Publicado por: Djalma Santos | 18 de novembro de 2014

TESTES DE FISIOLOGIA NA UPE

01. (UPE-2002) O número muito elevado de neurônios, com suas ramificações constitui uma fantástica rede que se entende por todo o organismo, ligando os órgãos aos centros nervoso coordenadores. Há um numero muito maior de conexões entre neurônio, garantindo a passagem do impulso nervoso de uma célula para outra nessa imensa rede. Observe a figura abaixo e analise as proposições a seguir.

01

I   II

0  0 – A superfície interna da membrana do axônio “em repouso” é eletricamente negativa em relação à superfície externa da mesma, eletricamente positiva (A).

1  1 – Quando ocorre a estimulação do neurônio, a superfície interna da membrana torna-se momentaneamente positiva e a externa negativa (B), em consequência da entrada e grande quantidade de íons K+.

2  2 – Na área afetada pelo estímulo, a membrana permanece repolarizada por vários minutos. Após este tempo, ocorre a saída de íons Na+ da célula, e a polarização a membrana.

3  3 – O potencial de ação que se estabelece na área da membrana estimulada perturba a área  vizinha (C) e determinará sua despolarização. Ocorre uma onde dinâmica de inversão de polarização da membrana do axônio em sua extensão que, nas fibras mielínicas, se propaga “saltando” sequencialmente os nódulos de Ranvier.

4  4 – Os neurotransmissores liberados por um neurônio no nível das fendas sinápticas têm uma vida útil longa, podendo ser reaproveitados muitas vezes, garantindo assim a eficiência do estimulo.

02. (UPE-2002) Relacione os hormônios com as suas respectivas funções em plantas e animais, e escolha a sequência que preenche corretamente os espaços.

I. A muda nos insetos depende da produção de …….1…….. pelas glândulas protorácicas, o que induz as células da epiderme a produzirem um novo exoesqueleto.

II. A baixa produção de ……..2……. pelas folhas e frutos causa a abscisão desses órgãos. Nas sementes, a produção desse hormônio estimula o amadurecimento do fruto.

III. A absorção de água pela semente desencadeia germinação, liberando …..3…… que se encontra em alta concentração no embrião.

IV. A produção de ……4…… está associada à defesa contra situações ambientais desfavoráveis, como nas estações secas, quando ocorre a indução da dormência das sementes e o fechamento dos estômatos devido ao aumento da temperatura ambiental.

V. O hormônio ……5……. regula a concentração dos íons sódio e potássio, promovendo a reabsorção de sódio pelos túbulos renais, tendo como consequência a retenção de água, e atua na excreção tubular de potássio

VI. A adenohipófise produz ….6….., hormônio que estimula o crescimento dos tecidos através do aumento de números de mitoses e do tamanho das células.

a) 1-somatotrofina, 2-citocinina, 3-auxina, 4-ácido indolacético, 5-aldosterona, 6-ecdisona.

b) 1-ecdisona, 2-auxina, 3-ácido abscísico, 4-hidrocortisona, 5-vasopressina, 6-corticotrofina.

c) 1-melatonina, 2-etileno, 3-ocitocina, 4-acido indolacético, 5- calcitonina, 6-somatotrofina.

d) 1-calcitonina, 2-ácido abscísico, 3-etileno, 4-melatonina, 5-vasopressina, 6-tiroxina.

e) 1-ecdisona, 2-auxina, 3-giberelina, 4-ácido abscísico, 5-aldosterona, 6-somatotrofina.

03. (UPE–2006) Analise a figura sobre as células do tecido nervoso.

03

No que se refere às características e funções desempenhadas por estas células, assinale a alternativa correta.

a) 1 – Astrócito – célula cujos prolongamentos se enrolam sobre as neurofibras presentes no sistema nervoso central, envolvendo-as com camadas concêntricas de sua membrana plasmática e constitui a bainha de mielina, que protege e auxilia o desempenho funcional dos neurônios.

b) 2 – Micróglia – macrófago especializado, cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso. É uma célula grande, com muitos prolongamentos longos e pouco ramificados.

c) 3 – Corpo celular do neurônio – consiste no centro metabólico do neurônio, contém o núcleo e a maioria das organelas da célula, tais como retículo endoplasmático liso, denominado corpúsculo de Nissl, e se relaciona à síntese de neurotransmissores.

d) 4 – Dendritos – consistem em prolongamentos ramificados e especializados na recepção de estímulos provenientes de outros neurônios ou de células sensoriais. Esses prolongamentos aumentam a superfície dos neurônios, o que lhes permite captar grande variedade de estímulos.

e) 5 – Oligodendrócito – apresenta grande número de prolongamentos citoplasmáticos, alguns destes se ligam aos neurônios, enquanto outros se ligam a capilares sanguíneos por meio de expansões denominadas pés-vasculares, estabelecendo uma ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios.

04. (UPE–2008) “Um estudo põe na berlinda o GH (hormônio do crescimento), uma das substâncias mais populares no combate ao envelhecimento”. Dentre os benefícios, estariam o ganho de massa muscular e o aumento do colágeno e do tônus da pele. Já outros estudos advertem que, em pessoas sem deficiência do hormônio, a utilização do GH possibilitaria o aparecimento de diabetes, lesões cardíacas e câncer de próstata.”

(Veja, fev.2007. Adaptado)

Após a leitura do texto acima sobre o hormônio GH, analise as afirmativas e conclua.

I    II

0   0 – Sendo um corticosteroide, é produzido pelo córtex das adrenais.

1   1 – É produzido no hipotálamo pelas células neurossecretoras.

2   2 – Também conhecido como somatotrofina, age no crescimento de vários tecidos e órgãos, particularmente nos ossos.

3   3 – É um hormônio hipofisário, e o seu excesso no adulto causa gigantismo.

4  4 – Atua acelerando o metabolismo, e sua deficiência na infância leva ao cretinismo com retardamento físico e mental.

05. (UPE-2009) O exame de sangue representa um mecanismo de averiguação da condição fisiológica de uma pessoa em vários aspectos. Em tempos de Olimpíadas, Copas do mundo e grandes jogos, o exame antidoping dos atletas passa a ter uma atenção especial por parte das comissões organizadoras. Através da análise do sangue, é possível detectar várias drogas utilizadas como doping. Doenças também são detectadas além das necessidades de nutrientes ou desequilíbrios na composição química sanguínea. Sobre o tecido sanguíneo, sua composição natural, características e produção no organismo humano, analise as afirmativas.

I. É uma variedade de tecido conjuntivo. A sua matriz extracelular é o plasma. Dentre os íons dissolvidos no plasma, temos: sódio, magnésio, cloro, cálcio, potássio e bicarbonato.

II. A anemia é uma doença do sangue proveniente de causas diversas. A siclemia ou anemia falciforme é hereditária, causada pela mutação do gene codificante da cadeia β da hemoglobina. Há substituição de um ácido glutâmico da hemoglobina normal por valina, na hemoglobina siclêmica.

III. Na coagulação sanguínea, os íons Ca++ e K+ agem conjuntamente com a tromboplastina e catalisam a reação de conversão da trombina (inativa) em protrombina (forma ativa da enzima), que representa uma das fases do processo coagulatório do sangue.

IV. As substâncias naturalmente transportadas pelo sangue incluem: glicose, aminoácidos, vitaminas, hormônios, amônia, ureia, oxigênio e gás carbônico.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas III e IV estão corretas.

d) Apenas I, II e IV estão corretas.

e) Apenas a IV está correta.

06. (UPE-2009) Respirar é preciso. É um ato geralmente inconsciente. O nosso corpo se encarrega de equilibrar a entrada do oxigênio e a eliminação do gás carbônico, dependendo de nossas necessidades fisiológicas. Mas, há circunstâncias em que é necessário respirar conscientemente. É o que ocorre em um treinamento físico de um nadador que, explorando o seu potencial aeróbico e ritmo respiratório, alcança vantagens em seu desempenho. Analise as afirmativas abaixo sobre a fisiologia da respiração e conclua.

I   II

0   0 – Os pigmentos respiratórios, como a hemoglobina e a hemocianina, estão dissolvidos no plasma, produzindo a coloração vermelha de nosso sangue. São substâncias orgânicas, que se ligam ao oxigênio ou ao gás carbônico reversivelmente.

1   1 – A respiração funciona perfeitamente bem, sem necessidade de empenho consciente por parte do ser humano, por estar sob o controle do sistema nervoso autônomo. Sob esse controle, o ritmo respiratório varia de acordo com as necessidades fisiológicas.

2  2 – Nos movimentos respiratórios de inspiração e expiração, músculos se contraem e relaxam, modificando o volume da caixa torácica. Através da contração dos músculos intercostais e relaxamento do diafragma, ocorre a inspiração. Quando os intercostais relaxam, e o diafragma contrai, ocorre a expiração do ar.

3  3 – A hematose ocorre nos alvéolos pulmonares; em sua cavidade, a concentração de oxigênio é superior à dos capilares sanguíneos, e, por difusão, o gás oxigênio passa para o sangue, ocorrendo o inverso com o gás carbônico.

4  4 – Após uma inspiração forçada, seguida de expiração forçada máxima, permanece, nos pulmões, certo volume de ar, o ar residual. Deste modo, por mais intensa que seja a expiração, o pulmão nunca esvazia completamente.

07. (UPE-2009) Considere o gráfico abaixo sobre a variação da concentração de anticorpos presentes no plasma, ao longo de 60 dias, em resposta à introdução de antígenos no organismo de um mesmo indivíduo.

07

Em relação às respostas imunológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Na resposta imunológica primária, o tempo para produção de anticorpos é maior que na resposta secundária. A primeira corresponde à imunização passiva, e a segunda, à imunização ativa.

II. Na primeira inoculação, os antígenos são fagocitados pelos linfócitos T auxiliadores. Estes passam a “informação” para os linfócitos T citotóxicos, produtores de anticorpos.

III. A resposta secundária está relacionada com memória imunológica, por isso é mais rápido o aumento da concentração de anticorpos.

IV. Os anticorpos produzidos são específicos para cada tipo de antígeno e são denominados genericamente imunoglobulinas (Ig). As IgG são imunoglobulinas que passam para o feto, via placentária.

V. A primeira inoculação corresponde à administração de vacina, com resposta lenta, mas de duradoura eficiência, e a segunda inoculação corresponde à administração de soro, com resposta imediata, porém de pouca duração.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas I, II e V estão corretas.

c) Apenas III e IV estão corretas.

d) Apenas IV e V estão corretas.

e) Apenas a V está correta.

08. (UPE-2009) O tipo celular que identifica os tecidos do sistema nervoso é o neurônio. Através do sistema nervoso, os animais relacionam-se com o ambiente, dele recebendo estímulos e organizando complexas e elaboradas respostas. O neurônio é responsável por estas atividades. Identifique, na figura abaixo, as partes do neurônio e as funções desempenhadas, respectivamente.

 

08

Assinale a alternativa correta.

a) Em 1, estão representados os dendritos, responsáveis pela recepção dos estímulos.

b) Em 2, encontra-se o local das sinapses, onde agem os neurotransmissores ou mediadores químicos.

c) Em 3, encontra-se corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais.

d) Em 4, encontra-se a bainha de mielina, que envolve todas as fibras nervosas.

e) Em 5, encontram-se as terminações nervosas do axônio, que captam os impulsos nervosos e os dirigem para a estrutura de número 2.

09. (UPE-2009) A figura abaixo representa etapas do processo de coagulação sanguínea. Na etapa final, a fibrina produzida forma uma rede entrelaçada que retém as hemácias e interrompe a hemorragia.

09

Identifique a alternativa cujas palavras correspondem aos espaços de números 3, 4 e 6 da figura.

a) 3-íons cálcio, 4-protrombina e 6-fibrinogênio.

b) 3-íons sódio, 4-protrombina e 6-plaqueta.

c) 3-íons cálcio, 4-leucócito e 6-hemácia.

d) 3- ons potássio, 4-leucócito e 6-fibrinogênio.

e) 3-íons sódio, 4-trombócito e 6-protrombina.

10. (UPE-2010)

10

Anfíbios e aves já foram tema de lendas, músicas e histórias. Sobre esses vertebrados, analise as proposições e conclua.

I   II

0  0 – Os anfíbios apresentam pele úmida, intensamente vascularizada e rica em queratina.

1 1 – As aves apresentam ossos pneumáticos que aumentam a capacidade de voo devido à diminuição do peso corporal.

2 2 – Anfíbios e aves possuem coração com três câmaras; a circulação é fechada, dupla e completa.

3 3 – Ambos são animais homeotermos e possuem sistema digestório completo, com boca destituída de dentes.

4  4 – A fecundação é externa, e o desenvolvimento é indireto nos anfíbios, enquanto, nas aves, a fecundação é interna, sem larvas.

11. (UPE-2010)

INDIQUE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS LACUNAS DO TEXTO ABAIXO.

Os atos reflexos são respostas __________ a um estímulo __________. O reflexo patelar (figura abaixo) é coordenado__________; portanto, é um exemplo de reflexo __________. Mas o bulbo, a ponte e __________ também são centros reflexos, que coordenam atos, como vômito, deglutição, piscar de olhos, gritos de dor, riso e lágrimas, dentre outros.

11

a) involuntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

b) involuntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro

c) involuntárias – sensorial – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

d) voluntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal

e) voluntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro

12. (UPE-2012) Observe a figura abaixo e analise as seguintes afirmativas:

12

I. O lado esquerdo do coração apresenta um maior espessamento da musculatura do miocárdio, por ser responsável pelo transporte de sangue pobre em oxigênio para o pulmão.

II. O átrio direito comunica-se com a veia cava, sendo responsável pela entrada do sangue pobre em oxigênio no interior do coração.

III. A circulação humana é impulsionada por um órgão com três câmaras, diferente dos anfíbios e répteis.

IV. Artéria pulmonar é o vaso responsável pela ida do sangue venoso para o pulmão, onde este sofrerá hematose.

Estão corretas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

13. (UPE-2012) Baseando-se na relação de cada uma das alternativas com a figura e a funcionalidade de cada órgão, assinale a correta.

13

Fonte adaptada de http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm.

a) O estômago (I) sofre a ação da secretina, que, ao entrar em contato com o alimento, estimula a secreção do suco pancreático e o aumento da acidez estomacal.

b) A vesícula biliar (II) possui a função de armazenamento da bile, responsável pela saponificação da gordura proveniente dos alimentos.

c) O duodeno (III) secreta a enterogastrona, que atua na inibição da secreção do suco gástrico e da motilidade gástrica, tornando o esvaziamento do estômago mais lento.

d) O pâncreas (IV) secreta as enzimas encontradas no suco pancreático, que atuam diretamente, no intestino delgado.

e) O fígado (V) não possui uma função que o ligue diretamente à digestão, mas apenas à destruição e excreção de metabólitos, como o álcool e os medicamentos.

14. (UPE-2012) Sobre o Sistema Endócrino Humano, observando-se a figura a seguir, é correto afirmar que:

14

 

Disponível: http://sistemaendocrinounisul.blogspot.com.br

a) A glândula (2) é regulada pela estrutura (1), atuando diretamente sobre o metabolismo de homens e mulheres, por meio dos hormônios T3, T4 e calcitonina.

b) Localizadas em cima dos rins, as glândulas (3) são responsáveis por hormônios que estimulam a produção de glicose e gordura, além de interferir no funcionamento renal.

c) O hormônio folículo estimulante (FSH), produzido na porção posterior da glândula (1), estimula o amadurecimento de células germinativas na estrutura (4).

d) Na glândula (1), ocorre a produção do hormônio luteinizante (LH) o qual atuará na estrutura (5) para a produção de estradiol.

e) A estrutura (4) sofre a ação dos hormônios FSH e ACTH durante o ciclo menstrual, favorecendo o amadurecimento e a liberação do óvulo.

15. (UPE-2012) O aleitamento materno é a estratégia isolada, que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta.

15

(Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251).

Observe, na figura a seguir, as glândulas envolvidas no processo de amamentação.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-IVjX8OxPxXE/TaNXvmwXVI/AAAAAAAAA0c/PU_O7kgaGFo/s1600/endocr5+hipofise+a%25C3%25A7%25C3%25A3o+afh.jpg

Sobre elas, analise as seguintes afirmativas:

I. A hipófise é dividida em duas porções: adenohipófise e a neurohipófise. É uma glândula mista que apresenta regiões endócrinas e exócrinas, como ocorre com o pâncreas.

II. A adenohipófise, porção anterior da hipófise, não apresenta ductos associados à porção secretora e produz a prolactina, que é um hormônio, que estimula a produção de leite nas glândulas mamárias, durante a gravidez e a amamentação.

III. As glândulas mamárias apresentam a porção secretora associada a ductos que lançam sua secreção, o leite materno, para o exterior do corpo, consistindo em uma glândula exócrina, semelhante às glândulas lacrimais e sudoríparas.

IV. A porção posterior da hipófise, ou seja, a neuroipófise, secreta a ocitocina, um hormônio, que induz à liberação do leite na amamentação, quando o bebê suga. A sucção, por sua vez, provoca um aumento da liberação de ocitocina, como indicam as setas da figura.

Estão corretas apenas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) II e III.

d) II, III e IV.

e) I, III e IV.

16.  (UPE-2014) Leia o texto a seguir:

De acordo com o pediatra Dr. Moises Chencinski, a longo prazo, não dormir direito pode comprometer seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais para o funcionamento de nosso organismo. A melatonina, neuro‐hormônio relacionado à regulação do sono, é fabricada no escuro e produzida de forma muito irregular em bebês, pois sua glândula produtora não é bem desenvolvida. Assim, o sono de bebês é imprevisível. Recentes descobertas mostram que o leite materno, produzido pela ação da prolactina, contém melatonina em grande quantidade à noite e em menor concentração durante o dia. Assim, o aleitamento materno tem mais uma função, a qual supre essa deficiência e induz o sono dos bebês. Além disso, na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH ou somatotrofina) são liberados durante o sono, e crianças que têm dificuldade para dormir têm mais chance de ter problemas no seu desenvolvimento físico.

Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-4. Adaptado.

Considerando as amplas funções dos hormônios apresentados no texto, estabeleça a correlação entre outras possíveis ações desses hormônios.

a) Melatonina – pode atenuar inflamações; Prolactina – estimula a espermatogênese e a ovocitogênese; Somatotrofina – causa vasoconstrição generalizada no corpo.

b) Melatonina – aumenta a concentração de glicose no sangue; Prolactina – evita o acúmulo de gordura e a fragilidade de ossos; Somatotrofina ‐ estimula a deposição de cálcio nos ossos.

c) Melatonina – estimula a quebra de glicogênio no fígado; Prolactina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Somatotrofina ‐ ajuda a manter tônus muscular.

d) Melatonina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Prolactina – promove a secreção de progesterona; Somatotrofina ‐ afeta o metabolismo das células.

e) Melatonina – causa vasoconstrição na pele, mucosas e rins; Prolactina – pode atenuar inflamações; Somatotrofina ‐ acelera os batimentos cardíacos.

GAB

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: