Publicado por: Djalma Santos | 8 de novembro de 2014

Testes de bioenergética (IV)

01. (UNIMONTES) A figura abaixo representa uma via alternativa utilizada pelo músculo, durante o exercício físico, para produzir energia. Analise-a.

01

De acordo com a figura e com o assunto abordado por ela, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

a) Na falta de oxigênio, o ácido pirúvico funcionará como aceptor de hidrogênio, reduzindo-se a ácido lático.

b) A cadeia respiratória ficará inoperante, devido à ausência de NADH2, diminuindo o rendimento energético.

c) Interrompendo-se o exercício físico, ocorrerá diminuição de oxigênio e acúmulo do ácido lático no músculo.

d) Na situação apresentada, haverá liberação de gás carbônico, água e ATP.

02. (UEL) O esquema a seguir corresponde a etapa da respiração celular denominada ___________ que ocorre no(na) ___________.

02

a) glicólise / hialoplasma.

b) ciclo de Krebs / mitocôndria.

c) cadeia respiratória / citoplasma.

d) anaeróbica / mitocôndria.

e) fermentação / citoplasma.

03. (UPF) Na biosfera, o carbono fixado na ___________ retorna, gradativamente, à atmosfera em consequência da ____________ e da ______________. O que completa corretamentea frase se encontra na alternativa:

a) respiração / fotossíntese / transpiração.

b) fotossíntese / transpiração / queima de combustíveis fósseis.

c) fotossíntese / respiração / queima de combustíveis fósseis.

d) respiração / transpiração / queima de combustíveis fósseis.

e) transpiração / respiração / fotossíntese.

04. (IFSul) A toxina botulínica é uma substância que provoca paralisia muscular e pode ser usada para melhorar a qualidade de vida de pessoas que apresentam blefaroespasmo – doença que faz com que a pessoa pisque de forma descontrolada e excessiva, a ponto de prejudicar sua visão. Essa toxina também e utilizada para fins estéticos com o objetivo de paralisar músculos, por um determinado período, diminuindo rugas e marcas de expressão da face. Quando presente em alimentos contaminados, como em enlatados preparados de maneira inadequada, pode causar botulismo. A toxina botulínica é produzida por certas bactérias (Clostridium botulinum) que apresentam metabolismo energético denominado:

a) Respiração aeróbica.

b) Respiração anaeróbica facultativa.

c) Respiração anaeróbica obrigatória ou estrita.

d) Fermentação lática.

05. (PUC-SP) Quais dos processos abaixo ocorrem tanto em células de animais como em células de plantas?

a) Fotólise da água e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.

b) Fotólise da água e liberação de gás carbônico em reações mitocondriais.

c) Liberação de gás carbônico em reações mitocondriais e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.

d) Síntese de ATP dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.

e) Síntese de ATP não dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.

06. (PUC-CAMPINAS) No mar são observados os fenômenos I e II esquematizados abaixo.

06A

A alternativa que menciona corretamente os organismos que realizam, respectivamente, os fenômenos I e II é:

06B

07. (IFSudeste-MG) Analise as seguintes afirmativas associadas ao metabolismo energético e assinale a alternativa correta.

a) A fermentação é um processo realizado pelos organismos autótrofos anaeróbios.

b) A respiração aeróbia é realizada apenas por organismos eucariontes que apresentam mitocôndrias no citoplasma.

c) A respiração anaeróbia ocorre apenas nos organismos procariontes.

d) A quimiossíntese é um processo de respiração através da liberação de energia de compostos inorgânicos.

e) A fermentação lática pode ocorrer nas células musculares quando se diminui o suprimento de oxigênio.

08. (UFSJ) O ponto de compensação fótico é o ponto em que, para certa luminosidade, uma planta devolve e fixa as mesmas quantidades de carbono para o ambiente durante a fotossíntese. Nessas condições, é correto afirmar que a planta:

a) Continua crescendo, pois, embora consuma carboidrato proveniente da fotossíntese, não interrompe os processos de retirada de água e alimento do solo.

b) Não cresce, pois fixa carbono na forma de carboidrato e libera carbono na forma de CO2 na mesma proporção, ou seja, consome tudo o que produz.

c) Morre, pois não consegue produzir energia suficiente para suas atividades metabólicas.

d) Cresce, pois utiliza todo o carbono disponível para a produção de energia metabólica para a manutenção da vida.

09. (PUCC-SP) A solução de vermelho de cresol pode apresentar coloração:

– Rósea (quando em contato com a concentração normal de CO2 atmosférico).

– Amarela (quando em contato com altas concentrações de CO2).

– Arroxeada (quando em contato com baixas concentrações de CO2).

Para certo experimento, quatro tubos de ensaio, contendo solução vermelho de cresol, foram montados da seguinte maneira:

09A

Os tubos I e II foram mantidos à alta luminosidade e os tubos III e IV à completa escuridão. Qual deverá ser a cor da solução em cada tubo após algumas horas?

09B

10. (UFSC) “A ingestão em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianças) pode acarretar o bloqueio da respiração celular, um quadro de intoxicação fatal”.

(Texto extraído do “Jornal Universitário” da UFSC, publicado em julho de 2001, p. 12).

Sobre o processo de respiração celular, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

01. Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molécula de glicose.

02. Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.

04. Esse processo é menos eficiente na obtenção de ATP do que a respiração anaeróbica, já que ela independe da presença de oxigênio e de glicose.

08. Uma organela fundamental para a sua ocorrência é o centríolo, que permite a entrada da glicose na célula.

16. Ao seu final, são produzidas moléculas de gás carbônico, água e ATP.

32. Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocôndrias.

Soma das alternativas corretas:

11. (PUC-RS) Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre a adenosina trifosfato (ATP).

I. O ATP é um composto de armazenamento que opera como fonte de energia.

II. Todas as células vivas precisam de ATP para captação, transferência e armazenagem da energia livre utilizada para seu trabalho químico.

III. O ATP é gerado pela hidrólise de adenosina monofosfato (AMP + Pi + energia livre).

IV. O ATP é sintetizado a partir da molécula de glicose, por meio da glicólise e da respiração celular.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que:

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas.

c) Somente III e IV estão corretas.

d) Somente I, II e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

12. (COMBIMED) O desenho abaixo representa uma experiência na qual se colocou uma planta aquática, uma Elódea, por exemplo, em um recipiente com água, durante o dia, em local iluminado com luz natural.

12

Ao final de algum tempo tornou-se perceptível o desprendimento de bolhas de gás pela folha da planta. O gás foi recolhido em um funil colocado sobre a planta e analisado. Sobre esta experiência foram formuladas três afirmativas:

I. O gás desprendido é predominantemente constituído de CO2 (dióxido de carbono), resultante da respiração da planta.

II. À noite, sem iluminação, o desprendimento do gás que predominava durante o dia seria extremamente reduzido ou poderia mesmo cessar.

III. Se o funil em que está sendo recolhido o gás durante o dia, for ligado a um recipiente no qual exista um pequeno animal, este morrerá por intoxicação, em curto prazo.

Assinale a resposta correta utilizando a seguinte chave:

a) Somente I é correta.

b) Somente II é correta.

c) Somente III é correta.

d) Somente são corretas I e III.

e) Todas são corretas.

13. (UFSC) Analise o esquema abaixo, que mostra importante fluxo de matéria e energia nos seres vivos.

13

Considerando o esquema, selecione o que for correto:

I  II

0 0 – Os processos  A e B ocorrem  a nível  celular, respectivamente,  nos cloroplastos e nas mitocôndrias.

1 1 – O processo A ocorre tanto em organismos produtores, como em consumidores.

2  2 – Em ambos os processos, há formação de ATP (adenosina trifosfato).

3  3 – O processo A é anabólico; e o B, catabólico.

4 4 – Através do processo  B, compostos  inorgânicos  de baixo nível de energia são transformados em substâncias altamente energéticas.

14. (UnB) As figuras a seguir representam experimentos realizados por Joseph Priestley no século XVIII. À luz dos conhecimentos atuais, analise e julgue as interpretações abaixo.

14

1. Chama da vela acesa.

2. Chama da vela se apaga.

3. Planta verde colocada na redoma.

4. Durante vários dias a vela permanece acesa.

5. Camundongo vive.

6. Camundongo morre.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0   0 – Figuras 1 e 2 – a chama da vela apagou porque o dióxido de carbono do ar foi totalmente consumido durante a combustão.

1  1 – Figuras  3 e 4 – a  chama  da  vela  fornece  o calor  necessário  à sobrevivência da planta.

2   2 – Figura 5 –  a planta  utiliza,  na  fotossíntese,  o  CO2  liberado  na respiração celular do camundongo.

3   3 – Figura 6 – sem a planta, o camundongo morre por falta de alimento.

4  4 – Figuras 1 a 6 – ao   realizarem  a  fotossíntese,   as  plantas  liberam o oxigênio necessário à combustão de velas e à manutenção da vida de animais.

15. (MACK) O esquema mostra, de maneira simplificada, a utilização/produção do CO2e do O2 durante os processos de fotossíntese e respiração realizados pelas plantas e algas. A sua análise permite concluir que:

15

a) A respiração é mais intensa do que a fotossíntese.

b) A fotossíntese é mais intensa do que a respiração.

c) Os dois processos têm a mesma intensidade.

d) A taxa de CO2 na atmosfera está diminuindo ao longo do tempo.

e) As taxas de CO2e de O2 na atmosfera permanecem constantes ao longo do tempo.

16. (CESGRANRIO) Temos um grupo de bactérias que, através da quimiossíntese, produz matéria orgânica. Sobre esse processo, marque a afirmativa correta:

a) A molécula de O2liberada provém das moléculas orgânicas envolvidas no processo.

b) A molécula de CO2 utilizada é doadora de elétrons como na fotossíntese.

c) A energia proveniente do sol é armazenada em moléculas de ATP.

d) A energia utilizada no processo resulta da oxidação de moléculas inorgânicas.

e) A construção da matéria orgânica utiliza também energia radiante.

17. (UFPR) Estudando dois processos bioquímicos realizados por uma determinada planta, um pesquisador obteve os resultados registrados no gráfico a seguir.

17

Com base nesse gráfico e no conhecimento sobre o assunto, é correto afirmar:

01. Resultados semelhantes poderiam ser obtidos se a pesquisa fosse realizada com arqueobactérias ou organismos animais.

02. A organela envolvida no processo da fotossíntese em células vegetais está igualmente presente nas cianofíceas.

04. No ponto A, a planta produz menos glicose pela fotossíntese do que a que consome na respiração celular.

08. Na intensidade luminosa B, a quantidade de CO2 eliminada na respiração celular é igual à consumida pela fotossíntese.

16. A partir do ponto B, a planta tem condições de armazenar reservas energéticas.

32. Sob intensidade luminosa elevada, a planta libera menos O2 do que consome e capta mais CO2 do que produz.

64. Se a intensidade luminosa correspondente ao ponto C fosse mantida constante, um decréscimo de concentração de CO2 no ambiente provocaria um aumento na taxa da fotossíntese.

Soma das alternativas corretas:

18. (UNEMAT) Seres vivos como plantas, mamíferos e peixes são dotados de uma molécula de fundamental importância para a captura, armazenamento temporário e transferência subsequente de energia necessária aos processos celulares. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa que apresenta a denominação e a definição corretas da referida molécula.

a) Nucleotídeo, denominado trifosfato de adenosina (ATP).

b) Complexo de Golgi, pelo qual se processa a obtenção de energia para os organismos.

c) Polissacarídeo, um oxirredutor de açúcares no organismo.

d) Polirribossomo, que compreende um conjunto de vários ribossomos configurados em um mesmo RNAm.

e) Plasmodesmos, que se constituem em pontes citoplasmáticas, comunicam células adjacentes formadas ao final da divisão celular.

19. (FATEC) Com base no ponto de compensação fótico, as plantas são classificadas em plantas de sol e plantas de sombra. Assim, é correto afirmar que:

a) As plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de alta luminosidade.

b) As plantas de sol e as plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico alto, mas as plantas de sol vivem em locais de alta luminosidade, e as plantas de sombra, em locais de baixa luminosidade.

c) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de baixa luminosidade.

d) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico alto e vivem em locais de alta luminosidade.

e) As plantas de sombra vivem em locais iluminados artificialmente.

20. (UnB) Em seus estudos sobre fotossíntese, um cientista colocou uma planta em um sistema fechado, sujeito a diferentes intensidades luminosas. Medindo a variação de O2, obteve valores que permitiram a construção do gráfico abaixo, no qual a indicação positiva da variação de O2 significa a produção desse gás.

20

Em relação à análise desse gráfico, julgue os itens seguintes.

01. No segmento AB, a taxa de respiração é menor que a taxa de fotossíntese.

02. No ponto B, a taxa de fotossíntese é igual à da respiração.

04. No ponto C, a planta atingiu o ponto de saturação: o aumento da intensidade luminosa não faz aumentar a taxa da fotossíntese.

08. O mesmo experimento poderia ser efetuado, substituindo-se a planta por um fungo.

Soma das alternativas corretas:

21. (UFSJ) A fotossíntese é o processo capaz de converter parte da energia solar em carboidratos. No processo da respiração, ocorre a obtenção de energia a partir dos carboidratos. Sobre a respiração aeróbia, é correto afirmar que o processo ocorre:

a) Nas células, em organelas denominadas mitocôndrias, consumindo oxigênio e liberando gás carbônico e água.

b) Nos alvéolos dos pulmões, consumindo oxigênio e liberando gás carbônico e água.

c) Nas células, em organelas denominadas mitocôndrias, consumindo oxigênio e água e liberando gás carbônico.

d) Nos alvéolos dos pulmões, consumindo oxigênio e água e liberando gás carbônico.

22. O oxigênio utilizado na respiração:

a) Combina-se com o carbono para produzir CO2.

b) Une-se ao hidrogênio, formando H2O.

c) É utilizado na nutrição das organelas.

d) É utilizado na produção de glicose.

23. (UFSJ) Considere as duas equações gerais abaixo.

23

Analise as afirmativas sobre as equações apresentadas acima.

I. A equação A não acontece nos amimais.

II. A equação B não acontece nos vegetais.

III. A equação A representa um processo onde ocorre incorporação de energia e a equação B representa um processo que libera a energia incorporada no processo representado pela equação A.

IV. A equação A representa um processo capaz de reduzir as altas concentrações de carbono atmosférico e, potencialmente, reduzir o feito estufa.

V. As reações químicas representadas pelas equações A e B ocorrem na mitocôndria.

VI. As equações são quimicamente possíveis, mas não correm em sistemas biológicos.

De acordo com essa análise, estão corretas apenas as afirmativas.

a) I, III e IV.

b) I, II e VI.

c) II, IV e V.

d) III, V e VI.

24. (EFES) A fotossíntese ocorre por meio da absorção da energia luminosa pelos pigmentos contidos nos cloroplastos. No entanto, os pigmentos absorvem a energia luminosa em diferentes comprimentos de onda. Em relação a esse processo é incorreto afirmar que:

a) Os vegetais expostos ao comprimento de onda de 500 nm, cor verde, apresentam uma baixa taxa fotossintética.

b) As clorofilas são pigmentos que apresentam a cor verde devido à reflexão desse comprimento de onda.

c) O comprimento de onda que apresenta uma maior absorção corresponde ao azul.

d) As plantas expostas ao comprimento de onda 650 nm (vermelho curto) apresentam taxa de fotossíntese igual a zero.

e) A integração funcional dos vários pigmentos permite uma maior eficiência na captação da energia luminosa.

25. (ANGLO) Leia o texto a seguir, publicado no jornal O Estado de S. Paulo na edição de 19/03/2008 (Suplemento Agrícola, p. 20): Uma frente fria chegou ao Sudeste do Brasil e estacionou sobre o Estado de São Paulo durante a semana passada, provocando chuvas intensas e constantes na maioria das localidades. A massa de ar frio e a nebulosidade baixaram a temperatura em todo o Estado. (…) os dias mais curtos e a baixa intensidade da radiação solar limitam a taxa de acúmulo de biomassa das gramíneas.

De acordo com o texto:

a) As chuvas intensas e constantes encharcaram os solos de tal maneira, que se tornou impossível, para as plantas, realizar a absorção de nutrientes.

b) O tempo úmido e ensolarado favorece o desenvolvimento das pastagens, mas é ruim para o desenvolvimento das gramíneas.

c) O frio e a nebulosidade impediram as plantas de florescer e de produzir frutos e sementes.

d) A pouca luminosidade não permitiu às que plantas realizassem uma fotossíntese muito intensa.

e) A chuva e o frio prejudicaram a colheita das gramíneas, cujo plantio é mais favorável na época do ano em que saiu a notícia, em que os dias são mais curtos.

26. (UFRN) Uma árvore de grande porte, plantada numa área onde há engarrafamentos diários de veículos automotivos, é submetida a altas concentrações de dióxido de carbono. É correto afirmar que, nessa condição de crescente concentração de CO2 à qual a árvore é exposta, a taxa de fotossíntese:

a) Aumenta, porque a quantidade de cloroplastos aumenta com a concentração de CO2.

b) Se torna constante quando ocorre o ponto de saturação das enzimas.

c) Diminui quando há elevado teor de CO2 e as células estomáticas abrem os ostíolos.

d) Se mantém invariável, porque a produção de tilacoides não se altera.

27. (ENADE) O processo de fotossíntese, tal como era compreendido no início dos anos 30, pode ser resumido pela seguinte expressão.

27A

Nessa época, o microbiologista holandês C. Van Niel estudava a fotossíntese de sulfobactérias. Assim como as células de plantas verdes, essas bactérias utilizam a luz nesse processo, mas, em lugar de água, utilizam H2S. Os estudos de Van Niel contribuíram para que fosse respondida uma das mais intrigantes perguntas a respeito desse processo: o oxigênio liberado pelas plantas vem do gás carbônico ou da água? Depois de formular hipóteses e de fazer observações, Van Niel constatou que a expressão equivalente da fotossíntese das sulfobactérias que estudava era a seguinte.

27B

a) O carboidrato provém da molécula de água, e não da molécula de dióxido de carbono.Admitindo-se que o processo fotossintético nas sulfobactérias seja similar ao das plantas verdes, que hipótese poderia ter Van Niel formulado acerca dos produtos liberados na fotossíntese pelas plantas verdes?

b) O oxigênio provém da molécula de carboidrato, e não da molécula de água.

c) O oxigênio provém da molécula de água, e não da molécula de dióxido de carbono.

d) A água provém da própria molécula de água, e não da molécula de dióxido de carbono.

e) A água provém tanto da própria molécula de água quanto da molécula do dióxido de carbônico, mas não da molécula de carboidrato.

28. (VEST-RIO) Interessado em demonstrar um determinado fenômeno vegetal, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado abaixo:

28A

Os três frascos foram fechados de tal forma a só permitir a entrada de ar pelos tubos. Nos frascos A e B, foi colocada uma solução de hidróxido de bário, e no frasco I, uma porção de sementes em germinação. Ao se fazer circular o ar pelo sistema, no sentido indicado pelas setas, o hidróxido de bário no frasco A reteve o CO2 do ar, deixando passar para o frasco I apenas o O2. No frasco B, ao final de algum tempo, pode-se observar a formação de um precipitado branco de carbonato de bário, obtido segundo a reação abaixo:

28B

Essa experiência permitiu aos alunos demonstrar, indiretamente, o seguinte fenômeno vegetal:

a) Transpiração.

b) Fotossíntese.

c) Respiração.

d) Reprodução.

e) Nutrição.

29. (FMAC-SP) Entre as sulfobactérias fotossintetizantes verifica-se a utilização de ácido sulfídrico, em vez de água (H2O), como fonte de elétrons. Neste tipo de processo fotossintético não ocorre:

a) Liberação de oxigênio molecular (O2).

b) Utilização de CO2 como fonte carbono.

c) Formação de carboidratos como produto.

d) Utilização da luz como fonte de energia.

e) Formação de água (H2O) como produto.

30. (PUCRJ) O leite talhado é resultado da ação de microrganismos que:

a) Alcalinizam o meio, precipitando a lactose do leite.

b) Acidificam o meio, precipitando as proteínas do leite.

c) Reduzem a lactose do leite, transformando-a em gordura.

d) Oxidam as proteínas do leite ao aumentar a concentração de O2 no meio.

e) Acidificam o meio, precipitando a gordura do leite ao torná-la solúvel em água.

GAB

 

 


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