Publicado por: Djalma Santos | 5 de novembro de 2014

TESTES SOBRE CITOPLASMA (II)

01. (ETEs) Um par de esqueletos humanos, datados pelos arqueólogos como sendo do período Neolítico (com 5 ou 6 mil anos), foi encontrado perto de Mantova, Itália, num eterno abraço.

01

(Disponível em: <http://opelourinho.blogspot.com/search/label/arqueologia&gt; acessado em: fev. 2007.)

O DNA mitocondrial, presente no citoplasma das células, é de herança materna, posto que o citoplasma do zigoto provém do óvulo. Esse DNA sofre poucas modificações e, por essa razão, vem sendo utilizado em muitos estudos antropológicos. Se, no caso do achado arqueológico na Itália, for constatado que o DNA das mitocôndrias dos dois esqueletos são diferentes, pode-se concluir que se trata de:

a) Mãe e filho.

b) Mãe e filha.

c) Irmão e irmã.

d) Gêmeos fraternos.

e) Filhos de mães diferentes.

02. (PUC-PR) O espermatozoide possui uma “bolsa” cheia de enzimas digestivas na sua região anterior, o acrossomo. Essa estrutura será utilizada para auxiliar na penetração do óvulo. Assinale a alternativa que mostra a organela celular responsável pela produção das enzimas contidas no acrossomo.

a) Lisossomo.

b) Complexo de Golgi.

c) Centríolo.

d) Ribossomo.

e) Mitocôndria.

03. (IFSul) As figuras abaixo representam duas estruturas celulares.

03

A estrutura I e a estrutura II referem-se, respectivamente, a:

a) Cloroplasto e retículo rugoso.

b) Mitocôndria e retículo rugoso.

c) Cloroplasto e centríolo.

d) Mitocôndria e centríolo.

04. (UECE) Os isótopos radioativos permitem que se marque o trajeto de uma substância no interior da célula pela técnica da radioautografia. Considerando-se a ordem cronológica, um aminoácido marcado radioativamente, ao ser acompanhado no interior de uma célula, encontrar-se-á em primeiro lugar, no:

a) Lisossomo, onde o aminoácido faz parte das proteínas envolvidas na digestão celular.

b) Ribossomo, onde o aminoácido é ligado à cadeia polipeptídica da proteína.

c) Complexo de Golgi, onde o aminoácido pertence a proteínas que serão preparadas para exportação ou utilização no interior da célula.

d) Retículo endoplasmático, que realiza o transporte do aminoácido acoplado à cadeia polipeptídica da proteína.

05. (UERJ) Em embriões de alguns vertebrados, conforme ilustra a imagem, pode-se observar a presença de uma membrana interdigital que não estará presente em filhotes de desenvolvimento normal por ocasião do nascimento.

05

med.unsw.edu

A perda desse tecido ocorre a partir de determinada fase do desenvolvimento, quando as células da membrana liberam em seu citoplasma enzimas que digerem a si próprias. A principal organela participante desse processo de destruição celular é denominada:

a) Lisossomo.

b) Peroxissomo.

c) Complexo de Golgi.

d) Retículo endoplasmático rugoso.

06. (UFT) Em relação às mitocôndrias, assinale a alternativa incorreta.

a) Surgem exclusivamente pela autoduplicação de mitocôndrias preexistentes.

b) Em animais com reprodução sexuada, as mitocôndrias possuem origem materna e paterna.

c) O ATP produzido nas mitocôndrias difunde-se para as outras regiões da célula, fornecendo energia para as atividades celulares.

d) A hipótese endossimbiótica propõe que as mitocôndrias descendem de bactérias primitivas que, em um passado distante, associaram-se às primitivas células eucarióticas.

e) Na matriz mitocondrial podem ser encontradas enzimas, DNA e RNA.

07. (UECE) Com relação às organelas presentes no citoplasma das células, pode-se afirmar corretamente que:

a) Os centríolos são fundamentais para a formação do fuso mitótico nas células animais.

b) A função principal do Complexo de Golgi é a síntese de gorduras.

c) A síntese de carboidratos acontece nos tilacoides presentes nos cloroplastos.

d) O retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de proteínas.

08. (X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)

Leia o texto abaixo e responda esta questão

A aranha mais nerd!

08

Salticidae é uma família de aranhas muito inteligentes (para alguém com o cérebro daquele tamanho). São caçadoras ativas, quase nunca tecem teia, preferem caçar ativamente as presas. Por conta disso, dependem muito da visão, daí os olhos enormes, e acabam adotando comportamentos bem ricos. Agora, se elas já são predadores bastante inteligentes, como seria uma aranha que caça esses predadores (uma aranha araneofágica)? Portia é um gênero de aranhas saltadoras (também são Salticidae) com cerca de 20 espécies conhecidas, que são especialistas em caçar outras aranhas, especialmente membras da mesma família. Ocorrem na África, Ásia e Oceania, para meu desapontamento. Para poderem caçar, adotam uma série de táticas bastante complexas, sendo capazes de classificar o tipo de presa e responder de acordo, o que as coloca entre os invertebrados mais inteligentes. Para atacar outras Salticidae, as estratégias das Portia são únicas. Algumas Portia podem fazer teias, e manter os insetos pegos para atrair outras saltadoras. Outras partem ativamente para a caça, quando sua camuflagem vem a calhar: se a Salticidae que está caçando a vê, a Portia congela seus movimentos, e encolhe seus palpos e patas, se camuflando de detrito para uma vítima que depende da visão, podendo até simular movimentos causados pelo vento.

Fonte: http://scienceblogs.com.br/rainha/

Estratégias diferentes de caça podem ser classificadas como “busca ativa” e “senta-e-espera”. Nos Salticidae que caçam através da busca ativa além de adaptações como os órgãos locomotores e dos sentidos bem desenvolvidos, espera-se que suas células permitam também respostas rápidas a estímulos oriundos do meio. Espera-se, dessa forma, que os “busca ativa” possuam comparativamente maior quantidade da seguinte organela:

a) Centríolo.

b) Mitocôndria.

c) Retículo endoplasmático.

d) Ribossomo.

e) Complexo golgiense.

09. “Podem-se obter informações a respeito do estado fisiológico da célula através da análise do seu aspecto morfológico”.

09

Na observação da foto, feita através do microscópio eletrônico de transmissão, observa-se a presença do retículo endoplasmático liso e do complexo de Golgi bem desenvolvidos. Com base nessas características, pode-se afirmar que essa célula está sintetizando, em maior quantidade, as seguintes moléculas:

a) Fosfolipídios, colesterol e hormônios esteroides.

b) Proteínas, enzimas e hormônios proteicos.

c) Proteínas, enzimas e hormônios esteroides.

d) Lipídios, hormônios esteroides e hormônios proteicos.

e) Fosfolipídios, colágeno e hormônios sexuais.

10. (UFLA) Todos os organismos obtêm para sua sobrevivência e crescimento um combustível vital às atividades celulares. Alguns desses organismos conseguem esse combustível através da NUTRIÇÃO e, outros o PRODUZEM através de um orgânulo específico. A partir de sua obtenção, esse combustível é DEGRADADO por meio de um ORGÂNULO PARTICULAR. Dessa maneira, as células conseguem a energia necessária aos seus processos vitais. Os quatro termos em negrito representam, respectivamente, os seguintes conceitos associados a eventos envolvendo produção e consumo de alimentos:

a) Respiração, fotossíntese, digestão, lisossomo.

b) Respiração, fotossíntese, fagocitose, lisossomo.

c) Fermentação, respiração, pinocitose, fotossíntese.

d) Heterotrofismo, autotrofismo, respiração, mitocôndria.

e) Fagocitose, fotossíntese, digestão, lisossomo.

11. (UFC) As especializações das células das plantas estão sempre associadas à estrutura das paredes celulares. Assim, nos diferentes tecidos vegetais, as células têm paredes de espessura e composição química variadas. No final da mitose, na região central da célula, inicia-se a formação de lamelas para originar a parede celular. A organela celular responsável por essa formação é o:

a) Aparelho de Golgi.

b) Retículo endoplasmático.

c) Cloroplasto.

d) Vacúolo.

e) Lisossomo.

12. (UECE) As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis: ovoides, esféricas ou de bastonetes, que medem aproximadamente de 02μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento e desenvolvem funções importantes para as células. Sobre essas estruturas, pode-se afirmar corretamente que:

a) A função principal das mitocôndrias é a produção de proteínas.

b) A maior parte de ATP utilizada pela célula é produzida pela fosforilação oxidativa que ocorre nas cristas mitocondriais.

c) A membrana externa das mitocôndrias é enrugada e apresenta elevada permeabilidade seletiva.

d) Quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções vitais, menos mitocôndrias ela produzirá.

13. (UNIMONTES) As organelas citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais e que desempenham importantes funções. O esquema abaixo ilustra algumas caracteristicas relacionadas a essas organelas. Analise-o.

13

De acordo com o esquema apresentado e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa a organela com as características indicadas por III.

a) Lisossomos.

b) Ribossomos.

c) Complexo de Golgi.

d) Mitocôndria.

14. (UFV) As mitocôndrias, organelas celulares relacionadas com a “produção” de energia (ATP), estão presentes em:

a) Células animais e vegetais.

b) Eucariotos e procariotos.

c) Células animais, apenas.

d) Células vegetais, apenas.

e) Procariotos.

15. (PUC-RS) Sabe-se que os mitocôndrios representam, na célula, importantes locais de utilização do oxigênio. Porém, além deles, temos outras organelas que também “utilizam” o oxigênio de maneira igualmente importante à vida celular, não formando, no entanto, ATP. O texto acima se refere aos:

a) Lisossomos.

b) Microtúbulos.

c) Peroxissomos.

d) Microfilamentos.

e) Fagossomos.

16. (UNIRIO) Podemos dividir as funções citoplasmáticas em três grupos:

I. Síntese e transporte das macromoléculas.

II. Metabolismo energético.

III. Movimentos celulares.

Quanto às estruturas envolvidas nessas funções, podemos afirmar que:

a) Ribossomos, retículo endoplasmático e Complexo de Golgi desempenham funções do tipo I.

b) Cloroplastos, mitocôndrias e microtúbulos desempenham funções do tipo II.

c) Microtúbulos, microfilamentos e vacúolos desempenham funções do tipo III.

d) Peroxissomos e glioxissomos desempenham tanto as funções do tipo I quanto as funções do tipo II.

e) Centríolos, cílios e flagelos desempenham tanto as funções do tipo II quanto as funções do tipo III.

17. (UEM) Sobre mitocôndrias e respiração celular, assinale o que for correto.

01. A mitocôndria é limitada por uma membrana dupla e apresenta, na membrana interna, dobras (cristas) nas quais ocorre a cadeia respiratória.

02. As mitocôndrias são as únicas organelas celulares com capacidade de autoduplicação e de síntese de proteínas.

04. O ciclo de Krebs é a primeira etapa da respiração celular e ocorre no hialoplasma, na ausência de oxigênio.

08. Segundo a teoria da endossimbiose, as mitocôndrias surgiram de bactérias que foram fagocitadas por células maiores e que passaram a estabelecer uma relação de benefícios mútuos.

16. As células dos músculos esqueléticos “consomem” grande quantidade de energia e, por isso, apresentam mais mitocôndrias do que as células do tecido epitelial.

Soma das alternativas corretas:

18. (UFRS) Observe, abaixo, o desenho de uma célula.

18

A partir da análise do desenho pode-se afirmar que se trata de uma célula………. . O número 1 representa………. , o número 2 corresponde………. e o número 3 refere-se à estrutura responsável por ………. . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da descrição anterior:

a) vegetal – o retículo endoplasmático – à mitocôndria – proteger a célula.

b) animal – o complexo golgiense – ao cloroplasto – armazenar água e sais minerais.

c) animal – o retículo endoplasmático – à mitocôndria – digerir partículas celulares.

d) vegetal – o retículo endoplasmático – ao cloroplasto – organizar os ribossomos

e) vegetal – o complexo golgiense – à mitocôndria – realizar a síntese de proteínas.

19. (UFRN) Os leucoplastos evoluíram, para armazenar amido, porque as plantas:

a) Passaram a usar glicose resultante da degradação de frutose.

b) Necessitavam de organelas capazes de realizar fotossíntese.

c) Eram desprovidas de organelas capazes de acumular lipídios.

d) Precisavam manter reservas energéticas para suas atividades metabólicas.

20. (MACK) O colágeno é uma proteína existente sob a pele. A sequência de organelas envolvidas respectivamente na produção, transporte e secreção dessa proteína é:

a) Ribossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

b) Complexo de Golgi, lisossomos e retículo endoplasmático.

c) Centríolos, retículo endoplasmático e fagossomo.

d) Lisossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

e) Ribossomos, complexo de Golgi e lisossomos.

21. (UEPG) Considere as principais funções citoplasmáticas e as estruturas envolvidas na execução dessas funções. Tomando como base as células eucarióticas, assinale o que for correto.

01. O peroxissomo é composto de canais membranosos justapostos à carioteca com função essencial na síntese proteica.

02. O Complexo de Golgi ou golgiense tem como principal função a oxidação na presença de O2 de certas substâncias orgânicas nas células, em especial os ácidos graxos. Nesse processo do Complexo de Golgi ocorre a formação de um subproduto tóxico à célula, o peróxido de hidrogênio.

04. A forma e a sustentação interna da célula eucariótica são dadas principalmente pelo citoesqueleto. Ele participa também dos movimentos citoplasmáticos (ciclose e movimento ameboide) e da formação das fibras responsáveis pela orientação e deslocamento dos cromossomos na divisão celular (fusos mitótico e meiótico).

08. Os ribossomos são estruturas constituídas basicamente por proteínas e ácido ribonucleico: o RNA ribossômico (RNAr).

Soma das alternativas corretas:

22. (FCM-PB) O fenobarbital (uma droga de efeito tóxico e utilizada como medicamento) foi fornecido a ratos adultos por um período de cinco dias consecutivos. A partir daí foram feitas análises sistemáticas do retículo endoplasmático (RE) dos hepatócitos (células do fígado) dos ratos durante 12 dias. Os resultados apresentados foram então colocados no gráfico demonstrado abaixo:

22

Com base no exposto, pode-se concluir que o gráfico está representando:

a) A função de glicosilação ocorrida no Reticulo Endoplasmático e que o Reticulo sofre hiperplasia.

b) A função de detoxificação celular e que o Reticulo Endoplasmático sofre hipertrofia.

c) A função de glicosilação ocorrida no Reticulo Endoplasmático e que o Reticulo apresenta hipertrofia.

d) A função de sulfatação ocorrida no Reticulo Endoplasmático e no Aparelho de Golgi e que eles sofrem hiperplasia.

e) A função de detoxificação celular e que o Reticulo Endoplasmático sofre hiperplasia.

23. (FATEC) “A silicose é uma doença muito comum em trabalhadores que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por estes cristais acabam sofrendo autólise”. Essa doença está relacionada com organoides citoplasmáticos denominados:

a) Plastos.

b) Lisossomos.

c) Dictiossomos.

d) Mitocôndrias.

e) Centríolos.

24. (UNISC) As organelas citoplasmáticas variam em número e atividade de acordo com o tipo de tecido onde são encontradas. Sobre as organelas, assinale a alternativa incorreta.

a) As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma e a quantidade dessa organela varia conforme o tamanho e o grau de atividade dessa célula, podendo haver desde algumas dezenas até centenas delas.

b) O retículo endoplasmático realiza funções importantes para o correto funcionamento celular. Dentre estas funções podemos destacar a síntese de lipídeos.

c) No citoplasma das células eucariontes, existe uma complexa rede de filamentos proteicos, que constituem o seu citoesqueleto, que, dentre outras funções, é responsável pela manutenção do formato da célula.

d) As mitocôndrias estão associadas com a “produção” de energia indispensável à vida.

e) As organelas de eucariontes, mitocôndrias e cloroplastos não têm DNA próprio e, portanto, não podem fazer divisão autônoma.

25. (MACKENZIE) A respeito da organela representada abaixo, assinale a alternativa incorreta.

25

a) Está presente em todos os organismos autótrofos.

b) A estrutura 2 é o tilacoide e apresenta clorofila.

c) A região 1 é o estroma.

d) Essa organela pode sofrer autoduplicação e possui DNA.

e) O processo energético que ocorre nesta organela é dependente da luz.

26. (UECE) As plantas podem formar drusas e ráfides, cristais constituídos de oxalato de cálcio, comumente encontrados em:

a) Lisossomos.

b) Plasmodesmos.

c) Cloroplastos.

d) Vacúolos.

27. (IFSudeste-Mg) Considerando as características morfofisiológicas das organelas celulares, analise os itens a seguir e marque a alternativa correta.

I. Lisossomos são organelas envolvidas por membrana e que participam da digestão de partículas provenientes dos meios intra e extracelulares.

II. O Sistema Golgiense e formado por um conjunto ordenado de cisternas membranosas e dentre suas funções destaca-se a síntese de proteínas para a exportação.

III. Os centríolos são constituídos por microtúbulos proteicos dispostos de forma ordenada e participam da formação de estruturas locomotoras celulares tais como cílios e flagelos.

IV. As mitocôndrias são formadas por uma dupla membrana lipoproteica e participam da respiração celular somente em organismos vegetais.

a) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

c) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

d) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

e) Todas as alternativas estão corretas.

28. (PUC-RIO) Marque a afirmativa incorreta sobre estruturas celulares.

a) Citoesqueleto é uma rede de moléculas proteicas que confere forma à célula, ancora outras estruturas celulares e está envolvido no movimento celular. Ele pode ser de três tipos: microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.

b) Cloroplastos, vacúolos e parede celular são estruturas exclusivas das células vegetais.

c) Mitocôndrias e cloroplastos são estruturas que apresentam duas membranas, ribossomos e DNA.

d) O retículo endoplasmático rugoso apresenta ribossomos aderidos a sua superfície e tem um papel importante na síntese de proteínas.

e) A membrana plasmática é uma bicamada lipídica que tem a função de controlar a entrada e a saída de substâncias da célula, bem como de atuar no reconhecimento e sinalização celular.

29. (UFJF) Sobre o retículo endoplasmático e o Aparelho de Golgi (complexo golgiense), é incorreto afirmar que:

a) A insulina é um hormônio proteico que no seu processo de síntese deve passar pelo retículo endoplasmático rugoso.

b) O aparelho de Golgi não participa da secreção celular.

c) Indivíduos que ingerem muito álcool normalmente têm retículo endoplasmático liso muito desenvolvido nas células do fígado.

d) O aparelho de Golgi participa da formação do acrossomo.

e) O retículo endoplasmático liso participa do processo de contração muscular.

30. (UPE) Em criminalística, a Biologia Forense pode auxiliar questões de difícil solução através da identificação do DNA, quando são encontrados fios de cabelo no local do crime. Um leitor da revista Ciência Hoje, agosto de 2006, pergunta – Como é possível detectar o DNA no fio do cabelo, se este é formado, apenas, de proteínas? Na resposta da publicação, encontramos duas informações: o núcleo da célula do bulbo capilar é a principal fonte de DNA no cabelo; na haste do cabelo, encontramos, também, outros componentes, além das proteínas, como as mitocôndrias. Assinale a alternativa correta, que responde à dúvida do leitor em questão.

a) No bulbo capilar, encontra-se a célula com seu núcleo e cromossomos. É através do cariótipo dessa célula que é feita a identificação do DNA do indivíduo.

b) A presença de mitocôndrias na haste do cabelo permite a identificação do indivíduo através do DNA presente nesta organela.

c) O DNA dos genes (genoma) presentes no bulbo capilar, o DNA proteico (proteoma) presente na haste do cabelo e o DNA mitocondrial podem ser detectados por técnicas bioquímicas.

d) O DNA, que pode ser detectado no bulbo capilar é específico daquele tecido e não identifica o indivíduo.

e) Apesar de a principal fonte de DNA do cabelo estar no bulbo, é possível detectar o DNA da mitocôndria presente na haste do cabelo para identificações similares, pois ambos apresentam os mesmos genes.

gab

 

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: