Publicado por: Djalma Santos | 13 de novembro de 2014

TESTES DE HISTOLOGIA NA UPE

01. (UPE-2004) Estabeleça a correta associação entre cada proteína listada na 1ª coluna e a(s) sua(s) propriedade(s) e sua distribuição no nosso corpo, apresentadas na 2ª coluna.

1ª COLUNA

1. Fibrinogênio

2. Colágeno

3. Miosina

4. Albumina

5. Queratina

2ª COLUNA

(  ) Proteína de alta resistência,  encontrada   na pele, nas  cartilagens, nos ossos e nos tendões.

(   ) Proteína  contrátil,  abundante nos  músculos e  envolvida  na  contração muscular.

(   ) Proteína  impermeabilizante,  encontrada  na  pele, nos  cabelos e  nas unhas.

(   ) Proteína relacionada à regulação osmótica e à viscosidade do plasma.

(   ) Proteína relacionada ao mecanismo de coagulação do sangue.

Assinale a alternativa que contempla a sequência correta das associações.

a) 2, 3, 5, 4, 1.

b) 5, 3, 2, 4, 1.

c) 2, 1, 5, 4, 3.

d) 5, 4, 3, 1, 2.

e) 3, 5, 4, 2, 1.

02. (UPE-2004) Assinale a alternativa correta que apresenta um tipo celular, sua respectiva função e o tecido a que pertence.

a) Adiposa: acúmulo de gordura – tecido epitelial.

b) Plasmócito: defesa por fagocitose – tecido muscular.

c) Mastócito: síntese de anticorpos – tecido nervoso.

d) Fibroblasto: síntese da substância intercelular – tecido conjuntivo.

e) Macrófago: síntese de anticorpos – tecido cartilaginoso.

03. (UPE-2004) Analise as afirmativas sobre as características dos tecidos animais.

I   II

0  0 – Os astrócitos são células do tecido nervoso, capazes de conduzir os impulsos nervosos em resposta às alterações do meio.

1   1 – O tecido epitelial apresenta reduzida quantidade de substância intercelular e ausência de vasos sanguíneos e funciona como a primeira barreira contra a penetração de organismos estranhos no corpo.

2  2 – Os fibroblastos, células conjuntivas especializadas na síntese da substância intercelular, são responsáveis pelo grande poder de regeneração desses tecidos.

3 3 – O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo rico em células especializadas no acúmulo de gordura, denominadas de células adiposas. Esse tecido serve como reserva de energia e de proteção contra o frio.

4  4  – Os condroblastos, células do tecido ósseo, sintetizam a substância intercelular, crescem e transformam-se em células ósseas adultas – condrócitos – que ficam alojados em cavidades denominadas lacunas ou osteoplastos.

04. (UPE-2005) Analise as características de um tecido animal.

I. Justaposição de células, com pouca substância intercelular.

II. Ausência de vasos sanguíneos.

III. Primeira barreira contra a penetração de microrganismos estranhos ao corpo.

IV. Resistência a trações e atrito em decorrência de especializações na região de contato entre suas células.

V. Apresentação de dupla polaridade: um polo relacionado à membrana basal e outro, à superfície livre das células.

Assinale a alternativa que contempla corretamente o tecido descrito.

a) Tecido Conjuntivo.

b) Tecido Adiposo.

c) Tecido Cartilaginoso.

d) Tecido Epitelial.

e) Tecido Muscular.

05. (UPE–2006) Na coluna I, constam alguns tecidos constituintes do corpo dos animais, e, na coluna II, estão listadas algumas de suas características. Estabeleça a correta associação entre as colunas.

COLUNA I

1. Tecido cartilaginoso.

2. Tecido conjuntivo.

3. Tecido sanguíneo.

4. Tecido ósseo.

COLUNA II

a. Caracteriza-se por ser um tecido rígido, especializado na sustentação do organismo, no suporte de partes moles e na proteção de órgãos vitais. É constituído por células denominadas de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos e por uma matriz calcificada.

b. Caracteriza-se por ser um tecido maleável, constituído por uma substância intercelular denominada de matriz e por poucas células denominadas de condrócitos e condroblastos.

d. Caracteriza-se por apresentar riqueza de tipos celulares, como os fibroblastos e os macrófagos, e abundante material intercelular.

e. Caracteriza-se por apresentar uma parte líquida, o plasma, e uma parte sólida, os elementos figurados: hemácias, leucócitos e plaquetas. Sua principal função é de transportar substâncias pelo corpo.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) 1b / 2c / 3d / 4a.

b) 1a / 2b / 3d / 4c.

c) 1c / 2a / 3b / 4d.

d) 1d / 2b / 3a / 4c.

e) 1c / 2d / 3a / 4b.

06. (UPE–2007) Sobre tecidos vegetais, analise as afirmativas a seguir e conclua.

I   II

0  0 – O colênquima é um tecido formado por células alongadas, vivas e flexíveis localizadas na periferia de caules jovens, pecíolos e pedúnculos de flores e frutos.

1 1 – O floema é o principal tecido responsável pela produção de papel e largamente empregado na construção civil e na marcenaria.

2  2 – O xilema é um tecido responsável pela condução da seiva mineral. Suas células se caracterizam pela impregnação de lignina nas suas paredes e pela presença da placa crivada.

3  3 – O parênquima é um tecido de preenchimento, cujas células se especializaram no processo de armazenamento e/ou fotossíntese.

4 4 – Os meristemas apicais são tecidos com grande atividade mitótica, sendo responsáveis pelo crescimento tanto em altura como em espessura.

07. (UPE–2007) As figuras representam algumas células do nosso corpo. Analise-as e escolha a alternativa que descreve corretamente o tipo de célula, suas características e função.

07

a) A figura A representa um linfócito, célula agranulocítica do sangue, responsável pela produção de anticorpos.

b) A figura B representa um neutrófilo, célula de núcleo geralmente trilobulado e citoplasma rico em granulações finas, cuja principal função é fagocitar microrganismos que eventualmente invadam nosso corpo.

c) A figura C representa um fibroblasto, célula abundante no tecido epitelial, responsável pela produção de fibras proteicas e da substância fundamental amorfa.

d) A figura D representa um neurônio, célula nervosa, rica em prolongamentos citoplasmáticos, que participa do processo de cicatrização do tecido nervoso.

e) A figura E representa o mastócito, célula conjuntiva, com grande capacidade de fagocitose, importante no mecanismo de defesa, combatendo elementos estranhos ao nosso corpo.

08. (UPE–2008) O tecido conjuntivo possui três fibras colágenas, reticulares e elásticas. Sobre elas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

a) As fibras colágenas são constituídas da proteína colágeno, polimerizada fora das células, a partir do tropocolágeno sintetizado pelos macrófagos.

b) Quanto maior a quantidade de colágeno nos tecidos, maior a elasticidade, como por exemplo, nos tendões, o colágeno distribui-se em uma só direção, enquanto, no cordão umbilical, formam uma malha difusa entre as células do tecido.

c) Os pulmões são órgãos facilmente sujeitos a expansões de volume, pois são ricos em fibras elásticas, constituídas por elastina, proteína cuja principal função é dar elasticidade aos locais onde se encontram.

d) As células de certos órgãos como o baço e os rins são envolvidas por uma trama de sustentação constituída de fibras reticulares cujo principal componente é a elastina, uma escleroproteína.

e) As fibras colágenas assim como as elásticas são constituídas de microfibrilas de colágeno que se unem formando as fibrilas de colágeno, e estas se unem, formando as fibras de colágeno.

09. (UPE–2008) Em uma aula de microscopia, um aluno recebeu cinco lâminas para descrição e identificação do tecido correspondente a cada material. Posteriormente, fez suas anotações em cinco fichas que são transcritas abaixo.

09

Analise a alternativa que descreve corretamente o tecido da lâmina.

a) I – Camada única de células achatadas e delgadas, revestindo o interior dos vasos sanguíneos: endotélio.

b) II – Fibras de colágeno orientadas em uma direção (derme) ou em várias direções (tendões e ligamentos): tecido conjuntivo denso.

c) III – Quantidade abundante de fibras colágenas, presentes nos discos intervertebrais: cartilagem elástica.

d) IV – Uma única camada de células, apresentando alturas diferentes, revestindo a bexiga urinária: músculo liso.

e) V – Células com vários núcleos periféricos e com estrias transversais: tecido muscular estriado cardíaco.

10. (UPE-2009) As figuras abaixo descrevem tecidos do nosso corpo. Analise-as.

10

Assinale a alternativa que contém a descrição correta de um deles.

a) 1 – tecido adiposo – é uma variedade de tecido conjuntivo, constituído de adipócitos, que são células de citoplasma volumoso, sendo este ocupado por gordura. Tem ampla distribuição subcutânea e exerce as funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico.

b) 2 – tecido epitelial pseudoestratificado cilíndrico com cílios – é formado por várias camadas de células de forma cilíndrica e encontrado na traqueia e nos rins; sua função é revestimento e proteção.

c) 3 – tecido muscular estriado esquelético – é formado por miócitos, células longas e fusiformes, com 1 ou 2 núcleos; no sarcoplasma, os miofilamentos se organizam em estrias. Sua contração é lenta, rítmica e vigorosa.

d) 4 – tecido sanguíneo representado, na figura, por hemácias e neutrófilos. As hemácias são nucleadas e ricas em hemoglobina, transportam o oxigênio, enquanto os neutrófilos são responsáveis pela defesa do nosso corpo através da síntese de anticorpos.

e) 5 – tecido ósseo – constituído de condrócitos e condroblastos, células que ficam encerradas na matriz extracelular, rica em fibras e fosfato de cálcio. Sua função é sustentação.

11. (UPE-2009) Faça a associação entre as três colunas da tabela abaixo.

11

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) I-1-B; II-4-D; III-3-C; IV-2-A.

b) I-2-D; II-3-B; III-4-C; IV-1-A.

c) I-4-C; II-2-B; III-3-D; IV-1-A.

d) I-3-D; II-1-B; III-4-A; IV-2-C.

e) I-4-A; II-3-C; III-1-B; IV-2-D.

12. (UPE-2010) Uma planta vascularizada cresceu por ação hormonal. Depois de adulta, sofreu podação, ou seja, os seus galhos foram cortados. Entretanto o seu caule e as suas folhas voltaram a crescer. O crescimento longitudinal e transversal num vegetal ocorre graças à ação do tecido:

a) Meristemático.

b) Parenquimatoso.

c) De sustentação.

d) De revestimento e transporte.

e) De proteção

13. (UPE-2010) Observe a figura.

13

I. Presença de nítida polaridade, um polo voltado para a superfície livre da célula – o polo apical, e outro polo, para o tecido subjacente, o polo basal.

II. Células com cílios, projeções da membrana plasmática que promovem a expulsão de partículas estranhas.

III. Não possui vasos sanguíneos, recebe oxigênio e nutrientes a partir de capilares do tecido próximo.

IV. As células são perfeitamente ajustadas, unidas umas às outras por pouca substância intercelular.

Observando a figura e as características oferecidas, certo aluno concluiu que se tratava do tecido______________.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.

a) Adiposo.

b) Cartilaginoso.

c) Epitelial.

d) Nervoso.

d) Conjuntivo.

14. (UPE-2011) Leia o texto a seguir:

ESTRIAS – INESTÉTICAS CICATRIZES DÉRMICAS

As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, relacionadas com pequenas fraturas causadas à derme, por fenômenos de distensão.

Segundo o dr. Miguel Trincheiras, dermatologista, a distensão dos tecidos é comum na adolescência, quando há aumentos bruscos de massa gorda ou massas musculares (engordar//emagrecer, musculação) e por ocasião da gravidez. O aparecimento das estrias ocorre na região glútea (nádegas) e nas ancas, já que são zonas de grande concentração de tecido adiposo.

A hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões sem haver ruptura dos tecidos. Os derivados da vitamina A têm a capacidade de estimular as células da derme na produção fibras elásticas, colágeno e todas as substâncias fundamentais para a retenção de moléculas de água no seu seio.

Adaptado de: Medicina & Saúde® Publicada por Isabel Perregil.

Algumas palavras destacadas do texto foram comentadas, explicadas e/ou justificadas nas alternativas abaixo. Identifique a correta.

a) O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se especializaram em armazenar ácidos graxos, que provêm, essencialmente, da alimentação.

b) A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água.

c) As fibras elásticas são formadas pela proteína colágeno; são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas.

d) O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano é sintetizada pelos plasmócitos, células frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo.

e) A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem a pele sua resistência e elasticidade típicas.

15. (UPE-2011) Analise a figura de um corte histológico de um tipo especial de tecido conjuntivo e as suas c características descritas no texto.

15

É um tipo de tecido conjuntivo de consistência rígida, que tem função de sustentação e de revestimento de superfícies articulares. Suas células, condrócitos e condroblastos são responsáveis pela formação das fibras colágenas e da substância intercelular, denominada de matriz. Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido correspondente.

a) Tecido adiposo.

b) Tecido cartilaginoso.

c) Tecido epitelial.

d) Tecido ósseo.

e) Tecido sanguíneo.

16. (UPE-2012) Os tecidos epiteliais são classificados, tomando-se como base a estrutura e a organização celular e suas funções. Sobre isso, analise o quadro a seguir:

16

Assinale a alternativa que contém a classificação correta dos tecidos.

a) I – Epitélio cúbico simples; II – Epitélio estratificado de transição; III – Epitélio pseudoestratificado; IV – Epitélio simples prismático; V – Epitélio simples pavimentoso; VI – Epitélio estratificado pavimentoso.

b) I – Epitélio cúbico simples; II – Epitélio pseudoestratificado; III – Epitélio estratificado pavimentoso; IV – Epitélio simples pavimentoso; V – Epitélio simples prismático; VI – Epitélio estratificado de transição.

c) I – Epitélio simples pavimentoso; II – Epitélio estratificado pavimentoso; III – Epitélio estratificado de transição; IV – Epitélio simples prismático; V – Epitélio cúbico simples; VI – Epitélio pseudoestratificado.

d) I – Epitélio cúbico simples; II – Epitélio estratificado pavimentoso; III – Epitélio pseudoestratificado; IV – Epitélio simples prismático; V – Epitélio simples pavimentoso; VI – Epitélio estratificado de transição.

e) I – Epitélio simples pavimentoso; II – Epitélio estratificado pavimentoso; III – Epitélio pseudoestratificado; IV – Epitélio cúbico simples; V – Epitélio simples prismático; VI – Epitélio estratificado de transição.

gab

 

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Só questões maneiras

  2. Olá professor, primeiramente gostaria de agradece-lo por disponibilizar o site para nossos estudos.

    Estou com algumas dúvidas em relação a questão 14:

    As glândulas estão presentes na epiderme ou na derme?
    Qual o erro da alternativa A?

    • 14. (UPE-2011) Leia o texto a seguir:
      ESTRIAS – INESTÉTICAS CICATRIZES DÉRMICAS
      As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, relacionadas com pequenas fraturas causadas à derme, por fenômenos de distensão.
      Segundo o dr. Miguel Trincheiras, dermatologista, a distensão dos tecidos é comum na adolescência, quando há aumentos bruscos de massa gorda ou massas musculares (engordar//emagrecer, musculação) e por ocasião da gravidez. O aparecimento das estrias ocorre na região glútea (nádegas) e nas ancas, já que são zonas de grande concentração de tecido adiposo.
      A hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões sem haver ruptura dos tecidos. Os derivados da vitamina A têm a capacidade de estimular as células da derme na produção fibras elásticas, colágeno e todas as substâncias fundamentais para a retenção de moléculas de água no seu seio.
      Adaptado de: Medicina & Saúde® Publicada por Isabel Perregil.
      Algumas palavras destacadas do texto foram comentadas, explicadas e/ou justificadas nas alternativas abaixo. Identifique a correta.
      a) O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se especializaram em armazenar ácidos graxos, que provêm, essencialmente, da alimentação.
      b) A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água.
      c) As fibras elásticas são formadas pela proteína colágeno; são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas.
      d) O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano é sintetizada pelos plasmócitos, células frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo.
      e) A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem a pele sua resistência e elasticidade típicas.
      Prezado Matheus Albert
      Veja, a seguir, a resolução da questão que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: E
      (“A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem a pele sua resistência e elasticidade típicas.”)
      JUSTIFICATIVA
      – ALTERNATIVA A (“O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se especializaram em armazenar ácidos graxos, que provêm, essencialmente, da alimentação.”) – INCORRETA
      * Adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo, no qual existe, realmente, grande quantidade de adipócitos (células adiposas), derivadas dos lipoblastos que se originam de células mesenquimatosas indiferenciadas. Lembramos que as células mesenquimatosas indiferenciadas, presentes no tecido conjuntivo dos adultos, derivam do mesoderma embrionário e são capazes de formar outras células (adipócitos, fibroblastos, condroblastos, osteoblastos, etc.). Elas possuem, portanto, a função de fornecer ao tecido conjuntivo os tipos celulares específicos de acordo com a necessidade do organismo. Os adipócitos são células arredondadas que acumulam grande quantidade de gordura, apresentando praticamente todo o seu citoplasma ocupado por essa substância de reserva. Essa gordura se encontra na forma de triglicerídeos (três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol) e não na forma de ácidos graxos, como consta nesta alternativa.
      – ALTERNATIVA B (“A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água.”) – INCORRETA
      PELE
      A pele é o maior órgão do nosso corpo, representando cerca de 15-16% do peso de uma pessoa adulta, sendo formada por duas camadas. A mais externa é a epiderme (tecido epitelial pavimentoso estratificado), de origem ectodérmica. A mais interna é a derme (tecido conjuntivo denso não modelado), de origem mesodérmica e cerca de 15 a 40 vezes mais espessa que a epiderme. A epiderme e a derme estão unidas firmemente pelas papilas dérmicas, numerosas interpenetrações que em microscopia aparecem como uma linha ondulada, sinuosa, no limite das duas camadas. A pele atua protegendo estruturas internas contra infecções, desidratação e raios solares prejudiciais, bem como colabora no controle da temperatura do corpo. Em face de as terminações nervosas da derme atuarem como receptores de estímulos ambientais (calor, frio, etc.), a pele funciona também como um importante órgão sensorial.
      * Como se pode constatar na descrição acima, o tecido epitelial presente na pele é do tipo pavimentoso estratificado, de origem ectodérmica, e não pavimentoso simples, de origem endodérmica, como consta nesta alternativa.
      – ALTERNATIVA C (“As fibras elásticas são formadas pela proteína colágeno; são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas.”) – INCORRETA
      FIBRAS
      Ao contrário do tecido epitelial, as células do tecido conjuntivo ficam imersas em grande quantidade de substância intercelular (ou intersticial), denominada matriz, que é formada por dois componentes principais: parte amorfa e parte fibrosa. A amorfa é constituída por água, sais minerais, polissacarídeos, glicídios e proteínas. Às vezes, como no tecido ósseo, a substância intercelular amorfa é sólida, com uma considerável rigidez, outras vezes, como no plasma sanguíneo, apresenta-se líquida. A parte fibrosa é formada, basicamente, por fibras proteicas, havendo três tipos básicos: colágenas, elásticas e reticulares. Em um mesmo tipo de tecido conjuntivo, pode haver mais de um tipo de fibra. Via de regra, é a predominância de uma determinada fibra que confere propriedades específicas ao tecido.
      I. Fibras colágenas: são constituídas, basicamente, de colágeno, que é, provavelmente, a proteína mais abundante no reino animal. Elas têm como características serem resistentes a trações e possuírem uma espessura maior que as elásticas e as reticulares. Presentes na derme conferem resistência à nossa pele, evitando que ela se “rasgue”, quando esticada. Quando submetidas à fervura, elas produzem a cola animal, daí sua denominação “colágena”.
      II. Fibras elásticas: são mais delgadas que as colágenas e podem apresentar ramificações. São formadas, basicamente, por uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, complementando a resistência das fibras colágenas. À medida que envelhecem, essas fibras perdem sua elasticidade. Elas estão presentes na pele e nas paredes dos vasos sanguíneos.
      III. Fibras reticulares: são as mais finas do tecido conjuntivo e, a exemplo das fibras colágenas, são constituídas de colágeno. Elas podem apresentar ramificações, e a sua denominação se deve fato de elas se entrelaçarem, formando um retículo. As fibras reticulares podem ser encontradas, de uma maneira geral, formando uma rede de sustentação para certos órgãos, como o baço e o fígado.
      * Incorreções desta afirmativa
      I. As fibras elásticas são formadas por uma proteína chamada elastina e não por colágeno.
      II. Ao contrário do que consta nesta afirmativa, as fibras elásticas são menos abundantes nas pessoas idosas.
      – ALTERNATIVA D (“O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano é sintetizada pelos plasmócitos, células frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo.”) – INCORRETA
      * As fibras são sintetizadas pelos fibroblastos e não pelos plasmócitos, como consta nesta alternativa.
      * Plasmócitos: apresentam retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi, bastante desenvolvidos. São pouco numerosos no tecido conjuntivo normal e abundantes em locais sujeitos à penetração de bactérias, como a pele e o intestino, bem como onde existem lesões crônicas. Os plasmócitos são responsáveis pela síntese de anticorpos, participando, portanto, dos processos de defesa do organismo. Originam-se do linfócito B, que atravessa os capilares sanguíneos e, no tecido conjuntivo, formam os plasmócitos.
      – ALTERNATIVA E (“A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem a pele sua resistência e elasticidade típicas.*”) – CORRETA
      – DERME: localizada sob a epiderme, é um tecido conjuntivo denso não modelado, de origem mesodérmica, que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das epidérmicas. Terminações nervosas e órgãos sensoriais, presentes na derme, respondem pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.
      * Com relação a sua indagação (“As glândulas estão presentes na epiderme ou na derme?”), ver “DERME”, acima.
      Um forte abraço
      Djalma Santos

      • Muito obrigado, professor ;D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: