apontada é o fragmoplasto.

13. (UPE-2012) A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares. Identifique as estruturas e/ou processos enumerados na figura a seguir:

13

Fonte: adaptada de  http://3.bp.blogspot.com/_klKFmeWGnUQ/THF49NcH8TI/AAAAAAAAAG8/0YkWYfNfing/s1600/Autofagia+e+Heterofagia.gif

Estão corretas:

a) I – Endocitose; II – Peroxissomo; III – Retículo endoplasmático rugoso; IV – Vacúolo digestivo; V – Fagossomo; VI – Exocitose.

b) I – Fagocitose; II – Lisossomo; III – Complexo de Golgi; IV – Vacúolo autofágico; V – Corpo residual; VI – Clasmocitose.

c) I – Pinocitose; II – Vacúolo; III – Retículo endoplasmático liso; IV – Mitocôndria; V – Fagossomo; VI – Autofagia.

d) I – Heterofagia; II – Ribossomo; III – Complexo de Golgi; IV – Vacúolo; V – Exocitose; VI – Excreção celular.

e) I – Fagossomo; II – Grânulo de inclusão; III – Retículo endoplasmático liso; IV – Mitocôndria; V – Heterofagia; VI – Clasmocitose.

14. (UPE-2012) Observe a tirinha a seguir:

14

Nela Calvin faz alusão a uma ameba. Observe as afirmativas, a seguir, relacionadas a esse organismo e sua forma de alimentação ou locomoção por meio de pseudópodes e assinale a afirmativa correta.

a) A difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração, mas depende da ação dos pseudópodes da membrana plasmática para a entrada de glicose com gasto de energia.

b) A fagocitose é o englobamento de moléculas grandes ou sólidas por meio de expansões da membrana plasmática, denominadas pseudópodes.

c) A pinocitose é a captura de moléculas menores ou líquidas mediante a de invaginação da parede celular por meio de pseudópodes.

d) O glicocálix é um revestimento externo da membrana plasmática, formado por celulose e lipídios que irão desempenhar funções imunogênica e locomotora por meio de pseudópodes.

e) Os pseudópodes mantêm uma diferença de potencial entre os meios extra e intracelular, permitindo a locomoção sem gasto de energia.

15. (UPE-2013) A proliferação celular exagerada está diretamente relacionada ao desenvolvimento de câncer. Tem-se como exemplo de bloqueio desse processo o uso de drogas antimitóticas, que desorganizam o fuso mitótico. Em relação à formação e ao papel do fuso mitótico em condições normais, é correto afirmar que:

a) A carioteca, membrana nuclear formada por proteínas fibrosas do citoesqueleto, está envolvida na formação do fuso mitótico, essencial à adesão celular.

b) O citoesqueleto é uma rede citoplasmática de ácidos nucleicos envolvidos no processo da formação do fuso mitótico, de lisossomos e do acrossomo, responsáveis pela mitose.

c) Os centríolos são cilindros formados por actina e miosina, envolvidos na formação do fuso mitótico, dos cílios e flagelos, que auxiliam na movimentação celular.

d) Os centrômeros são responsáveis pela formação do fuso mitótico constituído de carboidratos, essencial ao direcionamento do ciclo celular.

e) Os microtúbulos são constituídos de tubulinas e formam o fuso mitótico, responsável pela correta segregação dos cromossomos durante a divisão celular.

16. (UPE-2014) Num determinado hospital da Região Metropolitana do Recife, nasceu um menino com a síndrome de Zellweger ou síndrome cerebrohepatorenal. Considerada uma doença raríssima, por ocorrer 1 em cada 50.000 a 100.000 nascimentos, é resultante do defeito no funcionamento de uma organela celular, cuja função está relacionada com o armazenamento da enzima catalase. Esta reage com o peróxido de hidrogênio, substância tóxica que necessita da sua degradação, contribuindo com a desintoxicação do organismo, a partir da oxidação de substâncias absorvidas do sangue.

Com base nessas informações, a organela celular a que o texto se refere denomina-se:

a) Lisossomos.

b) Peroxissomos.

c) Mitocôndrias.

d) Ribossomos.

e) Glioxissomos.

gab

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: