Publicado por: Djalma Santos | 30 de outubro de 2014

TESTES DE SISTEMA NERVOSO (II)

01. (FCM-PB) Relacione cada termo com sua descrição e assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

01

a) 1b, 2c, 3a, 4e, 5d.

b) 1e, 2d, 3a, 4b, 5c.

c) 1a, 2c, 3b, 4d, 5e.

d) 1c, 2b, 3a, 4d, 5e.

e) 1d, 2e, 3c, 4a, 5b.

02. (UNEB) Para descobrir como as diversas partes do cérebro “conversam” umas com as outras, o radiologista Thomas Conturo, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, Estados Unidos, utilizou a água. Como a água está em toda parte, é um bom guia para quem quer descobrir as ligações entre os neurônios. Em especial, ela segue os filamentos pelo quais as células nervosas transmitem impulsos elétricos umas às outras. “Assim descobriremos os caminhos pelos quais os sinais passam de um ponto ao outro do cérebro”.

02

A “conversa” entre células nervosas cria circuitos neurais que permitem ao indivíduo:

I    II

0   0 – Perceber e responder aos estímulos ambientais externos e internos.

1   1 – Acionar respostas que se limitam à estimulação de músculos esqueléticos.

2   2 – Manter autonomia de funcionamento das diferentes partes do corpo de um animal.

3 3 – Produzir hormônios que fazem a integração orgânica imediata em organismos pluricelulares.

4  4 – Reagir  lentamente em  situações de  emergência, necessitando tomar consciência do acontecimento.

03. (UNIV.CATÓLICA DE S.CATARINA) As anfetaminas são estimulantes do sistema nervoso central, capazes de gerar quadros de euforia, provocar a vigília, atuar como anorexígeno e aumentar a atividade autonômica dos indivíduos (GOLD, 1998). A intoxicação aguda ou overdose pode se manifestar com irritabilidade, tremor, ansiedade, labilidade do humor, cefaleia, calafrios, vômitos, sudorese e verborragia

(WILKINS, 1998). Fonte: Silva, E. A; MICHELI, D. Adolescência – uso e abuso de drogas: uma visão integrativa. FAP – Unufesp, 2012. p. 744.

As anfetaminas são drogas estimulantes que agem sobre o sistema nervoso central. Provocam aumento da atividade mental, euforia e incremento da resistência à fadiga e da capacidade de concentração. Essas drogas agem estimulando o sistema nervoso central através de uma intensificação da noradrenalina, um neurotransmissor que ativa partes do sistema nervoso simpático. Sabendo que as anfetaminas intensificam a liberação de noradrenalina, um neurotransmissor do sistema nervoso autônomo simpático, é possível afirmar que, das sensações abaixo, a que não está relacionada à utilização dessa droga é:

a) A miose (diminuição do diâmetro da pupila).

b) A midríase (dilatação da pupila).

c) A redução do sono.

d) A redução do apetite.

e) A irritabilidade.

04. (PUC-GO) TEXTO

Mas ai do cacique que fia apenas em seus sentidos, vez que são ilusórios e no mais das vezes traiçoeiros. É preciso que haja o concurso dos espíritos para conhecer o verdadeiro destino que está nas mãos dos deuses. Destino este que pode ser alterado para melhor ou para pior, dependendo apenas do grau de entrosamento que possa existir entre os deuses, os espíritos e os sentidos. Os presságios fornecidos pelos deuses, por intermédio dos espíritos, têm de ser clareados pelo entendimento, que carece de treino e exercícios, para que as ações corretivas do destino sejam feitas na forma e no tempo corretos.

Na verdade, o novo chefe ainda não domina com perfeição as complicadas engrenagens da magia, como as dominava seu pai. Por isso, se quiser continuar bem vivo e benquisto no comando supremo de sua nação, terá que aprender sem perda de tempo a trilhar por todos os caminhos, bifurcações e atalhos da tradicional magia. O pior é que ela, a magia, tem suas manhas, seus caprichos, seus brinquedos de esconde-esconde e não revela seus segredos assim pelas bordunas da ânsia, nem pelas alavancas da necessidade. Exige uma conjunção de diversas forças naturais e sobrenaturais, um clima adequado, uma estação propícia, como o mel da abelha e o fruto do sapoti. Embora não venha de graça, nem dispense o cultivo. Por isso o jovem líder, assim que redistribuir as mulheres em quinhões equânimes, apaziguar a tribo e realizar a festa de agradecimento aos deuses pelo resultado bélico, que também é uma forma sagrada de adormecer os descontentamentos mais renitentes, mergulhará com fervor contrito no mundo mágico dos ancestrais, a bebericar infusões, a fumegar ervas e a invocar os espíritos e, das informações que vier a receber, que espera não sejam poucas nem triviais, deseja fazer as melhores traduções possíveis e botá-las a serviço de seu aguerrido povo. E só então fazer-se merecedor por inteiro da confiança que a tribo, como um tributo unânime, lhe depositou.

(LOURENÇO, Edival. Naqueles morros, depois da chuva: o jogo do Diabolô. São Paulo: Hedra, 2010. p. 160-161.)

Observe o seguinte fragmento retirado do texto “Por isso o jovem líder, assim que redistribuir as mulheres em quinhões equânimes, apaziguar a tribo e realizar a festa de agradecimento aos deuses pelo resultado bélico, que também é uma forma sagrada de adormecer os descontentamentos mais renitentes, mergulhará com fervor contrito no mundo mágico dos ancestrais, a bebericar infusões, a fumegar ervas e a invocar os espíritos e, das informações que vier a receber, que espera não sejam poucas nem triviais, deseja fazer as melhores traduções possíveis e botá-las a serviço de seu aguerrido povo.”

Determinadas espécies de plantas são utilizadas em rituais indígenas e outras são corriqueiramente usadas para fins medicinais, em função da produção de compostos químicos específicos. Algumas produzem substâncias que causam perturbações no sistema nervoso central, como as plantas alucinógenas. Sobre o sistema nervoso dos vertebrados, assinale abaixo a alternativa que contém a afirmativa correta:

a) O sistema nervoso é constituído somente pelos neurônios.

b) Levando-se em consideração a direção do impulso nervoso, os neurônios são motores quando transmitem os impulsos nervosos dos órgãos receptores até o sistema nervoso central (SNC).

c) As sinapses neuromusculares são articulações terminais que se estabelecem somente entre um neurônio e outro neurônio.

d) O sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal.

05. (PUC-SP) O sistema nervoso autônomo é formado por fibras simpáticas e parassimpáticas que atuam nos órgãos viscerais de maneira antagônica. A liberação de adrenalina pelo sistema nervoso:

a) Parassimpático promove aumento do ritmo cardíaco e constrição dos vasos sanguíneos periféricos.

b) Simpático promove aumento do ritmo cardíaco e constrição dos vasos sanguíneos periféricos.

c) Parassimpático promove diminuição do ritmo cardíaco e constrição dos vasos sanguíneos periféricos.

d) Simpático promove diminuição do ritmo cardíaco e dilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

e) Parassimpático promove diminuição do ritmo cardíaco e dilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

06. (UNINASSAU) O reflexo é uma reação corporal automática, sem a nossa consciência. Os órgãos envolvidos no ato reflexo são chamados em conjunto de arco reflexo. Na imagem a seguir está representado o reflexo patelar. Observe-o e responda qual alternativa descreve corretamente seu funcionamento.

06

a) O número 1 representa o corpo celular da raiz sensitiva ventral, que envia o estímulo dos receptores até a medula espinhal.

b) O número 2 representa a raiz motora dorsal, responsável por levar a resposta da medula espinhal para o órgão motor.

c) Caso uma pessoa sofra uma lesão, que rompa a raiz ventral, pode não perceber os estímulos, mas poderá movimentar a musculatura naturalmente.

d) Caso uma pessoa sofra uma lesão, que rompa a raiz dorsal, perderá a sensibilidade daquele local e, consequentemente, a capacidade de realizar o reflexo.

e) O ato reflexo, quando apresenta um neurônio associativo, torna-se mais rápido. Na imagem podemos observar que, ao usá-lo, o bíceps femural se contrai mais rapidamente que o quadríceps.

07. (UEPG) A figura abaixo representa um neurônio. Com relação aos números apresentados, assinale a alternativa correta.

07

a) 1- bainha de mielina; 2- dendritos; 3- corpo celular.

b) 1- dendritos; 2- axônio; 3- corpo celular.

c) 1- corpo celular; 2- dendritos; 3- bainha de mielina.

d) 1- corpo celular; 2- bainha de mielina; 3- dendritos.

e) 1- axônio; 2- corpo celular; 3- dendritos.

08. (UEA) Durante uma aula expositiva sobre anatomia do sistema nervoso, um professor afirmou que fazem parte do sistema nervoso central (S.N.C.):

a) O encéfalo, a medula espinhal e os fotorreceptores.

b) O cerebelo, a hipófise e os nervos raquidianos.

c) O cérebro, o bulbo e os discos de Merkel.

d) A hipófise, os nervos espinhais e os receptores.

e) O hipotálamo, o bulbo e o cerebelo.

09. (UECE) A mielina é uma substância do tipo:

a) Proteína encontrada no tecido muscular.

b) Fosfolipídio encontrada no tecido epitelial.

c) Glicídio encontrada no tecido conjuntivo.

d) Lipídio encontrada no tecido nervoso.

10. (FCM-PB) Relacione a Coluna A com a Coluna B, e marque a alternativa que corresponde à sequência correta:

10

a) 3, 2, 1, 5, 4.

b) 5, 3, 4, 1, 2.

c) 4, 3, 1, 2, 5.

d) 2, 4, 3, 5, 1.

e) 1, 5, 2, 4, 3.

11. (UNCISAL) O sistema nervoso dos vertebrados é muito complexo, e tem por função a recepção, a condução e a integração dos estímulos e a coordenação das respostas induzidas e espontâneas. Distinguem-se o sistema nervoso central (SNC) e o sistema periférico (SNP). Nas opções abaixo, assinale corretamente as partes anatômicas que constituem o SNC.

a) Encéfalo e gânglios.

b) Encéfalo e medula espinal.

c) Medula espinal e axônio.

d) Medula espinal e gânglios.

e) Encéfalo e axônio.

12. (CFT-MG) O tecido nervoso, responsável pela recepção e escolha da resposta adequada às condições do ambiente, é constituído por um tipo especial de célula, o neurônio, que recebe os estímulos do meio e de outras células através do (a);

a) Axônio.

b) Dendrito.

c) Corpo celular.

d) Bainha de mielina.

13. (PUC-GO) TEXTO

AGORA CAPITÃO-GENERAL, com quem el-rei nos brinda sem retardo não é homem dado a cangolés, muito menos tem aspecto de morrediço. Pelo contrário: mesmo não sendo moço demais em eras, apresenta-se bem sacudido e granado, e forte que é de alma e de corpo, vez que o fortalecimento da alma granjeou durante o tempo em que esteve abade de São Martinho de Duma, no Arcebispado de Braga, e o corpo ganhou armação e enchimento de um soldado mouro enquanto foi capitão de um glorioso regimento de cavalaria, no Alentejo, em Portugal. Pelo menos à primeira vista parece do naipe de homem que é mais dado a ser do que a estar, pois para se sentir bem, basta-se a si mesmo. Do tipo que, a qualquer hora e de qualquer ângulo que vossenhor repará-lo, vai lhe parecer à vontade e bem assentado sobre os estaleiros e os andaimes do próprio corpo, no equilíbrio dos escoramentos da alma. É capaz de ser sereno e íntegro, seja num claustro de abadia, no relento de vastidões em exercícios de manobra militar, ou em viagens perpétuas em lombo de mulas instáveis a milhares e milhares de léguas do lar doce lar. Dessa forma tem suporte mental para implementar ações planejadas e de longo alcance, produzindo resultados de alta envergadura. Ao contrário daquele outro que por estes trópicos passou ainda há pouco, que era, bem dizer, quase um estrangeiro universal, dependente de um mundo organizado ao seu redor para sentir o mínimo de conforto. Aquele precisava estar no abrigo de um palácio ou ao menos que a esse palácio pudesse voltar ao fim de cada dia ou de um período de prévia combinação, estar com tesouros estocados no cofre, estar com uma família a esperar por ele, estar com uma cama limpa e cheirosa para repousar e com o que mais houvesse para lhe proporcionar o mínimo de circunstâncias civilizadas. Um tipo assim toma a maioria de suas decisões reagindo ao desconforto imediato, com resultados pífios para a administração das coisas a seu cargo. É o que se diz nas seletas rodas. O novo governador, embora mais desgarrado, como já disse, vem anexo ao título nobiliárquico de alcaide de Guimarães e à comenda de Santa Marinha de Quintela da Ordem de Cristo. Honras de que nem precisaria, mas mesmo não precisando, dão um toque especial de requinte e cintilância a sua personalidade. E, o que é do mesmo modo importante, arriado vem pelos desembargos régios que hão de solucionar as turbações destas minas que para muitos parecem intermináveis. Bem nascido e melhor ainda criado, é um fidalgo de alta estirpe de Marqueses de Fronteira, fina flor da nobreza da corte, por assim dizer. Esse tal de Dom Luís de Assis Mascarenhas, nunca é demais ressaltar, é original de uma das casas do reino de acrescida grandeza, com franco acesso aos palácios e às personalidades realengas mais encorpadas de poder. Se ainda não o é por inteiro, não tardará a ser um dos grandes da corte portuguesa. Corre que é fino de tratos e grosso de haveres, mas corre também que, por primeiro, é grosso de ambições e fino de faro para a pecúnia. Tem os olhos firmes e o caminhar determinado de quem acalenta o nada modesto objetivo de em dez, quinze anos galgar o supremo posto de Vice-Rei das Índias. Traços de caráter, nunca é demais desomitir, perfeitos para quem vem com o intuito de ser o longa manus e fiel depositário das ânsias de Sua Majestade Real. Pois, quem seja cotó de desejos e ralo de ambições, nem é preciso pisar o solo solerte destas solidões postremas, que a ordem por aqui não é outra senão fazer a paina voar, sem cantilenas de me-pega-me-deixa, de quem quer que for. O ouro, a despeito de tudo e de todos, terá que ejacular grosso e reluzente e aos borbotões amazônicos se despejar no reino lusíada, que a gula dos compromissos financeiros assumidos pela Coroa com os países amigos, com os frades franciscanos, com as obras monumentais e com as palacianas festas são muito maiores do que grandes. Dignas de fato do Rei Dom João v, que não é à toa que por alcunha recebe o qualificativo de “o Magnânimo”.

(LOURENÇO, Edival. Naqueles morros, depois da chuva: o jogo do Diabolô. São Paulo: Hedra, 2011. p. 29-30.)

Considere o trecho “Tem os olhos firmes e o caminhar determinado […].”, extraído do texto acima. É sabido que o andar requer a participação de diferentes sistemas. Em harmonia trabalham para que a marcha ocorra de forma sincrônica e equilibrada. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que contenha a estrutura do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários.

a) Labirinto.

b) Tronco cerebral-bulbo.

c) Telencéfalo.

d) Cerebelo.

14. (UNICENTRO) O chamado sistema nervoso central é formado pelo encéfalo, que está dentro da caixa craniana, e pela medula espinhal. Nos seres humanos, no entanto, o encéfalo apresenta um volume muito maior em relação ao tamanho do corpo do que nos outros vertebrados. Esse aumento do tamanho do cérebro é uma característica importante no sucesso evolutivo da espécie humana.

(LAURENCE, 2005, p. 295-299).

Considere as seguintes funções encefálicas:

I. Retransmissão das informações sensoriais para o cérebro.

II. Promoção da harmonia de funções no organismo (homeostase).

III. Coordenação motora.

IV. Controle dos movimentos respiratórios e cardíacos.

Com base nos conhecimentos sobre a divisão e algumas funções importantes das regiões do encéfalo, assinale a alternativa que se refere, concomitantemente, à região do encéfalo e às funções pelas quais ela é responsável.

a) I Hipotálamo, II Cerebelo, III Tronco encefálico, IV Tálamo.

b) I Hipotálamo, II Cerebelo, III Tálamo, IV Tronco encefálico.

c) I Tronco encefálico, II Tálamo, III Cerebelo, IV Hipotálamo.

d) I Tálamo, II Hipotálamo, III Tronco encefálico, IV Cerebelo.

e) I Tálamo, II Hipotálamo, III Cerebelo, IV Tronco encefálico.

15. (ASCES) A compreensão do cérebro humano ainda hoje representa um desafio para os cientistas. Sobre o tecido nervoso que forma o cérebro, é correto afirmar que:

a) Os neurônios representam a minoria das células que o constituem, sendo formado na maioria pelos gliócitos ou células gliais.

b) Os neurônios multipolares apresentam um axônio e um dendrito e estão presentes na medula espinhal.

c) Os neurônios bipolares apresentam dois axônios e dois dendritos e estão presentes no encéfalo.

d) Os neurônios sensoriais conduzem impulsos do sistema nervoso central para músculos ou glândulas.

e) Os neurônios associativos conduzem impulsos nervosos de órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central.

16. (UECE) Das células gliais ou gliócitos, aquelas encarregadas de fagocitar os detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso são os(as):

a) Astrócitos.

b) Oligodendrócitos.

c) Micróglias.

d) Células de Schwann.

17. (UNIFAP) Aos 33 anos, o analista de sistemas Carlos Rizo recebeu o diagnóstico de doença de Parkinson. Não bastasse a precocidade da manifestação do distúrbio, os sintomas evoluíram de forma rápida e devastadora. Aos 41 anos, Rizo foi submetido a uma técnica cirúrgica denominada de NEUROMODULAÇÃO, o procedimento consiste na implantação de eletrodo no cérebro ou na medula, de modo a regular, por meio de descargas controladas a atividade elétrica do sistema nervoso.

Fonte: Revista Veja, edição 2179 de 25 de agosto de 2010.

01. O impulso nervoso é causado por um estímulo no neurônio, provocando modificações elétricas e químicas que são transmitidas ao longo dos neurônios (“ondas”) sempre no sentido dendrito-axônio.

02. A membrana do axônio em repouso apresenta carga elétrica positiva do lado externo e carga negativa do lado interno; diz-se, então, que o axônio está “despolarizado”. Essa diferença é mantida através da bomba de sódio.

04. Nas células com fibras mielinizadas a transmissão do impulso nervoso só apresenta inversão de polaridade nas regiões dos nódulos de Ranvier. Como a “onda salta” de um nódulo para outro essa é uma condução saltatória, apresentando grande aumento de velocidade, quando comparada com as fibras amielinizadas.

08. Os impulsos de corrente elétrica ocorrem independente se existe ou não uma diferença de potencial.

Soma das alternativas corretas:

18. (UPE) Com relação ao sistema nervoso, assinale a afirmativa correta.

a) Fazem parte do Sistema Nervoso Periférico os nervos e gânglios que compõem a região da medula.

b) Na raiz dorsal dos nervos raquidianos, encontram-se, apenas, os nervos sensitivos.

c) Os nervos cranianos fazem parte do Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático.

d) No Sistema Nervoso Periférico Voluntário Parassimpático, encontram-se os gânglios nervosos próximos à medula ou em seu interior.

e) O neurônio associativo, encontrado no interior do órgão, responde pela conexão da resposta entre um nervo sensitivo e um nervo motor, onde está acontecendo o ato reflexo.

19. (II Olimpíada de Biologia) Utilize o texto abaixo para responder esta questão.

NOVA PESQUISA PODE DEVOLVER VISÃO À CEGOS

Um time de neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e colegas da Universidade de Hong Kong desenvolveram uma nova pesquisa que pode ajudar a induzir neurônios a se reconectarem e possivelmente restaurar a visão durante o processo. Os cientistas fizeram uma incisão na cabeça de 53 ratos recém-nascidos. O corte de 1,5 milímetro de profundidade e 2 milímetros de largura atingiu diretamente o nervo óptico dos roedores. Os animais foram então tratados com 10 microlitros de uma solução composta de 99% de água e 1% de um peptídeo ionizado. Em 24 horas, o corte nos roedores tratados começaram a se fechar e em 30 dias estavam completamente curados. Isso nunca havia sido visto em animais. Um localizador foi colocado dentro dos olhos dos ratos e revelou que os neurônios haviam crescido e se conectado novamente. Os pesquisadores acham que esses aminoácidos são capazes de criar um suporte molecular que pode fazer tais ligações. Ratos adultos também foram testados com os mesmos resultados. A solução, que forma um gel fibroso no machucado, parece não ter efeitos colaterais a longo termo, deixando o corpo pela urina. Os pesquisadores estão ansiosos para testar a fórmula em humanos.

(fonte: http://www.revistagalileu.com.br)

O crescimento dos neurônios, o estabelecimento de sinapses e até mesmo sua divisão celular podem ser guiados por células que têm se mostrado como grandes diferenciais nos aspectos cognitivos entre os seres humanos (Einstein possuía menos neurônios do que um homem comum, mas uma maior proporção deste tipo celular que estamos nos referindo). As células referidas pelo texto são:

a) Células endoteliais.

b) Células ganglionares.

c) Fibroblastos.

d) Células gliais.

e) Macrófagos.

20. (UECE) Os neurônios motores são revestidos pelo estrato mielínico, composto das células denominadas _________, que permite uma condução _________ do impulso nervoso, __________ sua velocidade. As lacunas devem ser preenchidas corretamente, e nesta ordem, com os termos:

a) células de Schwann, descontínua, aumentando

b) oligodendrócitos, descontínua, diminuindo

c) oligodendrócitos, contínua, aumentando

d) células de Schwann, contínua, diminuindo

21. (UFGD) O sistema nervoso é constituído por células altamente diferenciadas, denominadas neurônios, que se destacam das outras células por apresentarem determinadas estruturas, tais como:

a) Corpo celular, axônio, sarcolema, bainha de mielina e dendritos.

b) Corpo celular, axônio, bainha de mielina e canal de Havers.

c) Axônio, estrangulamento de Ranvier, meninges e bainha de mielina.

d) Axônio, pericário, meninges e dendritos.

e) Corpo celular, dendritos, axônio, corpúsculo de Nissl.

22. (COVEST) O sistema nervoso é composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, além de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células, analise as afirmativas abaixo.

I   II

0 0 – Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na circulação sanguínea para transmitir informações a outras células.

1  1 – A mielina é uma característica essencial para o funcionamento de todos os neurônios.

2 2 – Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios.

3 3 – Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo tudo-ou-nada que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais.

4  4 – Apresentar microvilosidades é uma característica das células do sistema nervoso.

23. (UFG) Um chimpanzé com lesão no cerebelo tem comprometida a sua capacidade de:

a) Mastigar e engolir os alimentos.

b) Equilibrar-se sobre os galhos de árvores.

c) Enxergar a fêmea para o acasalamento.

d) Ouvir o som dos predadores.

e) Sentir o odor dos feromônios.

24. (UFOP) As várias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso: os neurônios levam informações da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, eles apresentam certas características, que não estão bem definidas em:

a) As informações entre neurônios se dão por sinapse.

b) O impulso nervoso sempre é conduzido do corpo celular para o axônio, para passagem de informação entre neurônios.

c) Os mediadores químicos estão sempre armazenados no corpo celular dos neurônios.

d) A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso mais rápida nos neurônios.

25. (UFTM) Os neurônios existentes no cérebro “conversam” entre si, recebendo e transmitindo informações. Para que ocorra a transmissão mais comum do impulso nervoso de um neurônio a outro é necessário que:

a) Os dendritos sejam permeáveis aos íons potássio, que entram passivamente no neurônio e promovem a saída dos neurotransmissores, que se ligam aos receptores dos axônios de outro neurônio, passando pelo mesmo processo até o neurônio seguinte.

b) Os íons sódio saiam ativamente do neurônio e os íons potássio entrem passivamente, promovendo uma despolarização da membrana plasmática, que percorre célula a célula, garantindo a rapidez do processo.

c) Ele chegue à porção terminal do axônio promovendo a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, que se ligam aos receptores presentes na membrana do outro neurônio, surgindo um potencial de ação que se propaga pelo neurônio estimulado.

d) Os axônios liberem neurotransmissores, que se ligam em quaisquer receptores presentes apenas na membrana plasmática do corpo celular do neurônio seguinte, que sofre a repolarização seguida de uma despolarização e isso é propagado para a próxima célula.

e) Ocorra a repolarização da membrana plasmática por meio da entrada de sódio até o final dos axônios, seguida de uma despolarização, processo que provoca a alteração na carga elétrica do outro neurônio, que estimulará outro na sequência e assim sucessivamente.

26. (VUNESP) É correto afirmar que:

a) As células nervosas dos mamíferos multiplicam-se frequentemente.

b) Sinapses são regiões de contato entre os dendritos de duas células nervosas.

c) Sinapses são regiões de contato entre os axônios de duas células nervosas.

d) Os nervos são formados de feixes de prolongamento de neurônios.

e) Sistema nervoso central é o conjunto de todas as células nervosas do corpo.

27. (UFRGS) Retirar rapidamente o dedo ao espetá-lo num espinho é uma ação comandada pelo sistema nervoso:

a) Autônomo: nervos simpáticos.

b) Autônomo: nervos parassimpáticos.

c) Autônomo: nervos simpáticos e parassimpáticos.

d) Central: medula.

e) Central: cérebro.

28. (PUC-RJ) O homem possui diversos receptores sensoriais, através dos quais recebe informações do meio ambiente, enviando-as ao encéfalo, que as processa. Cones e bastonetes, bem como cóclea e célula ciliadas, são estruturas ligadas a este sistema. Indique a opção que, respectivamente, relaciona as estruturas aos sentidos:

a) Audição e olfação.

b) Visão e audição.

c) Olfação e audição.

d) Gustação e visão.

e) Visão e gustação.

29. (UFA) Os acúmulos de corpos celulares de neurônios dentro do Sistema Nervoso Central (SNC) são denominados núcleos. Quando esses acúmulos ocorrem fora do SNC e apresentam-se geralmente como uma dilatação, são chamados de:

a) Gânglios nervosos.

b) Arco-reflexo.

c) Reflexo medular.

d) Meninges.

e) Nódulos de Ranvier.

30. (UNIFOR) Indique a alternativa correta sobre os neurônios:

a) São formados por um corpo celular anucleado.

b) Possuem dois tios de prolongamentos: os axônios e os dendritos.

c) Os axônios recebem estímulos nervosos e transmitem impulsos.

d) Os impulsos são transmitidos no sentido axônio → dendrito.

e) Os neurônios, na sua grande maioria, conectam-se através do contato direto de suas membranas.

gab

Anúncios

Responses

  1. porque o gabarito da 18 nao e item e

    • 18. (UPE) Com relação ao sistema nervoso, assinale a afirmativa correta.
      a) Fazem parte do Sistema Nervoso Periférico os nervos e gânglios que compõem a região da medula.
      b) Na raiz dorsal dos nervos raquidianos, encontram-se, apenas, os nervos sensitivos.*
      c) Os nervos cranianos fazem parte do Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático.
      d) No Sistema Nervoso Periférico Voluntário Parassimpático, encontram-se os gânglios nervosos próximos à medula ou em seu interior.
      e) O neurônio associativo, encontrado no interior do órgão, responde pela conexão da resposta entre um nervo sensitivo e um nervo motor, onde está acontecendo o ato reflexo.
      Prezado William
      ALTERNATIVA E (“O neurônio associativo, encontrado no interior do órgão, responde pela conexão da resposta entre um nervo sensitivo e um nervo motor, onde está acontecendo o ato reflexo.”) – INCORRETA
      Os neurônios associativos (interneurônios ou conectores) estão presentes em todas as áreas da substância cinzenta da medula espinhal (nas pontas dorsais, nas pontas anteriores e nas áreas intermediárias entre elas) e estabelecem a conexão entre os neurônios sensitivos (aferentes) e os neurônio motores (eferentes). Eles respondem pela decodificação e gerenciamento das informações, propiciando interações complexas entre suas ramificações. Neste contexto, o impulso que atinge a medula através do neurônio sensitivo é transmitido para o neurônio associativo, e deste para o neurônio motor, que responde pela condução da resposta ao efetuador.
      Sucesso
      Djalma Santos

  2. o da 27 tbm esta errado. vc pode conferir por favor essas tres questoes

    • 27. (UFRGS) Retirar rapidamente o dedo ao espetá-lo num espinho é uma ação comandada pelo sistema nervoso:
      a) Autônomo: nervos simpáticos.
      b) Autônomo: nervos parassimpáticos.
      c) Autônomo: nervos simpáticos e parassimpáticos.
      d) Central: medula.*
      e) Central: cérebro.
      Caro William
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“Central: medula.”)
      – Atente para a alternativa D [CENTRAL: (DOIS PONTOS) MEDULA].
      – O sistema nervoso central, mais precisamente a medula espinhal (medula espinal), responde por respostas simples e rápidas a estímulos.
      Boa Sorte
      Djalma Santos

  3. Por que a 21 é letra E? qual o erro b?

    • 21. (UFGD) O sistema nervoso é constituído por células altamente diferenciadas, denominadas neurônios, que se destacam das outras células por apresentarem determinadas estruturas, tais como:
      a) Corpo celular, axônio, sarcolema, bainha de mielina e dendritos.
      b) Corpo celular, axônio, bainha de mielina e canal de Havers.
      c) Axônio, estrangulamento de Ranvier, meninges e bainha de mielina.
      d) Axônio, pericário, meninges e dendritos.
      e) Corpo celular, dendritos, axônio, corpúsculo de Nissl.
      ALTERNATIVA B (“Corpo celular, axônio, bainha de mielina e canal de Havers.”) – INCORRETA
      – Os canais de Havers estão associados ao “sistema” ósseo e não ao sistema nervoso. Ver texto abaixo.
      – CANAIS DE VOLKMANN E CANAIS DE HAVERS
      Os canais de Volkmann partem da superfície externa e interna do osso, sendo dotados de uma trajetória perpendicular ou oblíqua em relação ao eixo maior do osso. Esses canais se comunicam com os canais de Havers, que percorrem o osso longitudinalmente e podem se intercomunicar por projeções laterais. Através dos canais de Havers, correm vasos sanguíneos, inclusive capilares, e filetes nervosos. Os filetes nervosos justificam a sensibilidade do osso, enquanto os vasos sanguíneos se encarregam do abastecimento de água, sais, nutrientes e oxigênio, ao mesmo tempo em que por eles são descartados o dióxido de carbono, a ureia e outros produtos finais do metabolismo celular. Ao redor de cada canal de Havers, podemos observar, em cortes transversais de um osso compacto, várias lamelas concêntricas de substância intercelular e de células ósseas. Cada um desses conjuntos, formado pelo canal central de Havers e por lamelas concêntricas, toma o nome de sistema de Havers (sistema haversiano ou osteon). Os canais de Volkmann são desprovidos de lamelas concêntricas.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: